• Nenhum resultado encontrado

A N E X O I I E X E M P L O D E A T R I B U I Ç Õ E S D O S C A R G O S

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A N E X O I I E X E M P L O D E A T R I B U I Ç Õ E S D O S C A R G O S"

Copied!
32
0
0

Texto

(1)

32

A N E X O I I – E X E M P L O D E A T R I B U I Ç Õ E S D O S C A R G O S

Advogado I

Prestar assessoria e consultoria nas diversas áreas da SABESP em todos os níveis e matérias abrangidas pelo Direito, desenvolvendo as atividades pertinentes, bem como representar a SABESP no âmbito administrativo e judicial em todas as esferas e graus de jurisdição. Atuar e defender os interesses da empresa em procedimentos administrativos, amigáveis ou judiciais, de natureza civil, comercial, fiscal, criminal, ambiental, trabalhista e outros. Efetuar estudos de natureza jurídica diversos. Atuar na elaboração e análise de contratos e convênios, desapropriações de bens imóveis, regularização de documentação imobiliária e atividades afins. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Agente de Saneamento Ambiental I

Atuar no sistema de saneamento ambiental em atividades relacionadas com a operação, conservação e manutenção de sistemas de produção, controle de qualidade, abastecimento de água, coleta e disposição final de esgotos, realizando atividades internas, em laboratórios ou externas. Executar atividades relativas a instalação, manutenção, remanejamento e prolongamento de redes de água e esgotos. Realizar abertura e fechamento de registros hidráulicos nas redes de água e manobras em linhas adutoras. Coletar amostras em locais pré-determinados. Efetuar leituras de níveis de reservatórios. Operar equipamentos das estações elevatórias e subestações transformadoras, máquinas de desobstrução de esgotos etc. Efetuar leitura de hidrômetros, corte, supressão e restabelecimento de ligações de água. Proceder a entrega de contas nos domicílios dos clientes. Executar serviços de limpeza e desinfecção em redes, reservatórios e imóveis. Ajudar em atividade de natureza elétrica, hidráulica, mecânica, civil e outras. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades previstas para o cargo.

Analista de Gestão I

Atuar nas diversas áreas da empresa, como recursos humanos, suprimentos, relações com clientes, planejamento, analisando, implantando programas, acompanhando e controlando serviços de natureza administrativa-operacional, de acordo com sua área de atuação. Elaborar estudos estatísticos, tabelas, gráficos, demonstrativos em geral, relatórios técnicos e gerenciais. Prestar consultoria e assessoria às diversas áreas da SABESP nos assuntos pertinentes a Recursos Humanos, como: gestão do clima organizacional, endomarketing, qualidade de vida, entre outros. Preparar e elaborar processos de licitações e dispensas por valor no âmbito nacional e internacional, licitações

(2)

33 especiais, editais de concorrências, publicação, divulgação e resultados em todas as fases. Executar atividades relacionadas ao acompanhamento e controle de processos de licitação, compra de materiais, cadastramento de fornecedores, acompanhamento físico e financeiro de materiais financiados e outros. Planejar e acompanhar diversas atividades comerciais operacionais. Analisar os serviços comerciais, verificando o desempenho, visando subsidiar os ajustes necessários nos processos de trabalho que envolva relações com os clientes. Executar serviços nas áreas de planejamento e gestão em saneamento ambiental, elaborando diagnósticos, construção de cenários, formulação de estratégias, planos e orçamentos empresariais, proposição de indicadores de desempenho físicos, econômico-financeiros e operacionais. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Analista de Gestão I (Comunicação Social – Publicidade e Propaganda)

Promover e divulgar as atividades da empresa, através da elaboração de material editorial, promocional, publicitário, eventos e outras atividades de comunicação. Elaborar matérias e efetuar reportagens jornalísticas para divulgação e esclarecimento à imprensa em geral, sobre assuntos ligados a Companhia. Acompanhar entrevistas de diretores e empregados autorizados aos órgãos de imprensa. Analisar publicações de jornais e redigir esclarecimentos complementares necessários. Organizar, preparar e efetuar montagem de stands em feiras, congressos e seminários. Preparar filmes para audiovisuais, efetuando montagem das cenas. Manter contatos com representantes dos órgãos de imprensa. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Analista de Gestão I (Contabilidade)

Analisar e conciliar as contas contábeis, bem como classificar as operações de acordo com a legislação, práticas e métodos contábeis em vigor. Atualizar e manter o plano de contas e livros comerciais (diário e razão). Efetuar a escrituração e análise dos custos das obras em andamento. Executar serviços relativos à incorporação e baixa patrimonial. Elaborar relatórios gerenciais. Acompanhar a legislação pertinente à área. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

(3)

34

Analista de Gestão I (Design Gráfico)

Criar e produzir, em diferentes mídias, peças gráficas, audiovisuais, layouts para impressos de diversas naturezas, tais como revistas, livros, cartazes, folders, jornais, outdoors e demais impressos em grandes formatos, utilizando-se dos recursos plásticos/expressivos tradicionais (desenho, pintura, colagem etc.), participar como diagramador e arte-finalista, das tarefas que envolvem a pré-produção desses materiais, gerar e controlar a produção de arquivos para fotolito, em linguagem postscript, e avaliar a qualidade destes; criar marcas e logotipos, além de projetar e participar das tarefas de implantação de identidades visuais, estabelecer parâmetros para a utilização correta da marca e atuar como ilustrador. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Analista de Gestão I (Finanças)

Desenvolver a programação financeira e o fluxo de caixa. Efetuar estudos e análises financeiras, reajustamento de preços, importação e câmbio, financiamentos, programação das amortizações e juros decorrentes de empréstimos. Analisar, controlar e acompanhar a arrecadação e faturamento, contratos, garantias contratuais, processos de contas a pagar, conciliação bancária, cobrança, sinistros, seguros e indenizações. Elaborar e acompanhar estudos de viabilidade de indicadores e desempenho econômico-financeira. Acompanhar a legislação tributária, atualizar os cadastros fiscais perante aos órgãos competentes, participar dos processos de obtenção e manutenção de certidões negativas de débitos perante o Fisco Federal, Estadual e da Prefeitura Municipal de São Paulo. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Analista de Gestão I (Sistemas)

Detectar e analisar as oportunidades de aplicação da tecnologia da informação nas atividades funcionais e processos corporativos. Levantar as necessidades de sistemas específicos visando suportar a automatização, racionalização ou revisão dos processos, bem como identificar e propor modificações em softwares existentes ou aquisição de softwares apropriados. Planejar as etapas e os recursos físicos e financeiros necessários ao desenvolvimento de sistemas. Planejar e desenvolver as interfaces necessárias à perfeita integração entre os sistemas e pacotes pertencentes à arquitetura de informação da empresa. Participar da preparação de programas de treinamento, cursos e palestras. Desenvolver projetos lógicos e físicos para elaboração de sistemas. Elaborar definições e instruções para programação e codificação de sistemas. Codificar programas, testar e operacionalizar sistemas. Identificar e propor produtos e soluções de informática para áreas cliente da empresa. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo,

(4)

35 registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Analista de Gestão I (Suprimentos)

Elaborar os processos de licitação técnica em âmbito nacional e internacional. Avaliar termos de referência de materiais técnicos para saneamento básico, materiais de tratamento de água e esgotos, equipamentos mecânicos, elétricos, eletromecânicos e eletrônicos, e suas aplicações, para elaborar editais de concorrência, tomada de preços, convite, pregão e leilão para fornecimento de materiais e equipamentos e contratação de serviços. Exercer a função de Pregoeiro (tomadas de decisões quanto às questões legais e técnicas, durante a sessão pública) e também da Equipe de Apoio ao Pregão. Emitir parecer técnico que subsidie a comissão e/ou unidade jurídica quando em recursos administrativos e/ou solicitados por órgão fiscalizador. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Analista de Sistemas de Saneamento I (Geologia)

Desenvolver estudos geológicos e geofísicos. Pesquisar a natureza geológica e geofísica de fenômenos, efetuar serviços ambientais e geotécnicos, levantamentos, pesquisas e avaliações hidrogeológicas necessárias ao desenvolvimento e aproveitamento de recursos hídricos, melhoria operacional e projetos de perfuração e operação de poços tubulares. Fiscalizar e acompanhar a execução dos trabalhos de perfuração e recuperação de poços subterrâneos realizados por empresas contratadas. Identificar e analisar os riscos ambientais. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Atendente a Clientes I (30 horas)

Atuar na Central de Atendimento Telefônico da SABESP, prestando atendimento ao público em geral. Prestar e obter informações sobre condições e intervenções no sistema de abastecimento de água e de coleta de esgotos e outros serviços prestados pela SABESP. Orientar o cliente sobre ligações de água e esgotos, alta de consumo, análise e revisão de contas e faturas, vazamentos, motivo de falta de água, pedidos de serviços, débitos e outros. Registrar as solicitações dos clientes, orientando ou solucionando as questões, encaminhando às áreas competentes da SABESP para resolução. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na

(5)

36 Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Biólogo I

Atuar em atividades relacionadas com o planejamento, operação, conservação e manutenção dos sistemas de saneamento ambiental. Realizar, analisar e pesquisar estudos pilotos, ensaios, testes, laudos, aperfeiçoamentos, diagnósticos e prognósticos das formas de vida existentes nas águas, mananciais e efluentes, buscando novas metodologias analíticas de controle de qualidade e processos de tratamento. Efetuar inspeções nas unidades de tratamento, mananciais, indústrias e áreas ambientais, analisando, acompanhando e avaliando a qualidade e performance dos sistemas de saneamento ambiental. Analisar a viabilidade técnica, econômica e ambiental para as intervenções nos sistemas de saneamento ambiental, bem como participar da concepção, licenciamento ambiental e análise de estudos e projetos ambientais e de processos. Prestar assessoria e apoio técnico nos processos do sistema de saneamento ambiental. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Controlador de Sistemas de Saneamento I (36 horas)

Atuar no Centro de Controle da Operação da adução, no comando de bombas e válvulas, supervisionando reservatórios, pontos de pressão, medidas de vazão e temperaturas, alarmes de condições operacionais. Acompanhar as variações de medidas através da interpretação de gráficos, mapas e telas de alarmes, verificando o volume produzido e aduzido, os níveis dos reservatórios e ocorrência de problemas nos equipamentos e sistemas de elevação, adução e reservação de água, acionando áreas responsáveis, visando a adequações, correções e manutenções necessárias ao desempenho do sistema de abastecimento. Operar equipamentos integrantes do sistema de abastecimento. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Engenheiro de Segurança do Trabalho I

Executar atividades de engenharia de segurança do trabalho no âmbito da SABESP. Elaborar e acompanhar a implantação de estudos e programas para desenvolvimento de sistemas de segurança e higiene do trabalho. Analisar projetos, processos de trabalho, instalações e serviços, propondo alternativas para adequação às exigências legais visando a maximização da segurança dos empregados. Orientar os empregados nos assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho. Elaborar e aprovar laudos técnicos. Responder tecnicamente por programas legais e institucionais. Prestar assessoria técnica

(6)

37 às unidades da empresa, nos assuntos referentes a sua área de atuação. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Engenheiro I (Ambiental)

Executar atividades de engenharia nas áreas de projetos, obras, planejamento, manutenção, operação, produção, tratamento e disposição final dos sistemas de saneamento ambiental. Desenvolver e aplicar tecnologias de proteção ao meio ambiente. Realizar diagnósticos e estudos de viabilidade técnica e ambiental. Avaliar o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente. Participar do licenciamento ambiental e outorgas dos recursos hídricos, bem como da elaboração e implantação dos Planos de Gerenciamento e Comunicação de Riscos Ambientais. Acompanhar e providenciar a disponibilização de dados para o sistema de informações ambientais. Prestar assessoria técnica às unidades da empresa, nos assuntos referentes a sua área de atuação. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Engenheiro I (Civil)

Executar atividades de engenharia, de natureza civil nas áreas de projetos, obras, planejamento, manutenção, operação, produção, tratamento e disposição final dos sistemas de saneamento ambiental. Analisar as características do solo, da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Projetar e especificar as redes de instalações elétricas, hidráulica e de saneamento, bem como definir e dimensionar o material necessário. Acompanhar todas as etapas da construção ou reforma. Realizar estudos de viabilidade técnica. Prestar assessoria técnica às unidades da empresa, nos assuntos referentes a sua área de atuação. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Engenheiro I (Civil com especialização em Geotecnia)

Executar atividades de engenharia, de natureza civil nas áreas de projetos, obras, planejamento, manutenção, operação, produção, tratamento e disposição final dos sistemas de saneamento ambiental. Analisar as características do solo, da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Projetar e especificar as redes de instalações elétricas, hidráulica e de saneamento, bem como definir e dimensionar o material necessário. Acompanhar todas as etapas da construção ou reforma. Realizar estudos de viabilidade técnica. Analisar atividades de investigação do solo e elaborar

(7)

38 projetos de tratamento dos terrenos, terraplanagem, escavações, contenções, projeto e execução de fundações. Prestar assessoria técnica às unidades da empresa, nos assuntos referentes a sua área de atuação. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Engenheiro I - (Civil/Hidráulica/Sanitária/Ambiental com especialização em Hidrologia)

Participar da elaboração de processos que governam a circulação da água na natureza bem como os métodos hidrológicos para dimensionar obras hidráulicas e acompanhar sistemas de recursos hídricos. Aplicar conhecimentos referentes a ciclo hidrológico, bacias hidrográficas, aproveitamento múltiplo de recursos hídricos, estatística de vazões, dimensionamento e operação de reservatórios, hidrologia urbana, características climáticas. Realizar levantamento de dados para estudos hidrológicos. Executar atividades de engenharia, nas áreas de projetos, obras, planejamento, manutenção, operação, produção, tratamento e disposição final dos sistemas de saneamento ambiental. Analisar as características do solo, da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Projetar e especificar as redes de instalações elétricas, hidráulica e de saneamento, bem como definir e dimensionar o material necessário. Desenvolver e aplicar tecnologias de proteção ao meio ambiente. Realizar diagnósticos e estudos de viabilidade técnica e ambiental. Avaliar o impacto de grandes obras sobre o meio ambiente. Planejar e orientar o uso da água de bacias hidrográficas. Desenvolver planos de redes de água e de esgotos, irrigação e drenagem, saneamento e bombeamento. Acompanhar a exploração de lençóis subterrâneos. Realizar estudos de viabilidade técnica. Prestar assessoria técnica às unidades da empresa, nos assuntos referentes a sua área de atuação. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Engenheiro I (Elétrica)

Executar atividades de engenharia, de natureza elétrica nas áreas de projetos, obras, planejamento, manutenção, operação, produção, tratamento e disposição final dos sistemas de saneamento ambiental. Planejar e executar projetos nas áreas de eletrotécnica relacionados à geração, transmissão, transporte e distribuição da energia elétrica. Analisar propostas técnicas, instalar, configurar e inspecionar sistemas e equipamentos, executando testes e ensaios. Prestar assessoria técnica às unidades da empresa, nos assuntos referentes a sua área de atuação. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

(8)

39

Engenheiro I (Eletrônica)

Executar atividades de engenharia, de natureza eletrônica nas áreas de projetos, obras, planejamento, manutenção, operação, produção, tratamento e disposição final dos sistemas de saneamento ambiental. Executar projetos relacionados a componentes eletrônicos, analisar propostas técnicas, instalar, configurar e inspecionar sistemas e equipamentos e executar testes e ensaios. Prestar assessoria técnica às unidades da empresa, nos assuntos referentes a sua área de atuação. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Engenheiro I (Florestal)

Executar atividades de engenharia, de natureza florestal nas áreas de projetos, obras, planejamento, manutenção, operação, produção, tratamento e disposição final dos sistemas de saneamento ambiental. Avaliar o potencial de ecossistemas florestais e planejar seu aproveitamento de modo a preservar a flora e a fauna locais. Pesquisar e selecionar sementes e mudas, identificar e classificar espécies vegetais e procurar melhorar suas características, analisar as condições necessárias a sua adaptação ao ambiente. Recuperar áreas degradadas, cuidar da arborização urbana e avaliar o impacto ambiental de atividades humanas em uma área. Efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitir laudos e pareceres. Prestar assessoria técnica às unidades da empresa, nos assuntos referentes a sua área de atuação. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Engenheiro I (Materiais)

Executar atividades de engenharia, voltadas para a pesquisa de materiais nas áreas de projetos, obras, planejamento, manutenção, operação, produção, tratamento e disposição final dos sistemas de saneamento. Inspecionar a qualidade de matérias-primas, produtos e serviços e elaborar documentação técnica. Efetuar a qualificação de fornecedores de materiais e equipamentos. Elaborar e emitir atestados de avaliação de desempenho dos fornecedores de serviços de engenharia. Estudar alternativas de aplicação de materiais já conhecidos nas diversas etapas dos processos. Selecionar materiais e processos, acompanhando testes e experimentos. Prestar assessoria técnica às unidades da empresa, nos assuntos referentes a sua área de atuação. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

(9)

40

Engenheiro I (Mecânica)

Executar atividades de engenharia, de natureza mecânica nas áreas de projetos, obras, planejamento, manutenção, operação, produção, tratamento e disposição final dos sistemas de saneamento ambiental. Projetar e testar sistemas e conjuntos mecânicos, componentes e ferramentas. Controlar a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Planejar e acompanhar a Execução de serviços de remanejamento e de reparos em adutoras, de grupos geradores de emergência. Acompanhar e fiscalizar serviços de manutenção mecânica executados por empresas terceirizadas. Executar adequações, ampliações e melhorias em instalações operacionais. Prestar assessoria técnica às unidades da empresa, nos assuntos referentes a sua área de atuação. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Engenheiro I (Produção)

Executar atividades de engenharia, nas áreas de projetos, obras, planejamento, manutenção, operação, produção, tratamento e disposição final dos sistemas de saneamento ambiental. Atuar no desenvolvimento de estudos para melhoria dos processos de operação dos sistemas de água e esgoto, bem como de metodologias e indicadores de gestão e operação em sistemas de água e esgotos. Estruturar programas para melhoria da eficiência. Desenvolver e testar sistemas, processos e métodos produtivos. Prestar assessoria técnica às unidades da empresa, nos assuntos referentes a sua área de atuação. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Engenheiro I (Sanitarista)

Executar atividades de engenharia, de natureza sanitária nas áreas de projetos, obras, planejamento, manutenção, operação, produção, tratamento e disposição final dos sistemas de saneamento ambiental. Planejar e orientar o uso da água de bacias hidrográficas. Elaborar projetos de redes de água e de esgotos, irrigação e drenagem, saneamento e bombeamento, inclusive em emissários submarinos ou subfluviais. Acompanhar a operação de Estações de Tratamento de Águas (ETA) e de Estações de Tratamento de Esgotos (ETE). Desenvolver Estudos de Impactos Ambientais. Prestar assessoria técnica às unidades da empresa. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

(10)

41

Motorista Operador de Equipamentos Automotivos I

Dirigir veículos leves, pesados ou compostos por cavalo mecânico, transportando cargas e passageiros, engatando e desengatando carreta e prancha, seguindo itinerário preestabelecido. Operar equipamentos automotivos como retroescavadeira, pá-carregadeira, trator de lâmina, guindaste, empilhadeira, motoniveladora e outros, em serviços de abertura e aterro de valas, transporte, içamento, empilhamento, carregamento e descarregamento de materiais, terraplanagens e outros. Elaborar o itinerário das viagens, acompanhar e orientar no carregamento e descarregamento e efetuar a amarração e sinalização da carga. Vistoriar o veículo e carga durante todo o percurso, respondendo pela sua segurança. Efetuar a conferência, o recebimento e entrega de materiais e equipamentos nas diversas unidades da empresa. Comunicar eventuais incidentes com o veículo e a carga. Acompanhar as condições de conservação do veículo, máquinas e equipamentos sob sua responsabilidade, efetuando sua manutenção operativa. Operar equipamentos hidráulicos acoplados aos veículos. Executar outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados.

Oficial de Manutenção I (Elétrica)

Executar serviços de manutenção de natureza elétrica, em equipamentos, máquinas e instalações de alta, média e baixa tensão nas diversas áreas da SABESP. Detectar defeitos visualmente ou por meio de instrumentos específicos e substituir ou reparar peças e componentes necessários. Executar serviços em oficina, tais como: reforma e rebobinamento de motores e transformadores, montagens de quadros elétricos, painéis de comando e controle, inclusive com lógica digital. Executar serviços em campo, tais como: montagens eletromecânicas, entradas de energia de alta, média e baixa tensão e manutenção nas diversas instalações de bombeamento, tratamento e adução de sistemas de saneamento. Executar serviços básicos de natureza civil, mecânica, eletrônica e de instrumentação correlacionados às atividades elétricas. Elaborar croquis, esquemas, diagramas de alterações executadas em campo. Zelar por equipamentos, máquinas, materiais, ferramentas, instrumentos e veículos sob sua responsabilidade. Registrar as atividades de manutenção elétrica nos planos, ordens de serviço ou relatórios de manutenção. Executar outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como o código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Oficial de Manutenção I (Mecânica)

Executar serviços de manutenção de natureza mecânica, em equipamentos e instalações de bombeamento e tratamento de sistemas de saneamento ambiental nas diversas áreas da SABESP. Executar serviços de ajustagem, recuperação, regulagem, montagem e desmontagem de peças e equipamentos, conforme especificações técnicas ou desenhos, em oficina ou serviço de campo, em equipamentos, tais como: válvulas, bombas, motores, comportas, redutores, compressores, máquinas de desobstrução de esgotos, cloradores, evaporadores e outros. Executar medições com instrumentos como réguas,

(11)

42 paquímetros, micrômetros, manômetros e outros. Fazer a preparação, regulagens necessárias e operação de torno mecânico universal, bem como de outras máquinas operatrizes. Fazer usinagem de recuperação ou confecção de peças e materiais diversos, com base em desenhos ou amostras, envolvendo as operações de faceamento, desbaste, acabamento, rosca, retífica, plaina, fresa, furadeira, torno entre outros. Fazer o controle dimensional das peças em usinagem. Manter a conservação das máquinas, procedendo à limpeza e lubrificação necessária. Detectar e diagnosticar condições anormais de funcionamento de máquinas e equipamentos. Executar serviços básicos de natureza civil, elétrica, eletrônica e de instrumentação correlacionados as atividades de mecânica. Zelar por equipamentos, máquinas, materiais, ferramentas, instrumentos e veículos sob sua responsabilidade. Registrar as atividades de manutenção mecânica nos planos, ordens de serviço ou relatórios de manutenção. Executar outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como o código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Químico I

Atuar em atividades relacionadas ao planejamento, operação, conservação e manutenção dos sistemas de saneamento ambiental. Realizar, analisar e pesquisar estudos pilotos, projetos, ensaios, experiências, testes de melhoria e desenvolvimento operacional do sistema de saneamento ambiental. Prestar apoio técnico nos processos do sistema de saneamento, áreas de risco e proteção ambiental. Elaborar projetos de estações piloto de tratamento. Desenvolver estudos, pesquisas e ensaios de novas metodologias analíticas de controle de qualidade e processos de tratamento. Realizar análises orgânicas e inorgânicas com interpretação de resultados e elaboração de laudos. Controlar as ações laboratoriais. Realizar inspeções nas unidades de tratamento, mananciais, indústrias e áreas ambientais. Atuar na realização de serviços de natureza administrativa, tais como: estudos estatísticos, relatórios técnicos e gerenciais, avaliação e acompanhamento de custos operacionais, previsão e realização econômico-financeira e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Técnico de Segurança do Trabalho I

Atuar nas diversas unidades da SABESP, efetuando inspeções, avaliando postos de trabalho, condições ambientais, acompanhando as atividades internas e externas dos empregados, visando preservar as condições ideais de segurança na SABESP. Analisar causas e conseqüências de acidentes de trabalho, elaborando planos para a prevenção de novas ocorrências. Acompanhar a instalação e manutenção de equipamentos de segurança e higiene do trabalho. Assessorar e orientar a CIPA e participar das suas reuniões. Efetuar levantamento de dados para elaboração de laudos técnicos. Orientar os empregados e os gerentes nos assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho. Prestar assessoria técnica aos administradores de contratos, inspecionando as condições de segurança nas obras contratadas ou próprias. Acompanhar a implantação de programas e estudos sobre segurança do trabalho. Executar serviços de natureza

(12)

43 administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, providenciando transportes, materiais e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Técnico em Gestão I

Executar atividades de caráter administrativo da sua área de atuação, digitando, classificando e arquivando documentos em geral, recepcionando pessoas e efetuando controles administrativos diversos. Emitir solicitações de pagamento, processos de pagamento e registro de movimentos de fundos financeiros. Auxiliar na elaboração de relatórios diversos, bem como na conferência de listagens e formulários. Manter organizado e abastecido o estoque de materiais da área. Operar máquinas copiadoras e guilhotinas, efetuando encadernações e zelando pela limpeza e conservação dos materiais utilizados. Efetuar serviços externos sempre que necessário. Elaborar apontamento dos serviços realizados por empresas contratadas. Receber e expedir documentos diversos. Fiscalizar os serviços de limpeza e copa, realizados por empregados próprios ou contratados, distribuindo e controlando o consumo de materiais. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, providenciando transportes, materiais e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Técnico em Gestão I (Informática)

Executar atividades relacionadas ao desenvolvimento e implantação de projetos de informática nas diversas áreas da empresa. Efetuar a instalação, manutenção e configuração de hardware e de software. Prestar suporte técnico e subsidiar a elaboração de estudos e projetos em hardware e software. Executar atividades de instalação e configuração de redes de teleprocessamento e telecomunicações. Executar atividades relativas à operação e controle de equipamento eletrônico de processamento de dados. Efetuar o monitoramento de processos operacionais nos servidores. Selecionar, montar e arquivar fitas magnéticas necessárias à execução de programas. Preparar, determinar programação, analisar e acompanhar os serviços a serem processados, visando a operacionalização e otimização do fluxo de produção e cronogramas implantados. Operar, manipular, acompanhar e verificar os resultados dos processamentos de rotina ou de programas de aplicações. Executar atividades relativas à codificação e testes de programas. Preparar documentação para desenvolvimento de programas e arquivo para testes simulados. Providenciar a catalogação de programas. Pesquisar novas técnicas de programação. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, providenciando transportes, materiais e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

(13)

44

Técnico em Gestão I (Secretariado)

Executar serviços administrativos e de suporte junto aos Gerentes das unidades. Redigir e digitar documentos, bem como controlar correspondências em geral. Realizar e atender ligações telefônicas. Recepcionar pessoas encaminhando-as ao local apropriado. Controlar agenda de compromissos do Gerente, organizar e manter atualizado o arquivo de documentos. Providenciar recursos necessários à realização de reuniões e elaborar registros e atas. Controlar materiais de escritório e os bens patrimoniais da unidade. Executar outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Técnico em Serviços a Clientes I

Atuar nos serviços de atendimento aos clientes registrando suas solicitações, nas residências, agências comerciais/virtuais ou por telefone. Orientar e solucionar dúvidas do cliente sobre: pedidos de serviços, ligações de água e esgotos, medições de consumo, resultado de análises de revisão de contas, vazamentos, interrupções no abastecimento, atualização de cadastros e outros. Executar serviços de apuração de consumo, leitura de hidrômetros e entrega de contas e faturas. Efetuar corte e restabelecer o fornecimento de água. Inspecionar os serviços de corte e supressão realizados por terceiros. Elaborar a programação de execução, dos serviços de ligações de água e esgotos. Inspecionar imóveis em geral. Executar levantamentos de campo, efetuando medições de ruas, lotes, quadras, visando subsidiar o cadastramento e codificação de imóveis, quadros de ligação e implantações de redes de água e esgotos e outros serviços do sistema de saneamento. Levantar informações sobre a situação do saneamento básico e condições sócio-econômicas de populações carentes. Contatar lideranças comunitárias e órgãos externos. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, providenciando transportes, materiais e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Edificações)

Desenvolver e executar projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com legislação específica. Planejar a execução e elaborar orçamento de obras. Prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Acompanhar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, providenciando transportes, materiais e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

(14)

45

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Elétrica)

Planejar métodos e seqüências de operações para testar e desenvolver sistemas elétricos. Projetar e executar sistemas de aterramento e de proteção de descargas elétricas. Monitorar sistemas de geração, transmissão e distribuição de eletricidade, bem como realizar manutenções, inspeções e testes em equipamentos e estruturas. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, providenciando transportes, materiais e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Eletromecânica)

Atuar em projetos e execução de instalações elétricas e mecânicas de equipamentos conforme especificações técnicas, normas de segurança e com responsabilidade ambiental. Planejar a execução da manutenção elétrica e mecânica de equipamentos, bem como de projetos, instalações e manutenção de sistemas de acionamento elétrico e mecânico. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, providenciando transportes, materiais e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Eletrotécnica)

Instalar, operar e manter elementos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Participar da elaboração e do desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Atuar no planejamento e execução da instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplicar medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Participar no projeto e instalação de sistemas de acionamentos elétricos. Executar a instalação e manutenção de iluminação e sinalização de segurança. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, providenciando transportes, materiais e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Mecânica)

Atuar em projetos e execução de instalações mecânicas de equipamentos conforme especificações técnicas, normas de segurança e com responsabilidade ambiental. Planejar a execução da manutenção mecânica de equipamentos, bem como de projetos, instalações e manutenção de sistemas de acionamento mecânico. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, providenciando transportes, materiais e outras atividades correlatas. Conhecer

(15)

46 instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Mecatrônica)

Atuar na integração de processos mecânicos e eletrônicos, empregando programas de computação. Participar da execução de projetos e instalação de máquinas e equipamentos automatizados e sistemas robotizados. Realizar manutenção, medições, testes, programação e operação em máquinas, equipamentos e sistemas automatizados e/ou robotizados, conforme especificações técnicas e normas de segurança. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, providenciando transportes, materiais e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Química)

Executar programas e acompanhar a operação dos sistemas de saneamento ambiental, em todas as fases, desde a captação e coleta, tratamento, afastamento, distribuição e manutenção. Programar, executar e controlar as variáveis quali-quantitativas da operação dos sistemas. Elaborar e controlar a programação de coleta de amostras, desinfecção de redes e reservatórios, coletar amostras e efetuar análises físico-químicas e microbiológicas, em laboratórios ou em campo. Atuar com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, normas de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, providenciando transportes, materiais e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Saneamento)

Executar programas e acompanhar a operação dos sistemas de saneamento ambiental, em todas as fases, desde a captação e coleta, tratamento, afastamento, distribuição e manutenção. Programar, executar e controlar as variáveis quali-quantitativas da operação dos sistemas. Programar, controlar e inspecionar o funcionamento das instalações operacionais. Elaborar e controlar a programação de coleta de amostras, desinfecção de redes e reservatórios, coletar amostras e efetuar análises físico-químicas e microbiológicas, em laboratórios ou em campo. Diagnosticar o desempenho do abastecimento de água, esgotamento sanitário e processos laboratoriais. Executar inspeções sanitárias e de imóveis em geral. Elaborar e participar no desenvolvimento de atividades de estudos, programação, pesquisa, inspeção técnica, cálculos, acompanhamento e controle da operação dos sistemas de saneamento ambiental. Elaborar relatórios técnico-descritivos, bem como cronogramas, apropriação de custos,

(16)

47 especificações, croquís dos serviços, planilhas de dados e resultados, desenhos, entre outros, de acordo com a área e amplitude de atuação. Dirigir veículo e operar máquinas e equipamentos, relacionados com a sua atividade, quando necessário. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, providenciando transportes, materiais e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Tecnólogo I (Construção Civil - Edifícios)

Executar serviços nas áreas de projetos, obras, planejamento, manutenção, operação, produção e controle do abastecimento de água, tratamento e disposição final de esgotos. Elaborar normas, especificações técnicas, estudos, manuais, memoriais descritivos, programas de manutenção, controle físico e financeiro, de qualidade, análise de empreendimentos, orçamentos, pacotes técnicos para contratações, laudos, pareceres e relatórios técnicos de acordo com sua área de atuação. Realizar estudos de viabilidade técnica de acordo com sua área de atuação. Desenvolver, analisar, distribuir, acompanhar e controlar projetos operacionais e atividades de manutenção. Efetuar o recebimento técnico de instalações, equipamentos, serviços e materiais. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, providenciando transportes, materiais e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Tecnólogo I (Hidráulica)

Atuar com alimentação e atualização do sistema de cadastro de plantas e do sistema de informações geográficas de saneamento. Realizar e acompanhar inspeções em campo para aprovação de cadastro de novas obras como: coletores, interceptores e estações de tratamento de esgotos. Buscar e fornecer informações cadastrais podendo envolver elaboração de mapas em apoio à área de planejamento. Atender solicitações de cadastros de instalações de coleta e tratamento de esgotos para compatibilização de projetos com possíveis interferências na área determinada a obras. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

Tecnólogo I (Saneamento Ambiental)

Atuar na conservação, recuperação e no controle das ações voltadas a garantia da qualidade de vida dos seres humanos e do Meio Ambiente, desenvolvendo projetos, operação e manutenção de sistemas de saneamento, bem como implantando programas

(17)

48 de qualidade ambiental. Fiscalizar a construção de estações de tratamento, de redes para abastecimento de água e para canalização de esgotos domésticos e industriais. Executar serviços de natureza administrativa, emitindo, registrando, controlando e mantendo a documentação envolvida, providenciando transportes, materiais e outras atividades correlatas. Conhecer instrumentos organizacionais como código de ética, e as políticas de qualidade em vigência na Companhia como: Qualidade SABESP, Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho, e Qualidade dos Laboratórios Acreditados. Dirigir veículo para realização das atividades do cargo.

A N E X O I I I - C O N T E Ú D O P R O G R A M Á T I C O

O conteúdo programático sugerido não limita nem esgota o programa. Serve apenas como orientação para as bancas elaboradoras de provas e para os candidatos.

ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO CARGOS:

Agente de Saneamento Ambiental I

Motorista Operador de Equipamentos Automotivos I Oficial de Manutenção I (Elétrica)

Oficial de Manutenção I (Mecânica)

Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e

figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes, preposições e conjunções. Emprego e sentido que imprime às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

Matemática: Números inteiros: operações e propriedades; números racionais:

representação fracionária e decimal: operações e propriedades; razão e proporção; porcentagem; regra de três simples; equação do 1º grau; sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade; relação entre grandezas: tabelas e gráficos.

Conhecimento na Área: Noções e procedimentos de acordo com as atribuições do

cargo.

ENSINO MÉDIO COMPLETO CARGOS:

Atendente a Clientes I (30 horas) Técnico em Gestão I

Técnico em Serviços a Clientes I

Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e

figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes, preposições e conjunções. Emprego e sentido que imprime às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

(18)

49

Matemática: Números inteiros: operações e propriedades; números racionais:

representação fracionária e decimal: operações e propriedades; razão e proporção; porcentagem; regra de três simples; equação do 1º grau; sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade; relação entre grandezas: tabelas e gráficos; raciocínio lógico; resolução de situações-problema.

Noções de Informática: Windows, Word e Excel.

Atualidades: Cultura Geral. Fatos políticos, econômicos e sociais ocorridos no ano de

2010/2011 e divulgados na mídia local e nacional.

ENSINO MÉDIO TÉCNICO COMPLETO CARGOS:

Controlador de Sistemas de Saneamento I (36 horas) Técnico de Segurança do Trabalho I

Técnico em Gestão I (Informática) Técnico em Gestão I (Secretariado)

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Edificações) Técnico em Sistemas de Saneamento I (Elétrica)

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Eletromecânica) Técnico em Sistemas de Saneamento I (Eletrotécnica) Técnico em Sistemas de Saneamento I (Mecânica) Técnico em Sistemas de Saneamento I (Mecatrônica) Técnico em Sistemas de Saneamento I (Química) Técnico em Sistemas de Saneamento I (Saneamento)

Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e

figurado das palavras. Ortografia oficial. Acentuação gráfica. Pontuação. Substantivo e adjetivo: flexão de gênero, número e grau. Verbos: regulares, irregulares e auxiliares. Emprego de pronomes, preposições e conjunções. Emprego e sentido que imprime às relações que estabelecem. Concordância verbal e nominal. Crase. Regência.

Matemática: Números inteiros: operações e propriedades; números racionais:

representação fracionária e decimal: operações e propriedades; razão e proporção; porcentagem; regra de três simples; equação do 1º grau; sistema métrico: medidas de tempo, comprimento, superfície e capacidade; relação entre grandezas: tabelas e gráficos; raciocínio lógico; resolução de situações-problema.

Noções de Informática: Windows, Word e Excel.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:

Controlador de Sistemas de Saneamento I

Automação industrial: métodos, aplicações (softwares. Ex. Casa) e dispositivos para aquisição de dados. Metrologia: medidas e grandezas utilizadas na área de vazão de

(19)

50 líquidos e gases. Física básica: termodinâmica e estática. Propriedades da água: características físico-químicas básicas de tratamento da água e efluentes. Química básica: produtos e compostos utilizados na desinfecção e esterilização da água. Equipamentos e sistemas na área da captação e tratamento da água: filtros, separadores e difusores. Informática: interpretação de planilhas eletrônicas e gráficos, processadores de texto.

Técnico de Segurança do Trabalho I

Ergonometria. Prevenção e controle de perdas. Administração e legislação aplicadas. princípios de tecnologia industrial. Psicologia e segurança do trabalho. Higiene e medicina do trabalho. Tecnologia e prevenção de combate a sinistros. Métodos e técnicas de treinamento.

Técnico em Gestão I (Informática)

Conceitos básicos de computação e microinformática. Sistemas operacionais MS-DOS e MSWindows, Word for Windows 6.0. Planilha eletrônica Excel. Linguagens Clipper e ações.

Técnico em Gestão I (Secretariado)

1. Conceitos básicos sobre organização e administração. 2. Questões sobre as rotinas e funcionamento internos da empresa . 3. Noções de informática:Word, Excel, Access, PowerPoint, etc.

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Edificações)

Conhecimento de projetos e fiscalização, medição, administração de obras e custos operacionais. Conhecimento de instalação e reparos de rede de água e esgoto. Concretagem, terraplenagem, escavações/escoramentos, compactação de solos e assentamento de tubulações.

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Elétrica)

Planejamento e controle de manutenção de instalações elétricas prediais, correção do fator de potência, sistemas de aterramento e proteção contra descargas atmosféricas, sistemas de proteção elétrica, fundamentos de eletrônica, conceitos gerais de área elétrica industrial, sistemas trifásicos (ligações Triangulo e Estrela com cargas equilibradas e desequilibradas potência útil e aparente), motores AC e DC, Eletrônica Analógical, Eletrônica Digital, Eletrônica de Potência, interpretação de normas, conceitos sobre telecomunicações, conceitos sobre redes de computadores, análise de investimentos, conhecimentos sobre redes PERT/CPM, conceitos de programação de CLP e sistemas supervisórios.

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Eletromecânica)

Eletricidade e eletroeletrônica geral, instalações elétricas, máquinas elétricas, hidráulica e pneumática, elementos de construção de máquinas, desenho técnico, tecnologia dos materiais, ensaios mecânicos, manutenção preditiva e corretiva, conceitos sobre normas de segurança do trabalho e proteções na área de instalações elétricas e mecânicas.

(20)

51

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Eletrotécnica)

Instrumentos de medição; microprocessadores e micro controladores; eletrônica industrial, eletrônica analógica e digital; dispositivos semicondutores; microeletrônica, instrumentação eletrônica e processamento de sinais; automação e controle automático de processos de comunicação de dados. Conceitos sobre normas de segurança do trabalho e proteções na área de instalações elétricas.

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Mecânica)

Trigonometria: elementos de triângulos retângulos. Alavancas. Roldanas. Torque de aperto imposto a um parafuso. Planificação de chapa de um invólucro cilíndrico. Atrito de deslizamento e de rolamento. Dilatação de materiais, temperatura, em escala termométrica. Desenho de parafusos. Elementos de máquinas. Resistência dos materiais e Ensaios tecnológicos. Tecnologia dos materiais. Hidráulica. Eletrotécnica. Conceitos sobre normas de segurança do trabalho e uso de EPI’s.

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Mecatrônica)

Mecânica e eletroeletrônica geral, instalações elétricas, máquinas elétricas, informática, hidráulica e pneumática, elementos de construção de máquinas, desenho técnico, tecnologia dos materiais e processos de fabricação, ensaios mecânicos, manutenção preditiva e corretiva, conceitos sobre normas de segurança do trabalho e proteções na área de instalações elétricas e mecânicas.

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Química)

Conhecimentos de produtos químicos utilizados para tratamento: funções e utilidades. Ex. Cloro, sulfato de alumínio, cloreto férrico, ácido fluorsilícico. Vidraria de laboratório: pipetas, provetas, bequer, etc. Equipamentos de laboratório: phmetro. Conhecimentos das fases de tratamento de água e esgotos. Análise de controle: ph, sólidos residuais. Oxigênio dissolvido (od). Demanda bioquímica de oxigênio (dbo). Demanda química de oxigênio (dqo). Tipos de tratamento de esgoto para afluentes domésticos. Lagoas de estabilização. Valas de oxidação. Lodo ativado com aeração prolongada e filtros biológicos. Conhecimentos básicos de eletricidade: voltagem. Mecânica: motores. Eletrônica. Instrumentação. Conceitos sobre normas de segurança do trabalho e uso de EPI’s.

Técnico em Sistemas de Saneamento I (Saneamento)

Conhecimentos de produtos químicos utilizados para tratamento: funções e utilidades. Ex. Cloro, sulfato de alumínio, cloreto férrico, ácido fluorsilícico. Vidraçaria de laboratório: pipetas, provetas, Becker, etc. Equipamentos de laboratório: peagômetros. Conhecimentos das fases de tratamento de água e esgotos. Análise de controle: ph, sólidos residuais. Oxigênio dissolvido (OD). Demanda bioquímica de oxigênio (DBO). Demanda química de oxigênio (DQO). Tipos de tratamento de esgoto para afluentes domésticos. Lagoas de estabilização. Valas de oxidação. Lodo ativado com aeração prolongada e filtros biológicos. Conceitos sobre normas de segurança do trabalho e uso de EPI’s.

(21)

52 ENSINO SUPERIOR COMPLETO

CARGOS:

Advogado I

Analista de Gestão I

Analista de Gestão I (Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) Analista de Gestão I (Contabilidade)

Analista de Gestão I (Design Gráfico) Analista de Gestão I (Finanças) Analista de Gestão I (Sistemas) Analista de Gestão I (Suprimentos)

Analista de Sistemas de Saneamento I (Geologia) Biólogo I

Engenheiro de Segurança do Trabalho I Engenheiro I (Ambiental)

Engenheiro I (Civil)

Engenheiro I (Civil com Especialização em Geotecnia)

Engenheiro I (Civil/Hidráulica/Sanitária/Ambiental com Especialização em Hidrologia) Engenheiro I (Elétrica) Engenheiro I (Eletrônica) Engenheiro I (Florestal) Engenheiro I (Materiais) Engenheiro I (Mecânica) Engenheiro I (Produção) Engenheiro I (Sanitarista) Químico I

Tecnólogo I (Construção Civil - Edifícios) Tecnólogo I (Hidráulica)

Tecnólogo I (Saneamento Ambiental)

Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Ortografia. Acentuação. Pontuação.

Emprego das classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio. Preposição e conjunção: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem. Vozes verbais: ativa e passiva. Colocação pronominal. Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Crase. Sinônimos e antônimos. Sentido próprio e figurado das palavras.

Matemática: Operação com números reais, expressões numéricas. Produtos notáveis e

fatoração. Equações e inequações (1º e 2º graus). Sistemas. Resolução de problemas. Porcentagem, juros simples e compostos. Função de 1º e de 2º grau. Função exponencial e logarítmica. Funções trigonométricas. Análise combinatória. Probabilidade. Geometria analítica: distância entre dois pontos, equação da reta, retas paralelas e perpendiculares, equação da circunferência. Números complexos. Noções de estatística: média, moda e mediana.

Conhecimentos de Microinformática: Sistema operacional Windows e ferramentas do

Referências

Documentos relacionados

“Trabalhar com a equipa Meu Super ajuda-nos a melhorar o nosso trabalho dia a dia, de forma a estarmos mais preparados para continuar a dar o melhor aos nossos clientes. A

Para estes polos, a mediana de distância entre o município de residência do aluno e o polo é maior que 60 quilômetros, ou seja, pelo menos 50% dos alunos que não residem no

Como conseqüência destas discussões e desta construção coletiva, surge o projeto da Escola Semestral de 5ª a 8ª série do ensino fundamental, na

(E) no âmbito dos contratos entre a EBSERH e as instituições de ensino os servidores titulares de cargo efetivo em exercício, que exerçam atividades relacionadas ao objeto

Assim, notamos ao longo da preparação do homem medieval que buscava o “bem morrer” cujo objetivo é ser um “bom cristão”, que firmava a sua fé em uma vida plenamente religiosa

O DEG não se responsabiliza pela convocação dos tutores selecionados para a assinatura do Termo de Compromisso de Tutoria de Graduação, sendo essa

EDIÇÕES POR ANO 10 PROGRAMAÇÃO EDITORIAL 2019 Janeiro-Fevereiro SETORES/EQUIPAMENTOS Fundações Nossa revisão anual deste setor especializado examina palataformas, sistemas de

O 1º Nível de desenvolvimento de Qigong corresponde ao desbloqueio da circulação da energia vital nos dois meridianos centrais ou vasos principais denominados