• Nenhum resultado encontrado

O QUE VOCÊ VAI LER NESTA EDIÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O QUE VOCÊ VAI LER NESTA EDIÇÃO"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

SUMÁRIO

O QUE

VOCÊ VAI

LER NESTA

EDIÇÃO

jornaldomedico facebook.com/jornaldomedico

PRESIDENTE DOS 30 ANOS

• Trinta anos e mais desafios

HISTÓRIA DE SUCESSO

• Diz aí Balzac!

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO

• Unidades de atendimento

PROMOÇÃO A SAÚDE

• Medicina Preventiva

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO.

• Comodidade na recuperação da saúde do usuário com a Unimed Lar

SERVIÇO HOSPITALAR

• Hospital Regional Unimed, HRU

• Hospital da Criança e da Mulher, HCMU • Hospital Selo Verde Unimed em Tianguá

MÉRITO DO COOPERATIVISMO

• Medalha Mérito do Cooperativismo • Patrono do cooperativismo médico • Vocação

• Nobreza de cooperativismo médico • Sacerdócio

• “Fé em Deus e muito trabalho” • Sobrenomes P. 04 P. 05 P. 06 P. 07 P. 08

Josemar ARGOLLO

Membro Honorário da SOBRAMES-CE Diretor-Executivo

Trinta anos de coope-rativismo médico

Caro leitor, em caráter especial, temos a felici-dade de chegar a mais

uma edição da nossa revista com o número 60, somando a um grande marco da nossa década de ouro editorial.

Nessa edição especial, trazemos a grande história do sistema Unimed na cidade de Sobral-CE, que comemora seus honrosos trinta anos de desen-volvimento do cooperativismo médico daquela região.

A atual gestão da cooperativa, que tem à frente, na presidência, o renomado médico, Dr. Carlos Ar-canjo, tem desenvolvido um grande trabalho junto aos seus cooperados e também usuários do siste-ma Unimed aliada a usiste-ma competente equipe, tor-nando-se cada vez mais um modelo a ser seguido. Desfrute de uma boa leitura e desejamos a todos um Feliz Natal e próspero Ano Novo repletos de saúde & paz! Até o próximo número!

Expediente

Agência J. Argollo Propaganda & Marketing

Diretor-Executivo: Publicitário Josemar ARGOLLO

de Menezes, Dir. Jornalismo e Fundador: Jor.

Ju-venal Menezes [DRT-CE 1947] e Dir. Administrati-va e Fundadora: Nahimi Argollo de Menezes. Jornal do Médico em Revista, fundado no Dia do Médico em 18 de Outubro de 2004.

Edição de Arte e Diagramação: Vaílton Cruz; Pro-jeto Gráfico: Stúdio Uhul; Fotos: Banco de Imagens

Unimed Sobral e Jornal do Médico; Revisão e Copy Desk: Profa. Marcia Linhares Rodrigues.

Jornal do Médico em Revista Nº 60/2014 Unimed Sobral 30 anos [Dezembro], é uma

pu-blicação bimestral da Agência J. Argollo Propaganda & Marketing, CNPJ: 14.045.893/0001-04, Filiada à ACI - Associação Cearense de Imprensa.

Fone: +55 85 3091.2178 | Móvel/ Whats App:

[85] 9667.3827 | [88] 8885.5612 | Facebook:

Jor-nal do Médico | E-mail:

atendimento@jornaldome-dico.com.br | Portal: www.jornaldomedico.com.br.

O teor dos textos publicados é de responsabilidade dos autores, não exprimindo, necessariamente, a opinião da redação. P. 12 P. 13 P. 14 P. 15 P. 16 P. 17 P. 18 P. 09 P. 10 P. 11

(4)

UNIMED SOBRAL 30 ANOS

TRINTA ANOS E

NOVOS DESAFIOS

PRESIDENTE DOS 30 ANOS

A

nossa festa, cooperados

ganhou um brilhantismo maior com a outorga da medalha do mérito do coopera-tivismo Dr. Darival Bringel de Olinda.

Os cinco agraciados nos deixam envaidecidos e o nome da meda-lha nos leva ao extremo orgulho de pertencermos a esta família unimediana.

Fazer trinta anos, é ter vivido a experiência no passar do tempo, no adverso universo da saúde su-plementar no nosso país.

Hoje temos alguns enfretamen-tos, levando preocupação com o alto custo gerado pelas novas tecnologias, a judicialização que não respeita nosso contrato com o usuário, e as exigências do mercado, anexando tudo isso se junta à baixa rentabilidade das empresas desse setor.

Temos de fazer algo, urge a ne-cessidade de encarar com muita responsabilidade a rentabilidade dos planos de saúde que foi por demais é fragilizada.

A pergunta que não se cala é: como manter nossa lucrativida-de?

Eis o nosso mais novo e maior desafio.

A lagarta não escolheu virar bor-boleta, ela se transforma por não ter escolha, e nos que fazemos esta cooperativa balzaquiana já

temos nosso rumo bem definido, precisamos dessa metamorfose, que tem como sustentação três pilares: serviços próprios, com competência e eficiência e uma política voltada para os coopera-dos.

Precisamos melhorar nossos ín-dices de ocupação no HCMU e HRU para fazermos mais inves-timentos e a primeira necessida-de que surge é a nossa UTI, e só conseguiremos com a força dos nossos cooperados.

Recentemente, interligamos os dois hospitais, prontuários ele-trônicos e possibilidade de uma gestão com dados diários, facili-tando as decisões.

Estamos completando nosso ser-viço de imagem com um aparelho de RM ponta de linha, ganhamos todo o projeto arquitetônico do Hospital da Ibiapaba, (ofertado por Dr. Darival Bringel) o pri-meiro Hospital verde de nosso estado.

Antes foi realizada toda uma avaliação econômica da região vendo as perspectiva desse in-vestimento por uma equipe de economista, nos dando a real situação de uma futura gestão exitosa.

Estamos andando em várias frentes, porque podemos crescer mais, uma vez que já chegamos a quase 19 mil usuários.

Sinceramente eu me sinto ex-tremamente fortalecido com o apoio dos nossos cooperados, peço mais, porque sei que terei. Vamos juntos, porque unidos se-remos mais. Parabéns colegas.

[•] Dr. Francisco Carlos Nogueira Arcanjo, CRE-MEC 3771, médico e Presidente da Unimed Sobral [+] carcanjo2@yahoo.com.br

AUTOR

Dr. Carlos Arcanjo, presidente Unimed Sobral

“A LAgARTA Não

eSCoLHeU ViRAR

BoRBoLeTA, eLA

Se TRANSFoRMA

PoR Não TeR

eSCoLHA...”

(5)

UNIMED SOBRAL 30 ANOS

DIZ AÍ, BALZAC!

HISTÓRIA DE SUCESSO

O

Great Place to Work ® e o

Grupo de Comunicação O Povo, com apoio do Insti-tuto FA7, promovem, no Ceará, o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar. O objetivo do projeto é difundir a importância do ambien-te de trabalho como ferramenta indispensável à transparência, à governança corporativa e à susten-tabilidade das empresas. A edição de 2014 do projeto contemplou, en-tre as 50 melhores num universo de 1000 inscritas, 3 empresas coope-rativas: a UNICRED Ceará, a UNI-MED Ceará e a UNIUNI-MED de Sobral. Para quem conhece a história da família UNIMED de Sobral, não foi mera coincidência esse reco-nhecimento no seu aniversário de 30 anos.

