• Nenhum resultado encontrado

Nossa Senhora de Fátima

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nossa Senhora de Fátima"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Casal top e de bem com a vida, Adriano e Fernanda fazendo a trilha do Imperador, em Ouro Preto

Heloísa Rocha com os filhos Gustavo e Guilherme. Heloísa é filha dos saudosos José Rocha (Zé da Mecânica) e

Maria Eugênia

Gerusa Assis Dornas e Regina Chaves curtindo as delícias da Praia do Francês, em Maceió. Aproveitem bastante, queridas amigas

Casamento

Foi lindo o casamento de Márcia Byrro e Cleomar Fonseca, no final da

tarde de quinta-feira, na Capela Nossa Senhora das Dores, na Vila

Santa Maria.

Na próxima edição postaremos fotos exclusivas da bela cerimônia; Desde já, desejamos tudo de maravilhoso ao

casal

Niver

Os vereadores Gustavo Barbosa, dia 10 e Nesval Jr., dia 11. Desejamos a

eles muitas felicidades e excelente atuação política.

Tristeza

Faleceu minha querida prima Sandra Nogueira Araújo, filha da tia Maria

e do tio Nô (Mauro Soares Nogueira). Recentemente perdemos

seu irmão Nolan Nogueira Araújo. É tristeza demais! Também lamentamos o falecimento

de Dona Maria Luíza, mãe muito querida de nossa amiga Virinha.

Ainda, Onildo Faria Gonçalves, grande presidente da Magnificat.

Nossos sentimentos!

Conceição Lopes foi a especial aniversariante do dia 13. Na foto, a aniversariante com seus filhos Genaro e Roberta (Carlos Henrique) e as netas

Júlia e Luísa

Dia 13 de maio comemorou-se 104 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima. Vamos rezar e pedir para que o

mundo seja liberto desse vírus, que já destruiu famílias do mundo inteiro.

E-book “Anos de Ouro do Carnaval de Itaúna”

O jornalista Pepe Chaves está editando o e-book do carnaval de Itaúna, com fotos de quatro décadas do carnaval mais famoso do centro-oeste, de 1970 a 2000. Destaque para as Escolas de Samba Zulus, Castores e

Pães., além dos principais blocos caricatos. Demais!!!! Textos de Maria Lúcia Mendes, Eleonora Diniz, Sérgio Souza, Marco Antônio Prado e Pepe Chaves

Verônica Carneiro, esposa do vereador Toinzinho, comemorando o Dia das Mães com sua mãe Eloriusa e as filhas Giovanna e Gabriela

A super mãe Michele Corradi,Faria Braz com os trigêmeos Valentina, Benício e Glauco. Em seu nome cumprimentamos todas as mães itaunenses

(2)

5

De Bem com a Vida

Michely

Martins

Itaúna, 15 de maio de 2021

Polícia Militar encerra baile funk clandestino

Na madrugada de domingo (09/05), policiais militares do 23° BPM realizaram intervenção em um baile funk clandestino no povoado de Córrego do Soldado. Dois homens foram presos. No local foram encontradas drogas e menores de idade consumindo bebida alcoólica.

Após receber denúncia sobre o evento, as equipes policiais planejaram a intervenção e conseguiram surpreender os cerca de 80 participantes da festa ilegal que estava acontecendo em um sítio. No local, foram apreendidas 05 buchas de maconha, 08 pinos e 07 papelotes de cocaína espalhados pelo chão.

Três meninas menores de idade também estavam frequentando a festa e consumindo bebida alcoólica. Diante dos fatos, os dois homens organizadores do evento, de 30 e 20 anos, foram presos e conduzidos à Delegacia por descumprimento das normas relativas à situação da pandemia. As drogas foram entregues na Delegacia e as adolescentes conduzidas para serem entregues aos responsáveis legais.

Rapaz esfaqueia

padrasto na Piedade

Rapaz é assassinado

no Santa Edwiges

A Central de Regulação do SAMU Oeste recebeu um chamado às 23h49 na Rua Egídio Nogueira Maia, no Bairro Piedade. Ao chegar no local a equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) de Itaúna fez o atendimento das duas vítimas

Um homem, de 41 anos apresentava ferimento na testa e uma mulher, de 45 anos, tinha um corte em um dos dedos da mão direita.

Segundo o homem informou à PM, seu enteado de19 anos

O rapaz de 23 anos que foi morto a tiros, em Itaúna, na segunda-feira (10) não era o alvo principal do suspeito, mas sim sua namorada, que era ex do suspeito. O assassino conseguiu fugir depois do ataque no Bairro Santa Edwiges. Testemunhas disseram para a PM que o autor teve um relacionamento de quatro anos com a jovem. Eles terminaram, e o rapaz não aceitava o fim de relacionamento. De acordo com as testemunhas, a jovem estava ficando com a vítima, Gustavo Alves Nogueira do Carmo (foto), há três meses.

A polícia informou que, uma hora antes do crime, o suspeito

foi até a casa da garota. Armado, ele procurava pela jovem dizendo que ia matá-la.

Momentos depois, a garota chegou ao local com a vítima e o autor apareceu. Ela correu para os fundos da casa e o rapaz atirou no namorado da jovem que morreu no local.

O autor foi atrás da jovem dentro da residência, mas ela tinha fugido pelos fundos e escondido em casas vizinhas.

O rapaz correu até o fim da rua e fugiu por um matagal.

A jovem disse à PM que tinha sido agredida por ele na terça-feira (4) com golpes de faca. A perícia foi ao local e recolheu um cartucho e uma porção de maconha. .

chegou em casa exaltado e o agrediu com uma faca, vindo a ter lesões nas mãos e um corte na cabeça . A mulher, mãe do jovem , relatou que seu filho chegou em casa e após um atrito com seu companheiro, desferiu golpes de faca e fugiu por um matagal que existe nos fundos da casa.

Foi realizado rastreamento porém o autor que possui passagens contra o patrimônio e tráfico de drogas, não foi encontrado.

A vítima, Gustavo Alves Nogueira do Carmo Na segunda-feira, 10/05,

a Polícia Militar lançou, em Minas Gerais, a Operação Campo Seguro, visando levar mais segurança e interação com o homem do campo, através de uma presença maciça da Patrulha Rural em todos os recantos do Estado. A Operação também está sendo realizada pela 7ª Região PM em todos os 50 municípios do Centro-Oeste mineiro sob sua responsabilidade territorial e irá continuar por toda a semana.

Durante a Operação estão sendo realizadas

PM realiza Operação Campo

Seguro na zona rural

As autoridades do norte da Índia informaram que estenderam uma rede no rio Ganges, depois da descoberta de dezenas de corpos encalhados, os quais seriam de vítimas da Covid-19.

O ministro de Recursos Hídricos do estado de Bihar (nordeste), Sanjay Kumar, anunciou no Twitter, na quarta-feira (12), que uma “rede” foi colocada no Ganges, na fronteira com o estado de Uttar Pradesh. As patrulhas foram intensificadas nesta região.

A descoberta de 71 corpos no estado de Bihar reavivou os temores de que o vírus esteja devastando o interior rural da Índia, onde vivem dois terços da população.

O governo estadual “tratou da infeliz questão dos restos mortais flutuantes” nas águas do Ganges, acrescentou Sanjay Kumar, que disse lamentar “a tragédia e os danos causados ao rio Ganges”.

De acordo com o ministro, as necropsias revelaram que as

Corpos de vítimas da Covid

são lançados em rio na Índia

vítimas estavam mortas há quatro, ou cinco, dias.

Segundo moradores, os corpos podem ter sido abandonados no rio, sagrado para os hindus, por familiares que não tinham recursos para comprar a madeira necessária para as cremações tradicionais. Outro motivo apontado pelos entrevistados foi a falta de espaço nos crematórios, assoberbados devido ao grande número de mortes por Covid-19.

Jornais locais informam que 25 corpos também foram encontrados no distrito de Gahmar, em Uttar Pradesh.

O total de óbitos na Índia passou de 250 mil nesta quarta. Muitos especialistas consideram, no entanto, que o balanço real seja muito maior, já que a pandemia se propagou para além das grandes cidades, chegando às áreas rurais, onde hospitais e registros são deficientes.

Por AFP

Banho é saúde

O frio chegou e, com ele, o

medo do banho, né querido leitor

do Jornal Integração!

Mas tomar banho também é algo

que auxilia na saúde.

O banho diário é uma ótima oportunidade para

recuperar sua energia. Ele ajuda a aliviar o estresse, o

cansaço e as tensões do dia a dia. Além disso, o banho

pode ser um momento de prazer e de cuidar de sua

beleza. A saúde também agradece o hábito de

banhar-se com regularidade. "O banho auxilia na limpeza da

pele, retirando as impurezas dos poros.

Um bom banho pode aliviar dores de cabeça e

promover o bem-estar. A prática com água quente

também é utilizada como remédio natural, à medida

que o calor e o vapor da água ajudam limpar as vias

nasais.

Se você é friento, tome banho mais cedo e curta o

momento. O banho é um momento só seu, é bom até

pra refletir!

Tomar banho não se resume somente em

lavar o corpo.

abordagens a pessoas e veículos suspeitos, além de visitas a produtores e moradores rurais, nas quais eles são orientados sobre medidas de segurança preventiva.

A população da zona rural pode colaborar com denúncias para serem averiguadas pelos militares durante a Operação Campo Seguro, pelos telefones 190 ou 181, Disque Denúncia Unificado, o DDU. Ou ainda pelos telefones fixos da sede da 19ª Companhia PM Independente, 037-3231-0728 ou 37-3231-0700.

Polícia recupera em Igaratinga carro roubado

Na noite de quinta-feira (13), na rodovia BR 262, próximo ao povoado de Limas, município de Igaratinga, a Polícia Militar recuperou um automóvel Ford Fiesta Sedan, de cor prata, roubado, minutos antes no bairro São José, em Pará de Minas. Foi preso o autor do roubo, de 31 anos, sendo apreendido um revólver calibre .38, com 03 munições, usado no crime.

A Polícia Militar foi informada pela vítima, uma mulher de 40 anos, que ao estacionar o referido veículo em sua residência, no bairro São José, em Pará de Minas, foi abordada pelo autor, que de posse de um revólver, anunciou o assalto, levando seu automóvel.Os militares de Pará de Minas partiram em rastreamento e acionaram o cerco de militares das cidades vizinhas.

Os militares de Igaratinga, já posicionados no cerco e

bloqueio, na rodovia BR 262, viram o veículo roubado passando em alta velocidade e o perseguiram até o povoado de Limas, onde conseguiram alcançá-lo e abordar o seu condutor.

No interior do veículo foram encontrados o revólver mencionado, além de uma quantia em dinheiro, dois celulares, cartões de crédito, cheques e uma bolsa, roubados da vítima. Também foi encontrado um capacete de motociclista, que pode ser de um comparsa do autor, que teve o seu celular também apreendido. O veículo foi apreendido, sendo removido pelo reboque credenciado ao seu pátio. O autor foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia, com o material apreendido. Ele é morador de Pará de Minas e já tinha passagens policiais por roubo e outros delitos.

(3)

CEMIG amplia Campanha de

Negociação de Débitos para

clientes residenciais

Ame sua pátria!

Ela não tem culpa dos

filhos que tem.

A Cemig está ampliando desde segunda-feira (10/5), a sua Campanha de Negociação de Débitos. Nesta segunda fase, está sendo oferecido a todos os clientes residenciais a oportunidade de parcelamento dos débitos em até 12 parcelas mensais, sem juros, via cartão de crédito, mesmo que possuam financiamentos ativos com a companhia. Mas uma informação importante: o parcelamento nestas condições está disponível apenas para quem optar negociar pelos canais digitais da empresa.

Para o gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig, Wellington Cancian, a Campanha de Negociação de Débitos da companhia oferece condições para os clientes se manterem em dia com a companhia neste momento.

“Sensibilizada com esse momento de pandemia, a Cemig está ampliando a Campanha e ofertando condições excepcionais para que os clientes em situação de inadimplência fiquem em dia com a companhia. As condições especiais permitirão às pessoas a retomada em seu fluxo de pagamentos neste momento, com isenção de juros de financiamento. A melhor opção é financiar por meio do cartão de crédito, que possibilita parcelar o débito em até 12 vezes sem juros, mesmo que o cliente já possua algum negociação anterior ativa no sistema" explica Wellington Cancian.

O gerente da Cemig esclarece, ainda, que o parcelamento também poderá ser realizado diretamente com a Cemig, com as parcelas constando na própria fatura, "mas nestes casos, os interessados não podem ter parcelamento ativo junto à companhia. Todas as condições estão disponíveis no portal www.cemig.com.br e pelo número WhatsApp Cemig (31) 3506-1160.", conclui.

Como fazer a solicitação de parcelamento

O interessado em parcelar a conta de luz deve acessar o site (www.cemig.com.br) ou fazer contato pelo WhatsApp (31 3506-1160), enviar um “Oi” e escolher a opção “Pagamento de Contas”. Preferencialmente, o cliente deve atualizar seus dados de e-mail e telefone e cadastrar sua conta por e-mail, utilizando os canais digitais da companhia.

Pelo site da Cemig (www.cemig.com.br), os clientes poderão quitar suas faturas por meio de cartão de crédito em até 12 vezes sem juros, mesmo com financiamento ativo. Basta realizar o login, selecionar a instalação que possui débito em aberto e, posteriormente, o serviço “Segunda Via e Pagamento de Contas”. Em seguida, o cliente poderá verificar que existe a opção de seleção de débitos e a possibilidade de realizar o pagamento com a utilização de cartão de crédito ou débito.

O cliente pode realizar o cadastro para débito automático em seu banco de preferência, utilizando o código disponível na própria fatura. O procedimento é simples e precisa ser realizado uma única vez. Clientes dos bancos Santander, Itaú, Banco do Brasil, SICOOB, Bradesco, Mercantil e Nordeste podem realizar o cadastro diretamente nos canais de atendimento Cemig.

Além das opções citadas, há também um telefone específico para o parcelamento de débitos: 0800- 721-7003, que atende das 9 às 21 horas, de segunda a sexta-feira, e das 9 às 15 horas, aos sábados. “Contudo, é importante que os interessados consultem as condições de parcelamento e prefiram nossos canais digitais, onde as condições são mais facilitadas”, destaca o gerente da Cemig. É importante lembrar que negociações por telefone ou nas agências físicas da Cemig não estarão isentas de juros.

Estabelecimentos comerciais e clientes baixa renda

E ainda continuam valendo, até o dia 20/05, as condições especiais de parcelamento para clientes da classe comercial os prestadores de serviços, duramente afetados pela pandemia. Portanto, restaurantes, bares, padarias, casas de material de construção e diversos outros comércios de pequeno e médio porte, além de prestadores de serviços como chaveiros e salões de beleza e estética, por exemplo, poderão solicitar o parcelamento de seus débitos em até 12 vezes iguais e sem juros, desde que tenham a energia fornecida em baixa tensão, ou seja, até 220 volts.

O pagamento também poderá ser realizado por meio de cartão de débito ou de crédito (neste caso, mesmo que exista financiamento ativo), também em 12 parcelas iguais e sem juros .A Cemig suspendeu os cortes por inadimplência dos consumidores de baixa renda cadastrados no Programa de Tarifa Social de Energia (TSEE) e está oferecendo parcelamento das faturas em atraso, que poderão ter seu valor dividido em até 24 parcelas mensais, sem juros, nas condições acessíveis no portal www.cemig.com.br.

A suspensão dos cortes para os beneficiados com a TSEE foi adotada pela companhia e pelo Governo de Minas Gerais desde o agravamento da pandemia no estado, e será mantida até o dia 30 de junho.

De turco e judeu

Samir viaja para uma cidade grande onde vai fazer compras para a loja de secos e molhados. Chegando lá ele conhece uma mulher maravilhosa, e fica loucamente apaixonado. Na manhã seguinte, envia um telegrama para sua esposa: - Sarita, ficarei uma semana fazendo compras.

Passou a semana, ele decide mandar outro telegrama: - Sarita, ainda vou precisar de mais uns quinze dias para as compras.

No dia seguinte, chega a resposta de Sarita:

- Não se preocupe, Samir. Pode ficar o tempo que quiser. O que você está comprando por aí eu estou dando de graça aqui. - Sabem como se sabe que Pedro Álvares Cabral não era judeu? - Porque quando chegou ao Brasil gritou "Terra à vista" Se fosse judeu teria gritado "Terra a prazo"...

Estavam um filipino e um judeu viajando num mesmo banco de um trem, em silêncio, de repente o judeu levanta e dá um tapa na cara do filipino.

- Que é isso, cara? - reage o filipino. - Ficou maluco? - Isso é por Pearl Harbor! - Pera aí - defende-se o filipino. - Quem atacou Pearl Harbor foram os japoneses, eu sou filipino.

- Japonês, chinês, filipino... Pra mim é tudo igual!

O filipino engoliu o sapo e tornou a acomodar-se no seu canto. Cinco minutos depois, ele levanta-se e dá um tremendo soco na cara do judeu. - Que é isso, cara? - protestou o judeu. - Você está louco? - Isso é pelo afundamento do Titanic.

- Mas quem afundou o Titanic foi um iceberg!

- Iceberg, Goldenberg, Rosenberg pra mim é tudo igual! Jacozinho chega para o papai e diz:

- Papá, eu quero um Chokito! - Vem cá, meu filhinho! Coloca o dedinho aqui nessa tomada! Num restaurante o garçom chega correndo para o gerente

e pergunta:

- Seu Salim!!! Um freguês se engasgou com uma espinha de bacalhau e está se asfixiando. O que eu faço?

- Leva logo a conta, antes que ele morra!

Dois turcos conversando: Puxa vida lamenta o primeiro -Amanhã é aniversário da minha mulher. Vou ter de comprar um presente pra ela!

- Vai ficar no prejuízo! Por que você não compra um batom? - Batom? Que presente mais esquisito!

- É, mas pelo menos é um presente que, aos poucos, você recupera!

Perdidos na selva

Capturados por tribo de canibais

Um português, um inglês e um chinês caem no meio da selva, depois de um desastre de avião, e são capturados por uma tribo de canibais…

Uma vez chegados à aldeia dos canibais, o chefe da tribo decide dar-lhes uma hipótese antes de os mandar para o caldeirão: - Se as vossas pilas, todas juntas, medirem no mínimo 30 centímetros, serão libertados. O português é o primeiro e tira a pila cá para fora. Um dos canibais vai buscar uma régua e mede:

- Esta tem 15 centímetros, chefe! Os três soltam um suspiro de alívio e dizem:

- Ufa! Pelo menos metade já temos!

Na vez do inglês, o canibal mede:

- 14 centímetros!

De novo se respira de alívio entre os três:

- Já só falta mais um centímetro! Acho que vamos conseguir!! Quando o canibal vai medir a do chinês, esta mede exatamente 1 centímetro. Eles explodiram de alegria e, como prometido, foram libertados.

Quando já vinham a atravessar a selva, de regresso à civilização, o português começa a gabar-se:

- Já imaginaram? Se eu não tivesse uma pila tão grande, a esta hora estaríamos a ser cozidos no caldeirão.

- Ora essa! – responde o inglês

– Se a minha não tivesse 14 centímetros, nunca chegaríamos aos 30 e, aí sim, estaríamos feitos.

Responde o chinês:

- Tá bem! Tá bem! A vossa solte foi eu tal com tezlão!!!

O pai mais rápido

Estão três miúdos – um francês, um inglês e um português – a discutir para ver quem tem o pai mais rápido. Diz o francês: - O meu pai é o mais rápido de todos, é piloto do Concorde e vai de Paris a Nova Iorque em três horas!

O inglês discorda:

- Nada disso! O meu pai é que é o mais rápido, é piloto de Fórmula 1 e atinge trezentos à hora em dez segundos! Chega, finalmente, a vez do português:

- Ora, os vossos pais são umas lesmas, comparados com o meu! O meu pai é funcionário público, sai do trabalho às cinco da tarde e às quatro já está em casa!

O melhor amante

Um português, um francês e um inglês discutiam sobre quem é o melhor amante. Diz o francês: - Ontem à noite fiz amor com a minha mulher quatro vezes seguidas. E, de manhã, ela fez um delicioso crepe e disse que me amava muito.

Diz o Inglês:

- Ah, ontem à noite fiz amor com a minha seis vezes. E, de manhã, ela fez uma deliciosa omelete e disse que eu era o homem da vida dela.

Intrigados com o silêncio do português, o francês pergunta: - Quantas vezes é que fizeste amor com a tua mulher ontem à noite?

- Uma – respondeu o português. Meio a gozar, acrescenta o inglês:

- Só uma?! E de manhã o que é que ela disse?

Diz o português: - Não pares!

Novo agente na CIA

A CIA resolveu recrutar um novo agente. Após uma série de seleções, entrevistas, testes,

escolheram três candidatos: um francês, um inglês e um português.

Para a prova final, os agentes da CIA colocaram os candidatos diante de uma porta metálica e entregaram-lhes uma pistola:

- Queremos ter a certeza de que vocês são capazes de seguir ordens, quaisquer que sejam as circunstâncias.

Então, dizem ao francês: - Atrás desta porta vais encontrar a tua sogra sentada numa cadeira. Você terá que matá-la!

Informa o francês:

- Estão a falar a sério? Eu jamais mataria a minha sogra! - Então você não serve. – Responde o agente.

Ao inglês deram as mesmas instruções. Ele pegou a arma entrou na sala e após cinco minutos regressou com lágrimas nos olhos.

- Tentei mas não consigo matar a minha sogra.

- Você também não está preparado para trabalhar nesta agência. Pegue na sua sogra e vá embora. – Responde o agente.

Chegou a vez do português. Deram-lhe as mesmas instruções. Ele entrou e então, ouviram-se tiros, um estrondo e depois outro… a seguir ouvem-se gritos, barulhos de móveis a partir, etc. Após alguns minutos, silêncio total. Então a porta abre-se lentamente e o português sai todo suado e diz:

- Bem que vocês podiam-me ter dito que a pistola era falsa… Tive que a matar à paulada!

Parachoque de Caminhão

Amigo meu não tem defeito. Inimigo se não tiver eu coloco.

Patrocínio da Coluna Funerária Santa Fé Nunca

mais vai tomar café.

Parabéns da Semana

Vão para meu irmão Alencar, dia 11; Vilma Araújo Byrro, dia 13 e Carla Souza Bastos dia 14. Felicidades mil!

(4)

Itaúna, 15 de maio de 2021

As Máximas da Câmara

Vereador Kaio entra com Mandado de Segurança para

anular aprovação do projeto do empréstimo de 15 milhões

O vereador Kaio Guimarães (PSC) anunciou em suas redes sociais que entrou com um mandado de segurança buscando anular o polêmico empréstimo de R$ 15 milhões para obras de asfaltamento e iluminação pública em Itaúna.

Na reunião da Câmara da semana passada ele e o vereador Toinzinho já haviam alertado sobre isto, mas Alexandre questionou que não cabia discussão pois o projeto já estava aprovado. Os dois vereadores, então, apontaram o erro que estava registrado na ata, falando em maioria absoluta.A alegação de Kaio é que a aprovação do PL 57/2021 não obteve o mínimo de assinaturas necessárias para ser incluído em regime de urgência na Ordem do Dia, no último dia 27, como pediu o líder do Prefeito Nesval Júnior (PSD).

Aprovado projeto do vereador Alexandre que isenta

comércio da primeira multa aplicada devido à Covid

Na reunião da Câmara de terça-feira,,11, o Legislativo municipal aprovou um Projeto de Lei que autoriza que o Prefeito conceda isenção de multas administrativas decorrentes da primeira autuação realizada no comércio no período da pandemia da COVID-19.

O Projeto, de autoria do Presidente da Câmara, Alexandre Campos, foi aprovado por unanimidade na reunião. Para que seja concedido o perdão, conforme a proposta, o devedor deve realizar um requerimento administrativo, com o procedimento a ser regulamentado pelo Poder Executivo. Além disso, é colocado no projeto que o perdão só será concedido caso os débitos cumpram os seguintes requisitos:

1 - ausência de aglomeração no momento da autuação, conforme descrição do fato constante do auto de infração;

2 - observância integral de todas as demais medidas sanitárias recomendadas no período de pandemia;

3 - não tenha ainda ocorrido o pagamento do débito. A proposta de Lei segue agora para sanção do prefeito Neider Moreira. Vae lembrar que é um projeto somente autorizativo.

Rastreador de fiscalização foi o tema da

reunião da Comissão Especial do transporte coletivo

Os membros da Comissão Especial instituída para analisar a qualidade do transporte público ouviram o Gerente do Setor de Tecnologia da Informação - TI da Prefeitura, Cláudio Machado. Este novo encontro da comissão como previsto, foi realizado na tarde quarta feira 12/05 no plenário da Câmara Municipal com transmissão ao vivo. Compõem a comissão os vereadores: Silvano Gomes Pinheiro (Presidente), Nesval Júnior (Relator), Gustavo Dornas, Aristides Ribeiro e Edênia Alcântara.

O vereador Aristides Ribeiro (Tidinho), deu início a série de perguntas, indagando Machado sobre a participação do setor de informática na concessão do serviço de transporte coletivo. Segundo o servidor público, o setor de TI da Prefeitura foi provocado para dar suporte a estudos acerca da implantação de tecnologias na prestação de serviços da concessionária; "não apenas

para o funcionamento de equipamentos de rastreamento de veículos, mas também para o desenvolvimento de software de gestão da frota desses veículos, visando a qualidade e a economicidade na prestação dos serviços".

Após pesquisa do setor de TI foi sugerido a realização de uma licitação para escolha de empresa especializada para o fornecimento de equipamentos de rastreamento de veículos e software de gestão da frota. Gustavo Dornas, autor do pedido da instauração da comissão, informou ao Gerente do setor as reclamações dos cidadãos itaunenses sobre o atraso nos horários dos ônibus provocando aglomerações dentro dos veículos. Relatou o trabalho dos fiscais, "mesmo com afinco", não conseguem corresponder as demandas de fiscalizações necessárias. Dornas demonstrou sua insatisfação quanto a retirada dos rastreadores pela empresa com a justificativa de redução de custos, comprometendo uma

fiscalização eficiente.

Abordado sobre o valor destes rastreadores, Cláudio Machado recorreu a ata do Pregão de 2019, constatando o valor de R$37,90 por veículos/ mês. Enfatizou o gerente da TI que os rastreadores foram adquiridos pela empresa. Gustavo Dornas defendeu no retorno da instalação dos rastreadores, levando em conta

o valor baixo dos mesmos. Silvano Gomes Pinheiro foi contundente em atribuir a responsabilidade da fiscalização a empresa. "Ela tem a obrigação Social de atender a população itaunense com a ampliação dos horários". A próxima reunião será realizada dia 19/05 às 13h30 e deve contar com a presença dos representantes da empresa.

O vereador Silvano Gomes preside a Comissão Especial que investiga a qualidade do serviço de transporte público, criada a partir de solicitação do vereador Gustavo Barbosa

“Parabenizo pela sensibilidade e estar pensando na mulher na política”

Da vereadora Edênia, aprovando projeto do vereador Kaio Guimarães que altera no Regimento Interno o prazo de licença maternidade e licença paternidade

“Podem nos convidar pós pandemia que todos vereadores farão questão de participar”

Do vereador Kaio, parabenizando os vereadores Gustavo e Nesval, que aniversariaram na segunda e na terça-feira, respectivamente

“É uma luta injusta onde a única defesa é a prevenção, com álcool gel, distanciamento social e máscara”

Da vereadora Márcia Cristina, que fez Moção de Aplauso para Sindimei, empresários e Grupo de Conservadores Cristãos que criaram o PAI - Posto de Atendimento Imediato à Covid 19 “Estas pessoas boas, de almas bondosas, pessoas anônimas, sem vínculo político”

Da vereadora Márcia sobre o PAI

“Esta atitude de voluntários que não querem nem aparecer merecem todo aplauso, pois ainda dão suporte ao Poder Público”

Do vereador Toinzinho apoiando a Moção de Aplauso “Infelizmente, no mundo de hoje estamos vendo muita intolerância política e o acirramento político não faz bem a ninguém”

Do vereador Gustavo Barbosa

“Não se tem política nisto, é prerrogativa do médico, temos de tirar este discurso político”

Do vereador Kaio Guimarães

“A gente trabalha na democracia e estão proporcionando o direito de escolha”

Da vereadora Márcia Cristina, ainda sobre a Moção de Aplauso para o PAI

“A situação do Hospital está novamente crítica e a situação de Itaúna é grave. Das 20 vagas de CTI 18 são ocupadas por itaunenses. Dos 33 internados na enfermaria, 26 são itaunenses “Pelo fechamento tão demorado, merecem o perdão da primeira multa”

Do vereador Alexandre que teve aprovado seu projeto que autoriza o executivo a perdoar as primeiras multas aplicadas ao comércio durante a pandemia

“O projeto é autorizativo, quando o Prefeito quer ele atende” Do vereador Toinzinho, reforçando que as pessoas estão trabalhando para salvar o pão de cada dia

“Projeto autorizativo é uma alternativa do vereador, não é politicagem”

Do vereador Gustavo Barbosa

“Quanto mais transparência tiver em todas as ações dos diversos poderes é melhor”

Do vereador Gustavo Barbosa, sobre seu projeto que estabelece informações adicionais obrigatórias acerca da aquisição de Bens ou Contratação de Serviços a serem publicadas no Jornal Oficial do Município

“Tudo que vai gerar transparência nós temos que apoiar” Do vereador Alexandre Campos aprovando a emenda do Kaio ao projeto, acrescentando o Poder Legislativo. Alexandre também anunciou que vai ser criado o Diário Oficial do Legislativo

“A licitação aguça a concorrência e traz mais clareza” Do vereador Toinzinho pedindo que seja evitada a adesão a atas, a não ser quanto trouxer benefício para o município “Não se deve usar a reunião da Câmara para determinadas pautas pontuais”

Do vereador Nesval, contra requerimento do vereador Gustavo de convocação dos secretários Dalton Nogueira e Valter Amaral para falar na Câmara

“Não faltam questionamentos pata nenhumas das pastas e nas secretarias não conseguimos todas as informações” Do vereador Toinzinho aprovado requerimento do Gustavo “Se fosse prefeito eu seria o primeiro a querer que meu secretário viesse à Câmara trazer esclarecimentos para a população”

(5)

Uma publicação de SB Comunicação Integrada Ltda

CNPJ: 71.125.389/0001-40 Jornalista responsável: Beatriz Chaves -MTPS 3394

Impressão: Gráfica Gazeta do Oeste Rua Antônio do Bá, 251 Santo

Antônio Tels: 3241-3009 e 9107-8833 E-mail: jornalintegracao01@yahoo.com.br Site: www.jornalintegracaoitauna.com.br EXPEDIENTE

Jornal Integração

Sala 1.109 do Edifício Benfica

Tel: 98804-5937

Gustavo Mitre destina recursos para aquisição

de equipamentos de colonoscopia e endoscopia

Serviço de atendimento

de AVC sendo estruturado

O serviço de atendimento de AVC (Acidente Vascular Cerebral) de Itaúna está sendo estruturado pela Prefeitura da cidade, por meio do setor de Saúde do Município, estando a espera somente de credenciamento federal e vinda de recursos.

Segundo a Administração Municipal, enquanto aguarda aprovação do Ministério da Saúde, a cidade recebeu do Governo de Minas um incentivo financeiro no valor de R$ 1.450.000,00, repassados para o Hospital nesse mês, para este tipo de atendimento, desde o momento em que o paciente chega ao hospital até o momento de seu retorno para casa.

De acordo com a Prefeitura, este procedimento de incentivo se estende também a outros municípios do Estado, que possuem hospitais referências, recebendo verbas anuais para custeio dos serviços nesta modalidade. A regulamentação dos incentivos por parte do Estado se dá pela Nota Técnica 14/2020, da SES/MG, que define elaboração de plano de trabalho, cumprimento de prazos, detalhamento do recurso de custeio para ações de fortalecimento da Linha de Cuidados em AVC, dentre outros assuntos. As unidades hospitalares ficam submetidas à apresentação dos trabalhos e empenhos realizados a cada seis meses.

O governo do Estado aprovou um recurso no valor de 273 mil reais, proveniente de emenda parlamentar de autoria do Deputado Estadual Gustavo Mitre, que será destinado à secretaria municipal de Saúde de Itaúna para a aquisição de um aparelho de exames de Colonoscopia e Endoscopia.

O recurso indicado pelo Deputado Estadual Gustavo Mitre atendeu uma solicitação coletiva dos vereadores Márcia Cristina, Léo Alves, Gustavo Barbosa, Kaio Guimarães, Edênia Alcântara, Antônio Da Lua, Toinzinho de Miranda, Ener Batista, Carol Faria, Joselito, Gleissinho, Fares José Neto, Nesval Jr. e Alexandre Campos. Assim que o recurso for

pago pelo Estado e a Prefeitura comprar o equipamento, será oferecido um serviço inédito na Saúde Pública do município através da policlínica dr. Ovídio Nogueira Machado, com agilidade e maior abrangência dos atendimentos prestados aos pacientes.

O prefeito Neider Moreira e os vereadores itaunenses foram comunicados nesta segunda-feira, 10/05 sobre a aprovação do recurso. Um importante reforço para dar mais qualidade de vida aos cidadãos do município.

Gustavo Mitre reiterou seu compromisso com os itaunenses, colocando seu Gabinete na ALMG à disposição da comunidade.

A Gerência Superior de Trânsito e Transportes definiu as mudanças programadas para o itinerário da nova linha “Boulevard” que atenderá as proximidades da nova sede da Prefeitura. Com a mudança, as pessoas que precisam se deslocar até a prefeitura para realizarem algum tipo de serviço, terão mais acessibilidade e facilidade.

Itinerário manhã - saída 6h25min e 7h25min

Na parte da manhã os ônibus deverão partir da Avenida Dr. Virgílio Gonçalves de Souza do novo ponto de parada localizado em frente ao Condomínio Murilo Augusto Gonçalves II, no Bairro Recanto das Peixotas. Seguindo para o Murilo Gonçalves -Três Marias

Linha Boulevard

começa na segunda-feira

– Aeroporto – Cidade Nova – Santa Edwiges – São Geraldo – Morada Nova, depois segue pela Avenida Manoel da Custódia sentido Piedade até a praça José Flávio de Carvalho – Jove Soares - Boulevard Lago Sul e Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Itinerário tarde - saída 16h10min e 17h10min

Na parte da tarde ele partirá do Boulevard Lago Sul -Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Jove Soares -praça José Flávio de Carvalho sentido Piedade, seguindo pela Avenida Manoel da CustódiaMorada Nova São Geraldo Santa Edwiges Cidade Nova Aeroporto Três Marias -Murilo Gonçalves e finalizando no Recanto das Peixotas.

Gustavo Mitre com o Secretário de Estado da Saúde Licitações presenciais deverão ser transmitidas em tempo real

Um projeto aprovado pelos vereadores, de autoria do vereador Gustavo Barbosa, estabelece a obrigatoriedade da transmissão ao vivo e via internet ou outro mecanismo oficial de divulgação das licitações presenciais dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal bem como Autarquias e o Instituto Municipal de Previdência (IMP). As transmissões, segundo o Projeto, serão realizadas em áudio e vídeo. Os processos licitatórios, que serão objetos de divulgação deverão constar na plataforma de divulgação momentos antes do início da mesma.

O início da vigência da Lei após sancionada é de 90 dias. O objetivo do autor é ampliar a transparência nos atos nos setores públicos do município no que tange aos processos licitatórios. Uma emenda ao Projeto de autoria do vereador Kaio Guimarães foi apresentada assegurando a permanência dos arquivos disponíveis pelo período de 24 meses.

Posto de Atendimento Imediato à Covid-19

A vereadora Márcia Cristina fez Moção de Aplauso ao PAI -Posto de Atendimento Imediato à Covid19. E foi muito merecido. Integrado por voluntários, o PAI faz agendamentos pelos tels. (37) 9 9870-7788 ou (37) 9 9828-7788, e a clínica funciona das 8 às 17 horas. Os atendimentos médicos são realizados de forma individual, respeitando o histórico médico dos pacientes, baseado em uma medicina humanizada.

Segundo a vereadora Márcia Cristina, o investimento do Sindimei, empresários e do Grupo de Conservadores Cristãos é de R$ 150 mil por mês e no primeiro dia de funcionamento já foram atendidas onze pessoas. Como ela bem disse: “a gente trabalha na democracia e estão proporcionando o direito de escolha” .

Secretários municipais na Câmara

Consideramos muito boa a iniciativa do vereador Gustavo Dornas de convocar Secretários Municipais para irem à Câmara prestar esclarecimentos sobre assuntos de interesse da comunidade.

Infelizmente, o requerimento feito pelo Gustavo não foi aprovado. Ele havia solicitado a presença do Secretário de Administração Dalton Nogueira, para informar o número de lotes públicos existentes na cidade. Segundo informações por ele colhidas, o patrimônio público em imóveis era de R$ 1 bilhão e trezentos milhões e seria importante conferir a veracidade desta informação e os detalhes dos imóveis, como tamanhos e valores. Já o requerimento para convocação do Secretário de Finanças Valter Amaral era para esclarecimentos quanto à arrecadação com CFEM - Compensação Financeira pela Exploração Mineral, que as mineradoras pagam ao país, Estado e municípios (ler ao lado nesta mesma página).

O vereador Toinzinho disse que devia ser rotineira esta ida dos secretários e que se ele fosse prefeito seria o primeiro que gostaria que isto acontecesse para esclarecer a comunidade. Também a vereadora Edênia se mostrou favorável dizendo que “o Secretário está a serviço da população, por que não ir à Câmara prestar esclarecimentos à população?

A vereadora Márcia argumentou que os pedidos de informações feito pelos vereadores à Prefeitura eram respondidos de maneira não satisfatória;

Os requerimentos passaram?

- Não, caros leitores foram rejeitados com 10 votos contra. Uma pena!

Em conexão virtual na quarta-feira, 12, o Secretário Municipal de Finanças, Valter Gonçalves do Amaral, juntamente com os servidores da pasta Leandro Nogueira e Matheus Pio, se reuniram com a Consultora Tributária da Associação de Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), Rosiane Seabra, e com o Consultor de Relacionamentos Institucionais e de Desenvolvimento Econômico da mesma instituição, Waldir Salvador. Em pauta, a troca de informações e experiências entre as partes em relação à aplicação da CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral). Esta é uma contrapartida paga pelas mineradoras à União, Estados ou Municípios pela utilização de recursos minerais. A nova regulamentação que se impõe contribuirá para melhor desenvolvimento e distribuição dos resultados adquiridos por meio da exploração mineral. Por isso e necessidade de atualização e troca de experiências neste assunto.

(6)

Itaúna, 15 de maio de 2021 - Ano XXVII - Edição 991 - R$ 2,00

GUstavo Mitre

consegue

recursos para

aquisição de

equipamentos de

colonoscopia e

endoscopia

POLÍTICA

Página 5 Leia à Página 3

POLÍTICA

Página 2

POLÍCIA

POLÍCIA

Página 5

Agora já são 177 óbitos desde o início da pandemia. Na

sexta-feira foram confirmados mais 61 novos casos,

totalizando 8.465. 352 casos estão ativos. 17 pacientes

estão no CTI e 36 na enfermaria,

Falecimentos

Dia 03/05: Paciente do sexo feminino, 78 anos, sem

histórico de doenças crônicas prévias;

Dia 09/05: Paciente do sexo feminino, 78 anos, com

histórico de doenças crônicas prévias.

Dia 10/05: Paciente do sexo feminino, 71 anos, sem

histórico de doenças crônicas prévias;

Dia 11/05: Paciente do sexo masculino, 63 anos, com

histórico de doenças crônicas prévias;

Dia 12/05: paciente do sexo masculino de 72 anos, com

histórico de doenças crônicas prévias

Paciente do sexo feminino de 65 anos, sem histórico de

doenças crônicas prévias

Dia 13/05: paciente do sexo masculino, de 36 anos, com

histórico de doenças crônicas prévias

Paciente do sexo feminino, e 82 anos, sem histórico de

doenças crônicas prévias

Apreensão de carnes

irregulares em açougues

Página 3

Aprovado projeto

que perdoa

primeira multa

aplicada ao

comércio durante a

pandemia

Rapaz é

assassinado no

Santa Edwiges

Na sexta-feira, 14 de maio, a Prefeitura de Itaúna e a Polícia Militar apreenderam 140 kg de carne sem procedência. A ação aconteceu em açougues da cidade. Na oportunidade os estabelecimentos sofreram as sanções cabíveis e agora terão prazo para regularizar a sua situação. O material apreendido foi descartado no Aterro Sanitário Municipal.

Itaúna já registra 177

mortes por coronavírus

O Corpo de Bombeiros Militar de Itaúna foi acionado na sexta 14/05, por volta de 12h, para socorrer a vítima de um capotamento de caminhão na Avenida Jove Soares, próximo à linha férrea.

Segundo os socorristas, foram chamadas uma Unidade de Resgate (UR) e uma viatura de salvamento (ABTS) para atendimento da vítima M. A. R., de 70 anos, que dirigia o veículo Hyundai HR.

Ao chegar no local, os militares encontraram o homem desacordado e preso às ferragens da cabine do veículo, que caiu de uma altura de 2 metros, em um lote vago. O motorista, após ser retirado da cabine, recebeu os primeiros atendimentos e foi levado para o Hospital Manoel Gonçalves.

Por volta de 13h, a Polícia Militar ainda estava no local para controlar o trânsito.

Caminhão capota

próximo à linha férrea

Vereador Kaio entra com

Mandado de Segurança para

anular aprovação do projeto do

empréstimo de 15 milhões

PM encerra baile

funk clandestino no

Córrego do

Referências

Documentos relacionados

-Manuel Joaquim Lopes e Familiares Falecidos, r/ Esposa, Filhos, Nora e Netos.. -Maria Casalinho, r/ Esposo, Filhos

-Maria da Conceição Tavares Oliveira, r/ Esposa, Filhas, Genros e Netos.. -Ana Maria Branco,

16 ECO, Umberto. Seis passeios pelo bosque da ficção. São Paulo : Companhia das Letras.. Alice, etc.), encontramos várias personagens históricas conhecidas de grande parte

-Francisco Oliveira, r/ Esposa, Filhas, Genros e Netos.. -Rosa Claudino, r/ Irmã Júlia Guerra

No final de todas as missas no dia 13 faremos a consagração de todas as mães presentes à Bem-aventurada Virgem Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe.. Nesse dia ocorre a Solenidade

-António Alvaro, Maria Jose Barbosa e Esposo, r/ Iria e Jose.. -Virginia Soares, r/ Família

-Alda Campos Rebimbas, r/ Marido, Filhos, Netos Infância da Conceição Mendes e Carlos de Oiveira Matos, r/ Filha Diolinda e Genro.. -Rosa da Conceição Figueiredo Martins Dias,

-Luis Almeida Lopes e Esposa, Manuel Coelho e Esposa, r/ Filhos Ana Maria e Alexandrino.. -António Balugas, Pais e Sogros, r/