• Nenhum resultado encontrado

PAULO ALVIM TIRANDO O MÁXIMO DO JAVA EE 6 OPEN SOURCE. 3ª edição. com jcompany Developer Suite

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PAULO ALVIM TIRANDO O MÁXIMO DO JAVA EE 6 OPEN SOURCE. 3ª edição. com jcompany Developer Suite"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)

PAULO ALVIM

TIRANDO O MÁXIMO DO JAVA EE 6 OPEN SOURCE

com jCompany© Developer Suite

3ª edição

Belo Horizonte

Paulo César Alvim Ottoni

2010

(4)

Tirando o Máximo do Java EE 6 Open Source com jCompany© Developer Suite

©2010 – Powerlogic Publishing

Todos os direitos reservados e protegidos por lei. Nenhuma parte deste livro pode ser utilizada ou reproduzida sob qualquer forma ou por qualquer meio, nem armazenada em base de dados ou sistema de recuperação sem permissão prévia e por escrito da editora, com exceção de citações breves em artigos críticos e análises. Fazer cópias de qualquer parte deste livro para qualquer finalidade além de uso pessoal constitui violação das leis internacionais de direitos autorais.

Avisos e Renúncia de Direitos

Este livro é vendido como está, sem garantia de qualquer tipo, seja expressa ou implícita. Embora todo o cuidado tenha sido tomado na preparação deste livro, o autor e as editoras não assumem qualquer responsabilidade por erros ou omissões.

Também não assumem qualquer

responsabilidade por danos resultantes do uso das informações ou instruções contidas aqui. Também fica estabelecido que nem o(s) editor(es) nem o(s) autor(res)

responsabilizam-se por quaisquer danos ou perdas de dados nos equipamentos

resultantes, direta ou indiretamente, do uso deste livro.

Marcas Registradas

Todos os termos mencionados neste livro conhecidos como marcas registradas ou comerciais foram adequadamente destacados.

ISBN: 978-85-907848-0-7 ATUALIZAR Coordenação Geral Vanessa Leonel e-mail: vanessa_leonel@powerlogic.com.br Diretor Comercial Paulo Justino e-mail: justino@powerlogic.com.br Revisão e Editoração Vanessa Leonel e-mail: vanessa_leonel@powerlogic.com.br Capa e Design João Peixoto Powerlogic Publishing

Rua Paraíba, 330, 19º andar. Funcionários Belo Horizonte - MG

Tel.: 55 31 35550050 Fax.: 55 31 35550054 e-mail: plc@powerlogic.com.br

Visite o Web-Site da Powerlogic em

www.powerlogic.com.br

(5)

Sobre o autor

Paulo Alvim graduou-se em Ciência da Computação pela UFMG em 1987. Em 20 anos de experiência no desenvolvimento de produtos de software corporativos, participou da implantação de quase uma centena de projetos corporativos em diversos segmentos de negócio e baseados em tecnologias distintas, de mainframes a aplicações Web, passando por Cliente/Servidor e Unix.

Iniciou sua carreira trabalhando com ferramentas de geração de código COBOL para mainframe, projetando em 1989 o repositório da ferramenta CASE ET-SADS, um dos poucos produtos desta

categoria então produzidos no Brasil. A partir daí, especializou-se em tecnologias Orientadas a Objetos e em Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas (MDS), passando a ministrar cursos de Engenharia da Informação e a prestar consultoria por todo o Brasil em modelagem de dados semântica, I-CASE e OO. Após uma breve passagem pela programação orientada a eventos em arquitetura Unix com o ambiente Ally da Unisys, em 1991, partiu para a Orientação a Objetos aplicada na recém popularizada arquitetura Cliente/Servidor, tornando-se o primeiro Certified PowerBuilder Developer da América Latina, em 1994. Neste período, desenvolveu o framework Dr.Object para PowerBuilder e fundou a Powerlogic, passando a coordenar projetos de missão crítica para desligamentos de mainframes em ambiente RAD.

A tecnologia Java se estabeleceu como prioritária na Powerlogic a partir de 1998; e Java EE Open Source a partir de 2002. Em 2003, Paulo Alvim idealizou o jCompany Developer Suite, concebido para oferecer uma alternativa de desenvolvimento Java EE Open Source gerenciável para grandes corporações, permanecendo como seu principal desenvolvedor até 2005. Com o sucesso do jCompany, a empresa cresceu para 200 colaboradores no início de 2010 e se tornou uma das maiores especialistas em softwares Open Source do Brasil.

Atualmente, Paulo Alvim comanda uma equipe de aproximadamente 30 profissionais na divisão de produtos da Powerlogic, desenvolvendo a expansão do jCompany para a suíte de Application Lifecycle Management “Powerlogic jALM”, utilizando Métodos Ágeis/SCRUM em um ambiente certificado MPS.Br Nível C.

(6)
(7)

Para quem é este livro

Este livro se destina aos profissionais da área de Desenvolvimento de Software envolvidos com a

tecnologia Java EE e interessados na utilização de produtos e frameworks Open Source, para produção de aplicações corporativas. Arquitetos de Software, Engenheiros de Software, Analistas de

Sistemas e Desenvolvedores/Programadores, iniciados em tecnologia Java EE, se beneficiarão da visão integrada e pragmática que orientam o conteúdo e tutoriais deste livro.

É um livro também destinado ao uso em Entidades de Ensino, para cursos de graduação ou extensão em TI, com ênfase em tecnologias Java EE Open Source (veja política acadêmica do fabricante,

incluindo cessão de licenças gratuitas para salas de aula e laboratórios em www.powerlogic.com.br).

