• Nenhum resultado encontrado

Pastor. Missionários. Seminarista 18/02/2018. Efetivo Rev. Rosther Guimarães Lopes. Emérito Rev. Carlos Aranha Neto DEUS É SOBERANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pastor. Missionários. Seminarista 18/02/2018. Efetivo Rev. Rosther Guimarães Lopes. Emérito Rev. Carlos Aranha Neto DEUS É SOBERANO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Boletim nº 4790

18/02/2018

18/02/2018

18/02/2018

18/02/2018

18/02/2018

Cultos Dominicais Cultos DominicaisCultos Dominicais Cultos Dominicais Cultos Dominicais 11h e 19h Escola Dominical Escola Dominical Escola Dominical Escola Dominical Escola Dominical 09h30 Reuniões de Oração Reuniões de Oração Reuniões de Oração Reuniões de Oração Reuniões de Oração 2ª a 6ª - 12 h sábado - 07 h Estudo Bíblico Estudo Bíblico Estudo Bíblico Estudo Bíblico Estudo Bíblico 5ª feira - 19 h

DEUS É SOBERANODEUS É SOBERANODEUS É SOBERANODEUS É SOBERANODEUS É SOBERANO

Queridos irmãos e irmãs, estou no meu décimo oitavo ano de pastorado ordenado, já fazem mais de vinte e um anos que me tornei pregador do Evangelho de Cristo e, depois da centralidade da pregação do sacrifício de Jesus, a lição e a verdade que mais tenho apreendido no ministério é que Deus é Soberano. Quero compartilhar com os amados da teologia que conduz minha vida e ministério.

O Salmo 115.3 diz que nos céus está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. Isaías, quando chamado pelo Senhor, vê o Deus que é Santo sentado sobre um alto e sublime e trono. Ele pode cumprir o seu chamado, porque o Senhor está no trono! Quando Deus chama Jonas, ele tenta fugir para Társis, mas, sabemos que, como Deus ordenou e determinou, Jonas acaba pregando em Nínive.

O rei Jesus, quando nos dá a grande comissão em Mateus 28, diz que toda a autoridade lhe foi dada nos céus e na terra! A oração dos discípulos em Atos 4 reconhece a soberania de Deus. Eles começam a oração invocando o Senhor com o termo “Soberano” que indica o domínio de Deus sobre tudo o que existe. Eles reconhecem a soberania de Deus como o Criador, e também como Sustentador de tudo o que há. Depois em sua oração os discípulos começam a reconhecer a soberania de Deus no cumprimento de sua Palavra. Eles citam a palavra falada pelo Espírito, por meio de Davi no Salmo 2:1,2, se referindo à perseguição deflagrada pelos gentios contra Jesus, o Ungido do Senhor. Assim em sua oração reconhecem o cumprimento da Palavra. Os discípulos ainda reconhecem a soberania do Senhor no cumprimento dos seus decretos, utilizando a expressão: tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram, afirmam que a sua história está na mão do Senhor. A Igreja de Antioquia estava vivendo um grande despertamento e no auge daquele avivamento enquanto a liderança da Igreja jejua e ora, o Espirito Santo manda separar a Barnabé e Saulo para a obra que os tinha chamado e eles vão, assim vemos o desenrolar da obra missionária conforme a vontade de Deus, está registrado em Atos 13. Também em Atos 16, vemos que Paulo na segunda viagem missionária quer pregar na Ásia e o Espirito o impede, depois, quer ir para a Bitínia, mas o Espírito de Jesus não permitiu e quando eles esperam, o Senhor manda que passem à Macedônia para ajudar os gregos com o Evangelho de Jesus.

Deus é Soberano na Eternidade, na obra da Criação, na maravilhosa Redenção, na obra da Providência, na Consumação de todas as coisas! João Calvino construiu sua teologia em cima do fundamento da soberania de Deus. Jonathan Edwards gostava de atribuir soberania absoluta a Deus.

Essa doutrina traz algumas implicações práticas preciosas para a minha vida e para a tua também:

P

P

P

P

Pastor

astor

astor

astor

astores

es

es

es

es

Efetivo EfetivoEfetivo Efetivo Efetivo Rev. Rosther Guimarães

Lopes Emérito EméritoEmérito Emérito Emérito Rev. Carlos Aranha Neto

Missionários

Missionários

Missionários

Missionários

Missionários

1. Rev. Gerson Troquez (Senegal) 2. Rev. Gessé Almeida Rios (África do Sul) 3.Miss. Lázaro A. P. Jacarandá (Iraque)

4.Rev. Ronaldo F. André (Romênia) 5. Rev. Luiz Otávio N.Gomes (Panamá) 6. Rev. Marcos Nicoli N. Filho (Albânia) 7. Rev. Julio M. F. dos Santos (Austrália) 8. Miss. Celinda Barbosa (India)

Seminarista

Seminarista

Seminarista

Seminarista

Seminarista

(2)

Primeiramente aprendo e preciso continuar aprendendo a humilhar-me sob a poderosa mão de Deus. Não sou o Criador, não sou o Redentor, não me salvei, não escolhi ser pregador por mim mesmo, não escolhi o Seminário onde estudei, não escolhi os campos onde tenho trabalhado e trabalharei para o Senhor. Não determinei nada na minha vida. Não sou dono de nada. Tudo na minha pequenina vida tem sido decidido conforme os planos do meu Bendito Senhor e tudo o que Ele tem feito é o melhor.

Em segundo lugar, aprendo que tenho que estar disposto a realizar tudo aquilo que o meu Senhor quiser, não sou de mim mesmo, não me pertenço, fui comprado por Cristo, tenho que obedecer sua vontade. Tenho a plena certeza que tudo o que Ele faz é o melhor, pois deu Jesus por mim, para pagar meu pecado e de todo o seu povo. Pois, como diz o apóstolo em Romanos 8.32: “Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?”

Em terceiro lugar, aprendo que tenho que trabalhar com alegria e disposição, a Bíblia diz no Salmo 100.2 que devemos servir ao Senhor com alegria. O trabalho do Senhor que tem ser realizado com a melhor atitude e gratidão. Pois nada do que fizermos se comparará àquilo que o Senhor fez por nós. Entreguemo-nos totalmente por aquele que deu o mais precioso que tinha por amor de nós.

Em quarto lugar aprendo que não podemos colocar nada no lugar do Senhor Jesus. Paulo nos diz em Filipenses que devemos nos alegrar sempre no Senhor. O Senhor nos ama e não permite que nada ocupe seu lugar em nossa vida. Pois, Ele revela que a maior bênção que podemos ter é conhece-lo mais e amá-lo sobre todas as coisas. Por isso, não podemos idolatrar pessoas, bens, projetos, coisas, família e nada em nossa vida. Pois sabemos que nunca ninguém nos amou como o Senhor e que amá-lo sobre todas as coisas é a atitude mais correta e a maior bênção que podemos ter em nossa vida.

Em quinto lugar, aprendo que devo orar intensamente. Porque como Jesus disse, Ele é a videira, nós os ramos, todo aquele que estiver ligado no Senhor dará muito fruto. Preciso orar, pois preciso de Deus, sem Ele nada posso fazer. Preciso orar, pois a intimidade do Senhor é para os que o temem aos quais Ele dará a conhecer a sua aliança.

Em sexto lugar, aprendo que tenho que pregar a Palavra de Deus com todo o meu ser, ao maior número de pessoas possível, com unção do Espirito e fidelidade às Escrituras. Consequentemente tenho que fazer discípulos individualmente, no meu lar, na igreja, em todas as nações e onde estiver, pregando o Evangelho, recebendo na família de Deus e ensinando a obediência a Palavra de Jesus.

Em sétimo lugar, aprendo que devo confiar no Senhor sempre. Ele deu seu Filho por mim. Posso andar por fé e não por vistas, pois sem fé é impossível agradar a Deus! Cremos que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja de Jesus! Cremos pois que o Senhor nos sustentará, nos abençoará, da sua Igreja cuidará, nos conduzirá em triunfo até o dia final. Coragem irmãos, o Senhor conduzirá vitoriosamente a Igreja de Jesus! Em Cristo, R R R R

Revevevev. Rev. R. Rosther G. R. Rosther Gosther Gosther Gosther Guimarães Lopes.uimarães Lopes.uimarães Lopes.uimarães Lopes.uimarães Lopes. AGENDA DE ORAÇÃO AGENDA DE ORAÇÃO AGENDA DE ORAÇÃO AGENDA DE ORAÇÃO AGENDA DE ORAÇÃO 01. ENFERMOS: 01. ENFERMOS: 01. ENFERMOS:

01. ENFERMOS: 01. ENFERMOS: Antonio Rosa e Silva, Sylvia Bentes, André (filho do Almir e Dani), Spiridon Patseas, Sr. Elmir Andrade, Marcel Thomé, André Robles Morales (esposo da Cecília Lazinha), Manoela da Fonseca, Ernesto Ferreira da Costa e Idalina Castilho Ferreira da Costa, Helena Porfírio Silva Moraes, Ingrid Teixeira dos Santos, Celso Queiroz (amigo Presb. Marcel). Rev. Adenivan (Campo Limpo), que perdeu sua filha com apendicite supurada.

02. REUNIÃO DE ORAÇÃO: 02. REUNIÃO DE ORAÇÃO: 02. REUNIÃO DE ORAÇÃO:

02. REUNIÃO DE ORAÇÃO: 02. REUNIÃO DE ORAÇÃO: No próximo sábado, dia 24/02, às 7hsábado, dia 24/02, às 7hsábado, dia 24/02, às 7hsábado, dia 24/02, às 7hsábado, dia 24/02, às 7h, a ênfase da reunião de oração será a intercessão pelo Grupo de Terceira Idade e pela Venezuela.

03. CONEXÃO COM DEUS CENTRAL : 03. CONEXÃO COM DEUS CENTRAL :03. CONEXÃO COM DEUS CENTRAL :

03. CONEXÃO COM DEUS CENTRAL :03. CONEXÃO COM DEUS CENTRAL : Rogamos aos irmãos e irmãs que intercedam fervorosamente por esse trabalho de evangelização e despertamento, para que seja benção como tem sido em outros lugares na cidade.

(3)

MEDIT MEDITMEDIT MEDIT

MEDITAÇÕES DIÁRIASAÇÕES DIÁRIASAÇÕES DIÁRIASAÇÕES DIÁRIASAÇÕES DIÁRIAS UMA IGREJA REFORMADA E RE UMA IGREJA REFORMADA E REUMA IGREJA REFORMADA E RE

UMA IGREJA REFORMADA E REUMA IGREJA REFORMADA E REVITVITVITVITVITALIZALIZALIZALIZALIZADAADAADAADAADA

R R R R

Redigidas pelo Pedigidas pelo Pedigidas pelo Pedigidas pelo Prrrrresbedigidas pelo Pesbesbesbesb. Clev. Clev. Clev. Cleverson P. Cleverson Person Person Person Pererererereira de Almeidaeira de Almeidaeira de Almeidaeira de Almeidaeira de Almeida

FEVEREIRO – UMA IGREJA UNIDA FEVEREIRO – UMA IGREJA UNIDA FEVEREIRO – UMA IGREJA UNIDA FEVEREIRO – UMA IGREJA UNIDA FEVEREIRO – UMA IGREJA UNIDA

“Que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e Eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que Tu me enviaste." - João 17.21

D D D D

Dia 19 – Uia 19 – Uia 19 – Uia 19 – Unida no Pia 19 – Unida no Pnida no Pnida no Pnida no Perererfume de Jererfume de Jfume de Jfume de Jfume de Jesus Cesus Cesus Cesus Cesus Cristo – 2ª Coríntios 2.14-16risto – 2ª Coríntios 2.14-16risto – 2ª Coríntios 2.14-16risto – 2ª Coríntios 2.14-16risto – 2ª Coríntios 2.14-16

Jesus Cristo, ao ver as multidões, subir ao monte, sentar-se e proferir um sermão, que se tornou o mais conhecido da História, disse: “Vocês são o sal da terra [...] Vocês são a luz do mundo [...]” (Mt 5.13-14, NVI). Agora, a metáfora utilizada pelo apóstolo Paulo, ao se dirigir aos crentes de Corinto, em sua segunda carta, é que “somos o bom perfume de Cristo”. Em estudo sobre este trecho da epístola, Rev. Hernandes Dias Lopes menciona que há identificação do perfume (ele é uma pessoa e não uma substância, ou seja, não é possível separar a pessoa do pregador da mensagem pregada) e há adjetivação do perfume – é bom! Para aquele pastor, um bom perfume apresenta quatro características: 1. é precioso, caro; 2. influencia sem alarde, não “agride”, espalha-se pelo ambiente (como em João 12, quando o vaso contendo nardo puro é quebrado); 3. atrai outras pessoas, é agradável; e 4. torna o ambiente mais “gostoso”, convidativo. Sendo, de fato, sal da terra, luz do mundo e aroma de Cristo, seremos unidos!

Dia 20 – Unida no Amor de Deus – João 15.7-11 Dia 20 – Unida no Amor de Deus – João 15.7-11 Dia 20 – Unida no Amor de Deus – João 15.7-11 Dia 20 – Unida no Amor de Deus – João 15.7-11 Dia 20 – Unida no Amor de Deus – João 15.7-11

Em sua primeira carta, o apóstolo João escreve (talvez para a igreja em Éfeso, talvez uma “carta circular”) uma passagem notável sobre o amor, para instruir os crentes na sua relação com Deus e em sua relação interpessoal: “Amados, amemos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus, porque Deus é amor. [...] Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros.” (4..7 e 11, NVI) O mesmo autor, o discípulo amado, em seu registro do Evangelho, transcreve palavras proferidas por Jesus: “Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos permanecerão no meu amor [...]” (15.9-10a). Como Deus é amor e os que são nascidos Dele são advertidos a amar uns aos outros, como Cristo é o Senhor da igreja e expressa um imperativo de que permaneçamos no seu amor, haveria lugar para que uma igreja, corpo de Cristo, não fosse unida?

Dia 21 – Unida no Amor Fraternal – Salmo 133; 1ª Coríntios 1.10-12 Dia 21 – Unida no Amor Fraternal – Salmo 133; 1ª Coríntios 1.10-12 Dia 21 – Unida no Amor Fraternal – Salmo 133; 1ª Coríntios 1.10-12 Dia 21 – Unida no Amor Fraternal – Salmo 133; 1ª Coríntios 1.10-12 Dia 21 – Unida no Amor Fraternal – Salmo 133; 1ª Coríntios 1.10-12

Em um dos salmos de romagem, atribuído a Davi, ele declara: “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!” (Sl 133.1, NVI) E aos crentes de uma igreja tão problemática, como havia se tornado aquela em Corinto, Paulo adverte e exorta: “Rogo-vos [...] que não haja entre vós divisões; antes sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.” (v.10) No primeiro caso, segundo exposição do Rev. Augustus Nicodemus Gomes Lopes, está posta uma união política (um só rei para as doze tribos), uma união que permitiu viver em paz (sem guerras e inseguranças daí decorrentes) e, sobretudo, uma união espiritual. E isto é bom e agradável! No segundo, está posto “um apelo para concórdia”, nas palavras do Rev. Canon Leon Morris, pois “a condição da igreja coríntia estava longe daquilo que devia ser. Exigia-se uma ação restauradora.” As dissensões exigiam e exigem predisposição para correção de rumos, que se busque unidade, harmonia em termos de julgamento, de modo de pensar. Isto requer a prática efetiva do segundo mandamento expresso por Jesus, quando questionado sobre qual o maior mandamento (Mt 22.39; Mc 12.31). Vivendo este mandamento, seremos unidos!

Dia 22 – Unida no Espírito Santo – Romanos 8.1-6 Dia 22 – Unida no Espírito Santo – Romanos 8.1-6 Dia 22 – Unida no Espírito Santo – Romanos 8.1-6 Dia 22 – Unida no Espírito Santo – Romanos 8.1-6 Dia 22 – Unida no Espírito Santo – Romanos 8.1-6

A carta escrita por Paulo “a todos os que em Roma são amados de Deus e chamados para serem santos” faz 19 referências ao Espírito Santo, pelo nome, nos 27 primeiros versos do capítulo 8. Assim, segundo ele, “quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja [...] a mentalidade do Espírito é vida e paz.” (v.5-6, NVI) E quando Paulo escreve “aos santos e fiéis em Cristo Jesus que estão em Éfeso”, indica claramente qual “o alicerce das nossas relações uns com os outros, no contexto de mantermos a unidade do Espírito” (palavras do Pr. Josadak Lima, em texto publicado na Ultimato), pois assim ensina: “Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor.” (Ef 4.2, NVI) Então, o que cada um de nós está predisposto a fazer, de fato, para colaborar com a igreja local para superação dos obstáculos que estejam a dificultar a preservação da unidade?

(4)

Dia 23 – Unida na Vitória com Jesus – Romanos 8.37-39 Dia 23 – Unida na Vitória com Jesus – Romanos 8.37-39Dia 23 – Unida na Vitória com Jesus – Romanos 8.37-39 Dia 23 – Unida na Vitória com Jesus – Romanos 8.37-39 Dia 23 – Unida na Vitória com Jesus – Romanos 8.37-39

“Somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Rev. Hernandes Dias Lopes escreve que na língua grega “mais do que vencedores” é uma única palavra, que significa “hipervencedores”. Esta é a conclusão de um trecho da carta de Paulo aos Romanos, dos mais conhecidos, no qual “há cinco convicções que envolvem a providência de Deus (v.28), cinco afirmações acerca de seu propósito (v.29,30) e cinco indagações com respeito ao seu amor (v. 31-39); juntas elas nos proporcionam quinze garantias quanto ao amor de Deus por nós. Neste mundo de hoje, onde nada mais parece ser estável, elas constituem uma necessidade urgente.”, segundo o teólogo britânico John Stott, em seu comentário sobre essa carta. E ele complementa: “Diante disso, a assim chamada doutrina da ‘perseverança dos santos’ deveria ganhar um outro nome – doutrina da perseverança de Deus com os santos.” Tal amor Dele por nós, que nos assegura a “hipervitória”, por meio de Cristo, nos assemelha e deve nos unir.

Dia 24 – Unida no Crescimento do Conhecimento – Colossenses 1.9-12 Dia 24 – Unida no Crescimento do Conhecimento – Colossenses 1.9-12Dia 24 – Unida no Crescimento do Conhecimento – Colossenses 1.9-12 Dia 24 – Unida no Crescimento do Conhecimento – Colossenses 1.9-12 Dia 24 – Unida no Crescimento do Conhecimento – Colossenses 1.9-12

Paulo, em carta aos “santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossos”, no interior da atual Turquia, igreja que ele não conhecia pessoalmente, mas havia ouvido falar, por Epafras, de sua fidelidade, do amor que eles tinham no Espírito, diz que não deixava de orar por eles. Mesmo sabendo que se tratava de uma igreja pequena, pobre, perseguida, sua oração não fazia menção a nada material para aqueles irmãos nem a qualquer livramento de perseguições, mas sim que fossem “cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.” (Cl 1.9) Para o Dr. Russell Shedd, em sermão na Primeira Igreja Batista do Recife (abril/2008), Paulo, de certa forma, reproduz as palavras de Jesus: “venha o teu reinado, seja feita tua vontade, na Terra como no céu, e que essa vontade seja conhecida e obedecida.” E esta petição de Paulo nada tem a ver com “zona de conforto” para qualquer cristão. O evangelista João, cita palavras de Jesus: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama” (Jo 14.21) e, ainda, “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.” (15.14). Assim, conhecer e cumprir as ordenanças de Deus, a vontade Dele, constitui um imperativo para a vida cristã e para unidade da igreja.

Dia 25 – Unida no Reino de Jesus – Colossenses 1.13-20 Dia 25 – Unida no Reino de Jesus – Colossenses 1.13-20Dia 25 – Unida no Reino de Jesus – Colossenses 1.13-20 Dia 25 – Unida no Reino de Jesus – Colossenses 1.13-20 Dia 25 – Unida no Reino de Jesus – Colossenses 1.13-20

Neste domingo, as três estrofes de uma canção contemporânea “Só em Jesus”, que integra a cantata “Conhecido pelos Cravos” (e é versão de In Christ Alone, cujo tema é a vida, morte e ressurreição de Jesus) pode nos ajudar, quer seja lida silenciosamente, declamada ou entoada (a capela ou com acompanhamento musical), em um ato de louvor e adoração, a agradecê-Lo pelo perdão, pela salvação, pela garantia de que com Ele moraremos, eternamente: “Só em Jesus encontro paz, é minha luz, o meu cantar; a minha força n’Ele está, na tempestade tenho paz; que grande amor, que grande paz, o meu temor embora vai; meu redentor é tudo em mim, firme no amor de Deus estou. Só em Jesus, que veio a nós, como cordeiro se entregar, mostrou amor e retidão morrendo por amor a nós; na rude cruz onde morreu, Jesus cumpriu o amor de Deus e lá levou o meu pecar, posso em Cristo livre estar. A morte eu não temo mais, é o poder de Cristo em mim, o meu viver, o meu morrer estão no comando do meu Deus; ninguém vai mais me separar das suas mãos, do seu cuidar; virá levar-nos ao seu lar, só em Jesus firmado estou.” Sermos irmãos, resgatados por Ele, deve nos unir.

INFORMA INFORMAINFORMA INFORMA

INFORMATIVTIVTIVTIVTIVO MISSIONÁRIOO MISSIONÁRIOO MISSIONÁRIOO MISSIONÁRIOO MISSIONÁRIO P

P P P

Prrrrr. G. G. Gerson e M. G. Gerson e Merson e Marilia – Serson e Merson e Marilia – Sarilia – Sarilia – Senegalarilia – Senegalenegalenegalenegal - “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10.10). "Em setembro, com a graça de Deus, Marilia e eu iremos completar 10 anos que chegamos no Senegal. Tem sido um privilégio pisar o chão senegalês e tocar vidas em nome do nosso querido Salvador e Senhor Jesus Cristo. Temos atuado na evangelização nas aldeias, trabalhos nas prisões, atendimentos na saúde, formação de obreiros, dentre outras áreas. Somos imensamente gratos a Deus por todos os irmãos e igrejas que Ele tem colocado ao nosso lado para juntos O servirmos nesta nação. Dentre estas, a Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo tem sido uma parceira fiel, dando muitas provas do compromisso com a obra missionária, sendo instrumento dEle para abençoar muitas vidas tanto no Senegal quanto em outros países. Particularmente, além do apoio em oração e sustento mensal, podemos lembrar da moto que foi ofertada para o irmão Simon Pierre, a qual tem sido bem usada para o fim para o qual foi adquirida – a glorificação de Deus através de muitas vidas conhecendo a mensagem de salvação em Jesus Cristo. Também na campanha dos materiais escolares, muitas crianças foram beneficiadas com a participação dos irmãos, assim como o apoio em oração e financeiro para o tratamento do jovem Mamadou. Nossa oração é que Deus continue a abençoar à Igreja como um todo e a cada membro individualmente, assim como o Rev. Rosther, que chega para ser bênção frente a este rebanho. Grande abraço a todos. "

(5)

ESCALA DE DIÁCONOS: ESCALA DE DIÁCONOS: ESCALA DE DIÁCONOS: ESCALA DE DIÁCONOS:

ESCALA DE DIÁCONOS: Hoje Hoje Hoje Hoje Hoje - Adilson, Cristian, Daniel, Felipe, Luiz Carlos, Mauro. PróximoPróximoPróximoPróximoPróximo domingo

domingo domingo domingo

domingo - dia 25/02- dia 25/02- dia 25/02- dia 25/02- dia 25/02- Prevelato, André, Deguti, Leandro, Martins e Paulo. ESCAL

ESCAL ESCAL ESCAL

ESCALAS DE ORAS DE ORAS DE ORAS DE ORGANISTAS DE ORGANISTGANISTGANISTGANISTAS:AS:AS:AS:AS: HHHHHoje oje oje oje oje - Cultos Matutino e Noturno: Messias. P P P P Próximo domingoróximo domingoróximo domingoróximo domingo -róximo domingo dia 25/02-

dia 25/02- dia 25/02- dia 25/02-

dia 25/02- Cultos Matutino e Noturno: Mirian. CUL

CUL CUL CUL

CULTTTTTO INFO INFO INFO INFO INFANTIL -ANTIL -ANTIL -ANTIL -ANTIL - Atenção crianças até 10 anos! Nesse domingo ouviremos a seguinte mensagem: Culto Matutino: "Caim e Abel - As primeiras crianças". O versículo chave é "João 3.16" e Culto Noturno: "Pedro anda sobre às aguas". O versículo chave é " Salmo 46. 1- 2". PPPPPedimos aos pais ouedimos aos pais ouedimos aos pais ouedimos aos pais ouedimos aos pais ou responsáveis que, ao término do culto, busquem pessoalmente seus filhos!

responsáveis que, ao término do culto, busquem pessoalmente seus filhos! responsáveis que, ao término do culto, busquem pessoalmente seus filhos! responsáveis que, ao término do culto, busquem pessoalmente seus filhos! responsáveis que, ao término do culto, busquem pessoalmente seus filhos! ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - Hoje, Hoje, Hoje, Hoje, Hoje, iniciaremos a Classe para Novos Membros (Catecúmenos). Se voce desejar se tornar membro de nossa Igreja, venha estudar conosco na sala 15!

ALMOÇO DOMINICAL ALMOÇO DOMINICAL ALMOÇO DOMINICAL ALMOÇO DOMINICAL

ALMOÇO DOMINICAL - Hoje, Hoje, Hoje, Hoje, Hoje, teremos nosso almoço de confraternizaçao. Programe-se, com sua família, para participar desse momento especial!

ANIVERSARIANTES DA SEMANA - H ANIVERSARIANTES DA SEMANA - H ANIVERSARIANTES DA SEMANA - H ANIVERSARIANTES DA SEMANA - H

ANIVERSARIANTES DA SEMANA - Hoje: oje: oje: oje: oje: Vanessa Aparecida Pereira; DDDDia 19: Dia 19: ia 19: ia 19: ia 19: Cleiton da Silva Chaves; DDDDDia 20: ia 20: ia 20: ia 20: ia 20: Diác. Rafael de Toledo Cintra; DDDia 21: DDia 21: ia 21: ia 21: ia 21: Edith Pereira dos Santos; DDDDDia 24:ia 24:ia 24:ia 24:ia 24: César França da Silva, Maria Helena Meira Netto Santini, Miguel Rodrigues Coelho, Roseli da Silva Rodrigues. ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO -

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO - ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO - ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO -

ANIVERSÁRIO DE CASAMENTO - Cumprimentamos com carinho os casais que comemoram mais um ano de vida conjugal.

Dia 19: Dia 19: Dia 19: Dia 19:

Dia 19: José Chagas Reli e Odeth Caetano Reli 24 anos24 anos24 anos24 anos24 anos Dia 20:

Dia 20: Dia 20: Dia 20:

Dia 20: João Luiz Pires de Souza e Ana Cristina Azevedo dos Santos Souza 30 anos30 anos30 anos30 anos30 anos Dia 21:

Dia 21: Dia 21: Dia 21:

Dia 21: Diác. Eliel Campos de Oliveira e Raquel Martins Campos de Oliveira 31 anos31 anos31 anos31 anos31 anos D

D D D

Dia 22: ia 22: ia 22: ia 22: ia 22: Presb. Paulo Ricardo de Barros Mendes e Rose Mary Ferreira Mendes 43 anos43 anos43 anos43 anos43 anos D

D D D

Dia 22: ia 22: ia 22: ia 22: ia 22: Douglas Souza Palomares e Kayrozan Edith Sâmela Silva Palomares 15 anos15 anos15 anos15 anos15 anos SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA - 1)

SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA - 1) SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA - 1) SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA - 1)

SOCIEDADE AUXILIADORA FEMININA - 1) Reuniao Departamental em conjunto, na próxima terça-feira, dia 20/02, às 14h

terça-feira, dia 20/02, às 14h terça-feira, dia 20/02, às 14h terça-feira, dia 20/02, às 14h

terça-feira, dia 20/02, às 14h sob a direçao do departamento Ester. Todas as sócias estão convocadas. 2)

2) 2) 2)

2) No dia 21/0221/0221/0221/02, quar21/02 quarquarta-feiraquarquarta-feirata-feirata-feirata-feira, serão reiniciados os Cursos de Artesanato da SAF, às 13h30, no salão às 13h30, no salão às 13h30, no salão às 13h30, no salão às 13h30, no salão socia

socia socia socia

social. Todas as mulheres estão convidadas para um tempo de lazer a aprendizado. Convide amigos e participe!

REUNIÃO DE PEQUENOS GRUPOS - 1) O Grupo B- Santa Cecília REUNIÃO DE PEQUENOS GRUPOS - 1) O Grupo B- Santa Cecília REUNIÃO DE PEQUENOS GRUPOS - 1) O Grupo B- Santa Cecília REUNIÃO DE PEQUENOS GRUPOS - 1) O Grupo B- Santa Cecília

REUNIÃO DE PEQUENOS GRUPOS - 1) O Grupo B- Santa Cecília, coordenadoras: Isako Ouchi e Olívia Carvalho Alves dos Santos realizará sua reunião mensal, sexta-feira, dia 23/02, àssexta-feira, dia 23/02, àssexta-feira, dia 23/02, àssexta-feira, dia 23/02, àssexta-feira, dia 23/02, às 19h30, 19h30, 19h30, 19h30, 19h30, na Capela. 2) O Grupo D - Higienópolis, 2) O Grupo D - Higienópolis, 2) O Grupo D - Higienópolis, 2) O Grupo D - Higienópolis,

2) O Grupo D - Higienópolis, coordenador: Presb. João Francisco Simões realizará sua reunião mensal, dia 20/02, terça-feira, às 20hdia 20/02, terça-feira, às 20hdia 20/02, terça-feira, às 20hdia 20/02, terça-feira, às 20hdia 20/02, terça-feira, às 20h, na residência de Luciene e Presb. Eduardo C. Abrunhosa. UCP

UCP UCP UCP

UCP - Finalmente....nossa primeira programação de 2018 será no próximo sábado, dia 24, às 15 h ,sábado, dia 24, às 15 h ,sábado, dia 24, às 15 h ,sábado, dia 24, às 15 h ,sábado, dia 24, às 15 h , aqui na igr

aqui na igr aqui na igr aqui na igr

aqui na igrejaejaejaeja. Você não vai perder, né. Srs. Pais a presença de vocês, também será muito importante,eja estaremos passando o cronograma do ano e teremos uma palavra muito especial. “ Ensina a criança no caminho em que deve andar ,e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6. A equipe da UCP espera por vocês.

REUNIÃO PLENARIA DA UPH REUNIÃO PLENARIA DA UPH REUNIÃO PLENARIA DA UPH REUNIÃO PLENARIA DA UPH

REUNIÃO PLENARIA DA UPH - A União de Homens Presbiterianos convida todos os homens presbiterianos que congregam em nossa amada Igreja, para uma reunião plenária, no próximo sábado,sábado,sábado,sábado,sábado, dia 24/02, às 9h na Capela.

dia 24/02, às 9h na Capela. dia 24/02, às 9h na Capela. dia 24/02, às 9h na Capela. dia 24/02, às 9h na Capela.

CONEXÃO COM DEUS CENTRAL - CONEXÃO COM DEUS CENTRAL - CONEXÃO COM DEUS CENTRAL - CONEXÃO COM DEUS CENTRAL -

CONEXÃO COM DEUS CENTRAL - No próximo, dia 26/02, às 20hdia 26/02, às 20hdia 26/02, às 20hdia 26/02, às 20h iniciaremos esse novodia 26/02, às 20h trabalho, convide seus amigos para que estejam conosco!

OPOR OPOR OPOR OPOR

OPORTUNIDADE PTUNIDADE PTUNIDADE PTUNIDADE PTUNIDADE PARA MISSÕESARA MISSÕESARA MISSÕESARA MISSÕESARA MISSÕES- O Centro de Formação Missiológica da APMT (Agência Presbiteriana de Missões Transculturais), que tem funcionado nas depêndencias de nossa igreja, disponibilizou "05" bolsas integrais para aqueles irmãos da I.P.Unida que desejam se aperfeiçoar no chamado à obra missionária. As aulas dará inicío, dia 19/02, basta se inscrever no site da APMT: www.apmt.org.

(6)

CULCULCULCULTCULTTO MATTO MAO MAO MAO MATUTINO - 11hTUTINO - 11hTUTINO - 11hTUTINO - 11hTUTINO - 11h PrelúdioPrelúdioPrelúdioPrelúdioPrelúdio

AdoraçãoAdoraçãoAdoraçãoAdoraçãoAdoração ***** Salmo 100

Hino 144 – “““““ S S S Segurança e Alegria Segurança e Alegriaegurança e Alegriaegurança e Alegriaegurança e Alegria””””” *

* * *

* Oração de Adoração Hino - Coro Geral ContriçãoContriçãoContriçãoContriçãoContrição * * * * * Filipenses 2. 5-11 * * * * * Oração Silenciosa

Hino 310 – “““““QQQQQuem Suem Suem Suem Suem Salvalva é só Jalvalvalva é só Ja é só Ja é só Ja é só Jesusesusesusesusesus””””” *

* * *

* Oração de Confissão Ação de Graças Ação de Graças Ação de Graças Ação de Graças Ação de Graças ***** Filipenses 1. 3-7

Hino 164 - "Nome Precioso""Nome Precioso""Nome Precioso""Nome Precioso""Nome Precioso" *

* * *

* Oração de Gratidão

Cânticos - "H"H"H"H"Hoje é oje é oje é Toje é oje é TTTempo"Tempo"empo"empo"empo" "A Começar em Mim" "A Começar em Mim" "A Começar em Mim" "A Começar em Mim" "A Começar em Mim" *

* * *

* Oração com as crianças Edificação Edificação Edificação Edificação Edificação

Hino - Coro Geral *

* * *

* Leitura Bíblica

Mensagem - Rev. Rosther Guimarães Lopes Consagração Consagração Consagração Consagração Consagração

* * * * * Oração

Hino 303 - "P"P"P"P"Pendendendendendão ão Rão ão ão RRRReal"eal"eal"eal"eal" ***** Bênção Apostólica * * * * * Amém Tríplice PPPPPoslúdiooslúdiooslúdiooslúdiooslúdio

CUL CUL CUL

CUL CULTTTTTO NOO NOO NOO NOO NOTURNO - 19hTURNO - 19hTURNO - 19hTURNO - 19hTURNO - 19h Prelúdio

Prelúdio Prelúdio Prelúdio Prelúdio Adoração Adoração Adoração Adoração Adoração *

* *

* * Êxodo 3. 1-10

Hino 18 – “““““ D D D D Deus dos Antigoseus dos Antigoseus dos Antigoseus dos Antigoseus dos Antigos””””” ***** Oração de Adoração

Hino - Coro Geral Contrição Contrição Contrição Contrição Contrição * * * * * I Timóteo 1. 12-15 * * * * * Oração Silenciosa Hino 121 - "P"P"P"P"Pererererfeição"erfeição"feição"feição"feição" *

* *

* * Oração de Confissão Hino - Coro Geral Ação de Graças Ação de Graças Ação de Graças Ação de Graças Ação de Graças

***** II Tessalonicenses 2. 13-14

Cântico - "J"J"Jesus em "J"Jesus em esus em esus em esus em TTua PTTTua Pua Pua Pua Prrrrresença"esença"esença"esença"esença" *

* *

* * Oração de Gratidão Cânticos - "Doce Nome""Doce Nome""Doce Nome""Doce Nome""Doce Nome" "T "T "T "T "Tu És Su És Su És Su És Su És Santo"anto"anto"anto"anto" ***** Oração com as crianças EdificaçãoEdificaçãoEdificaçãoEdificaçãoEdificação

* * *

* * Leitura Bíblica

Mensagem- Rev. Rosther Guimarães Lopes Santa Ceia

Santa Ceia Santa Ceia Santa Ceia Santa Ceia

Hino 340 - "Santa Comunhão""Santa Comunhão""Santa Comunhão""Santa Comunhão""Santa Comunhão" Ministração da Ceia

* * * * * Oração Consagração Consagração Consagração Consagração Consagração

Cântico - "Ó Profundidade da Riqueza""Ó Profundidade da Riqueza""Ó Profundidade da Riqueza""Ó Profundidade da Riqueza""Ó Profundidade da Riqueza" * * * * * Oração Final ***** Bênção Apostólica * * * * * Amém Tríplice PPPPPoslúdiooslúdiooslúdiooslúdiooslúdio

Nas partes assinaladas ( * ) não devemos entrar e nem sair do Templo

P PP

PPARARARARTICIPARTICIPTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTERTICIPTICIPAÇÃO DOS PRESBÍTERAÇÃO DOS PRESBÍTERAÇÃO DOS PRESBÍTERAÇÃO DOS PRESBÍTEROS:OS:OS:OS:OS: - N

- N- N

- N- Nas liturgias - Cas liturgias - Cas liturgias - Cas liturgias - Cas liturgias - Culto Multo Multo Multo Multo Matutinoatutinoatutino: Paulo Sérgio - Catutinoatutino - C- C- C- Culto Nulto Nulto Nulto Nulto Noturno:oturno:oturno:oturno: Oscaroturno: - N

- N- N

- N- Na distribuição da Sa distribuição da Sa distribuição da Sa distribuição da Sa distribuição da Santa Ceia no Canta Ceia no Canta Ceia no Canta Ceia no Culto Nanta Ceia no Culto Nulto Nulto Nulto Noturno - oturno - oturno - oturno - oturno - Oscar, Esdras, Saulo, Cleverson, João Francisco. P

PP

PPASTASTASTASTASTOR OR OR VISITOR OR VISITVISITVISITANTEVISITANTEANTEANTE - Agradecemos a presença do Rev. Gerson Troquez e sua esposa Marília,ANTE missionários no Senegal. Hoje, após o culto noturnoHoje, após o culto noturnoHoje, após o culto noturnoHoje, após o culto noturnoHoje, após o culto noturno, terá um momento onde trarão informações sobre o campo missionário. Rogamos as bençãos do Senhor sobre a vossa vida e ministério.

Referências

Documentos relacionados

Logo, não faz sentido que o Tribunal utilize o proveito econômico ou o valor da causa como parâmetros para o cálculo dos honorários advocatícios com base nos percentuais do § 2º

antropométricas e fisiológicas, após um período de 12 semanas de interrupção de um programa de exercício físico, com uma amostra de 11 mulheres, com idade entre 55 e 69 anos,

• Socialização • Externalização • Combinação • Internalização (Nonaka, 1991 e Garvin, 1993) Procedimentos Indicadores Fatores Alavancadores da Gestão do

0.2 Objetivos 0.2.1 Objetivos Gerais: Este trabalho objetiva fazer uma análise da morfossintaxe da língua Asuriní do Xingu e mostrar aspectos da fonologia segmental, contribuindo

Para compreender essas ações sociais, foi utilizada uma abordagem qualitativa da metodologia de história oral, tendo como base a história oral temática, tendo sido realizadas

No conto “A Primeira Noite” de Marguerite Yourcenar entramos em contato com os pensamentos de Georges, a personagem principal do conto, que procura remontar sua vida em

Tratando - se do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990), o artigo 5º menciona que, “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência,

A Associação de Combate ao Câncer em Goiás – ACCG, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, por meio de seu presidente Cláudio Francisco Cabral, informa que