• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - CAPACITAÇÃO, TREINAMENTO E PREPARAÇÃO DE AGENTES DA GUARDA METROPOLITANA DE PALMAS -

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL - CAPACITAÇÃO, TREINAMENTO E PREPARAÇÃO DE AGENTES DA GUARDA METROPOLITANA DE PALMAS -"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1 EDITAL DE SELEÇÃO DE SERVIDORES PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

- CAPACITAÇÃO, TREINAMENTO E PREPARAÇÃO DE AGENTES DA GUARDA METROPOLITANA DE PALMAS -

EDITAL EGP Nº 003/2015

A Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, através da Escola de Gestão Pública de Palmas, torna público que estão abertas as inscrições do processo seletivo para a qualificação profissional para “CAPACITAÇÃO, TREINAMENTO E PEPARAÇÃO DE

AGENTES DA GUARDA METROPOLITANA DE PALMAS”, sendo ofertadas 31 (trinta e uma) vagas para Agentes da Guarda Metropolitana de Palmas/TO, com carga horária de 280

horas, pelo período de 28/05 a 10/07 de 2015, em turma única, na cidade de Palmas –TO,

cujo objetivo principal é oportunizar a capacitação, treinamento e preparação de agentes da guarda metropolitana de palmas para atuação operacional.

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A seleção será regida por este Edital, executada pela Escola de Gestão Pública de Palmas, conforme o cronograma de atividades abaixo:

Data Etapa de Seleção

18 a 22/05/2015 Inscrições

25/05/2015 Processo de análise e seleção

25/05/2015 Publicação do resultado preliminar

26/05/2015 Interposição de recursos

27/05/2015 Publicação do resultado definitivo

28/05/2015 Início do curso

II - DA QUALIFICAÇÃO

2.1. A qualificação profissional em “CAPACITAÇÃO, TREINAMENTO E PEPARAÇÃO DE

AGENTES DA GUARDA METROPOLITANA DE PALMAS” será desenvolvida conforme

(2)

2

2.2. O curso terá carga horária de 280 horas, pelo período de 28 de maio a 10 de julho de 2015, e acontecerá na cidade de Palmas –TO, na Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, localizada à 502 Sul.

III - DA DISTRIBUIÇÃO DE VAGAS

3.1. A Escola de Gestão Pública de Palmas disponibilizará o total de 31 (trinta e uma) vagas para a qualificação oferecida, sendo as vagas ofertadas distribuídas da seguinte forma: 80% (oitenta por cento) de servidores efetivos e 20% (vinte por cento) de servidores nomeados, conforme Art. 5° da Resolução N° 03/2012 do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Servidores Púbicos do Município de Palmas.

3.2. Com vistas à especificidade da capacitação e do púbico alvo da mesma, observada a área afim da demanda diagnosticada, as vagas ofertadas serão destinadas apenas aos Agentes da Guarda Metropolitana de Palmas da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil.

IV - DOS REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO

4.1. São PRÉ-REQUISITOS para participar do presente processo seletivo: 4.1.1. Ser Agente da Guarda Metropolitana de Palmas;

4.1.2. Apresentar a documentação disposta no Item V deste edital.

V - DA DOCUMENTAÇÃO

5.1. Os servidores interessados deverão comparecer a Escola de Gestão Pública de Palmas, no prazo estabelecido no Item VI deste Edital, acompanhados dos seguintes documentos: 5.1.1 Ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada pelo servidor, com anuência da chefia imediata – Anexo B;

5.1.2. Termo de compromisso, devidamente preenchido e assinado pelo servidor – Anexo C; 5.2. O não atendimento de qualquer um dos requisitos implicará no indeferimento da inscrição. 5.3. Não haverá devolução de documentos solicitados para inscrição, sob nenhuma hipótese.

(3)

3

6.1. As inscrições para o presente processo seletivo deverão ser realizadas na Escola de

Gestão Pública de Palmas – EGP, sito à Quadra 802 Sul, Avenida NS 02, APM 15-B, no

período de 18 a 22 de maio de 2015, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

6.2. As inscrições serão consideradas realizadas mediante a entrega na secretaria da EGP, da documentação solicitada no Item V deste Edital, devidamente preenchida e assinada, pessoalmente, por procuração de próprio punho datada e assinada, ou via expediente da chefia imediata.

6.3. As inscrições somente serão consideradas válidas quando protocoladas até as 18 horas do último dia útil indicado para inscrição no edital.

6.4. Todas as etapas do processo de seleção serão divulgadas na página da Prefeitura Municipal de Palmas, no link da Escola de Gestão de Pública Palmas – EGP.

VII - DA SELEÇÃO

7.1. A seleção para qualificação profissional em “CAPACITAÇÃO, TREINAMENTO E

PEPARAÇÃO DE AGENTES DA GUARDA METROPOLITANA DE PALMAS” oferecido pela

Escola de Gestão Pública de Palmas, será realizada na seguinte formatação:

7.1.2. Não haverá limitação de inscrições, sendo que, havendo servidores inscritos além das quantidades de vagas ofertadas, serão obedecidos os seguintes critérios objetivos para seleção, na ordem:

a) Ser Agente Músico da Guarda Metropolitana de Palmas; b) Ser Agente da Guarda Metropolitana de Palmas.

7.2. É de responsabilidade do servidor o acompanhamento da seleção, assim como de todas as etapas e informações complementares que possam surgir em relação ao certame, através do site da Prefeitura Municipal de Palmas/TO, link da Escola de Gestão Pública de Palmas – EGP.

7.3. Não ocorrendo o preenchimento das vagas ofertadas por este edital, as mesmas serão preenchidas por Agentes da Guarda Metropolitana de Palmas, que desejarem promover à sua atualização.

VIII - DOS RECURSOS

8.1. Somente será admitido recurso para impugnar erro de procedimento.

8.2. O recurso, expostas as razões que o ensejam, será interposto no prazo decadencial de 24 (vinte e quatro) horas, após a publicação do resultado, e dirigido à Escola de Gestão Pública, em conformidade com o cronograma estipulado no Item 1.1 deste Edital.

(4)

4 IX - DA VALIDADE DO EDITAL

9.1. O presente processo seletivo terá validade apenas para a formação de turma única da qualificação profissional em “CAPACITAÇÃO, TREINAMENTO E PEPARAÇÃO DE

AGENTES DA GUARDA METROPOLITANA DE PALMAS”, que será realizado no período

de 18 a 22/05 de 2015, na cidade de Palmas –TO.

X - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1. A Escola de Gestão Pública de Palmas, publicará todas as fases e o resultado final da seleção no site da Prefeitura Municipal de Palmas: <http://www.palmas.to.gov.br>, link da Escola de Gestão, conforme cronograma constante no Item 1 deste edital.

10.2. A Escola de Gestão Pública de Palmas, poderá a qualquer momento, para garantir a transparência e legitimidade deste processo, proceder a normas complementares ao edital. 10.3. Os casos omissos serão resolvidos pela Escola de Gestão Pública de Palmas.

Palmas/TO, 18 de maio de 2015.

KARIN T.DIAS

(5)

5 ANEXO A - EMENTA

ORD. DISCIPLINAS H/A EMENTA

1. Emprego de equipamentos

letais: Teoria e prática

60 1. Estatuto do desarmamento, para o porte institucional, normas da polícia federal;2. Funcionamento e manutenção básica de revolver, munições, balística, 3. Normas de segurança e estudo das técnicas de tiro; 4..Desenvolvimento da prática do tiro. (Revólver Cal. 38).

2. Gestão Integrada de Segurança Pública

10 1. Gestão em Segurança Pública; 2 Uso da Informação na tomada de decisão; 3. Planejamento como ferramenta da Gestão; 4. Modelo de controle das organizações de Segurança; 5 Sistema única de segurança pública

3. Legislação e Fiscalização Ambiental

20 1. Fundamentação legal para atuação da GMP no contexto ambiental; 2 Constituição Federal e leis ambientais; 3 Condutas lesivas do meio ambiente; 4. Responsabilidade em matéria ambiental; 5. Código de postura municipal de Palmas; 6. Procedimentos práticos de atuação ambiental. Castro – 9202-4736

4. Mediação de conflitos e

negociação

10 1. A Comunicação nas Organizações; 2. Liderança e estilos gerenciais. 3.Dinâmica na Organização; 4. Ética e postura profissional; 5. Marketing pessoal 6. Administração de conflitos; 7. O processo de negociação e a tomada de decisão. 8. Motivação. 5. Noções de Direito - Administrativo - Constitucional - Penal e Contravenções Penais - Processual Penal - Humanos

20 1. Legislações aplicáveis no âmbito da Segurança Pública em geral e especialmente das Guardas Municipais; 2.Constituição Federal, CP, CPP, especificas; 3.Estatutogeral das guardas municipais (Lei 13.022 de 08 de dezembro 20014); 4.Estatuto da guarda metropolitana de palmas; 5.Código de posturas do município; 6. Lei orgânica do município: Pertinentes a Crimes contra o patrimônio público, crimes contra a paz pública, crimes contra a administração pública; 7.Lei de Contravenções Penais.

6. Noções de Legislação - Eca; - Idoso; - Maria da Penha; - Arma; - Tortura.

20 1.Estatuto do desarmamento e guardas municipais; 2. Estatuto da criança e do adolescente; 3.Direitos da criança e do adolescente, ato infracional, detenção, condução e algemação de criança e/ou adolescente; 4.Sumula vinculante 11; Em caso de criança ou adolescente; 5.Direitos e garantias do idoso; 6.Acessibilidade, prioridade e atenção. Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006;7. O papel do município neste contexto. 8.Lei dos crimes de tortura e abuso de autoridade; 9.Legislações atuais pertinentes.

(6)

6 7. Noções de primeiros

socorros e combate a

incêndio

20 1.Sinais vitais, atendimento inicial à vítima traumatizada, obstrução de vias aéreas por corpos estranhos, reanimação cardiorrespiratória, hemorragias, fraturas, traumatismos, queimaduras superficiais, crise convulsiva, síncope; 2.Combate a incêndios: fogo, extintores, triangulo do fogo, atribuições da brigada de incêndio, analise, controle, combate.

8. Noções de relações

humanas aplicada a GMP

10 1.A Comunicação nas organizações; 2.Liderança e estilos Gerenciais; 3.Dinâmica na Organização; 4.Ética e postura profissional; 5.Marketing pessoal 6.Administração de conflitos; 7.O Processo de negociação e a tomada de decisão; 8.Motivação; 9.Organização formal e Informal;

10.Ética.

9. O papel da Guarda na

segurança pública municipal - Estatuto

- Legislação Municipal

20 1.Art. 144 da CF, Estatuto Geral das guardas, Lei nº 8 de 16 de novembro de 1999, 2.Estatuto da Guarda metropolitana de Palmas, Leis e decretos municipais referente à atuação da GMP.

10. Preservação de locais de

crime e providências

preliminares

10 1.Legislação brasileira atualizada sobre local de crime (isolamento e reservação).; 2.Local de crime imediato, mediato e relacionado; 3.Tarefas do primeiro profissional de segurança pública que chega ao local de crime; 4.Segurança, gerenciamento de crises, rotinas;5. Procedimentos operacionais; 6.Técnicas de isolamento e dificuldades frequentes.

11. Uso Legal e progressivo da

força: Teoria e prática - Técnicas operacionais - Defesa pessoal

40 1.Técnicas operacionais: 2.Conceito, princípios e fundamentos para uma abordagem; 3.Abordagem; a pessoa a pé, a

pessoa e em veiculo, 3.Busca Pessoal, busca veicular e busca em

mulheres;4.Algema; técnica de algemação e condução, sumula 11, ECA (algema e condução); 5.Progressão em ambiente de risco; 6.deslocamento, cobertura; 7.Cobertura visual, adentramento, triangulação, comunicação; 8. Uso progressivo da força: 9.Conceitos e definições; 10.Força, nível do uso da força;11.Ética, fundamentos para o uso da força; 12.Legalidade, necessidade, proporcionalidade e conveniência; 13.Legislação nacional e internacional;14.Níveis de força defesa pessoal: 15.Aspectos legais; fundamentos, postura e compostura, posicionamento, deslocamento, ação e reação, esquiva, bloqueio edesequilíbrio;16.Imobilizações e táticas; tonfa, simulações de luta, simulações de imobilizações.

12. Noções de uso da rede-rádio 05 1.Código internacional Q; objetivos e

funcionalidade e significados; 2.Alfabeto fonético internacional; 3. Objetivos

(7)

7 funcionalidade e significados 4.Sinais táticos para comunicação de equipe.

13. Preenchimento de

documentos do serviço

operacional

15 1.Preenchimentode: boletins de ocorrência, auto de infração ambiental, alto de perturbação ao sossego público, relatórios, apresentação de preso e lavratura de documentação pertinente, 2.Configuração e uso do Decibelimetro.

(8)

8 ANEXO B - FICHA DE INSCRIÇÃO

1.Identificação do Servidor Ficha n°

Nome:

Matrícula: Vínculo: ( ) efetivo ( ) nomeado/contrato Data de admissão:

Lotação: Cargo/Função:

E-mail: Telefone para contato:

2.Dados do Evento (Edital EGP n° 003/2015) Nome do evento:

Data de início: Data de término: Carga horária:

Horário(s): Turma:

Local de realização (endereço, cidade, Estado):

Instituição realizadora:

3. Justificativa

Por que fazer a capacitação? Qual a contribuição do evento para o desempenho de suas atividades?

Assinatura do servidor___________________________ Palmas, / /

4.Parecer da Chefia imediata

Indicar a contribuição do curso para as atividades sob sua chefia direta

_______________________________ Assinatura e carimbo da Chefia imediata

(9)

9 ANEXO C – TERMO DE COMPROMISSO

1. DO SERVIDOR Nome: ... Mat. Func.: ... Lotação: ... Setor: ... Tel.: ... 2. DO TERMO

Em conformidade com o Edital EGP n° 003/2015, firmo o presente termo pelos motivos e nas condições abaixo estipuladas:

2.1. O Servidor acima identificado está autorizado a frequentar o curso/capacitação ..., promovido pela Escola de Gestão Pública de Palmas, com carga horária de ... horas/aula, durante o período de ..., cujos custos correrão por conta do Fundo Municipal de Capacitação.

2.2. Pelo presente, o Servidor compromete-se a frequentar as aulas/horas estabelecidas pela coordenação do curso, necessária a lhe conferir a outorga do respectivo Certificado de Conclusão do Curso.

2.3. Caso haja qualquer ocorrência que impossibilite o Servidor de frequentar o número de aulas mínimo e necessário à conclusão do curso, esta deverá ser imediatamente comunicada à Chefia imediata do Servidor, por escrito, instruída com os documentos comprobatórios pertinentes, o qual será encaminhado por este à EGP, com o respectivo de acordo, ou não, para que a Administração avalie a justificativa da ausência. 2.4. Em caso de não observância do item 2.3, e não havendo a justificativa do Servidor abonada pela Administração, ou, mesmo apresentada a devida justificativa, se esta tiver sido rejeitada pela autoridade competente, ficará o Servidor obrigado à devolução do valor integral relativo ao curso.

2.5. Para fins do ressarcimento objeto do item 2.4, o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Servidores autoriza a fazer os respectivos descontos em folha de pagamento do servidor, em número suficiente de parcelas, sendo que o montante mensal descontado não poderá exceder a dez por cento da remuneração ou provento do Servidor, em conformidade com § 3° do art. 40 da Lei Complementar n° 008/1999.

Nesses termos, firmo o presente Termo de Compromisso e Autorização para desconto em Folha de Pagamento, para todos os fins e efeitos de direito, em 03 (três) vias, uma para controle do Servidor, uma para o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Capacitação e Aperfeiçoamento dos Servidores, e outra para EGP.

Palmas/TO, ... de ... de 2015.

_________________________________________ (nome e assinatura do servidor)

Referências

Documentos relacionados

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Para analisar as Componentes de Gestão foram utilizadas questões referentes à forma como o visitante considera as condições da ilha no momento da realização do

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo