• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 029/ PROPESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL Nº 029/ PROPESP"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

EDITAL Nº 029/2014 - PROPESP

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o processo de seleção de candidatos para ingresso no 1º Semestre de 2015 no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia.

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1.1. O ingresso ao Curso de Mestrado será realizado mediante processo seletivo nos termos deste edital.

1.2. A realização do processo seletivo ficará a cargo da Comissão de Seleção nomeada para este fim.

1.3. O processo de seleção será realizado em 02 (duas) fases. 1.4. Para este edital, estão sendo oferecidas 10 (dez) vagas.

1.5. Poderão participar do processo de seleção candidatos que comprovem a conclusão/fase de conclusão de cursos graduação de duração plena e devidamente reconhecidos.

1.6. Aos futuros egressos do referido curso será outorgado o Diploma de Mestre em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia.

2. DA INSCRIÇÃO

2.1. O período de inscrições para este processo seletivo compreende os dias úteis entre 22 de setembro à 10 de outubro de 2014, de 2ª a 6ª feira, no horário de 9h às 12h.

2.2. As inscrições serão efetuadas na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social localizada no Campus Universitário, Bloco Mario Ypiranga, Sala 08, Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), Setor Norte, Av. Rodrigo Otávio, 6200, Coroado, Manaus, Amazonas, CEP 69077-000, devendo ser apresentados os seguintes documentos:

(2)

- Requerimento de inscrição disponível na Secretaria do Programa e no site http://www.propesp.ufam.edu.br/index.php/editais-de-pos-graduacao ;

- Cópia do Diploma de Graduação ou documento equivalente, devidamente reconhecido

pela instância competente, que comprove ter concluído o curso superior (original e cópia). No caso de aluno finalista, o candidato deve apresentar declaração da instituição que é concluinte de graduação;

- Cópia do Histórico Escolar de Graduação devidamente carimbado pela instituição Emitente (original e cópia);

- Cópia da Carteira de Identidade, CPF e Título de Eleitor;

- Cópia do Certificado que comprove a situação de regularidade com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino, se nacionais;

- Cópia do RNE ou passaporte, para candidatos estrangeiros;

- Comprovante de proficiência em língua portuguesa para candidatos estrangeiros;

- Cópia do certificado de proficiência em inglês ou francês ou espanhol, emitido a partir de 01de janeiro de 2008. Na ausência de um certificado de proficiência válido no momento da inscrição, o candidato terá sua inscrição aceita no processo de seleção, mas deve apresentar o citado documento até 09 (nove) meses após a matrícula. Não o apresentando nesse prazo, o candidato perderá sua vaga imediatamente.

- Serão aceitos certificados de proficiência em língua inglesa, espanhola e francesa emitidos pelo Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeira da UFAM ou equivalente de Instituição Federal de Ensino Superior.

- Comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais) Guia de Recolhimento Único (GRU) disponível na Secretaria do Programa e no site http://www.propesp.ufam.edu.br/index.php/editais-de-pos-graduacao (instruções no Anexo 3); 2.3. Será aceito que o candidato encaminhe os documentos relacionados no item 2.2 pelo correio, exclusivamente através de SEDEX/AR, à Secretaria do Programa para o endereço supracitado, com postagem até dia 11 de outubro de 2014 apenas para candidatos fora do Município de Manaus.

2.4. Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos para a participação no processo seletivo.

(3)

2.6. Efetivada a inscrição, não haverá devolução da importância paga, salvo em caso de cancelamento do processo seletivo.

2.7. Será permitida a inscrição por procuração, mediante entrega do respectivo mandato, acompanhado de cópia do documento de identidade do procurador, além dos documentos exigidos para a inscrição.

2.8. O candidato inscrito por procuração assume integral responsabilidade pelas informações prestadas por seu procurador no formulário de inscrição, arcando com as consequências de eventuais erros por ele cometidos.

2.9. Deverá ser apresentada uma procuração para cada candidato, que fará parte do respectivo dossiê.

2.10. As informações prestadas no Requerimento de Inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, ficando o Programa de Pós-Graduação no direito de excluir do processo seletivo aquele que o preencher com dados incorretos, incompletos ou rasurados, bem como se constatado posteriormente, que os dados fornecidos são inverídicos ou falsos.

2.11. Não haverá em qualquer hipótese inscrição condicional ou aceitação de documentação incompleta.

2.12. Não serão aceitas inscrições via fac-símile, via Internet, condicionais e/ou extemporâneas. 2.13. Cada pedido de inscrição constituirá um processo à parte, com todas as suas páginas numeradas seqüencialmente e rubricadas pela Coordenação do Programa.

2.14. Poderá ser concedida bolsa de estudos pelas agências financiadoras, conforme disponibilidade de quota, sujeita ao cumprimento dos pré-requisitos fixados por essas agências para a concessão e aos critérios estabelecidos pela Comissão de Bolsas do Programa e pelo período de no máximo de 24 meses a contar do início do curso.

2.15 A Coordenação do PPGSS deferirá as inscrições e será publicizada no mural do Programa e/ou no site da UFAM.

3. DO PROCESSO SELETIVO

A admissão para o curso de mestrado será realizada pela Comissão de Seleção, via processo seletivo, em duas (02) fases, assim delineadas:

(4)

a) Prova de conhecimentos (baseada na bibliografia constante do Anexo 1)

2a Fase – Eliminatória e Classificatória

a) Análise do Projeto de Pesquisa (eliminatória) b) Análise do Curriculum Vitae (classificatória)

c) Entrevista (baseada nos conteúdos do Projeto) (eliminatória)

3.1. Da Operacionalização da 1a Fase:

a) Prova de Conhecimento:

A prova versará sobre conhecimentos específicos, cujas referências consta no anexo 1.

Será considerado aprovado na Prova de Conhecimentos e convocado para a próxima etapa do processo seletivo o candidato que obtiver, no mínimo, a nota 7,0 (sete vírgula zero).

Data: 20 de outubro de 2014. Horário: Das 8h às 12h.

Local: Manaus, Campus Universitário, ICHL, Bloco Mário Ypiranga. Sala: 16 e 17 Divulgação do Resultado: dia 27 de outubro de 2014.

3.2 Da Operacionalização da 2a Fase:

a) Análise do Projeto de Pesquisa

Os candidatos aprovados na prova de conhecimento devem apresentar na Secretaria do Programa, no o dia 28 de outubro de 2014, das 9h às 12h, o Projeto de Pesquisa em três vias (Apresentação, delimitação do objeto de estudo, justificativa, metodologia, objetivos, fundamentação teórica, cronograma e referências com o máximo de quinze (15) páginas, espaço 1,5, letra times new Roman, tamanho 12) (formato Word);

a.1) A avaliação do Projeto de Pesquisa constará de análise global da proposta e sua adequação às linhas de pesquisa do Programa .

(5)

a.2) Será considerado aprovado nesta etapa e convocado para a próxima o candidato que obtiver, no mínimo, nota 7,0 (sete vírgula zero)

Divulgação do Resultado: 03 de novembro de 2014.

b) Análise do Currículo

Os candidatos aprovados na Análise do Projeto de Pesquisa devem entregar na Secretaria do Programa, no dia 04 de novembro de 2014, das 9h as 12h, o curriculum vitae (modelo Lattes) acompanhado de documentação probatória referentes aos últimos 5 anos, apenas para os itens de produção, indicados no anexo 2.

c) Entrevista (baseada no conteúdo do Projeto)

c.1) A entrevista constará da defesa do projeto de pesquisa e será avaliada a maturidade intelectual do candidato e seu compromisso na execução do projeto de pesquisa e conclusão do curso no prazo previsto, bem como da análise do currículo.

c.2) Será considerado aprovado nesta etapa e convocado para a próxima fase do processo seletivo o candidato que obtiver, no mínimo, a nota 7,0 (sete vírgula zero).

Data: 10 e 11 de novembro de 2014. - Horário: Das 9h às 12h / 13h às 17h

- Local: Manaus, Campus Universitário, ICHL, Bloco Mário Ypiranga, Sala 17. - Divulgação dos Resultados: 13 de novembro de 2014, às 17h.

4. DA CLASSIFICAÇÃO FINAL.

4.1.A nota para aprovação será igual à média ponderada das notas obtidas pelo candidato em cada uma da fases do processo seletivo, considerando os seguintes pesos. Prova de conhecimentos – Peso 4; Projeto de Pesquisa - Peso 2; Entrevista - Peso 2; Curriculum Vitae - Peso 1.

4.2 Serão selecionados aqueles candidatos classificados que preencherem o número de vagas oferecidas pela ordem decrescente de classificação.

4.2. A nota final para a classificação nas 10 (dez) vagas será igual à média ponderada entre a nota para aprovação.

(6)

4.3. Os candidatos aprovados em todas as fases serão classificados em ordem decrescente da Média Final, calculada conforme estabelecido.

4.4. Na hipótese de igualdade de pontos, para fins de classificação, terá preferência, sucessivamente, o candidato:

a) com maior nota na Prova de Conhecimentos; b) com maior nota no Projeto de Pesquisa; c) com maior nota na Entrevista;

d) com maior pontuação no currículo;

e) com idade igual ou superior a sessenta anos.

4.5 As vagas destinadas preferencialmente a candidatos da UFAM não ocupadas poderão ser ocupadas pelos demais candidatos aprovados.

Resultado Final

- Data: 17 de novembro de 2014. - Horário: a partir das 17h.

- Local: Será divulgado na Secretaria e no site (www.ppgss.ufam.edu.br) do Programa e/ou no site da UFAM( www.ufam.edu.br)

CRONOGRAMA:

Fases Atividades Data de realização Horário de Início e Término

Data de Divulgação do Resultado

1ª Prova de Conhecimentos 20/10/2014 Das 8h às 12h 27/10/2014

Análise do Projeto de

Pesquisa 29-31/10/2014

Das 9h às 12h

Das 13h às 17h 03/11/2014 Entrega da documentação para

Analise do Curriculum Vitae 04/11/2014

Das 9h às 12h

06/11/2014

Entrevistas 10-11/11/2014 Das 9h às 12h

(7)

Resultado Final 17/11/2014

5. DAS OBRIGAÇÕES DO CANDIDATO

5.1. O candidato deve obrigatoriamente comparecer ao local da prova no horário estabelecido no edital, todavia recomenda-se que o mesmo compareça com antecedência mínima de trinta minutos do horário estabelecido para o início das provas, munido de caneta esferográfica (tinta azul ou preta) e do documento de identificação. Não será permitido o ingresso de candidatos, após o horário determinado neste edital para o início das provas, conforme o que versa no Artigo 26, §. 2º do Regimento Interno do PPGSS em que o candidato será eliminado em qualquer uma das etapas pelo não comparecimento em uma das fases da seleção, bem como, pelo não cumprimento do horário estabelecido de acordo com os dispositivos legais do Edital de Seleção. 5.2. Somente terá acesso à sala de provas o candidato que estiver previamente cadastrado e munido de um documento de identidade original com foto.

5.3. Durante a realização das provas não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras (também em relógios) e agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, walkman, gravador ou qualquer outro receptor de mensagens.

5.4. É vedado o ingresso de candidato em local de prova portando arma de qualquer natureza. 5.5. Iniciada a prova, nenhum candidato poderá retirar-se da sala antes de decorrida uma hora do seu início, por motivo de segurança.

5.6. Os candidatos somente poderão se ausentar do recinto de prova portando o caderno de questões, após duas (02) horas do início da mesma, por motivo de segurança.

5.7. Os três (03) últimos candidatos deverão permanecer na sala e somente sairão juntos do recinto, após a aposição, em Ata, de suas respectivas assinaturas.

5.8. Não haverá segunda chamada para as provas, seja qual for o motivo alegado, para justificar a ausência do candidato, e o não comparecimento à prova importará na sua eliminação do Processo Seletivo.

(8)

5.9. O número de aprovados obedecerá à proporcionalidade de vagas das duas linhas de pesquisas disponibilizadas, podendo, em caso de não preenchimento do total das vagas de uma das linhas ser alocada para outra linha, bem como ser inferior ao número de vagas.

5.10. Nenhuma informação sobre o resultado parcial e final será prestada pelo telefone.

6. DOS RECURSOS

6.1. O prazo para interposição de recursos será de quarenta e oito (48) horas, em qualquer caso, após a publicação do resultado parcial ou final, tendo como termo inicial o 1º dia útil subseqüente.

6.2. O recurso deverá ser individual, com a indicação precisa daquilo em que o candidato se julgar prejudicado, e devidamente fundamentado, comprovando as alegações, juntando, sempre que possível cópia dos comprovantes.

6.3. O requerimento deverá ser digitado, utilizando folhas no formato A4 e separadas para cada questão da prova, contendo o nome do candidato e deverá ser entregue na Secretaria do Programa, depois de protocolado no Protocolo Geral da UFAM.

6.4. Se do exame dos recursos resultarem anulação de questão (Prova de Conhecimentos), a pontuação correspondente à questão será atribuída a todos os candidatos que não a tiverem obtido na correção inicial, independentemente de terem recorrido.

6.5. O candidato poderá, observando o prazo de 48 (quarenta e oito) horas mencionado no item 6.1 acima, solicitar vista da Prova, para dissipar eventual dúvida e que será concedida através de fotocópia, num prazo de até 48 (quarenta e oito) horas após a solicitação.

6.6. Será indeferido, liminarmente, o pedido de recurso não fundamentado ou apresentado fora do prazo estipulado no item 6.1 acima ou não subscrito pelo próprio candidato.

6.7. Os recursos enviados por Fax, Internet ou Via Postal não serão aceitos, bem como os recursos fora do prazo previsto.

6.8. Todos os recursos serão analisados e os resultados serão divulgados na Secretaria e no site (www.ppgss.ufam.edu.br ) do Programa.

6.9. Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos e recursos de recursos. 6.10. Recursos cujo teor desrespeite a Comissão de Seleção serão preliminarmente indeferidos.

(9)

7. DOS ORIENTADORES E VAGAS

Corpo Docente Vagas

1 Dra. Amélia Regina Batista Nogueira 01

2 Dra. Débora Cristina Bandeira Rodrigues 02

3 Dra. Lucilene Ferreira de Melo 02

4 Dra. Marinez Gil Nogueira 01

5 Dr. Noval Benayon Mello 01

6 Dra. Roberta Ferreira Coelho de Andrade 01

7 Dra. Simone Eneida Baçal de Oliveira 01

8 Dra. Yoshiko Sassaki 01

Total de vagas 10

8. DAS MATRÍCULAS

a) Os candidatos selecionados serão notificados pelo coordenador, por carta ou e-mail sobre sua aceitação no Programa, com informações sobre o período de matrícula.

b) As matrículas no curso de Mestrado em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia para os alunos regulares serão realizadas no primeiro semestre de 2015 conforme calendário estabelecido pela PROPESP.

c) Em caso de desistência de candidatos selecionados, serão chamados candidatos aprovados de acordo com a ordem de classificação.

d) Para efetivação da matricula o candidato deverá cumprir as exigências de documentação conforme solicitação do PPGSS.

(10)

a) A inscrição do candidato implica na aceitação pelo mesmo das normas e instruções para o processo de seleção, contidas neste edital e nos comunicados já emitidos ou que vierem a se tornarem públicos.

b) Qualquer regra prevista neste Edital poderá ser alterada, a qualquer tempo, antes da realização das provas mediante nova publicação do item ou itens eventualmente retificados, alterados ou complementados.

c) Os documentos que instruírem os pedidos de inscrição serão devolvidos somente aos candidatos não aprovados mediante solicitação.

d) De todas as reuniões da Comissão de Seleção serão lavradas atas, em que serão registradas as ocorrências verificadas e as decisões tomadas, devidamente assinadas pelos membros.

e) A documentação dos candidatos não selecionados que não solicitarem devolução será descartada após o fechamento do período da primeira matricula.

f) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção ouvida, sempre que possível, a Procuradoria Federal/FUA.

Prof. Dr. Gilson Vieira Monteiro Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

(11)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

ANEXO 1

REFERÊNCIAS

1 - BEHRING. Elaine Rossetti et alii. Política Social no Capitalismo: tendências contemporâneas São Paulo: Cortez, 2010.

2 - CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica de salário. Petropólis. Ed. Vozes. Capitulo VIII.

3 - CLÓVIS, Cavalcante (org.) Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Políticas Públicas São Paulo: Cortez: Recife: Fundação Joaquim Nabuco, 1997.

4 - CORREA, Heloisa Helena. Expressões da Assistência Social no Médio Juruá – Amazonas. Manaus, EDUA, FAPEAM, 2012

5 - IAMAMOTO, Marilda V. O serviço social na contemporaneidade: Trabalho e formação profissional. São Paulo, Cortez, 1999.

6 - LEFF. Enrique. Ecologia, Capital e Cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. Capítulo III

7 - LESSA, Sérgio. Trabalho e Proletariado no Capitalismo Contemporâneo. São Paulo: Editora Cortez, 2007. Capítulo III e Capítulo VIII.

8 - NOGUEIRA, Marinez G; CHAVES, M.P. Socorro. Desenvolvimento Sustentável e ecodesenvolvimento: Uma reflexão sobre as diferenças ideo-políticas conceituais. In: Somanlu: Revista de Estudos Amazônicos do Programa de pós-graduação em sociedade e cultura na Amazônia da Universidade federal do Amazonas. Ano 1, Manaus:EDUA/CAPES, publicada em fevereiro de 2006.

9 - SILVA, Maria das Graças. Questão ambiental e desenvolvimento sustentável: Um desafio ético político ao serviço social. São Paulo: Cortez, 2010. LEFF. Enrique. Ecologia, Capital e Cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

10 - OLIVEIRA, Simone Eneida Baçal de. Conhecimento e Pratica Profissional: o saber fazer dos Assistentes Sociais em Manaus. Manaus, Editora da EDUA, 2009.

