• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Trabalho de Conclusão de Curso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Trabalho de Conclusão de Curso"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Trabalho de Conclusão de Curso

Brasília

(2)

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA REITOR

Pe. José Romualdo Degasperi

PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO

Ricardo Spindola Mariz

PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO

Luiz Síveres

PRÓ-REITORA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

Adelaide dos Santos Figueiredo

DIRETOR

Rogério da Silva Sales Pereira

Assessora

(3)

APRESENTAÇÃO

O Curso de Letras da Universidade Católica de Brasília tem por objetivo maior na formação de professores de línguas e de literaturas nacionais e estrangeiras, considerando o compromisso social da UCB com as comunidades mais carentes e com um desenvolvimento econômico e cultural mais justo e fraterno, contribuir para a construção de uma sociedade de leitores em que o acesso ao escrito, impresso e digital, e o direito à autoria sejam uma possibilidade real e uma conquista efetiva para todos os brasileiros no exercício da cidadania.

Nesse sentido, visa preparar profissionais da linguagem, para atuarem, primordialmente, como professores em escolas de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e respectivas Literaturas e de Língua Inglesa e respectivas Literaturas, considerando a produção do conhecimento na área e as políticas públicas de educação e de línguas do Brasil.

Este Manual, orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso, que ora passam a ser requisito para a obtenção do grau de licenciado em Letras na UCB, é mais um produto de uma ação mais ampla, que vimos desenvolvendo, de fortalecimento do processo de produção, difusão e divulgação de conhecimentos linguísticos e literários, como forma de cumprir a função precípua de uma universidade: a da articulação de ensino, pesquisa e extensão.

(4)

1. INTRODUÇÃO

O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – é parte integrante da matriz curricular do Curso de Letras da UCB e estrutura-se em duas disciplinas obrigatórias – TCC I e TCC II – dos dois últimos semestres da grade horária, cuja finalidade, expressa em suas ementas, é a de elaboração de uma monografia, que articule ensino, pesquisa e extensão, segundo referencial teórico e metodológico determinado.

Trata-se de um momento privilegiado de articulação entre teoria e prática em um trabalho de elaboração individual, de caráter acadêmico-científico, orientado por um professor do Curso. O aluno só deverá se matricular no TCC no mesmo semestre letivo de integralização da carga horária do Curso. Sugere-se, ainda, que o aluno, no semestre em que se matricular nesta disciplina, curse, no máximo, 18 créditos, incluindo os 02 créditos do TCC.

A proposta do TCC está articulada ao Projeto Pedagógico do Curso de Letras, que concebe o trabalho integrado de ensino-pesquisa-extensão como um espaço institucional privilegiado para que o futuro profissional de linguagem possa compreender o processo de produção e de circulação dos conhecimentos linguísticos e literários em uma sociedade multilíngue como a brasileira, bem como as consequências sociais e políticas do trabalho com a leitura e a escrita, face às mudanças nas políticas públicas de educação e de ensino de língua e de literatura. Ser um leitor e produtor de conhecimento, de um saber escolarizado em relação a um conhecimento científico é condição para o desempenho das funções docentes na Educação Básica.

A universidade é, por excelência, o lugar de produção e circulação dos conhecimentos científicos. Este conhecimento não existe pronto e definitivo; trata-se de uma construção híbrida na qual um saber produz ressonância em outro saber. Essa ressonância nem sempre se dá de forma pacífica. Ela é inauguradora de tensões e conflitos. A posição do pesquisador é atuar de forma ativa e crítica, procurando enfrentar os desafios que as práticas discursivas necessariamente vão lhe propor.

A atividade de pesquisa envolve a leitura do conhecimento anteriormente produzido por pesquisadores, bem como a investigação crítica a respeito desse conhecimento. Na atividade de pesquisa, a intervenção do sujeito no conhecimento deve produzir um deslocamento dos sentidos já construídos. Os novos sentidos emergentes propõem questões que necessitam ser investigadas, interpretadas, criticadas e, quando possível, respondidas.

(5)

2. OBJETIVOS

Geral

• Levar o estudante a produzir, por meio de um estudo monográfico, conhecimentos linguísticos e literários em língua portuguesa e/ou em língua inglesa, articulados direta ou indiretamente, às práticas pedagógicas.

Específicos

• Contribuir para a reflexão teórica acerca dos processos de leitura e de escrita em língua portuguesa e língua inglesa, bem como para a elaboração de propostas metodológicas relacionadas ao ensino das línguas e das literaturas e da formulação de políticas de línguas.

• Contribuir para a articulação efetiva entre ensino, pesquisa e extensão no Curso de Letras.

• Compreender as relações que se estabelecem entre conhecimento científico e conhecimento escolarizado.

• Ampliar as relações dos graduandos com a iniciação científica, pelo trabalho com uma bibliografia específica e atualizada, pela sistematização e análise de fatos linguísticos e literários, de conformidade com um referencial teórico e metodológico.

• Estimular e fortalecer a atitude investigativa, a autonomia intelectual, a produção bibliográfica na área, a capacidade de tomar decisões em relação a conteúdos, competências e habilidades.

• Abrir perspectivas para o prosseguimento dos estudos no nível de pós-graduação.

(6)

3. DESENVOLVIMENTO DO TCC

Estão diretamente envolvidos no desenvolvimento do TCC: a Coordenação de TCC, o Professor-Orientador e o Estudante, que deverão atuar de forma integrada e solidária.

São atribuições da Coordenação de TCC:

• Elaborar o Plano de Ensino da disciplina;

• Organizar os grupos de estudantes por Professor-Orientador, garantindo o que determina Portaria Institucional (Resolução CONSEPE nº 63/2007);

• Garantir a assinatura dos temos de aceite por parte dos envolvidos;

• Acompanhar e apoiar o trabalho dos discentes e docentes, promovendo a sua integração e evitando a evasão;

• Garantir o preenchimento por parte dos docentes da ficha de acompanhamento do discente que integra a pasta do estudante;

• Comunicar ao Professor-Orientador e aos Membros da Banca o cancelamento de seus trabalhos caso haja comprovação de comportamento ímprobo na elaboração do Artigo;

• Garantir o preenchimento das atas de banca de todos os trabalhos elaborados;

• Garantir a entrega dos trabalhos em versão definitiva para arquivamento;

• Lançar ao final do período, as notas finais e as presenças, assinando os diários de classe.

São atribuições do Professor-Orientador:

• Elaborar o plano de trabalho contemplando progressivamente todas as etapas de elaboração do TCC, desde a apresentação do plano de trabalho até a entrega do texto final para a banca.

• Aprovar o Plano de Trabalho do estudante e orientar o seu desenvolvimento em todas as etapas;

• Reunir-se, semanalmente, com o orientando para o desenvolvimento do plano de trabalho;

(7)

• Presidir os trabalhos da Banca Examinadora, comunicando publicamente sua avaliação;

• Aprovar o trabalho para defesa pública diante da Banca Examinadora;

• Comunicar ao estudante o cancelamento dos trabalhos da Banca Examinadora caso haja comprovação de comportamento ímprobo na elaboração do Artigo;

• Zelar para que as alterações sugeridas e/ou requisitadas pela Banca em relação ao trabalho aprovado sejam observadas antes da entrega da versão final que será arquivada;

São atribuições dos Estudantes

• Discutir com o Professor-Orientador a viabilidade de seu Plano de Trabalho;

• Reunir-se, semanalmente, com o Professor-Orientador para desenvolvimento do Plano de Trabalho;

• Respeitar o cronograma de trabalho acordado com o Professor-Orientador;

• Cumprir os objetivos, normas e prazos referentes às etapas de elaboração e entrega do TCC;

• Desenvolver pesquisa e redigir a monografia de modo probo e íntegro, observando critérios científicos, acadêmicos e éticos;

• Observar as normas para apresentação da monografia explicitadas na próxima seção desse Manual;

• Participar da escolha da Banca Examinadora junto com seu orientador;

• Convidar formalmente os membros da Banca Examinadora;

• Apresentar e defender seu trabalho publicamente;

• Fazer os ajustes do seu TCC, atendendo às recomendações da Banca Examinadora;

• Entregar, após a aprovação do TCC, 1 (uma) cópia do artigo em CD-ROM à Secretaria do Curso de Letras, para fins de arquivamento.

São atribuições dos Membros da Banca:

• Ler e avaliar a monografia;

• Comunicar ao Coordenador de TCC eventual improbidade na elaboração do trabalho;

(8)

• Sugerir ou requerer alterações na monografia;

• Deliberar de forma privada pela aprovação ou reprovação do estudante, atribuindo-lhe nota de 0,00 (zero) a 10,0 (dez);

• Recomendar, na ata de defesa, a publicação da monografia no Repositório Institucional quando julgar pertinente;

(9)

4. ESTRUTURA DO TCC

O TCC, em forma de monografia, com no mínimo 25 páginas e o máximo de 50, deverá seguir as normas estabelecidas no Manual para apresentação de trabalhos

acadêmicos da Universidade Católica de Brasília, disponível no Portal da Biblioteca da

(10)

5. AVALIAÇÃO

Para a disciplina de TCC I, pré-requisito para a TCC II, o professor-orientador será o único avaliador do trabalho desenvolvido pelo estudante-orientando. É exigido, nesta disciplina, que o estudante cumpra o plano de trabalho por ele elaborado, e aprovado pelo professor. Ao término da disciplina, o estudante obrigatoriamente terá que apresentar, em caráter definitivo, parte da monografia final, preferencialmente aquela contendo a resenha da literatura acerca do tema pesquisado. O professor-orientador, entretanto, tem a autonomia para exigir outros requisitos em substituição ou em acréscimo da resenha da literatura pertinente, como a coleta de registros e/ou análise de dados, se pertinente. O aluno que não apresentar os trabalhos demandados pelo professor será considerado reprovado na disciplina de TCC I e terá que cursá-la novamente.

O caráter geral da avaliação do TCC II consistirá em julgar a capacidade de propor ou formular um problema relativamente a um fenômeno linguístico ou literário; de descrever, analisar e interpretar fatos da linguagem; de argumentar em favor da análise proposta. A monografia deve evidenciar a capacidade de reflexão e de análise do estudante sobre um tema de relevância no campo das línguas e das literaturas, em estreita articulação com o ensino.

Para os fins de avaliação, serão considerados os seguintes critérios: capacidade de reflexão, trabalho bibliográfico, descrição e análise de acordo com referencial teórico e metodológico determinado, capacidade de expressão escrita na língua padrão, observância das normas de trabalho científico.

O estudante será avaliado por uma Banca Examinadora, em sessão pública, constituída pelo Professor-Orientador e por dois outros professores do Curso de Letras ou de outro curso da UCB bem como de alguma outra instituição. Para os fins de avaliação, serão considerados os seguintes critérios: capacidade de reflexão, descrição e análise crítica sobre o tema selecionado, capacidade de expressão escrita na língua padrão, observância das normas de trabalho científico.

A defesa do trabalho terá duração de uma hora e trinta minutos, assim distribuídas:

• 20 (vinte) minutos para apresentação do trabalho pelo estudante;

• 20 (vinte) minutos para comentários e arguições por parte de cada membro da Banca;

• 15 (quinze) minutos para resposta por parte do estudante a cada membro da Banca.

O trabalho em julgamento será considerado “aprovado” ou “reprovado”, mediante registro em ata, cabendo à Banca Examinadora a deliberação sobre o resultado final, que deverá ser expresso em uma nota de zero a dez, a ser registrada no “Sistema de Notas e Frequência” da UCB como nas demais disciplinas.

(11)

informações sobre o desempenho do estudante no processo de elaboração do TCC, a nota final será resultante de um consenso entre os membros da Banca.

Não haverá possibilidade de “reformulação” que demande modificações a serem objeto de nova apreciação por parte da Banca. Caso o estudante seja reprovado, deverá repetir a disciplina no semestre seguinte, observando as sugestões propostas pela Banca.

O resultado do trabalho será divulgado logo após a Banca ter atribuído o conceito final, em deliberação privada. O resultado será anunciado ao estudante pelo Professor-Orientador publicamente.

Os melhores trabalhos do TCC poderão ser indicados pela Banca para publicação no Repositório Institucional da UCB e/ou para apresentação em eventos.

A elaboração do TCC deve cumprir as atividades abaixo. TCC I:

ATIVIDADES PERÍODO

Definição de um Plano de Trabalho junto com o Professor-Orientador, com delimitação do tema, formulação de questões

norteadoras e indicação de bibliografia. A critério do orientador Entrega da revisão bibliográfica sobre o tema de pesquisa.

TCC II:

ATIVIDADES PERÍODO

Entrega, ao Professor-Orientador e aos professores da Banca Examinadora, de um exemplar do TCC para leitura e

apreciação. Segundo calendário a ser divulgado pela Coordenação

de TCC no início de cada semestre

Defesas de TCC.

Entrega da monografia, com as alterações sugeridas pelos membros da banca, em 01 (um) exemplar em CD-ROM, à Secretaria do Curso de Letras, para fins de arquivamento.

O Coordenador de TCC só fará o lançamento da nota final do estudante no Sistema de Notas e Frequências após a entrega da versão definitiva na Secretaria do Curso de Letras.

(12)

Referências

Documentos relacionados

demonstraram que: 1 a superfície das amostras tratadas com o glaze pó/líquido foram as que apresentaram uma camada mais espessa de glaze, com superfícies menos rugosas; 2o grupo

Sendo assim, o programa de melhoria contínua baseado no Sistema Toyota de Produção, e realizado através de ferramentas como o Kaizen, poderá proporcionar ao

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um

Nos Estados Unidos da América EUA, elas representam cerca de 133 milhões, as quais contribuem para 7 a 10% da mortalidade a cada ano, resultam num gasto dispendido para a saúde de