• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ACARAÚ - CE. 24 de abril de MOTORISTA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS EFETIVOS DO PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ACARAÚ - CE. 24 de abril de MOTORISTA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ACARAÚ - CE

1002 - MOTORISTA

NÚMERO DE INSCRIÇÃO NOME DO CANDIDATO

ASSINATURA DO CANDIDATO

INSTRUÇÕES AO CANDIDATO 01. Você recebeu do fiscal o seguinte material:

a) Este caderno com o enunciado das questões da prova, sem repetição ou falha;

b) O cartão de respostas destinado às respostas das questões objetivas formuladas na prova.

02. Verifique se este material está em ordem, preencha os espaços destinados ao seu nome, número de inscrição e cargo e assine no local especificado.

03. No cartão respostas, a marcação das letras correspondentes às respostas certas deve ser feita com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.

04. Tenha muito cuidado com o cartão de respostas, pois o mesmo não poderá ser substituído.

05. Para cada uma das questões objetivas, são apresentadas 4 (quatro) alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C) e (D). Somente uma corresponde adequadamente ao quesito proposto. Você só deve assinalar uma resposta. A marcação de mais de uma alternativa anula a questão. Mesmo que uma das respostas esteja correta.

06. Será eliminado do Concurso Público o candidato que:

a) Não apresentar o documento de identidade exigido pelo Regulamento;

b) Ausentar-se da sala de provas antes do tempo mínimo de 60 (sessenta) minutos; c) Ausentar-se da sala de provas, no tempo permitido, sem o acompanhamento do fiscal;

d) For surpreendido em comunicação com outro candidato ou terceiros, verbalmente, por escrito ou por qualquer outro meio de comunicação, sobre a prova que estiver sendo realizada, ou utilizando-se de máquinas calculadoras e/ou similares, livros, anotações, réguas de cálculo, impressos ou qualquer outro material de consulta, inclusive códigos e/ou legislação;

e) Durante a realização das provas, for surpreendido portando aparelhos eletrônicos, tais como bip, telefone celular, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador, máquina de calcular, máquina fotográfica, controle de alarme de carro, pendrive, tablet, smartphone, mp3 player e similares, bem como relógio de qualquer espécie, óculos escuros ou quaisquer acessórios de chapelaria, tais como chapéu, boné, gorro, etc. e, ainda, lápis, lapiseira/grafite e/ou borracha, recipiente ou embalagem, tais como garrafas de água, suco, refrigerante e embalagens de alimentos (biscoitos, barras de cereais, chocolates) que não sejam fabricadas em material transparente ou que estejam com o rótulo;

f) Estiver portando, durante as provas, qualquer tipo de equipamento eletrônico de comunicação (ver item e) ou manter o equipamento ligado, mesmo que este esteja acomodado conforme previsto no Regulamento (7.4.2 Os pertences pessoais dos

candidatos serão acomodados em local a ser indicado pelos fiscais, onde deverão ficar durante todo o período de permanência dos candidatos no local de prova);

g) Lançar mão de meios ilícitos para executar as provas;

h) Não devolver o Cartão de Respostas e o Caderno de Questões;

i) Fizer anotação de informações relativas às suas respostas em qualquer outro meio que não o fornecido pelo PRÓ-MUNICÍPIO; j) For flagrado descumprindo, durante a realização das provas, o disposto no Capítulo VII do Regulamento;

k) Perturbar, de qualquer modo, a ordem dos trabalhos ou agir com descortesia para com qualquer dos examinadores, executores, fiscais e seus auxiliares ou autoridades presentes nos locais de provas;

l) Recusar-se a ser submetido ao detector de metal.

07. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu cartão de respostas. Os rascunhos e as marcações assinaladas no caderno de questões não serão levados em conta.

08. Ao terminar, entregue ao fiscal o caderno de questões e a folha de respostas e assine a folha de presença. 09. O tempo disponível para esta prova de questões objetivas é de 4 (quatro) horas.

10. Não esquecer de assinar o caderno de questões.

PREENCHA COM AS SUAS MARCAÇÕES ABAIXO E DESTAQUE NA LINHA PONTILHADA ACIMA

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

(2)
(3)

PORTUGUÊS

Leia o texto para responder as questões de 01 a 05:

“Cobrança”

Moacyr Scliar

Ela abriu a janela e ali estava ele, diante da casa, caminhando de um lado para outro. Carregava um cartaz, cujos dizeres atraíam a atenção dos passantes: "Aqui mora uma devedora inadimplente".

― Você não pode fazer isso comigo ― protestou ela.

― Claro que posso ― replicou ele. ― Você comprou, não pagou. Você é uma devedora inadimplente. E eu sou cobrador. Por diversas vezes tentei lhe cobrar, você não pagou.

― Não paguei porque não tenho dinheiro. Esta crise...

― Já sei ― ironizou ele. ― Você vai me dizer que por causa daquele ataque lá em Nova York seus negócios ficaram prejudicados. Problema seu, ouviu? Problema seu. Meu problema é lhe cobrar. E é o que estou fazendo.

― Mas você podia fazer isso de uma forma mais discreta...

― Negativo. Já usei todas as formas discretas que podia. Falei com você, expliquei, avisei. Nada. Você fazia de conta que nada tinha a ver com o assunto. Minha paciência foi se esgotando, até que não me restou outro recurso: vou ficar aqui, carregando este cartaz, até você saldar sua dívida.

Neste momento começou a chuviscar.

― Você vai se molhar ― advertiu ela. ― Vai acabar ficando doente. Ele riu, amargo: ― E daí? Se você está preocupada com minha saúde, pague o que deve.

― Posso lhe dar um guarda-chuva...

― Não quero. Tenho de carregar o cartaz, não um guarda-chuva. Ela agora estava irritada: ― Acabe com isso, Aristides, e venha para dentro. Afinal, você é meu marido, você mora aqui.

― Sou seu marido ― retrucou ele ― e você é minha mulher, mas eu sou cobrador profissional e você é devedora. Eu avisei: não compre essa geladeira, eu não ganho o suficiente para pagar as prestações. Mas não, você não me ouviu. E agora o pessoal lá da empresa de cobrança quer o dinheiro. O que quer você que eu faça? Que perca meu emprego? De jeito nenhum. Vou ficar aqui até você cumprir sua obrigação.

Chovia mais forte, agora. Borrada, a inscrição tornara-se ilegível. A ele, isso pouco importava: continuava andando de um lado para outro, diante da casa, carregando o seu cartaz.

O imaginário cotidiano. São Paulo: Global, 2001

QUESTÃO 01

O acontecimento surpreendente do texto consiste no fato de:

A) O homem cobrar a dívida através de um cartaz; B) O fato de o cobrador ser marido da devedora e cumprir

a ordem de cobrá-la, valendo-se do mais absurdo recurso;

C) Mesmo chovendo o cobrador não desistiu da cobrança; D) O que estava escrito no cartaz carregado pelo cobrador. QUESTÃO 02

Quanto à tipologia e o gênero textual, o texto pode ser classificado em: A) Narrativo: Crônica; B) Narrativo: Conto; C) Descritivo: Conto; D) Dissertativo: Crônica. QUESTÃO 03

Analise as afirmativas sobre os aspectos linguísticos do texto:

I. A palavra ilegível é formada por derivação prefixal e sufixal;

II. As palavras “inadimplente” e “discretas” possuem dígrafos;

III. As palavras “inscrição” e “outro” possuem encontro consonantal;

IV. “Mas você podia fazer isso de uma forma mais discreta...” o elemento coesivo destacado pode ser substituído por porém sem prejudicar a coerência do texto.

Assinale a alternativa correta:

A) São corretas apenas as afirmativas I e II; B) São corretas apenas as afirmativas II e III; C) São corretas apenas as afirmativas I, III e IV; D) São corretas apenas as afirmativas III e IV.

(4)

1002 - MOTORISTA

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO ACARAÚ-CE

2 de 8

QUESTÃO 04

“Aqui mora uma devedora inadimplente”. O termo destacado na oração exerce função sintática de:

A) Objeto direto; B) Objeto indireto; C) Adjunto adnominal; D) Sujeito.

QUESTÃO 05

Assinale a opção em que a palavra destacada está classificada corretamente quanto à classe gramatical: A) “Se você está preocupada com minha saúde, pague o

que deve.” – conjunção adverbial condicional;

B) “eu não ganho o suficiente para pagar as prestações.” – adjetivo;

C) “Borrada, a inscrição tornara-se ilegível.” – verbo; D) “Já usei todas as formas discretas que podia” –

conjunção integrante;

O texto a seguir servirá de base para as questões 06 e 07:

A RAPOSA E O CORVO

O corvo conseguiu arranjar um pedaço de queijo em algum lugar. Saiu voando, com o queijo no bico, até pousar numa árvore.

Quando viu o queijo, a raposa resolveu se apoderar dele. Chegou ao pé da árvore e começou a bajular o corvo: — Ó senhor corvo! O senhor é certamente o mais belo dos animais! Se souber cantar tão bem quanto a sua plumagem linda, não haverá ave que possa se comparar ao senhor.

Acreditando nos elogios, o corvo pôs-se imediatamente a cantar para mostrar sua linda voz. Mas, ao abrir o bico, deixou cair o queijo.

Mais que depressa, a raposa abocanhou o queijo e foi embora.

QUESTÃO 06

A característica do Corvo que o fez ser enganado pela raposa foi: A) A esperteza; B) A sensatez; C) A malícia; D) A ingenuidade. QUESTÃO 07

“O corvo conseguiu arranjar um pedaço de queijo em algum lugar”. O período é formado por:

A) Uma oração absoluta; B) Frases nominais;

C) Uma oração principal e uma oração subordinada substantiva objetiva direta reduzida de infinitivo; D) Duas orações coordenadas.

QUESTÃO 08

Assinale a opção em que a frase está de acordo com a Norma Culta da Língua com relação à concordância, regência e crase:

A) Tive uma suspeita e preferi dizê-la a guardá-la; B) Vende-se dois apartamentos em ótima localização; C) Louvemos à Deus na alegria e no sofrimento; D) Foi destruído 20% das matas.

QUESTÃO 09

A tirinha servirá de base para a questão:

As vírgulas no segundo quadrinho foram usadas para: A) Isolar o vocativo;

B) Separar o aposto na frase;

C) Separar palavras de mesmo valor sintático; D) Separar termo explicativo.

QUESTÃO 10

Analise as afirmações, julgando-as em (C) certas ou (E) erradas:

( ) As palavras ideias, plebeias e mocreias deixaram de ser acentuadas no Novo Acordo Ortográfico;

( ) Conserto do verbo consertar e concerto musical são palavras parônimas;

( ) A sessão de cinema acabou e fui à seção de perfumaria da loja fazer a cessão de uma fragrância da qual não gostava. As palavras grifadas estão escritas de forma correta;

( ) As palavras litígio, espécie e série são acentuadas pelo mesmo motivo.

Marque a opção que contém a sequência correta: A) C, E, E, C;

B) C, E, C, C; C) E, C, E, C; D) C, E, C, E.

(5)

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

QUESTÃO 11

Se XXX é um número de 3 dígitos iguais, então ele é sempre divisível por: A) 41;

B) 31; C) 17; D) 37.

QUESTÃO 12

A quantia de R$ 1.280,00 foi dividida entre Pedro, Arnaldo e Luana. Sabe-se que a divisão foi feita em partes inversamente proporcionais aos números 5, 2 e 10 e que Luana ficou com a maior parte. Assim, sendo, é correto afirmar que Luana ganhou: A) 320,00; B) 800,00; C) 160,00; D) 960,00. QUESTÃO 13

A correta negações das proposições abaixo se enquadra no item: 1. p ∧ q 2. p ∨ q 3. p → q 4. ~p ( ) ~p ∨ ~q ( ) ~p ∧ ~q ( ) p ∧ ~q ( ) p A) 1, 2, 3, 4; B) 2, 1, 4, 3; C) 4, 3, 2, 1; D) 2, 1, 3, 4. QUESTÃO 14 O valor de 2001 + 2000 – 1999 + 1998 – 1997 + ... + 8 – 7 + 6 – 5 + 4 – 3 + 2 – 1 igual a: A) 3004; B) 3003; C) 3002; D) 3001. QUESTÃO 15

Herbert foi à padaria e comprou dois salgados por R$ 4,00 cada um e ainda lhe sobrou R$ 3,00. Se seu pai lhe der mais R$ 8,00 ele consegue comprar quatro salgados iguais e mais 3 copos de sucos. Qual o preço de cada copo de suco? A) R$ 4,00;

B) R$ 3,00; C) R$ 1,00; D) R$ 2,00.

(6)

1002 - MOTORISTA

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO ACARAÚ-CE

4 de 8

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

QUESTÃO 16

Acerca da legislação atual sobre o uso do extintor de incêndio, é CORRETO afirmar:

A) O uso do extintor de incêndio para automóveis, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada é obrigatório, não podendo nenhum veículo mencionado transitar sem o extintor instalado corretamente na parte dianteira do habitáculo do veículo, ao alcance do condutor;

B) É facultado aos fabricantes e importadores dos veículos disponibilizar local adequado para a instalação do suporte para o extintor de incêndio, na forma da legislação vigente;

C) É obrigatório o uso do extintor de incêndio para caminhão, caminhão-trator, micro-ônibus ônibus, veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos, gasosos e para todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros;

D) A resolução 556 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, tornou facultativo o uso dos extintores de incêndio para todos os automóveis e veículos automotores, inclusive caminhão-trator, micro-ônibus ônibus, veículos destinados ao transporte de produtos inflamáveis, líquidos, gasosos e para todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros.

QUESTÃO 17

Para a expedição do Certificado de Registro de Veículo o órgão executivo de trânsito consultará o cadastro do RENAVAM e exigirá do proprietário alguns documentos, tais como nota fiscal fornecida pelo fabricante ou revendedor, ou documento equivalente expedido por autoridade competente, documento fornecido pelo Ministério das Relações Exteriores, quando se tratar de veículo importado por membro de missões diplomáticas, de repartições consulares de carreira, de representações de organismos internacionais e de seus integrantes. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo, EXCETO:

A) Quando for transferida a propriedade do veículo; B) Se o proprietário mudar o Município de domicílio ou

residência;

C) Caso seja alterada qualquer característica do veículo; D) Será facultado a expedição se houver mudança de

categoria do motorista.

QUESTÃO 18

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, para a expedição do novo Certificado de Registro do Veículo, serão exigidos alguns documentos, dentre os documentos listados abaixo, são exigidos, EXCETO:

A) O Certificado de Registro anterior; B) Certificado de licenciamento Anual;

C) Certidão negativa de roubo ou furto de veículo, expedida no Município do registro anterior, que poderá ser substituída por informação do RENAVAM;

D) Comprovante de quitação de débitos relativos somente as multas.

QUESTÃO 19

Assinale a alternativa que indica uma infração de natureza grave:

A) Conduzir veículo sem acionar o limpador de para-brisa sob chuva;

B) Conduzir veículo com placa falsificada; C) Usar buzina em local e horário proibidos;

D) Conduzir veículo com lâmpadas do freio queimadas. QUESTÃO 20

O Órgão ou Entidade de trânsito ou rodoviário com circunscrição sobre a via poderá regulamentar, por meio de sinalização, velocidades superiores ou inferiores aos estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro. Sobre o tema Das Normas Gerais de Circulação e Conduta, é CORRETO afirmar:

A) É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros dianteiros, sendo facultativos o uso para os passageiros do banco traseiro, em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN;

B) A velocidade mínima não poderá ser inferior à metade da velocidade máxima estabelecida, respeitadas as condições operacionais de trânsito e da via;

C) As crianças com idade inferior a doze anos devem ser transportadas nos bancos traseiros, salvo exceções regulamentadas pelo CONTRAN;

D) As provas ou competições desportivas, inclusive seus ensaios, em via aberta à circulação, só poderão ser realizadas mediante prévia permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via e não dependerão de autorização expressa da respectiva confederação desportiva ou de entidades estaduais a ela filiadas.

(7)

QUESTÃO 21

Acerca da legislação da condução de veículos por motoristas profissionais, é CORRETO afirmar:

A) É permitido ao motorista profissional dirigir por mais de 5 (cinco) horas e meia ininterruptas, veículos de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de transporte rodoviário de cargas;

B) Ao condutor é facultado, dentro do período de 24 (vinte e quatro) horas, a observar o mínimo de 11 (onze) horas de descanso, que podem ser fracionadas, usufruídas no veículo e observadas no primeiro período 8 (oito) horas ininterruptas de descanso;

C) Entende-se como início de viagem a partida do veículo na ida ou no retorno, somente com carga, considerando-se como sua continuação as partidas nos dias subsequentes até o destino;

D) Serão observados 30 (trinta) minutos para descanso dentro de cada 6 (seis) horas na condução de veículo de transporte de carga, sendo facultado o seu fracionamento e o do tempo de direção desde que não ultrapassadas 5 (cinco) horas e meia contínuas no exercício da condução.

QUESTÃO 22

João está atrasado para o trabalho, mesmo assim, para não cometer uma infração, ele dirige seu veículo sempre na velocidade máxima permitida da via. Mais à frente está acontecendo uma passeata de uma escola e João não reduz a velocidade e continua trafegando na velocidade máxima permitida da via quando passa pela passeata. De acordo com as normas de trânsito, João cometeu uma infração de natureza: A) Gravíssima; B) Grave; C) Leve; D) Média. QUESTÃO 23

O Código de Trânsito Brasileiro – CTB classifica os veículos quanto à tração, espécie, de passageiros e de carga, categoria etc. Sobre o tema é CORRETO afirmar:

A) Quanto à tração é classificado em automotor e elétrico, somente;

B) Quanto à espécie, a classificação é somente de passageiros, como por exemplo as bicicletas, os ciclomotores, motocicleta, triciclo etc.;

C) Quanto à categoria é classificado em oficial, de representação diplomática, de repartições consulares de carreira ou organismos internacionais acreditados junto ao Governo brasileiro, particular, de aluguel e de aprendizagem;

D) Quanto aos veículos mistos, somente as camionetas.

QUESTÃO 24

O veículo só poderá transitar pela via quando atendidos os requisitos e condições de segurança estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro – CTB e em normas do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN. Sobre a segurança dos veículos no trânsito, estão corretas as afirmativas, EXCETO:

A) São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN: Cinto de segurança, conforme regulamentação específica do CONTRAN, com exceção dos veículos destinados ao transporte de passageiros em percursos em que seja permitido viajar em pé;

B) Para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo;

C) Encosto de cabeça, para todos os tipos de veículos automotores, segundo normas estabelecidas pelo CONTRAN;

D) O veículo poderá transitar com equipamento ou acessório proibido, desde que autorizado pelo órgão competente.

QUESTÃO 25

Acerca da segurança no trânsito, estão corretas as afirmativas, EXCETO:

A) O veículo que tiver alterada qualquer de suas características para competição ou finalidade análoga só poderá circular nas vias públicas com licença especial da autoridade de trânsito, em itinerário e horário fixados;

B) O transporte de carga em veículos destinados ao transporte de passageiros, pode ser realizado independentemente de normas estabelecidas pelo CONTRAN;

C) É vedado, nas áreas envidraçadas do veículo o uso de cortinas, persianas fechadas ou similares nos veículos em movimento, salvo nos que possuam espelhos retrovisores em ambos os lados;

D) Os veículos de aluguel, destinados ao transporte individual ou coletivo de passageiros, deverão satisfazer, além das exigências previstas no CTB, às condições técnicas e aos requisitos de segurança, higiene e conforto estabelecidos pelo poder competente para autorizar, permitir ou conceder a exploração dessa atividade.

(8)

1002 - MOTORISTA

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO ACARAÚ-CE

6 de 8

QUESTÃO 26

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é um exemplo de infração de natureza gravíssima:

A) Deixar de indicar com antecedência, mediante luz indicadora de direção do veículo, mudança de direção ou de faixa de circulação;

B) Não manter uma distância de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar uma bicicleta; C) Ultrapassar outro veículo pelo acostamento;

D) Deixar de parar o veículo no acostamento à direita para aguardar a oportunidade de entrar à esquerda.

QUESTÃO 27

O condutor que parar seu veículo afastado da guia da calçada (meio-fio) com uma distância superior a um metro, comete infração de natureza:

A) Média com pena de multa e remoção do veículo; B) Leve com pena de multa e remoção do veículo; C) Grave com pena de multa e remoção do veículo; D) Gravíssima com pena de multa e remoção do veículo. QUESTÃO 28

O condutor que transitar em faixa exclusiva de ônibus comete infração: A) Gravíssima; B) Leve; C) Grave; D) Média. QUESTÃO 29

Assinale a alternativa que expressa corretamente os requisitos que o candidato deve preencher para habilitar-se nas categorias “D” e “E”:

A) Ser maior de dezoito anos;

B) Estar habilitado no mínimo há três anos na categoria B, ou no mínimo há dois anos na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D;

C) Estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria E;

D) Não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses.

QUESTÃO 30

Todo veículo automotor, elétrico, articulado, reboque ou semirreboque, para transitar na via, deverá ser licenciado anualmente pelo órgão executivo de trânsito do Estado, ou do Distrito Federal, onde estiver registrado o veículo. Acerca do licenciamento, é CORRETO afirmar:

A) O disposto no enunciado da questão não se aplica a veículo de uso bélico;

B) O primeiro licenciamento será feito independentemente do registro;

C) O veículo será considerado licenciado estando quitados os débitos relativos a tributos, encargos e multas de trânsito e ambientais, vinculados ao veículo, independentemente da responsabilidade pelas infrações cometidas;

D) Todos os veículos, novos e usados estão sujeitos ao licenciamento e terão sua circulação regulada pelo CONTRAN.

QUESTÃO 31

Acerca da legislação sobre a habilitação para conduzir veículos automotores estão corretas as afirmativas, EXCETO:

A) A autorização para conduzir veículos de propulsão humana e de tração animal ficará a cargo dos Estados; B) A habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico será apurada por meio de exames que deverão ser realizados junto ao órgão ou entidade executivos do Estado ou do Distrito Federal, do domicílio ou residência do candidato, ou na sede estadual ou distrital do próprio órgão, devendo o condutor preencher os seguintes requisitos: ser penalmente imputável, saber ler e escrever e possuir Carteira de Identidade ou equivalente;

C) O reconhecimento de habilitação obtida em outro país está subordinado às condições estabelecidas em convenções e acordos internacionais, mas não às normas do CONTRAN;

D) O exame de aptidão física e mental será preliminar e renovável a cada três anos, ou anualmente para condutores com mais de sessenta e cinco anos de idade, no local de residência ou domicílio do examinado.

(9)

QUESTÃO 32

De acordo com o CTB, os candidatos poderão habilitar-se nas categorias de “A” a “E”, obedecida uma ordem de gradação. Assinale a alternativa CORRETA:

A) Categoria D - condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a oito lugares, excluído o do motorista;

B) Categoria D - condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a seis lugares, excluído o do motorista;

C) Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 4.000 kg (quatro mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 6 (seis) lugares;

D) Categoria E - condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semirreboque, trailer ou articulada tenha 4.000 kg (quatro mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares.

QUESTÃO 33

João bebeu dois copos de cerveja com amigos. Para não ser pego na Lei Seca, João entrega a direção de seu veículo para sua esposa Maria que possui carteira nacional de habilitação, mas está vencida a mais de trinta dias. De acordo com o CTB, quais as infrações cometidas por João e Maria:

A) João cometeu infração leve e Maria cometeu infração grave;

B) João cometeu infração grave e Maria cometeu infração gravíssima;

C) João cometeu infração gravíssima e Maria cometeu infração gravíssima;

D) João cometeu infração média e Maria cometeu infração média.

QUESTÃO 34

Sobre as infrações de trânsito, é CORRETO afirmar: A) Dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de

Habilitação ou Permissão para Dirigir a infração é grave com pena de multa (três vezes) e apreensão do veículo; B) Dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir a infração é gravíssima com pena de multa (três vezes) e apreensão do veículo;

C) Dirigir veículo com Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir cassada ou com suspensão do direito de dirigir, a infração é grave com pena de multa e apreensão do veículo;

D) Dirigir veículo com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de trinta dias, a infração é grave com pena de multa e apreensão do veículo.

QUESTÃO 35

Constitui infração de trânsito a inobservância de qualquer preceito do CTB, da legislação complementar ou das resoluções do CONTRAN, sendo o infrator sujeito às penalidades e medidas administrativas indicadas em cada artigo. É correto afirmar, EXCETO:

A) Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é infração grave com pena de multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses, bem como medida administrativa de recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo; B) Confiar ou entregar a direção de veículo a pessoa que,

mesmo habilitada, por seu estado físico ou psíquico, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança, a infração é grave com pena de multa;

C) Confiar ou entregar a direção de veículo a pessoa que, mesmo habilitada, por seu estado físico ou psíquico, não estiver em condições de dirigi-lo com segurança, a infração é gravíssima com pena de multa;

D) Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança, a infração é grave com pena de multa. QUESTÃO 36

Sobre os condutores que se envolvem em acidente de trânsito com vítima. Assinale a alternativa correta: A) Deixar o condutor, envolvido em acidente com vítima,

de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo, comete infração gravíssima com pena de multa (cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir;

B) Deixar o condutor envolvido em acidente com vítima de prestar ou providenciar socorro à vítima, podendo fazê-lo, comete infração grave com pena de multa (cinco vezes) e suspensão do direito de dirigir;

C) Deixar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito quando solicitado pela autoridade e seus agentes comete infração gravíssima com pena de multa;

D) Deixar o condutor, envolvido em acidente sem vítima, de adotar providências para remover o veículo do local, quando necessária tal medida para assegurar a segurança e a fluidez do trânsito comete infração grave com pena de multa.

(10)

1002 - MOTORISTA

CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTANA DO ACARAÚ-CE

8 de 8

QUESTÃO 37

Fazer ou deixar que se faça reparo em veículo na via pública, salvo nos casos de impedimento absoluto de sua remoção e em que o veículo esteja devidamente sinalizado. Sobre o tema é CORRETO afirmar:

A) Em pista de rolamento de rodovias e vias de trânsito rápido a infração é gravíssima com pena de multa e remoção do veículo;

B) Nas demais vias a infração é média com pena de multa; C) Em pista de rolamento de rodovias e de trânsito rápido a infração é grave com pena de multa e remoção do veículo;

D) O condutor que reparar o veículo na via pública não comete infração.

QUESTÃO 38

Sobre as penas e sanções no trânsito e em acordo com o CTB e CONTRAN, é CORRETA a alternativa:

A) Estacionar o veículo nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal comete infração média com a penalidade de multa e medida administrativa de remoção do veículo;

B) Estacionar o veículo nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal comete infração grave com a penalidade de multa e medida administrativa de remoção do veículo;

C) Estacionar o veículo afastado da guia da calçada (meio-fio) de cinquenta centímetros a um metro, a infração é média com a penalidade de multa e medida administrativa de remoção do veículo;

D) Estacionar o veículo afastado da guia da calçada (meio-fio) a mais de um metro, a infração é média com a penalidade de multa e medida administrativa de remoção do veículo.

QUESTÃO 39

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita:

A) Em qualquer caso, pela esquerda; B) Em qualquer caso, pela direita;

C) Pela direita, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à direita; D) Pela esquerda, exceto quando o veículo a ser

ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda.

QUESTÃO 40

As penalidades serão impostas ao condutor, ao proprietário do veículo, ao embarcador e ao transportador, salvo os casos de descumprimento de obrigações e deveres impostos a pessoas físicas ou jurídicas expressamente mencionadas no CTB. De acordo com o tema, alternativa CORRETA é:

A) A cada infração cometida por um condutor, serão computados os seguintes números de pontos, gravíssima (sete pontos), grave (cinco pontos), média (três pontos) e leve (dois pontos);

B) Caso o infrator seja pessoa jurídica, não será responsabilizado pela infração cometida;

C) Não sendo imediata a identificação do infrator, o proprietário do veículo terá dez dias de prazo, após a notificação da autuação, para apresentá-lo, na forma em que dispuser o CONTRAN, ao fim do qual, não o fazendo, será considerado responsável pela infração; D) Aos proprietários e condutores de veículos serão

impostas concomitantemente as penalidades de que trata o CTB toda vez que houver responsabilidade solidária em infração dos preceitos que lhes couber observar, respondendo cada um de per si pela falta em comum que lhes for atribuída.

(11)

Referências

Documentos relacionados

DEVE SUPORTAR AS SEGUINTES MIBS: MIB II, BRIDGE MIB E RMON MIB; DEVE PERMITIR A CONFIGURAÇÃO ATRAVÉS DE PORTA SERIAL; DEVE SUPORTAR AUTENTICAÇÃO ATRAVÉS DE RADIUS PARA ACESSO

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Outras possíveis causas de paralisia flácida, ataxia e desordens neuromusculares, (como a ação de hemoparasitas, toxoplasmose, neosporose e botulismo) foram descartadas,

Para avaliação do estado imunológico da população em estudo, foram colhidas amostras de soro sanguíneo de 133 aves e submetidas a provas sorológicas como a Reação

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e