• Nenhum resultado encontrado

SUPER-DESPORTIVAS 2019

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SUPER-DESPORTIVAS 2019"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

Estas motos foram concebidas para explorarmos as características e performances desportivas. Fazem as nossas emoções ficar à flor da pele. E fazem estremecer os nossos sentidos com prazer. E, enquanto fazem isto tudo, mantêm-nos agarrados ao alcatrão pela aderência implacável dos pneus, dando-nos uma sensação de total confiança e controlo. É isto tudo que a sigla CBR significa.

O MUNDO É A

NOSSA PISTA

CONTEÚDO

CBR1000RR FIREBLADE SP 04 CBR1000RR FIREBLADE 06 CBR650R (NOVA) 08 CBR500R (NOVA) 10 ESPECIFICAÇÕES 12 TECNOLOGIA HONDA 14

(4)

4

A Honda Fireblade SP eleva o conceito “Next Stage Total Control” a um nível ainda mais elevado. Com 195 kg, é ainda mais leve que a Fireblade, mas com a mesma pujança de motor e é a primeira moto Honda a estar equipada com o sistema semi-ativo Öhlins Electronic Control (S-EC) – forquilha dianteira NIX30 de 43 mm de diâmetro e amortecedor traseiro TTX36 – e o interface Öhlins Objective Based Tuning (OBTi). Este modelo também possui um depósito em titânio com capacidade para 16 litros de combustível e pinças Brembo monobloco de montagem radial e quatro êmbolos.

A unidade IMU de medição de inércia de 5 eixos trabalha em conjunto com a ECU na gestão de todos os sistemas eletrónicos de auxílio à condução. Para 2019, o sistema HSTC de controlo selecionável de binário da Honda foi melhorado e oferece uma intervenção ainda mais suave e subtil, permitindo uma condução mais agressiva com controlo anti-levantamento da roda dianteira (anti-cavalinho) totalmente separado, tudo gerido através do ecrã do painel de instrumentos TFT. As respostas do acelerador – para além das reações do motor quando o condutor o fecha – foram apuradas para maior sensibilidade à entrada das curvas e o binário foi fortalecido à saída das mesmas, graças à colaboração da equipa HRC. Também o ABS foi otimizado e oferece o melhor controlo e travagem a alta velocidade.

Coroada por um logótipo em ângulo agudo, a Fireblade SP em Vermelho HRC Tricolor Grand Prix presta homenagem à tradução e à história da Honda na competição de duas rodas e, para 2019, o modelo está mais definido graças à inclusão de faixas Brancas e Azuis mais substanciais.

O PODER

DO EQUILÍBRIO

195

kg

PESO EM ORDEM

DE MARCHA SUSPENSÃO ELETRÓNICA

ÖHLINS

®

141

kW

às 13,000rpm POTÊNCIA

(5)

EURO 4CONFORME A NORMA EURO 4 EC-ABS SISTEMA ELECTRÓNICO DE TRAVAGEM COMBINADA HECS3SISTEMA DE CATALISADOR EVOLUTIVO HONDA RMSSSISTEMA DE SELECÇÃO DO MODO DE CONDUÇÃO HESDAMORTECEDOR DE DIRECÇÃO ELETRÓNICO HONDA ECSSUSPENSÃO CONTROLADA ELETRONICAMENTE PGM-DSFIINJECÇÃO PROGRAMADA DE COMBUSTÍVEL HSTCCONTROLO DE TRAÇÃO REGULÁVEL HONDA

(6)

6

A lendária Fireblade sofreu diversas alterações e passou por muitas fases de evolução – cada uma delas sempre sublinhada pelo conceito de Controlo Total. E a Fireblade atual mantém-se fiel aos primeiros princípios do projeto original – peso vs. potência – com um foco na maneabilidade, na capacidade de curvar e nas acelerações. Para que este design ambicioso pudesse ser realizado, o seu motor DOHC de quatro cilindros em linha, com 998 cm³ e 16 válvulas debita 141 kW e 114 N·m de binário, respetivamente às 13.000 e às 11.000 rpm (com um peso em ordem de marcha de apenas 196 kg), num conjunto desportivo estrondoso.

