• Nenhum resultado encontrado

BOTÃO DE PÂNICO? Por que contar com um

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BOTÃO DE PÂNICO? Por que contar com um"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)
(2)

Assaltos, latrocínios, desconfiança, sequestro relâmpago, perda de motoristas, esse é o dia a dia de um motorista de táxi ou de aplicativo como 99, Uber ou Cabify entre outros que se propõe ao transporte de pessoas.

Alguns motoristas, que não acreditam que terão rápido atendimento em caso de emergência, deixam celulares em porta malas, ou ainda um outro celular a disposição do ladrão.

Mas como desmobilizar esses criminosos antes mesmo de cometerem malfeitos? Fazendo com que eles acreditem em uma rápida resposta por parte da segurança, isso, claro, sem colocar em risco a vida do motorista. E isso somente é possível com um botão de pânico discreto e longe da vista dos criminosos.

(3)

Há algumas iniciativas, louváveis, como espalhar câmeras de segurança no interior do veículo, algumas, inclusive, contam com uma espécie de botão de pânico embutido. O problema dessa funcionalidade é a exposição do motorista na tentativa de pressionar o botão. Qualquer movimento pode causar uma reação do criminoso e as consequências são imprevisíveis.

Dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) mostram que, em média, a cada 82 horas, um motorista de transporte por aplicativo é vítima de roubo com restrição de liberdade na capital do país. Em 2019, 107 desses profissionais sofreram um sequestro. O número é 181% maior se comparado a igual período de 2018, quando houve 38 registros. As tentativas de latrocínio também aumentaram 22% no mesmo período.

Com o Botão de Pânico direcionado para o uso profissional de motoristas, a segurança aumenta, e as práticas criminosas tendem a diminuir sensivelmente. Os criminosos não querem se expor.

(4)

Por que contar com um

BOTÃO DE PÂNICO?

Diferentes tipos de crise podem ocorrer no local de trabalho. Casos como problemas de saúde ou ameaças verbais, perseguição, agressões, assédio ou até situações como atirador ativo seja por assalto ou outro tipo de situação.

As ações do agressor podem surgir de uma ameaça externa ou de uma fonte interna. Locais de alta crimi-nalidade e violência costumam ser visados porque são considerados um “alvo fácil”. As chances de uma ocorrência são 56% maiores em áreas com pouca ou nenhuma pro-teção do que em instalações com medidas de segurança ideais.

Nos Estados Unidos, o FBI diz que as vítimas potenciais devem ser preparadas por cerca de 5-7 minu-tos antes da chegada da aplicação da lei, no Brasil, as empresas que não contam com o apoio de uma segurança privada, podem espe-rar entre 30 minutos até mesmo duas horas.

(5)

Essa janela de tempo parecerá uma eternidade no meio de uma ocorrência movida a adrenalina e o medo da morte. O primeiro minuto durante uma crise contínua é o mais importante e decisivo para o resultado final. Não há segunda chance, por isso é fundamental possuir um Plano de Ação de Emergência robusto, com resposta rápida e que, principalmente, desestimule os criminosos a ação antes mesmo dela começar.

Com um sistema de botão de pânico, você pode informar e mobilizar ações sobre um potencial crime de maneira quase instantânea e sem perigo à vida.

Uma resposta rápida e um plano organizado pode salvar vidas!

(6)

Por que funcionários com a tecnologia

Botão de pânico portátil é

(7)

Os funcionários são frequentemente confrontados com riscos impre-vistos no trabalho e a violência no local de trabalho parece ser uma tendência preocupante no Brasil.

Quase 2 milhões de trabalhadores relatam terem sido vítimas de vio-lência no local de trabalho todos os anos, seja por assaltos, agressões ou roubos. Para trabalhadores externos, como motoristas de aplicati-vos, taxistas, entregadores, vendedores, seguranças privados, etc, es-ses riscos são ainda mais difíceis de mitigar sem um apoio tecnológico confiável e resistente.

Com o apoio de um Botão de Pânico, caso eles se deparem com uma emergência, conseguem chamar por ajuda sem colocar a própria vida ainda mais em risco.

Com o Botão de pânico portátil, um trabalhador pode discretamente pedir ajuda, sem nem mesmo quebrar o contato visual, trazendo tran-quilidade para a situação e sem se expor ainda mais ao risco.

Alguns casos vem chamando a atenção da criminalidade, caixas femi-ninas de farmácias, por exemplo, se tornaram um dos alvos prediletos para os criminosos que acreditam que elas enfrentam menor resistên-cia no momento da abordagem.

(8)

Muitos empregadores pedem a seus funcionários que utilizem seus telefones celulares pessoais ou comerciais para solicitar assistência quando necessário.

Infelizmente, os telefones celulares não são uma forma confiável de pedir ajuda ao enfrentar uma situação de emergência.

Por que um Botão de pânico portátil e

não um telefone celular

(9)

Em primeiro lugar, o telefone celular nem sempre pode estar com a pessoa. Quando alguém enfrenta uma ameaça, correr para chegar ao celular não será uma opção viável e pode inclusive se tornar muito perigosa. Quando um criminoso, por exemplo, se sente ameaçado pode tomar atitudes como disparar uma arma e ferir a vítima, até mesmo de maneira fatal.

Agora imagine um motorista de aplicativo ou ainda uma atendente de joalheria, não há a menor possibilidade de usar o telefone de maneira segura e discreta, sem colocar em risco a própria vida.

O Botão de pânico portátil é projetado para ser discreto e ficar escondido no bolso, no chaveiro, enfim, de modo que não pareça com um alarme. Discretamente, o funcionário pode acioná-lo e a partir daí somente manter a calma e esperar por ajuda. Com a solução ztrax é possível que seja configurado a emissão ou não de alertas sonoros, claro, mantendo em segurança e sigilo quem disparou o alarme.

(10)

Por que escolher o

Chegou a hora de você conhecer

o ztrax Personal

BOTÃO DE PÂNICO ZTRAX?

A ztrax, a mais conhecida e confiável tecnologia de monitoramento de pessoas e equipes do mercado brasileiro, inova mais uma vez e lança o disruptivo Botão

de pânico portátil.

Em sua versão tradicional, bastante difundida em lojas, agências bancárias, empresas, etc, normalmente escondidos abaixo do balcão, já se tornou algo conhecido pelos criminosos e, o fato de ser fixo, o transformou em algo limitado.

Pensando em todas essas nuances, a ztrax expandiu muito mais esta funcionalidade através da combinação de tecnologias, permitindo não somente a geração de um alarme de maneira discreta e portátil, mas também o acompanhamento da presença de pessoas em determinados ambientes e, até o registro de passagem em diferentes locais.

(11)

ALGUMAS DAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO

ZTRAX PERSONAL SÃO:

• Monitoramento de pessoas ou

equipes;

• Posicionamento em tempo real; • Proximidade ou afastamento

de um ambiente;

• Botão de pânico portátil

O ZTRAX PERSONAL: uma alternativa eficiente de

acionamento de pânico, para quem?

• Empresas de Monitoramento e

Segurança;

• Portarias de Condomínios

residenciais ou corporativos;

• Lojistas de diversos segmentos

(padarias, farmácias, joalherias, lotéricas, etc.);

• Cooperativas de táxi, empresas

de aplicativos de transporte;

• Equipes de segurança pessoal

(guarda-costas, VSPP, escoltas, etc.)

(12)

Botão de Pânico ztrax?

(13)

Possui bateria recarregável com duração de até 36 horas e uma es-trutura robusta que suporta quedas de até 2 metros. Uma única UPR pode se comunicar com até 10 beacons simultaneamente, permitindo monitorar um grupo de pessoas dentro do mesmo ambiente em uma distância de 10m.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ZTRAX PERSONAL

• Flexível, portátil e de fácil utilização;

• Equipamento portátil e sem necessidade de instalação; • Bateria de longa duração para Beacons e UPR;

• Uma UPR pode ler vários beacons ao mesmo tempo;

• Redundância (se uma falhar outra assume) de comunicação na UPR; • Junto com a contratação do sistema ztrax, funções como o Sempre

Alerta e rastreamento em tempo real.

O QUE É O BEACON?

A UPR é um equipamento que opera nas redes celulares e que também possui um módulo de localização por GPS po-dendo indicar de forma contínua uma posição, como o de uma pessoa, por exemplo. Sua comunicação com o Beacon é constante podendo gerar alarmes em caso de afastamen-to da UPR.

O QUE É A UPR?

O Beacon é uma unidade portátil que pode ser usada no bol-so ou em um chaveiro e, possibilita um acionamento discre-to, sem que seja necessário estar numa posição pré-deter-minada. Ainda que use uma bateria, ela tem duração média de 1 ano.

O ZTRAX PERSONAL É COMPOSTO POR DUAS UNIDADES:

• Beacon para acionamento de Pânico;

(14)

A utilização do ztrax Personal com a opção de Botão de Pânico, pode ser um importante aliado na segurança dos funcionários, que têm à mão um recurso móvel para alertar a segurança em casos de ação criminosa.

• Portátil e sem necessidade de instalação • Totalmente remoto dentro do ambiente

• Uma UPR pode ler vários beacons ao mesmo tempo • Alerta de presença ou saída da loja de funcionários que

estejam com o beacon

QUAIS SÃO ALGUMAS DAS APLICAÇÕES

POSSÍVEIS DO ZTRAX PERSONAL?

(15)

A aplicação ztrax Personal para portarias é vol-tada a garantir o trabalho e a segurança de por-tarias e postos avançados 24h. Com o “Sempre Alerta” embarcado, e o avançado e seguro Bo-tão de Pânico ztrax para casos de emergência, há maior tranquilidade por parte dos condômi-nos com relação ao serviço prestado.

A aplicação SEMPRE ALERTA possui disparos aleatórios e seu monitoramento traz métricas como horário de disparo, tempo de demora para desarme, e o local em que o segurança/porteiro estava quando desarmou o alerta.

Além disso, alertas de aviso de saída do posto de trabalho através de cercas vir-tuais ou beacons, gerando alarmes no momento do abandono do posto e até a localização do deslocamento em ambientes abertos

CONFIRA OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DO ZTRAX PERSONAL PARA PORTARIAS.

• Solução portátil e sem necessidade de instalação; • Totalmente remoto dentro do ambiente

• Uma UPR pode ler vários beacons ao mesmo tempo

• Alerta de presença ou saída de funcionários que estejam com o beacon • Funções adicionais com a utilização da UPR

• Sempre Alerta para manter o porteiro/vigia alerta em período noturno;

• Acompanhamento de ronda através do uso de Beacons em locais específicos dentro do edifício e checkpoints virtuais na parte externa do edifício.

PORTARIA

(16)

SOLUÇÃO UNIFICADA

A versatilidade de utilização do equipamento ztrax, torna possível o uso como Ronda Patrimonial em um período e, Sempre Alerta na portaria, em outro. Tudo com um só equipamento ztrax.

Uma pronta resposta para situações de criminalidade que atingem os motoristas profissionais é essencial para a segurança destes trabalhadores bem como dos passageiros. A utilização do ztrax Personal como opção de Botão de pânico por-tátil e monitoramento para motoristas de táxi ou aplicativos traz a sensação de segurança para o motorista e de insegurança para criminosos.

MAIS VANTAGENS ZTRAX PERSONAL PARA MOTORISTAS PROFISSIONAIS

• Solução portátil e sem necessidade de instalação (pode ser instalado no carro

sem qualquer perda de garantia do veículo, por exemplo);

• UPR pode ser mantida no veículo com alimentação por 12V (acendedor de

cigarro);

• Uma UPR pode ler vários beacons ao mesmo tempo;

(17)

Outra utilização disruptiva para o ztrax Personal é sua aplicação como o Botão de pânico portátil e alerta para o Segurança pessoal ou guarda-costas e ainda para os casos de escoltas. Entre as muitas configurações é possível, por exemplo, saber a velocidade mé-dia da escolta e o momento exato da chegada do VIP até no destino pré-determinado.

MAIS VANTAGENS ZTRAX PERSONAL PARA SEGURANÇA PESSOAL OU GUARDA-COSTAS

• Solução portátil e sem necessidade de instalação;

• Segurança pessoal pode usar UPR e beacon e o VIP pode usar apenas o beacon • Uma UPR pode ler vários beacons ao mesmo tempo

• Acionamento de pânico pode ser feito tanto pelo Segurança pessoal quanto pelo

VIP e não exige uma posição fixa e está limitada apenas à distância da UPR (max. 10m);

• Alerta de afastamento entre Segurança pessoal com a UPR e o VIP que esteja

usando o beacon;

• Monitoramento em tempo real da posição do Segurança pessoal com a UPR • Alerta de presença ou saída do veículo caso o motorista esteja com o Beacon

• Monitoramento da posição do veículo em tempo real através da UPR podendo ser

usado como redundância para o rastreador do veículo

• Monitoramento de velocidade em tempo real

(18)

Referências

Documentos relacionados

e, com isso, determinaremos condi¸c˜ oes necess´ arias e suficientes para que o conjunto (RG) σϕ (Defini¸c˜ ao 1.42) seja comutativo.. Iniciaremos a demonstra¸c˜ ao de algums

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Apresenta-se neste trabalho uma sinopse das espécies de Bromeliaceae da região do curso médio do rio Toropi (Rio Grande do Sul, Brasil), sendo também fornecida uma chave

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Analysis of relief and toponymy of the landscape based on the interpretation of the military topographic survey: Altimetry, Hypsometry, Hydrography, Slopes, Solar orientation,

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...