• Nenhum resultado encontrado

Agrupamento de escolas de Oliveira do Hospital Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC) Comunicação e. Radio.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agrupamento de escolas de Oliveira do Hospital Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC) Comunicação e. Radio."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Agrupamento de escolas de Oliveira do Hospital

Sociedade, Tecnologia e Ciência (STC)

28-01-2016

Comunicação

e

Radio

Miguel Almeida

(2)

Autor: Miguel Almeida

1

Professora: Helena Oliveira

INDICE

 Introdução ... 2  Sociedade ... 3  Tecnologia ... 5  Ondas Eletromagnéticas ... 7  Conclusão ... 8

(3)

Autor: Miguel Almeida

2

Professora: Helena Oliveira

I

NTRODUÇÃO

Rádio, televisão, internet. Os meios de comunicação, na atual conjuntura, evoluem tão rapidamente quanto a velocidade das informações, atingindo um grande número de pessoas, daí surgindo a expressão “meios de comunicação de massa”. Estes meios de comunicação exercem uma grande influência sobre a mentalidade da população, podendo ser desde questões financeiras até emocionais. E como há uma fugacidade de informações, a dificuldade de memorização das mensagens cresce a cada dia. Por isso é importante estudá-la.

(4)

Autor: Miguel Almeida

3

Professora: Helena Oliveira

S

OCIEDADE

Identificar diferentes usos sociais e suas funcionalidades;

Como podemos constatar no nosso quotidiano, as comunicações de rádio têm diferentes funcionalidades consoante as diferentes idades. As gerações mais novas utilizam-nas mais como símbolo de status social e diversão (ouvir música, jogar jogos, ver séries/filmes entre outros). Por outro lado, apesar de também a faixa etária mais velha utilizar muito este tipo de comunicação como símbolo de status social, utiliza-a também para obtenção de informação, lazer e

entretenimento.

Os diferentes usos sociais das comunicações de rádio não dependem apenas da idade pois varia também relativamente à profissão visto que há empregos que dá muito usa a estas comunicações e outros em que estas mesmas comunicações não são necessárias podendo ser até proibidas.

A utilização das comunicações de rádio pode também diferenciar-se em aspetos relativos à educação e formação.

Compreender a sua posse/uso como objeto simbólico de status social. Atualmente, cada vez é mais fácil compreender que as tecnologias (incluindo a comunicações de rádio) são um indicativo de um certo status social. Este facto poderá ser um aspeto negativo uma vez que existem várias famílias que fazem sacrifícios noutros bens essenciais em prol de tecnologias de última geração. Assim, estas comunicações para além de desempenharem as funções para as quais são construídas, são também um objeto de imagem ou de representação de pertença a um determinado status social.

As marcas mais sofisticadas e modelos mais avançados ou modelos topo da gama estão na posse dos grupos sociais de maiores posses económicas, porque esses telemóveis são os mais caros. Há que referir também que essas mesmas classes sociais mais elevadas fazem questão de possuir esses modelos mais caros (mesmo que não façam uso de todas as capacidades dos equipamentos) para

(5)

Autor: Miguel Almeida

4

Professora: Helena Oliveira

mostrar perante a sociedade o seu poder económico e grupo social a que pertencem.

Posto isto, apesar das tecnologias apresentarem diversos benefícios, não podemos também esquecer as desvantagens e, por isso, o seu uso deverá ser ponderado.

Explorar evoluções futuras de utilização e discutir as suas consequências, positivas e negativas, nas relações e práticas sociais

A tendência é para que a tecnologia se venha a desenvolver cada vez mais e mais rapidamente, criando produtos cada vez mais sofisticados e atrativos, aumentado

o número de consumidores.

Tal como já referi, as comunicações de rádio são bastantes úteis no nosso dia-a-dia, mas não podemos exceder a sua utilização. Uma desvantagem deste uso excessivo é o caso de crianças serem já dependentes destas mesmas tecnologias, o que afeta, na maioria das vezes, os momentos em família, nomeadamente nos diálogos em família, não ouvem os conselhos. É de tal modo grande o vício que tudo o que os rodeia passa-lhe ao lado.

Por outro lado, as comunicações de rádio poderão também ser prejudiciais no campo emocional uma vez que podemos ter conversas através das comunicações de rádio e não pessoalmente, sendo deste modo mais fácil exprimir sentimentos, falar de assuntos sérios mais facilmente, resolver assuntos pessoais, tomar atitudes e guardar problemas pessoais que deveriam ser partilhados e resolvidos com os pais, familiares ou amigos.