A ciclística da Fireblade apresenta suspensões Showa totalmente reguláveis e o conceito “Next Stage Total Control” (a próxima fase do controlo total) recorre a uma unidade IMU de medição de inércia com 5 eixos e a uma ECU para gerir todos os sistemas eletrónicos de auxílio à condução. Para 2019, o sistema HSTC de controlo selecionável de binário da Honda foi melhorado e oferece uma intervenção ainda mais suave e refinada, permitindo uma condução mais agressiva – em conjunto com o controlo anti-levantamento da roda dianteira (anti-cavalinho) totalmente separado – e melhores respostas ao acelerador e do motor à entrada das curvas. O binário à saída destas está também mais forte graças à contribuição dos técnicos HRC e o ABS foi otimizado para uma utilização a alta velocidade em circuito. A estética da ciclística da Fireblade é agressiva, funcional e minimalista, numa moto bastante mais delgada e muito mais compacta. Assinalando estas atualizações para 2019, o esquema cromático Vermelho HRC Tricolor Grand Prix tem blocos de cor ainda mais arrojados e a opção Preto Metalizado Mate Ballistic está ainda mais atraente.

CONTROLO

TOTAL

196

kg

CONDUÇÃO

141

kW às 13,000rpm PESO EM ORDEM

DE MARCHA SISTEMA DE SELEÇÃO DO MODO DE POTÊNCIA

(7)

EURO 4CONFORME A NORMA EURO 4 EC-ABS SISTEMA ELECTRÓNICO DE TRAVAGEM COMBINADA HECS3SISTEMA DE CATALISADOR EVOLUTIVO HONDA RMSSSISTEMA DE SELECÇÃO DO MODO DE CONDUÇÃO HESDAMORTECEDOR DE DIRECÇÃO ELETRÓNICO HONDA BPFFORQUILHA DE ÊMBOLO DE GRANDES DIMENSÕES PGM-DSFIINJECÇÃO PROGRAMADA DE COMBUSTÍVEL HSTCCONTROLO DE TRAÇÃO REGULÁVEL HONDA

(8)

8

Com um estilo diretamente inspirado na superdesportiva Fireblade – e adicionando algo de muito próprio – a CBR650R de 2019 tem um ADN de competição aperfeiçoado para uma condução desportiva em estrada. O pico de potência aumentou para 95 cv/70kW (há uma versão limitada a 35 kW para detentores de carta A2), com 63,4 N·m de binário e redline às 12.000, tudo com uma relação peso/potência líder da categoria. Mas o que chama realmente a atenção é a forma como o motor DOHC de 16 válvulas e quatro cilindros em linha da CBR650R debita a sua potência; em primeiro, temos uma “investida” de binário a média rotação e depois, à medida que a rotação sobre, aquela sonoridade tão evocativa e caraterística de um modelo de elevadas performances. A embraiagem assistida deslizante, facilita a engrenagem de mudanças mais altas e permite fazer reduções rápidas; o sistema HSTC de controlo de binário variável da Honda mantém a tração da roda traseira.

E, como um modelo desportivo de alta rotação vive as curvas como nenhum outro, a ciclística da CBR650R é do mais apurado que se pode encontrar nesta classe: para começar, o quadro está 5 kg mais leve, o que permite maior rapidez ao inclinar a moto de um lado para o outro; depois, a nova forquilha regulável Showa de funções separadas (SFF – Separate Fork Function) de 41 mm de diâmetro oferece respostas muito flexíveis. A seguir, as traves elíticas do quadro ostentam um fantástico equilíbrio entre a rigidez das duas rodas, com um fantástico feedback do que se passa à frente e atrás e os pneus dianteiro (120/70-17) e traseiro (180/55-17) oferecem uma aderência digna de uma superbike, tão necessária para uma condução desportiva. Para finalizar e complementando as melhorias no motor e nas suspensões, a CBR650R apresenta um travão dianteiro de dois discos flutuantes de 310 mm e pinças radiais de quatro êmbolos e ABS de 2 canais para melhor equilíbrio da travagem, com pavimento seco ou molhado. Cada vez que se conduz a CBR650R, o piloto experimenta uma onda de adrenalina. A vista para a frente é puramente desportiva; os avanços têm fixação por baixo da mesa superior de direção e o painel de instrumentos digital TFT inclui um indicador de mudança engrenada e outro que alerta o condutor para engrenar uma mudança mais alta.

APERFEIÇOADA

PARA A ESTRADA

64

N·m às 8,500 rpm

4

70

kW às 12,000rpm BINÁRIO

MÁXIMO CILINDROS DO MOTOR POTÊNCIA

(9)

EURO 4CONFORME A NORMA EURO 4 ABS SISTEMA DE TRAVAGEM ANTI-BLOQUEIO LED HECS3SISTEMA DE CATALISADOR EVOLUTIVO HONDA LEDDÍODO EMISSOR DE LUZ HISSSISTEMA IMOBILIZADOR HONDA PGM-FI INJECÇÃO PROGRAMADA DE COMBUSTÍVEL HSTCCONTROLO DE TRAÇÃO REGULÁVEL HONDA

(10)

10

Se procura uma moto desportiva e divertida de conduzir este é ponto onde pode começar. A CBR6500R de 2019 é inspirada diretamente na CBR Fireblade; as linhas mais definidas e agressivas incorporam alhetas únicas e aerodinâmicas e um farol duplo muito agressivo. E a vista a partir do cockpit é bastante focada, com os avanços montados por baixo da mesa superior de direção e um novo painel de instrumentos digital LCD inverso, que inclui um indicador de mudança engrenada e outro que mostra ao condutor quando deve engrenar uma mudança mais alta.

O motor é uma unidade de 8 válvulas, dois cilindros paralelos e arrefecido por líquido e os 35 kW de potência que debita às 8.500 rpm tornam este modelo perfeito para detentores de carta A2 – o binário tem pico de 43 N·m às 7.000 rpm. As revisões ao nível das árvores de cames e da elevação das válvulas – em conjunto com as novidades introduzidas na admissão e no escape – aumentam de igual forma o binário a baixa e média rotação, o que oferece acelerações mais fortes e pronunciadas. A embraiagem assistida/ deslizante é uma unidade nova e facilita a passagem das seis mudanças da caixa, gerindo também o bloqueio da roda traseira nas reduções mais fortes. A forquilha telescópica de 41 mm com afinação da pré-carga oferece um controlo muito suave e complacente na suspensão dianteira. O braço oscilante rígido de secção em caixa trabalha em conjunto com um novo amortecedor traseiro monotubular com 9 níveis de afinação da pré-carga da mola. O travão dianteiro tem um único disco ondulado de 320 mm e pinça potente de dois êmbolos, complementado por um travão traseiro com um disco também ondulado, desta feita, de 240 mm e pinça de um só êmbolo; o ABS de 2 canais é de série. Rápida, económica e divertida. A CBR500R oferece uma condução desportiva pura e emocionante – acessível a condutores de todos os níveis de experiência.

PRAZER DE

CONDUÇÃO

789

mm

PRÉ-CARGA

35

kW às 8,600 rpm ALTURA

DO BANCO SUSPENSÃO TRASEIRA COM AFINAÇÃO DA POTÊNCIA

(11)

EURO 4CONFORME A NORMA EURO 4 ABS SISTEMA DE TRAVAGEM ANTI-BLOQUEIO LED HECS3SISTEMA DE CATALISADOR EVOLUTIVO HONDA LEDDÍODO EMISSOR DE LUZ HISSSISTEMA IMOBILIZADOR HONDA PGM-FI INJECÇÃO PROGRAMADA DE COMBUSTÍVEL

(12)

12

ESPECIFICAÇÕES

CBR1000RR

FIREBLADE SP

CBR1000RR

FIREBLADE

MOTOR

Tipo do Motor DOHC, tetracilíndrico em linha, arrefecido por líquido DOHC, tetracilíndrico em linha, arrefecido por líquido Cilindrada 1.000 cm³ 1.000 cm³

Potência máxima 141 kW (192CV) às 13.000 rpm 141 kW 192CV) às 13.000 rpm Binário máximo 116 N·m às 11.000 rpm 116 N·m às 11.000 rpm Consumos/Emissões de CO2 5,7 l/100 km – 132 g/km 5,7 l/100 km – 132 g/km

CICLÍSTICA, DIMENSÕES E PESOS

Comprimento x Largura x Altura (mm) 2.065 x 720 x 1.125 2.065 x 720 x 1.125 Altura do banco (mm) 820 820

Distância entre eixos (mm) 1.405 1.405 Peso em ordem de marcha (kg) 195 196

RODAS, SUSPENSÃO E TRAVÕES

Travões (Dianteiro/Traseiro) Dois discos de 320 mm/Um disco de 220 mm Dois discos de 320 mm/Um disco de 220 mm Pneus (Dianteiro/Traseiro) 120/70ZR17 58W – 190/50ZR17 73W 120/70ZR17 58W – 190/50ZR17 73W Suspensão Dianteira

Forquilha invertida BPF (Big Piston Fork), com afinação da pré-carga e do amortecimento em compressão e em extensão e 120 mm de curso

Forquilha invertida BPF (Big Piston Fork), com afinação da pré-carga e do amortecimento em compressão e em extensão, curso de 120 mm

Suspensão Traseira

Amortecedor Pro-Link® TTX36 Smart-EC (Öhlins) com reservatório de gás e afinação da pré-carga e do amortecimento em compressão e em extensão e 60 mm de curso

Amortecedor Pro-Link® HMAS com reservatório de gás e 10 níveis de afinação da pré-carga e regulação contínua do amortecimento em compressão e em extensão; curso de 138,2 mm. Amortecedor traseiro de equilíbrio livre (Rear Balance Free), com afinação da pré-carga e do amortecimento em compressão e extensão; curso de 62 mm.

Grand Prix Red HRC Tricolor

(13)

Tetracilíndrico em linha, 4 tempos, DOHC, 16 válvulas, arrefecido por líquido

Bicilíndrico paralelo, 4 tempos, DOHC, arrefecimento por líquido 649 cm³ 471 cm³ 70,0 kW às 12.000 rpm 35 kW às 8.600 rpm 64 N·m às 8.500 rpm 43 N·m às 6.500 rpm 4,9 l/100 km – 112 g/km 3,5 l/100 km – 80 g/km 2.080 x 755 x 1.145 2.080 x 755 x 1.145 810 785 1.450 1.409 207 192

ABS de 2 canais, dois discos de 310 mm com pinças de dois êmbolos, disco de 240 mm com pinça de um êmbolo

ABS de 2 canais, disco de 320 mm com pinça de dois êmbolos, disco de 240 mm com pinça de um êmbolo 120/70ZR17M/C – 180/55ZR17M/C 120/70ZR-17M/C – 160/60ZR-17M/C

Forquilha telescópica invertida de 41 mm Forquilha telescópica convencional de 41 mm e regu-lação da pré-carga.

Mono-amortecedor com 10 níveis de regulação da pré-carga e braço oscilante de alumínio fundido

Mono-amortecedor Pro-Link® com 5 níveis de regulação da pré-carga e braço oscilante de tubos quadrados em aço

Grand Prix Red

(14)

14

A Honda desenvolveu e aplicou muitas tecnologias inovadoras na sua gama de motos e scooters; estas tecnologias foram concebidas para oferecerem as maiores vantagens possíveis para o condutor e para o mundo à sua volta.

TECNOLOGIA

HONDA

SISTEMA DE TRAVAGEM ANTI-BLOQUEIO

Reduz a pressão de travagem através da monitorização da velocidade das rodas, evitando que estas bloqueiem.

SISTEMA IMOBILIZADOR HONDA

Só permite colocar o motor a trabalha usando as chaves originais codificadas, desta forma, protegendo eficazmente o veículo contra o roubo.

FORQUILHA DE ÊMBOLO DE GRANDES DIMENSÕES Oferece um amortecimento de maior sensibilidade do que uma forquilha convencional, melhorando o conforto ao longo de uma vasta gama de situações de condução.

CONTROLO DE TRAÇÃO REGULÁVEL HONDA

Se o sistema HSTC detetar a perda iminente de tração na roda traseira, reduz o binário de forma ininterrupta, permitindo que o pneu recupere a aderência.

SISTEMA DE TRAVAGEM ANTI-BLOQUEIO ELECTRÓNICO COMBINADO

Sistema eletrónico de distribuição controlada da força de travagem pelas duas rodas. A tração é mantida mesmo nas situações de travagem mais fortes.

LED

LUZES DE LEDS

Iluminação mais brilhante e de menores consumos do que os sistemas tradicionais por lâmpadas, este sistema não tem atrasos e oferece maior vida útil.

EURO

4

EURO 4

Conformidade com a norma EURO 4 sobre emissões de escape. SUSPENSÃO ÖHLINS® CONTROLADA ELETRONICAMENTEO Interface Öhlins Objective Based Tuning permite afinar o amortecimento em compressão e em extensão da forquilha dianteira e do amortecedor traseiro.

AMORTECEDOR DE DIRECÇÃO ELETRÓNICO HONDA Minimiza as alterações repentinas a alta velocidade na direção, aumentando a facilidade e a segurança da condução.

INJECÇÃO PROGRAMADA DE COMBUSTÍVEL Um sistema computorizado por mapas de injeção, que oferece performances mais fortes e de melhores respostas, em todas as condições de funcionamento do motor.

SISTEMA DE CATALISADOR EVOLUTIVO HONDA Este sistema, com função de deteção do teor de oxigénio nos gases do escape, permite manter a mistura ar/combustível ótima e oferecer o melhor desempenho em termos de redução das emissões poluentes.

DUPLO SISTEMA DE INJEÇÃO PROGRAMADA DE COMBUSTÍVEL

Um sistema computorizado por mapas de injeção, que oferece performances mais fortes e de melhores respostas, em todas as condições de funcionamento do motor.

SISTEMA DE SELECÇÃO DO MODO DE CONDUÇÃO Os 3 modos de condução oferecem diferentes combinações de intervenção do sistema HSTC, da potência do motor e do efeito de travagem com o motor.

VÁLVULA SHOWA DUAL BENDING

As forquilhas de suspensão equipadas com válvula Showa Dual Bending melhoram o conforto e a maneabilidade através de um amortecimento proporcional em extensão e um amortecimento mais firme em compressão.

(15)

CONDUÇÃO

DA

FIREBLADE

então o modelo certo é a Fireblade SP. Os modos de condução da Fireblade são denominados de Fast, Fun e Safe (Rápido, Divertido e Seguro) – o modo Fast é indicado para as pistas, o modo Fun, para as estradas sinuosas e o modo Safe é utilizado para a condução em cidade. Estes modos podem ser ajustados mediante um toque num interruptor no punho esquerdo. Este sistema controla 3 variáveis principais na performance da Fireblade. A potência do motor (P) pode ser alterada de 1 (desportivo) até 5 (conforto). O controlo de binário HSTC (T) pode ser alterado de 0 (desligado) até 9 (elevado) e o efeito Travão-Motor (EB) varia entre 1 (mais) e 3 (menos).

Acelerador com respostas suaves e lineares, baixo controlo HSTC e efeito travão-motor, com elevada força de amortecimento, perfeito para os track days. (P) 1, (T) 2, (EB) 3

MODO FAST

MODO FUN

MODO SAFE

Com liberdade total nas estradas sinuosas, este modo controla a entrega de potência nas primeiras três velocidades, com afinações médias do controlo HSTC, da suspensão e do

efeito travão-motor. (P) 2, (T) 5, (EB) 3

Oferece a configuração ideal para a condução em cidade, através da análise da potência entre a quarta e a mudança mais alta. O elevado nível de HSTC oferece melhor tração e estabilidade em conjunto com o aumento do efeito travão-motor e as afinações de amortecimento da suspensão

são agora mais macias. (P) 5, (T) 8, (EB) 1

SUSPENSÃO ÖHLINS® CONTROLADA ELETRONICAMENTE

A Fireblade SP é a primeira moto Honda a estar equipada com a suspensão S-EC da Öhlins à frente e atrás: uma forquilha NIX30 de 43 mm e um amortecedor TTX36. Consoante o modo de

MODOS DE UTILIZADOR

Há dois modos de utilizador, num total de cinco modos de condução. Quando selecionado, os modos um, dois e três podem ser programados de forma independente, de acordo com

(16)

Os detalhes específicos deste catálogo não se aplicam a nenhum produto particular ou oferecido para venda. Os fabricantes reservam-se o direito de variar as especificações, incluindo as cores, com ou sem aviso e na altura e na forma julgadas apropriadas. Isso poderá envolver alterações significativas ou de pormenor. No entanto, todos os esforços foram feitos para assegurar a exactidão dos pormenores contidos neste catálogo. Para conhecer as especificações de um produto em particular, consulte o seu Concessionário. Esta publicação não constitui – em nenhuma circunstância – uma oferta da Empresa a alguma entidade individual. Todas as vendas são realizadas pelo Distribuidor ou pelo Concessionário e estão sujeitas e detêm os benefícios das Condições normais de Venda e Garantia fornecidas pelo Distribuidor ou pelo Concessionário, cujas cópias podem ser obtidas mediante pedido. Apesar de terem sido desenvolvidos todos os esforços no sentido de se manter a precisão das especificações, os catálogos são preparados e impressos com vários meses de antecedência em relação à distribuição, pelo que poderá nem sempre ser possível fazer reflectir imediatamente eventuais alterações nas especificações ou, em alguns casos isolados, a provisão de determinada característica. Aconselha-se os clientes a consultarem sempre o seu Concessionário e discutirem com este os detalhes específicos, especialmente se a selecção do produto estiver dependente de alguma das características anunciadas. As imagens contidas neste catálogo mostram acessórios opcionais e pneus fora-de-estrada que não fazem parte do equipamento original de série. Para mais informações e especificações, consulte o seu Concessionário. Queira notar que os consumos de combustível apresentados foram obtidos pela Honda segundo condições de teste normalizadas prescritas pelo WMTC (World Motorcycle Test Cycle – Ciclo de Testes Mundial para Motos). Estes testes foram realizados durante a condução em estrada com uma versão base da moto, apenas com o condutor e sem equipamentos adicionais. Os valores reais de consumo podem variar consoante a forma de condução, a manutenção realizada ao veículo, as condições atmosféricas e da estrada, a pressão dos pneus, a presença de acessórios e/ou de carga, do peso do condutor e do passageiro e outros factores. O cliente aceita que, se decidir avançar e efectuar a compra ou entrar em algum tipo de transacção, seja ou não para pagamento, o fez inteiramente de acordo com o seu julgamento e

com as suas capacidades e não com base nos de outra pessoa.

A SEGURANÇA É A MELHOR TÉCNICA - Leia todo o manual do utilizador. Familiarize-se com a sua moto e as suas capacidades. A concentração favorece uma condução em antecipação. Observe o movimento dos outros utilizadores da estrada. Trave com bastante antecipação. Use sempre um capacete e protecções de elevada qualidade, mantenha-se em boas condições físicas e NUNCA conduza sob a influência do álcool. As imagens incluídas neste catálogo incluem cenas de condução fora-de-estrada efectuada por pilotos profissionais e fotografadas em ambiente controlado que é impossível replicar nas estradas públicas. As boas maneiras e a cortesia na estrada identificam um condutor responsável e educado. A Honda endossa a lei que indica que todas as viseiras de capacete têm de cumprir a norma BS 4110. As viseiras que transmitem

menos de 50% da luz visível não são legais para utilização na estrada.

Honda Motor Europe Limited – Sucursal em Portugal

Apartado 2 | 2711-901 Sintra www.honda.pt

A Honda Motor Europe utiliza recursos de papel de forma responsável, fornecidos por fabricantes dentro da UE. Não deite este catálogo para o lixo.

Dê-o a um amigo ou coloque-o no ponto de reciclagem.

HABILITAÇÃO DE CONDUÇÃO

Carta

AM

Carta

A1

Carta

A2

Carta

A

O que pode conduzir?

Ciclomotores até 50cc que não excedam os 45km/k

O que pode conduzir?

Motociclos até 125cc, potência menor ou igual a 11kw e relação menor ou igual a 0,1kw por kilo

O que pode conduzir?

Motociclos sem limite de cilindrada, potência menor ou igual a 35kw e relação menor ou igual a 0,2kw por kilo

O que pode conduzir?

Motociclos sem limite de cilindrada ou potência

Idade mínima 14 anos

Licença especial (15h de formação — 7h teoria + 8h prática — EPH)

Idade mínima 16 anos

Idade mínima 18 anos

Idade mínima 20 anos

Se for titular Carta A2 há mais de 2 anos

Idade mínima 16 anos Idade mínima 25 anos

Se for titular Carta B

Idade mínima 25 anos

Se for titular Carta B

Idade mínima 18 anos

Carta A1 há 2 anos

Idade mínima 24 anos

Titular Carta A1

Idade mínima 24 anos

Titular Carta A1 Necessária Necessária Necessária Necessária Dispensada Dispensada Dispensada Dispensada Dispensada Necessária Necessária Necessária Prova Teórica Prova Teórica (Auto /Moto) Prova Teórica (Auto /Moto) Prova Teórica Prova Teórica Prova Teórica Prova Teórica Prova Teórica Prova Teórica Prova Prática Prova Prática Prova Prática Prova Prática Prova Prática Prova Prática Prova Prática (Autopropositura a exame) Prova Prática Prova Prática (Autopropositura a exame) Necessária Prova Teórica

Referências

Documentos relacionados

A etapa 1, de revisão, busca o reconhecimento de elementos e estruturas já estabelecidas; a etapa 2, promove a seleção de obras de arquitetura que permitam

A produção dos materiais está dirigida especificamente para disciplinas de projeto e para disciplinas de representação gráfica, que se reestruturam na perspectiva

1 Estruturar o perfil das organizações convencionais através de critérios e indicadores bem definidos, listando aqueles que as caracterizam; 2 Avaliar como as organizações

et al., (2012), nos estudos realizados sobre o PCK, são propostas algumas estratégias para reconhecê-lo, como entrevistas, observações de aulas, análise de planejamentos de ensino

a) para os Participantes do Plano de Benefício Definido – até 10 (dez) vezes a Remuneração. Caso o valor solicitado seja superior a 100% da Reserva de Poupança, o

ITEM SINAPI DESCRIÇÃO UN QTDE Pr... ITEM SINAPI DESCRIÇÃO UN QTDE

Esta dissertação tem como objectivo uma análise crítica sobre a utilização das novas tecnologias de comunicação através da Internet, realçando a importância dos mundos virtuais

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema