• Nenhum resultado encontrado

NOTÍCIAS DO. É AMOR Amar a Deus acima de todas as coisas, e ao teu próximo como a ti mesmo. - Jesus (Mateus 22: 34-40)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NOTÍCIAS DO. É AMOR Amar a Deus acima de todas as coisas, e ao teu próximo como a ti mesmo. - Jesus (Mateus 22: 34-40)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

B o l e t i m I n f o r m a t i v o - M a r ç o / A b r i l 2 0 1 4

T

I

Ã

O

Z

I

N

H

O

SUSTENTABILIDADE

Em sua acepção mais comum a

palavra sustentabilidade reflete a preocupação com o uso cons-ciente e sustentável dos recursos naturais, visando a preservação do meio ambiente e o equilíbrio do ecossistema. Embora correto, esse conceito é insuficiente para expressar o real alcance da sustentabilidade.

Numa acepção estrita,

susten-tabilidade está associada ao sentido de existência; já numa conotação mais ampla, ao de vida. O sentido de viver é muito mais complexo e sutil do que o de existir. Tudo existe: os elementos, as coisas e os seres. Viver, no entanto, implica uma experiência coletiva, em que as partes encontram-se organizadas em regime de interdependência física, psíquica e energética de modo que se uma delas estiver em desequilíbrio a harmonia e a sobrevivência do conjunto estará ameaçada.

Assim, num mundo onde tudo está interconectado e em regime de interdependência global, a expressão sustentabilidade assume uma dimensão muito mais ampla. Não basta nos preocuparmos apenas com a forma como os humanos interagem com o meio ambiente; importa considerar também como eles interagem entre si.

Da mesma forma que temos que zelar pela preservação do meio ambiente e da atmosfera, pre-cisamos atentar também para a higienização da psicosfera plane-tária, cuidando para que nossos pensamentos, sentimentos, emo-ções e atitudes, em relação aos nossos semelhantes, sejam harmo-niosos e equilibrados.

Tão importante quanto manter-mos um planeta ambientalmente sustentável, será desenvolvermos um modelo de sociedade emo-cionalmente sustentável. A esse conceito ampliado de sustentabilidade podemos chamar de sustentabilidade psicossocioambiental. E o que era apenas um conceito transforma-se num princípio, num ideal maior, de cuja observância depende o futuro da humanidade.

Provavelmente essa foi a proposta de Jesus quando nos legou a Lei Magna do Amor: − “Amar a Deus acima de todas as coisas, e ao próximo como a ti mesmo.” No amor a Deus consiste o respeito e o empenho na preservação de Sua obra; e no amor ao próximo e a nós mesmos, o sentimento de pertencer à raça humana e de corresponsabilidade mútua.

É AMOR

MENSAGEM ESPIRITUAL

INTERCÂMBIO

Assim como todas as coisas estão interligadas, todas as pessoas se inter-relacionam.

Ninguém vive sem o concurso de alguém. Todos se ajustam ao mecanismo da Lei. Cada qual cumpre sua função.

Por mais insignificante, toda tarefa é de fundamental importância.

Escreveu o poeta que “não se pode tocar uma flor, sem incomodar uma estrela”.

Fazemos parte de um imenso organismo.

O que acontece aos outros é o que, de certa forma, nos acontece.

Fisicamente distanciados, mentalmente estamos próximos.

Vivemos imersos num oceano de ideias e emoções.

Quem tende a isolar-se foge à harmonia do todo.

(Do livro “Vigiai e Orai”. Psicografia de Carlos A. Baccelli. - Pelo Espírito Irmão José.)

“Amar a Deus acima de todas as coisas, e ao teu próximo como a ti mesmo.” - Jesus (Mateus 22: 34 - 40)

“Se você tem metas para um ano, plante arroz. Se você tem metas para 10 anos, plante uma árvore. Se você tem metas para 100 anos, eduque uma criança. Se você tem metas para 1000

(2)

Creche Tiãozinho estimula

imaginário infantil com atividades

lúdicas e contação de histórias

Numa creche a brinquedoteca é, por excelência, o espaço onde se utiliza o brincar e o lúdico como recursos pedagógicos. Nesse espaço privilegiado, jogos, brincadeiras e histórias contribuem para a conquista da aprendizagem no inicio da vida escolar das crianças.

A Creche Tiãozinho conta com uma proposta educacional arrojada que utiliza práticas peda-gógicas relacionadas ao brincar e ao lúdico que vão além do espaço da brinquedoteca. Na Tiãozinho todos os espaços se integram e se transformam em ambientes pedagógicos para o desenvolvimento das habilidades e do imaginário infantil. Nela tudo contribui para a geração de aprendizagens, para a criação da identidade, para o desenvolvimento da autonomia e a construção das diferentes linguagens da criança.

