• Nenhum resultado encontrado

REGULAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO E NOVAS TECNOLOGIAS AUTORA : GABRIELA BORGES SILVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAÇÃO DO SISTEMA FINANCEIRO E NOVAS TECNOLOGIAS AUTORA : GABRIELA BORGES SILVA"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

GRADUAÇÃO 2021.2

REGULAÇÃO DO

SISTEMA

FINANCEIRO

E NOVAS

TECNOLOGIAS

(2)

I. INTRODUÇÃO ...3

II. PLANO DE AULAS ...5

AULA 1: APRESENTAÇÃO DO CURSO ...9

AULA 2: POR QUE REGULAR BANCOS? ...10

AULA 3: HISTÓRIA FINANCEIRA. TOO BIG TO FAIL? ...11

AULA 4: ESTRUTURA REGULATÓRIA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL ...12

AULA 5: REGIME JURÍDICO APLICÁVEL A INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E ÀS ATIVIDADES TÍPICAS ...13

AULA 6: INTRODUÇÃO À SECURITIZAÇÃO ...14

AULA 7: REGIMES ESPECIAIS DE RESOLUÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS ...15

AULA 8: PROCESSO ADMINISTRATIVO SANCIONADOR NO BCB E NA CVM ...16

AULA 9: SISTEMA DE PAGAMENTOS ...17

AULA 10: FINTECHS E BIGTECHS ...18

AULA 11: DESAFIOS REGULATÓRIOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS FINANCEIRAS ...19

AULA 12: ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS PARA REGULAR NOVAS TECNOLOGIAS FINANCEIRAS ...20

AULA 13: AGENDA REGULATÓRIA - OPEN BANKING E SISTEMA DE PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS (PIX) ...21

(3)

I. INTRODUÇÃO

Caro(a) aluno(a),

A disciplina Regulação do Sistema Financeiro Nacional tem por objetivo apresentar conceitos teóricos, a função econômica e aspectos práticos da regulação aplicável às instituições financeiras e não financeiras que atuam no Sistema Financeiro Nacional - SFN. A partir da identificação das funções desempenhadas e dos principais atores do sistema financeiro, pretende-se explorar os desafios regulatórios e as repercussões jurídicas das inovações tecnológicas (crowdfunding,

robo-advisor, Inicial Coin Offering. Distributed Ledger Technology - DTL, fintechs, P2P lending) na atividade bancária.

As aulas serão dedicadas a apresentar características da atividade de intermediação financeira, analisar as estruturas de governança internacional e nacional, e tratar dos principais instrumentos e estratégias adotados pelos reguladores. O estudo dessas ferramentas regulatórias terá como referência os desenhos institucionais adotados no Brasil e procurará incorporar debates travados em outras jurisdições e em foros internacionais.

Ao término do curso, espera-se que os(as) alunos(as) conheçam conceitos fundamentais para o funcionamento do mercado bancário e dos principais desafios regulatórios advindos do surgimento de novas tecnologias, compreendam os propósitos a justificar a intervenção estatal na atividade de intermediação financeira, saibam identificar problemas comuns a diversos países nesse campo e, também, peculiaridades do caso brasileiro, para que possam iniciar trajetórias profissionais ou pesquisas acadêmicas relacionadas ao sistema financeiro.

A disciplina será ministrada com base no Método Socrático, incentivando a participação crítica dos(as) alunos(as) a partir de perguntas e debates. Dessa forma, a leitura prévia da bibliografia indicada é fundamental para o melhor aproveitamento dos debates em sala de aula.

(4)

A avaliação do desempenho dos(as) alunos(as) será feita por meio das seguintes atividades: (i) trabalho individual ou em grupo (a ser definido conforme critério da professora), nos moldes de um memorando a partir de uma situação problema, que valerá 20% da nota final, e (ii) uma prova escrita de 2 (duas) horas de duração, que valerá 80% da nota final. Além disso, vale ressaltar que a presença em sala de aula será rigorosamente verificada e que a participação ativa nos debates será levada em consideração, para fins de avaliação.

Seja bem-vindo(a)!

Gabriela Borges Silva

(5)

II. PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA

Regulação do Sistema Financeiro e Novas Tecnologias

PROFESSOR

Gabriela Borges Silva

CARGA HORÁRIA

30 horas

EMENTA

Regulação do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e do Sistema Brasileiro de Pagamentos (SPB). Atuação regulatória do Conselho Monetário Nacional (CMN), do Banco Central do Brasil (BACEN) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a respeito da coleta, da intermediação e da aplicação de recursos financeiros e de valores mobiliários, assim como a respeito do Sistema de Pagamentos Brasileiro. Regulação Prudencial e Sistêmica. Securitização de ativos. Crise financeira de 2007-2009. Arquitetura financeira internacional. Resolução (falência) de instituições financeiras. Fintechs. Estratégias e instrumentos para regular novas tecnologias financeiras.

(6)

PROGRAMA

ATIVIDADE TEMA

1 Introdução. Apresentação do curso, da metodologia e dos critérios de avaliação. 2

Por que regular bancos? Intermediação financeira. Falhas de mercado e fatores de instabilidade. Características da regulação do Sistema Financeiro Nacional - SFN. Regulação sistêmica e prudencial.

3

“Too Big to Fail”? Crise financeira de 2007-2009. Arquitetura financeira internacional. História financeira. Acordos de Basileia I, II e III. Instituições de Bretton Woods: Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial. Entidades quase públicas (FSB, BCBS, IOSCO, IADI, IAIS). Hard soft law.

4

Estrutura regulatória do Sistema Financeiro Nacional – SFN. Atuação regulatória do Conselho Monetário Nacional (CMN), do Banco Central do Brasil (BACEN) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a respeito da coleta, da intermediação e da aplicação de recursos financeiros e de valores mobiliários, como também a respeito do sistema de pagamentos processados no âmbito do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

5

Os serviços bancários e as atividades privativas de instituições financeiras no Brasil. Tipologia das instituições financeiras no Brasil. Regime jurídico aplicável a instituições financeiras e às atividades típicas.

6 Por que os bancos securitizam ativos? Introdução à securitização. Os mecanismos padrão de uma securitização. Aspectos econômicos. Medida Provisória nº 930/2020.

7 Regimes especiais de resolução das instituições financeiras. Justificativas. Principais características. Bailout e bail-in. Planos de recuperação e resolução. Padrões internacionais. 8

Processo administrativo sancionador no BCB e na CVM. O CRSFN. Papel do BCB e da CVM. Termo de Compromisso. Acordo Administrativo em Processo de Supervisão. Reformas produzidas pela Lei 13.506/2017. Circular 3.857/2017. 9 Sistema de pagamentos. Registro, compensação e liquidação de obrigações. Arranjos e instituições de pagamento.

(7)

10 O que são FinTechs e Bigtechs? Vantagens em relação aos participantes tradicionais do sistema financeiro. Desafios regulatórios.

11 Desafios regulatórios: estabilidade do SFN, cybersegurança e proteção de dados 12 Estratégias e instrumentos para regular novas tecnologias financeiras. Sandbox Regulatório. 13 O papel dos bancos centrais na agenda regulatória: Open Banking e Sistema de Pagamentos Instantâneos (PIX). 14 Criptomoedas. Por que o Banco Central do Brasil (e outros) querem emitir sua moeda digital? 15 Dinâmica de grupo: debate sobre o caso Guiabolso X Bradesco no CADE 16 Atividade avaliativa.

BIBLIOGRAFIA OBRIGATÓRIA

MIRAGEM, Bruno. Direito Bancário. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

RAGAZZO, Carlos. Regulação de Meios de Pagamentos. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2020.

FINANCIAL STABILITY INSTITUTE. Fintech regulation: how to

achieve a level playing field. Occasional Paper No 17. Disponível em: https://www.bis.org/fsi/fsipapers17.pdf

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LIMA JUNIOR, J. M.. Introdução às instituições financeiras e sua regulação. In: PINHEIRO, Armando Castelar; PORTO, Antônio J. Maristrello; SAMPAIO, Patrícia Regina Pinheiro. (Org.). Direito e

economia: diálogos. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019, v. 1, p. 253-288.

SADDI, Jairo. Crise e Regulação Bancária: Navegando Mares Revoltos. São Paulo, Texto Novo, 2001. (trechos selecionados)

(8)

PINHEIRO, Armando Castelar e SADDI, Jairo. Direito, economia e

mercados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. (trechos selecionados) SALAMA, Bruno. De Onde Viemos. Revista Direito GV, São Paulo

5(2), pp. 325-342, Jul-Dez 2009. Disponível em http://www.scielo. br/pdf/rdgv/v5n2/03.pdf

NEVES, Rubia Carneiro. A caracterização do banco a partir da evolução da legislação brasileira. Revista da Faculdade de Direito da UFMG. Belo Horizonte, n. 73, pp. 701-735, jul./dez. 2018.

(9)

AULA 1: APRESENTAÇÃO DO CURSO

1) ASSUNTOS

Apresentação do plano do curso: objetivos; leituras recomendadas e calendário. Explicação da metodologia e dos critérios de avaliação.

(10)

AULA 2: POR QUE REGULAR BANCOS?

1) ASSUNTOS

Intermediação financeira.

Falhas de mercado e fatores de instabilidade.

Características da regulação do Sistema Financeiro Nacional - SFN. Regulação sistêmica e prudencial.

2) QUESTÕES CENTRAIS

O que fazem e para que servem as Instituições Financeiras? Por que é necessário regular o Mercado Financeiro?

3) LEITURAS RECOMENDADAS

PINHEIRO, Armando Castelar e SADDI, Jairo. Direito, economia e

mercados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. Capítulo 9.

SADDI, Jairo. Crise e Regulação Bancária: Navegando Mares Revoltos. São Paulo, Texto Novo, 2001. p. 21-67.

(11)

AULA 3: HISTÓRIA FINANCEIRA. TOO BIG TO FAIL?

1) ASSUNTOS

Crise financeira de 2007-2009.

Arquitetura financeira internacional. História financeira. Acordos de Basileia I, II e III. Instituições de Bretton Woods: Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial. Entidades quase públicas (FSB, BCBS, IOSCO, IADI, IAIS). Hard soft law.

2) QUESTÕES CENTRAIS

Quais são as perspectivas para o Direito e para a Regulação do Mercado Financeiro no cenário pós crise (tanto a crise de 2008, quanto a crise mais recente da Pandemia Mundial do Covid-19)?

Quais as principais diferenças das medidas regulatórias adotadas para mitigar os efeitos de ambas as crises (2008 e 2020) e em que medida essas se diferenciam?

Qual a influência exercida pelos organismos internacionais para definição dos parâmetros regulatórios no Mercado Financeiro?

3) LEITURAS RECOMENDADAS

SALAMA, Bruno. De Onde Viemos. Revista Direito GV, São Paulo 5(2), pp. 325-342, Jul-Dez 2009. Disponível em http://www.scielo. br/pdf/rdgv/v5n2/03.pdf

(12)

AULA 4: ESTRUTURA REGULATÓRIA DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL

1) ASSUNTOS

Estrutura regulatória do Sistema Financeiro Nacional – SFN.

Atuação regulatória do Conselho Monetário Nacional (CMN), do Banco Central do Brasil (BACEN) e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a respeito da coleta, da intermediação e da aplicação de recursos financeiros e de valores mobiliários, como também a respeito do sistema de pagamentos processados no âmbito do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

2) QUESTÕES CENTRAIS

Quais são os principais objetivos da regulação financeira?

Como é estruturada institucionalmente a regulação do sistema financeiro nacional? Nesse sentido, qual a competência de cada um dos atores envolvidos na atividade regulatória?

Como aprimorar a governança regulatória da atual estrutura do SFN atualmente?

3) LEITURAS RECOMENDADAS

LIMA JUNIOR, J. M.. Introdução às instituições financeiras e sua regulação. In: PINHEIRO, Armando Castelar; PORTO, Antônio J. Maristrello; SAMPAIO, Patrícia Regina Pinheiro. (Org.). Direito e

economia: diálogos. 1ed.Rio de Janeiro: FGV Editora, 2019, v. 1, p. 253-288.

MIRAGEM, Bruno. Direito Bancário. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2013.

(13)

AULA 5: REGIME JURÍDICO APLICÁVEL A INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E ÀS ATIVIDADES TÍPICAS

1) ASSUNTOS

Os serviços bancários e as atividades privativas de instituições financeiras no Brasil. Tipologia das instituições financeiras no Brasil. Regime jurídico aplicável a instituições financeiras e às atividades típicas.

2) QUESTÕES CENTRAIS

Quais são as principais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil?

Quais as atividades privativas de instituições financeiras?

3) LEITURAS RECOMENDADAS

NEVES, Rubia Carneiro. A caracterização do banco a partir da evolução da legislação brasileira. Revista da Faculdade de Direito da UFMG. Belo Horizonte, n. 73, pp. 701-735, jul./dez. 2018.

