• Nenhum resultado encontrado

MOD.: TL-35 EN TL-75 EN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MOD.: TL-35 EN TL-75 EN"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ES - MANUAL DE INSTRUCCIONES

PT - MANUAL DE INSTRUÇÕES

EN - INSTRUCTIONS FOR USE

FR - MANUEL D’UTILISATION

El fabricante se reserva los derechos de modificar los modelos descritos en este Manual de Instrucciones. O fabricante, reserva-se os direitos de modificar os modelos descritos neste Manual de Instruções. The manufacturer reserves the right to modify the models described in this User’s Manual. Le fabricant se réserve le droit de modifier les modèles décrit dans le présente notice.

(2)

8

PT

Antes de tudo queremos agradecer a confiança depositada num dos produtos norteli e confiamos que este lhe proporcionará muitos anos de total satisfação.

Antes de proceder à sua instalação, deve ler atentamente todas as instruções e recomendações que se detalham neste manual de instruções, uma vez que a marca norteli não se responsabiliza por qualquer avaria ou defeito causado pelo incumprimento destas instruções.

Uma vez instalado o toalheiro conserve este manual num local seguro para que possa ser consultado a qualquer momento e / ou em caso de dúvida.

1. OBSERVAÇÕES PRÉVIAS

• Uma vez desembalado o aparelho, os restos da embalagem deverão ser inutilizados de forma responsável uma vez que todos os elementos que o constituem foram pensados para a sua reciclagem.

• Se uma vez desembalado, detecta danos aparentes no aparelho, deverá consultar o seu fornecedor antes de proceder à instalação e conexão eléctrica.

• A montagem e a instalação deverá ser realizada seguindo as instruções, e de acordo com os esquemas de conexão eléctrica detalhados neste manual.

• Recomenda-se que a instalação à rede eléctrica seja realizada preferivelmente por um instalador electricista qualificado.

2. INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO

imagem 1

O toalheiro que acaba de adquirir está em conformidade com as normas de segurança de Classe II IP-X4 (dupla protecção e isolamento contra projecções de agua), isto significa que sua colocação pode fazer-se dentro do Volume 2 do seu quarto de banho, em nenhum caso será realizada dentro do assinalado como Volume 1 (ver imagem 1)

Apesar de uma parte do toalheiro poder estar situada dentro do Volume 2, deverão respeitar-se algumas distâncias mínimas no que se refere aos comandos de controlo e à ligação eléctrica (volume 3).

(3)

Apesar de que uma parte do toalheiro poder estar situado dentro do Volume 2, deverão respeitar-se certas distancias mínimas no que se refere aos comandos de controlo e à conexão eléctrica, que terão que estar situados dentro dos limites do Volume 3. Na altura de seleccionar o lugar de colocação, verifique a distancia no que diz respeito à tomada de corrente eléctrica, para garantir que o comprimento do cabo (1,2 metros) fornecido com o toalheiro é suficiente para alcançar o ponto de conexão.

Montagem e Colocação

A colocação deste aparelho é extremamente simples e no interior da embalagem fornecem-se todos os acessórios necessários para a sua correcta colocação, não obstante, para facilitar-lhe o trabalho, seguidamente e de forma gráfica, detalhamos-lhe a sequência de actos que deve realizar:

Passo 1 – Distancias para a colocação dos suportes de fixação

Desembalado o toalheiro, e escolhido o lugar de colocação e depois de verificar que se cumprem as distancias e normas detalhadas para o descrito anteriormente, marcaremos os pontos em que irão situar-se os suportes de fixação de acordo com as distancias reflectidas a seguir. A altura de colocação não deverá ser inferior a 200 mm, desde o solo até à parte mais baixa do aparelho.

Com o toalheiro fornecem-se 4 suportes de fixação, 2 para a parte superior e 2 para a parte inferior. Os 2 suportes superiores deverão situar-se a 100 mm dos extremos laterais do toalheiro e fixando os tubos 2 e 3 (ver desenho 2)

Os 2 suporte inferiores deverão situar-se simetricamente aos superiores, exactamente com o mesmo critério, a 100 mm dos extremos laterais e segurando os tubos 2 e 3 mas desta vez, iniciando a medição desde a parte inferior.

No toalheiro de 350 w, opcionalmente, pode ser colocado só um dos suportes que deverá situar-se ao centro (ver imagem 3)

(4)

10

Passo 2 – Colocação dos suportes de fixação

Uma vez marcados os 4 pontos para a colocação dos suportes e ajudados por um máquina de furar, realizaremos os orifícios correspondentes onde introduziremos as buchas de plástico fornecidas com o kit de montagem.

Uma vez colocadas as buchas na parede, procederemos à colocação dos suportes tal como se mostra no esquema que se fornece com o kit de montagem.

Depois de colocados os suportes, ajudados por uma chave de fendas, fixamos o bastidor, e finalmente colocaremos as tampas embelezadoras que ocultarão a cabeça dos parafusos (ver imagem 4)

Passo 3 – Colocação do Painel de Regulação e Controlo

Para evitar a sua deterioração durante o transporte e montagem, o elemento de controlo do toalheiro fornece-se separadamente do bastidor, pelo que deverá proceder à sua colocação antes da conexão eléctrica.

Colocar a junta de estanquicidade fornecida na posição indicada (A) e seguidamente ligar os terminais do controlo aos terminais da resistência (B) (veja a imagem 5).

Imagem 4 Imagem 5 A B A B

(5)

Seguidamente introduza suavemente o painel de controlo na peça do toalheiro de maneira que ambos fiquem totalmente juntos (Ver imagem 6).

3. CONEXÃO ELÉCTRICA

MUITO IMPORTANTE

Leia muito atentamente as observações seguintes antes de proceder à conexão eléctrica.

• A conexão eléctrica deverá ser sempre realizada preferivelmente por um Instalador electricista e de acordo com as normas do Regulamento Electrotécnico de Baixa tensão • Antes de conectar o aparelho à rede eléctrica deve assegurar-se que a voltagem de

fornecimento corresponde ao indicado na placa de características (situada na parte posterior da lateral esquerda do toalheiro) esta deve ser de 230V – 50 Hz

• A tomada de conexão deverá estar situada a una altura do solo superior a 30 cm • Por segurança desligue o fornecimento eléctrico no quadro da sua casa e antes de

proceder a conexão verifique que não existe tensão na rede

• Para a sua conexão, o toalheiro vem equipado com um cabo de 3 condutores com Imagem 6

A B

(6)

12

Importante

o cabo Negro leva incorporada una pequena etiqueta com o texto de "Fil Pilote", este cabo somente deverá conectar-se no caso em que o funcionamento do toalheiro venha a ser controlado por um dispositivo domótico com sistema GIFAM. Caso contrario deverá ser cortado no seu extremo e neutralizado adequadamente mediante fita isoladora ou capacete termo retráctil.

Na conexão deve respeitar-se estritamente o indicado no esquema eléctrico com especial atenção às cores dos cabos

Qualquer incidência derivada do incumprimento de ditas instruções invalidará a garantia.

4. DESCRIÇÃO DO APARELHO

Imagem 8 2 3 5

1

4 6

1. On/Off: liga e desliga o funcionamento do toalheiro.

2. Selector temperatura: Aumenta ou reduz a temperatura desejada para o ambiente do banho.

3. Painel comparativo: indicador led-temperatura.

8oC 10oC 12oC 14oC 16oC 18oC 20oC 21oC 22oC 23oC 24oC 25oC 26oC 28oC 30oC

4. Selector modo de funcionamento: Permite alterar e seleccionar o modo de funcionamento do toalheiro entre o modo auto, modo conforto, modo eco e modo anti-gelo.

5. Temporizador 1 ou 2 horas: Permite que o toalheiro funcione de forma continuada durante 1 ou 2 horas desligando-se automaticamente passado este tempo. 6. 6. Bloqueio do teclado:

- Bloqueio: premir de forma continuada durante mais de 3 segundos. - Desbloqueio: premir de forma continuada até que o indicador se desligue.

(7)

Modo Aquecimento

O toalheiro que acaba de instalar está dotado de um termostato electrónico preciso, que proporcionará umas altas prestações como sistema de aquecimento para o seu quarto de banho.

Para personalizar a temperatura deverá seleccionar, de acordo com o gráfico anterior, a temperatura que deseja ter no seu banho.

Quando alcançar a temperatura desejada o termóstato só será ligado durante o tempo em que o toalheiro estiver ligado.

Temporizador de 2 horas

O toalheiro aquecedor dispõe de um temporizador que lhe permitirá manter um funcionamento continuo durante 2 horas na sua potência máxima desligando-se automaticamente uma vez finalizado o período de tempo.

Para activar o desactivar esta função bastará pulsar uma vez sobre a tecla correspondente, com o toalheiro ligado.

Poderá usar esta função para:

• Manter um alto nível de conforto durante o tempo de um banho • Deixar as toalhas a secar sem preocupar-se em desligar

• Deixa-lo ligado periodicamente para reduzir o grau de humidade ambiente do quarto de banho

Função Anti-gelo

Para instalações realizadas em lugares com um clima extremo, o toalheiro possui una função anti-gelo indicada no comando de regulação com o símbolo .

Com o toalheiro ligado e o comando regulador situado nessa posição, este ligar-se-à quando a temperatura existente no quarto de banho seja inferior a 7º C e desligar-se-à uma vez superada novamente a dita temperatura.

(8)

14

5. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

CARACTERISTICAS TECNICAS MODELO TL-35 EN MODELO TL-75 EN

Voltagem (V) / Frequência (Hz) 1,3 1,3

Potencia (W) 350 700

Nº de posições do termóstato 15 15

6. MANUTENÇÃO E CONSELHOS ÚTEIS

• Para a limpeza e conservação do toalheiro não deve utilizar nunca produtos químicos de limpeza, bastará com o uso de um pano seco ou em caso de manchas um pano humedecido em agua.

• Não utilize o toalheiro para secar roupa de composição sintética ou acrílica

• Quando utilizar o toalheiro para secar toalhas, procure não colocar mais de 2 no caso do toalheiro de 350 W, nem mais de 4 no 700 w e que estas não estejam sobrepostas. • Qualquer manipulação ou reparação do toalheiro somente poderá ser realizada por

pessoal autorizado do fabricante ou do seu serviço técnico.

7. INFORMAÇÃO PARA A GESTÃO

CORRECTA DOS RESÍDUOS DE

APARELHOS ELÉCTRICOS E

ELECTRÓNICOS

No fim da sua vida útil, o produto não deve ser eliminado juntamente com os resíduos urbanos.

Pode ser depositado nos centros especializados de recolha diferenciada das autoridades locais ou, então, nos revendedores que forneçam este serviço. Eliminar separadamente um electrodoméstico permite evitar possíveis consequências negativas para o ambiente e para a saúde pública resultantes de uma eliminação inadequada, além de que permite recuperar os materiais constituintes para, assim, obter uma importante poupança de energia e de recursos. Para sublinhar a obrigação de colaborar com uma recolha selectiva, no produto aparece a marcação que se apresenta como advertência da não utilização de contentores tradicionais para a sua eliminação.

Referências

Documentos relacionados

Os estudos mostram que a construção de barragens causa impactos não só no espaço físico dos leitos e margens dos rios, mas que esses impactos são sentidos também no

O trabalho de investigação clínica na área da abdominoplastia em causa foi desenvolvido no serviço de cirurgia plástica do centro hospitalar de São João e da faculdade de medicina

A discussão de casos clínicos e outras formações internas devem ser realizadas nas horas destinadas a reuniões da equipa e de acordo com a calendarização e duração

Lugar Nome Sexo Equipa Escalão Esc... Lugar Nome Sexo Equipa

Para se poder constatar as diferenças no comportamento dos elementos metálicos estruturais, sujeitos ao carregamento cíclico, foram incorporados níveis de esforço axial constantes

A luminária desenvolvida traz um conceito inovador, com um sistema de dissipação com o aproveitamento do calor gerado pelos módulos LEDs, possibilitando a transmissão de

225 - meio ambiente ecologicamente equilibrado, neste incluso o do Trabalho (VIII, Art 200)  colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do

O curso de Formação Inicial e Continuada de Assistente de Planejamento, Programação e Controle de Produção, ofertado na modalidade de ensino à distância pelo IF Sertão