Este não é um livro para introdução à linguagem Java e tecnologias Java EE - e nem para

exploração em detalhes de nenhum produto Open Source específico. Porém, não são esperados conhecimentos avançados em nenhuma destas áreas.

Profissionais que tenham noções teóricas e um pouco de prática em desenvolvimento Java e para Web (mesmo que em outras tecnologias, como PHP ou ASP) serão capazes de compreender melhor as realizações de Caso de Uso descritas, valorizando apropriadamente a produtividade e o uso integrado do Java EE 6, ferramentas e frameworks Open Source, providos pelo jCompany Developer Suite.

Eu não possuo o jCompany Developer Suite – ainda assim este livro é útil para mim?

Certamente! Além de aprender com o uso de uma arquitetura de referência, várias das facilidades

descritas no livro trazem “melhores práticas” que podem ser aplicadas à programação Java EE sobre arquitetura MVC2 para Web, em geral, incluindo padrões de Interfaces com o Usuário, Mapeamento Objeto-Relacional e programação OO em geral.

Nota do Editor: A Powerlogic possui diversas modalidades de suítes que visam facilitar o acesso de

pequenos e médios Desenvolvedores ao jCompany Developer:

o jCompany Developer Professional Suite – Demo & Academic Versions: Este livro

(somente versão impressa) possui em anexo um DVD com uma cópia do jCompany Developer

Professional Suite – Demo Version. Para seu uso, basta obter uma licença de demostração com validade de 3 (três) meses em www.powerlogic.com.br, gratuitamente. Licenças acadêmicas podem

ser obtidas mediante acordos “não burocráticos” com o fabricante Powerlogic, sendo também

gratuitas e válidas por 1 (um) ano, renováveis indefinidamente (para uso em laboratórios e salas de aula).

o jCompany Developer Professional Suite - Book Promotion (1 licença): Licença oficial do jCompany Developer Professional Suite. Dessa forma, sua primeira licença oficial pode sair por um valor em torno de R$ 600,00 (ref. Maio/2010).

Importante: Esta versão permite o desenvolvimento de ilimitadas aplicações para um

desenvolvedor registrado – mas a promoção não é cumulativa, limitada a “uma licença

por CPF e CNPJ”.

o jCompany Full-Stack Framework – Community Version: Outra alternativa é o uso do

jCompany FS Framework – Community Version, versão gratuita disponibilizada em licença GPLv3. Esta versão não possui ferramentas de geração de código, garantias de gerência de configuração e alguns outros módulos mas, através de artigos complementares a este livro, pode ser utilizada para ganhos de produtividade consideráveis.

o jCompany Developer Enterprise Suite: Para grandes negócios, a recomendação é a

aquisição dos modelos corporativos sobre licença POSLv2 (Código Aberto Gerenciado) que vêm com um leque mais abrangente de facilidades, homologação para Application Servers comerciais, controle de versão avançado, suporte e manutenção oficiais.

(8)

Convenções

O autor preferiu adotar critérios pragmáticos para convenções do uso de termos em inglês. Devido ao alto volume de jargão tecnológico encontrado na bibliografia e nas tecnologias de ponta utilizadas (com a presença de muitos termos que, inclusive, ainda não receberam "batismo" para português), grande

parcela de termos técnicos são mantidos em inglês, sem diferenciação de grafia. Para ajudar

nesta área, um glossário com grande parte destes termos é disponibilizado ao final deste livro. Os termos em inglês que não sejam do jargão tecnológico são apresentados em itálico.

Foram utilizados quatro elementos de destaque legendados – todos possuem índices remissivos disponíveis, ao final do livro:

o Figuras. Baseadas em “imagens” para a maior parte das ilustrações de modelos, telas da IDE e

das aplicações nos Navegadores.

o Trechos de Código. Baseados em “caixas de texto” para amostras de códigos maiores, que

possam permitir “corte e colagem” em versões eBook.

o Citações Externas. Citações de autores da referência bibliográfica.

o Esquemas. Diagramas de gestão de leiaute.

(9)

VOLUME I - FUNDAMENTOS

M Ó D U L O A – A P R E S E N T A Ç Ã O. M Ó D U L O B – C A S O S D E U S O C E N T R A D O S E M D A D O S ( P R I M Á R I O S ) . M Ó D U L O C – C A S O S D E U S O C E N T R A D O S E M D A D O S ( S E C U N D Á R I O S ) . M Ó D U L O D – I N T E R FA C E S C O M O U S U Á R I O. M Ó D U L O E – R E G R A S D E N E G Ó C I O. M Ó D U L O F – R E L A T Ó R I O S C O M E C L I P S E B I R T. M Ó D U L O G - R I A , E X T E N S I O N S E S OA ( B P M , W E B - S E R V I C E S )

(10)

Esta 3a. edição traz atualização de todo o conteúdo das edições anteriores para as novas versões 5.5 e 6.0 Preview do jCompany Developer Suite, que introduzem diversas APIs do padrão Java EE 6, além de melhorias na integração de tecnologias importantes como BPM, RIA, Extensions e Web-Services. Ela foi realizada de forma colaborativa pelos seguintes profissionais:

Arthur Cesar Oreana - Capítulos 1 a 5, 14 e 15;

Marcelo Boldrin - Capítulos 6 a 11, 13, 16, 20, 21 e apêndices I e II; Fabrício Gomes – Capítulos 12, 17, 18 e 19;

Henrique Vargas Oliveira – revisão técnica;

Referências

Documentos relacionados