• Nenhum resultado encontrado

Compromissos. de OURO. de SEGURANÇA. Golden Safety Rules

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Compromissos. de OURO. de SEGURANÇA. Golden Safety Rules"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

2

4

2m

5

1

3

6

7

8

9

10

12

11

12

Compromissos

de OURO

de SEGURANÇA

(2)

ÍNDICE

U ÊS 1. Objetivo ...03 2. Aplicação ...03 3. Procedimento ... 05 4. Responsabilidade e Autoridades ... 09

(3)

2

(4)

3

3

1.

OBJETIVO

O programa tem como objetivo disciplinar condutas de segurança no trabalho de forma a assegurar a melhoria contínua e a excelência na segurança operacional, orientando os Líderes sobre a adoção de procedimentos administrativos, alinhamento de práticas e fortalecimento da cultura da disciplina para o cumprimento das Políticas, Diretrizes, Princípios, padrões e procedimentos.

Além de disciplinar conduta de segurança, o programa também visa aprimorar a qualidade da comunicação, investigação, identificação e tratamento das causas dos incidentes e desvios envolvendo questões comportamentais em acidentes com e sem afastamento, incidentes operacionais e violação dos 12 Compromissos de Ouro de Segurança.

2.

APLICAÇÃO

Dentro desse contexto, a Odebrecht Óleo e Gás implementa um programa estruturado, consolidado e altamente divulgado em todos os projetos, contratos e Unidades de Negócio da Odebrecht Óleo e Gás, denominado 12 Compromissos de Ourode Segurança da Odebrecht Óleo e Gás. O programa abrangerá todos os Integrantes e prestadores de serviços, offshore ou onshore, que estejam realizando atividades a serviço da Odebrecht Óleo e Gás.

Para os contratos onde temos Parceiros/Sócios, o programa deve estar alinhado com o Parceiro/Sócio e definida a melhor estratégia a ser seguida para a aplicação deste ou de programa similar que atenda ao objetivo para o qual foi definido.

A Odebrecht Óleo e Gás tem o compromisso de assegurar a confiabilidade, a confidencialidade e a transparência de todo o processo.

As ações administrativas cabíveis que visam disciplinar a conduta correta para com os compromissos aqui definidos estão suportadas nos Artigos 158 e 482 da CLT.

U

ÊS

(5)

4

12 Compromissos de Ouro de Segurança

4

12 Compromissos de Ouro de Segurança

3.

PROCEDIMENTO

12 COMPROMISSOS DE OURO DE SEGURANÇA

1

Utilizar o sistema de Permissão para Trabalho e adotar todas as salvaguardas necessárias para a execução das atividades rotineiras e não rotineiras;

Garantir o Isolamento e o bloqueio de fontes de energia perigosas;

2

3

7

Interromper qualquer atividade em condição insegura (autoridade para

parar) e não violar a segurança das pessoas, do patrimônio ou do meio ambiente em benefício da operação.

8

Aplicar o procedimento de gestão de mudança para qualquer mudança temporária ou permanente na organização.

9

4

Adotar todas as medidas de segurança nos trabalhos em altura (acima de 2,0m);

Assegurar a integridade dos componentes e dos acessórios utilizados para movimentação e manuseio de cargas;

5

Realizar toda e qualquer atividades utilizando todos os equipamentos de proteção individual (EPI) e ferramentas adequadas;

6

10

Comunicar e investigar 100% dos

incidentes e quase incidentes.

Cumprir com toda a legislação aplicável e com os procedimentos do sistema de gestão;

11

Não desabilitar (override) sistemas, equipamentos e/ou componentes críticos de segurança.

12

(6)

5

12 Compromissos de Ouro de Segurança

5

12 Compromissos de Ouro de Segurança

PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DA VIOLAÇÃO DOS

12 COMPROMISSOS DE OURO DE SEGURANÇA

PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO E INVESTIGAÇÃO

ACIDENTE E QUASE ACIDENTE

Na ocorrência de acidente (com ou sem afastamento) ou quase acidente, o mesmo deve ser registrado no sistema Credit360, através do módulo de Investigação de Acidentes e iniciado o procedimento de investigação através da Comissão de Investigação tendo como padrão o procedimento OD-SST-PR-006 – Comunicação e Investigação de Incidentes.

