• Nenhum resultado encontrado

RESUMO DIÁRIO DIREÇÃO REGIONAL DA SAÚDE DECIDE CANCELAR CERIMÓNIA DA BÊNÇÃO DAS PASTAS PORTUGAL EMITIU HOJE OS PRIMEIROS CERTIFICADOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESUMO DIÁRIO DIREÇÃO REGIONAL DA SAÚDE DECIDE CANCELAR CERIMÓNIA DA BÊNÇÃO DAS PASTAS PORTUGAL EMITIU HOJE OS PRIMEIROS CERTIFICADOS"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

AÇORES REGISTAM

16 NOVOS CASOS

POSITIVOS

PÁG.3

Mais de mil pessoas

vacinadas em

São Jorge

Município da Ribeira Grande

aposta na eficiência

energética

PÁG.5

PÁG.6

⦁5.500 DOSES DA VACINA

JANSSEN SERÃO APLICADAS

“JÁ E RAPIDAMENTE” EM

SÃO MIGUEL E NA TERCEIRA

RESUMO

DIÁRIO

PORTUGAL EMITIU HOJE OS

PRIMEIROS CERTIFICADOS

DIGITAIS COVID

DIREÇÃO

REGIONAL

DA SAÚDE

DECIDE

CANCELAR

CERIMÓNIA

DA BÊNÇÃO

DAS PASTAS

FRANÇA ACABA COM MÁSCARA

NO EXTERIOR E COM RECOLHER

OBRIGATÓRIO

PÁGINA 4

PÁGINA 15

PÁGINA 2

PÁGINA 17

A vacina da Janssen é de toma

única, sendo dispensável uma

segunda inoculação

(2)

Aprovada iniciativa da coligação

que aumenta fiscalização sobre o

Governo Regional

GRUPO

9600-549 Ribeira Grande geral@grupoideal.pt

PUB. PUB.

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou hoje que a Região dis-põe agora de 5.500 doses da vaci-na Janssen contra a covid-19 para aplicar “já e rapidamente” nas ilhas de São Miguel e Terceira.

“Vamos empenhar já e rapidamen-te a sua inoculação em são Miguel e na ilha Terceira. Estou feliz com estes resultados, sobretudo porque estão felizes as Açorianas e os Aço-rianos”, considerou o governante, falando na Assembleia Legislativa Regional.

A vacina da Janssen, lembrou José Manuel Bolieiro, é de toma única, sendo dispensável uma segunda inoculação.

Depois de apresentar dados da operação de vacinação em massa nas ilhas sem hospital, um “caso de sucesso”, José Manuel Boliei-ro reiteBoliei-rou a “definição de priori-dades” do XIII Governo dos Aço-res em matéria de vacinação, que destacou, por exemplo, as pessoas com maiores riscos de saúde.

“É inaceitável eticamente que se incomodem alguns com a virtude e o sucesso de outros para o bem de todos”, disse ainda o Presidente do Governo.

vacina Janssen

serão aplicadas “já

e rapidamente”

em São Miguel e

na Terceira

Foi aprovado, ontem, por unanimidade um proje-to de Decreproje-to Legislativo Regional, proposto pelos Grupos Parlamentares do PSD, CDS-PP e PPM que visa estabelecer o pra-zo máximo de trinta dias para o Governo Regional responder aos requeri-mentos apresentados pelos deputados do Parlamento Açoriano, reduzindo para metade o prazo máximo atualmente em vigor, que é de sessenta dias.

De acordo com o deputa-do Pedro Pinto, deputa-do Grupo Parlamentar do CDS-PP, “com esta iniciativa, esta-mos a reforçar a democra-cia nos Açores. Estamos a aumentar a exigência so-bre o Governo Regional, aproximando o tempo de resposta aos requerimen-tos no sistema parlamen-tar açoriano aos praticados no âmbito da Assembleia da República e noutros sis-temas parlamentares da União Europeia”.

Pedro Pinto acrescentou que “o documento incor-pora os tais mecanismos de penalização do Governo Regional em caso de in-cumprimento com a

pos-sibilidade de, ao fim de três requerimentos não respondidos, podermos transformar os reque-rimentos em interpela-ções orais.”

“O documento estabele-ce ainda que os requeri-mentos, as perguntas e as respostas, bem como as respetivas datas e prazos regimentais, de-vem constar do portal da Assembleia Legislati-va na Internet, pelo que os deputados podem acompanhar a trami-tação destes processos, aumentando verdadei-ramente a transparên-cia do nosso sistema político”, concluiu o de-putado.

Para Pedro do Nasci-mento Cabral, deputado do PSD/Açores, “a

medi-da vai melhorar a qua-lidade do trabalho dos deputados desta casa”, permitindo acompa-nhar os assuntos locais e regionais “em tempo útil”, através de infor-mação oficial, indo tam-bém “reforçar o papel de mediação dos depu-tados e a sua represen-tatividade junto das po-pulações no âmbito do sistema parlamentar”, referiu.

“Vamos assim aproxi-mar o tempo de respos-ta dos requerimentos no sistema parlamentar açoriano aos pratica-dos no âmbito da As-sembleia da República e noutros sistemas parla-mentares da União Eu-ropeia”, concluiu Pedro do Nascimento Cabral.

AUTOR: ANA MASSA

(3)

Nas últimas 24 horas foram diagnosticados nos Açores 16 novos casos positivos de Covid-19, sendo um no Faial, e 15 em São Miguel, resultantes de 2.785 análi-ses realizadas nos laborató-rios de referência da Região. O caso diagnosticado no Faial, na freguesia da Praia do Norte, refere-se a um viajante, residente, com re-sultado positivo ao 6.º dia. Em São Miguel, um dos no-vos casos é referente a um passageiro, residente na Fajã de Baixo, concelho de Ponta Delgada, com resul-tado positivo ao 6.º dia. Os restantes casos são referen-tes a transmissão comu-nitária. Assim, o concelho da Ribeira Grande regista quatro novos casos (um por

cada uma das freguesias da Maia, Conceição Ribeiri-nha e Matriz). No concelho de Ponta Delgada há cinco novos casos (um por cada uma das freguesias de Fajã de Baixo, Arrifes, Pilar da Bretanha, São Pedro e São Roque). No concelho da Lagoa há seis novos casos (três em Água de Pau, dois em Santa Cruz e um no Ca-bouco).

Também nas últimas 24 ho-ras registou-se um total de 28 recuperações, e à data de hoje estão internados oito doentes, cinco no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e três no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira. Nenhum destes internados está em Unidade de Cuidados

Inten-sivos.

No decurso da investiga-ção epidemiológica, verifi-cou-se que um caso positi-vo inicialmente alocado na freguesia de Rosto de Cão (Livramento), concelho de Ponta Delgada, se encon-tra a residir na freguesia da Matriz, concelho da Ribeira Grande, pelo que os dados plasmados no quadro refle-tem essa alteração.

O arquipélago conta pre-sentemente com 308 casos positivos ativos, sendo 295 em São Miguel, 10 na Ter-ceira e três no Faial.

Não há cadeias de transmis-são local ativas, e foram ex-tintas 203 até ao presente. Em vigilância ativa estão hoje 1.019 pessoas.

Desde o início da pandemia

foram diagnosticados nos Açores 5.980 casos positi-vos de covid-19, tendo re-cuperado da doença 5.505 pessoas. Faleceram 33, saí-ram do arquipélago 79 e 55 apresentaram prova de cura anterior.

