• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE CAPIVARI FUCAP TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE CAPIVARI FUCAP TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

FACULDADE CAPIVARI – FUCAP

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS IMPLANTAÇÃO DE CONTROLE FINANCEIRO POR FLUXO DE CAIXA: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA KARIELY ALBINO ESTÉTICA AVANÇADA

Autora: Graziely Gomes Frances Orientadora: Profª Esp. Aline Raugust Uflacker

RESUMO

Este artigo tem como objetivo a implantação controles financeiros com base no fluxo de caixa na empresa Kariely Albino Estética avançada localizada na região de Tubarão, no mês de abril de 2018, visto que esse tipo controle é essencial para que a empresa tenha dados reais e precisos para auxilio na tomada de decisões. Para isso utilizou-se de uma pesquisa exploratória de estudo teórico e prático, de forma dedutiva e a coleta se dá a partir de dados secundários. A abordagem da pesquisa é predominantemente qualitativa com alguns aspectos quantitativos, se enquadra como estudo aplicado e com procedimentos técnicos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Percebeu-se a necessidade de criar um controle de contas a pagar e contas a receber além de formular um plano de contas adequado para a empresa, para posteriormente fazer a implantação do fluxo de caixa. Através dessa, foi possível verificar que 59% das entradas da empresa são os recebimentos a vista, ou seja, sua maior parte, mas no mês referido, essas entradas não foram necessárias para cobrir suas obrigações, em uma análise geral a empresa encontra-se com seu saldo positivo, mas precisa estar atenta aos resultados mensais. Com os estudos na empresa foi levantado a importância de ter um controle de seus recebimentos e pagamentos, além de construir um plano de contas específico para organizar as informações coletadas e a partir disto propor um modelo adequado a necessidade da empresa, simples e de fácil entendimento.

Palavras-chave: Controle financeiro. Fluxo de caixa. Contas a pagar. Contas a receber. 1 INTRODUÇÃO

No cenário atual em que as grandes e pequenas empresas estão inseridas pode-se perceber a importância de um bom planejamento financeiro, desta forma a implantação de controles financeiros é essencial para que a empresa tenha dados reais e precisos para elaborar seus controles. Através da implantação de controles financeiros por fluxo de caixa tem-se o controle do dinheiro, a visualização das entradas e saídas, a verificação onde a empresa está investindo ou gastando mais recursos, entre outras informações relevantes.

(2)

O fluxo de caixa deve ser reconhecido como um instrumento de gestão, que fornece informações valiosas para auxiliar na tomada de decisões, mas estas devem estar bem detalhadas e estruturadas de forma a serem compreendidas por todos os gestores da empresa.

Desta forma as movimentações de caixa da empresa, devem estar bem estruturadas na empresa, tendo em vista que todas as informações do fluxo de caixa são coletas desses registros financeiros. De acordo com Souza (2002), a demonstração de fluxo de caixa parte do saldo inicial e o registro das operações que afetam o caixa, chegando ao saldo final do caixa, por isso a importância de manter esses registros alinhados.

Nos dias atuais a informação e controle são ferramentas essenciais para que as organizações possam ser administradas de forma correta, mas muitas empresas, principalmente as menores, não conseguem colocar em ordem todas as informações ou até mesmo entender o que precisa ser registrado para que obtenha êxito nas tomadas de decisões.

Pelo seguinte contexto, tem-se a pergunta de pesquisa: Qual a viabilidade da implantação de controles financeiros com base na ferramenta fluxo de caixa, na empresa Kariely Albino Estética Avançada no mês de abril de 2018?

Para responder a esse questionamento o objetivo geral deste artigo é implantar controles financeiros com base na ferramenta fluxo de caixa, na empresa Kariely Albino Estética Avançada no mês de abril de 2018.

Buscando o crescimento e organização de alguns processos da empresa escolhida, percebeu-se que a maior dificuldade é saber qual seu faturamento mensal e a visualizar quanto se teria em caixa através dos recebimentos e pagamentos em determinado período, pois a mesma não possui controles financeiros adequados, com isso os objetivos específicos dessa pesquisa são: I – Levantar quais as ferramentas necessárias para organizar informações e processos; II– Coletar dados de recebimentos e pagamentos da empresa Kariely Albino no período de 01 a 30 de abril 2018; III – Apresentar propostas de modelos de controle financeiro e fluxo de caixa adequado à empresa estudada.

