• Nenhum resultado encontrado

SAMBA E CHORO EM BRASÍLIA: OS MÚSICOS, AS NOTAS E A CENA MUSICAL NA CAPITAL FEDERAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SAMBA E CHORO EM BRASÍLIA: OS MÚSICOS, AS NOTAS E A CENA MUSICAL NA CAPITAL FEDERAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SAMBA E CHORO EM BRASÍLIA: OS MÚSICOS, AS NOTAS E A CENA MUSICAL NA CAPITAL FEDERAL

João Carlos de Souza Peçanha Graduando em Sociologia Universidade de Brasília Temática:

Música e oralidade Resumo:

Analisa os contextos sociais da prática dos gêneros musicais denominados “choro” e “samba” em Brasília/DF. Para isso, buscou-se entender, primordialmente, as diversas relações que envolvem os músicos, público e profissionais ligados a esses gêneros, Destaca o surgimento de uma identidade brasiliense no tocar choro – o “Choro Progressivo” - que influencia outros gêneros praticados na cidade. Após exposição de idéias presentes na literatura sobre samba e choro – e de recentes trabalhos sobre os gêneros em Brasília -, são discutidos temas como a tensão entre a prática profissional e a artesanal da música, os conceitos de síncope rítmica e melódica, a importância da roda para a vivência dos gêneros de matriz africana e também como principal ferramenta de transmissão de conhecimento prático, no exercício da oralidade. Apoiando-se na experiência gerada pela prática do campo, da observação participante – como professor, aluno e músico –, busca fazer novas considerações sobre o fenômeno musical em questão. A atuação do Clube do Choro de Brasília como dinamizador cultural, a relação entre a cena musical brasiliense e a carioca. Através de conceitos como identidade e performance, visa explicar a motivação dos jovens que estão a frente desse movimento.

Palavras-chave: Performance, identidade, música, choro, tradição.

O estudo da performance é uma das possibilidades mais fecundas para as pesquisas das ciências humanas. A performance cultural e a sua referência à ação humana, sua linguagem direta e emocional, acaba por se tornar catalisador de experiências concretas entre seus interlocutores. Deriva dessa capacidade, segundo Londres (2003), um dos pontos chave capazes de unir a noção de performance e arte popular em pesquisas, especialmente nesse período pós-moderno e globalizado.

Segundo Hikiji (2005), ocorre, na performance, definição de identidades. Teixeira (2007) cita Richard Schechner, que afirma ser a emulação da identidade social de um grupo uma das funções da performance. Esta identidade se reforçaria, seria marcada ou mesmo

(2)

alterada pela experiência performática. Posto isso, torna-se clara a relação estreita que assumem os conceitos de performance e identidade.

As noções de identidade interferem diretamente nas escolhas das preferências estéticas dos indivíduos. Assim, diversos grupos identitários tendem a preferir também diferentes formas de manifestações artísticas, inclusive como mecanismo de diferenciação. Nesse contexto, a música torna-se um importante veículo para divulgar e reforçar valores ligados ao grupo. E o músico torna-se peça imprescindível nessa dinâmica, atuando como uma importante fonte geradora de valores e significados.

Por essa relação estreita e complementar, os conceitos de performance, música e identidade foram escolhidos como guias da pesquisa que originou esse artigo. Outro conceito essencial é o de síncope, característica fundamental dos gêneros aqui tratados.

Embora apareça em diversas obras chamadas clássicas, existe uma diferença clara entre a forma de apreensão da síncope pela teoria musical de origem européia e a forma como ela se inscreve e sua importância dentro da construção musical dos gêneros de origem na matriz africana como, por exemplo, o choro, o samba e os gêneros latino-americanos.

A síncope do modelo musical europeu é essencialmente melódica. Trata-se de uma exceção, que se manifesta como alteração da melodia - sua principal dimensão musical - por um acento rítmico “anormal”. Já a síncope da matriz musical africana apresenta-se como regra, principal elemento estrutural da sua construção musical, onde a prevalência do ritmo em detrimento da melodia se faz observar na sua grande polirritmia característica. O descompasso na definição de um termo apresentado como “universal” evidencia o preconceito velado na teoria hegemônica da música, que busca depreciar a música de origem negra e suas características diretas.

Para Muniz Sodré (1998), o elemento comum aos diversos gêneros musicais de origem negra, do jazz norte-americano ao choro e o samba brasileiros, é a síncope. Ela se manifestou na música brasileira como uma junção da síncope melódica européia com a síncope rítmica africana. Para Sodré, o negro brasileiro acabou aceitando o sistema tonal, a melodia européia, mas a desestabilizou através da sua riqueza polirrítmica, apresentando a

(3)

síncope como um importante elemento na sua tática de falsa submissão enquanto resistência da Cultura Negra.

A roda e sua importância para o choro e o samba

A roda é importante no simbolismo africano. Ela remete a idéia de ciclo, de algo que não tem começo ou fim por estar disposto circularmente. Essa mesma idéia está contida na tradição cultural africana de diversas formas, como por exemplo, na propagação dos costumes pela tradição oral e no culto à ancestralidade. Esse ciclo representa a união entre o velho e o novo, o antigo e o atual, numa cultura que não estabeleceu seu pensamento sobre a tradição cartesiana-ocidental da contradição, mas sobre a idéia de que essas dimensões não se encontram apartadas e formam, na verdade, uma unidade.

A roda é, segundo Lara Filho pode observar em suas entrevistas com os músicos de Brasília, um local de informalidade, de exercício da musicalidade, de emulação da identidade. É ela a “escola por excelência” do chorão e do sambista em formação, que deve sempre estar atento para observar e para perguntar sobre dúvidas aos mais experientes.

No contexto da roda, apesar do clima de companheirismo e amizade, os músicos são postos à prova. Dialogam e tocam uns para os outros, por vezes, travando duelos musicais. A apreensão rápida da harmonia, o exercício da percepção musical e da criatividade nos improvisos, tudo isso é observado. ”Ali não é lugar de mentira” (Moura, 2004, pp.44), não se tem como “enrolar”.

A roda é o lugar de transmissão de valores, da vivência do cotidiano do choro e do samba. É, por excelência, o território simbólico da prática desses gêneros. Aqui reside uma importante e ainda atual questão com relação à música popular: a tensão entre os espaços de produção e vivência do contexto musical, caracterizada pela informalidade e fluidez, a roda para o choro e o samba; e o da apresentação formal e profissionalizada, o palco.

Este par de opostos, ou seja, o lugar da produção artesanal e o lugar da produção profissional – por vezes industrial – da música é abordada por diversos autores, como Sodré (1998). A dicotomia encontra paralelo em outros pares de oposição como casa/rua, proposto por DaMatta (1997). A casa seria, nessa comparação, o espaço tradicional, artesanal de produção da música, de relações face a face e ações voltadas para o grupo. Já a rua seria o lugar da produção industrial, das relações profissionais e distantes, onde as ações são orientadas para o ganho monetário do indivíduo.

(4)

Brasília e o Movimento Musical do Clube do Choro

Discurso comum até pouco tempo atrás, a idéia de que Brasília seria uma cidade sem opções culturais, parece estar se tornando obsoleto. Em voga agora aparece a idéia da cidade como um local apropriado à prática do “ócio criativo”. Essa afirmação, presente no discurso dos músicos brasilienses, seria a justificativa para o surgimento de vasto número de músicos de excelência.

O que observou nos últimos anos foi uma cadeia de acontecimentos, protagonizados pelo Clube do Choro de Brasília e a Escola de Choro, que vêm dinamizando a cena musical e cultural da capital federal.

Com o ressurgimento do Clube do Choro e a criação da Escola de Choro Raphael Rabello (ver CLÍMACO, 2008; e TEIXEIRA, 2008) a partir da década de 1990, iniciou-se uma relação dialogal com as outras principais instituições de formação musical da cidade – a Escola de Música de Brasília e o Departamento de Música da Universidade de Brasília. Com uma maior e melhor formação dos músicos, ampliou-se também a formação do público, o que gerou demanda por novos espaços de música na cidade. Esta cadeia se expandiu e acabou influenciando não apenas a cena musical, mas a cultura na cidade como um todo, com o surgimento de novos espaços e o estímulo pelo consumo de bens culturais.

A atuação da Escola de Choro é diferenciada com relação às outras escolas. Ela é voltada para a prática, o desenvolvimento e disseminação das tradições do choro. Para isso, preocupa-se em criar um ambiente coerente com essa tradição, estimulando participações nas rodas – local do verdadeiro aprendizado - e permitindo uma relação professor/aluno de grande proximidade.

Embora aspectos mais ligados às relações interpessoais possam parecer, ao observador desatento, não tão importantes para a qualidade técnica dos músicos, transcreve-se aqui as palavras do cavaquinista Márcio Marinho, o “Frango”, em entrevista a Lara Filho (2009, pp. 70): “eu acho que tocar bem é você se relacionar bem com seus amigos do trabalho, é saber ouvir as pessoas mais experientes. Tem coisas que estão fora da música. Tocar bem não é só tocar rápido e limpo; tocar bem, em certos ângulos, está muito mais fora da música do que dentro dela.”

(5)

Assim, entende-se que o movimento musical brasiliense tratado neste trabalho é formado, em geral, por jovens músicos diferenciados quanto à técnica e que se dedicam prioritariamente a musica instrumental – especialmente o choro. O Clube do Choro é a sede, e a Escola de Choro o grande celeiro que revela os artistas desse movimento. E o “Choro Progressivo” é o grande símbolo, sempre reverenciado, seja na forma de tocar um dos clássicos do choro, um choro recente de alguém do movimento, ou mesmo um tema de outro gênero.

O músico formado pelo Clube do Choro de Brasília apresenta como características a grande capacidade interpretativa, a excelência técnica, a versatilidade para tocar vários gêneros, o improviso extremamente desenvolvido como linguagem de expressão musical. O pendor para a música instrumental faz com que esse músico quase sempre “toque mais notas”, construa uma música mais densa melodicamente, com harmonias e rítmica extremamente sofisticados, independente do gênero praticado. O estilo interpretativo e improvisativo do choro brasiliense evidencia suas influências do jazz, da bossa nova e de outros gêneros – o que contribuiu significativamente para a ocorrência dessas diferenças com relação à tradição carioca do choro e do samba.

Tais características apresentam-se como o maior fator de diferenciação e reconhecimento da escola do choro brasiliense. Esse fato pode ser observado quando se contrasta o músico desse movimento e músicos de outras localidades. Esse evidencia também quando os músicos brasilienses tem de se adaptar para garantirem trabalho em outras “praças”.

As características do “choro progressivo”, no entanto, estão ainda indefinidas quanto aos seus limites. Discussões intensas acerca do improviso e a linguagem a ser utilizada durante sua prática foram relatadas por Lara Filho (2009, pp. 68.), a tensão entre “virtuosismo” e “expressividade” e entre “tradição” e “modernização”. Tudo isso é colocado em pauta, seja formal ou informalmente. Isso demonstra que o choro brasiliense apresenta-se hoje como linha de frente na atualização da prática do choro, debatendo pontos cruciais e experimentando soluções para esses dilemas. E é nas rodas que essas experimentações acontecem.

(6)

Referências Bibliográficas

CLÍMACO, Magda de M. Alegres dias chorões: o choro como Expressão Musical no cotidiano de Brasília. Anos 1960 – Tempo Presente. Tese de doutorado, Programa de Pós Graduação em História, Universidade de Brasília: Brasília, UnB, 2008.

HIKIJI, Rose S. G. “Etnografia da Performance Musical – Identidade, Alteridade e Transformação.” In: Horizontes Antropológicos, ano 11, n.24. Porto Alegre, 2005.

LARA FILHO, Ivaldo G. de. O Choro pelos Chorões. Dissertação de Mestrado, Instituto de Artes, Departamento de Música, Universidade de Brasília, setembro de 2009.

LONDRES, Cecília. “Patrimônio e Performance: uma relação interessante.” In: TEIXEIRA, J.G.L.C.; GARCIA, M.V.C.; GUSMÃO, R. (organizadores). Patrimônio Imaterial, Performance Cultura e Re-tradicionalização. Brasília: UnB, 2003.

MED, Bohumil. Teoria da Música. Brasília: Musimed, 1996.

MOURA, Roberto M. No princípio era a Roda: um estudo sobre samba, partido alto e outros pagodes. Rocco, Rio de Janeiro, 2004.

SODRÉ, Muniz. Samba, o dono no corpo. Rio de Janeiro: Mauad, 1998.

TEIXEIRA, João Gabriel L. C. A Escola de Choro Raphael Rabello de Brasília: um estudo de caso de preservação musical bem sucedida. In.: Sociedade e Estado, v. 23, n. 1, pp. 15 – 50, jan/abr, Brasília, 2008.

TEIXEIRA, João Gabriel L. C. História, Teatro e Performance. In.: Repertório, Ano 10, n. 10, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

Contato

Referências

Documentos relacionados

O livro de literatura infantil e a apropriação da linguagem discorremos sobre um levantamento de pesquisas, em sua maioria, estrangeiras, feito por Cardoso e Sepúlveda

Costa (2001) aduz que o Balanced Scorecard pode ser sumariado como um relatório único, contendo medidas de desempenho financeiro e não- financeiro nas quatro perspectivas de

Os dados de incidência foram obtidos do RCPB de Fortaleza a partir do sistema basepopWeb (INSTITUTO NACIONAL DE CÂNCER, 2010), sendo coletados: o número de casos novos

Se, eventualmente, estiverem fora dos padrões exigidos por lei, são tomadas as medidas cabíveis, além das reuniões periódicas da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,

As espécies predominantes (mais freqüentes, constantes e dominantes) foram Anastrepha obliqua (Macquart) em Campos dos Goytacazes e São Francisco do Itabapoana, Anastrepha fraterculus

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas