• Nenhum resultado encontrado

o telespectador online

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "o telespectador online"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Encontre aqui um apanhado de indicadores, estudos, análises e pesquisas de

variadas fontes, todas vitais para avaliação e mensuração do desempenho e

dos negócios no mundo digital. Confira

bolSa de eStudoS

A internet no Brasil já chegou a 73,9 milhões de pessoas, segundo o Ibope Nielsen Online, e vem crescendo à taxa de 10% ao ano. A maior parte desse au-mento é resultado da chegada do com-putador às residências, corroborando a ideia de que, assim como a televisão, a internet é um meio de comunicação cujo uso social se realiza em sua totali-dade no ambiente doméstico.

E a proximidade da internet com a televisão nos lares já começa a esti-mular nos brasileiros não só o hábito de consumir esses dois meios simulta-neamente, mas também o de comentar online o conteúdo dos programas exi-bidos na telinha.

Alguns programas veiculados na te-levisão são alvo especial dos comen-tários dos internautas. Foi o caso do Oscar, cuja transmissão gerou um ele-vado pico de buzz no Brasil. Segundo a ferramenta de mensuração de comen-tários em sites sociais BuzzMetrics, do Ibope Nielsen Online, entre os temas mais comentados estavam os filmes premiados, como O Discurso do Rei e Toy Story 3, e os atores Natalie Port-man e Colin Firth.

Considerando o total de 4.088 men-sagens que citaram Natalie Portman junto com a palavra “Oscar” nos dias 27 e 28 de fevereiro, data da exibição da premiação, 64% dos comentários foram emitidos entre as 21 horas do dia 27 e às 2 horas da madrugada do

dia 28, justamente o momento em que o programa estava sendo apresentado.

A prática de conversar online sobre a programação televisiva é percebi-da em vários tipos de conteúdo, como novelas, noticiários, reality shows, esportes, seriados, entre outros, e até

propaganda.

Com o objetivo de começar a com-preender melhor esse fenômeno, o Ibope Nielsen Online realizou uma pesquisa com pessoas de 18 anos ou mais de idade que fazem parte de seu painel de pesquisados em todo o

Bra-o telespectadBra-or Bra-online

IboPe NIelSeN

INterNet

buzz

fato

televISIvo

tv

audIÊNcIa

Motivações Hábito ou Expectativa Motivações Divertido Polêmico Diferente Inesperado ou com Expectativa Realimentação do interesse Quanto mais divertido ou ines-perado, maios o volume de discus-sões na internet Quanto maior a expectativa ou o hábito, maior o interesse em ver ao vivo na TV Quanto maior a expectativa ou o hábito, maior o interesse em ver ao vivo na TV

MotIvaÇÃo: eleMeNto-chave Na geraÇÃo de eNgaJaMeNto

(2)

sil. A pesquisa Social TV consultou online 870 pessoas e constatou que é elevado o número dos que assistem à TV e usam a internet ao mesmo tempo e que a maior parte faz comentários na internet sobre a programação.

Segundo a pesquisa, 76% dos inter-nautas adultos ficam online na fren-te da fren-televisão. E, desses, quase todos estão navegando enquanto assistem sobretudo a jornais e noticiários. A pesquisa também constatou que, dos internautas adultos que foram objeto do estudo, 54% comentam na internet sobre o programa que está passando. Se forem incluídos os que comentam também por meio de mensagens no ce-lular, independentemente de estar on-line no momento do comentário, esse índice chega a 76%.

Grande parte dos comentários é

trocada por meio de mensagens ins-tantâneas, atingindo um índice de 67% dos internautas. E o mais inte-ressante é que 62% dos internautas dizem que recebem resposta quando fazem os comentários.

O que leva o internauta a comentar em uma ferramenta social a progra-mação da televisão é principalmente a existência de fatos que sejam diver-tidos, polêmicos, diferentes, inespe-rados. São motivações diferentes das que levam o telespectador para fren-te da fren-telinha, entre as quais o hábito de acompanhar uma programação da qual é fã. Já os programas aguarda-dos com grande expectativa, como são os grandes jogos de futebol e os capítulos finais de novelas, são fortes geradores tanto de comentários dos internautas quanto de audiência na televisão. E, nesses casos de grande expectativa, o volume de comen-tários na internet é muito maior do que nos demais dias, com um pico ainda mais elevado de buzz do que o crescimento da audiên-cia do programa.

Outros conteúdos de grande repercussão na internet são as propagandas exibidas na TV, em que os internautas comen-tam sobre a campanha e sobre a marca. Nesses momentos, são percebidos grandes picos de mensagens, mas sem que haja

sustentação e aproveitamento desse buzz. O investimento em mídias so-ciais precisa priorizar o engajamento, para que todo esse conteúdo gerado espontaneamente seja explorado pelas marcas de forma eficiente.

Só há um jeito de produzir eficácia digital: medindo, analisando e corrigindo

Só há um jeito de produzir eficácia digital: medindo, analisando e corrigindo

76%

62%

comentam na internet ou por celular sobre o programa a que estão assistindo na TV

54% publicam comentários na internet

so-bre o programa por sites de redes sociais

30% trocam torpedos e mensagens de

texto pelo celular com amigos e familiares sobre o programa

67% trocam mensagens instantâneas

com amigos e familiares sobre o programa (usando algum programa de mensagem)

coMeNtárIoS aNteS, dePoIS e duraNte o oScar antes da transmissão 0h às 21h dia 27 durante a transmissão 21h às 2h 27/28 depois da transmissão 2h à 0h dia 28 total

dias 27 e 28 dias 27 e 28Mensagens

discurso do rei 3% 58% 39% 100% 8.386

toy Story 3 13% 66% 21% 100% 4.254

N. Portman 14% 64% 22% 100% 4.088

c. firth 13% 32% 55% 100% 1.948

Fonte: Social TV; percentual relativo aos internautas adultos que assistem á TV e usam internet ao mesmo tempo – indivíduos de 18 anos ou mais, consultados online, em uma amostra de 870 pessoas do painel de pesquisados do Ibope Nielsen Online em todo o Brasil

(3)

Que a internet já faz parte do cotidiano das mulheres já é informação conheci-da. Porém, levantamento realizado pela Sophia Mind, empresa de pesquisa e in-teligência de mercado do Grupo Bolsa de Mulher, mostra que a busca por parceiros também é uma das atividades mais im-portantes entre as usuárias solteiras. A pesquisa foi realizada em comemoração ao Dia dos Namorados e teve a coleta dos dados em abril de 2011.

De acordo com o estudo, 47% das mu-lheres já conheceram alguém no mundo virtual com o objetivo de iniciar um re-lacionamento amoroso. Para 75% delas, o contato virtual realmente se transformou em relação. E 11% das entrevistadas já tiveram mais de um relacionamento ini-ciado via internet.

As grandes vantagens da busca pelo re-lacionamento na internet são a facilidade de terminar o contato (65%) e a comodi-dade (26%). Por outro lado, a desconfiança de que as informações trocadas virtual-mente possam ser falsas assusta mais da metade das entrevistadas (51%). Para 34% delas, um outro fator que inibe o início de

um relacionamento via internet é um pos-sível distanciamento entre a usuária e o novo parceiro.

Os sites específicos de relacionamento são as ferramentas utilizadas por 59% das mulheres na busca do parceiro, enquanto 30% costumam acessar salas de bate-papo. Já as redes sociais, como Facebook e Twit-ter, apresentam maior índice de contatos entre pessoas conhecidas. Ou seja, são uti-lizadas para o contato entre amigos e fami-liares. Apesar de 39% não verem problema em conhecer um parceiro através dessas ferramentas, apenas 14% das entrevistadas declaram usá-las para este fim.

“As mudanças culturais e econômicas dos últimos anos derrubaram as barrei-ras para que a mulher tenha liberdade na conquista de um parceiro. Isso não é mais tarefa apenas do homem. Por que seria dife-rente na internet?”, comenta Bruno Malet-ta, sócio da Sophia Mind e responsável pela realização do estudo.

Para ele, as empresas podem usar esses dados para criar uma comunicação rele-vante e divertida para atrair as consumi-doras. “Já existem alguns casos de ações e aplicativos promocionais que exploram essa busca por parceiros por meio da in-ternet, com resultados bem expressivos do ponto de vista de viralização e exposição da marca patrocinadora”, afirma.

A Sophia Mind é focada em compreen-der profundamente as mulheres e ajudar seus clientes a maximizar as oportunida-des de comunicação com elas. A empresa buscará desvendar o que elas querem, quando querem, da maneira que querem, e será a responsável por entender as opor-tunidades do mercado e antecipar tendên-cias. Além de pesquisas sobre temas espe-cíficos, a Sophia Mind mantém um painel

permanente com edições mensais de pes-quisas de hábito de consumo de mídia e painel de percepção de marcas.

Sobre o bolSa de Mulher S/a

O Bolsa de Mulher, companhia controlada pela Ideiasnet – a única empresa de ventu-re capital listada na Bovespa – é um grupo de mídia digital multiplataforma, que atua em internet, mobile e TV. É detentor de 16 propriedades voltadas ao segmento femi-nino no Brasil, Argentina, Chile e México. A companhia, 100% focada no público fe-minino, tem em seu portfólio propriedades que oferecem rede social, conteúdo mul-timídia, serviços, e-commerce B2C, pes-quisas e ferramentas de relacionamento. A companhia tem como carro-chefe a rede social com conteúdo Bolsa de Mulher.com, com versões para mulheres hispânicas no Bolso de Mujer.com, e é proprietária das marcas Estrela Guia, Te Contei, Feminice, Bem Leve, Bolsa Mobile, BolsaTV, Univer-sidade Feminina, Bolsa Gourmet, Pink Ad Network, Bolsa de Bebê, Netcard, Movi-mento Rosa e iTodas – empresa adquirida recentemente pelo grupo Bolsa de Mulher, da editora Símbolo.

Pesquisa revela perfil de

relacionamentos afetivos na web

SoPhIa MINd

24%

62%

11%

4% Sim, uma vez Não

Sim, mais de uma vez Não, mas gostaria 21%

50% 26%

4% Sim, uma vez Não

Sim, mais de uma vez Não, mas gostaria

Já Se relacIoNou afetIvaMeNte coM alguéM que coNheceu Pela INterNet? Já coNheceu alguéM atravéS da

INterNet coM o obJetIvo de eStabelecer uM relacIoNaMeNto aMoroSo?

bolSa de eStudoS

(4)
(5)

74% dos internautas

brasileiros utilizam a

internet para fazer compras,

revela estudo da e.life

e.lIfe

A E.life, empresa brasileira líder em inte-ligência de mercado e gestão do relacio-namento 2.0 na América Latina, acaba de concluir um estudo sobre os hábitos e comportamentos dos usuários de redes sociais na hora das compras. No total, foram 945 entrevistados no período de novembro de 2010 a janeiro de 2011.

Para o levantamento, a E.life elabo-rou um questionário abordando as

pla-taformas mais utilizadas para acesso à internet, tempo de permanência na rede, aplicativos mais usados para na-vegação e perguntas específicas sobre o comportamento dos internautas para o processo de decisão de compra. As per-guntas foram aplicadas especialmente aos usuários de redes sociais e divulga-das principalmente por meio do Twitter e do Facebook.

O estudo aponta que 74,3% dos entre-vistados utilizam a internet para fazer compras de produtos e serviços. A maio-ria dos internautas brasileiros também acessa a rede durante o processo de de-cisão, isto é, 88,3% navegam para pes-quisar preços de produtos e serviços e 85,1% fazem buscas online por opções de produtos e serviços.

A pesquisa também revela que 36% dos consultados usam a internet para recomendar produtos e serviços ad-quiridos. Em 2009, esse percentual era de 46%.

Além disso, 32,8% dos entrevistados fazem críticas no mundo online sobre produtos e serviços, o que indica o poder das redes sociais para levar as reclama-ções de consumidores às empresas.

Perfil dos entrevistados

Dos 945 internautas participantes do es-tudo, 53% são mulheres e 47% homens. Os usuários de 19 a 25 anos represen-tam 47,5% dos entrevistados, enquanto 20,2% têm entre 36 e 45 anos, 17,4% têm de 26 a 35 anos e 9,7% têm até 18 anos. Os demais possuem mais de 46 anos de idade. A região Sudeste (48,9%) abrange a maioria dos consultados, seguida pelo Nordeste (24,1%), Sul (21,3%), Centro-Oeste (3,6%) e Norte (2,1%).

Para mais informações sobre a E.life: www.elife.com.br.

Sexo (%):

*Critério usado no TIC domicílios Base: 945 Questionários

renda familiar* (%): Idade(%): Média de 28 anos queM eNtrevIStaMoS? 47.2 52.8 Masculino Feminino Até 18 anos De 19 a 25 anos De 26 a 35 anos De 36 a 45 anos De 46 a 55 anos De 56 ou mais Até R$ 1.395 28.8 R$ 1.395 a R$ 2.325 23.2 R$ 2.326 a R$ 4.650 26.7 R$ 4.651 ou mais 21.3

bolSa de eStudoS

80 ProXXIMa Junho 2011

(6)
(7)

bolSa de eStudoS

Prosseguindo com a série de estudos sobre mobile, a resposta para a grande utilização da web móvel continua a mes-ma – imediatismo. Novas features são desenvolvidas, novos aplicativos, novas redes sociais; mas a palavra conceitual permanece igual. O que melhor explica este fator é que todas as evoluções tec-nológicas resultaram na criação de uma cultura imediatista e, somente com no-vas transformações comportamentais poderá ser alterada.

Em torno dessa nova cultura, diversas necessidades são geradas. Uma delas é a mobilidade, o assunto do momento, conceito que engloba usuários e prove-dores de conteúdo e serviços que reali-zam atividades por meio de dispositivos móveis. As expectativas são criadas em cima das necessidades, e trazem à tona a preocupação, por parte dos anuncian-tes, de alcançar as expectativas e obter a melhor forma de aproximação com seu consumidor e prospect, via acessórios e dispositivos móveis.

Os usuários de web móvel investem na qualidade do acesso, inclusive no atributo velocidade da internet que utilizam. Como um exemplo básico, o número de acessos à forma mais rá-pida de internet móvel, o 3G, vem cres-cendo. Um último estudo divulgado em março revelou que os usuários desse tipo de dispositivo chegaram à marca de 22,9 milhões, duas vezes mais do que no mesmo período do ano passado.

Para se adaptar às mudanças de com-portamento, é necessário entender pro-fundamente por meio de quais disposi-tivos os usuários estão realizando suas navegações. É importante também qua-lificar se o nível de interesse e visitação

é influenciado pelo formato do próprio dispositivo.

Para entender este processo, a Aunica - The Tagnology® Company extraiu de sua base de clientes, os modelos e infor-mações gerais de navegação, comparan-do entre aparelhos comparan-do tipo smartphone e palmtop, que apresentam o volume de acesso e navegação em média dez vezes maior, quando comparado a outros tipos de celulares mais simples, que ocupam o segundo lugar, com tablets em seguida.

O engajamento de um usuário com uma página por tablets é muito superior ao de um usuário de smartphone e ou-tros modelos de celular, embora o aces-so pelos tablets ainda seja feito por uma quantidade reduzida da população. Isto se deve entre outros fatores à qualida-de da experiência com a interface inte-rativa, e também ao fato de que os sites convencionais em sua maioria funcio-nam normalmente em tablets, o que não ocorre em aparelhos mais simples, que apresentam menos recursos e, com isso, comprometem muitas vezes por

comple-to a experiência do usuário.

Outro dado importante, que notamos, é que a qualidade da apresentação do site tem influência direta no engajamen-to dos usuários. Por exemplo, via tablet a média de interatividade do usuário com a propriedade, medida por meio de eventos é de 95, contra apenas sete em aparelhos smartphones *. Por eventos, entende-se que visualização de uma pá-gina, clique em um link específico ou

qualquer outra forma de interação mensurada durante a navegação.

Apesar de os números apresen-tados indicarem a forte necessidade de investimentos em adaptação e dis-ponibilização dos conteúdos em ta-blets e smartphones, deve-se sempre valorizar a diversidade de aparelhos e velocidade dos dispositivos que exis-tem hoje e avaliá-los especificamente em seu negócio. Tanto os aparelhos com atributos avançados, quanto os mais simples, tema do estudo apresenta-do na edição anterior, devem gerar expe-riências positivas nos usuários.

conecte-se a seus consumidores:

potencialize os pontos de contato

SoPhIa MINd

Média 10,12 Tablet Smartphone/PDS 6,56 Netbook 3,89 Celular 2,86 Book Reader 2,61 Videogame Console 2,11

hItS realIzadoS eM uMa vISIta Móvel

95,25

dISPoSItIvoS MóveIS uSadoS

65,64% 1,99% 0,36%

0,36%

0,54%

31,10%

Book Reader Celular

Smartphone / PDA Videogame console Netbook

Tablet

(8)

Referências

Documentos relacionados

 REAL: moeda que entrou em circulação em 1 de julho de 1994, durante o Plano Real, implementado no governo de Itamar Franco.. Os brasileiros tiveram que trocar a moeda antiga pela

Como líder em tecnologia, oferecemos aos nossos clientes máquinas para a construção de estradas e reparos em estradas, instalações para a geração e o processamento de materiais

O segundo estudo, tipo coorte, avaliou os fatores associados à evolução desfavorável entre os pacientes tratados com polimixina B e se a terapia combinada com polimixina B e

1.1 Estão sendo convocados os candidatos listados no ANEXO I para efetivar a Matrícula Institucional em um número igual ao número de vagas remanescentes de cada curso,

De acordo com os resultados obtidos, este estudo demonstrou que após diferentes tipos de extração, as folhas da espécie Persea americana apresentam resultados positivos para

Portanto, a ligação entre PNL e Coaching Sistêmico permite que você aprenda sobre os contextos e consiga fazer as conexões necessárias à aplicação prática dos aprendizados..

Em relação às pilhas, podemos afirmar que (01) nesta pilha, o zinco sofre redução no ânodo.. (02) a energia elétrica de uma pilha é obtida a partir de reações

A definição das regrais gerais do ecossistema pelo BCB estaria associada aos benefícios de acelerar a oferta dessa modalidade de serviço de pagamento por facilitar