Nesse ambiente lúdico e prazeroso, a contação de histórias é estimulada e valorizada e representa

recurso fundamental na educação infantil. Usando a técnica das histórias o educador pode alcançar múltiplos objetivos, estimulando a criança a participar e a expressar suas próprias percepções do mundo. Com as histórias as crianças aprendem brincando a respeitar regras, a aceitar limites, a interagir, a se socializar, a se comunicar, a compreender, a fazer associações, a se divertir, a superar dificuldades, a desenvolver o gosto e a admiração pelas histórias, a ser criativa...

Para contar histórias são utilizadas diversas técnicas e recursos, tais como: leitura de livros, utilização de fantoches, projeção de filmes, teatrinhos com a participação das próprias crianças, músicas, revistas, eventos e festas comemorativas... Enfim, utiliza-se tudo o que a criatividade permitir, desde que bem planejado. Para Lewis Carrol, o inspirado autor de Alice no País das Maravilhas, “contar uma história é dar um presente de amor”.

“contar

uma história

é dar um presente

(3)

Creche trabalha

símbolos da Páscoa

A Páscoa não é apenas uma data comercial onde se ganha presentes e se come ovos de chocolate, nem é o dia mundial dos coelhos, muito embora a figura do coelho e dos ovos tenha um significado especial, de fertilidade e de vida. Para além dos ovos de chocolate e dos presentes, a Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes do nosso calendário. É um dia muito especial que significa recomeço, mudança, transformação, renovação de esperanças e de oportunidades para uma vida melhor e mais solidária...

Na semana da Páscoa as educadoras da Creche Tiãozinho trabalharam com os símbolos da Páscoa e seus significados. Durante toda a semana, a temática da Páscoa foi sendo desenvolvida com as crianças, numa linguagem lúdica e acessível, por meio de

filmes, músicas, gincanas, teatrinhos e historinhas, utilizando os símbolos da Páscoa como pano de fundo ─ pão e vinho, água, óleo, círio pascal, coelho, ovo de páscoa, etc.

Para fechar a semana com chave de ouro, na quinta-feira foi organizada a festinha dos Aniversa-riantes do mês de abril. Uma mesa enfeitada com temas da Páscoa e recheada com bolos e doces fez a alegria das crianças, que, ao final, ainda receberam lembrancinhas preparadas pelas próprias educa-doras.

A seguir algumas cenas da comemoração da Páscoa na Creche.

‘‘É um dia muito especial

que significa recomeço,

mudança, transformação,

renovação de esperanças e

de oportunidades para uma

vida melhor e mais

solidária...’’

“A prática demonstra que um programa de responsabilidade social só traz resultados

positivos para a sociedade e para a empresa se for realizado de forma autêntica. É

necessário que a empresa tenha a cultura da responsabilidade social incorporada à

sua visão de negócio.”

Oded Grajew

(4)

Com a inauguração do CETECC, os adolescentes do Núcleo Tiãozinho com mais de 13 anos já reúnem condições de serem transferidos paulatinamente para o CETECC. Com isso o Núcleo está passando por um processo de reformulação em suas salas e nas faixas etárias das crianças, dando-se prioridade a crianças entre 6 e 7 anos de idade, cuja fila de espera é bastante grande.

Atualmente já são mais de 1000

crianças aguardando vaga no Núcleo, nas diversas faixas etárias, com maior concentração na faixa de 6 a 8 anos de idade. Com a reorganização das salas foi possível ampliar em mais 30 vagas, para crianças com 6 e 7 anos de idade, passando de 360 para 390 alunos. Com isso, mais crianças passam a ter a oportunidade de frequentar o Núcleo e usufruir de sua

rica e variada programação educativa. Boas-vindas aos novos alunos.

Reformulação do Núcleo prioriza

crianças mais novas e cria mais 30 vagas

CETECC

P R O G R A M A

JOVEM APRENDIZ

no

No dia 14 de abril começou o Programa “Jovem Aprendiz”, no CETECC, em parceria com a Camp, com uma 1ª turma de 50 alunos. O programa apoia-se na Lei 10.097/2000, a Lei da Aprendizagem, voltada para a preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho, mediante a integração Empresa-Escola. Propõe o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício de uma profissão, com um programa de formação que traz atividades desafiadoras, pautadas no aprendizado de diversas disciplinas teóricas, no ambiente do CETECC, e em vivências práticas em empresas parceiras.

A tendência, agora, é o curso deslanchar e novas turmas irem se formando

gradativamente, visto que já existem 200 adolescentes e jovens inscritos no programa, e esse número cresce diariamente. Espera-se que com a constituição das novas turmas sejam oferecidas até 200 vagas nos próximos 6 meses.

Segue foto da reunião com os jovens, com a participação de pais e responsáveis, realizada no dia 10 de abril, oportunidade em que foram explicadas as características e as regras do programa e esclarecidas muitas dúvidas dos alunos. Na sequência, fotos da aula inaugural, no dia 14, e do café da manhã dos jovens.

(5)

Com a conclusão das fundações da 2ª etapa do CETECC, terá início agora a edificação da estrutura de concreto dos 3 módulos finais do edifício. Essa nova etapa terá cerca 1.500 m2 de área construída, distribuída em 6 andares, sendo composta por 5 novas salas de aula, restaurante, auditório, despensa, oficina, coluna de escadas, sanitários e elevador. Com isso serão oferecidas 250 novas vagas diárias (750 nos 3 períodos) para diversos cursos profissionalizantes, além de completar as demais instalações e a infraestrutura geral da escola.

A previsão para a conclusão dessa nova etapa é de 18 meses, devendo ser concluída até o final de 2015. É claro que essa previsão dependerá da realização de novas parcerias e do levantamento dos recursos necessários. Mas com trabalho, perseverança e o auxílio de pessoas e empresas de boa vontade, chegaremos lá.

Abaixo fotos das obras de terraplenagem e fundações, estando o terreno já preparado para o início da construção da estrutura de concreto.

Concluída fundação da

2ª etapa do CETECC.

Obras prosseguem.

Com os 3 novos módulos o edifício, quase dobrará de tamanho.

Vista dos fundos do edifício, com obras da 2ª etapa em evolução...

Conclusão das fundações e da base do elevador. Maquete digital da 2ª fase do CETECC

(6)

A 2ª etapa das obras do CETECC já iniciou. Veja a seguir como você e sua empresa podem contribuir para o prosseguimento e a conclusão do Projeto CETECC, beneficiando assim centenas de crianças, adolescentes e jovens.

· Fazendo uma doação de qualquer valor, em nome do CETECC, na livraria da Casa do Caminho ou mediante depósito nas contas da SAFRATER: no BANCO DO BRASIL, AGÊNCIA Nº 1815-5, CONTA CORRENTE Nº 401.959-8; ou no BRADESCO, AGÊNCIA Nº 420, CONTA CORRENTE Nº 33.950-4.

· Doando materiais de construção mediante contato direto no CETECC, com os engenheiros responsáveis pela obra, na Rua das Guassatungas, 222, Jabaquara, São Paulo – Fone: 5011-1950; ou entrando em contato com a secretaria da Safrater na Rua Estado de Israel, 59 – Vila Clementino, São Paulo – Fone 5084.5098.

· Inscrevendo-se na campanha “CETECC – EU AJUDO A CONCLUIR”, contribuindo com qualquer quantia. Para cadastrar-se como doador na campanha “CETECC – EU AJUDO A CONCLUIR”, basta preencher o formulário abaixo e encaminhá-lo para a Safrater – Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho, na Rua Estado de Israel, 59 – CEP 04022-000, São Paulo – SP. Você receberá mensalmente um boleto bancário para efetuar sua contribuição conforme sua opção, juntamente com material institucional de divulgação da Safrater e do CETECC, para acompanhamento da obra e das atividades da entidade. A inscrição não gera qualquer tipo de compromisso formal ou responsabilidade legal do doador, podendo ser suspensa a qualquer tempo, sem prévio aviso, se assim o desejar.

AS DOAÇÕES CORPORATIVAS (DE EMPRESAS) PODEM SER DEDUZIDAS DO IMPOSTO DE RENDA.

R$

Veja como você pode contribuir para o prosseguimento

e a conclusão do CETECC

“CETECC, EU AJUDO A CONCLUIR”

CETECC, EU AJUDO A CONCLUIR

Desejo contribuir com a SAFRATER – Sociedade de Amparo Fraterno Casa do Caminho, para a conclusão da 2ª etapa do CETECC – CENTRO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICO CASA DO CAMINHO, uma escola de ensino profissionalizante para adolescentes e jovens vivendo em situação de vulnerabilidade socioeconômica e risco social.

Para tanto, autorizo a emissão de boletos bancários, para contribuição mensal no valor abaixo especificado.

(

)

(7)

400 convidados da Casa do Caminho

e da Safrater prestigiaram o

1º Almoço Beneficente

no CETECC

A Casa do Caminho e a Safrater realizaram no domingo, dia 13 de abril, nas instalações do C E T E C C , o 1º almoço b e n e f i c e n t e c o m b i n g o . O evento, realizado num ambiente acolhedor e de uma forma agradável e alegre, teve por finalidade a confraternização de voluntários, frequentadores e amigos da Casa do Caminho, bem como levantar recursos para auxiliar na manutenção da Casa do Caminho e das Obras Sociais Tiãozinho.

Mais de 400 pessoas pres-tigiaram o evento, e puderam verificar in loco as novas e m o d e r n a s i n s t a l a ç õ e s d o C E T E C C , a m a i s r e c e n t e conquista da Casa do Caminho, e que será doravante o palco dos nossos eventos conjuntos.

Durante o almoço os con-vidados puderam saborear deliciosas massas, saladas e d o c e s , b e m c o m o v á r i o s produtos preparados na cozinha e na padaria do CETECC. Logo após, foi organizado um bingo beneficente para entretenimento dos convidados. O almoço atingiu plenamente os seus objetivos, servindo inclusive para testar as instalações do CETECC que se mostraram compatíveis e adequadas para a r e a l i z a ç ã o d e e v e n t o s d a espécie.

Aproveitamos para agradecer aos participantes que pres-tigiaram e contribuíram para o sucesso do evento. A todos nosso muito obrigado! Seguem, abaixo, algumas fotos com i m a g e n s d o a l m o ç o e d o s c o n v i d a d o s . O u t r a s f o t o s encontram-se expostas num mural, na recepção da Casa do Caminho.

(8)

Para saber mais sobre as Obras Sociais da Casa do Caminho visite nossos sites:

www.tiaozinho.org.br e www.casadocaminho.com.br

Nele você encontrará informações sobre “quem somos”, “o que fazemos”, “nossos projetos”, “responsabilidade social”, “como ajudar”, “nossos eventos”, “nossas atividades”, “nossos números”, “notícias”, ”cadastro”, “fale conosco”, “nossos parceiros”, “voluntariado”, além de informações detalhadas sobre o Projeto CETECC, nossa escola profissionalizante e mais novo desafio.

Bazar de

Usados

Tiãozinho

Coisa boa,

a gente doa.

Agradecemos também às equi-pes de trabalhadores voluntários responsáveis pela triagem e disponibilização desses produ-tos, o que fazem com muita dedicação e carinho.

Sabe aquelas

roupas que você

não usa mais?...

...Doe para o

Tiãozinho e dê um

futuro feliz a elas!

A peça de roupa usada, o calçado encostado, o brinquedo guar-dado, o livro já lido, ou quaisquer outros objetos usados que já não te servem mais, ainda podem ser úteis para muita gente. Doe para o Breshopping do Tiãozinho suas coisas usadas e em bom estado de conser-vação e ajude a manter as 520 crianças e adolescentes das Obras Sociais Tiãozinho.

Receita com venda de

artigos usados no

Breshoping Tiãozinho

responde pela

manutenção de 150

das 520 crianças e

adolescentes das

Obras Sociais

Tiãozinho

Os produtos e artigos usados doados na Casa do Caminho são triados e vendidos a preços muito baixos no Breshopping Tiãozinho. A renda gerada já é suficiente para a manutenção de quase 30% das crianças e adolescentes atendidos diariamente nas Obras Sociais Tiãzinho. E essa receita vem as-sumindo papel cada vez mais importante para a manutenção da entidade.

Agradecemos as

doações de roupas e

de outros artigos

para o Breshopping

Tiãozinho

Agradecemos às pessoas generosas que enviam para a Casa do Caminho e para a Safrater suas doações de produ-tos, artigos e objetos usados. Esses produtos são encaminha-dos ao Breshopping Tiãozinho, ao lado da Casa do Caminho e na Creche Tiãozinho, e geram renda. Essa renda é destinada à manutenção das crianças e adolescentes da Creche e do Núcleo Tiãozinho 1 e 2.

Equipe de voluntárias na sala de triagem do Breshopping, ao lado da Casa do Caminho.

Referências

Documentos relacionados

• Construção de um modelo computacional, que trata devidamente os itens de consumo regular e irregular classificando-os, e realiza simulações de possíveis estoques para

6.1.5 Qualquer alteração efetuada pelo fabricante em reator cujo protótipo já tenha sido aprovado pela Prefeitura/CEIP deverá ser informada, com antecedência, pelo

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

As principais informações obtidas referem-se a estágio da cultura, variedades, incidência de plantas daninhas, pragas e doenças, precipitação e situação geral