Em 1984, quando a seccional de Sobral do Centro Médico Cearense – hoje Associação Médica Cearense - presidida pelo Dr. Francisco José Fontenele de Azevêdo, recebeu a vi-sita dos dirigentes da (então) muito jovem UNIMED de Fortaleza – en-tre eles o ainda hoje dinâmico líder Darival Bringel de Olinda – resolve-mos apostar na ideia deles; mas pen-samos em criar, mais que uma em-presa, uma “família” em que todos, proprietários e colaboradores, tivés-semos a mesma importância, cada um “trabalhando” pelo crescimento e engrandecimento, sem perda de qualidade, da nossa balzaquiana de hoje. Ou seria de novo apenas coin-cidência o reconhecimento com a outorga da medalha Mérito do Co-operativismo Dr. Darival Bringel de Olinda aos cooperados fundadores Luiz D’Assenção Moraes de Aquino

Jr., Antônio de Pádua Neves e Fran-cisco José Mont’Alverne Silva? E ao seu primeiro colaborador, João Ba-tista da Silva Rodrigues, nosso que-rido João da UNIMED, para sempre membro dessa fraternidade?

Temos muito por que comemorar nesses 30 anos; muito do que nos orgulhar como empresa-família. Porque conseguimos responsavel-mente, passo a passo, sem atrope-los ansiosos, sem impulsos juvenis sempre pueris e inocentes, por isso mesmo perigosos; sem ostentação nem soberba de qualquer nível hie-rárquico, conseguimos crescer, só crescer, sem perda de qualidade, e nunca nos afastando dos princí-pios - para nós nunca foram novi-dade - que regulam os critérios de premiação do projeto GPTW/O POVO/FA7: empresa boa para se trabalhar é aquela onde nos senti-mos todos, patrões ou emprega-dos, empregados ou empregadores, superiores ou subordinados, - sem a perda da hierarquia sempre ne-cessária- irmanados em torno do mesmo objetivo: o sucesso; e todos seremos beneficiados igualmente. Assim foi ao longo desses 30 anos, com o pensamento fraterno de co-operação de todos com todos, que construímos o conceito de que hoje desfrutamos: o melhor e maior Pla-no de Saúde do interior do Ceará. Então nunca surpreendeu a ne-nhum de nós, muito menos a quem conhece a filosofia de trabalho da UNIMED de Sobral - ações coopera-das e compartilhacoopera-das, discuticoopera-das e decididas por todos, “em família” - o seu crescimento e desenvolvimen-to, dos primeiros anos até hoje,

in-dependentemente de quem esteve à frente de sua administração, em prol do melhor atendimento à sua clientela. O número cada vez maior de clientes, o nosso quadro de cola-boradores de escola, os nossos par-ceiros, enfim, o nosso crescimento patrimonial: Hospital UNIMED, Medicina Preventiva, Implantação de Infraestrutura Técnica de ponta, dos programas educação continua-da e do incentivo à qualificação dos Recursos Humanos; o programa UNIMED Lar, a aquisição de imó-vel para sede própria, o Hospital da Criança e da Mulher – HCMU e finalmente o projeto piloto do Hospital Selo Verde Unimed em Tianguá são uma prova inconteste de que, ao completarmos 30 anos, estamos maduros e conscientes dos nossos limites, mas também mui-to convicmui-tos do nosso potencial. Graças às qualidades intelectuais e morais, à responsabilidade e à efi-ciência técnica e administrativa; e, graças ainda, e não menos impor-tante, ao sentimento de família de que sempre estivemos imbuídos, exercendo nossas atividades com o verdadeiro espírito cooperativo, somos e continuaremos sendo uma ótima empresa para se trabalhar. Podemos, portanto, com muita pro-priedade e, por muitas razões, nos declarar: somos uma balzaquiana realizada! E queremos compartilhar esse sentimento e essa felicidade com todos os nossos 20 mil usu-ários, parceiros e colaboradores, e com a sociedade sobralense e a do noroeste do Ceará. Sintam-se abra-çados e tenham a certeza do reco-nhecimento de gratidão a todos por parte da família UNIMED de Sobral.

[•] Dr. Francisco José Fontenele de Azevedo, CRE-MEC Nº 2659, RQE Nº 356 | médico cooperado e Ass. Especial do Cons. de Adm. Unimed Sobral [+] azevedo.78@hotmail.com

(6)

UNIMED SOBRAL 30 ANOS

UNIDADES DE ATENDIMENTO

EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO

A

lém de desfrutar dos

inú-meros serviços com qua-lidade e excelência ofe-recidos pela Unimed Sobral, os usuários e colaboradores do sis-tema Unimed contam com duas unidades de atendimento. Localizado no Centro de Sobral-CE, o escritório situado na Av. Dom José Tupinambá da Frota, 1951, oferece uma moderna es-trutura climatizada, com profis-sionais capacitados em prestar atendimento nos padrões do sistema Unimed funcionando de segunda a sexta das 08 h às 18 h. Nessa unidade, os usuários e colaboradores têm a sua dispo-sição: central para autorização de procedimentos, serviços fi-nanceiros, atualização cadastral, segunda via do cartão Unimed, central de vendas para planos

in-Escritório Unimed Sobral

Loja North Shopping Sobral

[•] Josemar ARGOLLO de Menezes

Membro Honorário da SOBRAMES/CE, Publici-tário e Diretor-Executivo do Jornal do Médico [+] atendimento@jornaldomedico.com.br

AUTOR

dividuais, família e corporativo, direção, CPD, call center e sala de reuniões.

A outra unidade da Unimed So-bral fica localizada no North Shopping Sobral que funciona de segunda a sábado das 10 h às 22 h e aos domingos das 14 h 30 h às 20 h 30 h. Na moderna e confortável estrutura, o pú-blico encontrará uma central de vendas para os novos usuários adquirirem o seu plano individu-al, família ou corporativo com a disposição do aluguel gratuito de carrinhos para os bebês passea-rem de forma mais confortável e agradável junto da sua família.

(7)

UNIMED SOBRAL 30 ANOS

MEDICINA PREVENTIVA

PROMOÇÃO A SAÚDE

A

Medicina Preventiva

Uni-med Sobral foi inaugura-da no final de outubro de 2011 com serviços de promoção em saúde e prevenção de doen-ças dentro do setor suplementar. Atualmente contamos com apoio de uma equipe multidisciplinar composta por médico, enfer-meira, nutricionista, psicóloga e educador físico.

Preocupada com o bem-estar de seus usuários, a Unimed Sobral tem cinco programas inscritos na ANS e dois cadastrados que são: PROGRAMA VIDA LEVE, em que oferece suporte ao usuário com obesidade, através de acom-panhamento multiprofissional, com foco na adoção de hábitos saudáveis e qualidade de vida para redução de peso, e o PRO-GRAMA DE BEM COM A VIDA, que tem como público- alvo uários que estejam com idade su-perior a 60 anos, objetivando a interação social e adequação às atividades da vida diária.