(14)

AULA 6: INTRODUÇÃO À SECURITIZAÇÃO

1) ASSUNTOS

Introdução à securitização.

Os mecanismos padrão de uma securitização. Aspectos econômicos.

Exposição de Motivos da Medida Provisória nº 930/2020, posteriormente convertida na Lei nº 14.031, de 2020.

2) QUESTÕES CENTRAIS

Por que os bancos securitizam ativos?

3) LEITURAS RECOMENDADAS

SCHWARCZ, Steven L., Securitization, Structured Finance, and

Covered Bonds, 2012. Disponível em: h t t p s : / / s s r n . c o m / abstract=2182597 or http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2182597

(15)

AULA 7: REGIMES ESPECIAIS DE RESOLUÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS

1) ASSUNTOS

Regimes especiais de resolução das instituições financeiras. Justificativas. Principais características. Bailout e bail-in. Planos de recuperação e resolução. Padrões internacionais.

2) QUESTÕES CENTRAIS

Bancos podem quebrar? Existem mecanismos e instrumentos regulatórios para impedir que isso ocorra?

Quais medidas foram adotadas, em termos de resolução bancária, no pós-crise de 2008 e durante a pandemia do Covid-19?

3) LEITURAS RECOMENDADAS

ARRUDA, Daniel. Mecanismos de segunda geração e o novo standard

internacional de regimes especiais bancários. Dissertação de Mestrado em Direito da Regulação. FGV Direito Rio. 2018. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/18176 (trechos selecionados)

(16)

AULA 8: PROCESSO ADMINISTRATIVO SANCIONADOR NO BCB E NA CVM

1) ASSUNTOS

Processo administrativo sancionador no BCB e na CVM.

O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN). Papel do BCB e da CVM.

Termo de Compromisso.

Acordo Administrativo em Processo de Supervisão.

Reformas produzidas pela Lei 13.506/2017. Circular 3.857/2017.

2) QUESTÕES CENTRAIS

Como se estrutura o processo administrativo sancionador no Brasil? Quais foram as mudanças promovidas pelas reformas implementadas em 2017?

3) LEITURAS RECOMENDADAS

VORONOFF, Alice. Direito Administrativo Sancionador no Brasil:

justificação, interpretação e aplicação. Editora Fórum, 2018. (trechos selecionados).

(17)

AULA 9: SISTEMA DE PAGAMENTOS

1) ASSUNTOS

Sistema de pagamentos.

Registro, compensação e liquidação de obrigações. Arranjos e instituições de pagamento.

Lei 12.865/2013

2) QUESTÕES CENTRAIS

Quais são os procedimentos, regras, instrumentos e sistemas institucionais empregados no Brasil para o desenvolvimento das atividades de transferência de fundos e pagamentos?

Quais os riscos presentes em um sistema de pagamentos?

3) LEITURAS RECOMENDADAS

RAGAZZO, Carlos. Regulação de Meios de Pagamentos. Revista dos Tribunais. 2020, cap. 1 e 3.

(18)

AULA 10: FINTECHS E BIGTECHS.

1) ASSUNTOS

Fintechs e Big techs, Vantagens em relação aos participantes tradicionais do sistema financeiro. Desafios regulatórios.

2) QUESTÕES CENTRAIS

O que são Fintechs e Big techs?

Quais as vantagens em relação aos participantes tradicionais do sistema financeiro? A entrada das big techs no mercado financeiro impõe riscos à concorrência, proteção de dados e à estabilidade do Sistema Financeira?

3) LEITURAS RECOMENDADAS

FINANCIAL STABILITY INSTITUTE. Fintech regulation: how to

achieve a level playing field. Occasional Paper No 17. Disponível em: https://www.bis.org/fsi/fsipapers17.pdf

(19)

AULA 11: DESAFIOS REGULATÓRIOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS FINANCEIRAS

1) ASSUNTOS

Desafios regulatórios: estabilidade do SFN, cybersegurança e proteção de dados.

2) QUESTÕES CENTRAIS

Quais os principais riscos e desafios regulatórios da entrada das fintechs e bigtechs no mercado financeiro?

A entrada das big techs no mercado financeiro impõe riscos à concorrência, proteção de dados e à estabilidade do Sistema Financeira?

3) LEITURAS RECOMENDADAS

BUCKLEY; ARNER et al. The dark side of Digital Financial Transformation: the new risks of fintech and the rise of techrisk.

Podcast Panorama de Mercado:

Fraude, cibersegurança e o boom digital na pandemia: https:// institutopropague.org/panorama-economico/fraude-ciberseguranca-e-o-boom- digital-na-pandemia/

(20)

AULA 12: ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS PARA REGULAR NOVAS TECNOLOGIAS FINANCEIRAS

1) ASSUNTOS

Estratégias e instrumentos para regular novas tecnologias financeiras. Regulação do sandbox regulatório pelo BCB (Resolução BCB nº 29/2020).

2) QUESTÕES CENTRAIS

Como estruturar o Sistema Financeiro Nacional e desenvolver instrumentos regulatórios que possam mitigar os impactos da entrada desses atores no mercado financeiro?

Quais as tendências regulatórias difundidas no mundo atualmente?

3) LEITURAS RECOMENDADAS

GURREA-MARTÍNEZ, Aurelio and Remolina, Nydia, Global Challenges and Regulatory Strategies to Fintech (April 15, 2020). Banking &

Finance Law Review (Forthcoming, 2020, Issue 36.1), SMU Centre for AI & Data Governance Research Paper No. 2020/01.

(21)

AULA 13: AGENDA REGULATÓRIA - OPEN BANKING E SISTEMA DE PAGAMENTOS INSTANTÂNEOS (PIX)

1) ASSUNTOS

O papel dos bancos centrais na agenda regulatória.

Open Banking e Sistema de Pagamentos Instantâneos (PIX). Lançamento do PIX, pelo BCB, em novembro de 2020. Resolução BCB nº 1/2020.

Resolução BCB nº 24/2020

2) QUESTÕES CENTRAIS

O Banco Central do Brasil possui uma agenda regulatória que contemple as inovações tecnológicas?

Quais são as principais medidas regulatórias adotadas para promover maior competitividade e inovações tecnológicas no Brasil e no mundo?

3) LEITURAS RECOMENDADAS

RAGAZZO, Carlos; VELOSO, Isabel. Regulação e concorrência: novo ciclo de medidas governamentais para fomentar o mercado de meios de pagamento no Brasil. In: PROPAGUE Debates. Sistema

Financeiro em Movimento: cases, transformações e regulação. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2020. p. 51-60.

(22)

AULA 14: CRIPTOMOEDAS

1) ASSUNTOS

Criptomoedas.

2) QUESTÕES CENTRAIS

Por que o Banco Central do Brasil (e outros) querem emitir sua moeda digital?

3) LEITURAS RECOMENDADAS

FINANCIAL STABILITY INSTITUTE. Central bank digital currencies:

foundational principles and core features, 2020. Disponível: https:// www.bis.org/publ/othp33.htm

(23)
(24)

FICHA TÉCNICA

Fundação Getulio Vargas Carlos Ivan Simonsen Leal PRESIDENTE

FGV DIREITO RIO

Sérgio Guerra DIRETOR

Antônio Maristrello Porto

VICE-DIRETOR

Thiago Bottino do Amaral

COORDENADOR DA GRADUAÇÃO

André Pacheco Teixeira Mendes

COORDENADOR DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA

Cristina Nacif Alves

Referências

Documentos relacionados

Você está sendo convidado para participar do projeto de pesquisa intitulada “NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA, OBESIDADE ABDOMINAL E FATORES ASSOCIADOS EM POLICIAIS MILITARES DE

Deste modo, na busca de indicadores que permitam um planejamento escolar visando contribuir com um crescimento saudável de nossos escolares, é que este estudo foi

Entre as estratégias de enfrentamento analisadas, os dados indicam maior frequência das Práticas Religiosas e Pensamentos Fantasiosos entre os participantes, seguida de

Que razões levam os gestores das Universidades Corporativas a optarem pela utilização da educação a distância por meio de cursos on-line na modalidade auto estudo?.

Assim, de forma a avaliar a influência da técnica de reforço NSM no incremento de capacidade de carga e na redistribuição de momentos em elementos contínuos de CA, um

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

1- Designar Comissão composta pelos Professores ANGELO MARIO DO PRADO PESSANHA, matrícula SIAPE 311702; CESAR FREDERICO DOS SANTOS VON DOLLINGER, matrícula SIAPE 2321560; FRANCISCO