• Nenhum resultado encontrado

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Direito"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais

Faculdade de Direito

Ata da Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em

Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, realizada em 03

de junho de 2009. Presentes os professores doutores: Adilson Pires

(Coordenador), Patrícia Glioche (Direito Penal), Daniel Sarmento

(Direito Público), Maurício Mota (Direito da Cidade), Flavio Mirza

(Direito Processual) e Carmen Tiburcio (Direito Internacional), além

do professor Alexandre Assumpção.

I - REQUERIMENTOS

Mestrandos

Direito Público

■ Bruno Stigert de Sousa/08 – Del. 052/07

Solicita o aproveitamento de créditos como disciplina eletiva em sua área, da matéria “Filosofia e Sistemas Jurídicos Contemporâneos”, ministrada pelo Professor Vicente de Paulo Barretto, no primeiro semestre de 2008, posto que a mesma é oferecida como obrigatória para a área de Direito Público no curso de doutorado. Segundo o requerente, pedidos iguais feitos pelos mestrandos Rafael Zelesco Barreto, Antonella Marques Consentino, Thaita Campos Trevisan e Vellêda Bivar Soares teriam sido deferidos na reunião do Colegiado do dia 18/03/2009.

Decisão: DEFERIDO

■ Roberta Arantes Lopes/07 – Del. 022/04

Solicita prorrogação de prazo para o depósito de sua dissertação para o final do mês de junho de 2009, em razão de sérios problemas familiares e de saúde que inviabilizaram a conclusão do trabalho no prazo devido.

A requerente informa que já qualificou e que esta prorrogação não implicará alteração no prazo de defesa.

O requerimento tem o “de acordo” do Professor Daniel Sarmento (orientador)

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO MÁXIMO PARA A DEFESA

■ Marcelo Martins Evaristo da Silva/07 – Del. 022/04

Solicita prorrogação de prazo para o depósito de sua dissertação para o dia 30 de junho de 2009, tendo em vista que nos últimos meses, o requerente foi obrigado a

(2)

dedicar especial atenção a relevantes e urgentes questões institucionais no âmbito do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, com inegável prejuízo ao desenvolvimento de sua dissertação.

O requerente informa que esta prorrogação se daria sem prejuízo da observância do prazo máximo para a defesa da dissertação – 30 de agosto de 2009.

O requerimento tem o “de acordo” do Professor Paulo Braga Galvão (orientador).

Em anexo: Documentos propostos pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO MÁXIMO PARA A DEFESA

■ Leonardo Vieira Marins/07 – Del. 022/04

Solicita prorrogação de prazo para o depósito de sua dissertação para o dia 30 de junho de 2009, tendo em vista que nos últimos meses, o requerente foi obrigado a dedicar especial atenção a relevantes e urgentes questões institucionais no âmbito do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, com inegável prejuízo ao desenvolvimento de sua dissertação.

O requerente informa estar ciente de que a defesa de sua dissertação deverá operar-se até o prazo máximo de 30 de agosto de 2009, impreterivelmente, e assegura que cumprirá os termos fixados pelos regulamentos baixados pelo Colegiado.

O requerimento tem o “de acordo” do Professor Daniel Sarmento (orientador). Em anexo: Composição atual do Ministério Público Especial junto ao Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro; Pedido de providências ao Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro; Propositura pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas de Ação direta de inconstitucionalidade com pedido de liminar (todos subscritos pelo requerente); notícia impressa sobre situação no TCE do Rio de Janeiro; “de acordo” do Professor Daniel Sarmento; Ata da Reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UERJ, do dia 06 de maio de 2009; requerimento do mestrando e e-mail encaminhado à Secretaria de Pós-Graduação.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO MÁXIMO PARA A DEFESA

■ Cintia Guimarães Morgado/08 – Del. 052/07

Solicita aprovação para cursar as disciplinas, anexas ao requerimento, no Mestrado oferecido pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, na área de Direito Constitucional, no segundo semestre de 2009, com aproveitamento dos créditos para o Mestrado cursado na UERJ, na modalidade de afastamento para participação de intercâmbio.

Solicita, também, caso seja aprovado seu requerimento, a assinatura do Coordenador em sue Formulário de candidatura feito à Universidade de Coimbra, do programa de estudos.

Em anexo: cópia da ementa das disciplinas que pretende cursar; declaração de que as disciplinas oferecidas apresentam créditos equivalentes à disciplina que seria cursada no Mestrado em Direito Público da UERJ; cópia da Ficha de candidatura à Universidade de Coimbra.

Decisão: CIENTE, AGUARDANDO QUE SEJAM CURSADAS AS DISCPLINAS PARA ANÁLISE QUANTO AO APROVEITAMENTE COMO DISCIPINA ELETIVA.

(3)

■ Felipe de Melo Fonte/07 – Del. 022/04

Solicita prorrogação de prazo para a defesa de sua dissertação até a primeira semana de setembro de 2009, em razão de viagem de estudo a ser realizada por sua Professora orientadora em agosto próximo.

O requerimento tem o “de acordo” da Professora orientadora.

Decisão: DEFERIDO.

Direito Internacional

■ Arthur Souza Rodrigues/07 – Del. 022/04

Solicita que a disciplina por ele cursada no ano de 2007: “Política Internacional Contemporânea”, obrigatória para o curso de Doutorado em Direito Internacional (ministrada pelo Professor Geraldo Tadeu), seja aceita como disciplina eletiva em seu curso de Mestrado, tendo em vista que para cumprir com os requisitos de conclusão de seu curso, precisa completar mais uma disciplina eletiva.

Decisão: DEFERIDO

■ Carolina Tinoco Ramos/07 – Del. 022/04

Solicita que a disciplina “Semiologia e Propriedade Intelectual”, cursada no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial, seja aproveitada disciplina eletiva.

Em anexo: Declaração de disciplinas cursadas emitida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial, com respectiva carga horária e conceito.

Decisão: DEVE SER ESPECIFICADA QUAL A DISCIPLINA CORRESPONDENTE NO MESTRADO QUE PRETENDE SER APROVEITADA, E O “DE ACORDO” DO ORIENTADOR, QUE SE MANIFESTARÁ, INCLUSIVE SOBRE O MESTRADO PROFISSIONAL.

■ Rafael Baptista Baleroni/07 – Del. 022/04

Solicita prorrogação do prazo para o depósito de sua dissertação até o dia 15 de agosto de 2009, tendo em vista ter sido admitido no programa de mestrado (LL.M) da Universidade de Chicago, EUA, para o ano acadêmico 2008-2009 e estar morando em Chicago desde junho de 2008. Informa que o ano acadêmico na Universidade de Chicago termina em 31 de maio, mesmo prazo originalmente requerido para depósito de sua dissertação e que precisa da prorrogação tendo em vista a necessidade de viagem de volta ao Brasil, organização da mudança com a família e término da dissertação.

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO MÁXIMO PARA A DEFESA

■ Isabel Alves de Melo Miranda/07 – Del. 022/04

Solicita prorrogação do prazo de entrega do texto final de sua dissertação de mestrado até o dia 30 de junho de 2009, tendo em vista que por questões profissionais e pessoais não terá possibilidade de finalizar o texto desta e incorporar as sugestões da Professora Carmen Tibúrcio, sua orientadora, até 31 de maio de 2009.

(4)

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO MÁXIMO PARA A DEFESA

■ Rodrigo de Azevedo Souto Maior/07 – Del. 022/04

Solicita prorrogação do prazo para depósito de sua dissertação de mestrado até o dia 30 de junho de 2009, tendo em vista que por problemas de ordem pessoal vê-se impossibilitado de concluir sua dissertação da forma esperada. Esclarece que o prazo solicitado será importante, também, para que o Professor orientador possa opinar e colaborar com este esforço final.

O requerimento tem o “de acordo” do Professor José Carlos Vaz e Dias (orientador).

Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O PRAZO MÁXIMO PARA A DEFESA

■ Barbara Batista Vorndran/07 – Del. 022/04

Solicita dilação do prazo para depósito de sua dissertação até o dia 31 de agosto de 2009 e dilação do prazo para defesa até o fim do mês de novembro de 2009, tendo em vista a ocorrência de imprevistos profissionais e acadêmicos, que relata em seu requerimento.

A mestranda solicita, também, autorização para cursar último crédito obrigatório do seu currículo: “Teoria da Justiça”, em 2009/2, pelos mesmos motivos.

O requerimento tem o “de acordo” do Professor Antonio Celso Alves Pereira (orientador).

Decisão: DEFERIDO.

Direito da Cidade

■ Ana Paula Vasconcellos da Silva/09 – Del. 052/07

Solicita o reconhecimento do Professor José Marcos Domingues de Oliveira como seu orientador do curso de Mestrado em Direito da Cidade, tendo em vista a pesquisa já realizada sob sua orientação.

Em anexo: Currículo Lattes da mestranda e diversos e-mails referentes à pesquisa que realiza.

Decisão: DEFERIDO

■ Alessandro Vianello/06 – Del. 022/04

Atendendo o telegrama enviado pela Secretaria de Pós-Graduação, por determinação deste Colegiado, o mestrando solicita uma extensão de prazo de 60 (sessenta) dias para efetuar o depósito da dissertação e apresentação da composição da banca. Esclarece que durante o último ano passou por dificuldades pessoais e profissionais que o forçaram a adiar a elaboração da dissertação, ultrapassando, dessa forma, o prazo para conclusão do mestrado estabelecido pelo regulamento. Informa que já entrou em contato com a Professora Ângela Penalva Santos para agendar a qualificação o mais breve possível.

O requerimento tem o “de acordo” da Professora orientadora conforme e-mail, em anexo.

Em anexo: E-mail entre o mestrando e a Professora orientadora.

(5)

Direito Processual

■ Rafael Barud Casqueira Pimenta/08 – Del. 052/07

Solicita autorização do Colegiado para que, a título de estágio docente, possa funcionar como Professor assistente do Professor Antonio do Passo Cabral, em uma de suas duas disciplinas atuais, na graduação: “Direito Processual Civil I” e “Direito Processual Civil III”, às terças e sextas-feiras, à noite, conforme já previamente combinado com o docente titular das disciplinas.

O mestrando esclarece a sua necessidade de cumprir seu estágio docente neste primeiro semestre de 2009, tendo em vista que, em julho deste ano, viajará para Florença, a título de intercâmbio acadêmico, obtido pela própria UERJ, para aprofundar sua pesquisa de dissertação (o intercâmbio terá a duração de seis meses). Tendo em vista que a disciplina que o mesmo iria ministrar, na graduação, a título de estágio docente foi cancelada por falta de alunos, requer que seja deferido o seu pedido.

O requerimento tem o “de acordo” de seu Professor orientador.

Em anexo: Aditamento solicitando a substituição do Professor Antonio do Passo Cabral pelo Professor Aluísio Gonçalves de Castro Mendes.

Decisão: DEFERIDO

Doutorandos

Direito Processual

■ Marcela Regina Pereira Câmara/09 – Del. 052/07

Solicita o reconhecimento do Professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro como seu orientador do curso de Doutorado em Direito Processual.

O requerimento tem o “de acordo” do Professor Paulo Cezar Pinheiro Carneiro.

Decisão: DEFERIDO, TENDO EM VISTA QUE O PROFESSOR NÃO ULTRAPASSOU O SEU NÚMERO LIMITE DE ORIENTANDOS, SEGUNDO INFORMAÇÃO DA SECRETARIA.

Direito Público

■ Letícia de Campos Velho Martel/06 – Del.022/04

Solicita a reconsideração de seu requerimento formulado anteriormente ao Colegiado e que foi indeferido, bem como a fundamentação do indeferimento de seu pedido, tendo em vista não ter sido possível para a requerente apreendê-la pela leitura da ata da reunião.

Trata-se de uma solicitação de aproveitamento dos créditos de duas disciplinas e um grupo de pesquisa, cursados pela requerente (“Direito Civil-constitucional”, “Jurisdição Constitucional” e o Grupo de Pesquisa de “Direito, Ética e Política”), além dos previstos em sua grade curricular, em substituição à disciplina “Teoria de Direito do Estado”. Esclarece que tal opção não visou a desmerecer o rol de disciplinas obrigatórias nem eximir-se do cumprimento de carga horária (pois cumpriu 180 h/a, ao invés de 60 h/a, além de todas as demais disciplinas exigidas), mas teve a intenção de aprimorar o desenvolvimento de sua tese que aborda a disponibilidade dos Direitos

(6)

Fundamentais. Ainda, afirma que em seu mestrado, na Universidade Federal de Santa Catarina, cursou duas disciplinas (“Teoria do Direito e do Estado” e “Estados Contemporâneos”) que guardam equivalência com a que deixou de cursar na UERJ.

Em anexo: Requerimento anterior da doutoranda e e-mail com o parecer do Professor Luis Roberto Barroso.

Decisão: DEFERIDO PARA APROVEITAMENTO COM AS DISCIPLINAS CURSADAS NA UFSC, TENDO EM VISTA QUE A ALUNA INGRESSOU NA VIGÊNCIA DA DELIBERAÇÃO ANTERIOR E DIANTE DO PARECER FAVORÁVEL DO PROFESSOR ORIENTADOR.

Direito da Cidade

■ Renata Neme Cavalcanti/06 – Del.022/04

Solicita dilação do prazo, originalmente previsto para o dia 30 de setembro de 2009, para o mês de dezembro de 2009, para a entrega de sua tese de doutoramento, em razão de modificações substanciais realizadas em seu projeto definitivo e que a entrega prematura do trabalho acadêmico poderia comprometer a sua qualidade.

Decisão: Decisão: DEFERIDO, DESDE QUE NÃO ULTRAPASSE O

PRAZO MÁXIMO PARA A DEFESA.

Direito Civil

■ Maurício Moreira Mendonça de Menezes/05 – Del. 022/04

Solicita prorrogação do termo final do prazo para a defesa de tese de doutorado, por motivo relacionado à saúde pessoal, estabelecendo-se como novo termo a data de 30 de setembro de 2009. O doutorando foi diagnosticado com grave doença dermatológica causada preponderantemente por estresse.

Em anexo: Atestado médico do Dr. Paulo Luzio e outros documentos do requerente.

Decisão: DEFERIDO PRAZO ATÉ 30 DE AGOSTO PARA DEFESA, IMPRETERIVELMENTE, ATÉ PORQUE SE TRATA DE 2ª PRORROGAÇÃO.

■ Fernanda Moreira Cezar/08 – Del. 052/07

Solicita aproveitamento de créditos cursados no Mestrado em Direito Civil na UERJ, em 2005, sob a égide da Deliberação nº 022/04, em matérias obrigatórias e eletivas para o doutorado.

1) Requer o aproveitamento da disciplina “Direito Civil na Constituição”, obrigatória para o mestrado (Del. 022/04), no lugar da disciplina “Direito Civil-Constitucional”, eletiva para o doutorado (Del. 052/07).

2) Requer o aproveitamento da disciplina “Acesso à Justiça e Tutela de Direitos”, obrigatória para o mestrado (Del. 022/04), no lugar da disciplina “Acesso à Justiça, Tutela dos Direitos Fundamentais e Jurisdição Internacional”, eletiva para o doutorado (Del. 052/07). Ressalta que o aproveitamento de tais créditos, nestas mesmas condições, foi deferido por este E. Colegiado, em 01/04/2009, em relação ao aluno do doutorado em Direito Civil: Samir Namur.

(7)

Decisão: DEFERIDO

Direito Internacional

■ Luizella Giardino Barbosa Branco/08 – Del. 052/07

Solicita que a disciplina eletiva “Soberania e Cooperação Internacional”, cursada pela requerente durante o segundo semestre de 2008, na Pós-Graduação Stricto Sensu da PUC/RJ, seja considerada equivalente à disciplina “Tópicos de Direito Internacional”, constante da grade do curso de Pós-Graduação Stricto Sensu da UERJ, sendo os créditos correspondentes aproveitados em seu histórico escolar.

Informa a requerente que em requerimento anterior o pedido foi apresentado com o “de acordo” da Professora Marilda Rosado de Sá Ribeiro.

Decisão: DEFERIDO

■ Fernanda Maria Muniz Vieira Lima/06 – Del. 022/04

Atendendo o telegrama enviado pela Secretaria de Pós-Graduação, por determinação deste Colegiado, a doutoranda solicita dilação do prazo a fim de concluir o seu curso de mestrado, tendo em vista a ocorrência de diversos problemas de saúde com a mestranda e seus familiares, incluindo cirurgias, relatados no requerimento.

Decisão: INDEFERIDO

II – ASSUNTOS ESPECÍFICOS

Mestrandos

Direito Público

■ André Luiz Agostinho da Silveira Reis/05 – Del. 022/04

Encaminhado telegrama para o mestrando, em 18/05/2009, reiterando o, anteriormente, enviado, com a informação de que o Colegiado, por maioria, deu prazo até o dia 06 de agosto de 2009 para término da dissertação, vencidos os Professores Leonardo Greco, Patrícia Glioche, Jorge Câmara e Antonio Augusto Madureira.

Decisão: CIENTE

Direito Internacional

■ Tatiana Rodrigues Estevez/07 – Del. 052/07

Após contato telefônico com a mestranda para tratar da sua qualificação, a mesma informou ao Prof. Antonio Celso Alves Pereira que desistiu do curso de Mestrado, por motivos pessoais, a contar de 07 de maio de 2009.

Decisão: A SECRETARIA DEVE PROVIDENCIAR O DESLIGUE-SE DO ALUNO NO PROGRAMA.

(8)

Solicita o seu desligamento do Programa de Pós-Graduação em Direito, por ter sido transferido por seu empregador para Manaus/AM, onde permanecerá por, no mínimo, dois anos.

Decisão: A SECRETARIA DEVE PROVIDENCIAR O DESLIGUE-SE DO ALUNO NO PROGRAMA.

Direito da Cidade

■ Natália Amitrano Vargas de Menezes/06 – Del. 022/04

Atendendo o telegrama enviado pela Secretaria de Pós-Graduação, por determinação deste Colegiado, a mestranda requer seu desligamento do curso de Mestrado, na medida em que compromissos profissionais e pessoais vêm impedindo a dedicação pretendida às atividades acadêmicas.

Decisão: A SECRETARIA DEVE PROVIDENCIAR O DESLIGUE-SE DO ALUNO NO PROGRAMA.

Doutorandos

Direito Público

■ Flávio Antonio Esteves Galdino/02 – Del. 028/01

O doutorando ainda não marcou a data de sua defesa de tese.

