• Nenhum resultado encontrado

Cronologia da Escola de Biblioteconomia da UFMG -1950/2000

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cronologia da Escola de Biblioteconomia da UFMG -1950/2000"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1927 Fundação da Universidade de Minas Gerais.

1950 A Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais, através do Secretário Abgard Renault firmou convênio com o Instituto Nacional do Livro – INL, Portaria no. 37 de 17/01/1950, publicada no Minas Gerais em 25/01/1950, para o funcionamento do Curso de Biblioteconomia de Belo Horizonte, destinado a professoras primárias, localizado numa sala do Instituto de Educação, tendo a duração de um ano. O início das aulas foi em 25 de março com 31 alunos e quatro professores: Etelvina Lima, Zilah Frota, S. Jorge Schwarzstein e Jeane Wilde.

1950-1951 Diretora do Curso: Profa. Etelvina Lima.

1951 Sob a denominação de Escola de Biblioteconomia de Minas Gerais, aberta a todos os interessados, passou a ser mantida apenas pelo Instituto Nacional do Livro, tendo vencido o prazo do Convênio com a Secretaria de Educação de Minas Gerais.

O Curso funcionou na Associação Médica de Minas Gerais, na Avenida João Pinheiro, 141-161.

1952- 1953 Diretora do Curso: Profa. Cacilda Basílio de Souza Reis (substituta ) O Curso funcionou em instalações cedidas pela Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas Gerais, no Edifício Acaiaca.

1953 O Curso passou a ter duração de dois anos, sob a denominação de Escola de Biblioteconomia de Minas Gerais

1954- 1963 Diretora da Escola: Profa. Etelvina Lima.

A Escola funcionou em duas salas no porão do Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia da Universidade de Minas Gerais, na Rua Carangola.

1957 O curso passou a ter a duração de três anos, incluindo disciplinas técnicas e de caráter cultural.

17

Perspect. cienc. inf., Belo Horizonte, v. 5, n. especial, p. 17 - 23, jan./jun.2000

Cronologia da EB/UFMG, desde a criação do Curso de Biblioteconomia por Etelvina Lima, em 1950, em parceria com o Instituto Nacional do Livro, oferecido no Instituto de Educação de Minas Gerais, até março de 2000, quando tem seu nome mudado para Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Jeannette Marguerite Kremer

1

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

(2)

1958 A Escola solicitou seu reconhecimento ao Ministério da Educação. Continuava então a ser mantida pelo INL, cujo Diretor assinava os diplomas, que no entanto não podiam ser registrados no MEC por falta de autorização ou reconhecimento da Escola. O parecer do Conselho Federal de Educação concluía que se deveria encontrar uma fórmula para regularizar a situação: a criação da Escola em lei ou a sua incorporação à Universidade. A Escola optou por essa última sugestão, encaminhando pedido nesse sentido à Universidade de Minas Gerais.

1962 O Parecer no. 362/62 do Conselho Federal de Educação fixou o currículo mínimo de biblioteconomia

1963- 1973 Diretora: Profa. Maria Martha de Carvalho

Vice-diretores: Elton Eugênio Volpini, Maria Romano Schreiber.

1963 Tendo já diplomado 171 alunos, o Curso foi incorporado à Universidade de Minas Gerais, sob a denominação de Curso de Biblioteconomia de Minas Gerais, por aprovação do Conselho Universitário em sua reunião de 29 de abril, “na qualidade de instituição complementar anexa ao

Departamento Cultural da Reitoria da UMG”.

Em 14 de novembro a Escola passou a funcionar no 6º andar do prédio da Reitoria da Universidade de Minas Gerais.

Em 30 de novembro foi aprovado pelos professores e representantes do Diretório Acadêmico o Regimento da Escola de Biblioteconomia de Minas Gerais. Para fins didáticos e administrativos, as cadeiras do Curso foram agrupadas em quatro departamentos: a) História do Livro e das Bibliotecas, Paleografia; b) Introdução aos Estudos Históricos e Sociais, Evolução do Pensamento Filosófico e Científico, História da Literatura, História da Arte, Bibliografia Especializada; c) Bibliografia Geral, Referência, Documentação; d) Catalogação, Classificação, Organização e Administração de Bibliotecas, Prática Bibliotecária.

1964 O Estatuto da Universidade de Minas Gerais inclui, em seu título II - Da Constituição da Universidade, o Curso de Biblioteconomia (Publicado no Minas Gerais em 05 de dezembro e no Boletim Informativo ano XI, número 15, fevereiro de 1965).

1965 Mudança do nome da Universidade de Minas Gerais- UMG para Universidade Federal de Minas Gerais- UFMG.

1966 Em 11 de fevereiro, o Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais, (Resolução no. 5), concedeu mandato universitário ao Curso de Biblioteconomia para, em decorrência do seu reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação, conferir grau, expedir diploma profissional e promover o registro dos diplomas anteriormente expedidos, desde 1950.

A Escola foi elevada à categoria de Unidade da Universidade Federal de Minas Gerais, sob a denominação de Escola de Biblioteconomia, por força da Lei no. 5006 de 27 de maio, publicada no Diário Oficial de 01/06/1966. Em 16 de dezembro o Conselho Universitário da UFMG, através da Resolução no. 12/66, dispôs sobre a efetiva implantação da Escola de Biblioteconomia.

18

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

(3)

Escola de Biblioteconomia criou a Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, visando: a) atuar como instrumento de intercâmbio entre os profissionais bibliotecários, possibilitando uma troca de idéias e experiências; b) contribuir para o desenvolvimento da literatura biblioteconômica em língua portuguesa.

1972 A Escola passou a funcionar no antigo prédio do Colégio Universitário, dividindo instalações com a Faculdade de Educação.

Publicação do primeiro número da Revista da Escola de Biblioteconomia

da UFMG, com periodicidade semestral.

Criação do Centro de Extensão da Escola de Biblioteconomia. 1973-1976 Diretora: Profa. Jandira Batista de Assunção.

Vice-diretoras: Maria Romano Schreiber, Ana Maria Athayde Polke. 1973 Em 16 de fevereiro, a Congregação aprovou o texto do Regimento da

Escola de Biblioteconomia da UFMG, integrando os dois departamentos: Departamento de Biblioteconomia e Departamento de Bibliografia e Documentação.

Através de convênio firmado em 25 de abril entre a UFMG e o INL, a Escola de Biblioteconomia recebeu o seu primeiro Carro-Biblioteca, com um acervo inicial de 1.500 livros.

Em 3 de setembro, início das visitas quinzenais do Carro-Biblioteca aos municípios de Contagem, Nova Lima, Ibirité e Vespasiano.

Em 18 de outubro, o Carro Biblioteca iniciou o atendimento ao Município de Sabará em substituição à Vespasiano.

1974 O Carro Biblioteca aumentou para cinco o número de localidades atendidas: Contagem, Nova Lima, Ibirité, Santa Luzia e Sabará.

Em 25 de abril o Município de Ribeirão das Neves também passou a ser atendido pelo Carro Biblioteca, substituído no mesmo ano pelo Município de Betim.

1976 Criação do Curso de Pós-Graduação em Biblioteconomia (Administração de Bibliotecas ) a nível de mestrado.O Curso de Graduação foi integrado ao Ciclo Básico de Ciências Sociais.

1977-1981 Diretora: Profa. Ana Maria Athayde Polke.

Vice-diretoras: Ruth Versiani Tavares, Maria Luiza Alphonsus de Guimarães Ferreira.

Vice-diretora em exercício da Diretoria de 10/10/1978 a 16/07/1982: Profa. Maria Luiza Alphonsus de Guimarães Ferreira.

1977 Início de atendimento, pelo Carro Biblioteca, ao Distrito de Raposos, em substituição ao Município de Sabará.

1979 Início de atendimento, pelo Carro Biblioteca, ao Distrito de Sarzedo (Município de Ibirité) em substituição ao de Nova Lima, que passou a ser semanal, atendendo às seguintes comunidades: Contagem, Ibirité, Sarzedo, Santa Luzia e Raposos.

19

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

(4)

1980 Em 27 de maio, a Biblioteca da Escola de Biblioteconomia da UFMG passou a denominar-se Biblioteca Professora Etelvina Lima.

Credenciamento do Curso de Pós-Graduação em Biblioteconomia pelo Conselho Federal de Educação.

1981 Em 27 de maio, a Congregação da Escola de Biblioteconomia conferiu o título de Professor Emérito a Maria Martha de Carvalho.

Em 23 de novembro, a Congregação da Escola de Biblioteconomia conferiu o título de Professor Emérito a Maria Romano Schreiber e a Etelvina Lima.

1982-1986 Diretora: Profa. Maria Luiza Alphonsus de Guimarães Ferreira. Vice-Diretor: Paulo da Terra Caldeira.

1982 A Resolução no. 08 de 29 de outubro do Conselho Federal de Educação fixou o novo Currículo Mínimo de Biblioteconomia.

1983 A Escola passou a funcionar no prédio da Prefeitura da UFMG, depois denominado Unidade Administrativa II.

O Carro Biblioteca passou a atender à comunidade do Bairro Lindéia em Belo Horizonte, substituindo o Município de Contagem.

1985 O Conselho de Ensino e Pesquisa da UFMG aprovou em 30 de janeiro o Currículo Pleno de Biblioteconomia.

O Curso de Pós-Graduação foi recredenciado pelo Conselho Federal de Educação.

O Curso de Graduação passou a ter a duração de quatro anos.

Em 10 de dezembro, a Congregação da Escola de Biblioteconomia conferiu o título de Professor Emérito a Ana Maria Athayde Polke.

Em 19 de dezembro, a Congregação da Escola de Biblioteconomia criou o Laboratório de Tecnologia da Informação e a Comissão de Informática. O Carro Biblioteca deu início ao atendimento ao Bairro Aarão Reis, em substituição ao Município de Ibirité.

1986-1990 Diretora: Profa. Marília Júnia de Almeida Gardini. Vice-diretora: Maria Augusta da Nóbrega Cesarino.

1988 O Carro-Biblioteca do Centro de Extensão da Escola de Biblioteconomia passou a funcionar num micro-ônibus adaptado, adquirido pela UFMG. Em 12 de setembro, a Congregação da Escola criou o Laboratório de Preservação do Acervo.

Em outubro, a Biblioteca Profª Etelvina Lima passou a participar da Rede BIBLIODATA/CALCO (Catálogo Coletivo Nacional de Informações Bibliográficas), sediada na Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. 1989 Reestruturação do Curso de Pós-Graduação em Biblioteconomia – Nível

Mestrado.

Reforma do currículo do Curso de Graduação em Biblioteconomia. 1990-1994 Diretora: Maria Augusta da Nóbrega Cesarino.

Vice-Diretora: Jeannette Marguerite Kremer.

1990 Em 12 de março, foi inaugurado o prédio especialmente construído para a Escola de Biblioteconomia no Campus da Pampulha da UFMG.

Criação do Curso de Aperfeiçoamento em Gerência de Recursos Informacionais- GRI.

20

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

(5)

1992 Mudança do nome do Departamento de Bibliografia e Documentação para Departamento de Organização e Tratamento da Informação – OTI. 1993 Criação do Núcleo Especializado em Capacitação de Pessoal em

Informação Tecnológica Industrial (atual Núcleo de Informação Tecnológica e Gerencial – NITEG) com aporte financeiro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – PADCT/MCT. O Núcleo integra a rede de núcleos de informação tecnológica, coordenada pelo IBICT / MCT.

O NITEG ofereceu o primeiro curso, com duração de 120 horas, denominado Curso de Extensão em Informação em Ciência e Tecnologia: produtos e serviços automatizados.

Promoção pelo NITEG do I Seminário Nacional de Informação para Indústria e Comércio Exterior e da I Exposição de Agências de Informação para Empresas, que contou com a participação de empresários e profissionais de informação de Minas Gerais e do Brasil. 1994-1998 Diretora: Vera Lúcia Furst Gonçalves de Abreu.

Vice-Diretora: Bernadete Santos Campello.

1994-1996 Oferecimento pelo NITEG, por três anos consecutivos, do Curso de Especialização Gestão em Informação Tecnológica (360 horas), intitulado, em 1994, Gerência de Recursos de Informação para a Indústria.

1994 Promoção pelo NITEG do Seminário Informação & Empresa, com os consultores Forest Horton ( USA ) e Angela Abell (UK ).

1995 Participação do Cenex/EB no Programa Nacional de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (PRONAICA) em eventos realizados nos CAICS de Ibirité, Neves, Vila Pinho, Betim, Contagem/Riacho.

Em 2 de maio, a Escola de Biblioteconomia passou a integrar oficialmente a Rede da UFMG com a criação de um domínio próprio para a Internet:

eb.ufmg.br e implantação dos serviços da Internet para toda a

comunidade da Escola.

1996 Em dezembro, criação do Boletim Bairro a Bairro do Carro-Biblioteca, de circulação mensal, com o objetivo de propiciar o intercâmbio de comunicação/informação entre as comunidades atendidas e a Universidade.

O Laboratório de Preservação de Acervos – LPA passou a oferecer regularmente o estágio sobre Técnicas Básicas de Conservação de Livros.

Em março, implementação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFMG) – níveis Mestrado e Doutorado.

Realização pelo NITEG do Curso de aperfeiçoamento (180 horas), Gestão de Informação Tecnológica para Negócios, para técnicos do SEBRAE/MG e de outras Instituições como FIEMG,FAEMG E Secretaria

21

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

(6)

de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais.

A resolução no. 07/96 de 22/08/96 do CEPE ampliou, a partir de 1997, o número de vagas iniciais do Curso de Graduação em 37 primeiro período e no 45 no segundo.

Mudança do nome da Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG para Perspectivas em Ciência da Informação.

1997-1998 Realização pelo NITEG do Curso de Aperfeiçoamento Planejamento e Gestão em Ciência e Tecnologia (200 horas), em convênio com a Secretaria Estadual de Ciência e tecnologia e com apoio financeiro do Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT.

1997 Em 9 de maio, a Congregação da Escola aprovou proposta de alteração curricular do Curso de Graduação em Biblioteconomia Diurno e a criação do Curso de Graduação em Biblioteconomia Noturno.

Participação do Cenex no I Congresso de Extensão das Universidades da Região Sudeste nos dias 26, 27 e 28 de maio, em São Paulo.

1998-2002 Diretor: Ricardo Rodrigues Barbosa. Vice-Diretora: Lídia Alvarenga

1998 Em 10 de março, foi disponibilizado o catálogo online da biblioteca através da rede de informação do Sistema de Bibliotecas da UFMG – SB@NET, tendo como suporte o software VTLS – Virgínia Tech Library System. Iniciou-se em 16 de março o tratamento da informação online, utilizando-se recursos da tecnologia da informação.

Em 21 de setembro, foi informatizado o serviço de circulação da Biblioteca Profª Etelvina Lima.

Criação e primeiro oferecimento pelo NITEG do Curso de Especialização Gestão Estratégica da Informação (360 horas).

Aprovação da alteração curricular do curso de Graduação em Biblioteconomia, que passou a oferecer duas ênfases: Gestão de Coleções e Gestão da Informação.

Em outubro, realização do I Seminário Biblioteca Escolar - Espaço de Ação Pedagógica, em colaboração com a Associação dos Bibliotecários de Minas Gerais.

1999 Início do Curso de Graduação em Biblioteconomia Noturno com oferta de 40 vagas anuais.

Participação do Cenex na inauguração da Biblioteca Escolar Comunitária de Sarzedo, em 22 de outubro de 1999.

Participação do Cenex no II Congresso de Extensão das Universidades Públicas da Região Sudeste.

Oferecimento, de 23 de agosto a 20 de dezembro, do Curso de Aperfeiçoamento em Arquivologia .

Oferecimento, pela segunda vez pelo NITEG, do Curso de Especialização Gestão Estratégica da Informação, com início no primeiro semestre. A partir do segundo semestre, o Curso foi oferecido em convênio com o IEL/FIEMG e em parceria com a Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, com a denominação Gestão Empresarial: A Gestão Estratégica da Informação.

22

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

(7)

Júnior para Gerência de Informações.

Em 22 de outubro, inauguração da Biblioteca Escolar Comunitária da Escola Estadual Prof. Ernesto Carneiro Santiago em Sarzedo, como resultado do Programa Carro-Biblioteca.

2000 Em 30 de março, mudança do nome da Escola de Biblioteconomia para Escola de Ciência da Informação.

Time Line of the Library School of the Federal University of Minas Gerais –1950/2000

Escola de Biblioteconomia da UFMG time line, since the creation of the Librarianship Program by Etelvina Lima with the sponsorship of the Instituto Nacional do Livro in 1950, till March 2000, when it changed its name to Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Referências Bibliográficas

ARQUIVOS administrativos da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Escola de Biblioteconomia, Belo Horizonte. 30

anos de atividades. Belo Horizonte, 1980. 11 p.

INFORMAÇÕES prestadas por professores e funcionários técnico-administrativos da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Belo Horizonte, 1999.

LIVROS de atas de reuniões da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Belo Horizonte,1950_ .

MORAES, Eduardo R. A . de. História da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 1971. V. 2, p. 321-4: Escola de Biblioteconomia.

23

+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + + +

Referências

Documentos relacionados

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

O presente trabalho objetiva investigar como uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino de Limeira – SP apropriou-se e utilizou o tempo da Hora de

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

O pesquisador, licenciado em Estudos Sociais com Habilitação Plena em História, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), concluiu, ainda, o curso de

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de