(12)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

ANEXO 2

A análise do curriculum vitae (modelo lattes) do candidato, e compreenderá os seguintes aspectos:

I - Titulação Acadêmica;

II - Produção Intelectual na área do curso; III - Atividade Acadêmica.

Serão consideradas escalas de valores abaixo especificadas, com computação máxima de até 10 (dez) pontos em cada tabela dos itens I,II,III abaixo discriminados.

A nota da avaliação do curriculum vitae (modelo lattes) é a média aritmética simples dos pontos obtidos pelo candidato, nos itens I, II e III.

I - TITULAÇÃO ACADÊMICA NA ÁREA DO CURSO

a) Mestrado 05 pontos

b) Especialização (máximo de um curso) 02 pontos c) Aperfeiçoamento (máximo de um curso) 01 pontos

II - PRODUÇÃO INTELECTUAL NA ÁREA DO CURSO NOS ÚLTIMOS 5 (CINCO) ANOS.

TIPO NATUREZA PONTUAÇÃO

UNITÁRIA Artigo em Periódico Indexado Trabalho Completo 5,0 Resumo 1,0 Livro Texto Integral 5,0 Capítulo 2,0 Coletânia 2,0

(13)

Resumo 1,0 Apresentação de Trabalho Congresso Científico 2,0

Tradução Artigo 1,0 Livro 3,0 Artigo em Jornal ou Revista de Divulgação Científica Apresentação de Trabalho 0,5

III - ATIVIDADES ACADÊMICAS (NOS ULTIMOS 5 ANOS) ATIVIDADE PONTUAÇÃO UNITÁRIA

ATIVIDADE PONTUAÇÃO UNITÁRIA

Ensino em Curso de Graduação Disciplina na área de Serviço Social 0,5 Demais áreas 0,25 Ensino em Curso de Especialização Disciplina na área de Serviço Social 1,0 Demais áreas 0,5

Projetos de Extensão e/ou de Pesquisa

Participação comprovada em projeto Aprovado

institucionalmente

2,0

Participação em PIBIC Ano 2,0

Participação em PET Ano 2,0

Monitoria Disciplina 1,0 Orientação de TCC Na área de Serviço Social 0,5 Demais áreas 0,25 Orientação em Projetos de Extensão e/ou de Pesquisa,

PIBIC, PET e PACE

(14)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

ANEXO 3

INSTRUÇÕES PARA EMISSÃO DA GRU

Para o pagamento da taxa de inscrição o seguinte procedimento tem que ser seguido:

A GRU (Guia de Recolhimento da União) é gerada no site do Ministério da Fazenda, portal SIAFI, que pode ser acessada pelo endereço:

https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp

No site deverão ser preenchidas as seguintes informações:

PREENCHER OS SEGUINTES CAMPOS:

Unidade Gestora (UG): 154039 (aparecerá automaticamente FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS no Nome da Unidade)

Gestão: 15256

Código de Recolhimento: 28832-2 (aparecerá automaticamente: SERVIÇOS EDUCACIONAIS na Descrição do Recolhimento)

(15)

PREENCHE-SE:

Número de Referência : 50106002

Competência: mm/aaaa (coloca-se o mês e ano em que se está fazendo o pagamento) 10/2014 Vencimento: 10/10/2014

CPF do candidato: Nome do candidato:

Valor Principal: R$ 100,00 (cem reais) Valor Total : R$ 100,00 (cem reais)

CLICAR EM EMITIR GRU

Referências

Documentos relacionados

Universidade Federal do Amazonas Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.. Diretoria de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação Pró-Reitoria de Pesquisa

Essa estratégia compreende medidas como aumento da taxa de matrículas na pré- escola e nas escolas primária e secundária, criação de um ambiente escolar seguro e

A PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, no uso de suas atribuições, torna público o Edital para concessão de bolsas para Professor Visitante no

Esta é também a questão que discutimos: importa que perante esta espécie de “balão de ensaio” do Governo Regional, esta Assembleia reafirme a validade das

73 ATENDIMENTO TRIMESTRAL ATENDIMENTO SEMESTRAL 08/04/2010 2 300 151 sitUAção ProblemA Falta de Pediatras Ação Em Julho e Agosto/2011 o IABAS iniciou campanha de recuperação do

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM), por intermédio da Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP), torna pública a abertura de inscrições para o

O fato é que no último ano o brasileiro teve um curso intensivo de consumo digital. Muitos que não experimentavam o mundo virtual tiveram que fazer isso. A pandemia aumentou o uso

A exemplo de países que já possuem programas de turismo cemiterial como França (sendo o Cemitério de Père Lachaise o quarto ponto turístico mais visitado em Paris),