Decisão: O COLEGIADO CONCEDE, DE OFÍCIO, O PRAZO IMPRORROGÁVEL DE 20 DIAS PARA A DEFESA DA TESE, SOB PENA DE JUBILAMENTO AUTOMÁTICO, SEM QUALQUER POSSIBILIDADE DE NOVA MANIFESTAÇÃO DO COLEGIADO A RESPEITO. COMUNIQUE-SE O DOUTORANDO E O ORIENTADOR POR EMAIL.

Direito Processual

■ Leonardo Faria Schenk/08 – Del. 052/07

Solicita a isenção do Estágio Docente II, por ter cumprido o quádruplo da carga horária exigida para a atividade (30 horas) na qualidade de Professor Substituto da UERJ, responsável pelas disciplinas “Direito Processual Civil III” (obrigatória, com 60 horas); “Tópicos Especiais de Direito Processual: aspectos atuais da tutela de urgência” e “Tópicos Especiais de Direito Processual: a efetividade da tutela jurisdicional e a execução” (eletivas, com 30 horas cada), no ano letivo de 2008, quando já em curso o Doutorado em Direito Processual, conforme comprova a declaração anexa, firmada pelo Professor Alexandre Ferreira de Assumpção Alves, Coordenador de Graduação da Faculdade de Direito da UERJ, reputando-se, assim, integralmente satisfeitos os requisitos e objetivos da atividade, em especial a demonstração e o desenvolvimento das habilidades necessárias para o exercício do magistério.

Em anexo: Declaração do Professor Alexandre Ferreira de Assumpção Alves, Coordenador de Graduação da Faculdade de Direito da UERJ; e-mail do Professor Alexandre Ferreira de Assumpção Alves.

(9)

■ Resolução nº de junho de 2009.

Estabelece norma para efetivação da inscrição em disciplinas nos Cursos de Mestrado e Doutorado em Direito, condicionando-a à atualização do Currículo Lattes dos alunos.

Decisão: DEFERIDO

■ Aprovação dos Editais de Seleção do Programa de Pós-graduação.

Parecer do DEPG/SR-2 aprovando os Editais de abertura de inscrição e seleção ao Programa de Pós-graduação em Direito, cursos de Mestrado e Doutorado para turmas com início em 2010/1º semestre.

Decisão: APROVADO

■ Biblografias das linhas de pesquisa de Direito da Cidade, Direito

Penal, Direito Internacional e de Direito Processual para homologação.

Em anexo: Bibliografias de Direito da Cidade, de Direito Penal, de Direito Internacional e de Direito Processual.

A bibliografia para a seleção do Mestrado da linha de Direito Processual está sendo reencaminhada, tendo em vista a substituição de uma das obras indicadas.

Decisão: APROVADO

■ Apreciação da grade horária e do Calendário para 2009/2.

Em anexo: Calendário para 2009/2º semestre.

Decisão: SAIR DE PAUTA PARA COMPLETAR

■ Procedimentos relacionados a “alunos ouvintes”.

Decisão: O COLEGIADO DELEGA AO COORDENADOR PODERES PARA MINUTA DE RESOLUÇÃO DISCIPLINANDO QUALQUER SITUAÇÃO A RESPEITO.

■ Disponibilidade de docente para ministrar a disciplina “Teoria do

Estado de Direito”, obrigatória para o curso de Doutorado em Direito

Público, Processual e Internacional e que já não é oferecida desde

2008.

Decisão: SAIR DE PAUTA

■ Deliberação nº 16 de 05 de março de 2009.

Institui e estabelece os critérios e procedimentos para o Programa de Professor Voluntário, nos termos da Lei nº 9.608 de 18 de fevereiro de 1998.

Em seu texto, esclarece que Professor Voluntário é o docente com o título de doutor, ou de livre-docente que tenha se aposentado da UERJ por tempo de serviço ou implemento de idade, cuja produção científica, técnica, filosófica e ou artística seja compatível com os indicadores de excelência de produtividade de sua área de conhecimento.

Informa, ainda, que a indicação para o Programa Professor Voluntário se dá mediante interesse expresso e aprovado no respectivo Departamento, ou no Colegiado do Programa de Pós-graduação, homologado no Conselho Departamental da Unidade. A indicação deve atender prioritariamente as demandas específicas dos programas de

(10)

pós-graduação e dos grupos de pesquisa, podendo abranger as atividades de graduação e de extensão.

Também esclarece que o Professor Voluntário pode receber apoio financeiro por despesas expressamente autorizadas pela Universidade que comprovadamente realizar no desempenho de suas atividades, na forma da Lei nº 9.608/98.

Em anexo: Deliberação nº 16 de 05/03/2009.

Decisão: CIENTE

■ Solicitação da Professora Sonia Rabello de estagiário docente sob sua

supervisão.

O Departamento de Direito do Estado aprovou o pedido da Professora Sonia Rabello para receber um estagiário docente, tendo-o sob sua supervisão na Graduação, a partir do segundo semestre de 2009.

Por proposta da mesma docente, o Departamento deliberou exortar a Coordenação da Pós-Graduação e a Coordenação de Graduação a consultarem o Departamento previamente à alocação de estagiários docentes, a fim de que este órgão controle os programas das disciplinas em que colaboram e a atuação dos pós-graduandos nessa atividade.

Em anexo: Ata da Reunião do Departamento de Direito do Estado e Deliberação nº 022/2000.

Decisão: SERÁ INFORMADO AOS ALUNOS DA LINHA DE DIREITO PÚBLICO QUE ALÉM DAS ELETIVAS HÁ POSSIBILIDADE DESTA

DISCIPLINA DE DIREITO ADMINISTRATIVO II – NOITE.

■ Proposta da Professora Sonia Rabello de reflexão a respeito do

Doutorado em Direito da Cidade.

Segundo a Ata da Reunião do Departamento de Direito do Estado, realizada em 12 de maio de 2009, a Professora Sonia Rabello propõe “à reflexão do Departamento e demais instâncias acadêmicas a suspensão do Doutorado em Direito da Cidade, tendo em vista sua atual impraticabilidade material”.

Em anexo: Ata da Reunião do Departamento de Direito do Estado.

Decisão: OUVIDO O REPRESENTANTE DA LINHA DE DIREITO DA CIDADE, O MESMO INFORMOU QUE NÃO HÁ PROBLEMAS DE PROFESSORES, TENDO SIDO OFERECIDAS DOZE DISCIPLINAS NA LINHA, NÃO HAVENDO CONVENIÊNCIA DE TOMAR QUALQUER MEDIDA A ESTE RESPEITO.

III – HOMOLOGAÇÃO DE BANCA DE DEFESA DE

DISSERTAÇÃO E TESE

Mestrandos

Direito da Cidade/07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES DECISÃO

(11)

Clarissa da Silva Souza Maurício Jorge Pereira da Mota (Orientador) Maria Beatriz de Albuquerque David (UERJ) Eduardo Takemi Dutra dos Santos Kataoka (UCAM) HOMOLOGADO Marcos Alcino de Azevedo Torres (UERJ) Leonardo de Andrade Mattietto (UNIFLU)

Direito da Cidade/07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Érika Pereira da Silva Negreiros de Freitas Sonia Rabello de Castro (Orientadora) Rosângela Maria de Azevedo Gomes (UERJ) Fernanda Furtado (UFF) HOMOLOGADO Ângela Moulin Penalva Santos (UERJ) Vera Motta Resende (UFF)

Direito Público/05 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Tatiana Esteves Natal Alexandre Santos de Aragão (Orientador) Gustavo Binenbojm (UERJ) Floriano de Azevedo Marques Neto (USP) HOMOLOGADO Lúcia Helena Salgado (UERJ – Doutora em Economia) Marcos Juruena Villela Souto (UNICAM)

Direito Público/07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Gustavo da Gama Vital de Oliveira Ricardo Lobo Torres (Orientador) Ricardo Lodi Ribeiro (UERJ) Paulo Roberto Soares Mendonça (UNIRIO) HOMOLOGADO Daniel Antonio de Moraes Sarmento (UERJ) Cláudio Pereira de

(12)

Souza Neto (UFF)

Direito Público/07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Pedro de Oliveira Coutinho Gustavo Binenbojm (Orientador) Alexandre Santos de Aragão (UERJ) Cláudio Pereira de Souza Neto (UFF)

HOMOLOGADO

Patrícia Ferreira Baptista (UERJ) Odete Medauar

(USP)

Direito Público/07 – Del. 022/04

TEMA: “Solidariedade e Estado Democrático de Direito: uma proposta de (re) leitura dos direitos fundamentais no Brasil após a Constituição da República de 1988”.

DATA PREVISTA: 27 DE AGOSTO DE 2009

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES DECISÃO

Fábio Cesar dos Santos Oliveira Ricardo Lobo Torres (Orientador) Daniel Antonio de Moraes Sarmento (UERJ) Fernanda Duarte Lopes Lucas da Silva (Universidade Gama Filho) HOMOLOGADO Luís Roberto Barroso (UERJ) Gisele Guimarães Cittadino (PUC - RJ)

Direito Público/07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES DECISÃO

Ana Paula Barbosa de Sá

Paulo Braga Galvão (Orientador)

Humberto Dalla Bernardina de Pinho (UERJ) José Ribas Vieira

(PUC - RJ) HOMOLOGADO Ana Paula Gonçalves Pereira de Barcellos (UERJ) Ana Lúcia de Lyra Tavares (PUC - RJ)

Direito Público/07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Luciana de Pontes Saraiva Ana Paula Gonçalves Pereira de Barcellos (Orientadora) MANDAR EMAIL PARA ORIENTADOR SOBRE SUPLENTES

Paulo Braga Galvão (UERJ)

(13)

Cláudio Pereira de Souza Neto (UFF)

Direito Público/07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Thiago Cardoso Araújo José Ricardo Ferreira Cunha (Orientador) Antonio Carlos Cavalcanti Maia (UERJ) Guilherme Leite Gonçalves (FGV/RJ) FLAVIO GALDINO NÃO PODE FAZER PARTE DA BANCA ●Flávio Antonio Esteves Galdino (UERJ) Luciano Benetti Timm (PUC/RS)

Direito Internacional/07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Raphael Carvalho de Vasconcelos Carmen Beatriz de Lemos Tibúrcio Rodrigues (Orientadora)

José Ricardo Cunha (UERJ) Gustavo Senéchal (UERJ) HOMOLOGADO, COM A ALTERAÇÃO DO NOME DE JOSÉ RICARDO PARA DANIELA VARGAS (PUC) COMO SUPLENTE Marilda Rosado de Sá Ribeiro (UERJ) Marcos Vinício Chein Feres (Universidade Federal de Juiz de Fora)

Direito Processual/07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Mário Felippe de Lemos Gelli Leonardo Greco (Orientador) Hélcio Alves de Assumpção (UERJ) Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva (UFF) HOMOLOGADO

Nélson Luiz Pinto (UERJ) José Rogério Cruz e

(14)

de Direito da USP)

Direito Processual/07 – Del. 022/04

DATA: 16 DE JUNHO DE 2009 – HORÁRIO: 10:00 h

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Bruno da Costa Aronne Humberto Dalla Bernardina de Pinho (Orientador)

Nélson Luiz Pinto (UERJ) Luis Gustavo Grandinetti (UNESA) HOMOLOGADO Flávio Mirza Maduro (UERJ) Petrônio Calmon (UNB)

Direito Processual/07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Márcio Carvalho Faria Leonardo Greco (Orientador) MANDAR EMAIL PARA ORIENTADOR SOBRE NOMES DE SUPLENTES Humberto Dalla Bernardina de Pinho (UERJ) Aline Araújo Passos (UFJF)

Direito Processual/07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Laura Oliveira Vidon Humberto Dalla Bernardina de Pinho (Orientador) Flávio Mirza Maduro (UERJ) Luiz Gustavo Grandinetti (UNESA) HOMOLOGADO Aluísio Gonçalves de Castro Mendes (UERJ)

(15)

Aline Araújo Passos (UFJF)

Direito Processual/07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES DECISÃO Bernardo Braga e Silva Humberto Dalla Bernardina de Pinho (Orientador) Paulo Sérgio Rangel do Nascimento (UERJ) Geraldo Prado (UNESA) HOMOLOGADO Flávio Mirza Maduro (UERJ) Luiz Gustavo Grandinetti (UNESA)

Direito Processual/07 – Del. 022/04

ALUNO BANCA PROFESSORES DOUTORES SUPLENTES PROFESSORES DOUTORES DECISÃO José Aurélio de Araújo Leonardo Greco (Orientador) Flávio Mirza Maduro (UERJ) Ricardo Perlingeiro Mendes da Silva (UFF) HOMOLOGADO, DEVENDO SER CONFIRMADO COM O ORIENTADOR SOBRE A INSTITUIÇÃO DO PROF. EDUARDO TAMINI

Luiz Fux (UERJ) Eduardo Talamini (Núcleo de Pós-Graduação do Jus

Podium, PB)

Doutorandos

Direito Internacional/06 – Del. 022/04

TEMA: “Dos casos em que é desnecessário homologar uma sentença estrangeira”. DATA PREVISTA: 06 DE JULHO DE 2009, ÀS 11 h

(16)

PROFESSORES DOUTORES PROFESSORES DOUTORES Marcela Harumi Takahashi Pereira Carmen Beatriz de Lemos Tibúrcio Rodrigues (Orientadora) DANIELA VARGAS (PUC) E LUIS FUX (UERJ)

HOMOLOGADO Marilda Rosado de Sá Ribeiro (UERJ) Artur de Brito Gueiros Souza (UERJ) Nadia de Araújo (PUC – RJ) Gregório Assagra de Almeida (Faculdade de Direito da FUIT – MG)

IV – HOMOLOGAÇÃO DAS BANCAS DE DISSERTAÇÃO E TESE

Mestrando/Direito Público/06

ALUNO DATA TÍTULO BANCA

PROFESSORES DOUTORES DELIBERAÇÃO DECISÃO Thiago Avancini Alves 12/05/2009 “Legalidade tributária e justiça fiscal” Ricardo Lobo Torres (Orientador) Aprovado. Grau: 9,0 (nove) HOMOLOGADO Marcus Abraham (UERJ) Eduardo Maneira (UFRJ)

V – REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS/DOUTORADO:

■ Participação de Professores Doutores em outras áreas de bancas de

defesa e de revalidação de diplomas.

Em anexo: E-mails sobre a possibilidade de participação da Professora Ângela

(17)

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, em Comissão de revalidação de diploma de mestrado; Deliberação nº 014/02 e Resolução nº 03 de 06 de maio de 2009.

Decisão: NÃO HÁ IMPEDIMENTO QUE O PROFESSOR QUE INTEGRE A COMISSÃO DE AVALIAÃO POSSUA DOUTORADO EM OUTRA ÁREA DE CONCENTRAÇÃO.

■ Informação sobre Universidad de Museo Social Argentino.

Informação de que os “títulos” do Museo Social Argentino e os “títulos” expedidos por qualquer curso do Mercosul que não seja presencial não são passíveis de revalidação. Da mesma forma, não são passíveis de revalidação os “títulos” norte-americanos LLM, JSD e SJD.

Em anexo: E-mail informando sobre o assunto.

Decisão: SE ESTIVEREM PRESENTES OS REQUISITOS DA RESOLUÇÃO DO COLEGIADO, DEVE HAVER REVALIDAÇÃO, DEVENDO HAVER COMUNICAÇÃO PARA SABER OS FUNDAMENTOS DA INFORMAÇÃO.

■ Indicação de Comissão Especial para revalidação de diplomas.

A Profª Patrícia Glioche e Carmen Tibúrcio indicaram os nomes dos seguintes Professores como integrantes da Comissão Especial para revalidação de diplomas, para o Processo, abaixo, a ser encaminhado para a SR-2:

COMISSÃO ESPECIAL PARA REVALIDAÇÃO DE DIPLOMAS

REQUERENTE PROCESSO MEMBROS DA COMISSÃO TITULAÇÃO DECISÃO Sandra Mônica de Jesus 3468/08 Professor Alexandre Ferreira de Assumpção Alves (UERJ) Doutor em Direito, pela UERJ, desde 2003.

HOMOLO GADO

Professor José Gabriel Lopes Pires Assis de

Almeida (UERJ) Doutor em Direito, pela Universidade de Paris II Panthéon Assas, desde 1994. Professor Alejandro Estoup

(UERJ – Professor Visitante e Universidad de Buenos Aires - Argentina)

Doutor em Direito, pela Universitè de Paris II, UP II, França, desde 1999.

■ Ronaldo Vieira Fragoso – Processo nº 3467/2008

Solicita informações sobre o andamento de seu Processo de Revalidação de Diploma de Doutorado na área de Direito Público – Universidade de Extremadura (Espanha), protocolado no dia 23 de junho de 2008 no Departamento de Administração Acadêmica – DIPLO, desta Instituição.

Decisão: PROFESSORAS CARMEN E PATRICIA SOLICITARÃO INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO AO REQUERENTE.

(18)

VI – HOMOLOGAÇÃO DAS BANCAS DOS EXAMES DE

SELEÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO E SUAS

RESPECTIVAS BIBLIOGRAFIAS – TURMA 2010

Banca de Linha de Pesquisa em Direito Penal

Mestrado/Direito Penal

Professor Artur de Brito Gueiros Souza – Presidente

Professor Jorge Luis Fortes Pinheiro da Câmara

Professora Heitor Costa Júnior

Professor PATRICIA MOTHÉ GLIOCHE BÉZE - Suplente

Doutorado/Direito Penal

Professor Nilo Batista – Presidente

Professor Juarez Estevam Xavier Tavares

Professor Carlos Eduardo Adriano Japiassú

Professor Artur de Brito Gueiros Souza

Professora Patrícia Mothè Glioche Bezè

Professor Heitor Costa Júnior – Suplente

Banca de Linha de Pesquisa em Direito da Cidade

Mestrado/Direito da Cidade

Professor Mauricio Mota – Presidente

Professora Vânia Siciliano Aieta

Professor Ângela Moulin Penalva Santos

Professor Vanderlei Martins - Suplente

Doutorado/Direito da Cidade

Professor Marcos Alcino de Azevedo Torres – Presidente

Professor Vicente de Paulo Barretto

Professor Mauricio Mota

Professor Marcello Raposo Ciotola

(19)

Referências

Documentos relacionados

[r]

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem