• Nenhum resultado encontrado

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O

Nome: N.º: Turma:

Professor: Ano: Data: / 07 / 2014

LÍNGUA PORTUGUESA –

LISTA DE RECUPERAÇÃO Texto 1

CHUCHU

Joanita, em sua última carta escrita de Haia: "Mas que saudades de chuchu com molho branco". Eu sei que toda gente despreza o chuchu, a coisa mais bestinha que Deus pôs no mundo,

“Cucurbitácea” reles que medra em qualquer beirada de quintal. Não tenho também nenhuma ternura especial pelo chuchu, mas já reparei que há uma certa injustiça em considerar insípido um prato que é insípido só porque raras são as cozinheiras que sabem prepará-lo.

Sei ainda que os médicos nutricionistas banem o chuchu de todas as suas dietas, dizem que o chuchu não vale nada, é uma mistura de água e celulose, desprovida de qualquer vitamina ou sal. O chuchu é meu eterno pomo da discórdia com meu querido amigo Dr. Rui Coutinho. Quando ele desfaz do chuchu em minha presença, salto logo em defesa do humilde caxixe. Argumento assim: "Antigamente, antes da descoberta das vitaminas, se dizia o mesmo da alface. Mas o sabor da planta, a boniteza de sua folha verdinha, ou talvez o instinto secreto da espécie sempre levaram o homem a comer a aristocrá-tica Lactuca sativa. Um dia se descobriu que a alface é rica em vitamina A, cálcio e ferro. Então a alface deixou de ser água e celulose, e entrou nos menus autorizados e recomendados pelos nutricionistas. Quem me dirá que um dia, próximo ou distante, não se descobrirá no chuchu um elemento novo, indis-pensável à economia orgânica? O que me parece inexplicável é que nós brasileiros persistamos em co-mer sem quase nenhum deleite essa coisinha verde e mole que se derrete na boca sem deixar vontade de repetir a dose.”

Rui Coutinho sorri cético.

Enquanto isso, na Holanda, Joanita, podendo comer os pratos mais saborosos do mundo, tem saudade é de chuchu com molho branco. Que desforra para o chuchu!

BANDEIRA, Manuel. In: Quadrante 2. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1963. 1- REESCREVA os trechos a seguir, substituindo expressões grifadas por outras sinônimas, de acordo com o contexto do texto 1. USE linguagem padrão e denotativa. FAÇA as adaptações necessárias. A) “Não tenho também nenhuma ternura especial pelo chuchu, mas já reparei que há uma certa injustiça em considerar insípido um prato que é insípido só porque raras são as cozinheiras que sabem prepará-lo.”

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________

B) “O chuchu é meu eterno pomo da discórdia com meu querido amigo Dr. Rui Coutinho.”

_____________________________________________________________________________ 2- O autor usa vários termos para se referir ao chuchu. A expressão a qual ele faz referência à alface é A) caxixe B) coisinha verde. C) coisa bestinha. D) Cucurbitácea reles. E) Lactuca sativa.

3- “Eu sei que toda gente despreza o chuchu, a coisa mais bestinha que Deus pôs no mundo, ‘Cucurbitá-cea’ reles que medra em qualquer beirada de quintal.”

No trecho anterior, as ASPAS foram usadas na expressão grifada para informar que se trata de: A) ironia. B) populismo. C) estrangeirismo. D) termo científico. E) ênfase na expressão.

(2)

4- Identifique a opinião do autor em relação ao chuchu.

____________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

5- “O chuchu é meu eterno pomo da discórdia...” Nessa oração há um predicativo do sujeito. Identifique-o.

_____________________________________________________________________________ 6- “Um dia se descobriu que a alface é rica em vitamina A, cálcio e ferro.”

Classifique morfologicamente a palavra “SE” destacada acima. __________________________ 7- Observe o fragmento destacado do texto e responda às questões:

“Não tenho também nenhuma ternura especial pelo chuchu, mas já reparei que há uma certa injustiça em considerar insípido um prato que é insípido só porque raras são as cozinheiras que sabem prepará-lo. “

a) No trecho há uma conjunção que estabelece entre duas orações a ideia de oposição, adversidade. Identifi-que-a. ________________________________________________

b) Quantas orações há nesse período destacado? _________________________________ c) Como se classifica o predicado da primeira oração ?

______________________________________________________________________ d) A quem se refere o pronome oblíquo “lo”?____________________________________ e) Nesse trecho há uma oração cujo sujeito é inexistente. Destaque-a.

__________________________________________________________________________

8- INDIQUE, de acordo com o contexto do texto 1, o argumento mais persuasivo/convincente em defesa do chuchu.

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________

9- Ao final do texto temos a seguinte frase: “Que desforra para o chuchu!”. EXPLIQUE esse desfecho. ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________

10- IDENTIFIQUE a figura de linguagem presente nos trechos a seguir:

A) “Enquanto isso, na Holanda, Joanita, podendo comer os pratos mais saborosos do mundo, tem sau-dade é de chuchu com molho branco.” _______________________________________

B) “Que desforra para o chuchu!”

_____________________________________________________________________________ 11- O TEMPO VERBAL predominante no texto 1 é o:

A) futuro do presente, pois o enunciador faz previsões em relação ao futuro do chuchu.

B) presente, porque o enunciador expressa opiniões, argumentos e fatos relacionados ao chuchu. C) pretérito imperfeito, pois os fatos passados, que envolvem o chuchu, não foram concluídos.

D) pretérito perfeito, uma vez que são narrados fatos passados em que o personagem central é o chu-chu.

(3)

Texto 2

Hora da sesta. Um grande silêncio no casarão.

Faz sol, depois de uma semana de dias sombrios e úmidos. Clarissa abre o livro para ler. Mas o silêncio é tão grande que, inquieta, ela torna a pôr o volume na prateleira, ergue-se vai até a janela, para ver um pouco de vida.

Na frente da farmácia está um homem metido num grosso sobretudo cor de chumbo. Um cachor-ro magcachor-ro atravessa a rua. A mulher do coletor aparece à janela. Um rapaz de pés descalços entra na Panificadora.

Clarissa olha para o céu, que é dum azul tímido e desbotado, olha para as sombras fracas sobre a rua e depois se volta para dentro do quarto. Aqui faz frio. Lá no fundo do espelho está Clarissa indeci-sa, parada, braços caídos, esperando. Mas esperando o quê? Clarissa recorda. Foi no verão. Todos no casarão dormiam. As moscas dançavam no ar, zumbindo. Fazia um solão terrível, amarelo, quente. No seu quarto, Clarissa não sabia o que fazer. De repente pensou numa travessura. Mamãe guardava no sótão as latas de doce, os seus bolinhos e os seus pães que deviam durar toda a semana. Era proibido lá. Quem entrava, dos pequenos, corria o risco de levar palmadas no lugar de costume.

Mas o silêncio da sesta estava cheio de convites traiçoeiros. Clarissa ficou pensando. Lembrou-se de que a chave da porta da cozinha servia n quartinho do sótão. Foi buscá-la na ponta dos pés. Encon-trou-a no lugar. Subiu as escadas devagarinho. Os degraus rangiam e a cada rangido ela levava um sus-tinho que a fazia estremecer. Clarissa subia, com a grande chave na mão. Ninguém... Silêncio...

Diante da porta do sótão, parou, com o coração aos pulos. Experimentou a chave. A princípio não entrava bem na fechadura. Depois entrou. Com muita cautela, abriu a porta e se viu no meio duma escuridão perfumada, duma escuridão fresca que cheirava a doces, bolinhos e pão.

Comeu muito. Desceu cheia de medo. No outro dia D. Clemência descobriu a violação, e Claris-sa levou meia dúzia de palmadas.

Agora ela recorda... E de repente se faz uma grande claridade, ela tem a grande ideia. “A chave da cozinha serve na porta do quarto do sótão.” O quarto de Vasco fica no sótão... Vasco está no escritó-rio... Todos dormem... Oh! E se ela fosse buscar a chave da cozinha e subisse, entrasse no quarto de Vasco e descobrisse o grande mistério?

Não. Não sou mais uma criança. Não. Não fica direito uma moça entrar no quarto dum rapaz. Mas ele não está lá... que mal faz? Mesmo que tivesse, é teu primo. Sim, não sejas medrosa. Vamos. Não. Não vou. Podem ver. Que é que vão pensar? Subo a escada, alguém me vê e pergunta: “Aonde vais, Clarissa?” Ora, vou até o quartinho das malas. Pronto. Ninguém pode desconfiar. Vou. Não, não vou. Vou, sim!

(Érico Veríssimo - Porto Alegre; Globo, 1981, p. 132-3)

12- Homonímia são palavras que possuem a mesma pronúncia ou a mesma grafia, mas significados dife-rentes. No título “Hora da sesta. Um grande silêncio no casarão” a palavra em destaque completa um trio de homônimos, explique o significado de cada uma delas:

a) Sesta__________________________________________________________________ b) Sexta__________________________________________________________________ c) Cesta__________________________________________________________________

13- É frequente associarmos o sol a renascimento, vida, alegria. O que Clarissa vê pela janela corres-ponde a essas associações? Explique.

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________

14- Em que consistem os convites traiçoeiros mencionados nas linhas 23 e 24 do texto?

____________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

(4)

15- No texto ocorrem dois episódios em que uma chave assume papel importante. Quais são eles? Que semelhanças e diferenças há entre eles?

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________

16- A que tipo de claridade o texto faz alusão na linha 41?

____________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

17- No final do texto, parece ocorrer um diálogo. Qual é ou quais são as personagens desse diálogo? EXPLIQUE: ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _________________________________________________

18- Qual a predicação das formas verbais destacadas no fragmento abaixo?

“O quarto de Vasco fica no sótão... Vasco está no escritório... Todos dormem... Oh! E se ela fosse buscar a chave da cozinha e subisse, entrasse no quarto de Vasco e descobrisse o grande mistério?”

____________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________

19- “ Na frente da farmácia(1) está um homem metido num grosso sobretudo cor de chumbo.

Um cachorro magro(2) atravessa a rua. A mulher do coletor aparece à janela(3). Um rapaz de pés des-calços entra na Panificadora.(4) “

Dê a função sintática dos termos destacados acima:

(1)_________________________________(2)_______________________________________(3)_____ ____________________________(4)_______________________________________

20- “Sim, não sejas medrosa. Vamos. Não. Não vou. Podem ver. Que é que vão pensar? Subo a escada, alguém me vê e pergunta: “Aonde vais, Clarissa?” Ora, vou até o quartinho das malas. Pronto. (...). Vou. Não, não vou. Vou, sim! “

a) Que tipo de Sujeito predomina no fragmento acima? Justifique sua resposta.

____________________________________________________________________________ b) Encontre no mesmo fragmento um vocativo. _________________________________

(5)

a) No 1º e 2º quadrinho, retire os verbos e indique a voz verbal de cada um.

__________________________________________________________________

b) Reescreva a oração do segundo quadrinho transformando-a em voz passiva analítica.

______________________________________________________________________

c) Quem é o agente da passiva nessa oração que você reescreveu?

______________________________________________________________________ 22. Leia.

De acordo com a tira, escreva:

a) Duas frases em que o sujeito seja agente.

___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________

b) Uma frase em que o sujeito seja paciente.

____________________________________________________________________

______________________________________________________

(6)

GABARITO

1- A - (... ) sem sabor (...)

B – ...é o assunto que causa discórdia/divergência entre... 2- E

3- D

4- Ele afirma não ser seu prato predileto, mas não deixa de apreciá-lo e culpa algumas cozinheiras por ter o chuchu essa má fama de comida sem sabor.

5- “meu eterno pomo da discórdia” 6- Pronome Apassivador

7- A - “mas” B – 7 orações C – Predicado verbal

D – refere-se ao prato de chuchu E- “...há uma certa injustiça...”