O referido trabalho se justifica considerando que organizar as informações, controlar e visualizá-las de forma clara é importante para o desenvolvimento do negócio, assim como alcançar resultados e cuidar do patrimônio da empresa. Uma empresa hoje sem controle financeiro, não trará eficácia nos serviços oferecidos e na visualização dos resultados. Com isso será implantado na empresa de estudo a ferramenta fluxo de caixa para que ajustes possam ser realizados e melhoria dos resultados.

A pesquisa delimita-se quanto a um estudo de caso na empresa Kariely Albino Estética Avançada, considerada uma empresa de pequeno porte, localizada na cidade de

(3)

Tubarão, que encontra-se com um controle informal em relação a saúde financeira. Nela será feita a implantação de controles financeiros com base no fluxo de caixa, com intuito de mostrar de forma clara suas receitas e despesas e verificar se a empresa está indo pelo caminho certo, permitindo a avaliação de qual a melhor forma de utilizar os recursos disponíveis em caixa, a fim de evitar solicitação de recurso de terceiros.

2 EMBASAMENTO TEÓRICO

Nesta seção, será apresentado o referencial teórico que norteia a pesquisa, abordando através de subcapítulos os seguintes temas: ramificações da contabilidade e seus objetivos, subdivididos em contabilidade financeira e contabilidade gerencial; controles financeiros separados por gestão de contas a pagar e a receber e importância do plano de contas; e fluxo de caixa, como instrumento de controle, assim como sua definição e elaboração.

2.1 RAMIFICAÇÕES DA CONTABILIDADE E SEUS OBJETIVOS

Dentro do ramo contábil existem várias formas de analisar e usar informações, como por exemplo, as várias demonstrações contábeis que visam diferentes formas de analisar o resultado de uma empresa. Assim são os ramos da contabilidade, cada ramo utiliza a informação de uma forma e para contribuições diferentes. Alguns ramos voltam-se à verificação e escrituração das informações, outros buscam novas formas de gerenciar ou trazer resultados para empresa e outros ainda, procuram formas de analisar e modificar os custos para que a empresa possa crescer.

2.1.1 Contabilidade Financeira

A contabilidade financeira é o ramo da contabilidade que fica mais voltado à escrituração, atende as exigências legais e fiscais, controla o patrimônio, fornece informações á administração. É conhecida como a contabilidade de caráter histórico, não cuida muito da parte de análises e sim de formar as informações dentro da legalidade e também cumprir exigências da auditoria e também cuida das negociações com terceiros, das obrigações e direitos da empresa.

(4)

De acordo com Crepaldi (2011, p. 10) “A contabilidade financeira registra a história financeira da empresa e lida com a criação de relatórios para usuários externos tais como acionistas e credores”.

Sendo assim, entende-se que a contabilidade financeira pode servir como auxílio aos demais ramos da contabilidade que estão mais voltados para análises e tomadas de decisões, pois através de seus registros e relatórios é possível fazer avaliações sobre a empresa.

2.1.2 Contabilidade Gerencial

A contabilidade gerencial é uma ferramenta que muitas empresas contam para tomar decisões, é o ramo da contabilidade que foca no gerenciamento das informações contábeis, buscando auxiliar os administradores ou responsáveis pela direção da empresa na tomada de decisões. Diferente da contabilidade financeira a contabilidade gerencial está voltada aos usuários internos da empresa e diretamente aos gestores, administradores e diretores.

Para que a contabilidade gerencial possa ser efetiva, o processo de análise, identificação e interpretação das informações precisam ser contínuas, para que a empresa possa alcançar seus objetivos, pois para que as decisões sejam tomadas da forma mais correta possível é necessário que as informações de auxílio sejam integralmente precisas e verdadeiras.

Conforme Santos (2014), contabilidade gerencial tem muito em comum com a contabilidade financeira, mas uma das principais diferenças entre elas é como elas produzem as informações, pois na contabilidade financeira as informações são geradas por números e medidas financeiras, já na contabilidade gerencial abrange além dessas informações fiscais e operacionais outras informações necessárias para a tomada de decisões.

Segundo Iudícibus (2009), a contabilidade gerencial é voltada para auxiliar na tomada de decisões e se diferencia dos demais ramos da contabilidade, por não se prender aos princípios fundamentais e buscar novas formas e informações que possam ser úteis.

O planejamento da empresa se faz necessário para buscar medidas e estratégias para garantir o lucro da empresa em um período mais distante, com isso a contabilidade gerencial busca analisar não só os números que a empresa faz no presente, mas projeta possíveis números e análises buscando esse planejamento.

(5)

2.2 CONTROLES FINANCEIROS

Ter controle sobre informações e processos é importante em todos os setores de uma empresa, isso se faz necessário para manter e viabilizar seus recursos. Na área financeira controles financeiros tornam-se ferramentas muito úteis, pois algumas informações são necessárias para tomada de decisões, e desta forma, com esses controles financeiros bem estruturados, elas ficam mais claras, organizadas e confiáveis.

De acordo com Seleme (2012), o controle financeiro permite que as empresas consigam conhecer precisamente a origem dos recursos, controlar as datas de entradas e saídas desses recursos, ter uma exata noção da capacidade da empresa de assumir compromissos financeiros, analisar as fontes de seus recursos e ainda os prazos de pagamentos e recebimentos.

Alguns controles financeiros são mais utilizados pelas empresas de pequeno, médio e grande porte, tais como: controle de contas a pagar e a receber, controle do fluxo de caixa e sua previsão, controle de investimentos financeiros e controle de financiamentos.

Controles financeiros servem como instrumento gerencial para as empresas e segundo Frezatti (2014), os mesmos permitem apoiar o processo decisório de uma empresa de forma que ela esteja orientada para alcançar os resultados.

2.2.1 Gestão de contas a pagar e a receber

Para um controle de fluxo de caixa bem estruturado, se faz necessário a implantação do controle de contas a pagar e contas a receber na empresa, pois parte dessas informações são necessárias para elaboração do fluxo de caixa. Desta forma, segue o significado de cada uma dessas expressões:

Contas a receber: são todos os valores que a empresa tem direito de cobrar de seus clientes ou de terceiros. De acordo com Wernke (2008), esses créditos podem ser provenientes das seguintes operações: venda a prazo de mercadorias ou prestação de serviço, venda por consignação, comercialização de ativos tais como terrenos, máquinas, veículos, entre outros, com concessão de prazo de pagamento e ainda outras formas de negociação sem recebimento a vista.

Contas a pagar: são todos os valores que a empresa tem de compromisso com pessoas físicas ou jurídicas, com valor e data de pagamento determinados. De acordo com Wernke (2008), as contas a pagar abrangem: dívidas com fornecedores referente

(6)

aquisição de matérias primas e serviços, empréstimos ou financiamentos, obrigações por conta de compra de ativos tais como, imóveis, máquinas, veículos, entre outros, recolhimento bancário de valores cobrados por contas de terceiros (ex: impostos retidos sobre salários), débitos relativos a tributos incidentes sobre faturamento, sobre o lucro ou ainda sobre a propriedade de bens.

Percebe-se que outras análises importantes para a saúde financeira da empresa podem ser elaboradas através das informações citadas acima. As contas a receber podem identificar se existem atrasos nos pagamentos de clientes, classificar suas pontualidades de pagamentos e descobrir as causas das oscilações no valor da carteira de clientes. Sendo que, essas podem acontecer por conta da inadimplência, prazos muito estendidos concedidos aos clientes ou pela falta de rigor na concessão de crédito. Já as contas a pagar mostram se os produtos, mercadorias ou serviços contratados foram devidamente recebidos, se estão com os prazos para pagamento, fretes e despesas acessórias conforme acordado, e, através desses basear-se para criação de política de concessão de prazos aos clientes.

2.2.2 Importância do plano de contas

Para a contabilidade, conta é um título dado ao registro do débito e crédito de determinada transação na empresa, ela é sempre identificada por um título que qualifica um componente do patrimônio ou uma variação patrimonial. Elas são abertas de acordo com a necessidade de registrar novos fatos e lançamentos e seus elementos essenciais são: local e data, conta debitada e conta creditada, histórico e valor.

De acordo com Franco (2006), o plano de contas é um conjunto de títulos apresentados de forma coordenada, que são previamente definidos pela empresa e servem para que aconteça um melhor entendimento das contas lançadas por parte de todos os usuários. Existe uma estrutura geral, que pode ser usado, mas existem peculiaridades em cada empresa que podem ser alteradas.

Segundo Hoog (2015), o plano de contas é uma forma de parametrizar os registros internos da empresa, serve para orientar os usuários no registro das operações e gera uniformização das contas utilizadas para cada lançamento. Ele deve ser seguido, mas pode sofrer modificações durante o período da execução, pois podem surgir imprevistos.

Para que se tenha uma demonstração de fluxo de caixa bem elaborada é necessário que a empresa tenha um plano de contas bem estruturado, sendo que esse pode ser um dos

(7)

motivos que mostram os desvios quando se confronta o fluxo projetado com o realizado. Todos os usuários precisam entender e fazer os lançamentos no fluxo de caixa de forma correta e para que isso se torne mais fácil, a empresa pode contar com o plano de contas e evitar possíveis erros. Como a principal finalidade da demonstração do fluxo de caixa é oferecer informações para a tomada de decisões, essas informações precisam ser as mais claras possíveis.

2.3 FLUXO DE CAIXA

Segundo Silva (2014), o fluxo de caixa é a ferramenta que faz o controle das entradas e saídas de recursos da empresa em determinado período e apura seu saldo, que é a diferença entre as entradas e as saídas. Se esse saldo for negativo significa que a empresa tem mais obrigações que recursos disponíveis para seus pagamentos e se esse saldo for positivo significa que a empresa conseguirá cumprir com suas obrigações e ficar com disponibilidade caixa.

A análise do fluxo de caixa é importante, pois através dela a empresa, consegue verificar sua disponibilidade de caixa e fazer ajustes caso se faça necessário, como a solicitação de empréstimos, negociação de prazo para pagamento de fornecedores e, além disso, ela pode planejar investimentos.

A tabela 1 mostra um modelo simples de fluxo de caixa, onde se consegue visualizar de forma clara seu propósito, que é verificar qual o saldo depois de verificar todas as entradas da empresa e diminuir todas as suas saídas.

Tabela 1 – Modelo de Fluxo de Caixa Mensal

Descrição 1º mês 2º mês 3º mês 4º mês

Saldo inicial

Entradas

Total das entradas

Saídas

Total das saídas

Entradas - saídas

Saldo Final

(8)

2.3.1 Fluxo de caixa como instrumento de controle

Segundo Frezatti (2014), caixa é dinheiro que entra e dinheiro que sai, e as empresas só tem sucesso quando suas atividades materializam a geração de caixa, e ter controle sobre o fluxo de caixa é importante para garantir a continuidade da empresa.

O fluxo de caixa serve como ferramenta de visualização de todas as entradas e saídas da empresa e ajuda na tomada de decisões, pois as informações que constam neste controle servem para avaliar sua capacidade de gerar caixa e sua liquidez, por isso se faz importante em todas as empresas, desde as empresas que estão em crescimento até as empresas já consolidadas.

Cada empresa tem seu jeito e sua forma de analisar as informações, sendo assim a forma escolhida para implantar o fluxo de caixa deve ser de acordo com a necessidade de cada empresa, podendo ser feito de forma diária, semanal, mensal, com contas que fazem parte do dia a dia da empresa e que seja de fácil entendimento.

De acordo com Silva (2014), com as informações reais e atuais pode-se ter um fluxo de caixa projetado, baseado em informações anteriores ou de mercado e se este for bem sistematizado e claro ajuda a empresa a visualizar qual sua liquidez, qual a tendência para determinado período, quais os períodos que serão mais difíceis e assim formar estratégias para melhorias ou até mesmo ajustes necessários.

De acordo com Silva (2014), controlar um fluxo de caixa é tão importante quanto planejar o mesmo, recomenda-se que seja demonstrado aos responsáveis pela empresa diariamente um controle do que foi realizado versus o que foi planejado para que se consiga ajustar algum detalhe importante e não se ter nenhuma surpresa indesejada ao fim do mês.

3 MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA

Esta seção trata do enquadramento metodológico e dos procedimentos metodológicos da pesquisa.

3.1 ENQUADRAMENTO METODOLÓGICO

Quanto à natureza do objetivo esta pesquisa se enquadra como exploratória, pois de acordo com Andrade (2010), este tipo de pesquisa busca levantar informações sobre um determinado assunto, facilitar a delimitação de um tema e definir os objetivos ou construir

(9)

hipóteses, ou seja, é através da pesquisa exploratória que se avalia a possibilidade de desenvolver uma boa pesquisa sobre determinado assunto.

No que se refere à natureza da pesquisa, trata-se de um estudo teórico e prático. Os aspectos teóricos tratam das pesquisas de conceitos e teorias feitas em livros, revistas e demais publicações que tratam do tema. E os aspectos práticos segundo Andrade (2010), podem ser considerados o resumo de um assunto, pois não se limita apenas a cópia, mas a análise do tema, através de levantamentos sobre o objeto de estudo.

A lógica da pesquisa se dá de forma dedutiva, visto que segundo Marconi e Lakatos (2008), quando a afirmação é verdadeira logo sua conclusão também será.

A coleta se dá a partir de dados secundários, pois foram coletados dados gerenciais e financeiros da empresa e utilizados materiais já publicados para análise e conclusão do estudo. De acordo com Marconi e Lakatos (2002), as pesquisas de fontes secundárias utilizam contribuições já publicadas não só para resolver os problemas como para achar novas áreas onde os problemas ainda não se concretizaram.