A conclusão da investigação do incidente deverá identificar se houve ou não violação de algum dos 12 Compromissos de Ourode Segurança. Se não houver violação, a comissão de investigação elaborará o relatório que apontará as causas imediatas e básicas e definirá um plano de ação para tratar de maneira eficaz os desvios encontrados eliminando ou reduzindo ALARP (as low as

reasonable possible) que os eventos de mesma natureza voltem a se repetir.

DESVIOS E NÃO-CONFORMIDADES

Os desvios e não-conformidades devem ser registrados no sistema Credit360, através do módulo de Ação/Auditoria. Assim como no processo de investigação de incidentes, para os desvios e não conformidades reportadas deve-se também investigar as causas que deram origem aos mesmos e se suas consequências resultam em quebra de algum dos 12 Compromissos de Ouro de Segurança. Como referência serão utilizados os procedimentos OD-SST-PR-005 – Tratamento de Não Conformidade, Ação Corretiva e Preventiva e OD-SST-PR-010 - Auditoria.

O processo de investigação do desvio e/ou não conformidade será realizado pelo responsável pela Auditoria/Inspeção que deverá identificar se houve ou não violação de algum dos 12 Compromissos de Ourode Segurança. Se não houver violação, as ações para o tratamento dos desvios e/ou não conformidades deverão ser feitas via Credit360 de modo a eliminar ou reduzir ALARP (as low as

reasonable possible) a possibilidade de novas ocorrências.

U

(7)

6

12 Compromissos de Ouro de Segurança

6

12 Compromissos de Ouro de Segurança

VIOLAÇÃO DOS 12 COMPROMISSOS DE OURO DE SEGURANÇA

Se for constatada a violação de algum dos 12 Compromissos de Ouro de Segurança, formar-se-á uma Comissão de Procedimento Administrativo que envolverá a Liderança relacionada ao desvio e as áreas de Sustentabilidade, Jurídico e P&O. A Comissão de Procedimento Administrativo é acionada sempre que a investigação do acidente ou quase acidente ocasionar em violação dos

12 Compromissos de Ouro de Segurança e apontar para uma falha humana do tipo ação intencional ou ação não intencional. A Comissão de Procedimento Administrativo analisará os resultados obtidos pela Comissão de Investigação do desvio ou não conformidade e encaminhará ao Líder da Pequena Empresa e ao Líder do Integrante ou prestador de serviço envolvido que tomará a decisão administrativa cabível comunicando ao(s) mesmo(s).

FALHA COMPORTAMENTAL

A falha ou desvio comportamental é dividido em ação não intencional e ação intencional.

A ação não intencional está diretamente associada a algum tipo de deslize, lapso ou engano que resulte em imprudência ou imperícia por parte do indivíduo envolvido na atividade.

A ação intencional caracteriza negligência ou sabotagem. Quando há violação com ação intencional, a mesma é dividida em rotineira, otimizadora e necessária.

Rotineira

.

Desvios procedimentais realizados de forma rotineira;

.

Realizadas com anuência da Supervisão ou a pedido da Liderança;

.

Resultado da existência de procedimentos inadequados ou de “difícil execução”.

(8)

7

12 Compromissos de Ouro de Segurança

7

12 Compromissos de Ouro de Segurança

Otimizadora

.

Não relacionados ao serviço (Ex.: acabar rápido para sair mais cedo);

.

Tendência de otimizar objetivos não-funcionais como parte do estilo de desempenho de determinados indivíduos;

.

“Violar pelo prazer de fazê-lo” (adrenalina).

Necessária

.

Necessária para a realização do trabalho (no prazo, na quantidade prevista, etc);

.

Normalmente provocadas por falhas organizacionais relacionadas ao “site”, aos equipamentos ou às ferramentas.

As causas podem ser atribuídas a uma Supervisão “ausente” ou complacente com descumprimentos de regras ou conflito de prioridades. Também pode ser associada a uma falta de Liderança pelo exemplo (discurso diferente da prática).

AÇÕES ADMINISTRATIVAS

A Comissão de Procedimento Administrativo avaliará o relatório da investigação e concluirá se a violação dos 12 Compromissos de Ouro de Segurança foi cometida a partir de uma ação intencional ou não intencional. De acordo com a avaliação da gravidade da falta as ações administrativas aplicáveis são:

Advertência

– é a mais leve das penalidades, com efeito, predominantemente pedagógico. Pode ser verbal ou por escrito. Trata-se de um aviso ao Integrante para que ele tome conhecimento do seu desvio de comportamento e das implicações que podem advir em caso de reincidência. Ele deve tomar ciência que seu contrato de trabalho poderá ser rescindido por justa causa se não houver uma reiteração de comportamento. Deve ser aplicada em falta considerada leve no período de ocorrência do evento.

Suspensão

– visa disciplinar e resgatar o bom comportamento do Integrante. Deve ser aplicada depois de dada pelo menos duas advertências ou logo após o cometimento de uma infração considerada grave. Para aplicar uma suspensão,

U

(9)

8

12 Compromissos de Ouro de Segurança

8

12 Compromissos de Ouro de Segurança

o Líder deve avaliar bem a situação e usar o bom senso tendo em vista os efeitos pecuniários de sua decisão (desconto salarial dos dias parados e reflexos na participação de resultados). Por disposição legal (art. 474 da CLT), o Integrante não pode ficar afastado num período superior a 30 dias consecutivos.

Rescisão do contrato de trabalho

– poderá ser aplicada após três advertências, suspensão ou dependendo da infração ocorrida. O Integrante não se adequou as regras da empresa e apresentou reincidência.

COMUNICAÇÃO DO PROGRAMA

A comunicação do programa é formalizada através da conversa do Líder com sua equipe no sentido de orientar e motivar os Integrantes e prestadores de serviço quanto ao cumprimento e desempenho dos 12 Compromissos de Ouro de Segurança.

Além da comunicação Líder-Liderado, também é utilizado os canais de comunicação disponíveis na Empresa como, portal eletrônico, programas de integração, diálogos de segurança, documentação de bordo (safety hanbooks), material impresso (adesivos, cartaz, etc.), entre outros.

4.

RESPONSABILIDADES E AUTORIDADES

INTEGRANTES E PRESTADORES DE SERVIÇOS

.

Executar as atividades cumprindo integralmente com os 12 Compromissos de Ourode Segurança;

.

Acompanhar o desempenho dos demais Integrantes, monitorando uns aos outros e disseminando a prática dos 12 Compromissos de Ourode Segurança;

.

Avaliar e propor melhorias na aplicação dos 12 Compromissos de Ouro de Segurança como parte do processo de melhoria contínua e dinâmica das atividades.

4.

4.

4.

4.

4.

4.

4.

4.

4.

(10)

9

12 Compromissos de Ouro de Segurança

9

12 Compromissos de Ouro de Segurança

LÍDERES

.

Orientar e motivar os Integrantes e prestadores de serviços quanto aos 12 Compromissos de Ourode Segurança, sendo exemplo para as equipes;

.

Acompanhar o desempenho de seus Integrantes, dando feedback contínuo;

.

Dar conhecimento às suas equipes sobre as aplicações das ações administrativas na relação contratual de trabalho nos casos de violação intencional;

.

Avaliar e aplicar as ações administrativas, conforme natureza e gravidade da ação cometida em alinhamento com as áreas de Sustentabilidade, P&O e Jurídico.

SUSTENTABILIDADE, P&O E JURÍDICO

.

Apoiar na formação da equipe de Comissão de Procedimento Administrativo e aos Líderes na tomada de decisão;

.

Avaliar junto com o Líder as causas do evento e elaborar relatório;

.

Garantir que as ações disciplinares tomadas tenham sido ponderadas, justas e imparciais;

.

Assegurar a confiabilidade e confidencialidade de todo o processo e registro do processo.

U

(11)

10

12 Compromissos de Ouro de Segurança

(12)

Referências

Documentos relacionados

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação

Desta forma, existem benefícios para os clientes que possuem melhores controles internos, como, agilidade na elaboração dos demonstrativos contábeis e até mesmo

Segundo [HEXSEL (2002)], há indicações de que o número de técnicos qualificados é pequeno frente à demanda e, portanto, estes técnicos tornam-se mão-de-obra relativamente

radia¸c˜ ao do campo espalhado para uma perturba¸c˜ ao de 10% na velocidade compressional para modelos: homogˆ eneos (em verde) e final (frequˆ encia de corte de 30 Hz) (em azul) -

Além disso, a falta de esclarecimento de toda a comunidade escolar sobre sua importância para a melhoria do desempenho dos educandos também contribuiu para que os pais não o

O trabalho intitulado PROJETO DE INTERVENÇÃO SOBRE A IMPLANTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) PARA PACIENTES COM DIABETES MELLITUS NO