8- “Argumento assim: "Antigamente, antes da descoberta das vitaminas, se dizia o mesmo da alface. Quem me dirá que um dia, próximo ou distante, não se descobrirá no chuchu um elemento novo, indispensável à economia orgânica?”

9- “desforra” por que o chuchu é preferido (com molho branco) por Joanita , mesmo tendo oportunidade de comer outros pratos tão saborosos.

10- A) Metonímia (Parte pelo todo-prato de comida e não a comida)

B) Personificação (ao chuchu é atribuída uma caraterística humana: desforra)

11- B

12- a) O sono(descanso) tirado à tarde, após o almoço

b) O numeral ordinal. Ex. Sexta-feira, sexta colocação etc.

c) Substantivo: objeto que abriga coisas. Ex. Cesta de palha, cesta de roupas etc.

13- Clarissa vai à janela para “ver um pouco de vida”, mas o que ela vê não é alegre nem indica qualquer renas-cimento, pois, embora haja sol, o “ grosso sobretudo cor de chumbo” do homem ainda é uma indicação de mau tempo, assim como “o azul tímido e desbotado do céu” e “ as sombras fracas sobre a rua”. A paisagem que ela encontra, portanto, é antes sombria e rotineira que alegre e animadora.

14- Consiste no “desejo”, em meio à calma da casa, de ir ao sótão em busca de guloseimas proibidas. 15- A chave da porta da cozinha que servia no quartinho do sótão tem papel importante num episódio relem-brado ( o “ataque” aos doces) e num episódio imaginado no presente (a visita ao quarto do primo). Nos dois ca-sos, trata-se de transgredir normas. A quietude e o recolhimento da casa convidam à essa transgressão.

(7)

16- Na frase: “E de repente se faz uma grande claridade, ela tem uma grande ideia”, as duas orações têm senti-do equivalente, pois a “grande claridade” corresponde à ideia que ela teve.

17- No desenvolvimento do seu fluxo de consciência, a personagem dialoga com ela mesma, apresentando ob-jeções ao seu intento, sua vontade, (“Não sou mais criança. Não. Não fica direito uma moça entrar no quarto de um rapaz.”) e respondendo a essas objeções (“Mas ele não está lá, que mal faz...?Sim ,não sejas medrosa, va-mos...”) No final, ela imagina-se sendo interceptada por alguém e responde com uma desculpa (”Ora vou até o quartinho de malas.”)

18- Intransitivo/Intransitivo/Transitivo Direto/Transitivo Direto

19-

1- Adjunto Adnominal / 2- Sujeito / 3- Adjunto Adverbial / 4- Adjunto Adverbial

20- a) Predomina o sujeito desinencial, já que eles não aparecem, mas são conhecidos pela desinên-cia do verbo.

b)“Aonde vais, Clarissa?” “Clarissa” é o vocativo 21- a) “Adoro” e “encontrei”. Ambos na voz ativa.

b) A decoração de Natal perfeita foi encontrada por mim. c) “por mim”

22- SUGESTÃO:

a) Garfield foi embora e deixou seu cão na chuva. O cão de Garfield dormiu na chuva. b) O cachorro de Garfield ficou todo molhado pela chuva.

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE MATEMÁTICA – ÁLGEBRA

1) Classifique em verdadeiro (V) ou falso (F): a) ( ) (x + a)2 = x2 + a2 b) ( ) (x + a)2 = x2 + 2ax + a2 c) ( ) p2 + q2 = (p + q)2 d) ( ) (x2 – y2)2 = x4 – y4 e) ( ) (x – y)3 = x3 – 2xy + y3 f) ( ) (x2 – y2)2 = x4 – 2x2y2 + y2 2) Calcule: a) (a + b + c)2 – (a2 + b2 + c2) b) (a + b)2 – (b + c)2 – (a + c) (a – c) c) 2 4 2 3 5 4 3          b a 3) Sabendo que a + b = – 9 e a – b = 13, determine o valor numérico da expressão (a2

+ 2ab + b2) + (a2 – 2ab + b2). 4) Qual é a expressão que deve ser somada a x2 – 6x + 5 para que resulte o quadrado de (x – 3)?

5) Se ab = 10 e 2a – b = 6, quanto vale 2a2b – ab2 ? 6) Se 2 1 x 3 x      , então 2 2 1 x x  , é igual a a) 0

b) 1

c) 5

d) 6

7) A sentença verdadeira para quaisquer números a e b reais é: a) (a – b)3

= a3 – b3

b) (a + b) 2 = a2 + b2

c) (a + b) (a – b) = a2 + b2 d) (a – b) (a2

+ ab + b2) = a3 - b3

e) a3 – 3a2b + 3ab2 – b3 = (a + b)3

8) Calcule o valor da expressão (579865)2 – (579863)2.

(8)

9) Sabendo que 25x2 + 70x + 49 = 17, a expressão 210xy + 75x2y + 147y é equivalente a a) 3(7x + 5)2. b) 51y. c) 3xy. d) 17y(7x – 5)(7x + 5).

10) Se a e b são números reais inteiros positivos tais que a – b = 7 e a2b – ab2

= 210, calcule valor de ab. 11) A expressão (ab)2(ab)2 é equivalente a: a) a4b4 b) a4b4 c) a42a2b2b4 d) a42a2b2b4 e) a42a2b2b4 12) Observe a sentença    C B A xy y ________ ________ ________            3 2 3 8 . Completando-se as lacunas A, B e C, tem-se:

a) O termo da lacuna C é y9. b) O termo da lacuna A é 8x. c) O termo da lacuna B é 16x2. d) O termo da lacuna B é 4x

2 . 13) A expressão (ab1)(ab1) é equivalente a:

a)(ab1)2 b) (ab1)2 c) (ab)21 d) (ab)21 e) (ab)21 14) Sabendo que y

2010

220002000 1990

2, determine o valor de y7

(9)

15) A expressão: 2x2 – 4x + 5 – (x2 + 2x – 4) equivale a a) 3x2 – 2x + 1.

b) x2 – 6x + 1.

c) (2x + 1)2.

d) (x – 3)2 .

e) (x – 2)2 – (x + 1)2 . 16) Se a =

x

y

2

, b =

x

y

2

e c =

x . y

, onde x e y são números positivos, então uma relação entre a2, b2 e c2 é:

a) a2 + b2 - c2 = 0

b) a2 - b2 - c2 = 0

c) a2 + b2 + c2 = 0

d) a2 - b2 + c2 = 0

e) a2 = b2 = c2

17) Determine a expressão algébrica que indica o períme-tro do retângulo ABCD, sabendo que a sua área é dada por y2 10y16.

Sugestão:

Produto de Stevin → (xa)(xb)x2(ab)xab.

18) Uma peça é formada unindo-se dois blocos retangulares, como indica a figura. Determine a expressão algébrica que representa o volume dessa peça.

19) O valor de

10122500

 

210122500

2é:

a) 1016 b) 524 c) 512 d) 256 e) 1250 20) Reduza os termos semelhantes e fatore o resultado: a) ab + 3b – 2ab – b b) 10a2

x2y+3a5xy – 2a2x2y – a5xy c) 4(x – 2) – 6x + 10 d) 4(a3

b2 – 2a5) – 6a3b2 + 16a5

21) A partir de um quadrado de lado 20, construímos um retângulo, tirando x de um de seus lados e aumentando x do outro, como mostra a figura. A área do retângulo obtido é dada pela expressão:

a) 400 + 40x + x2 b) 400 – 40x + x2 c) x2 – 400 d) 400 – x2 e) 400x2 y y 8

A

B

C

D

x

x

2x 6y 10y 3x 5z 5z

(10)

22) Observe a fatoração seguinte: a4 – 1 = (a2 + 1)(a2 – 1) = (a2 + 1)(a + 1)(a – 1) . Agora, decomponha num produto de três fatores.

a) x4 – 1 b) 81a4 – 1 c) x20 – 81 d) 625 – x4 23) Sendo a2 + b2 = x e ab = y, então (a + b)2 é igual a:

a) x2 b) x + y c) x – 2y d) x2 + 2y e) x + 2y 24) Sabendo que 36 4 1 4 1 5 2 5 2 pn p mn m e que 20 4 1 5 2 p m , determine o valor de n.

25) Sabe-se que a2b2c2 49 e que a soma das áreas das seis faces do bloco retangular da figura vale 72. Determine o valor numérico da expressão abc.

26) Qual é o valor da expressão numérica ? a) 0,2222

b) 0,2323

c) 0,2332 d) 0,3222 27) Calcule o valor da expressão

43 8225

(1,333...)2.

28) Um grupo de alunos cria um jogo de cartas, em que cada uma apresenta uma operação com números racio-nais. O ganhador é aquele que obtiver um número inteiro como resultado da soma de suas cartas. Quatro jovens ao jogar receberam as cartas indicadas na tabela.

Quem foi o vencedor do jogo? .

29) Escolha entre as alternativas aquela que mostra o maior número: a) (–1)3

b) (–2)4

c) (–3)5

d) (–4)6

e) (–5)7 30) Analise as sentenças:

(01) Se x é um número real positivo e menor do que 1, então

(02)

(04)

(08)

(16) 382

Determine soma dos números correspondentes às sentenças corretas.

1 1 1 1 5505005000 x x. 7 1 1 15 1 . 2 4 2 8         5 3 2. 4  27 1,80808 . 15 

c

b

a

(11)

31) Indique qual dos conjuntos abaixo é constituído somente de números racionais:

a) b) c) d) e) 32) Se x = 0,949494... e y = 0,060606..., então x + y é igual a:

a) 1,01

b) 1,11

C) 10/9

d) 100/99 e) 110/9 33) Marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) A soma de dois números irracionais pode ser um número racional. ( ) 123 é o menor número natural formado por três algarismos diferentes. ( ) Todo número natural possui um antecessor natural.

( ) Todo número inteiro é racional. ( ) Todo número irracional é real.

( ) A soma de dois números ímpares é sempre um número par. ( ) 4 7 5 9   ( )  477. ( ) 19 17 17 17 17 4 4 4 4 4    é igual a 0,25. ( ) 0,444...31 0,361,6

34) Qual dos números abaixo é irracional?

a) 50 b) 1,44 c) – 13,4756565656... d) 121 e) 0,111... 35) A figura mostra uma reta numerada na qual estão

marcados pontos igualmente espaçados. Os pontos A e B correspondem, respectivamente, aos números racionais

12 5

e . 15 11

Qual é o número racional que corresponde ao ponto C?

36) Qual é o valor de 310xy , sendo

4 3 ) 001 , 0 ( ) 01 , 0 )( 0001 , 0 (  x e 400 729  y ?

37) Qual é o menor inteiro positivo que devemos multiplicar por 3000 para obter um número quadrado perfeito? 38) Qual é o valor de

 

2x 2xx2, quando x1?

39) Os possíveis valores de “a” e de “b” para que o número

ab 5

2 seja IRRACIONAL são:

a) a0 e b0 b) a2 e b 5 c) a 5 e b3 d) a0 e b3 e) a1 e b2 40) Sabendo que 25a2128b2a42 vale 15 e que

a4b

 

3 a4b

3(a6)(a7)b vale 20, determine o valor de b. 41) Calcule os produtos:

a) (

) (

)

b)

(

) (

)

42) Calcule os quocientes:

a) (

) (

)

b) (

) (

)

1, 2, 2,π

.

5, 0,1, 9

2 

2, 0, ,2

3 π 

3, 64, , 2π

1, 0, 3,1 3       A B C

(12)

43) Calcule as potências:

a)

(

)

b)

(

)

44) Encontre a fração geratriz das dízimas periódicas abaixo: a) 0,777...

b) 0,1444... c) 2,131313... d) 1,121212...

45) Se um sanduíche custa s reais e um refrigerante r reais, indique o custo, em reais, de: a) dois sanduíches;

b) sete refrigerantes;

c) um sanduíche e três refrigerantes; d) cinco sanduíches e um refrigerante.

46) Ao redor do jardim da casa de Carlos, vai ser construída uma calçada revestida de pedra. As medi-das estão em metros.

a) Qual a área ocupada pelo jardim?

b) Escreva, na forma reduzida, um polinômio que expresse a área ocupada pela calçada.

47) Uma indústria produz apenas dois tipos de camisas. O primeiro com preço de R$ 45,00 por unidade e o segundo com preço de R$67,00 por unidade. Se chamarmos de x a quantidade vendida do primeiro tipo e de y a quantidade vendida do segundo tipo, responda:

a) Qual a expressão algébrica que representa a venda desses dois artigos? b) Qual o valor se forem vendidos 200 e 300 unidades, respectivamente? 48) Simplifique as expressões, utilizando as propriedades da potenciação: a) ( ) ( ) ( ) ( ) b) c) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) d)( ) ( ) ( ) ( ) ( )

(13)

C O L É G I O F R A N C O - B R A S I L E I R O

Nome: N.º: Turma:

Professor: Ano: Data: / 07 / 2014

GABARITO

1)

a) F

b) V

c) F

d) F

e) F

f) V

2) a) 2 (ab + ac + bc) b) 2b(a + c)

c)

9 25 2 5 16 9a4 a2b4 b8

3) 250

4) 4

5) 60

6) c

7) d

8) 2319456

9) b

10) 30

11) d

12) b

13) e

14) 16

15) d

16) b

17) 4(y + 5)

18) 130xyz

19) a

20)

a) b(– a + 2)

b) 2a

2

xy(4x + a

3

)

c) 2(– x + 1)

d) 2a

3

(2a + b)(2a – b)

21) d

22)

a) (x

2

+ 1)(x + 1)(x – 1)

b) (9a

2

+ 1)(3a + 1)(3a – 1)

c) (x

10

+ 9)(x

5

– 3)(x

5

+ 3)

d) (5 – x)(5 + x)(25 + x

2

)

23) e

24) 0,8

25) 11

26) a

27) 10,666...

28) Tadeu

29) d

30) 19

31) b

32) d

33) VFFVVVVFVV

34) a

35) 0,29

36) – 5

37) 30

38) – 0,75

39) e

40) 1,333...

41) a)

b)

42) a)

b)

43) a)

b)

44) a)

b)

c)

d)

45) a)2s b) 7r c) s+3r d) 5s+r

46) a) 40 m

2

b)

+28x

47) a) 45x+67y b) R$ 29100,00

48) a)

b) 0,2 c) 2

2

a

4

b

-2

d)5

-4

.x

-9

Referências

Documentos relacionados

Segundo o ARTIGO 4, a entidade patronal tem de informar os respectivos funcionários dos riscos existentes no local de trabalho, fornecer Equipamentos de Protecção Individual

A região sertaneja pernambucana possui características peculiares intrínsecas a sua geografia e dentro desse contexto surge a divisão em três territórios: O território do Araripe,

PROPOSTA INCLUSIVA DE ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA Educação Inclusiva 7) Inglis Gomes Juliana Salvadori Elciana Andrade Katia Leite. A

Tendo como objeti- vo identificar os efeitos positivos na utilização do fogão agroecológicos, enquanto tecnologia social, na melhoria da qualidade de vida das mulheres, divisão

A Tabela 16 apresenta seu valor obtido a partir da inclinação da curva T x WOB.Db/36 para os poços perfurados em campo com medidas de CoPilot™ e, na Tabela 6 (do Capítulo 3),

Alguns meios de possibilitar o comportamento "fail safe" em uma estrutura são: introduzir bloqueadores de propagação, ou elementos para impedir a propagação da trinca

06/05/2021 Ano II | Edição nº207 | Certificado por Luan Gustavo Frazatto - Município de Santa Mônica - PR Diário Oficial assinado digitalmente conforme MP nº 2.200-2, de

O que significa que eles não foram nutridos e tratados para entrar em outras linhas produtivas, como leite e ovos.. E que eles cairiam em algo como um desemprego funcional: