• Nenhum resultado encontrado

PREVSEBRAE-RS. Regulamento do Plano de Aposentadoria. Novembro, J:\Patrocinadoras\Sebrae\Regulamento\2000\Regulseb.doc

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREVSEBRAE-RS. Regulamento do Plano de Aposentadoria. Novembro, J:\Patrocinadoras\Sebrae\Regulamento\2000\Regulseb.doc"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

PREVSEBRAE-RS

Regulamento do Plano de Aposentadoria

(2)

Índice

Capítulo Página

I - Introdução 01

II - Das Definições 02

III - Do Tempo de Serviço 06

IV - Dos Participantes 07

V - Das Contribuições e das Disposições Financeiras 09

VI - Das Contas de Participantes 12

VII - Dos Benefícios 13

VIII - Da Divulgação 21

IX - Das Alterações e da Liquidação do Plano 22

(3)

I - Introdução

A Sociedade Civil de Previdência Privada do Rio Grande do Sul – INDUSPREVI, com sede à Av. Assis Brasil, 8787, na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas sob o número 02.207.808/0001-70, doravante denominada como Sociedade e o SEBRAE/RS – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul, com sede à Rua Sete de Setembro, 555, na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, inscrito no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas sob o nº 87.112.736/0001-30, doravante designado como Patrocinadora, ajustam o presente Regulamento objetivando complementar as normas do Estatuto e do Convênio de Adesão, bem como especificar o que adiante se contém.

Este Regulamento estabelece os direitos e as obrigações da Patrocinadora, dos Participantes e dos Beneficiários em relação ao Plano de Benefícios instituído por este instrumento.

(4)

II - Das Definições

Neste Regulamento, as expressões, palavras, abreviações ou siglas abaixo terão o seguinte significado, a menos que o contexto indique claramente outro sentido. Estes termos aparecerão no texto com a primeira letra maiúscula.

Neste Regulamento, o masculino incluirá o feminino e o singular incluirá o plural, a menos que o contexto indique o contrário.

2.1 "Administrador": significará o membro do conselho de administração,

membro da diretoria ou sócio gerente da Patrocinadora.

2.2 “Atuarialmente Equivalente”: significará o valor mensal equivalente ao

Saldo de Conta Total, calculado com base nas taxas de juros, de mortalidade e em outras taxas e tabelas adotadas pela Sociedade para tais propósitos, em vigor na data em que tal cálculo seja feito, conforme determinado pelo Atuário.

2.3 "Atuário": significará a pessoa física ou jurídica contratada pela Patrocinadora com o propósito de conduzir avaliações atuariais e prestar serviços de consultoria atuarial e correlatos, quando necessário, para fins de manutenção do Plano de Benefícios. O Atuário contratado em qualquer ocasião deverá ser uma pessoa física que seja membro do Instituto Brasileiro de Atuária ou uma pessoa jurídica da qual conste, em seu quadro de profissionais, um membro do mesmo Instituto.

2.4 "Beneficiários": significará o Viúvo ou a Viúva e o Órfão de Participante falecido, que tiverem a qualidade de dependente perante a Previdência Social, na Data do Cálculo do benefício, observado o disposto nos itens 2.14 e 2.27. Será cancelada a elegibilidade do Beneficiário que perder a qualidade de dependente perante a Previdência Social ou que falecer ou, no caso de Órfão, que venha a atingir os limites de idade aplicáveis neste Regulamento ou que se recuperar se anteriormente inválido.

2.5 "Benefícios": significará os pagamentos devidos aos Participantes e aos Beneficiários por este Plano de Benefícios.

2.6 “Contribuição” significará as contribuições feitas pela Patrocinadora e

pelos Participantes descritas no Capítulo V deste Regulamento.

2.7 "Data do Cálculo": significará a data que serve de referência para as informações utilizadas no cálculo dos Benefícios, conforme definido, respectivamente para cada Benefício no Capítulo VII deste Regulamento.

(5)

2.9 "Estatuto": significará o Estatuto da Sociedade Civil de Previdência Privada do Rio Grande do Sul - INDUSPREVI.

2.10 "Fundo do Plano": significará o patrimônio da Sociedade

correspondente a este Plano de Benefícios para efeito deste Regulamento.

2.11 "INPC": significará o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, publicado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em caso de extinção do INPC, mudança de sua metodologia de cálculo ou em caso de sua inaplicabilidade em decorrência de reforma econômica, poderá a Patrocinadora, em conjunto com a Sociedade, escolher um indicador econômico substitutivo, sujeito à aprovação da autoridade competente.

2.12 "Invalidez": significará a perda total da capacidade de um Participante desempenhar todas e cada uma das atividades relacionadas à sua função, bem como qualquer trabalho remunerado, resultando em seu afastamento. À Invalidez aplicam-se, subsidiariamente, as normas previstas para o benefício de aposentadoria por invalidez na legislação da Previdência Social.

2.13 "Material explicativo": significará o instrumento pelo qual se descreve, em linguagem simples e precisa as características do Plano de Benefícios.

2.14 "Órfão": significará filho, incluindo o enteado e o adotado legalmente, solteiro, dependente, sobrevivente de Participante, menor de 21 (vinte e um) anos de idade. Não haverá limite de idade para filho total e permanentemente inválido cuja invalidez tenha sido atestada pela Previdência Social.

2.15 "Participante": significará o empregado ou Administrador de

Patrocinadora, o aposentado conforme definido no Capítulo IV deste Regulamento, bem como aquele que optar pelas disposições constantes do item 4.8 deste Regulamento.

2.16 "Patrocinadora": significará o SEBRAE-RS – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul.

2.17 "Plano de Benefícios" ou "Plano": significará o conjunto de Benefícios e respectivos requisitos para sua obtenção, conforme previsto no presente Regulamento, com as alterações que lhe forem introduzidas.

2.18 "Previdência Social": significará o Sistema Nacional de Previdência Social, com as alterações que forem introduzidas, ou outra entidade, de caráter oficial, com objetivos similares.

2.19 "Retorno de Investimentos": significará o retorno líquido total dos recursos do Plano, incluindo o retorno de juros, dividendos, aluguéis, ganhos e perdas de capital realizados ou não, e quaisquer outras

(6)

rendas, excluídas as despesas com a administração dos investimentos.

2.20 "Salário de Contribuição": significará a composição dos valores, conforme a condição do Participante:

(a) Para o Participante, cujo contrato de trabalho esteja em curso regular, o salário básico mensal, incluindo as gratificações fixas e adicionais não variáveis, pago no mês pela Patrocinadora.

(b) Para os Administradores, o salário básico e/ou honorários e/ou pro labore efetivamente pagos no mês pela Patrocinadora;

(c) Para o Participante que optar pelas disposições constantes do item 4.8, o salário básico mensal, incluindo as gratificações fixas e adicionais não variáveis, devido pela Patrocinadora no mês do Término do Vínculo;

(d) Para o Participante que optar pelas disposições constantes do item 4.9, o salário básico mensal, incluindo as gratificações fixas e adicionais não variáveis, a que teria direito a receber, caso estivesse em atividade.

2.20.1 Salário de Contribuição de que trata a alínea (c) e (d) deste item será atualizado nas mesmas épocas e com base no mesmo índice de reajustamento coletivo de salários concedido pela respectiva Patrocinadora, incluindo ganhos reais oriundos de produtividade.

2.20.2 Não será considerado como Salário de Contribuição o 13º salário.

2.21 "Saldo de Conta Total": significará o valor parcial ou total do saldo das contribuições acumuladas individualmente em favor do Participante, considerado no cálculo do Benefício, conforme definido no Capítulo VII deste Regulamento.

2.22 "Serviço Creditado": significará o tempo de serviço do Participante na Patrocinadora, calculado e limitado conforme definido no Capítulo III deste Regulamento.

2.23 "Sociedade": significará a Sociedade Civil de Previdência Privada do Rio Grande do Sul - INDUSPREVI.

2.24 "Término do Vínculo": significará a extinção do contrato de trabalho do Participante com a Patrocinadora ou afastamento definitivo do Administrador em decorrência de renúncia, demissão ou término de mandato sem recondução, desde que não revertido à condição de empregado, se for o caso.

2.25 "Transformação do Saldo de Conta Total": significará o processo de

conversão do Saldo de Conta Total em Benefício de renda mensal conforme disposto neste Regulamento.

(7)

2.26 "Unidade de Referência SEBRAE-RS (URS)": equivalente a R$ 127,59 (cento e vinte e sete reais e cinqüenta e nove centavos), em julho/99, corrigida até a Data Efetiva do Plano de acordo com critério definido pelo Atuário. A partir desta data, a evolução da Unidade de Referência SEBRAE–RS (URS) acompanhará a política salarial da empresa, concedida em caráter geral para os empregados, incluindo os aumentos reais oriundos de produtividade.

2.27 "Viúva" ou "Viúvo": significará, em caso de morte do Participante, seu cônjuge, companheiro ou companheira sobrevivente. Em todos os casos, a qualidade de dependente deverá ser reconhecida pela Previdência Social.

(8)

III - Do Tempo de Serviço

3.1 Serviço Creditado (SC)

3.1.1 Ressalvado o disposto no item 3.1.3 deste Regulamento, Serviço Creditado significará o período contínuo e ininterrupto de tempo de serviço de um Participante na Patrocinadora apurado no contrato de trabalho vigente na data de ingresso no Plano. No cálculo do Serviço Creditado, os meses serão convertidos em frações de ano de tantos doze avos quanto for o número de meses, sendo que o período igual ou superior a 15 (quinze) dias será considerado 1 (um) mês.

3.1.2 Ressalvado o disposto no subitem, a contagem do Serviço Creditado encerrar-se-á na data do Término do Vínculo, ou na data em que o Participante preencher os requisitos para recebimento do Benefício de Aposentadoria Normal, não podendo, contudo, ser superior a 30 (trinta) anos.

3.1.2.1 Para aquele que optar pelas disposições contidas no item 4.8 deste Regulamento, a contagem do Serviço Creditado encerrar-se-á na data em que o Participante preencher os requisitos para recebimento do Benefício de Aposentadoria Normal ou Antecipada, conforme o caso, observado o limite estabelecido no item 3.1.2.

3.1.3 O Serviço Creditado não será considerado interrompido nos seguintes casos:

(a) ausência de Participante devido a Invalidez se, no caso de Recuperação, o Participante retornar ao serviço na Patrocinadora dentro de 30 (trinta) dias seguintes à sua Recuperação;

(b) licença compulsória sem remuneração de Participante por razões legais, se o Participante retornar ao serviço na Patrocinadora no dia subseqüente à data a qual seus direitos de reemprego forem preservados pela lei pertinente;

(c) licença sem remuneração, concedida voluntariamente pela Patrocinadora, se o Participante retornar ao serviço no dia imediatamente subseqüente à data em que expirar a licença.

3.1.4 Ressalvada deliberação em contrário da Patrocinadora, a Invalidez ou morte de Participante ocorrida no gozo das licenças previstas nas letras (b) e (c) do item 3.1.3 ou durante o serviço militar, exclui o direito a qualquer dos Benefícios previstos neste Regulamento, excetuando-se o Benefício de Resgate.

3.1.4.1 O disposto neste item não se aplica ao participante que optar pelas disposições no item 4.9 deste Regulamento.

(9)

IV - Dos Participantes

4.1 São Participantes, para efeito deste Regulamento, todos os

empregados da Patrocinadora, bem como os Administradores, observado o disposto nos itens seguintes.

4.2 Os empregados e os Administradores que tiverem Salário de

Contribuição igual ou superior a 15 (quinze) Unidades de Referência SEBRAE-RS (URS) poderão aderir ao plano, por escrito, no prazo improrrogável de 90 (noventa) dias, a contar da Data Efetiva do Plano ou da data de contratação, prevalecendo a mais recente conforme o caso.

4.2.1 Os empregados da Patrocinadora que tiverem Salário de Contribuição inferior a 15 (quinze) Unidades de Referência SEBRAE-RS (USEBRAE-RS) estarão automaticamente inscritos nesse Plano, salvo se os mesmos se manifestarem contrários à sua inscrição no Plano, dentro do prazo mencionado no item anterior.

4.2.2 Na data de inscrição ao Plano ou na primeira data em que o Salário de Contribuição for igual ou superior a 15 (quinze) Unidades de Referência SEBRAE-RS (URS), os Participantes deverão autorizar o desconto em folha, conforme norma a ser fixada pela Sociedade.

4.3 Ressalvado o disposto no item 4.3.1, o Participante que requerer seu

desligamento do Plano não terá direito a reingresso.

4.3.1 Não se aplicará a restrição prevista no item 4.3 na hipótese de celebração de novo contrato de trabalho com a Patrocinadora.

4.4 Permanecerá como Participante toda pessoa que estiver recebendo

Benefícios de prestação continuada pela Sociedade.

4.5 Perderá a condição de Participante aquele que:

(a) falecer;

(b) requerer o desligamento do Plano;

(c) deixar de ser empregado ou Administrador de qualquer Patrocinadora, ressalvados os casos de aposentadoria previstos neste Regulamento, ou na hipótese do Participante optar pelo disposto no item 4.8.

(d) receber um pagamento único sem direito a pagamentos de prestação mensal, conforme previsto no Capítulo VII deste Regulamento;

(e) deixar de recolher por 3 (três) meses consecutivos o valor de suas contribuições, na hipótese de ter optado pelas disposições constantes do item 4.8 deste Regulamento.

(10)

4.6 O Participante que prestar serviços a mais de uma Patrocinadora deste Plano ficará vinculado apenas a uma delas para efeito do disposto neste Regulamento. No entanto, as Contribuições e os Benefícios previstos neste Regulamento serão calculados considerando a soma dos Salários de Contribuição efetivamente percebidos de todas as Patrocinadoras com as quais tenha vínculo.

4.7 A Patrocinadora à qual o Participante estiver vinculado para fins

deste Regulamento poderá debitar às outras Patrocinadoras, com as quais o Participante tenha vínculo, as Contribuições relativas às demais Patrocinadoras.

4.8 O Participante que se desligar da Patrocinadora, por motivo diferente

de justa causa, e que na data do Término do Vínculo, não for elegível a Benefício de Aposentadoria ou Benefício por Invalidez, poderá optar em continuar como Participante do Plano, desde que concorde em assumir cumulativamente as Contribuições de Participante e as Contribuições de Patrocinadora, conforme descrito no Capítulo V deste Regulamento, bem como a taxa de administração fixada pela Sociedade.

4.8.1 A opção do Participante terá que ser feita por escrito, e entregue à Sociedade, dentro do prazo máximo de 30 (trinta) dias após o Término do Vínculo.

4.9 O participante que se licenciar da Patrocinadora sem remuneração,

poderá optar por continuar contribuindo para o Plano de Benefícios, assumindo cumulativamente as contribuições de Participante e de Patrocinadora, conforme previsto no Capítulo V deste Regulamento, bem como a taxa de administração fixada pela Sociedade.

4.9.1 A opção por continuar efetuando as contribuições devidas ao Plano deverá ser formulada pelo Participante, por escrito, e entregue à Sociedade no prazo de até 30 (trinta) dias a contar da data da licença.

4.9.2 A ausência de manifestação ou a opção do Participante no sentido de não contribuir para o Plano, durante o período de licença sem remuneração, não modifica sua condição perante o mesmo.

(11)

V - Das Contribuições e das Disposições

Financeiras

5.1 Da Contribuição dos Participantes

5.1.1 A Contribuição Básica mensal de Participante será de 0% (zero por cento) à 5% (cinco por cento) da parcela do seu Salário de Contribuição que exceder a 9,5 (nove vírgula cinco) vezes a Unidade de Referência SEBRAE -RS (URS).

5.1.1.1 O valor da Contribuição mensal do Participante será automaticamente alterado quando da variação do seu Salário de Contribuição ou da Unidade de Referência SEBRAE -RS (URS).

5.1.2 A Contribuição Adicional do Participante será voluntária e corresponderá a um percentual livremente escolhido pelo Participante aplicável sobre o Salário de Contribuição.

5.1.2.1 Sobre a Contribuição Adicional não haverá a contrapartida da Patrocinadora.

5.1.3 As Contribuições de Participante mencionadas nos itens 5.1.1 e 5.1.2 serão efetuadas através de descontos regulares na folha de salários, de acordo com as normas fixadas pela Patrocinadora, não podendo a data de seu recolhimento à Sociedade ultrapassar o 5º (quinto) dia útil após o término do mês de competência.

5.1.4 As Contribuições de Participante descritas nos itens 5.1.1 e 5.1.2 serão creditadas e acumuladas na Conta de Participante, que será acrescida com o Retorno de Investimentos do Plano.

5.1.5 As Contribuições de Participante serão efetuadas 12 (doze) vezes por ano.

5.1.6 A Contribuição do Participante que optar pelas disposições constantes do item 4.8 e 4.9 deste Regulamento, bem como quaisquer outros valores devidos, deverão ser recolhidos diretamente à Sociedade, ou através de estabelecimento bancário por esta indicado, até o 5º (quinto) dia útil do mês subseqüente ao mês de competência.

5.1.6.1 A Contribuição do Participante de que trata este item será creditada e acumulada na forma do item 5.1.4 deste Regulamento.

5.1.7 O Participante, para efetuar as Contribuições descritas nos itens 5.1.1 e 5.1.2, deverá comunicar à Patrocinadora por escrito a sua opção e indicar os percentuais escolhidos para suas Contribuições, que poderão ser alterados anualmente no mês de dezembro, válidos para o ano seguinte.

(12)

5.1.7.1 No caso do Participante não informar os percentuais escolhidos para suas contribuições, serão mantidos para o ano seguinte os últimos percentuais informados.

5.1.8 O Participante deverá preencher os formulários exigidos pela Patrocinadora e autorizar os descontos que serão efetuados no seu Salário de Contribuição e creditados à Sociedade como a sua Contribuição.

5.1.9 As Contribuições de Participante cessarão automaticamente na primeira das seguintes ocorrências:

(a) término do Vínculo por qualquer razão, exceto no caso descrito no item 4.8;

(b) quando o Participante for elegível ao Benefício de Aposentadoria Postergada por este Plano;

(c) em caso de concessão de Benefício previsto neste Regulamento, por morte ou por Invalidez.

(d) requerer o desligamento do plano, na forma do disposto na alínea (b) do item 4.5 deste Regulamento.

5.2 Da Contribuição da Patrocinadora

5.2.1 A Contribuição Normal corresponderá a 200% (duzentos por cento) da Contribuição Básica do Participante.

5.2.2 As Contribuições de Patrocinadora, relativas a cada Participante, cessarão automaticamente na primeira das seguintes ocorrências: (a) Término do Vínculo por qualquer razão;

(b) quando o Participante for elegível ao Benefício de Aposentadoria Postergada por este Plano;

(c) em caso de concessão de Benefício previsto neste Regulamento, por morte ou por Invalidez;

5.2.3 A Contribuição de Patrocinadora será paga à Sociedade em dinheiro ou valores, não podendo a data de seu recolhimento ultrapassar o 5º (quinto) dia útil após o término do mês de competência.

5.2.4 A Contribuição de Patrocinadora referente ao item 5.2.1 será

creditada e acumulada na Conta de Patrocinadora, sendo acrescidas com o Retorno de Investimentos do Plano.

5.2.5 Adicionalmente às Contribuições descritas nos itens 5.1 e 5.2, o Atuário estabelecerá as Contribuições da Patrocinadora necessárias à garantia dos Benefícios previstos nos itens 7.7 e 7.10 ou à

neutralização de eventuais insuficiências para cobertura dos

(13)

5.2.6 A Patrocinadora assume integralmente os encargos de implantação do Plano de Benefícios. A Patrocinadora poderá implantar no futuro, após aprovação da autoridade pública competente, novos Benefícios, cumulativos aos previstos na Data Efetiva do Plano, que poderão ser custeados pela Patrocinadora ou pelos Participantes, sendo

facultativa a adesão dos Participantes a esses novos Benefícios.

5.2.7 A Patrocinadora pagará adicionalmente um valor mensal de até 15% (quinze por cento) da soma das suas Contribuições e dos

Participantes para atender às despesas administrativas do Plano.

5.3 Disposições Financeiras

5.3.1 Os Benefícios deste Plano serão custeados por meio de: (a) Contribuições dos Participantes;

(b) Contribuições da Patrocinadora; (c) Receitas de aplicações do patrimônio;

(d) Dotações, doações, subvenções, legados, rendas e outros pagamentos de qualquer natureza.

5.3.2 A falta de recolhimento das Contribuições no prazo estipulado neste Regulamento sujeitará a Patrocinadora e os Participantes que optarem pelo disposto no item 4.8 deste Regulamento às seguintes penalidades:

(a) o valor devido e não pago será atualizado monetariamente com base na variação do INPC;

(b) juros de 1% (um por cento) ao mês ou sua equivalência diária, aplicável sobre o valor devido e não pago já atualizado na forma da letra (a);

(c) multa de 5% (cinco por cento) sobre o total do débito devidamente atualizado e acrescido dos juros de que trata este item.

5.3.3 Embora a Patrocinadora, por força deste Regulamento, espere continuar o Plano de Benefícios e efetuar todas as Contribuições previstas para financiá-lo, reserva-se a ela o direito de reduzir ou suspender temporariamente essas Contribuições, devendo tal medida ser previamente aprovada pela autoridade pública competente, comunicada à Sociedade e divulgada aos Participantes.

5.3.4 Os Benefícios cobertos por este Plano serão concedidos na medida em que houver a necessária cobertura pelo ativo do Plano, de acordo com a legislação em vigor. Os compromissos da Patrocinadora estarão, a qualquer tempo, limitados às Contribuições que já foram feitas, ou devidas e não pagas, bem como a quaisquer Contribuições adicionais exigidas, de acordo com as normas legais vigentes.

(14)

VI - Das Contas de Participantes

6.1 Serão mantidas 2 (duas) contas individuais para cada Participante, da

seguinte forma:

(a) Conta de Participante, formada pelas Contribuições descritas nos itens 5.1.1 e 5.1.2 deste Regulamento;

(b) Conta de Patrocinadora, formada pelas Contribuições descritas nos itens 5.2.1 deste Regulamento.

6.2 As Contas de Participante e de Patrocinadora serão acrescidas com

o Retorno de Investimentos do Plano, conforme política de investimentos determinada pelo Conselho Administrativo da Sociedade.

6.3 Quando o Participante se tornar elegível a um dos Benefícios

previstos neste Plano, receberá o Saldo de Conta Total a que o mesmo terá direito na forma descrita no Capítulo VII e demais disposições deste Regulamento.

6.4 A parte da Conta de Patrocinadora que não for incluída no Saldo de

Conta Total será utilizada para reduzir as Contribuições futuras da Patrocinadora.

(15)

VII - Dos Benefícios

7.1 Aposentadoria Normal 7.1.1 Elegibilidade

O Participante será elegível a um Benefício de Aposentadoria Normal quando preencher, concomitantemente, as seguintes condições: (a) mínimo de 60 (sessenta) anos de idade;

(b) mínimo de 10 (dez) anos de Serviço Creditado;

(c) elegível a um Benefício de aposentadoria pela Previdência Social.

7.1.1.1 A elegibilidade cessará quando, após transcorridos 6 (seis) meses do atendimento aos requisitos previstos no item 7.1.1, o Participante permanecer em atividade, ou não requerer o Benefício quando se tratar de Participante que optou pelo disposto no item 4.8 deste Regulamento.

7.1.2 Benefício

O valor do Benefício de Aposentadoria Normal será igual à renda mensal vitalícia obtida através da Transformação do Saldo de Conta Total na Data do Cálculo.

Para efeito deste Benefício, o Saldo de Conta Total corresponderá a (a) + (b), onde:

(a) = 100% (cem por cento) do Saldo de Conta de Participante; (b) = 100% (cem por cento) do Saldo de Conta de Patrocinadora;

7.1.3 Data do Cálculo

O Benefício de Aposentadoria Normal será calculado com base nos dados do Participante na data do Término do Vínculo, ou na data do preenchimento dos requisitos estabelecidos no item 7.1.1 para aquele que optar pelas disposições constantes do item 4.8 deste Regulamento.

7.2 Aposentadoria Antecipada 7.2.1 Elegibilidade

O Participante será elegível a um Benefício de Aposentadoria Antecipada quando preencher, concomitantemente, as seguintes condições:

(a) mínimo de 55 (cinqüenta e cinco) anos de idade; (b) mínimo de 5 (cinco) anos de Serviço Creditado;

(16)

(c) elegível a um Benefício de aposentadoria pela Previdência Social.

7.2.2 Benefício

O valor do Benefício de Aposentadoria Antecipada será igual à renda mensal vitalícia obtida através da Transformação do Saldo de Conta Total na Data do Cálculo.

Para efeito deste Benefício, o Saldo de Conta Total corresponderá a (a) + (b), onde:

(a) = 100% (cem por cento) do Saldo de Conta de Participante; (b) = 100% (cem por cento) do Saldo de Conta de Patrocinadora;

7.2.3 Data do Cálculo

O Benefício de Aposentadoria Antecipada será calculado com base nos dados do Participante na data do Término do Vínculo, ou na data do preenchimento dos requisitos estabelecidos no item 7.2.1, para aquele que optar pelas disposições constantes do item 4.8 deste Regulamento.

7.3 Aposentadoria Postergada 7.3.1 Elegibilidade

O Participante será elegível a um Benefício de Aposentadoria Postergada, após ter sido anteriormente elegível a um Benefício de Aposentadoria Normal, e não tiver se aposentado no prazo máximo de 6 (seis) meses mencionado no item 7.1.1.1 deste Regulamento.

7.3.2 Benefício

O valor do Benefício de Aposentadoria Postergada será igual à renda mensal vitalícia obtida através da Transformação do Saldo de Conta Total na Data do Cálculo.

Para efeito deste Benefício, o Saldo de Conta Total corresponderá a (a) + (b), onde:

(a) = 100% (cem por cento) do Saldo de Conta de Participante; (b) = 100% (cem por cento) do Saldo de Conta de Patrocinadora;

7.3.3 Data do Cálculo

O Benefício de Aposentadoria Postergada será calculado com base nos dados do Participante na data do Término do Vínculo ou na data do preenchimento dos requisitos estabelecidos no item 7.3.1 para

(17)

7.4 Benefício por Invalidez 7.4.1 Elegibilidade

O Participante será elegível a um Benefício por Invalidez quando preencher, concomitantemente, as seguintes condições:

(a) mínimo de 1 (um) ano de Serviço Creditado, sendo imediato em caso de acidente de trabalho;

(b) Invalidez atestada por um clínico credenciado pela Patrocinadora;

(c) Elegível a um benefício de Auxílio-Doença ou Invalidez da Previdência Social.

7.4.2 Benefício

O valor do Benefício por Invalidez será igual à 100% (cem por cento) do Saldo de Conta Total na Data do Cálculo e será pago de uma única vez.

Para efeito deste Benefício, o Saldo de Conta Total corresponderá a (a) + (b), onde:

(a) = 100% (cem por cento) do Saldo de Conta de Participante; (b) = 100% (cem por cento) do Saldo de Conta de Patrocinadora;

7.4.3 Data do Cálculo

O Benefício por Invalidez será calculado com base nos dados do Participante no primeiro dia do atendimento das condições descritas no item 7.4.1 deste Regulamento.

7.5 Benefício por Morte 7.5.1 Elegibilidade

O Benefício por Morte será concedido, ao conjunto de Beneficiários, definidos no item 2.4, desde que o Participante na data do falecimento tenha no mínimo 1 (um) ano de Serviço Creditado Patrocinadora (exceto se acidente do trabalho), e não esteja recebendo Benefício de Aposentadoria por este Plano.

(18)

O valor do Benefício por Morte será igual à 100% (cem por cento) do Saldo de Conta Total na Data do Cálculo e será pago de uma única vez.

Para efeito deste Benefício, o Saldo de Conta Total corresponderá a (a) + (b), onde:

(a) = 100% (cem por cento) do Saldo de Conta de Participante; (b) = 100% (cem por cento) do Saldo de Conta de Patrocinadora;

7.5.3 Data do Cálculo

O Benefício por Morte será calculado com base nos dados do Participante na data do falecimento.

7.5.4 Rateio do Benefício

7.5.5 O Benefício por Morte será rateado em partes iguais entre os Beneficiários.

7.5.6 A concessão do Benefício por Morte não será protelada pela falta de requerimento de outro possível Beneficiário.

7.5.7 Não existindo Beneficiário definido no item 2.4 deste Regulamento, na data do falecimento do Participante, o Saldo de Conta de Participante previsto no item 6.1(a) será pago aos seus herdeiros legais.

7.5.8 O pagamento do Benefício por Morte será efetuado em uma única vez, extinguindo-se assim toda e qualquer obrigação da Sociedade.

7.6 Pensão por Morte 7.6.1 Elegibilidade

O Benefício de Pensão por Morte será concedido ao conjunto de Beneficiários habilitados definidos no item 2.4deste Regulamento, do Participante que na data do falecimento estava recebendo Benefício de Aposentadoria por este Plano.

Para efeitos deste Benefício só serão reconhecidos os casamentos, ou a conclusão de 5 anos de cohabitação, ocorridos antes da Data da Aposentadoria, por este Plano.

7.6.2 Benefício

O valor do Benefício de Pensão por Morte corresponderá a 100% (cem por cento) do valor do Benefício de Aposentadoria que o Participante percebia, na data do falecimento, por força deste

(19)

O Benefício de Pensão por Morte será calculado com base nos dados do Participante na data do falecimento.

(20)

7.6.4 Rateio

O Benefício de Pensão por Morte será rateado em partes iguais entre os Beneficiários. Toda vez que extinguir uma parcela do Benefício de Pensão por Morte, em virtude de perda de condição de Beneficiário processar-se-á novo rateio do Benefício, considerando apenas os Beneficiários remanescentes.

7.6.5 Da Cessação do Benefício de Pensão por Morte

7.6.5.1 O Benefício de Pensão por Morte encerrar-se-á na data em que o último Beneficiário, definido no item 2.4, perder tal condição.

7.7 Auxílio Doença 7.7.1 Elegibilidade

O Benefício de Auxílio Doença será concedido ao Participante, a partir do 16º (décimo sexto) dia de invalidez e desde que preencha concomitantemente as seguintes condições:

(a) mínimo de 1 (um) ano de Serviço Creditado, sendo imediato em caso de acidente de trabalho;

(b) elegível a um benefício de Auxílio Doença da Previdência Social;

7.7.2 Benefício

O valor mensal do Benefício será pago durante os 6 (seis) primeiros meses do evento e será equivalente ao valor obtido através da fórmula (a) – (b) – (c), onde:

(a) 100% (cem por cento) do Salário de Contribuição;

(b) 100% (cem por cento) da contribuição do Participante a Previdência Social;

(c) 100% (cem por cento) do benefício de auxílio-doença pago pela Previdência Social.

Caso o benefício de auxílio-doença concedido pela Previdência Social sofra alterações, que não sejam as dos reajustes automáticos de correção previstos em lei, o cálculo do Benefício pago pelo Plano será refeito.

7.7.3 Data do Cálculo

O Benefício de Auxílio-Doença será calculado com base nos dados do Participante no primeiro dia do atendimento das condições

(21)

7.8 Benefício de Resgate 7.8.1 Elegibilidade

O Participante que, na data do Término do Vínculo, não tiver direito a um Benefício previsto neste Plano será elegível a receber o Benefício de Resgate, desde que não opte por permanecer no Plano na forma do disposto no item 4.8 deste Regulamento.

7.8.2 Benefício

O valor do Benefício de Resgate será igual a 100% (cem por cento) do Saldo de Conta de Participante, conforme definido no item 6.1(a) deste Regulamento na Data do Cálculo, acrescida do Retorno de Investimentos mencionados no item 6.2 deste Regulamento e será pago de uma única vez.

7.8.3 Data do Cálculo

O Benefício de Resgate será calculado com base nos dados do Participante na data do Término do Vínculo Empregatício, ou da solicitação para aquele que tiver optado pelo disposto no item 4.8 deste Regulamento.

7.9 Abono Anual

O Abono Anual será pago no mês de dezembro de cada ano ao Participante ou Beneficiário que estiver recebendo Benefício de prestação mensal por força deste Regulamento e corresponderá ao valor do Benefício recebido no mesmo mês. O primeiro pagamento do Abono Anual deverá ser multiplicado por uma fração, onde o numerador será o número de prestações mensais do Benefício recebidas no ano e o denominador será igual a 12 (doze).

7.10 Benefício Mínimo

Nos casos de Aposentadoria Normal, Aposentadoria Antecipada, Aposentadoria Postergada, Benefício por Invalidez e Benefício por Morte, o Saldo de Conta Total não poderá ser inferior a: 3 x SAL x SC/30, onde:

SAL= Salário de Contribuição;

SC = Serviço Creditado, limitado em 30 (trinta) anos.

7.10.1 O Benefício de que trata este item será pago em uma única vez, extinguindo-se com seu pagamento todas as obrigações da Sociedade.

7.11 Não Cumulatividade de Benefícios

Os Benefícios de prestação mensal previstos neste Regulamento não serão devidos concomitantemente a um mesmo participante, ressalvado o Abono Anual.

(22)

7.12 Opções de Pagamento

O Participante que tiver direito a receber Benefício de Aposentadoria, por este Plano, poderá optar por receber, na Data do Cálculo, e na forma de pagamento único, até 25% (vinte e cinco por cento) do Saldo de Conta Total.

7.12.1 O restante do Saldo de Conta Total, após descontada a parcela de que trata o item 7.12, será transformado em renda mensal vitalícia, com continuação de 100% (cem por cento) do Benefício a ser pago aos Beneficiários após o falecimento do Participante.

7.12.2 A opção de pagamento à vista de que trata o item 7.12 somente será válida nos casos em que a renda mensal resultante do saldo remanescente importe num valor mensal superior a uma Unidade de Referência SEBRAE-RS (URS).

7.13 Minímo Legal

7.13.1 O valor inicial dos Benefícios previstos neste Regulamento não poderá ser inferior àquele apurado atuarialmente considerando o Saldo de Conta de Participante, mencionado no item 6.1(a), acrescido do Retorno de Investimentos do Plano, previsto no item 6.2 deste Regulamento.

7.13.2 O valor inicial de que trata o item 7.13.1 será apurado na Data do Cálculo, antes da opção do Participante, pelo recebimento de parte do Saldo de Conta Total em pagamento único, na forma prevista no item 7.12 deste Regulamento.

7.13.3 O disposto no item 7.13 não se aplica ao Benefício de Pensão por Morte concedido à Beneficiário de Participante em gozo de renda mensal deste Plano, uma vez que este último já foi apurado considerando a regra estabelecida naquele item.

7.14 Do Pagamento dos Benefícios

7.14.1 Os Benefícios de prestação mensal serão pagos até o 5º (quinto) dia útil do mês subseqüente ao de competência, sendo que a primeira prestação só será paga após o 5º (quinto) dia útil do mês subseqüente ao da data da solicitação por escrito do Benefício pelo Participante junto à Sociedade.

7.14.2 A primeira prestação do Benefício de Aposentadoria Normal, Aposentadoria Antecipada ou Aposentadoria Postergada, será devida a partir do mês seguinte ao da data do Término do Vínculo ou da data do preenchimento dos requisitos estebelecidos neste Regulamento para aquele que tiver optado pelo disposto no item 4.8, e a última será paga no mês do falecimento do Participante.

(23)

7.14.4 A primeira prestação do Benefício de Pensão por Morte será devida a partir da data do falecimento, e a última será paga na data estabelecida nos itens 7.6.5.1 deste Regulamento.

7.14.5 Os Benefícios mensais concedidos na forma de renda mensal vitalícia, previstos neste Regulamento serão reajustados anualmente, de acordo com o Retorno dos Investimentos, deduzindo da taxa de juros, estabelecida atuarialmente, utilizada para determinação do Benefício Inicial.

7.14.5.1 Eventualmente poderão ser concedidas antecipações de reajuste ou reajustes adicionais conforme determinação da Patrocinadora e observada a legislação pertinente.

7.14.6 Qualquer Benefício de valor mensal inferior à Unidade de Referência SEBRAE-RS (URS) poderá, a qualquer momento, ser transformado num pagamento único, extingüindo-se definitivamente, com o seu pagamento, todas as obrigações da Sociedade.

7.14.7 Não será pago ao Participante nenhum Benefício antes do Término do Vínculo, exceto o Auxílio Doença e o Benefício por Invalidez.

7.14.8 O pagamento de qualquer Benefício previsto neste Plano dar-se-á mediante requerimento do Participante ou Beneficiário junto à Sociedade, exceto o abono anual, que será pago independente de requerimento.

(24)

VIII - Da Divulgação

8.1 Aos Participantes será entregue cópia do Estatuto da Sociedade e do

Regulamento do Plano, além do Material Explicativo que descreva suas características em linguagem simples e objetiva.

8.2 Todas as interpretações das disposições do Plano deverão ser

baseadas no Estatuto e neste Regulamento.

8.3 A Sociedade responsabilizar-se-á pela emissão periódica, de extratos

(25)

IX - Das Alterações e da Liquidação do Plano

9.1 Este Regulamento só poderá ser alterado por solicitação da

Patrocinadora, sujeito à aprovação e à homologação da autoridade competente.

9.2 As Contribuições ou os Benefícios previstos neste Regulamento

poderão ser modificados a qualquer tempo, ressalvados os direitos já adquiridos e os Benefícios acumulados até a data da modificação.

9.3 A Patrocinadora poderá propor as condições para liquidação do

Plano de Benefícios, sujeito à aprovação pelo Conselho Administrativo da Sociedade e à aprovação da autoridade competente.

9.4 Em caso de liquidação do Plano de Benefícios, nenhuma

Contribuição adicional, excedente às obrigações assumidas na forma das normas legais pertinentes, será feita pela Patrocinadora ou pelos Participantes. O Fundo do Plano será, depois de tomadas as providências para liquidar todas as despesas administrativas comprometidas e estimadas, distribuído pela Sociedade aos Participantes e Beneficiários em conformidade com a legislação, na forma de pagamentos únicos ou de prestações continuadas, conforme vier a ser ajustado.

9.5 Em caso de retirada de Patrocinadora da Sociedade, nenhuma

Contribuição adicional será feita pela mesma, excedente às obrigações assumidas, na forma das normas legais pertinentes, exceto quaisquer contribuições devidas e ainda não pagas.

9.5.1 Os Saldos das Contas alocados aos então ex-Participantes ou aos ex-Beneficiários dessa Patrocinadora serão pagos na forma de pagamentos únicos ou de prestações continuadas, observando-se, na forma de prestação continuada o disposto no Convênio de Adesão. Os procedimentos descritos acima deverão ser aprovados pela autoridade competente.

9.6 A Patrocinadora poderá transferir o Plano de Benefícios para uma

outra entidade de previdência privada, após autorização da autoridade pública competente, mediante formalização de aviso prévio para a Sociedade com pelo menos 60 (sessenta) dias de antecedência.

9.6.1 Após a transferência do Fundo do Plano para outra entidade de Previdência Privada se extingüirão todas as obrigações desta Sociedade para com os Participantes da Patrocinadora que solicitou a transferência.

(26)

X - Das Disposições Gerais

10.1 A Sociedade em acordo com a Patrocinadora poderá reduzir qualquer

Benefício ao nível do Benefício de Resgate, se for provado que a morte ou a Invalidez do Participante foi resultado de ferimento auto-infligido ou ato criminoso premeditado e por ele praticado.

10.1.1 Tal faculdade será também assegurada à Sociedade, em caso de comoção social, catástrofe ou nas hipóteses de caso fortuito ou de força maior que a atinja ou atinja a Patrocinadora e que, a critério da autoridade competente, venha inviabilizar este Plano de Benefícios.

10.2 Não existe nenhuma solidariedade financeira entre a Patrocinadora

deste Plano de Benefícios e as demais patrocinadoras da Sociedade. O Fundo do Plano da Sociedade correspondente a este Plano de Benefícios será usado única e exclusivamente para o pagamento de Benefícios ou outras eventualidades contempladas dentro deste Regulamento do Plano de Aposentadoria. As Contribuições feitas pela Patrocinadora e pelos Participantes, ligados a esta Patrocinadora, serão utilizadas só para este fim. Qualquer dificuldade legal, financeira, ou de qualquer outro tipo, de uma outra Patrocinadora ou do Plano de Benefícios patrocinado por uma outra patrocinadora, não terá nenhum efeito na parte do ativo nem do passivo da Sociedade, pertinentes às Patrocinadoras vinculadas à este Regulamento.

10.3 Este Regulamento entrará em vigor na data da aprovação pela

Secretaria de Previdência Complementar do Ministério da Previdência e Assistência Social.

Referências

Documentos relacionados

Para fins de avaliação do valor recuperável, os ativos são agrupados nos níveis mais baixos para os quais existam fluxos de caixa identificáveis separadamente (Unidades Geradoras

5, bem como da alínea b) do mesmo número, com as necessárias adaptações. --- Ou seja, depende: --- - Da demonstração de que se trata da execução de trabalho não subordinado cuja

Durante o período deste estudo foram observadas apenas três complicações leves da endoscopia: dois pacientes apresentaram bradicardia durante o exame, e o terceiro necessitou

Thus, the objective of this study was to review the effect of the use of lactic acid bacteria in the decontamination of aflatoxins B 1 and M 1 present in milk and dairy

Não foram realizados estudos em humanos sobre os efeitos do clotrimazol na fertilidade; no entanto, os estudos em animais não demonstraram quaisquer efeitos do medicamento

5.4 A convocação constando, a data, o horário e o local de cada etapa será enviada por e-mail, para o endereço eletrônico cadastrado, pelo candidato, no ato de

Como esta resenha espera ter demonstrado, a obra Introdução à crítica textual, de César Nardelli Cambraia, é uma excelente opor- tunidade tanto para os leitores leigos tomarem

Este projeto, contudo, torna-se cada vez mais problemático, sim- plesmente, porque a grande maioria dos japoneses, professores, alunos e artistas daqui, não tem a menor ideia de que