Entre as atividades em promo-ção à saúde semanalmente de-senvolvida, destacamos a hidro-ginástica voltada para o público acima de 60 anos; o acompanha-mento individual aquático que serve como suporte para desen-volver as atividades físicas junto ao público que são mais sensíveis à gravidade; o grupo de convi-vência que faz parte das ativida-des do Programa de Bem com a Vida; a Corrida de Rua Unimed que acontece toda a terça-feira; o Bike Night realizado às

segun-das-feiras com percurso em mé-dia de 15 km; a ginástica laboral desenvolvida nos prédios da Uni-med (hospitais, escritório, sede da medicina preventiva) com o objetivo de diminuir o impacto da rotina de trabalho na vida do colaborador, bem como despertá -lo para a introdução da ativida-de física em seu cotidiano, além das atividades desenvolvidas junto às empresas conveniadas. Baseando no conceito de

promo-ção da saúde, segundo a Carta de Ottawa, Nutbeam (1999), a promoção da saúde é eficaz quando ela conduz a mudanças nos determinantes da saúde e a efetividade de uma intervenção é reconhecida quando seus resul-tados são favoráveis ou exitosos, em condições de vida real.

[•] Dra. Alita Silva Ribeiro Arcanjo

Supervisora Medicina Preventiva Unimed Sobral, COREN 10.5349

[+] alitaarcanjo@unimedsobral.com.br

AUTORA

Usuários acima de 60 anos praticando hidroginástica na sede da Medicina Preventiva

“...A PRoMoção

DA SAúDe é

eFiCAz qUANDo

eLA CoNDUz A

MUDANçAS NoS

DeTeRMiNANTeS

(8)

UNIMED SOBRAL 30 ANOS

COMODIDADE NA

RECUPERAÇÃO DA SAÚDE

DO USUÁRIO COM A

UNIMED LAR

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO.

A

Unimed Lar é um novo

conceito em serviço de saúde da Unimed Sobral por proporcionar maior comodi-dade na recuperação do paciente que o mantém no conforto do seu lar perto da família acompanhado por uma equipe multidisciplinar com suporte de tecnologia avan-çado e estreita integração entre equipe, família e paciente.

A Unimed Lar é uma alternativa de atendimento aos usuários do plano que necessitam de acompanha-mento especial de saúde, em que o apoio e carinho da família, tão ne-cessários à recuperação, se tornam uma realidade com esse serviço. O atendimento domiciliar per-mite trazer o usuário para seu lar com total segurança, oferecendo a possibilidade de uma recupera-ção mais rápida, evitando novas internações hospitalares. Com a Unimed Lar, é devolvida para o pa-ciente a sua privacidade com o pri-vilégio de um tratamento indivi-dualizado sob supervisão de uma equipe multidisciplinar atualizada e altamente capacitada para aten-der as necessidades dos pacientes.

Confira os principais objetivos do serviço:

- Promover soluções em saúde no

âmbito familiar, com o intuito de reduzir os custos;

- Redução dos riscos em infecções hospitalares;

- Melhoria na qualidade de vida; - Reintegração dos pacientes no seu meio familiar;

- Prover um meio seguro e de su-porte para continuidade do trata-mento médico;

- Prevenção de doenças;

- Treinamento das famílias e cui-dadores para as novas condições dos pacientes;

O grande diferencial da Unimed Lar está em promover a

intera-ção entre o paciente e sua família, com esclarecimentos sobre o mo-delo de assistência domiciliar que contribui na superação das difi-culdades que possam vir a surgir. Nesse serviço, é estimulada ainda a participação da família nos cui-dados com o paciente, visando a recuperação de sua autonomia que, atuando de forma integrada equipe/família/paciente, os resul-tados tornam-se satisfatórios para todos os envolvidos nesse impor-tante processo.

[•] Dra. Camylla Mouta de Andrade

Coordenadora da Enfermagem na Unimed Lar da Unimed Sobral, COREN 30.8603

[+] alitaarcanjo@unimedsobral.com.br

AUTORA

(9)

UNIMED SOBRAL 30 ANOS

HOSPITAL REGIONAL

UNIMED, HRU

SERVIÇO HOSPITALAR

O

HRU, embora ainda um

adolescente de 17 anos, tem dado muita contri-buição à saúde da região, tanto pela qualificação de seu corpo clínico como pela sua organiza-ção como empresa. Para tanto, contou com a presença positi-va de seus dois administradores iniciais: Dr. Joaquim Nogueira e mais recentemente Dr. Luiz Aqui-no a quem coube dá-lhe grande impulso e dinamismo para seu crescimento e organização. Continua investindo para ofere-cer um serviço de melhor quali-dade aos colegas médicos e aos pacientes. O hospital possui 29 leitos que conta com uma grande rotatividade de pacientes e aten-de a uma vasta área aten-de especiali-dades clínicas e cirúrgicas: clínica geral, cardiologia, cirurgia geral, cirurgia de cabeça e pescoço, gi-necologia, mastologia, oftalmolo-gia, otorrinolaringolooftalmolo-gia, cirurgia vascular, ortopedia/ traumatolo-gia, cirurgia plástica, proctolotraumatolo-gia, urologia e radiologia.

A equipe de colaboradores qua-lificados e treinados é distri-buída nas seguintes áreas: 21 funcionários na administração; 16 atendentes de recepção; 07 enfermeiros, 04 fisioterapeutas, 48 técnicos de enfermagem, 09 técnicos de radiologia, 02 técni-cos auxiliares da ortopedia, 01 farmacêutico e 05 funcionários da farmácia; 03 atendentes da cardiologia, 01 nutricionista e 12

funcionários da nutrição (copa/ cozinha) e ainda 06 porteiros. O serviço de lavanderia (duas uni-dades) é terceirizado.

No período de janeiro a outu-bro de 2014, foram realizados 1.824 procedimentos cirúrgicos incluindo cirurgias de complexi-dade como laparoscópicas e bari-átricas. Realizou-se ainda 19.643 atendimentos no setor de pronto atendimento incluindo consul-tas, pequenas cirurgias e admis-são em leitos de observação O setor de imagem foi reestru-turado, passando a ter uma ge-rência própria, foi modernizado com a aquisição de um aparelho CR que permitiu digitalizar ima-gens. Realizamos, neste período, os seguintes exames: Ultrasso-nografia: 650 exames/mês; Raio X: 1.200 exames/mês; Tomogra-fia: 300 exames/mês.

No ano de 2014, foram realizadas 981 internações cirúrgicas de mé-dio e grande porte e 113 cirurgias de pequeno porte. Nas enferma-rias de leitos clínicos, foram in-ternados 410 pacientes com mé-dia de permanência de 4 mé-dias. As reformas realizadas, nas en-fermarias e apartamentos, bem como aquisição de matérias e equipamentos de laparoscopia entre outros são ações programa-das para oferecer aos nossos usu-ários médicos e pacientes mais conforto, segurança e qualidade. Temos a consciência que nosso maior patrimônio são nossos co-laboradores a quem cabe o méri-to do nosso crescimenméri-to, desem-penho e sucesso!

[•] Dr. Artur Guimarães

Diretor Administrativo do HRU, Doutor em Cirurgia e professor FAMED/UFC Campus Sobral [+] artur.guimaraesf@gmail.com

AUTOR

(10)

UNIMED SOBRAL 30 ANOS

HOSPITAL DA CRIANÇA

E DA MULHER, HCMU

SERVIÇO HOSPITALAR

O

Hospital da Criança e da

Mulher é ainda uma crian-ça de pouco mais de um ano de existência que atende a uma clientela específica (pediátrica e gineco-obstétrica) como o próprio nome faz referência, mas que já se destaca em nossa região como mo-delo de hospital com esse perfil. Idealizado pelo nosso presidente, Dr. Carlos Arcanjo, o HCMU con-quistou, em pouco tempo, a satis-fação e preferência dos usuários na região, tornando-se uma unidade de referência em assistência da área pediátrica e gineco-obstétrica, con-sumando em maior motivação para toda a equipe que compõe o corpo funcional da instituição hospitalar. A maior demanda do serviço de emergência são os atendimentos pediátricos. Entretanto, o hospital realiza também cirurgias e consultas nas áreas de ginecologia e obstetrícia, para tanto, dispõe de uma unidade de internação para cada especialida-de. A preferência e o reconhecimento dos nossos serviços podem ser con-feridos conforme os números de no-vembro de 2013 a outubro de 2014: Atendimento Pediátrico: 14.996; Cirurgia de Cesariana: 444; Parto normal: 11; Procedimentos em Gine-cologia 321 (histerectomias, ooforec-tomias, perineoplastias, colocações de DIU e curetagens); Ambulatório: 1.356 consultas em ginecologia e obstetrícia; Exames de Ultrassono-grafia 1.706;

Instalado em uma excelente área física, ampla, moderna e de boa

lo-calização, o HCMU tem uma equipe compacta e bem treinada, sob coor-denação da enfermeira Débora Sou-za, a quem cabe os méritos da efici-ência e dos resultados atingidos. Os investimentos em recursos hu-manos (nosso maior patrimônio) e a aquisição de equipamentos tecno-lógicos de ponta são realizados de forma permanente pela diretoria do HCMU que conta com uma equipe de 59 funcionários que podem ser denominados de uma família coesa no contexto de 06 enfermeiras, 29 técnicos de enfermagem, 01 agente administrativo, 06 recepcionistas, 01 farmacêutico, 03 técnicos de far-mácia, 05 funcionários da copa, 01 nutricionista e 06 vigilantes.

Vale ressaltar que essa unidade funciona de forma integrada junto ao HRU como um único corpo fun-cional que se completam e comple-mentam, participando ativamente do programa contínuo de integra-ção e de rodízio de pessoal, com a participação essencial da psicóloga

Marilia Carneiro, além de nossos coordenadores e enfermeiras. A organização administrativa é pluralista e participativa e as deci-sões passam por discusdeci-sões com os membros da administração: Dr. Artur Guimarães (dir. administrati-vo), Dr. Elson Arruda Linhares (dir. clínico) e Dr. Jose de Araujo Cruz (dir. técnico). O conselho consulti-vo é o principal órgão na hierarquia das unidades hospitalares compos-to por 07 membros: o presidente da Unimed (Dr. Carlos Arcanjo), os 03 diretores dos hospitais, além de mais outros 03 membros coopera-dos (Dr. José Ricardo, Dr. Severino Jose e Dr. Vicente Carvalho), esse instrumento organizacional permi-te maior participação das decisões sobre os hospitais da cooperativa, sendo fundamental para diversifi-car as opiniões e gerar resultados.

[•] Dr. Artur Guimarães

Diretor Administrativo do HRU, Doutor em Cirurgia e professor FAMED/UFC Campus Sobral [+] artur.guimaraesf@gmail.com

AUTOR

(11)

UNIMED SOBRAL 30 ANOS

HOSPITAL SELO VERDE

UNIMED EM TIANGUÁ

SERVIÇO HOSPITALAR

A

s questões ambientais

vêm, nas últimas décadas, despertando a atenção de diversos setores da sociedade. Ela torna-se imprescindível não só como uma iniciativa de zelo e proteção ao ambiente em gran-de número gran-de atividagran-des que o homem hoje desenvolve como passa a se constituir também em oportunidade de mercado cada vez mais valorizada e, sobretudo, um exemplo a ser seguido pelas futuras gerações.

A atividade hospitalar não pode-ria ficar de fora dessa tendência global. A atividade médica em cuidar da vida dos nossos seme-lhantes, a mim, parece estar ver-dadeiramente entrelaçada com o cuidar da saúde do ambiente em que vivemos. Para estimular e desenvolver essa prática nas ins-tituições de saúde, foi instituída a certificação do Selo Verde. A conquista do selo significa que o ambiente certificado está dentro dos critérios que norteiam a sus-tentabilidade: socialmente justo, economicamente viável e, sobre-tudo, ambientalmente correto. A Unimed Sobral em parceria com a Unimed do Ceará tendo a frente o Dr. Carlos Arcanjo e o Dr. Dari-val Bringel, inspirados pelos ares e a brisa que emana sobre os cumes da chapada da Ibiapaba e dotados de senso de preservação e amor ao ambiente, projetaram oportuna-mente o primeiro Hospital Verde do estado. A ideia pode, em uma

primeira impressão, parecer maior que a imensidão da chapada que se espraia como uma imensidão verde sem fim, entretanto na co-nhecida capacidade de realização de ambos e a medida que os fatos caminham, temos mais convicção que logo ela se fará realidade. Nada mais adequado que num ambiente em que se respira o perfume de flores silvestres e se testemunha o canto de pássaros em harmo-nia com outros sons da natureza que se implante um hospital que respeite o ambiente e o homem conviva em sintonia com a flora e a fauna.

Convido a todos que fazem a Uni-med a embarcar nesta carruagem rumo ao destino bem próximo. Ele não é somente um sonho. Ele não se encontra longe, imper-ceptível, somente na cabeça e no desejo dos idealizadores. Quem quiser testemunhar, basta cami-nhar pela BR 222, subir a Serra da Ibiapaba e parar na cidade de Tianguá. Lá se encontra o terre-no. Fica bem à margem direita da BR 222 em uma área de 9.000 m² que pertence a Unimed. Fica no centro de um loteamento que se propõe a existir como área de convívio de pessoas que comun-gam dos princípios de preserva-ção ambiental.

O que a natureza exige que se faça nesse hospital e para que possa ter a certificação são ações que pode-riam e devepode-riam existir em todos, como: instalação de equipamentos

de controle da poluição como cha-minés e redes de esgotos, prevenção de poluição (envolvendo seleção de matérias-primas, desenvolvimen-to de novos processos e produdesenvolvimen-tos), reaproveitamento de energia, reci-clagem e tratamento dos resíduos, entre tantas outras ações.

Temos certeza que, em pouco tem-po, teremos esse roteiro não como um destino curioso a ser visitado ou um projeto visionário de men-tes ávidas por progresso e dotadas de visão de futuro, mas como uma realidade que servirá de exemplo para as gerações que virão. Servi-rá a todos e todos agradecerão: os usuários, os servidores, inclusive os pássaros que poderão cantar alegremente nas copas frondosas das árvores, e que o canto não seja de melancolia, mas de celebração de uma parceria em que todos saem ganhando.