Hoje em dia as pessoas tornaram-se dependentes de todo o tipo de tecnologias, inclusive as comunicações de rádio. Estas tecnologias vieram revolucionar a sociedade.

(6)

Autor: Miguel Almeida

5

Professora: Helena Oliveira

T

ECNOLOGIA

Principais componentes:

Recetor

A função do recetor de rádio é a decodificação dos sinais eletromagnéticos recebidos do espaço, captados pela antena, transformando-os em ondas sonoras, sinais digitais e/ou analógicos. A televisão e o rádio automotivo, por exemplo, são recetores.

O equipamento é conectado a uma antena recetora, um sistema de sintonia e amplificadores de áudio, vídeo e/ou sinais digitais.

Transmissor

O radiotransmissor converte sinais sonoros, analógicos ou digitais em ondas

eletromagnéticas, enviando-os para o espaço através de uma antena transmissora, para serem recebidos por um radiorrecetor, por exemplo, emissoras de AM, FM ou de TV além do LW.

Transcetor

O radio-transcetor, funciona das duas formas, como transmissor e recetor, alguns exemplos de transcetor são o telefone celular (telemóvel), os radares nos aeroportos, os equipamentos de comunicações em veículos oficiais, e de empresas particulares. Além da radiodifusão, existem outras modalidades na utilização de equipamentos emissores de radiofrequência que influenciam nas radiocomunicações.

O seu princípio de funcionamento:

O rádio é um sistema de comunicações através de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço, que por serem de comprimento diferente são classificadas em ondas curtas de alta frequência ou ondas longas de baixa frequência, assim, utilizadas para fins diversos como televisão, rádio, avião, etc.

Os sistemas de comunicações normais são formados por dois componentes básicos:

 Transmissor – composto por um gerador de oscilações, que converte a corrente elétrica em oscilações de uma determinada frequência de rádio; um transdutor que converte a informação a ser transmitida em impulsos elétricos equivalentes a cada valor e um modulador, que controla as variações na intensidade de

oscilação ou na frequência da onda portadora, sendo efetuada em níveis baixo ou alto. Quando a amplitude da onda portadora varia segundo as variações da frequência e da intensidade de um sinal sonoro, denomina-se modulação AM. Já quando a frequência da onda portadora varia dentro de um nível estabelecido a um ritmo igual à frequência de um sinal sonoro, denomina-se modulação FM.

(7)

Autor: Miguel Almeida

6

Professora: Helena Oliveira

 Recetor – Tem como componentes principais: a antena para captar as ondas eletromagnéticas e convertê-las em oscilações elétricas; amplificadores que aumentam a intensidade dessas oscilações; equipamentos para demodulação; um alto-falante para converter os impulsos em ondas sonoras e na maior parte dos recetores osciladores para gerar ondas de radiofrequência que possam se misturar com as ondas recebidas.

Vantagens

A possibilidade de estarmos sempre contactáveis.

Comunicação em tempo real, com possibilidades de visualizar imagens, sem estar pendente de fios.

Se na altura do seu aparecimento, o telemóvel apenas dava para receber/fazer chamadas, mandar mensagens e pouco mais, hoje em dia está mais ergonómico e com um número vasto de funcionalidades e aplicações: câmara fotográfica, máquina de filmar, câmara de vídeo, rádio, Internet, etc.

A principal vantagem dos telemóveis é a de que eles nos tornam a vida mais facilitada. Desvantagens

Na sociedade atual há uma desresponsabilização dos pais em relação ao comportamento dos adolescentes. A família, por vezes, demite-se de impor limites, principalmente em ambiente escolar. Desculpam inclusivamente, graves faltas de disciplina em relação ao uso indiscriminado do telemóvel. São os próprios pais que promovem a cultura do consumismo e o mau uso destes instrumentos. O uso dos telemóveis deveria ser proibido em ambientes escolares. Comunicar atrasos, pedir reboques em avarias numa estrada, deixar de alimentar telefones públicos com moedas ou cartões que nunca estão disponíveis, tratar de certos assuntos sem estar presente, eis algumas das situações possíveis. Permite aos pais ter acesso imediato aos seus filhos onde quer que eles se encontrem. Muitos pais compram o primeiro telemóvel aos seus filhos entre os 7 e os 10 anos e o principal motivo é garantir que as crianças estejam acessíveis ao contacto a toda a hora.

Hoje em dia, uma criança de 7 anos já tem um telemóvel e conta muito para a sua imagem entre os colegas a posse desse equipamento, mesmo que não esteja ciente do seu funcionamento ou utilidade. Já discutem marcas, cores, modelos e até funções.

(8)

Autor: Miguel Almeida

7

Professora: Helena Oliveira

Ondas Eletromagnéticas

A radiação eletromagnética: fontes naturais e fontes artificiais

A radiação eletromagnética ocorre naturalmente no Universo e, como tal, sempre esteve presente na Terra. O nosso Sol, por exemplo, é a fonte (natural) de radiação eletromagnética mais intensa a que estamos expostos. Por outro lado, o crescimento tecnológico, as mudanças no comportamento social e nos hábitos de trabalho - próprios de uma sociedade em evolução - criaram um ambiente crescentemente exposto a outras fontes de radiação eletromagnética. Estas fontes foram criadas artificialmente pelo homem e são, por exemplo, as antenas dos sistemas de telecomunicações, as linhas de alta tensão, os aparelhos elétricos, etc. Assim, a luz visível, os raios X, as vulgarmente chamadas “ondas de rádio” e as micro-ondas são formas possíveis de radiação eletromagnética, correspondendo à propagação de energia pelo espaço a velocidades da ordem de 300 000 km/s, sem necessidade de suporte físico. As ondas eletromagnéticas propagação da energia eletromagnética faz-se através de ondas eletromagnéticas. Estas são constituídas por duas entidades interdependentes entre si: o campo elétrico, E, e o campo magnético, H. Não é possível observar diretamente o campo elétrico e o campo magnético, a não ser através de uma representação artificial, como a indicada na Figura: o campo elétrico está representado com cor azul, e o campo magnético com cor vermelha. Estes campos evoluem no espaço como uma onda, daí a designação de “onda eletromagnética”. O produto destes dois campos resulta na densidade de potência, S. Uma onda eletromagnética pode ser criada por uma corrente elétrica variável no tempo.

Características das ondas eletromagnéticas

Existem características particulares das ondas eletromagnéticas que determinam as suas propriedades e aplicações. As características essenciais são:

 Comprimento de onda, l, e frequência, f;

 Amplitude;

 Direção e velocidade de propagação;

(9)

Autor: Miguel Almeida

8

Professora: Helena Oliveira

Conclusão

É visível a evolução dos meios de comunicação e suas influências sobre a sociedade, mas não devemos condená-la pura e simplesmente como uma grande vilã, já que através dela se adquire conhecimento e cultura, além da atualização de notícias sobre o mundo. Os meios de comunicação de massa possuem dois lados, mas cabe a cada cidadão analisar e assimilar aquilo que seja de seu interesse, não se deixando influenciar pelo poder que a mídia exerce, por mais que esta seja uma difícil tarefa, já que cada vez mais se torna difícil a memorização desta grande quantidade de informações.

Referências

Documentos relacionados

O rádio é um sistema de comunicação através de onde ondas electromagnéticas propagadas no espaço, que por serem de comprimento diferente são classificadas em

Este trabalho é uma proposta de intervenção para melhorar o nível de conhecimento sobre esse tema por nossas gestantes, aumentar o índice de aleitamento materno e

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

Os autores relatam a primeira ocorrência de Lymnaea columella (Say, 1817) no Estado de Goiás, ressaltando a importância da espécie como hospedeiro intermediário de vários parasitos

Explica que “ O ROC, tem de ser visto como um parceiro, uma pessoa que está ali para ajudar, qualquer dúvida que se levante na contabilidade, na fiscalidade,

Como condições de contorno adotadas são vazão prescrita de 670 bbl/h na entrada; pressão na saída antes do início do vazamento de 100psig e 14,7psig com vazamento,

Visão de oportunidade – diferenciar ideias de oportunidades, como avaliar uma oportunidade, tendência de mercado:; 3.1 planejamento e abertura de empresa:; 3.1.1 definição do

Porém, a partir dos meados do século XIV, e até antes para algumas regiões como o Baixo-Alentejo ou o concelho de Santarém, medidas defensivas, procurando conservar as matas para