• Nenhum resultado encontrado

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA FACULDADE DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA FACULDADE DE FARMÁCIA

DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA

TÍTULO I - DA CONSTITUIÇÃO E OBJETIVOS

Art. 1º. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), constituído nos termos das normas vigentes nesta Instituição, será regido pelo presente, em complementação à legislação em vigor (Resolução Nº 07/2000 – Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa) e às normas institucionais.

§ 1º. O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas será designado, no presente Regimento, pelo termo "Programa", sempre que não comprometer a clareza de expressão.

§ 2º. A Secretaria do Programa será na Faculdade de Farmácia. Art. 2º. O Programa tem por finalidade formar profissionais capacitados a desenvolver atividades ligadas à pesquisa e docência, que envolvam a área de concentração do Programa.

TÍTULO II - DA ADMISSÃO E SELEÇÃO DE DISCENTES

Art. 3º. Poderão candidatar-se ao Programa os diplomados em Curso Superior reconhecido e obtido em Instituições nacionais ou estrangeiras.

Art. 4º. A admissão como aluno regular no Mestrado em Ciências Farmacêuticas, respeitado o disposto no artigo anterior, ocorrerá após a aprovação em seleção específica, conforme Art. 8º.

§ 1°. Cada aluno regular deverá ter um Professor Orientador, definido nos termos do presente Regimento.

§ 2°. A critério do Orientador o aluno poderá ter Co-orientador previamente aprovado pelo Colegiado do Programa.

Art. 5º. Para participação no processo seletivo do Programa, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

a) requerimento de inscrição em formulário próprio, acompanhado de três (03) fotos 3x4 e de fotocópia de documento de identidade;

b) duas (02) fotocópias autenticadas da certidão de nascimento ou casamento;

c) duas (02) fotocópias autenticadas do(s) diploma(s) de graduação ou documento equivalente ou documento(s) que comprove(m) a conclusão da graduação antes do início do Programa de Mestrado;

(2)

d) duas (02) fotocópias autenticadas do histórico escolar do curso de graduação;

e) curriculum-vitae (modelo Lattes - CNPQ) acompanhado de comprovantes;

f) comprovação de estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, no caso de brasileiro e, se estrangeiro, comprovação de regularidade de estadia no país;

g) uma (01) carta de intenção do candidato.

§ único. Caso o candidato possua vínculo empregatício será necessária a apresentação, no ato de inscrição, de documento de concordância da respectiva empresa ou Instituição que demonstre o compromisso de liberação do interessado. Neste caso específico, o candidato deverá apresentar também carta de aceite do Orientador. Art. 6º. A Coordenação do Programa disponibilizará Edital para cada seleção específica, que conterá as exigências previstas neste Regimento e outras, de ordem administrativa ou processual, assim como o período destinado às inscrições.

Art. 7º. O Colegiado do Programa designará uma Comissão de Seleção encarregada de proceder à seleção para alunos regulares, composta por três (03) professores do Programa.

Art. 8º. A Comissão de Seleção apresentará relatório onde se pronunciará sobre a aptidão de cada um dos candidatos, indicando sua classificação, considerando os seguintes critérios:

a) Prova escrita de caráter eliminatório e classificatório, tendo por base bibliografia mínima definida no Edital de Seleção;

b) Apreciação, em caráter classificatório, do curriculum vitae (modelo Lattes – CNPq) e dos demais documentos referentes à história acadêmica do candidato;

c) Avaliação escrita de suficiência na leitura e compreensão de texto redigido em inglês.

d) Argüição do candidato, em caráter classificatório, para apreciação de seu perfil.

§ 1º. A admissão dos candidatos se dará pela ordem de classificação, em número correspondente às vagas disponíveis para o período.

§ 2º. O candidato somente será considerado aprovado se obtiver média igual ou superior a sete (7).

(3)

TÍTULO III - DA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA

Art. 9º. As disciplinas do Programa deverão abranger a área de concentração e as linhas de pesquisa. Entende-se como área de concentração o campo específico do conhecimento de estudo do Programa e como linhas de pesquisa a complementação da primeira, por sua natureza afim. As disciplinas deverão compreender matérias consideradas convenientes ou destinadas a complementar a formação do mestrando.

Art. 10º. O Programa está articulado em uma área de concentração: Produtos Naturais Bioativos, com duas linhas de pesquisa:

a) Bioprospecção de produtos naturais;

b) Controle de qualidade de plantas medicinais e fitomedicamentos. Art. 11º. A integralização do Programa exige a obtenção de no mínino 29 (vinte nove) créditos, distribuídos da seguinte forma:

a) 16 (dezesseis) créditos obtidos com disciplinas do Programa (08 em disciplinas obrigatórias e 08 em eletivas), 01 (um) crédito de Seminários e 02 (dois) créditos em disciplinas que podem ser cursadas em diferentes Programas;

b) 06 (seis) créditos obtidos com a disciplina Dissertação de Mestrado;

c) 02 (dois) créditos em atividades docentes (orientação de alunos de iniciação científica e/ou tutoria), durante 1 semestre, sendo que estas deverão ser comprovadas através de relatório detalhado do discente com a ciência do orientador, conforme Regimento da UFJF;

d) 02 (dois) créditos referentes a atividades extracurriculares (cursos, participação em congressos com apresentação de trabalho, participação em atividades promovidas pelo Programa, entre outras) que serão inseridos na disciplina Atividades Integrativas em Ciências Farmacêuticas, os quais deverão ser referendados pela Comissão de Pós-Graduação.

§ único. O aluno poderá cumprir parte ou até 75% das disciplinas eletivas em outras Instituições, o que será submetido à aprovação pela Comissão de Pós-Graduação.

Art. 12º. O Programa terá duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses, incluída a aprovação da Dissertação de Mestrado.

§ único. Será facultada a prorrogação por seis (06) meses para casos excepcionais.

Art. 13º. Até o final do segundo semestre letivo, o aluno do Programa deverá realizar o seu Exame de Qualificação que será avaliado por uma banca composta por 3 (três) professores doutores, sendo um deles preferencialmente de outra Instituição.

(4)

§ único. O Exame de Qualificação constará da apresentação do Projeto de Dissertação que deverá conter: título, justificativa e objetivos do trabalho, introdução com uma ampla revisão da literatura, material e métodos, resultados preliminares, discussão, cronograma de execução, e referências bibliográficas.

Art. 14º. A avaliação do rendimento acadêmico, que constará do Histórico Escolar, será expressa em notas e conceitos de acordo com a seguinte escala:

a) de 90 a 100: conceito A (Excelente); b) de 80 a 89: conceito B (Bom);

c) de 70 a 79: conceito C (Regular); d) até 69: conceito R (Reprovado)

§ 1º. Além da reprovação por nota, será considerado reprovado, para todos os efeitos previstos no presente Regimento, o aluno que não alcançar frequência de no mínimo setenta e cinco por cento (75%) em cada disciplina em que estiver matriculado.

§ 2º. O conceito R será computado no cálculo do Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) enquanto outro rendimento não for atribuído à disciplina repetida.

Art. 15º. Poderão ser atribuídos, ainda, os seguintes conceitos, que também

constarão do Histórico Escolar do aluno, referentes a situações específicas conforme definido a seguir:

a) conceito I: incompleto;

b) conceito J: cancelamento de inscrição em disciplina; c) conceito K: trancamento de matrícula;

d) conceito L: desistência do Curso.

§ único. O conceito I (incompleto) se transformará em R (Reprovado) caso as avaliações previstas não tenham sido completadas pelo aluno e novo conceito não lhe tenha sido atribuído até o final do próximo período letivo de estudo.

Art. 16º. Será considerado jubilado, para todos os efeitos previstos no presente Regimento, o aluno que:

a) abandonar o Programa;

b) obtiver nota inferior a setenta (70) em três (3) disciplinas cursadas em um semestre;

c) for reprovado duas (2) vezes em uma mesma disciplina;

d) ultrapassar os prazos máximos estabelecidos pelo presente Regimento para a entrega e apresentação do Projeto, assim como o prazo para a defesa da Dissertação de Mestrado;

(5)

TÍTULO IV - DA MATRÍCULA E APROVEITAMENTO DE CRÉDITOS Art. 17º. Os candidatos habilitados, conforme seleção específica, poderão

ser matriculados no Programa dentro do prazo estabelecido pelo Calendário Escolar, acompanhado do formulário de matrícula devidamente preenchido.

§ 1º. Compete ao Orientador aprovar as disciplinas em que o aluno será matriculado.

§ 2º. A documentação apresentada na ocasião da seleção será utilizada na matrícula inicial dos alunos aprovados.

Art. 18º. A cada semestre letivo, o aluno deverá realizar sua matrícula

semestral em disciplinas do Programa, dentro do prazo estabelecido pelo Calendário Escolar. O aluno que não se matricular em nenhuma disciplina (do Programa) e não solicitar trancamento de matrícula será considerado desistente do Programa.

Art. 19º. Dentro do primeiro terço do período letivo, o aluno poderá requerer

trancamento parcial de matrícula, tendo por objeto uma ou mais disciplinas matriculadas, mediante parecer favorável de seu Orientador.

§1º. O trancamento parcial da matrícula será registrado pela Coordenação do Programa e comunicado à Coordenação do Departamento de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA). §2º. Apenas por duas (02) vezes será concedido trancamento parcial de matrícula em disciplinas.

Art. 20º. Excepcionalmente, com base em motivos relevantes e mediante parecer do Orientador, será concedido trancamento integral das disciplinas.

§1°. O aluno poderá solicitar o trancamento integral por até dois períodos letivos, consecutivos ou alternados, desde que haja concordância do seu Orientador e aprovação da Comissão de Pós-Graduação.

§2°. O tempo de integralização remanescente, no momento de cada solicitação, deve ser maior ou igual à duração do afastamento solicitado.

§3°. O tempo total de licença não poderá ser superior ao tempo de integralização remanescente no momento da primeira solicitação. Art. 21º. A aprovação do trancamento implicará a perda da bolsa.

(6)

Art. 22º. O aluno não poderá ter bolsa ou mantê-la se apresentar conceito abaixo de B em mais de duas disciplinas.

Art. 23º. Caberá à Coordenação do Programa deliberar sobre requerimentos

de trancamento de matrícula parcial ou integral, consultado, se necessário o Colegiado.

Art. 24º. O aluno poderá matricular-se em disciplina de outro Programa de Pós-Graduação reconhecido, desde que haja parecer favorável, por escrito, de seu orientador e anuência da coordenação responsável pelo outro Programa.

§ único. Disciplinas cursadas em outro Programa de Pós-Graduação serão consideradas disciplinas eletivas nos termos do presente Regimento.

Art. 25º. Graduado não inscrito no Programa, seja ou não aluno de outro Programa de Mestrado, poderá requerer matrícula como aluno especial em disciplina isolada, mediante formulário próprio, parecer favorável do professor responsável pela disciplina e outros documentos que venham a ser considerados necessários pelo Coordenador do Programa ou pelas instâncias competentes da UFJF.

Art. 26º. São condições indispensáveis para matrícula em disciplina isolada:

a) existência de vaga na disciplina;

b) atendimento a eventual(is) pré-requisito(s); c) aprovação pelo Coordenador do Programa.

Art. 27º. O aluno regular do Programa poderá aproveitar os créditos de disciplinas que tenha cursado na condição de aluno especial em outros Programas de Pós-Graduação desde que tenha atingido a nota mínima oitenta (80) em cada disciplina cujos créditos serão aproveitados.

Art. 28º. Logo após o início de cada período letivo, a Secretaria enviará à

Coordenação do Departamento de Assuntos e Registros Acadêmicos a ficha de registro de cada aluno que realizou matrícula pela primeira vez, a cópia de matrícula dos demais alunos e a relação dos alunos especiais.

TÍTULO V - DO CORPO DOCENTE E DA ORIENTAÇÃO

Art. 29º. O corpo docente do Programa é composto por professores permanentes e colaboradores lotados na UFJF.

Art. 30º. Poderão ser credenciados para o corpo docente do Programa, pesquisadores com o título de Doutor ou equivalente da UFJF, desde que aprovados pelo Colegiado, respeitando-se os indicadores da Coordenação de

(7)

Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e as Normas do Programa.

Art. 31º. Os professores do Programa que forem Orientadores de

Dissertação de Mestrado deverão ser credenciados para tal pelo Colegiado do Programa, devendo tal credenciamento ser renovado a cada três (03) anos, respeitando-se os indicadores da CAPES e as Normas do Programa.

Art. 32º. Na primeira reunião após a divulgação do resultado da seleção de

alunos, o Colegiado do Programa deverá referendar os Professores Orientadores dos alunos admitidos pela seleção, mediante aceite dos mesmos.

§ 1º. O Colegiado do Programa poderá decidir pela substituição do Professor Orientador, mediante requerimento do docente ou do aluno.

§ 2º. A inexistência de Orientador implicará no desligamento do aluno.

Art. 33º. Compete ao Professor Orientador:

a) orientar o aluno na organização de seu plano de estudos, bem como assistí-lo em sua formação durante o Programa;

b) prestar assistência ao aluno na execução de seu projeto de Dissertação de Mestrado;

c) escolher, em caso de necessidade e de comum acordo com o orientando, co-orientador que deverá ser aprovado pelo Colegiado do Programa;

d) subsidiar o Colegiado do Programa com informações a respeito da conveniência ou não da participação de seu orientando no Programa de Tutoria da Pós-Graduação da UFJF;

e) informar o Colegiado do Programa a respeito do desenvolvimento da pesquisa e redação da Dissertação e dos relatórios de atividades de seu(s) orientando(s);

f) presidir a banca examinadora do aluno, por ocasião da apresentação do Exame de Qualificação e da Dissertação de Mestrado do orientando.

Art. 34º. O aluno deverá apresentar ao Coordenador do Programa relatório semestral, por escrito, onde deverão constar as atividades desenvolvidas no período.

TITULO VI - DO COLEGIADO DO PROGRAMA

(8)

a) pelo Coordenador e pelo Vice-Coordenador, eleitos pelos membros efetivos do Programa;

b) por cada membro efetivo do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas;

c) por um (01) representante discente, eleito pelos alunos do Programa, em eleição convocada e presidida pelo Coordenador do Programa, com mandato de um (01) ano, permitida a recondução.

§ único: O Coordenador e o Vice-Coordenador terão mandato de três (3) anos, admitindo-se uma única recondução.

Art. 36º. O Colegiado de Programa deverá reunir-se ordinariamente uma vez a cada dois meses e, extraordinariamente, sempre que necessário, por convocação do Coordenador.

Art. 37º. São atribuições do Colegiado do Programa:

a) designar a Comissão de Seleção para admissão de alunos regulares no Programa;

b) designar a Comissão de Pós-Graduação para acompanhar e apreciar o andamento das atividades inerentes ao Programa e apreciar e aprovar os integrantes de banca examinadora de Dissertação de Mestrado;

c) designar a Comissão de Bolsa para elaborar os critérios para a alocação de bolsas e o acompanhamento do trabalho dos bolsistas;

d) aprovar propostas e planos do Coordenador do Programa para a política acadêmica, financeira e administrativa do Programa;

e) aprovar os relatórios apresentados pelo Coordenador do Programa;

f) deliberar sobre os assuntos acadêmicos, curriculares e escolares do Programa;

g) fazer o planejamento orçamentário do Curso e estabelecer critérios para a alocação de recursos;

h) reunir-se ordinariamente a cada dois meses; i) propor mudanças no presente Regimento;

j) exercer outras atribuições previstas ou estabelecidas neste Regimento e no Regulamento Geral da Pós-graduação da UFJF;

k) aprovar o credenciamento dos Professores Orientadores; l) deliberar sobre casos omissos no presente Regimento. Art. 38º. Compete ao Coordenador do Programa:

a) convocar e presidir as reuniões do Colegiado do Programa;

b) coordenar as atividades do Programa em consonância com o presente Regimento e com as normas pertinentes da UFJF;

c) cumprir e fazer cumprir as deliberações do Colegiado de Programa;

d) encaminhar ao CDARA o calendário das principais atividades escolares do Programa, referentes a cada ano, e outras informações solicitadas;

(9)

e) encaminhar à Coordenação de Pós-Graduação da UFJF relatórios e informações sobre as atividades do Programa;

f) encaminhar aos órgãos competentes sugestões, propostas e outros expedientes de interesse do Programa e, ainda, devidamente instruídos, os recursos interpostos das decisões do seu Colegiado;

g) organizar o relatório para o processo de avaliação do programa e de renovação de seu credenciamento;

h) representar o programa no Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF;

i) exercer outras atribuições previstas ou estabelecidas neste Regimento e no Regulamento Geral da Pós-graduação da UFJF;

TÍTULO VII - DO EXAME DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

Art. 39º. A Dissertação de Mestrado será baseada em trabalho de pesquisa elaborado sob a supervisão de um Professor Orientador, devendo demonstrar capacidade de sistematização do autor, seu domínio do tema e da metodologia científica adequada.

Art. 40º. O aluno deverá entregar à Coordenação, dentro do prazo previsto para a integralização do Programa, uma cópia de sua Dissertação visando a obtenção do título de Mestre, acompanhada dos nomes dos componentes titulares e suplentes da Banca Examinadora e de requerimento ao Colegiado do Programa solicitando o exame de seu trabalho. Além disto, o aluno deverá entregar o comprovante de submissão ou publicação de um artigo em revista indexada (Qualis mínimo B3) da área de Farmácia.

§ 1º. A Dissertação deverá ser entregue com no mínimo trinta (30) dias de antecedência em relação à data prevista para seu exame e avaliação.

§ 2º. É atribuição do aluno e do Orientador encaminhar uma cópia a cada membro titular e suplente da Banca Examinadora.

Art. 41º. A elaboração e apresentação das dissertações submetidas a exame deverão observar as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), além das diretrizes específicas aprovadas pelo Colegiado do Programa.

§ único. A Dissertação poderá conter o (s) artigo (s) produzido (s) durante o curso, desde que seja (m) considerado (s) como anexo (s). Art. 42º. A defesa da Dissertação será pública e realizada perante uma Banca Examinadora, aprovada pela Comissão de Pós-Graduação e composta por três (03) professores com o título de Doutor ou equivalente, devendo um deles ser

(10)

o Orientador do aluno, que assumirá a presidência do trabalho, e um dos membros deverá ser, preferencialmente, externo à Instituição.

§ 1º. Estando o orientador impossibilitado de participar do exame e, na inexistência de co-orientador, o Colegiado do Programa designará um substituto.

§ 2º. O Colegiado de Programa designará, também, suplentes.

Art. 43º. O exame da Dissertação de Mestrado obedecerá ao seguinte

roteiro:

a) apresentação pelo aluno, com a duração mínima de 30 e máxima de 45 minutos;

b) Arguição do aluno pelos membros da banca, reservado o tempo máximo de 30 minutos a cada um;

Art. 44º. Cada examinador, individual e separadamente, fará sua avaliação

da Dissertação apresentada pelo aluno, devendo atribuir uma das seguintes menções: aprovado, aprovado condicionalmente ou reprovado.

Art. 45º. Será lavrada ata da sessão de exame da Dissertação de Mestrado, que será encaminhada, após aprovação pelo Colegiado do Programa, para homologação pelos órgãos competentes da UFJF.

TÍTULO VIII - DA CONCESSÃO DO GRAU ACADÊMICO

Art. 46º. O aluno que obtiver aprovação conforme o disposto no Art. 45º do presente Regimento e em todas as disciplinas constantes de seu Histórico Escolar cumpridas, além de ter preenchido todas as exigências do Regimento, estará habilitado ao grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas a ser concedido pela UFJF.

Art. 47º. O aluno que for jubilado nos termos do presente Regimento não

fará jus ao grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas.

Art. 48º. Será expedido o diploma de Mestre apenas quando:

a) o Conselho Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa homologar a ata da banca examinadora, aprovada pelo Colegiado do Programa;

b) o aluno entregar à Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas quatro (04) exemplares da Dissertação devidamente encadernados e uma (01) versão digital em PDF, contendo eventuais alterações indicadas pela banca examinadora, no prazo máximo de 30 (trinta) dias.

(11)

TÍTULO IX - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 49º. O aluno deverá integralizar o Curso sob o regime em vigor na

ocasião de sua matrícula.

§ único. Em caso de trancamento ou cancelamento de matrícula o aluno ficará sujeito ao regime vigente na ocasião da rematrícula. Art. 50º. Os registros dos atos administrativos e acadêmicos referentes ao

Programa deverão ser objetos de gestão documental apropriada, sob a responsabilidade do Coordenador do Programa que se responsabilizará, também, pela conservação e preservação dos documentos de valor permanente até que a UFJF disponha de uma política de gestão documental e de um arquivo permanente de caráter central.

Art. 51º. Os casos omissos no presente Regimento serão objetos de resolução do Colegiado do Programa.

Art. 52º. O presente Regimento entrará em vigor após sua aprovação pelos

Referências

Documentos relacionados

criatividade”... A instituição possui além das salas de aula, refeitório pequeno com área externa coberta, biblioteca que funciona juntamente com a sala de recursos,

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

Constata - se, portanto, que, tanto o PNBE, quanto o PNLL colocam o desenvolvimento da competência leitora e a formação de leitores em destaque, seja por meio do acesso

O caso de gestão a ser estudado irá discutir sobre as possibilidades de atuação da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) da

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora para a educação infantil se fundamenta na ideia contida nas Diretrizes Educacionais para a Rede

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem