• Nenhum resultado encontrado

UTILIZAÇÃO DE CONCRETO PRODUZIDO A PARTIR DE CINZA NA CONSTRUÇÃO DE CANAIS PARA TRANSPORTE DE VINHAÇA NA INDÚSTRIA DE CANA DE AÇÚCAR.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UTILIZAÇÃO DE CONCRETO PRODUZIDO A PARTIR DE CINZA NA CONSTRUÇÃO DE CANAIS PARA TRANSPORTE DE VINHAÇA NA INDÚSTRIA DE CANA DE AÇÚCAR."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

UTILIZAÇÃO DE CONCRETO PRODUZIDO A PARTIR DE CINZA NA CONSTRUÇÃO DE CANAIS PARA TRANSPORTE DE VINHAÇA NA INDÚSTRIA

DE CANA DE AÇÚCAR.

Maria Aparecida Tommaselli Chuba Machado¹; João Carlos Borges Carmona² UFGD-FAEN, C. Postal 533, 79.804-970 Dourados-MS, E-mail: mariatomaseli@gmail.com

¹Professora Adjunta IV FAEN/UFGD. ²PIVIC/UFGD/CNPq

RESUMO

Nos últimos anos o setor sucroalcooleiro nos tem passado por uma grande expansão gerando uma produção desordenada de subprodutos, o que preocupa o setor, porém também é setor admirado pelo alto nível de aproveitamento e agregação e valor aos seus subprodutos. A geração de energia através da queima do bagaço cana-de-açúcar se tornou de grande importância para setor sucroalcooleiro, mas causa problemas ambientais com o uso incorreto das cinzas, resíduo gerado por ela. As cinzas possuem características pozolânica, podendo ter uso na produção de cimento e concreto. A vinhaça é outro subproduto da produção de açúcar e etanol, gerado em maior quantidade e que apresentou durante muito tempo fortes ameaças ambientais devido seu alto potencial poluente e nutricional, o qual viabilizou sua maior aplicação atual na fertirrigação.

Palavras-Chave: Resíduos, Vinhaça, Bagaço, Cana-de-açúcar, Cinzas

INTRODUÇÃO

O setor sucroalcooleiro faz do Brasil o principal produtor de cana-de-açúcar e de álcool e um dos principais produtores de açúcar, proporcionando portanto ao Brasil colocações prestigiáveis na produção mundial. Devido à expansão da produção da cana-de-açúcar aumentando a área cultivada, a indústria canavieira gera atualmente um grande volume de resíduos, destacando o bagaço, água de lavagem da cana, torta de filtro, levedura, palha, cinza e vinhaça. Com a importância da geração de energia através da queima do bagaço da

(2)

cana-de-açúcar, passou-se a buscar outras alternativas para as cinzas geradas nas usinas (SANTOS, 2013).

Diante do grande aumento da produção de resíduos agrícolas, várias pesquisas e estudos buscam alternativas de emprego como matéria prima para outros setores produtivos proporcionando uma destinação ambientalmente adequada do resíduo além de agregar valor. Para caso da cinza do bagaço da cana estuda-se diminuir o volume de cimento com a sua adição parcial na produção de cimento e concreto, uma vez que possui características pozolônicas (material utilizado na construção civil), possibilitando a formação de compostos aglomerantes (DAFICO et al., 2003 apud FREITAS, 2005).

Outro importante resíduo da produção de açúcar e álcool é a vinhaça, gerada em grande quantidade. Grande também é a preocupação quanto sua destinação visto os impactos negativos que esta pode ocasionar quando descartada inadequadamente no meio por ser altamente poluente e corrosivo. Por essas razões são estudados alternativas de uso e transporte desse efluente de forma a eliminar os riscos ambientais e gerar economia (MARQUES, 2010). Segundo MARQUES (2010) atualmente a fertirrigação com a vinhaça é a prática mais utilizada pelas usinas brasileiras como destinação deste efluente conferindo resultados positivos no que diz respeito à produtividade agrícola além de gerar economia e uma série de outros benefícios, porém ainda pode causar impactos negativos quando realizada sem controle.

Este trabalho tem como objetivo fazer uma revisão bibliográfica para verificar a utilização da cinza do bagaço da cana-de-açúcar na produção de concreto a partir da substituição parcial da areia como agregado miúdo, assim como uma nova aplicação para a vinhaça visando a diminuição dos problemas ambientais causados pelo descarte inadequado desses resíduos além de gerar economia.

SETOR SUCROALCOOLEIRO

O setor agroindustrial da cana-de-açúcar apresenta grande importância para a economia do Brasil, sendo o responsável por cerca de 60% da produção de etanol do mundo, estando entre os maiores produtores de açúcar e o maior produtor mundial de

Em 2013 foram produzidas aproximadamente 600 milhões de toneladas de cana, os quais resultou em um montante de 22 bilhões de litros de etanol. (OLIVEIRA, 2013)

Na década de 70, com o Proálcool (Programa Nacional do Álcool), que tinha como objetivo a mistura do álcool anidro na gasolina, houve uma grande expansão do setor com

(3)

aumento da área de plantio da cana de açúcar e da produção de etanol e açúcar. Espera-se ainda que a produção dobre de volume na próxima década, contribuindo cada vez mais com a economia brasileira e o prestigio do Brasil na produção mundial. As regiões produtoras são Sudeste, Centro-Oeste, Sul e Nordeste, possuindo duas safras anual, proporciona a produção de açúcar e etanol durante todo o ano colocando o Brasil em destaque mundial (SILVA, 2011) De acordo com SANTOS (2013) atualmente a área destinada ao cultivo de cana-de-açúcar no Brasil ultrapassa os 8 milhões de hectares, aproximadamente 2,5% de toda a terra cultivável do Brasil, sendo o estado de São Paulo o principal produtor de açúcar e etanol, com cerca de 51,82% da produção brasileira ultrapassando os 4 milhões de hectares destinado ao cultivo da cana-de-açúcar, seguido por Goiás com 740 mil hectares (9%), Minas Gerais com 720 mil hectares (8%)), Paraná com 600 mil hectares (7%), Mato Grosso do Sul com 555 mil hectares (6,5%), Alagoas com 448 mil hectares (5%) e Pernambuco com 309 mil hectares (3%), nos demais estados produtores, as áreas de cultivo de cana-de-açúcar representam menos de 3% da área nacional.

RESÍDUOS GERADOS PELO PROCESSO PRODUTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR

O processo de transformação da cana em açúcar e álcool se dá pelas etapas de lavagem, moagem, extração do caldo, clarificação, concentração e centrifugação do caldo obtendo o açúcar comercial e o mel, o mel passa por uma etapa de cozimento a vácuo a fim de se obter o açúcar restante resultando no mel final ou melaço, o mosto de melaço segue para a fermentação nas dornas o qual forma o vinho, que é centrifugado para recuperação das leveduras e enviado para as colunas de destilação para produção do etanol (SANTOS, 2013).

Segundo SANTOS (2013), são geradas grandes quantidade de resíduos ou subprodutos durante as etapa do processamento da cana, os principais são a água de lavagem obtida na etapa de lavagem dos colmos de cana, o bagaço obtido durante a extração do caldo na moagem da cana-de-açúcar, a torta de filtro resultante da etapa de clarificação do caldo, as leveduras utilizadas na fermentação do caldo e a vinhaça obtida no processo de destilação do vinho (caldo fermentado).

A maioria desses resíduos são novamente empregados dentro do processo produtivo, como subprodutos. A água de lavagem é reutilizada na fertirrigação das lavouras e para a produção de biogás, a torta de filtro é reaproveitada como fertilizante, a levedura pode ser recuperada e novamente utilizada no processo de fermentação ou pode ser utilizada como ração animal, o bagaço pode ser empregado na produção de energia (vapor/eletricidade),

(4)

combustível (natural, briquetado, peletizado, enfardado), hidrólise (rações, furfural, lignina), polpa de papel, celulose e aglomerados e a vinhaça é utilizada como fertilizante na adubação dos canaviais (SANTOS, 2013).

VINHAÇA

A vinhaça constitui o principal subproduto da agroindústria canavieira, sendo o subproduto gerado em maior quantidade. Apresenta um alto potencial poluidor e fertilizante devido a presença de diversos nutrientes em sua composição que varia conforme a cana processada e o processo de geração, mas em geral é composta em grande parte por matéria orgânica e em nutrientes minerais como o potássio (mais abundante) o cálcio, magnésio, enxofre (MARQUES, 2010).

Segundo dados da ÚNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), a produção atual de etanol é de aproximadamente 27 bilhões de litros e estatísticas apontam que são gerados cerca de 13 litros de vinhaça para cada litro de álcool produzido indicando portanto um montante de aproximadamente 300 bilhões de litros de vinhaça.

APLICAÇÕES DA VINHAÇA

Até a década de 1970 a vinhaça era despejada diretamente nos corpos hídricos, causando impactos ambientais e colocando em risco a saúde humana o que gerou preocupação que foi intensificada a partir do grande aumento da produção sucroalcooleira nesta mesma década, preocupação que impulsionou, em 1978 a proibição legal por meio de uma portaria do Ministério do Interior do lançamento direto ou indireto da vinhaça e em qualquer corpo hídrico (SILVA, 2011).

Com a proibição do lançamento deste resíduo em rios e mananciais, outros destinos

tiveram que ser encontrados para a disposição da vinhaça, utilizando inicialmente as

chamadas áreas de sacrifício, que eram áreas de inundação, despejando a vinhaça para

permitir sua infiltração no solo, sem nenhum controle, sendo também inviável do ponto de vista ambiental uma vez que tornava o solo inutilizável para uso agrícola futuro além de causar a poluição das águas subterrâneas. Diante desses fatos e do enorme volume de vinhaça produzido, os esforços se concentraram na busca por novas possibilidades tecnológicas para uma destinação adequada da vinhaça e então durante a década de 80 a fertirrigação se apresentava como a alternativa mais promissora e amplamente difundida, trazendo diversos

(5)

benefícios quando utilizada de forma racional, sendo atualmente utilizada por praticamente todas usinas (OLIVEIRA, 2013).

Atualmente outras tecnologias já estão sendo utilizadas pelos grandes grupos do setor sucroenergético, seja substituindo as técnicas anteriormente expostas ou complementando-as. As duas principais alternativas à fertirrigação já usadas em escala industrial no setor são a biodigestão e a concentração (CRUZ, 2011).

De acordo com CRUZ (2011) através da biodigestão anaeróbia pode-se obter também biogás a partir da vinhaça. A principal vantagem dessa tecnologia é o baixo consumo de energia, a pequena produção de lodo (descarte), a grande eficiência na diminuição da carga orgânica, baixo potencial poluidor, sendo que o biogás produzido poderá ser empregado no processo de produção de energia, o qual possui grandes benefícios dentre os quais geração descentralizada e próxima aos pontos de carga, a partir de uma fonte renovável que vem sendo tratada como resíduo; possibilidade de receita extra, proveniente da energia gerada com biogás e vendida às concessionárias; redução na quantidade de eletricidade comprada da concessionária; possibilidade de uso de processos de cogeração; redução das emissões de metano para a atmosfera, pois este também é um importante gás de efeito estufa; créditos de carbono; redução de odores dentre outras. Porém existem alguns desafios a serem superados que impedem a ampla utilização do biogás como a não disponibilidade de tecnologias estabelecidas de geração a partir de vinhaça; limpeza do biogás; viabilidade econômica; falta de fiscalização; e penalidades por possíveis danos ambientais.

Ainda segundo CRUZ (2011) A concentração da vinhaça é a tecnologia que reduz a quantidade de água presente neste subproduto, reduzindo portanto consideravelmente o seu volume e consequentemente os custos relacionados a transporte e aplicação na fertirrigação. Essa tecnologia proporciona uma maior flexibilização na logística para aplicação através da fertirrigação, possibilita a aplicação da vinhaça sob outras formas como ração animal, combustível para caldeiras especiais e posterior geração de energia, e pode proporcionar também redução do potencial de captação de água pela usina, ao utilizar o condensado retirado da vinhaça no sistema produtivo.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DA VINHAÇA

De acordo com KYOTOKU (2011), na fertirrigação a aplicação da vinhaça é feita in natura diretamente no solo. Os benefícios trazidos por ela podem ser tanto diretos, através da redução no custo com a adubação, quanto indiretos, uma vez que contendo os nutrientes

(6)

essenciais para o desenvolvimento das lavouras aumentam a fertilidade natural dos solos onde é aplicado, repondo estes nutrientes ao solo, aumentando a produtividade agrícola e substituindo o uso de adubos minerais. Ainda eleva o pH do solo, aumenta a disponibilidade de alguns nutrientes e imobiliza outros, eleva a população microbiana, o poder de retenção de água e melhora a estrutura física do solo. A vinhaça tem origem orgânica, sem a presença de metais ou outros contaminantes não havendo portanto restrição quanto ao seu uso agrícola.

Porém CRUZ (2011) ressalta que a utilização indiscriminada, continua, sem controle e em excesso da vinhaça pode trazer efeitos negativos para o ambiente no qual é aplicado. Pode ocorrer uma elevação na concentração de sais no solo e potencial risco de salinização com a aplicação ao longo dos anos. O fosfato e o nitrato, existentes em grandes concentrações na vinhaça, se destacam como possíveis contaminantes de águas superficiais e subterrâneas. Agrega-se a este potencial poluidor, as altas concentrações de potássio existentes na vinhaça que, apesar de não ser um poluente direto, favorece a formação de complexos químicos com compostos potencialmente poluidores das águas, como é o caso do nitrato, sendo facilmente lixiviado para as águas subterrâneas, provocando contaminação tanto do solo quanto do lençol freático.

O alto poder poluente da vinhaça, cerca de 100 vezes maior que o esgoto doméstico, é em decorrência da grande quantidade de matéria orgânica, alta demanda bioquímica de oxigênio (DBO), baixo pH, elevada corrosividade e elevada temperatura na saída dos destiladores, sendo portanto considerada altamente nociva ao meio ambiente (PEREIRA, ALQUINI e GUNTHER, 2009).

TRANSPORTE DA VINHAÇA ATÉ A LAVOURA

Segundo CRUZ (2011) a vinhaça é transportada das usinas até a lavoura por meio de sistemas dutoviários (tubulações), canais ou caminhões tanque. De início a aplicação de vinhaça era realizada por sulcos de infiltração, posteriormente passou a se usar um carretel, onde a mangueira é enrolada no mesmo. Nos sistemas dutoviários a vinhaça é transportada por tubulações com estações de bombeamento. Este tipo de transporte possui alto custo para implantação e dificuldade de encontrar espaço, em contrapartida apresenta baixo custo de operação e seu transporte não é prejudicado pelas chuvas. O transporte por caminhões tanques requer estradas em bom estado, frotas de veículos, sistematização dos talhões sem barrancos e obstáculos para viabilizar a entrada dos veículos, possui elevado custo de operação com custo de combustíveis devido às longas distancias para o transporte, apresentando como vantagem a

(7)

facilidade de deslocamento no canavial, conseguindo passagem de modo mais fáceis entre o mesmo.

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL SOBRE A UTILIZAÇÃO DA VINHAÇA

Segundo PEREIRA et al (2009), o Brasil não possui política nacional específica à disposição de resíduos, que inclua os resíduos agrícolas, mas possui um conjunto de leis e normas tanto no âmbito estadual como Federal que cuidam da manutenção do meio ambiente assim como da integridade dos recursos naturais, sendo aplicadas também para a disposição da vinhaça.

Neste sentido tem-se as Leis Federais 9.605, de 12/02/98 e a 7.960, de 21/12/89 que discorre sobre condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, a lei n° 6.938, de 31/08/1981, conhecida como Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) fiscaliza o uso dos recursos ambientais, a lei n°9.433 de 08/01/1997 que estabeleceu a Política Nacional de Recursos Hídricos (OLIVEIRA, 2013), e a lei 4.771 de 15/09/65 (código florestal), estabelece o limite mínimo de cobertura vegetal natural e das larguras mínimas das faixas de mata ciliar, não permitindo que grandes plantações cheguem próximos às margens de rios, córregos, mananciais ou qualquer corpo d’agua, limitando assim o plantio de canaviais e, indiretamente, a aplicação da vinhaça nessas áreas (PEREIRA et al, 2009).

Segundo OLIVEIRA (2013), criou-se a política de recursos hídricos no estado do Mato Grosso do Sul em 2002 através da lei n° 2.406, de 29/01/2002, instituindo o Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. Mato Grosso do Sul não dispõe de nenhuma legislação que exija a existência de poços de monitoramento em áreas de fertirrigação para acompanhamento das aguas subterrâneas e do solo porém em 2012 foi lançado um Termo de Referência para elaboração de estudo de impacto ambiental (EIA), relatório de impacto ambiental (RIMA) e análise de risco de usina sucroalcooleira.

Especificamente em relação à vinhaça de acordo com PEREIRA et al (2009), estão em vigor duas portarias do Ministério do Interior: a Portaria nº 323, de 29/11/78 e a Portaria nº 158 de 03/11/80. A primeira proíbe o lançamento direto ou indireto da vinhaça em qualquer corpo hídrico e a segunda dispõe sobre o lançamento de vinhaça em cursos d’águas especificamente por indústrias instaladas antes do estabelecimento da Portaria 323 que comprovem não possuir áreas para aplicação e disposição deste resíduo.

São Paulo é o estado que possui um melhor aparato legal no que diz respeito ao uso da vinhaça, sendo estabelecido uma norma específica para fertirrigação com vinhaça, a norma

(8)

P4.231: Vinhaça - Critérios e Procedimentos para Aplicação no Solo Agrícola, estabelecida pela CETESB em 2005 orienta a aplicação, o transporte e o armazenamento de vinhaça, padronizando a sua aplicação, sendo o documento mais completo e detalhado da aplicação desse resíduo é obrigatória e por isso utilizada por vários outros estados além de São Paulo onde é obrigatória. (PEREIRA et al, 2009).

CINZAS DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR

Segundo MANSANEIRA (2010), o bagaço é atualmente o subproduto de maior valor agregado, sendo totalmente reaproveitado em diversas atividades desde a produção de energia, biocombustível, papel, madeira, plástico até a indústria de cosméticos. Atualmente a maior parte do bagaço é utilizado para produção de energia elétrica pelas usinas, cerca de 90% de todo o bagaço gerado no Brasil são utilizados como combustíveis nas caldeiras para a geração de energia, respondendo pelas necessidades energéticas do setor sucroalcooleiro e ainda gerando um excedente passível de ser comercializado para concessionárias de energia ou outros setores.

Proveniente da extração de caldo pela moenda, tanto no processo de fabricação de açúcar ou de etanol, o bagaço é produzido em grande escala pelo setor, estimando-se uma razão de 250 kg para cada tonelada de cana moída, cerca de 30% da cana se resulta no bagaço (SANTOS, 2013).

De acordo com SESSA (2013), o bagaço de cana atualmente representa o recurso com maior potencial energético do país, estando previsto pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) o desenvolvimento de vários projetos para produção de energia elétrica a partir do processo de pirólise do bagaço de cana- de- açúcar.

Com a queima do bagaço há o surgimento de outro subproduto, as cinzas residuais. Estima-se que são gerados cerca de 25 kg de cinzas para cada tonelada de bagaço queimado, sendo portanto a produção atual de cana-de-açúcar aproximadamente 700 bilhões de toneladas, são gerados anualmente em torno de 4 milhões de toneladas de cinza residual (SESSA, 2013).

APLICAÇÕES DAS CINZAS DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR

Segundo SESSA (2013) atualmente grande parte das cinzas são descartadas em aterros sanitários e outra parte é utilizada como fertilizante nas lavouras, mas não possuem nutrientes

(9)

minerais adequados para essa finalidade, além de possuir difícil degradação permanecendo por um maior tempo sobre a superfície do solo.

De acordo com SANTOS (2013) as cinzas do bagaço da cana apresenta em sua composição grande quantidade de dióxido de silício (SiO2), assemelhando-se à areia extraída de rios. Este fato e a disposição de grandes quantidades deste resíduo sem nenhuma aplicação útil tem incentivado a busca por soluções que possam agregar valor a este resíduo, dentre as quais se destaca o emprego como aditivo mineral em sistemas cimentícios, substituição parcial do cimento ou ainda em substituição do agregado miúdo. Os estudos ainda são incipientes a cerca dessas aplicações para a cinza do bagaço, porém demonstram um grande potencial, principalmente pela sua composição química contendo sílica como principal composto, atribuindo características pozolânicas, podendo ter um vasto campo de aplicação deixando de ser um resíduo e se tornando um subproduto com valor agregado.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DAS CINZAS RESIDUAIS DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR

Segundo SANTOS (2013) a cinza pode ser agregada ao concreto na obra, substituindo parte do cimento ou da areia ou pode ser misturado a matérias primas na fabricação do cimento, substituindo a argila ou moída juntamente com o clínquer. As vantagens são redução do custo de produção, diminuição do valor de hidratação, resistências mecânicas finais elevadas, maior resistências aos agentes agressivos.

A partir de estudos foi verificado que a substituição de até 20% de cinza do bagaço em relação ao cimento Portland, resulta em uma alta resistência inicial, e melhoria na durabilidade das estruturas de concreto. No caso das argamassas a substituição parcial da cinza proporciona uma maior porosidade e uma maior absorção de agua quanto maiores os teores de cinza adicionados. E a substituição parcial de 10% ao cimento, apresenta maiores valores de resistência à compressão, maior resistência a ataques químicos de H2SO4 e menor permeabilidade (MANSANEIRA, 2010).

Os benefícios da aplicação das cinzas residuais do bagaço da cana-de-açúcar no setor de construção civil podem ser muitos, tanto técnicos como econômico e ambiental, diminuindo a extração da areia dos leitos dos rios e a diminuição da necessidade de aterros sanitários para dispor as cinzas. Atualmente são retiradas por ano cerca de 100 milhões de toneladas de areia dos rios brasileiros e aproximadamente 4 milhões de toneladas de cinza são produzidas a partir do bagaço da cana, correspondente a 4% do total de areia, aumentando

(10)

cada vez mais esse número com a crescente expansão das industrias sucroalcooleiras (SOUTO, 2010).

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Atualmente com o aumento da produção o setor sucroalcooleiro gera grandes quantidades de resíduos fazendo com que haja uma busca incessante no tocante à reutilização destes de forma a comtemplar uma correta destinação que elimine os riscos de impactos ambientais além de gerar economia ao introduzi-los em outras atividades de setores produtivos. Ao mesmo tempo busca-se otimizar o consumo dos recursos naturais como é o caso do setor de construção civil na produção de concreto, visando reduzir a extração destes recursos do meio ambiente.

Desta maneira, procurou-se estudar a viabilidade do uso da cinza do bagaço de cana-de-açúcar como agregado miúdo na produção de concreto, em substituição parcial da areia, verificando sua resistência quando exposto à vinhaça, subproduto com poder corrosivo, a fim de constatar o potencial deste concreto na construção de canais para o transporte da vinhaça até o campo. A partir dos estudos considerados é notório certos benefícios como melhorias das propriedades físicas do concreto ao conferir plasticidade e trabalhabilidade no estado fresco e das propriedades mecânicas no tocante à resistência à compressão e elasticidade, além de também combinar grandes ganhos para o meio ambiente e redução de custos.

REFERÊNCIAS

SILVA, G.A. Avaliação das tecnologias de disposição de vinhaça de cana de açúcar quanto ao aspecto de desenvolvimento ambiental e econômico. Tese (Doutorado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2011.

MARQUES, F.J.A. Estudo de viabilidade econômica da implantação e operação de uma adutora de vinhaça. – Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Saneamento – PPGRHS, UFAL, Maceió, 2010.

OLIVEIRA, A.C.C. ANÁLISE DE ATRIBUTOS FÍSICOS, QUÍMICOS E

(11)

COM VINHAÇA. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- Graduação em Recursos Naturais, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, 2013.

KYOTOKU, A.C.B.C. APLICAÇÃO DO VINHOTO EM PROCESSOS DE FERTIRRIGAÇÃO DA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR: UMA DESCRIÇÃO DE USO. Monografia – Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.

CRUZ, L. F. L. S. Viabilidade técnica/econômica/ambiental das atuais formas de aproveitamento da vinhaça para o setor sucroenergético do Estado de São Paulo. Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2011.

SANTOS, F.A. Utilização das cinzas de cana-de-açúcar como material pozolânico na produção de concreto. Monografia – Curso de tecnologia em biocombustíveis, Faculdade de Tecnologia – FATEC, Araçatuba, 2013.

MANSANEIRA, E.C. VERIFICAÇÃO DA POTENCIALIDADE DO USO DA CINZA DO BAGAÇO DA CANA DE AÇÚCAR EM SUBSTITUIÇÃO PARCIAL AO CIMENTO PORTLAND. Dissertação (Mestrado) - Pós-Graduação em Engenharia de Edificações e Saneamento, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2010.

SOUTO, J.M.F. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DA CINZA DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR NA PRODUÇÃO DE CONCRETOS. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2010.

SESSA, T.C. AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DA CINZA DO BAGAÇO DE CANA-DEAÇÚCAR EM CONCRETO USANDO CONSTRUÇÕES RESIDENCIAIS DE MENOR IMPACTO. Monografia – Engenharia Civil, Escola Politécnica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2013.

PEREIRA, M.C.; ALQUINIII, F.; GÜNTHERIII, W. M. R. FERTIRRIGAÇÃO COM VINHAÇA, ASPECTOS TÉCNICOS, AMBIENTAIS E NORMATIVOS. Disponível em:

(12)

<http://www.abrh.org.br/sgcv3/UserFiles/Sumarios/3843f478fbd760b88d624e0484cba2d3_4 398f3a40f27f36d38c7ed0f1773b01d.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2014.

SILVA, V.L. ESTUDO ECONÔMICO DAS DIFERENTES FORMAS DE

TRANSPORTE DE VINHAÇA EM FERTIRRIGAÇÃO NA CANA-DE-AÇÚCAR. Tese (Mestrado) - Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Unesp, Jaboticabal, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo tem como objetivos identificar os níveis de trauma manifestados e de estratégias de coping utilizadas pelos TEPH; caracterizar os incidentes mais

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

In this work, TiO2 nanoparticles were dispersed and stabilized in water using a novel type of dispersant based on tailor-made amphiphilic block copolymers of

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-