[•] Dr. Artur Guimarães

Diretor Administrativo do HRU, Doutor em Cirurgia e professor FAMED/UFC Campus Sobral [+] artur.guimaraesf@gmail.com

(12)

UNIMED SOBRAL 30 ANOS

MEDALHA MÉRITO

DO COOPERATIVISMO

MÉRITO DO COOPERATIVISMO

Q

uando a Unimed de Sobral

nasceu, alguns de nós tí-nhamos apenas 30 anos. O Vicente Carvalho e o João Pompeu, atualmente conselheiros da nossa administração, são cooperados fun-dadores da empresa. Juntos aos ou-tros 18 primeiros cooperados, eles acolheram com esperança e acredita-ram na ideia inovadora que o Dr. Da-rival Bringel de Olinda nos apresen-tava. Ali nascia um relacionamento de respeito, confi ança e admiração que passamos a cultivar pela aque-la pessoa; pelo que certamente iria representar para o cooperativismo médico em Sobral. Os documentos consultados retrospectivamente confi rmam que os “balzaquianos” Carvalho e Pompeu não se engana-ram na sua avaliação de então. Passados alguns anos, a ideia e os ideais do cooperativismo médico no sertão norte do Ceará já não ca-biam numa única empresa, porque nossa singular crescia a olhos vistos. E a quem nos ocorreu pedir ajuda e “luz”? Ao Dr. Darival, que de imedia-to criou para nós uma singular da empresa/braço fi nanceiro do coope-rativismo médico: a Unicred Sobral. Enquanto nós crescíamos e nos desen-volvíamos regionalmente por méritos próprios, sim, mas sem prescindir das orientações sempre pertinentes do Dr. Darival, seu nome, muito justamente, passava a ser reconhecido além-fron-teiras do Ceará; pelos seus méritos e feitos como administrador à frente da Unimed Fortaleza e logo depois como presidente da Fed. das Unimeds do Ceará, munido de visão holística

so-bre as perspectivas do futuro para as atividades profi ssionais médicas que o elevaram ao panteão dos grandes nomes do cooperativismo médico na-cional, além do respeito das entidades representativas da nossa classe: AMB - CFM - FENAM.

O Dr. Darival “credenciou” o coopera-tivismo médico a tal nível que, desde então, o sistema Unimed é conside-rado mais uma entidade de defesa da classe, com poder de voz e opinião sobre os seus melhores destinos. Não sabemos se o Dr. Edmundo Cas-tilho conheceu ou conviveu com dis-cípulo tão competente; mas temos a impressão que ele concordaria, sem ciúmes, que a criatura se tornou maior (e melhor) que o criador. Ao pesquisar a nossa história de 30 anos, plena de sucessos, constatamos que existe uma constante que faz a diferença a nosso favor. O Dr. Dari-val sempre foi presença inspiradora, efetiva e colaboradora em todos os sentidos. Na nossa festa de debutan-te, por exemplo, 15 anos atrás, fomos

presenteados por ele com a nossa primeira unidade hospitalar. Agora já são duas, e logo, logo seremos três, quando inaugurarmos o hospital Selo Verde Unimed em Tianguá. Então, quando começamos a pro-gramar a nossa festa de 30 anos; no momento em que estamos pujantes de amplas conquistas profi ssionais, sucesso fi nanceiro, reconhecimento social, independência, como toda bal-zaquiana que se preza, procuramos, “batemos cabeça”, ouvimos e discu-timos muito, buscando encontrar uma fórmula, uma simbologia para a nossa história de sucesso; e que ao mesmo tempo representasse, porque não poderíamos olvidar - as balza-quianas nunca olvidam - o reconheci-mento aos nossos benfeitores. E nos deparamos fi nalmente, de novo, com a constante na nossa equação de vi-tórias: o seu nome e a sua história no Cooperativismo Médico Brasileiro. Por isso tudo e muito mais, o Con-selho de Administração da Unimed Sobral se reuniu extraordinaria-mente na noite do dia 03/11/14, e, por unanimidade, decidiu e redi-giu a seguinte resolução:

Arguindo o parágrafo único do arti-go 37º (Capítulo V – Seção IV) do seu estatuto, resolve:

I. Instituir a medalha Mérito do Co-operativismo Dr. Darival Bringel de Olinda

II. Criar regulamento e critérios para sua concessão.

[•] Dr. Francisco José Fontenele de Azevedo, CRE-MEC Nº 2659, RQE Nº 356 | médico cooperado e Ass. Especial do Cons. de Adm. Unimed Sobral [+] azevedo.78@hotmail.com

AUTOR

HOMENAGEADO Dr. Luiz D’Ascenção Moraes de Aquino Jr

30Anos

HOMENAGEM ESPECIAL

Dr. Darival Bringel de Olinda

Sobral

30Anos

(13)

UNIMED SOBRAL 30 ANOS

PATRONO DO

COOPERATIVISMO MÉDICO

MÉRITO DO COOPERATIVISMO

D

arival Bringel de Olinda,

nascido em Saboeiro-CE, região dos Inhamuns, for-mado pela Universidade Federal do Ceará (turma de 1972), Pós-Graduado em Gestão de Coope-rativismo de Crédito, sendo um grande nome na história do co-operativismo médico brasileiro. Atualmente exerce os cargos de presidente da Federação das Uni-meds do estado do Ceará (Uni-med Ceará), Diretor de Mercado e Marketing da Confederação das Unimeds do Norte/Nordeste, Conselheiro da Unicred Central Norte/Nordeste e Segundo Vice -Presidente da OCB-CE.

Em sua longa e honrada trajetória, o Dr. Darival ocupou importantes cargos no Sistema Unimed, como Diretor Comercial Financeiro da Federação das Unimeds dos es-tados do Norte e Nordeste, Su-perintendente da Federação das Unimeds do estado do Ceará, Co-ordenador do Serviço de Pneumo-logia Sanitária do estado do Ceará e Membro do Conselho Fiscal da Unimed do Brasil – Confederação Nacional das Cooperativas Médi-cas, entre outras funções de desta-que em sua carreira salutar.

Entre as grandes realizações do renomado médico, podemos des-tacar: Construção do Edifício Sede da Unimed Fortaleza, Construção do Hospital Regional Unimed em Fortaleza, Co-fundador da Unimed Ceará – Federação das Unimeds do estado do Ceará, Implantação de TI

[•] Josemar ARGOLLO de Menezes

Membro Honorário da SOBRAMES/CE, Publici-tário e Diretor-Executivo do Jornal do Médico [+] atendimento@jornaldomedico.com.br

AUTOR

Dr. Darival Bringel de Olinda, presidente Unimed Ceará

em todas as Unimeds do estado do Ceará e a Consolidação da marca Unimed no estado do Ceará. A representação que o estimado médico possui junto ao Sistema Unimed é digno de respeito junto das entidades representativas da classe médica como a AMB - CFM - FENAM. O Dr. Darival Bringel com sua visão holística sobre as perspectivas do futuro para as atividades profissionais médi-cas elevaram-no ao panteão dos grandes nomes do cooperativis-mo médico nacional que “creden-ciou” o cooperativismo médico a tal nível que, desde então, o siste-ma UNIMED é considerado siste-mais uma entidade de defesa da classe, com poder de voz e opinião sobre os seus melhores destinos. Na cidade de Sobral-CE, o Dr. Da-rival Bringel de Olinda tem uma grande história de contribuições para o desenvolvimento do coope-rativismo médico daquela região, que se iniciou há trinta anos, onde estimulou um grupo de médicos em fundar a Unimed Sobral. Du-rante esse período, o então pa-trono do cooperativismo contri-buiu de forma substancial para o crescimento daquela cooperativa participando de importantes mo-mentos como a criação de uma singular da empresa/braço finan-ceiro do cooperativismo médico; a UNICRED Sobral; a articulação da primeira unidade hospitalar da co-operativa com o Hospital Regional Unimed Sobral e acima de tudo na

sua presença inspiradora, efetiva e colaboradora em todos os senti-dos junto à cooperativa.

Por isso tudo e muito mais, o patrono do cooperativismo mo-tivou o Conselho de Administra-ção da Unimed Sobral a se reunir extraordinariamente na noite do dia 03 de novembro de 2014, que POR UNANIMIDADE decidiu instituir a medalha Mérito do Co-operativismo Dr. Darival Bringel de Olinda para homenagear as grandes personalidades que con-tribuíram para o crescimento da cooperativa, em que o nome do patrono do cooperativismo figura na lista das personalidades a se-rem homenageadas na festa dos trinta anos da Unimed Sobral.

(14)

UNIMED SOBRAL 30 ANOS

VOCAÇÃO

MÉRITO DO COOPERATIVISMO

U

m líder influencia

natu-ralmente as pessoas com suas palavras, ações e convicções. Numa organização ou empresa, ele é a referência e sua opinião é a mais valorizada, independentemente da posição hierárquica que ocupe. Por isso, mesmo sem o chefe, é capaz de interferir na atuação de um gru-po em busca dos seus resultados. Essa autoridade, no entanto não surge do nada em um líder; é que ele consegue que seus “liderados” pensem como ele e doem o melhor de si na luta pelos objetivos do co-letivo. Além disso, o líder – e, por extensão, seus liderados – sempre estão olhando à frente para o fu-turo. E esse olhar persegue tanto o seu crescimento pessoal quanto o do coletivo e consequentemen-te o da sua organização.

Para quem se encantou com os con-ceitos acima e ousou sonhar em ser um (líder) vale lembrar: um líder não está e não se faz; um líder é, naturalmente, simples assim! Em outubro de 1984, com os primeiros 19 cooperados funda-dores da UNIMED de Sobral, ele-gemos o 20º entre nós, Dr. Luiz D’Assenção Morais de Aquino Jr., nosso primeiro presidente, conhecíamos dele somente sua vocação médica e sua competên-cia ética como gineco-obstétra de alto conceito social e de classe. Os 30 anos de sucesso da nossa em-presa, conquistados passo a pas-so, ano após ano, comprovam que tivemos inspiração Divina para

escolher nosso primeiro líder. Durante as 3 gestões do conse-lho de administração da UNI-MED Sobral sob sua presidência e já no início da primeira delas, constatamos o “surgir” de um líder nato, esculpido, portanto, para comandar. Então não tinha como não dar certo para a nos-sa emprenos-sa; se um líder, mesmo sem posição hierárquica supe-rior, tem o poder que tem, pela sua autoridade moral nata, o que dizer quando ele é o chefe da or-ganização. Foi o casamento per-feito que realizamos em benefí-cio da família Unimed de Sobral. A primeira sede, acanhada, com muito poucos colaboradores, mas todos com muitas qualidades e com espírito cooperativo; a criação da UNICRED de Sobral, de quem ele foi inspirador, incentivador e presidente; a luta insana, porque éramos financeiramente limita-dos para concretizar o sonho do nosso (primeiro) hospital próprio. Sua visão de futuro, perseguindo o crescimento qualitativo e quan-titativo (em número de usuários) idealizou a descentralização dos nossos serviços, oferecendo-os aos outros centros urbanos regionais, e criou produtos diferenciados - pla-no-empresa e co-participação - para alcançar fidelizar mais clientes. E mais, muito mais, intra e extramu-ros, o Dr. Aquino Jr. realizou em defesa e em benefício da UNIMED de Sobral. O respeito às suas ideias e ações e a sua influência junto às instâncias superiores do sistema cooperativo foram a contribuição

definitiva para consolidação da nossa empresa como referência de bons serviços de saúde privada. Já sabemos: um líder é influente e importante independentemente de qual posição hierárquica exerça. Para a UNIMED de Sobral, não foi menos importante a influência do Aquino Jr., mesmo nos mandatos administrativos que lhe sucede-ram. Ele continua sendo, pelas suas ideias inovadoras aliadas à experiência adquirida como gestor cooperativo, um diferencial a fa-vor da continuada experiência de crescimento e desenvolvimento da UNIMED de Sobral.

Muito justificadamente, portanto, na análise de Conselho de Admi-nistração da UNIMED de Sobral – em que todos os cooperados con-cordaram – o Dr. Luiz D’Assenção Morais de Aquino Jr. é merecedor da Medalha do Mérito Cooperati-vo Dr. Darival Bringel de Olinda.

Dr. Aquino Jr., ex-presidente Unimed Sobral

[•] Dr. Francisco José Fontenele de Azevedo, CRE-MEC Nº 2659, RQE Nº 356 | médico cooperado e Ass. Especial do Cons. de Adm. Unimed Sobral [+] azevedo.78@hotmail.com

(15)

UNIMED SOBRAL 30 ANOS

NOBREZA DE

COOPERATIVISMO

MÉDICO

MÉRITO DO COOPERATIVISMO

A

nobreza verdadeira vem

do berço, do núcleo fami-liar. E o filho mais novo da dona Maria Júlia Neves e do senhor Ricardo Neves Filho cer-tamente recebeu, lá na cidade do Marco, as noções de dignidade, correção e respeito, ou seja, o fermento necessário para se for-jar um homem nobre. O menino Antônio aprendeu e incorporou tudo isso à sua personalidade. O inquieto Antônio logo cedo quis alargar seus horizontes, e seu querido Marco foi ficando. Aos 9 anos, veio morar em So-bral, onde iniciou seus estudos, em 1941. Em 1950, logo após o ginasial – hoje ensino funda-mental II - o Antônio partiu para Fortaleza; afinal, seus horizon-tes ainda não tinham sido alcan-çados. Ali ele concluiu o curso científico – atual ensino médio - no ano de 1953.

Em seguida, guiado pelos desíg-nios de Deus, o jovem Antônio decidiu cursar medicina em Re-cife-PE, concluindo o curso em 1960. Foi lá também que conhe-ceu a jovem Maria da Concei-ção Pereira da Cunha, por quem se encantou e se casou. Logo depois, fixaram residência em Sobral, onde o Dr. Antônio de Pádua Neves iniciou suas ativi-dades.