Até ao presente realizaram--se no arquipélago 541.608 análises, para despiste do vírus SARS-CoV-2, que cau-sa doença covid-19.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até 14 de junho, fo-ram administradas nos Aço-res 170.906 doses de vacina contra a covid-19, corres-pondentes a 101.900 pes-soas com 16 ou mais anos com a primeira dose, e 69.006 pessoas com ambas as doses, no âmbito do Pla-no Regional de Vacinação.

(4)

PUB.

na Conferência sobre o futuro

da Europa

Paulo Moniz, deputado aço-riano na Assembleia da Repú-blica, vai representar o Grupo Parlamentar do PSD, através da Comissão de Assuntos Eu-ropeus, a partir de amanhã, em Estrasburgo, na sessão plenária inaugural da confe-rência sobre o futuro da Eu-ropa, ciclo que se inicia esta semana e decorre até à Prima-vera de 2022.

“A conferência vai refletir a nossa diversidade e levar a Eu-ropa para lá das suas capitais, chegando a todos os cantos da UE e reforçando a ligação en-tre os europeus e as institui-ções que os servem”, explica o parlamentar, completando que haverá “uma multiplicidade de conferências e debates or-ganizados em toda a UE, bem como através de uma platafor-ma digital interativa multilin-gue”.

Paulo Moniz acrescenta que “os vários debates e discussões promovidos pelos cidadãos permitirão às pessoas de toda a Europa a partilha das suas ideias, ajudando a moldar o

nosso futuro comum”, frisou. A conferência constitui “uma ocasião única e oportuna para os cidadãos europeus debate-rem os desafios e as priorida-des da Europa. Independente-mente do seu país de origem ou da sua atividade profissio-nal, este é o espaço onde cada um pode refletir sobre o futu-ro que deseja para a União Eu-ropeia e dar o seu contributo para a sua concretização”.

A sessão plenária inaugural da conferência no próximo dia 19, reunirá em Estrasbur-go e incluirá representantes do Parlamento Europeu, dois por Estado-membro e três da Comissão Europeia, além de representantes de todos os parlamentos nacionais e cida-dãos, que participarão em pé de igualdade.

O Parlamento Europeu, o Con-selho e a Comissão Europeia comprometeram-se a ouvir os europeus e a dar seguimento, no âmbito das suas competên-cias, às recomendações formu-ladas.

Saúde decide cancelar

cerimónia da benção das

pastas

A Direção Regional de Saúde decidiu can-celar a cerimónia tra-dicional da benção das pastas, prevista para daqui a quatro dias, no Estádio de São Miguel.

A Associação Acadé-mica da Universidade dos Açores (AAUA) manifestou a sua in-dignação: “esta as-sociação não se con-forma com a decisão, num momento em que esta cerimónia tem decorrido em outros locais do país. Para além disso, con-sideramos que as medidas e o local de realização da cerimó-nia oferecem as con-dições de segurança necessárias”.

A AAUA critica a de-cisão da DRS, uma vez que a preparação do evento “começou há muitos meses”. “Apesar de toda a nossa luta, organi-zação meticulosa de

cada momento, de-finição de medidas, aprovação do pla-no de contingência e aquisição de todo o material que ga-rantisse a realização deste evento em se-gurança através da testagem de todos os participantes, fami-liares, convidados e organização, esta foi a decisão final por parte da DRS”, afir-mou a AAUA.

Os estudantes solici-taram já uma audiên-cia com o presidente do Governo Regional. A Associação adian-tou ainda que tinha adquirido 980 tes-tes rápidos contra a Covid-19 para testar todos os participan-tes, sendo esperada a presença de 250 fina-listas, que poderiam ser acompanhados até dois familiares, elevando o número para 750 participan-tes.

AUTOR: ANA MASSA

(5)

em São Jorge

A Secretaria Regional da Saú-de refere que a aSaú-desão à vaci-na no concelho de Velas, em São Jorge, “superou a expe-tativa, com um total de 1.060 pessoas inoculadas” com a primeira dose desde segunda--feira e a perspetiva de mais 800 pessoas vacinadas hoje. Em comunicado, Berto Ca-bral, Diretor Regional da Saú-de, que visitou a “Operação Periferia” nas Velas, diz espe-rar um “resultado semelhan-te” no concelho da Calheta e confirma o início do processo na ilha do Pico na sexta-feira, com a perspetiva de pelo me-nos 2.700 inoculações.

Assim, “a operação de vaci-nação em massa contra a co-vid-19 na ilha do Pico, arran-ca na sexta-feira pelas 08h30, no Centro de Saúde das Lajes, onde constam cerca de 700 utentes na lista da população a vacinar no concelho”, segundo consta na nota.

No fim de semana prevê-se que no sábado seja “a vez do concelho da Madalena, com

cerca de 1.000 utentes a va-cinar, a partir das 08h30, no Centro de Saúde local”. E no domingo, “a Operação Peri-feria chega a São Roque, com a previsão de 1.000 utentes a vacinar, também a partir das 08h30, no Centro de Saúde”. De acordo com o Diretor Re-gional da Saúde, os números agora avançados para os três concelhos do Pico “podem so-frer alteração para mais, uma vez que nos próximos dias mais utentes vão aderir à va-cinação”, acrescentando que “o modelo a aplicar na ilha mon-tanha é o mesmo que supor-tou esta Operação nas ilhas de Santa Maria, Flores, Graciosa e São Jorge”.

Aos profissionais de Saúde lo-cais a alocar pela Unidade de Saúde de Ilha do Pico, “jun-tam-se tês enfermeiros desig-nados pela respetiva Ordem e a equipa militar que está nos Açores desde o início desta Operação, em Santa Maria”, informa Berto Cabral.

medidas de apoio aos

estudantes do ensino

superior

Foi aprovada ontem pelo Parlamento aço-riano uma iniciativa do CDS-PP que preco-niza a criação de um gabinete de apoio aos estudantes açorianos residentes nos Açores a frequentar o Ensino Superior, bem como a criação de um me-canismo de apoio ao pagamento das ren-das de habitação aos estudantes deslocados a frequentar o Ensino Superior fora da sua ilha de residência.

De acordo com a líder da bancada parlamen-tar do CDS-PP, Caparlamen-tari- Catari-na Cabeceiras, “urge criar uma resposta pública concertada entre diversas entida-des públicas afetas à solidariedade social, educação e juventu-de, que possa prestar esclarecimentos ao nível do processo de candidatura ao ensi-no superior, obtenção de bolsas de estudo, soluções de habitação, seguro social de mobi-lidade para as viagens aéreas, entre outros”.

“Por outro lado, o CDS-PP considera também pertinente criar um mecanismo que permita aos es-tudantes deslocados e suas famílias fazer face ao elevado encar-go financeiro que re-presenta a deslocação de um estudante para fora da sua ilha ou da Região, nomeadamen-te ao nível das rendas de habitação”, defen-deu a deputada, de-clarando que “foram estas realidades que motivaram o Grupo Parlamentar do CDS--PP a propor à Assem-bleia a recomendação destas medidas ao Go-verno Regional”.

A deputada salien-tou que “a educação é um eixo prioritário e estratégico do desen-volvimento da nossa Região, representando a maneira mais eficaz de combater a pobre-za e promovendo a emancipação dos nos-sos jovens”.

AUTOR: SARA BORGES

AUTOR: ANA MASSA

(6)

Câmara abre

concurso

público para

concessão dos

espaços de

restauração

e bebidas em

São José e

São Roque

Está aberto o concurso pú-blico para a concessão do uso privativo dos espaços munici-pais de restauração e bebidas no Jardim António Borges, na freguesia de São José, como também na Praia das Milícias e Avenida do Mar, ambos na freguesia de São Roque.

O Caderno de Encargos e de-mais peças procedimentais podem ser consultados na plataforma eletrónica Saphe-tygov, através do qual devem também ser apresentadas as propostas até ao dia 21 de ju-lho.

Os esclarecimentos neces-sários à boa compreensão e interpretação das peças do procedimento devem ser soli-citados pelos interessados, por escrito, nos prazos fixados na lei, através daquela platafor-ma, acessível pelo endereço eletrónico https://login.saphe-ty.com/pt/gov/, na funcionali-dade “Esclarecimentos”.

Município da Ribeira Grande aposta na

eficiência energética

A Câmara Municipal da Ribeira Grande adjudi-cou a empreitada de im-plementação de medidas de eficiência energéti-ca em infraestruturas públicas, na ordem dos 332 mil euros e com um prazo de execução de 120 dias, comparticipa-do em 85% por funcomparticipa-dos comunitários no âmbi-to do Programa Açores 2020. As intervenções de substituição da ilumi-nação contemplam, nesta fase, o Teatro Ri-beiragrandense, o está-dio municipal da Ribei-ra GRibei-rande, a ETAR de Rabo de Peixe, o GAM – Gabinete de Atendi-mento ao Munícipe, as piscinas municipais da Ribeira Grande e a esco-la D. Paulo José Tavares (Rabo de Peixe).

“Os imóveis escolhidos

tiveram em conta a mo-nitorização efetuada ao nível do consumo ener-gético, optando-se por intervir nestes devido ao consumo excessivo detetado. Desta forma, conseguiremos reduzir os consumos e contri-buir para a valorização ambiental”, explicou Alexandre Gaudêncio.

O presidente da Câma-ra da RibeiCâma-ra GCâma-rande acrescentou que o inves-timento também con-templa a “instalação de detetores de presença, comando astronómico para iluminação exte-rior e instalação de pai-néis fotovoltaicos para produção de energia para autoconsumo.”

A substituição das lâm-padas existentes por no-vas de tecnologia LED vai permitir uma redu-ção de consumos para

cerca de metade, o que constitui “um contri-buto significativo para a sustentabilidade eco-nómica e ambiental”, acrescentou o autarca.

Alexandre Gaudêncio enfatizou que “após o Plano de Mobilidade Sustentável, que já está em vigor, a implemen-tação tecnologias mais amigas do ambiente fa-zem com que a Ribeira Grande esteja na linha da frente da preocupa-ção ambiental, dando um verdadeiro exemplo de como se pode apro-veitar as oportunidades de investimento que te-rão efeitos imediatos tanto na redução da pe-gada de carbono, como na redução dos custos fixos com o consumo de energia.”

AUTOR: SARA BORGES

PUB.

(7)

1

Lava

as

mãos.

2

Não

toques

na boca,

nariz

e olhos.

5

Se te

sentires

doente,

tens de

dizer.

ê ê ê

3

Tosse

para o

braço.

4

Fala com

um adulto

se te sentires

triste,

assustado

ou zangado.

SUPER-REGRAS

que deves

cumprir!

5

PUB. PUB.

sobre matérias económicas do Conselho

da Diáspora Açoriana

O Teatro Ribeiragrandense foi o local escolhido pela Associação Na-cional de Farmácias para realizar uma formação relativa à aplicação e utilização dos testes rápidos à co-vid-19 que serão disponibilizados gratuitamente à população.

Alexandre Gaudêncio, presidente da Câmara da Ribeira Grande, marcou presença na abertura e destacou a “importância dos cuidados de saú-de saú-de proximidasaú-de, em particular o papel que as farmácias desempe-nham nas localidades onde estão inseridas”.

O autarca deu como exemplo as farmácias da Ribeira Grande que “estão espalhadas por diversas fre-guesias, algumas delas em locais mais afastados dos centros urba-nos, nas quais, muitas vezes, são os seus técnicos que ajudam as pes-soas na escolha de medicamentos adequados às suas necessidades.” Alexandre Gaudêncio, acompanha-do pelo vereaacompanha-dor Filipe Jorge, re-alçou de igual modo e no contexto atual que “as farmácias têm um pa-pel fundamental na sensibilização da população em geral na adequa-ção de comportamentos respon-sáveis numa altura de pandemia.” Os testes deverão estar disponíveis para a população até ao final do corrente mês.

Ribeiragrandense

acolhe formação

para testagem em

farmácias

O GPPS/Açores conside-ra que sendo o Conselho da Diáspora Açoriana “um instrumento fundamental para o envolvimento das comunidades” e que, “por via da extinção da SDEA” se perdeu “um parceiro primordial”, deve a Câma-ra do Comércio e Indús-tria dos Açores (CCIA) “ser convidada” a participar nas reuniões deste orga-nismo, quando estejam em causa matérias de nature-za económica.

A proposta do GPPS/Aço-res foi apGPPS/Aço-resentada pela deputada Ana Luísa Luís, no âmbito de uma Decla-ração Política proferida em Plenário. A deputada do PS/Açores, que tomou posse como conselheira no passado dia 10 de junho, recordou que a criação do Conselho da Diáspora Aço-riana, anunciada por Vas-co Cordeiro em 2019 na Califórnia, teve como obje-tivo “aproximar a Diáspora Açoriana, espalhada pelo mundo, aos Açores”.

A proposta do anterior Go-verno, que foi aprovada por unanimidade no Par-lamento Açoriano, reco-nhecia o “momento de vi-ragem da nossa Diáspora”, que começa a ter uma

“de-terminante influência política, económica, so-cial e académica”, con-siderando que os Aço-rianos que estão fora da Região devem ter “condições” para que “possam participar, de forma ativa, no projeto açoriano”.

Para a socialista, com a extinção da SDEA, dei-xa de estar garantida a construção de “pontes entre diferentes parcei-ros institucionais, pri-vados e públicos”. Des-ta forma, a proposDes-ta do GPPS envolve da Câ-mara do Comércio e In-dústria, a título de en-tidade convidada para reuniões em que sejam debatidos assuntos eco-nómicos, relacionados, por exemplo, com a “promoção externa dos

Açores e a captação de investimento externo”. Ana Luísa Luís realça que “este Conselho pro-move um espaço de di-álogo e partilha de co-nhecimento”, mas que deverá ser, “acima de tudo, um espaço privi-legiado para pensar o futuro dos Açores”.

“Saibamos por isso, agora que já se proce-deu à sua instalação, promover a sua dina-mização, com o em-penho e dedicação de todos os conselheiros, para que os frutos des-te trabalho sejam, todos eles, dirigidos às novas gerações de açorianos, residam eles nas nossas ilhas ou nas nossas co-munidades espalhadas pelas sete partidas do mundo”, acrescentou.

AUTOR: ANA MASSA

(8)

PS para Linha de Apoio Social

aos estudantes universitários

O Parlamento Açoriano aprovou, ontem, uma pro-posta do Partido Socialis-ta para a criação de uma Linha de Apoio Social aos jovens universitários Aço-rianos.

“Em termos de apoio fi-nanceiro, a iniciativa as-segura aos estudantes um valor máximo igual ao va-lor do indexante dos apoios sociais, que é aproximada-mente 439 euros e no caso dos estudantes deslocados ou trabalhadores-estudan-tes o apoio máximo é ma-jorado em 50%”, explicou Vílson Ponte Gomes.

Os apoios contemplam a perda de rendimentos do agregado familiar do jo-vem e a perda de rendi-mentos de cada jovem tra-balhador-estudante, com base numa percentagem do Indexante dos Apoios Sociais e majorando os es-tudantes deslocados, ou seja, aqueles que estudem fora da sua ilha de resi-dência ou a mais de 50 km desta.

A iniciativa irá abranger os estudantes açorianos matriculados em

institui-ções de ensino superior, cujo agregado familiar se encontre numa situação de quebra de rendimen-to decorrente da pande-mia e que sejam residentes na Região Autónoma dos Açores há pelo menos três anos.

Para Vílson Ponte Gomes, “este assunto tem de ser prioritário, para proteger e salvaguardar os inte-resses de todos os jovens universitários Açorianos, independentemente destes se encontrarem a qualifi-car-se no exterior ou na Região, pois queremos que os nossos jovens encarem com otimismo os desafios com somos confrontados”. “Nenhum jovem Açoriano pode ver a sua progressão académica prejudicada ou adiada pelo contexto pan-démico que atravessamos. Não podemos permitir que existam jovens que sus-pendam ou deixam de fre-quentar o ensino superior por falta de recursos”, fi-nalizou o deputado do PS/ Açores, Vílson Ponte Go-mes.

do Código do Trabalho aos

Açores para proteger emprego

e reduzir precariedade

Os jovens à procura do primeiro emprego e os desempregados de longa duração dos Açores vão passar a ter mais proteção e estabilidade no seu pos-to de trabalho, passando a ter um período experi-mental mais curto do que no resto do país.

O período experimental é o período inicial de um contrato de trabalho du-rante o qual o trabalhador pode ser despedido sem ter direito a receber qual-quer indemnização.

Em 2019, PS e PSD, na Assembleia da República, aumentaram o período experimental de três me-ses para seis meme-ses para os trabalhadores à procu-ra do primeiro emprego e para os desempregados de longa duração.

Este aumento do período experimental implemen-tado pelo PS e PSD na Re-pública “discrimina tra-balhadores em função de uma condição de especial fragilidade relativamente à qual não têm

responsa-bilidade: ser jovem ou es-tar desempregado há mais de um ano”.

“Nos Açores, região com maior risco de pobreza e onde a precariedade la-boral é enorme, não po-demos aceitar mais um fator de reforço da preca-riedade”, disse o deputado António Lima, que con-siderou que a aprovação desta proposta “corrige, nos Açores, uma situação de grande injustiça”.

“Em primeiro lugar por-que dada a relação entre pobreza e precariedade e os níveis que estas atin-gem nos Açores podemos considerar que estas são uma característica da re-gião que importa con-trariar e combater com políticas próprias e urgen-temente”, explicou.

A proposta do Bloco de Es-querda foi aprovada com os votos a favor de BE, PSD, CDS, PPM e PAN, com a abstenção do PS e do Chega, e com o voto contra da IL.

AUTOR: ANA MASSA

(9)

Bandeira Azul hasteada em três praias de Vila

Franca do Campo

AUTOR: ANA MASSA

O concelho de Vila

Fran-ca do Campo viu

hastea-da, ontem, nas praias de

Água d’Alto, Prainha e

Vinha d’Areia, a

Bandei-ra Azul, distinção

atribu-ída pela Fundação para

a Educação Ambiental a

praias que cumpram um

conjunto de requisitos de

qualidade ambiental,

se-gurança, bem-estar,

in-fraestruturas de apoio,

informação aos utentes e

sensibilização ambiental.

O edil, Ricardo

Rodri-gues, lembrou que a

qua-lidade das águas para

banhos é alvo de

monito-rização, através de

análi-ses efetuadas de 15 em 15

dias, e sempre que tal se

justifique, a Autarquia

re-alizará mais análises.

Ricardo Rodrigues

apon-tou, também, que o Ilhéu

de Vila Franca do Campo

tem sido alvo de

moni-torização por parte das

Autoridades

responsá-veis, com as últimas cinco

análises a revelarem boa

qualidade da água para

banhos e a permitirem

a abertura das viagens

para o Ilhéu, já a partir

de ontem.

O autarca notou, ainda,

que, na nova aplicação

lançada pelo Município,

para smartphones e

ta-blets, chamada

“Explo-re Vila Franca”, é

possí-vel a consulta da lotação

das praias vigiadas, das

bandeiras e da

eventu-al presença de

águas-vi-vas, cuja atualização

con-ta com a colaboração dos

nadadores-salvadores.

Nas praias vigiadas (as

três distinguidas com a

Bandeira Azul e ainda

a praia do Corpo

San-to), atendendo à situação

pandémica da COVID-19,

sempre que se justifique,

haverá um reforço do

número de

nadadores--salvadores em funções,

por forma a manter uma

maior extensão de praia

vigiada, para que os

uten-tes se possam estender

por todo o areal,

cum-prindo o distanciamento

social, com segurança,

tendo Ricardo Rodrigues

frisado que o

investi-mento na vigilância e

se-gurança das praias no

corrente ano “vai dobrar

aquele que se verificou há

quatro ou cinco anos”,

ul-trapassando os 75 mil

eu-ros.

As praias de Água d’Alto,

Prainha e Vinha d’Areia

também receberam o

tí-tulo de Praia Acessível

– Praia para todos, dado

que cumprem todos os

requisitos de

acessibili-dade e de disponibiliacessibili-dade

de serviços para pessoas

com mobilidade reduzida.

Para além destes

galar-dões, a Praia de Água

d’Alto e Prainha ostentam

a Bandeira Água

Quali-dade de Ouro, galardão

atribuído pela Quercus,

devido à sua

excelen-te qualidade, nos último

quatro anos.

A época balnear do ano

2021 vai prolongar-se até

19 de setembro, em Vila

Franca do Campo.

(10)

para projetos na área da

agricultura e pecuária

Em comunicado, a Secreta-ria Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural refere que já se encontram abertas as candidaturas aos apoios destinados à realiza-ção de ações e projetos de desenvolvimento nos domí-nios da agricultura e pecu-ária, da promoção da saúde e bem-estar animal.

Os apoios, previstos na Re-solução do Conselho do Go-verno n.º 145/2021 de 11 de junho de 2021, destinam-se a entidades públicas e pri-vadas sem fins lucrativos, designadamente, a associa-ções e a organizaassocia-ções socio-económicas e socioprofis-sionais de agricultores.

As candidaturas devem ter em conta objetivos como o apoio à gestão técnica e económica das explora-ções agrícolas; a melhoria das condições de vida e de trabalho dos agricultores; a promoção da seguran-ça alimentar e a proteção do ambiente, do bem-estar animal e das boas práticas agrícolas.

Serão aceites também pro-jetos para a divulgação agrária, técnica e científica, preservação e melhoramen-to genético, promoção e co-mercialização dos produtos regionais e regularização dos mercados.

As despesas elegíveis para efeitos de apoio abrangem encargos com pessoal, in-cluindo aquisição de servi-ços de recursos humanos e consultoria, a aquisição de

pensões integrais para os

ex-funcionários da Base das Lajes

Os partidos da coliga-ção, PSD, CDS-PP e PPM, apresentaram uma pro-posta no parlamento que visa “a reposição integral das pensões dos antigos funcionários da Base das Lajes”, na Ilha Terceira, corrigindo “o tratamen-to discriminatório que os mesmos têm tido”, consi-deraram.

Segundo a deputada social democrata Vânia Ferrei-ra, a alteração pretendi-da “reporta-se a repor, de forma integral, o valor das pensões dos antigos traba-lhadores da Base das Lajes que requereram a aposen-tação entre 2015 e 2018”, explicou.

A parlamentar sublinhou que “por via da reestru-turação promovida pelos Estados Unidos da Amé-rica, os trabalhadores portugueses obrigados a solicitar a aposentação antecipada naquele perío-do estão a ser penalizaperío-dos com cortes nas pensões devido à aplicação do fa-tor de sustentabilidade”, adiantou.

A deputada do PSD/Açores esclareceu que “o fator de sustentabilidade foi criado em 2007, e visava asse-gurar a sustentabilidade

do sistema de Segurança Social, através da penali-zação das reformas ante-cipadas. Pretende-se ago-ra eliminar esse fator de sustentabilidade nos casos de antecipação da idade da pensão de velhice dos antigos trabalhadores da Base das Lajes”, frisou Vâ-nia Ferreira.

Assim, “os pensionistas que tenham requerido a pensão a partir de 1 de ja-neiro de 2015 terão a mes-ma recalculada, com a não aplicação do fator de sus-tentabilidade, e com o va-lor das pensões a entrar em vigor após a aprovação do Orçamento do Estado para 2022”.

“É isso que se pretende, a favor da justiça social e da equidade que o Estado deve assumir, acabando com a atual discriminação entre trabalhadores”, de-fendeu Vânia Ferreira. Recorde-se que, entre se-tembro de 2015 e março de 2016, foram mais de 400 os trabalhadores por-tugueses a deixar a Base das Lajes, através de resci-sões por mútuo acordo, na sequência da redução do efetivo norte-americano de 650 para 165 militares.

AUTOR: ANA MASSA

PUB.

bens e serviços correntes e de capital, os encargos financei-ros relacionados com a ante-cipação do pagamento do pré-mio aos produtos lácteos e/ou relacionados com as operações de locação financeira, assim como as despesas com aqui-sição de bens de equipamento em estado de uso.

O acesso aos formulários de candidatura, bem como a res-petiva entrega, acompanhada de todos os documentos exi-gidos, deve ser efetuada por via eletrónica, através do en-dereço https://e-form.azores. gov.pt/apoioagrpec2021, sendo o prazo de entrega de 20 dias seguidos contados a partir desta data.

Os apoios financeiros são atri-buídos por portaria do mem-bro do Governo Regional competente nas áreas da agri-cultura e do desenvolvimento rural e formalizados através de contratos-programa.

(11)

CDS-PP defende maior eficiência da rede de transporte

de mercadorias na Região

Catarina Cabeceiras, presi-dente do Grupo Parlamentar do CDS-PP Açores, reiterou nesta quarta-feira a necessi-dade de realizar um estudo de viabilidade económica, de di-ferentes modelos de transpor-te marítimo de mercadorias. “De pouco ou nada servem os incentivos, quer ao escoamen-to dos produescoamen-tos, quer à im-portação de fatores de produ-ção, se a rede de transportes não for capaz de dar garantias de uma resposta eficiente”, declarou a deputada, aludin-do às “recorrentes queixas dos nossos empresários sobre as dificuldades que sentem quanto ao escoamento dos produtos da pesca, da agricul-tura e da pecuária, bem como quanto aos atrasos verifica-dos na receção da mercadoria, ora por falta de capacidade de carga dos aviões, ora porque os horários não estão devida-mente articulados, ora porque simplesmente o navio não es-cala e os produtos perecíveis não chegam nas devidas con-dições. É este paradigma que é urgente inverter”.

A deputada recordou que o CDS-PP apresentou em outu-bro de 2015, pela primeira vez na Assembleia Legislativa dos Açores, a iniciativa “Mode-lo Alternativo de Transporte Marítimo de Mercadoria nos Açores”, tornando a apresen-tá-la em março de 2018, tendo a mesma sido chumbada em ambas as vezes pelo Partido Socialista. “Mas como esta-mos convictos da pertinência deste estudo para a nossa Re-gião, o CDS-PP tornou a apre-sentar a iniciativa em março deste ano”.

A líder parlamentar

mencio-porte de carga aérea. Aliás, o próprio Conselho de Adminis-tração da SATA, na prepara-ção do seu plano de estrutura-ção e na procura de viabilizar economicamente a empresa, avaliou o transporte de mer-cadorias para o exterior da Região, tendo sido nesse pro-cesso que se verificou que a verdadeira oportunidade es-tava no mercado interno e na rápida circulação de bens pe-recíveis. É, portanto, urgente garantir a capacidade de car-ga aérea e o transporte atem-pado da mesma”, concluiu Ca-tarina Cabeceiras.

nou “a satisfação com que vimos plasmado no Programa do XIII Gover-no o objetivo estratégico de melhorar o transporte de mercadorias, objetivo este assente em assegu-rar o transporte de bens com uma regularidade, previsibilidade e custo adequado, fatores funda-mentais para as nossas empresas”. “Precisamos que os nossos empresá-rios do Corvo recebam as suas mercadorias, que os das Flores exportem a sua carne, que os de São Jorge escoem o seu pes-cado e o seu queijo, ou os da Graciosa os seus hor-tofrutícolas, com a máxi-ma rapidez possível, pois muitas são as vezes em que o grau de frescura é sinónimo de maior valo-rização, e também assim gerando uma maior dina-mização do mercado in-terno com os nossos pro-dutos”.

O CDS-PP não se fica, porém, pelo transporte marítimo de

mercado-rias: “desde há muito que temos defendido como fundamental a aquisição de um avião cargueiro. Já em 2009, propusemos, em sede de Plano e Orça-mento, um estudo de im-pacto e viabilidade para a sua aquisição ao serviço da Região, tendo insistido neste ponto em anos pos-teriores”.

No âmbito do transporte de passageiros, o CDS-PP saudou o Governo Regio-nal, pois “mesmo com as reticências de muitos, im-plementou a Tarifa Aço-res, medida estruturan-te para a mobilidade dos açorianos e para a dina-mização do nosso merca-do interno, num verda-deiro fomento à coesão regional”.

“Estamos, contudo, cien-tes que o aumento da procura nas viagens aé-reas inter-ilhas, em vir-tude da entrada em vigor desta tarifa, trará como consequência o eventu-al condicionamento da disponibilidade de

trans-PUB.

(12)

“Pressão contínua” do Governo dos Açores nas

instâncias europeias garante reforço da vacinação

O líder parlamentar do

PSD/Açores afirmou hoje

que a “pressão contínua”

do Governo Regional

jun-to das instâncias

euro-peias conduziu ao reforço

da vacinação em todas as

ilhas, assegurando uma

“diferenciação positiva”

do arquipélago.

“Foi a pressão contínua

por parte do Governo

Regional junto das

ins-tâncias europeias, com a

argumentação de que os

Açores como Região

Ul-traperiférica, isolada a

meio do Atlântico Norte

e com ilhas sem hospital,

tinha de ser

obrigatoria-mente objeto de uma

di-ferenciação positiva no

processo de combate à

pandemia da COVID-19,

o que permitiu acelerar a

cadência de vacinação dos

nossos concidadãos”,

dis-se Pedro do Nascimento

Cabral, numa declaração

política feita no plenário

da Assembleia Legislativa.

Segundo o presidente da

bancada

social-demo-crata, foi a ação do

Exe-cutivo da coligação PSD/

CDS-PP/PPM que levou ao

reconhecimento de uma

“diferenciação positiva

dos Açores no combate à

pandemia por parte do

Governo da República,

que determinou a vinda

do coordenador nacional

AUTOR: SARA BORGES

de vacinação,

Vice-Almi-rante Gouveia e Melo, e

uma equipa militar para,

ao nosso lado, acelerar o

processo”.

“O senhor Vice-Almirante

reconheceu que os Açores

tinham tido ‘alguma

des-vantagem’ no processo de

vacinação em curso, em

termos comparativos com

o continente, desmentindo

assim as declarações feitas

na véspera pelo presidente

do Partido Socialista dos

Açores, deputado Vasco

Cordeiro”, frisou.

Pedro do Nascimento

Ca-bral destacou também a

“nítida dissonância” entre

as declarações de vários

deputados do PS, que se

congratularam com a

vaci-nação em massa nas ilhas

sem hospital, e as de Vasco

Cordeiro, que exigiu que

deveria ser dada

priorida-de a São Miguel.

“Vários deputados

socia-listas reconheceram que o

processo de vacinação

con-tra a COVID-19 melhorou

substancialmente na

Re-gião, em nítida

dissonân-cia com as declarações do

presidente do PS/Açores,

deputado Vasco Cordeiro

que, ao contrário do que

decidiu com a

distribui-ção de máscaras sociais

em 2020, priorizando ilhas

sem casos e sem hospital,

veio agora, numa atitude

manifestamente

eleitora-lista, defender o reforço de

vacinação da ilha de São

Miguel, quando, conforme

o próprio sabe, esta

vaci-nação está em curso e em

ritmo crescente”, frisou.

Para o líder

parlamen-tar do PSD/Açores, o

pre-sidente do PS/Açores, ao

contrário da postura

“so-lidária” dos partidos da

oposição em 2020, “decide

não devolver esta mesma

solidariedade e mergulha,

de forma politicamente

ir-responsável, na espuma

dos dias, com o objetivo de

procurar retirar

dividen-dos políticos do combate à

pandemia para as

próxi-mas eleições autárquicas”.

(13)

sentido de melhorar o serviço prestado pelos CTT na Região

Lara Martinho, deputada do

Partido Socialista dos Aço-res à Assembleia da Repúbli-ca, apresentou à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), um conjunto de cinco recomendações que per-mitem avaliar e contribuir para melhorar a atual degra-dação dos serviços prestados pelos CTT na Região.

Sugerindo ser “fundamen-tal que haja o mesmo grau de exigência na determinação de objetivos no que respeita aos indicadores de qualidade no desempenho dos CTT em Por-tugal Continental, bem como nas Regiões, mas com indica-ção de desempenho por ilhas”, a parlamentar recomendou ainda que se “reconsidere os prazos exigidos para reenca-minhamento de encomendas, para que os mesmos sejam substancialmente reduzidos”. Lara Martinho indicou tam-bém a implementação do controlo dos prazos de entre-ga das encomendas expedi-das por correio internacional, para as Regiões; a obrigação de existência de desalfande-gamento nas ilhas Terceira e Faial e uma melhoria signifi-cativa dos prazos de entrega das encomendas e dos servi-ços prestados.

A parlamentar, que interpela-va o presidente da ANACOM, em audição regimental, re-cordou que no que concerne ao prazo na entrega de enco-mendas, quer nacionais, quer internacionais, a degradação dos serviços prestados na Re-gião “continua a ser ampla-mente sentida em todas as

Em resposta, João Cadete de Matos referiu que “os Açores é, sem dúvida, um dos terri-tórios do país que necessita de beneficiar de igualdade nas condições de cobertura do ter-ritório, quer em relação aos serviços postais, quer em re-lação à rede móvel, autonomi-zando, nesse sentido, os indi-cadores do serviço postal nas Regiões Autónomas, dadas as dificuldades do transporte aé-reo e inter-ilhas para melhor medir a qualidade do serviço, e estes indicadores foram os que maior deterioração senti-ram”.

Para o presidente da ANA-COM, e na renegociação do contrato de concessão do ser-viço postal, a qualidade do serviço prestado deve ser um dos fatores a ter em conta. E, acrescentou, “registamos as recomendações da Deputada Lara Martinho, mesmo a ilha mais distante não deve ser es-quecida”.

Relativamente aos cabos sub-marinos, o responsável res-salvou a importância de que os investimentos sejam inicia-dos, considerando a relevância destes cabos serem dotados de detetores de sismos e que per-mitam a investigação científi-ca e proteção do ambiente. “A cobertura é de facto uma prioridade muito importante da ação da ANACOM. O ca-lendário é para ser cumprido e as metas para 2023 e 2025 são para serem cumpridas. Os detentores dessas licenças terão de cumprir essas obri-gações em menor espaço de tempo”, considerou.

ilhas dos Açores”, atrasos que, no caso de correio internacional, se revelam ainda mais acentuados em determinadas ilhas, situação que não se regis-tava antes da reorganiza-ção logística que eliminou os postos de desalfande-gamento de Angra do He-roísmo e da Horta.

Para a vice-presidente do GPPS, “com o fim do pro-cesso de desalfandega-mento nas ilhas Terceira e Faial, e a sua concen-tração na ilha de São Mi-guel e em Lisboa, houve uma degradação substan-cial dos prazos de entre-ga, com graves prejuízos para os açorianos e para as empresas açorianas”. Assim, e questionando sobre as medidas que es-tão a ser tomadas junto dos CTT no sentido de resolver estes constran-gimentos, Lara Martinho defendeu ser fundamen-tal que a renegociação do contrato de concessão do serviço postal “elimi-ne as constantes queixas que os açorianos fazem sobre o serviço prestado

pelos CTT”, dando como exemplo os dados do 1º trimestre deste ano, que revelam um aumento de reclamações em 126% Já ao nível das falhas no serviço de rede móvel e internet na Região, a par-lamentar recordou ser uma reivindicação dos deputados Socialistas que “o atual leilão tem de servir para corrigir es-tas falhas de cobertura que sentimos nos Aço-res”, questionando nessa medida se ainda se man-tém o calendário previs-to para a obrigação de cobertura de 75% (até ao final de 2023) e de 90% (até ao final de 2025) da população de cada uma das freguesias dos Aço-res.

A socialista questionou ainda sobre o novo cabo submarino, perguntan-do como pode contribuir para o objetivo da ANA-COM, de “potenciar novos serviços e permitir maior conhecimento ao nível de deteção sísmica, da prote-ção ambiental e da inves-tigação científica”.

(14)

Chega defende um modelo de transportes

nos Açores “eficaz e economicamente

sustentável”

Carlos Furtado, líder do Grupo Parlamen-tar do Chega, advogou, hoje, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA) que o mo-delo de transportes de mercadorias e pas-sageiros, via aérea ou marítima, “deve ser uma preocupação de todos os grupos parla-mentares”, defenden-do que “é necessário encontrar-se uma so-lução viável, eficaz e economicamente sus-tentável”.

Para o líder, é “impe-rioso que o transpor-te de carga aérea de pessoas e mercadorias seja funcional e econo-micamente rentável”, porque, explicou, “na história da aviação nos Açores já assistimos a factos desagradáveis como aviões que fo-ram contratualizados com rotas que depois foram criadas para justificar a presença destes mesmos aviões e que se revelaram

de-sastrosas, tendo sido igualmente desastro-sas as contas da com-panhia aérea regio-nal”.

Referindo-se à pro-posta do CDS/PP que defende a aquisição de um avião cargueiro pela Região, o depu-tado considera que a avançar-se com esta solução que a mesma “deverá ser feita com alguma moderação e equilíbrio”, de modo a que “não sejam os aço-rianos, de forma dire-ta ou indiredire-ta, a pa-garem a fatura de um modelo de transporte aéreo de cargueiro que poderá não ser rentá-vel”.

No entender de Carlos Furtado, a aquisição de um avião carguei-ro deverá ser pensada de uma forma “séria e objetiva”, consideran-do que, nunca fase ini-cial, dever-se-ia optar pelo aluguer “de uma estrutura que possa, de forma experimen-tal, fazer com que

per-cebamos se este mode-lo de transporte tem potencial, averiguar o custo real que isso re-presenta porque, caso contrário, a dita co-esão territorial pode significar uma carga adicional de custos a todos os açorianos”, frisou.

Por outro lado, consi-dera que o aumento que se tem verificado na procura das via-gens aéreas inter-i-lhas, em virtude da entrada em vigor da Tarifa Açores, “deverá ser um facto a ter em conta, na construção de uma solução inte-grada de transportes regionais de passa-geiros e cargas, uma vez que a necessida-de necessida-de mais aeronaves para estes dois tipos de transportes, tanto quanto possível, de-vem ser integradas e concertadas de forma a maximizar os recur-sos e reduzir os custos de operacionalidade”.

Presidente do

Governo deseja

sucesso à nova

administração da

Portos dos Açores

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, desejou hoje sucesso à nova administração da Portos dos Açores, liderada pelo Capi-tão-Tenente Rui Terra.

Falando na cidade da Horta, após a tomada de posse da nova adminis-tração, José Manuel Bolieiro destacou o papel da Portos dos Açores quer em “matéria da estratégia de coesão ter-ritorial e da ligação fundamental por via marítima” entre as ilhas dos Aço-res quer pela sua “gestão de infraes-truturas portuárias” da Região.

O governante deixou um “voto de confiança” na nova administração, presidida por Rui Terra e que tem como vogais Maria de Mesquita Sousa Lima e Luis Manuel Pinheiro Macha-do da Luz.

Para o Presidente do Governo, a ma-nutenção de um vogal, Luís Machado da Luz, deixa garantias de “experiên-cia adquirida na gestão anterior”, que se juntará aos dois novos nomes, am-bos com “elevadíssimo e diferenciado nível curricular”.

“Queremos introduzir capacidade ino-vadora, reformista, máxima eficácia na execução dos encargos que a em-presa tem”, acrescentou José Manuel Bolieiro, para quem o “conjunto de de-safios” que a nova administração terá de levar por diante não podem ser descurados.

AUTOR: ANA MASSA AUTOR: SOFIA CORDEIRO

(15)

certificados digitais Covid

Portugal começou esta quarta-feira a emitir os pri-meiros certificados digitais para pessoas vacinadas con-tra a Covid-19 e, a partir de amanhã, será possível obter os outros tipos de passapor-tes que comprovam que a pessoa está inoculada/rece-beu uma dose, foi testada e está negativa ou teve a do-ença mas recuperou.

Os três tipos de certificado (vacinação, teste ou recupe-ração) podem ser requisita-dos através do portal online do SNS 24, de acordo com os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Os SPMS detalham que, para fazer esse pedido, o ci-dadão deve aceder ao por-tal, seguir as instruções que surgem no ecrã, selecionar o tipo de certificado e, depois da validação do pedido, o documento será disponibi-lizado quer em português quer em inglês, através de email por exemplo.

No caso do certificado de testagem, abrange apenas o teste molecular de ampli-ficação de ácidos nucleicos

(TAAN). Ou seja, RT-PCR, RT-PCR em tempo real, mas “brevemente” vai ser pos-sível obter os certificados para os testes rápidos, bem como obtê-los noutras plata-formas.

“O sistema de verificação do certificado digital, através de uma aplicação móvel de leitura, encontra-se em fase de conclusão de testes-piloto e de interoperabilidade com os sistemas dos demais paí-ses da União Europeia”, de-talha a entidade prestadora de serviços ao Serviço Na-cional de Saúde.

Na segunda-feira, aquando da aprovação do certificado europeu, o primeiro-minis-tro referiu que este docu-mento cria uma “oportuni-dade de viajar em liber“oportuni-dade e em segurança”.

“Temos agora a oportunida-de oportunida-de viajar em liberdaoportunida-de e em segurança, mas sempre respeitando as normas de segurança, porque é preciso continuar a combater esta pandemia”, disse António Costa, em Bruxelas.

AUTOR: SARA BORGES

AUTOR: SOFIA CORDEIRO

CNE defende

reorganização do

secundário e algumas

disciplinas em ensino

remoto

O Conselho Nacional de Educação (CNE) re-comendou ao Governo português que estude a hipótese de os alunos escolherem apenas no 11.º ano a via que que-rem seguir e que, nas zonas sem oferta edu-cativa, possam ter al-gumas disciplinas à dis-tância.

Estas são duas das re-comendações feitas pelo Conselho Nacional de Educação com o objetivo de reduzir, nas escolas, os impactos socioedu-cativos da pandemia e potenciar o desenvol-vimento e o progresso na aprendizagem das crianças e jovens.

“Embora não se devam aproveitar as situações excecionais para imple-mentar profundas alte-rações no funcionamen-to social, essas mesmas situações excecionais podem ser a alavanca para essas mudanças”, explicam os relatores, acrescentando que as recomendações visam medidas imediatas que

podem “inspirar as es-colas” e medidas a mé-dio prazo que requerem “vontade política” e a “colaboração e partici-pação de todos os par-ceiros educativos”.

O CNE aconselha então ao Governo que estude a reorganização do en-sino secundário de for-ma a for-manter “o 10.º ano mais livre e transversal aos diferentes percursos de conclusão do ensino obrigatório, relegando para os 11.º e 12.º anos a escolha das vias de con-clusão e acesso ao ensi-no superior”.

Nos dois últimos anos do ensino obrigatório pode haver “flexibilida-de e permeabilida“flexibilida-de en-tre os diversos desenhos curriculares e recurso à modalidade de ensino híbrido”, ou seja, entre o ensino presencial e o ensino remoto, lê-se no documento “Reflexões” sobre A Escola no pós--pandemia: desafios e estratégias”, aprovado a 09 de junho. PUB.

(16)

Custo dos medicamentos é a principal dificuldade

de acesso à Saúde

De acordo com o relatório “Acesso a cuidados de saúde — As escolhas dos cidadãos 2020”, a situação melhorou e entre 2017 e 2020 passou, em média, de 10,7% para 5,4% a propor-ção de pessoas que deixou de comprar medicamentos de que necessitava, pelo menos uma vez no ano.

Todavia, há desigualdades so-cioeconómicas relevantes e a percentagem aumentou de 11% para 15% na classe socioeconó-mica mais baixa.

O mesmo aconteceu quando se perguntou quem deixou de ir a uma consulta médica ou de fa-zer um exame por falta de di-nheiro, com um aumento de 7% (2017) para 10% (2019) na classe socioeconómica mais baixa. “Apesar do esforço que tem sido feito em termos de políticas pú-blicas de baixar os preços dos medicamentos, a verdade é que continua a ser o elemento cen-tral da despesa das pessoas quando vão a uma consulta, em termos de pagamentos diretos (…) e tem esse aspeto de acabar por ser bastante mais pesado nas famílias com menores ren-dimentos, o que é natural”, dis-se o autor do relatório, Pedro Pita Barros.

O estudo, que resulta de uma parceria da Fundação “la Caixa” com o BPI e a Nova SBE, refere que, apesar de existirem desi-gualdades socioeconómicas na doença, o acesso ao sistema de

saúde é similar para toda a população e que a deci-são de primeiro contacto tem poucas barreiras de acesso.

O relatório mostra ain-da que não houve uma “fuga” do SNS para o setor privado, mas sim “uma reconfiguração dentro de cada setor nos últimos anos”.

“A única fuga que encon-tramos no último ano foi as pessoas deixarem de ir às urgências e escolhe-rem outra forma de con-tacto. (…) O que temos é uma reconfiguração dentro das escolhas dos sistemas, que é algo que o Estado tem estado pre-sente ao longo da última década”, disse o autor do relatório.

Em 2020, a “fuga” foi das urgências hospitalares, públicas e privadas, para outro ponto de contacto dentro do mesmo setor, pois houve menor procu-ra de urgência por receio da pandemia.

A proporção de pesso-as que referiu a urgência hospitalar como primei-ro ponto de contacto com o sistema de saúde caiu de 41,1% em 2019 para 32,2% em 2020 no se-tor público e de 5% para 2,1% no setor privado, indica o relatório.

A pandemia trouxe duas novas “barreiras de aces-so” ao SNS: o receio de ir ao sistema de saúde por causa da covid-19, refe-rida por 15% das pesso-as inquiridpesso-as no estudo,

e o cancelamento de um agendamento por inicia-tiva do prestador, apon-tado por 20% dos entre-vistados.

Os mais idosos e as clas-ses socioeconómicas mais baixas indicaram maior receio. Os cance-lamentos por iniciativa do prestador afetaram igualmente todas as clas-ses socioeconómicas. Contudo, os mais idosos, tendo mais consultas marcadas, foram tam-bém mais afetados.

Apesar do receio que se gerou, continua a existir confiança nos serviços de saúde, sendo que os que mais se isolaram duran-te a pandemia não têm mais receio de ir ao siste-ma de saúde.

AUTOR: ANA MASSA

(17)

se para suspender

teletrabalho obrigatório

O teletrabalho deverá deixar de ser obrigatório na Alemanha já a partir do próximo mês. O che-fe de gabinete de Angela Merkel revelou esta quar-ta-feira que o país não irá estender esta medida para lá do final de junho, segundo avança a agência Reuters.

Isto significa que as em-presas poderão voltar a decidir em que casos é que os funcionários po-dem ou não trabalhar re-motamente, consoante as funções desempenhadas, por exemplo.

O teletrabalho obrigató-rio teve início em janeiro, ancorado numa lei criada como “travão de emer-gência” que permite ao governo alemão impor medidas de confinamen-to caso a taxa de infeção fique acima de determi-nado padrão previamente estabelecido.

No entanto, segundo Hel-ge Braun, braço direito de Angela Merkel, com a di-minuição do número de novos casos confirmados de infeção, “não deverá ser necessário prolongar o teletrabalho obrigató-rio”. “O travão de emer-gência não será alargado porque temos uma situ-ação favorável neste mo-mento”, afirmou o che-fe de gabinete ao jornal WirtschaftsWoche.

A Alemanha tem vindo a suavizar as restrições ao longo das últimas seis semanas, acompanhan-do o recuo acompanhan-do número de infeções provocadas pelo novo coronavírus no país. Helge Braun alerta, po-rém, que a medida pode-rá ter de ser recuperada no outono, dependendo do progresso do plano de vacinação e da propaga-ção de novas variantes.

obrigatória face à situação

epidemiológica na Rússia

Sergey Sobyanin, pre-sidente da Câmara de Moscovo, anunciou hoje a obrigatoriedade da va-cinação contra o covid-19 para todos os funcionários do setor de serviços, de forma a contrariar uma “dramática” evolução epi-demiológica.

“Devemos simplesmente fazer de tudo para vacinar em massa o mais rapida-mente possível, parar esta terrível doença e acabar com a morte de milhares de pessoas”, afirmou Ser-gey Sobyanin.

Face ao aumento do nú-mero de casos, o autarca já tinha declarado uma paragem do trabalho du-rante esta semana para lutar contra a evolução do vírus. Atualmente, 12.000 pessoas estão hospitaliza-das em Moscovo devido à doença.

“A morbidade está ao nível do auge do final de 2020”, observou, referindo-se à segunda vaga mortal da pandemia na Rússia.

Este anúncio da obrigato-riedade de vacinação con-tra a covid-19 é o primeiro na Rússia e vai contra a posição que tem sido de-fendida por Vladimir Pu-tin, que, ao apelar aos rus-sos para serem vacinados, disse ser contra qualquer medida obrigatória.

A evolução da situação em Moscovo, onde habitam entre 12 e 13 milhões de pessoas, levou Sobyanin a impor a vacinação, já que, segundo o próprio, apenas 1,8 milhões de moradores da capital estão vacinados. A Rússia contabilizou 13.397 novos casos nas úl-timas 24 horas e 395 mor-tes, das quais Moscovo re-gistou 5.782 infeções e 75 óbitos.

Apesar de estar disponí-vel desde o final de 2020, a vacina russa Sputnik V é evitada pelos russos que desconfiam do fármaco desenvolvido pelas autori-dades.

AUTOR: SARA BORGES

AUTOR: ANA MASSA

AUTOR: SOFIA CORDEIRO

França acaba

com máscara

no exterior e

com recolher

obrigatório

junho e o recolher obrigató-rio às 23:00 acaba no dia 21 de junho, anunciou hoje o primeiro-ministro francês, Jean Castex.

“O recolher obrigatório às 23:00, que se devia aplicar até dia 30 de junho, deve acabar a partir deste do-mingo, seis dias antes da data prevista”, disse hoje o primeiro-ministro após o Conselho de Ministros que decorreu esta manhã.

As duas decisões vêm no seguimento de várias se-manas consecutivas de de-créscimo de novos casos e de casos graves de covid-19 nos hospitais franceses.

A obrigação de utilização da máscara no exterior vai terminar já na quinta-feira, mas a máscara continua a ser obrigatória dentro de todos os espaços fechados. O primeiro-ministro pediu ainda aos franceses que se

vacinem, após as autori-dades terem encurtado o período de espera entre a primeira e segunda dose da vacina para três semanas. Também os jovens entre 12 e 17 anos já se podem vaci-nar.

Morreram em França des-de o início da pandes-demia 110.563 pessoas e foram de-tetados 5.744.589 casos. O uso de máscara no

exte-rior deixa de ser obrigatório em França a partir de 17 de

(18)

NOREVISTA.PT

NOREVISTAoficial

WWW.NOREVISTA.PT

DIARIAMENTE A

Referências

Documentos relacionados

diversos são os fatores que corroboram para que o professor assuma a postura de rejeição ao trabalho com os alunos incluídos: despreparo profissional para trabalhar com

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

A elaboração do planejamento da escola necessita da participação dos diversos atores da comunidade escolar e do compartilhamento de ideias e opiniões. Cada comunidade escolar

Sobre essa questão, Brooke (2008) entende que se trata de uma “ implementação de políticas de responsabilização escolar baseadas em medidas de desempenho de alunos

To demonstrate that SeLFIES can cater to even the lowest income and least financially trained individuals in Brazil, consider the following SeLFIES design as first articulated

A Fraternidade, assim, aplicada às questões de identidade de gênero, e em especial às identidades “trans” funcionará como uma possibilidade real de reconhecimento

Estes autores citam que algumas ideias que apareceram no passado e inclusive propostas atualmente no Brasil, como a de que o sistema de capitalização é sempre mais