• Nenhum resultado encontrado

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA DE BASE DO CRÂNIO. Comissão de Residência Médica COREME

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA DE BASE DO CRÂNIO. Comissão de Residência Médica COREME"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

CIRURGIA

DE BASE

DO CRÂNIO

Programa de

Aperfeiçoamento

(2)

A.C.CAMARGO CANCER CENTER

O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar o conhecimento em oncologia, a partir da criação, em 1934, da Associação Paulista de Combate ao Câncer (APCC), se concretiza e evolui a cada ano. Essa iniciativa deu origem, em 1953, ao Hospital do Câncer, fruto da mobilização da população de São Paulo, incentivada pelo casal Antônio e Carmem Prudente, em torno da construção do primeiro hospital na cidade voltado ao tratamento do câncer.

Historicamente, a evolução assistencial da Instituição, sob liderança de seus profissionais, é marcante. A formação de especialistas e a disseminação do conhecimento científico também estão na essência do A.C.Camargo. No ano de sua fundação, instituiu o primeiro e maior Programa de Residência Médica em Oncologia do País, com mais de mil especialistas formados ao longo de seis décadas. Seu Programa de Pós-graduação, iniciado em 1997, foi o primeiro em uma instituição hospitalar privada, não vinculada a uma universidade. No âmbito da pesquisa, o papel

fundamental está concentrado na geração de conhecimento em oncologia, refletido em projetos iniciados já em 1983, quando a Instituição foi

escolhida para sediar o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, sob a liderança do Prof. Dr. Ricardo Brentani.

O A.C.Camargo Cancer Center concentra em um só lugar o diagnóstico, o tratamento, o ensino e a pesquisa, assim como as iniciativas para a

prevenção e o diagnóstico precoce do câncer. Exemplo dessa integração, a Instituição é referência na geração de conhecimento em oncologia, que pode ser aplicado na prática clínica ou em novas tecnologias diagnósticas, como em condutas terapêuticas mais eficazes e custo-efetivas. Sustentada por evidências científicas, a assistência oncológica multidisciplinar permite tratamentos personalizados, com um olhar continuado e amplo para o paciente e com foco na resolução de cada caso.

Nesse modelo de assistência oferecido, não só as necessidades e a segurança dos pacientes são prioritárias, mas também a humanização, o cuidado e o respeito. Mais de 5 mil profissionais, entre colaboradores, médicos e equipe multiprofissional especializada, compartilham, com orgulho, o propósito de combater o câncer e vivenciam os valores cultivados ao longo das décadas de existência que permanecem na cultura da Instituição.

(3)

Programa de

Aperfeiçoamento

CIRURGIA

DE BASE

DO CRÂNIO

O Programa de Aperfeiçoamento de Cirurgia de Base do Crânio do A.C.Camargo Cancer Center constitui uma modalidade de ensino de aperfeiçoamento, destinada exclusivamente a médicos, visando a difusão dos conhecimentos em oncologia.

O Programa de Aperfeiçoamento, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico o certificado pelo A.C.Camargo Cancer Center.

Coordenador Geral da Residência Médica:

Dr. Samuel Aguiar Júnior

Comissão de Residência Médica:

COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER

Informações:

eccb@accamargo.org.br Fone: (11) 2189-5076

(4)

Perfil Egresso:

1. Deve ser otorrinolaringologista ou cirurgião de cabeça e pescoço. 2. Interesse no tratamento

cirúrgico endoscópico da base anterior do crânio, tratamento de tumores nasossinusais benignos e malignos, abordagem de lesões da base lateral do crânio e ouvido, além de cirurgias craniofaciais convencionais.

3. Capacidade de integração e trabalho em equipe

multidisciplinar com interface com neurocirurgia, cirurgia de cabeça e pescoço/otorrinolaringologia, cirurgia plástica reconstrutiva, endocrinologia e oftalmologia. 4. Interesse em realizar pesquisas científicas, publicações e pós-graduação.

5. Disponibilidade para atividades em tempo integral.

CIRURGIA

DE BASE

DO CRÂNIO

Programa de

Aperfeiçoamento

Competências

do Egresso:

1. Conhecimento de otorrinolaringologia/cirurgia de cabeça e pescoço geral com alguma experiência e habilidade em cirurgias otológicas e endoscópica nasossinusais.

2. Conhecimento clínico básico das patologias de base anterior e lateral do crânio, incluindo tumores benignos e malignos dessa região.

3. Conhecimento de Inglês e computação intermediária. 4. Noções sobre metodologia científica e estatística.

(5)

Objetivos gerais:

Complementar a formação de otorrinolaringologistas/cirurgiões de cabeça e pescoço no tratamento das patologias da base anterior e lateral do crânio. Realizar o tratamento de pacientes com diagnóstico de tumores, baseados em princípios oncológicos, conforme a experiência do A.C.Camargo Cancer Center.

Objetivos específicos:

• Desenvolver conhecimento e prática em cirurgia da base lateral do crânio e em cirurgias endoscópicas nasossinusais expandidas à base do crânio com aprofundamento no reconhecimento, manejo e tratamento das doenças (em especial as neoplasias) nessa área.

• Ao final de um ano de atividade, o especializando deverá ter adquirido e aperfeiçoado o conhecimento sobre diagnóstico, estadiamento, seguimento, indicação cirúrgica ou de outras terapias no tratamento de pacientes com doenças que acometem da base do crânio.

• Deverá também saber manejar os pacientes no período

pós-operatório, incluindo reconhecimento e tratamento de complicações nos diversos tipos de cirurgias da área.

• Participará ativamente de cirurgias como auxiliar ou cirurgião, sempre sob supervisão, respeitando a curva de aprendizado esperada para esses procedimentos.

• Deverá conhecer e aprender o manejo clínico e cirúrgico de déficits causados pela doença ou pelo tratamento nesses pacientes.

Pré-requisito:

Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço (dois anos) e/ou

Otorrinolaringologia (três anos) em instituição reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica – CNRM/MEC.

Carga horária total:

2.880 horas, sendo distribuídas em 60h semanais.

Duração do Programa:

(6)

CIRURGIA

DE BASE

DO CRÂNIO

Programa de

Aperfeiçoamento

Atividades Práticas

Ambulatório

• Atendimento de pacientes nos ambulatórios de

Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia. • Observação e acompanhamento dos atendimentos

de pacientes nos ambulatórios de Neurocirurgia e Endocrinologia.

• Realização de exames e procedimentos:

nasofibrolaringoscopia, laringoscopia, avaliação de deglutição através de nasofibrolaringoscopia com anestesias locais.

Centro Cirúrgico

• Participar como auxiliar e cirurgião em procedimentos à cirurgia de base do crânio, respeitada a curva de aprendizado do especializando.

Pesquisa Científica

• Desenvolvimento de pesquisa científica e encaminhamento para publicação em revista indexada, sob supervisão do preceptor do Departamento.

(7)

Todas as atividades

desenvolvidas no programa são

supervisionadas pelos

preceptores do programa.

Atividades Teóricas

Reunião do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia

Discussão de casos clínicos e artigos científicos e aulas teóricas. Participação, preparo e apresentação de casos clínicos e discussão de artigos científicos.

Reunião Multidisciplinar da Pós-Graduação Stricto-Sensu

Discussão de casos relevantes, apresentação de temas pertinentes às áreas básicas e apresentação de projetos da pós-graduação em andamento na Instituição, realizada às quartas-feiras.

Reunião Científica do grupo de Base do Crânio

Aulas teóricas e discussão de artigos sobre tópicos relevantes à cirurgia de base do crânio.

Metodologia de avaliação do Aperfeiçoando:

• Avaliação do desempenho, interesse, dedicação e aptidão nas rotinas diárias (trimestral).

• Avaliação da apresentação e discussão de casos, semanalmente. • Avaliação do preparo de aulas, semanalmente.

• Prova escrita (trimestral)

• Apresentação da pesquisa científica para conclusão do programa.

Certificado:

O certificado será concedido aos aperfeiçoandos que tiverem cumprido os requisitos de frequência e aproveitamento (Media: 7,0).

(8)

CIRURGIA

DE BASE

DO CRÂNIO

Programa de

Aperfeiçoamento

Corpo Docente/

Preceptores:

Diretor do Depto. Cirurgia

de Cabeça e Pescoço e

Otorrinolaringologia

Prof. Dr. Luiz Paulo Kowalski

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1979), Mestrado em Medicina (Otorrinolaringologia) pela Universidade Federal de São

Paulo (1986) e Doutorado em Medicina (Otorrinolaringologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1989). Professor Livre Docente em Oncologia pela FMUSP (1996). Atualmente é Diretor do Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otorrinolaringologia do A.C.Camargo Cancer Center, orientador do Curso de Pós-Graduação em Ciências - Área de

concentração em Oncologia do A.C.Camargo e Universidade de São Paulo.

(9)

Coordenador do Programa de Cirurgia

de Cabeça e Pescoço

Dr. João Gonçalves Filho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (1993), Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital do Servidor de São Paulo

(1995), Residência em Cirurgia Oncológica pelo A.C.Camargo (1999), recebendo o título de especialista em Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Nesta Instituição, desde 2008 atua como Médico Titular no Departamento de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Otolaringologia. Em 2004 defendeu doutorado em Oncologia pela Universidade de São Paulo.

Supervisor do Programa de Cirurgia

de Cabeça e Pescoço

Dr. André Ywata de Carvalho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (2001), Residência

Médica em Cirurgia Geral pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (2003) e Residência Médica em Cancerologia Cirúrgica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pelo

A.C.Camargo (2006). É Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (2007), Fellow do Departamento de “Chirurgia Cervicofacciale dell’Istituto Europeo di Oncologia

- Fondazione Umberto Veronesi (Milano - Italia)” sob a supervisão do Dr. Fausto Giuseppe Chiesa (2007) e Titular da Sociedade Brasileira de Cancerologia - Cirurgia Oncológica (2008). Possui M.B.A em Gestão de Hospitais e Clínicas pela Fundação Getúlio Vargas/SP.

Supervisor do Programa de Cirurgia

de Cabeça e Pescoço

Dr. Genival Barbosa de Carvalho

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (2003), Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital Santa Marcelina-SP (2005), Residência Médica em Cirurgia Oncológica pelo A.C.Camargo (2007) seguido do Programa de Educação continuada em Cirurgia Oncológica de Cabeça e Pescoço (2008). Realizou aperfeiçoamento em Cirurgia Cervico Facciale dell’Instituto Europeu di Oncologia-Fondazione Umberto Veronesi Milano-Itália (2009) e é Mestre em Oncologia pela Universidade de São Paulo (2013).

(10)

Prof. Dr. Dov Charles Goldenberg Dr. Hugo Fontan Kohler

Prof. Dr. José Carlos Marques de Faria Dr. José Guilherme Vartanian

Dr. José Magrin

Dr. José Ricardo Gurgel Testa Dra. Juliana Antoniolli Duarte Dra. Ludmila Vidoretti Magrim Dr. Mauro Kasuo Ikeda

Dra. Mônica Lúcia Rodrigues

Dra. Paula Angélica Lorenzon Silveira Dr. Ronaldo Nunes Toledo

Dr. Renan Bezerra Lira

(11)

CIRURGIA

DE BASE

DO CRÂNIO

Programa de

Aperfeiçoamento

Rua Professor Antônio Prudente, 211 Liberdade • São Paulo/SP

CEP 01509-900 (11) 2189.5000

Referências

Documentos relacionados

Sem prejuízo das demais disposições do presente Regulamento, a Promotora poderá, a qualquer momento, durante ou após o período de participação, excluir participante, sendo vedada

Considero como avanço o fato de que há alunos que não estão mais restritos às escolas especiais e, portanto, estão sendo matriculados em escolas regulares, aprendendo e

Chave: Pontos CESMAR LA SALLE (niteroi) ALCIDES MAYA CHAMPAGNAT 17/jun CESMAR JOGO CESMAR CHAMPAGNAT. CESMAR LA

Tal m´ etodo consiste em determinar a distˆ ancia do estado separ´ avel mais pr´ oximo do estado de interesse, uma vez que tal distˆ ancia pode ser utilizada para medir o grau

Dessa maneira, a obra de Melvina Araújo é de grande relevância não apenas para os estudos sobre missões, mas também para repensar a pró- pria pesquisa antropológica, que cada vez

Pré-requisito de 02 (dois) anos de Residência em Área Cirúrgica Básica ou Cirurgia Geral em Programa de Residência Médica credenciado pela CNRM..

6.13 O Candidato deverá comparecer 30 (trinta) minutos antes do início da Prova Prática em locais a serem definidos pela CECCSRM e divulgados no dia 28 de novembro de 2016

Avaliar o impacto da implementação da estratégia DOTS na tuberculose em Recife, PE, analisando os fatores associados à mortalidade e ao abandono de tratamento