Dr. Neves, ex-presidente Unimed Sobral

[•] Dr. Francisco José Fontenele de Azevedo, CRE-MEC Nº 2659, RQE Nº 356 | médico cooperado e Ass. Especial do Cons. de Adm. Unimed Sobral [+] azevedo.78@hotmail.com

AUTOR

Naquela época, não havia ainda o ensino regular acadêmico das especialidades médicas no Cea-rá, mas, na prática, mesmo em Sobral, na Santa Casa de Miseri-córdia, o cirurgião Antônio Gua-rany Mont’Alverne já realizava com acurácia cirurgias de grande complexidade. O Dr. Neves foi acolhido pelo Dr. Guarany e pelo Dr. Grijalba José Mendes Car-neiro, e, em perfeita sintonia de ideias, ele construiu e consolidou o conceito de cirurgião geral de escola, sendo reconhecido ainda hoje.

Assim como seus pais, o Dr. An-tônio teve, com a Dona Maria, cinco filhos: Antônio de Pádua Neves Jr., advogado e empresá-rio; Eduardo Henrique Cunha Neves, economista e administra-dor de empresas; Paulo Roberto Cunha Neves, empresário; e o José Ricardo Cunha Neves, mé-dico; eles têm honrado o nome de seu criador. Em particular o Zé Ricardo, por ser médico e ci-rurgião, exemplo de referência na medicina cearense.

Chefe Neves, o senhor que diri-giu com dignidade e sabedoria tantos serviços de saúde: a de-legacia regional da SESAU-CE, o posto do INAMPS e o antigo SAMDU; a Santa Casa como dire-tor clínico e a UVA como docente de saúde pública. E outros

equi-pamentos de saúde, enfermarias especializadas, campanhas de vacinação, culminando com seu triplo mandato como presidente da UNIMED-Sobral, da qual foi um dos fundadores há 30 anos. O senhor, Dr. Antônio de Pádua Neves, nos enche de orgulho e vaidade pelo privilégio da sua convivência, além da sua atuação de qualidade na nossa cooperati-va. E mais importante: pelo seu exemplo de cidadania, nobreza e honradez; por seu comporta-mento profissional, fonte per-manente de inspiração e dignida-de para todos, representa muito pouco o que podemos lhe dizer nessas linhas, mas saiba que é de coração: muito obrigado, meu querido, por tudo de bom que o senhor representa!

(16)

UNIMED SOBRAL 30 ANOS

MÉRITO DO COOPERATIVISMO

SACERDÓCIO

Honra ao médico por

cau-sa da necessidade, porque o Altíssimo foi quem o criou, porque toda a medicina vem de Deus, e ela receberá do rei do-nativos... o conhecimento dos homens pertence a virtude da-queles, e o Altíssimo deu, aos mencionados homens, ciência, para ser por eles honrado nas suas maravilhas. ( Eclesiático 38) “”Eu juro, por Apolo médico, por Esculápio, Hígia e Panacea, ... a promessa que se segue: ... ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem ne-cessidade de aprendê-la, ...Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendi-mento, nunca para causar dano ou mal a alguém... Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.” (Hipócrates de Cos) A Medicina é uma profissão a ser-viço da saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor da sua capacidade; e será exercida sem dis-criminação de nenhuma natureza... A medicina não pode, pela natureza personalíssima da atuação profissio-nal, em nenhuma circunstância ou forma, ser exercida como comércio. (Código de Ética Médica)

Deus todo poderoso nos presen-teou com o livre arbítrio, portan-to Ele nunca interfere nas nossas decisões nem as julga, nos “casti-gando” quando erramos ou nos

“premia” quando realizamos a sua vontade. Mas quem conhece o Dr. Francisco José Mont’Alverne Silva, sua personalidade, seu caráter, sua formação religiosa, sua genealogia e a sua história de vida profissional já completando 36 anos ousa julgá -lo; e interpretá-lo como uma rara (cada vez mais rara) combinação da arte (divina) com o comportamen-to científico subordinado à moral e à ética (mundanas), sem descuidar do conhecimento científico e tec-nológico; combinação idealizada por quem quer , de verdade, exercer o sacerdócio da Medicina.

E o (sacerdócio) do Dr. Mont’Al-verne ao longo desses 36 anos tem sido o mais puro e verdadeiro, quase transcendente, porque ele se coloca diuturnamente apenas como ins-trumento da vontade de Deus (é só isso mesmo que todos os médicos somos) em benefício da saúde de seus filhos. No serviço público, na clínica privada e particularmente na Santa Casa de Misericórdia de So-bral ele tem seguido fielmente todos os princípios evocados por Hipó-crates, o legislador do nosso código de ética original, de que apenas “co-piamos” e atualizamos alguns itens, por exigência das transformações da sociedade e da prática médica. A importância do Dr. Mont’Alverne para a saúde de Sobral e da região nordeste do Ceará está estabelecida de há muito. Seu nome e suas realiza-ções; seus diagnósticos preciso e suas terapias salvadoras de vidas, aliados ao seu humanismo fraterno e cristão no trato com todos, indistintamente, já atravessaram nossas fronteiras. E

suas qualidades científicas, sua capa-cidade administrativa e seu senso de social frutificaram benefícios múlti-plos para todos. E como Diretor Clí-nico do Hospital de Ensino da Facul-dade de Medicina da UFC – a Santa Casa de Sobral, oportunizou a oferta desses benefícios para além dos mu-ros da instituição; para o bem estar da sociedade em geral.

Felizmente, para a família Unimed Sobral, o Dr. Mont’Alverne faz parte dela. E assim como ele tem empresta-do naturalmente toempresta-dos os seus valo-res morais para as outras instituições, na mesma medida ele tem contribu-ído para o engrandecimento do con-ceito de cooperativismo de trabalho médico de qualidade oferecido aos nossos quase 20 mil usuários.

Precisa escrever mais alguma coisa sobre o Dr. Francisco José Mont’Alverne Silva para explicar seus méritos e justificar a escolha dos seu nome para receber a Me-dalha Mérito do Cooperativismo Dr. Darival Bringel de Olinda?

[•] Dr. Francisco José Fontenele de Azevedo, CRE-MEC Nº 2659, RQE Nº 356 | médico cooperado e Ass. Especial do Cons. de Adm. Unimed Sobral [+] azevedo.78@hotmail.com

AUTOR

(17)

UNIMED SOBRAL 30 ANOS

MÉRITO DO COOPERATIVISMO

FÉ EM DEUS

E MUITO

TRABALHO

E

sta frase define bem Luiz

Aragão. Sabe do poder de Deus, mas sempre cons-truiu sua história.

Nascido em uma família de 5 filhos, em Tianguá, definitivamente é um sobrevivente. Com a perda do pai aos 7 de idade, tornou-se responsá-vel pela família e demonstrou sua garra nos primeiros empregos: foi engraxate, fabricou vela e mostrou-se um vendedor nato.

Aos 12 anos, foi a Fortaleza bus-cando “vencer na vida”. Trabalhou em uma mercearia, mas foi em um balcão de farmácia que ele se rea-lizou. Com seu entusiasmo e força de trabalho chegou a ser gerente da farmácia. Em 1968, junto à de-cisão de casar, retornou a Tianguá e abriu seu primeiro negócio: a Farmácia São Luiz. O espírito de liderança foi rapidamente apro-veitado e, em pouco tempo, a far-mácia se tornou a maior da região.

[•] Lyana Aragão, Mestrado Psicologia Clinica - PUC/SP, Neuropsicóloga - USP, Governança Corporativa

[+] lyana.aragao@hotmail.com

AUTORA

Luiz Aragão

Com o seu empreendedorismo logo, visualizou mais uma opor-tunidade de negócio: o balcão da farmácia cresceu e couberam motores agrícolas, fertilizantes e adubos químicos, sendo este seu segundo negócio, a Motofértil. Sempre acreditou que Deus é seu sócio e tal sociedade prosperou. Os negócios foram sendo diversifica-dos com óticas, metalúrgica, loca-doras de vídeo, construções e, por que não, pequenos loteamentos. Enquanto isso, sua história foi sendo construída e deixando marcas, seu entusiasmo pela vida, o apoio e cuidado constan-te com sua mãe. Hospitaleiro com grande senso de humor e de justiça sempre contou com bons amigos, fez parte da fundação do Lions Clube de Tianguá, foi presi-dente do CDL e diretor FCDL. Junto com sua esposa Anizete, Luiz Aragão descobriu que tão bom quanto trabalhar era usu-fruir da vida. Compartilhar os bons momentos com filhos sem-pre foi o seu maior prazer, tendo sempre Deus como a base e sus-tentáculo da família.

Sempre acreditou que o bom da vida deve ser partilhado. Generoso com irmãos, sobrinhos e amigos, nunca deixou ninguém em apuros. Em 2001, decidiu construir o abri-go Josefa Aragão que apoia alguns

idosos na cidade de Tianguá. A entrada dos filhos na empresa propiciou o fortalecimento do prin-cipal negócio: a construção de lote-amentos, que teve início de forma tímida nos anos 70 e hoje atua em 36 cidades do Ceará e Piauí, com 88 empreendimentos lançados e tendo como missão o desenvolvimento de bairros planejados. A Conviver Ur-banismo compartilha dos valores de seu fundador, desde o cuidado com os colaboradores até a doação de áreas para construção de hospitais e demais instituições que favorecem a população local durante esses 36 anos de atuação no mercado.

Para Luiz Aragão, o tempo não passa, sua alma de menino traves-so nunca foi definida com a idade, pois adora desafios e novidades. Apaixonado, defensor e guardião da família, festejar é sua atitude recorrente: brinda a tudo e a todos! Curioso, inquieto e otimista é as-sim que Luiz Aragão constrói sua bela jornada pela vida.

“SeMPRe

ACReDiToU qUe o

BoM DA ViDA DeVe

SeR PARTiLHADo.

geNeRoSo CoM

iRMãoS, SoBRiNHoS

e AMigoS, NUNCA

DeixoU NiNgUéM

eM APURoS.”

(18)

UNIMED SOBRAL 30 ANOS

MÉRITO DO COOPERATIVISMO

SOBRENOMES

N

ão há quem não queira

conhecer suas origens. As genealógicas já há muito tempo facilmente as des-cobrimos; basta pesquisar nos cartórios. E mais modernamente a ciência decifrou nosso código genético e nos ofereceu a prova definitiva da origem de tudo o que tem a ver como o nosso cor-po: o DNA.

E sobre o significado dos nos-sos nomes e sobrenomes, será que ninguém é curioso quanto a isso? Claro que sim! Há até quem acredite que eles interferem no nosso destino, como se fosse um carma. Será?

O dicionário brasileiro de sobre-nomes traz algumas explicações peculiares sobre a sua “origem”. Muitos deles são topônimos; ou-tros fazem referências às datas natalícias e outros mais são uma espécie de descrição das caracte-rísticas pessoais ou profissionais de alguém. O sobrenome Santos, por exemplo, assim era chama-do os que nasciam no dia 1º de novembro, consagrado a (todos) os santos. Recebiam o sobreno-me Costa os que nascessem nas cidades costeiras; Pereira a quem era das regiões férteis em perei-ras, árvores frutíferas. E final-mente Batista, sobrenome dos que realizavam batismos, como São João que realizou o de Nos-so Senhor Jesus Cristo nas águas do rio Jordão. Nada de cármico nessas explicações, é verdade... Mas o que dizer sobre a origem dos (sobre)nomes Rodrigues e

Silva?

Rodrigues vem de Rodrigo, que em espanhol é Rodrigues, deriva-do deriva-do Hrud-rich germânico que significa cheio de glória. E Silva, do latim arcaico, que é selva, floresta; os Silvas tradicionais da Europa têm a figura de um leão no seu brasão de família. Nesses casos, talvez exista algum peso cármico, porque conheço um Rodrigues da Silva (sempre) cheio de glória, por méritos, caráter, honradez e fibra; e muito corajoso e ousado tam-bém, porque inteligente, no en-fretamento dos desafios impostos pelas selvas urbanas hodiernas. Há 30 anos, o destino conspirou a favor do futuro promissor que a UNIMED de Sobral teria. O Dr. Aquino Jr., co-fundador da empresa e seu primeiro presi-dente, atendendo um pedido de uma amiga, chamou o seu filho João Batista Rodrigues da Silva para gerenciar a nossa singular. Ele foi o nosso primeiro colabo-rador e, de imediato, pelos seus talentos, pela sua responsabili-dade profissional, pela sua sede de aprender, de crescer e fazer crescer, ele se tornou um aliado de fato do projeto UNIMED, um membro da família.

Por mais de quinze anos, o João esteve visceralmente ligado à UNI-MED de Sobral, como seu mais bri-lhante colaborador. E a empresa se tornou a referência absoluta nas suas atividades, no seu dia a dia, no seu contexto social de amiza-des, e até mesmo nas suas relações

sentimentais. Podemos afirmar que o João viveu uma apaixonante história de amor filial com a UNI-MED de Sobral. Ele é uma de nos-sas crias mais legítimas.

Passados 15 anos desde que o João foi emprestar seus méri-tos a outras instituições caren-tes de recursos humanos com as suas qualidades, ainda hoje quando alguém quer saber sobre ele, onde ele está morando, com quem casou e se tem filhos, etc. pergunta pelo João da UNIMED. Virou sobrenome, tão forte foi o vínculo criado por ele com a nos-sa emprenos-sa. E certamente cor-respondido por ela, pelos seus dirigentes e por todos nós coo-perados e colaboradores.

Em muito boa hora, portanto, e por sobradas razões, o Conselho de Ad-ministração da UNIMED de Sobral confere a Medalha Mérito do Coo-perativismo Dr. Darival Bringel de Olinda a ele, João (Batista Rodri-gues da Silva) da UNIMED.

[•] Dr. Francisco José Fontenele de Azevedo, CRE-MEC Nº 2659, RQE Nº 356 | médico cooperado e Ass. Especial do Cons. de Adm. Unimed Sobral [+] azevedo.78@hotmail.com

AUTOR

(19)
(20)

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Como já afirmei, esta pesquisa tentou compreender o olhar das crianças negras sobre sua realidade e suas relações no ambiente escolar. Através deste olhar, na simplicidade das vozes