Em relação à abordagem da pesquisa o estudo se caracteriza predominantemente como qualitativo, pois não se utiliza dados estatísticos complexos para elaboração e conclusão do mesmo, porém cabe destacar que alguns aspectos quantitativos devem ser considerados, na análise e apresentação dos resultados. Segundo Beuren (2008), a abordagem qualitativa pode ser a forma adequada de conhecer a natureza de um fenômeno social, justificando a existência de problemas que podem ser investigados, já a abordagem quantitativa utiliza somente a coleta e análise de dados estatísticos e não é tão profundo na busca por conhecimento da realidade do fenômeno.

Quanto ao resultado da pesquisa, trata-se de um estudo aplicado, pois em resposta a solução da pergunta de pesquisa gera um conhecimento sobre o assunto e de acordo com Gil (2008), a principal característica da pesquisa aplicada é o interesse na aplicação, utilização e consequências práticas dos conhecimentos obtidos.

Os procedimentos técnicos utilizados para elaboração do estudo foram a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, pois de acordo com Beuren (2008), a pesquisa bibliográfica tem o objetivo de recolher informações e conhecimentos para solução de um problema por meios de livros, jornais, monografias, dissertações, entre outros, e o estudo de caso se caracteriza no estudo concentrado em um único caso, com intuito de se aprofundar e buscar uma solução ao estudo.

Os instrumentos utilizados para coletas dos dados caracterizam-se por meio de observação e documentação, nos quais Severino (2012), diz que observação é a etapa

(10)

imprescindível em qualquer pesquisa e ainda que permite acesso aos fenômenos estudados e a documentação é a forma de registro e sistematização das informações, colocando-as em condições de análises.

4 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

Neste capítulo serão apresentados e descritos os resultados alcançados neste estudo, através do tema abordado cujo objetivo é a implantação de controles financeiros com base na ferramenta fluxo de caixa, na empresa Kariely Albino Estética Avançada no mês de abril de 2018. Portanto se divide em três subcapítulos, sendo eles a caracterização do objeto de estudo onde foi realizado o estágio, a análise e discussão dos resultados e a visão sistêmica aplicada ao caso. Os dados utilizados para obtenção dos resultados foram elaborados a partir do estudo das necessidades encontradas na empresa.

4.1 CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO

A empresa objeto de estudo deste artigo é uma empresa de pequeno porte, do ramo de Estética cuja razão social é Kariely Albino Estética Avançada, a mesma foi criada no ano de 2015 pela atual proprietária Kariely, e está situada na cidade de Tubarão com sede única.

Foi fundada através do sonho de sua atual proprietária de ter seu próprio negócio, que buscou uma sócia para que seu sonho se tornasse mais fácil de ser realizado, as mesmas começaram alugando os equipamentos necessários para os serviços que seriam prestados. No ano de 2016 a sociedade foi desfeita e empresa continuou sendo administrada pela atual proprietária que faz a administração da empresa e os serviços de estética, contando com a colaboração de uma funcionária para os atendimentos estéticos.

Hoje a empresa atua somente na região de Tubarão e seus principais clientes são homens e mulheres que procuram melhorar sua aparência ou até mesmo melhorar sua qualidade de vida com técnicas sofisticadas da estética avançada, a faixa etária desses clientes varia de 18 a 55 anos.

Atualmente sua gestão é feita de forma informal, sem ferramentas que facilitem a visualização de seu resultado e de suas movimentações financeiras, fazendo com que a empresa não consiga visualizar seu futuro e fazer novos investimentos ou até mesmo oferecer novos serviços que possam agregar no seu faturamento. Sua contabilidade é terceirizada,

(11)

fazendo a atualização e renovação dos documentos necessários para a empresa possa funcionar de forma legal, além de retirar as guias de impostos que devem ser pagas.

4.2 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

Esta seção apresenta o resultado da pergunta de pesquisa de forma completa, assim como, o alcance do objetivo geral a partir de cada objetivo específico.

4.2.1 Levantamento das ferramentas para organização das informações da empresa

Constatando que a empresa não utilizava nenhuma ferramenta de controle financeiro, em resposta ao primeiro objetivo específico, verificou-se a necessidade da implantação do controle de contas a pagar e contas a receber, assim como a elaboração de um plano de contas específico para empresa, com contas que fazem parte do dia a dia da empresa, elaborado em conjunto com a sócia, de forma que as informações lançadas sejam entendidas de forma clara buscando facilidade nas futuras análises realizadas a partir do fluxo de caixa.

Os controles foram elaborados a partir de informações que foram fornecidas pela sócia como relevantes e que são necessárias para a elaboração do fluxo de caixa.

4.2.2 Modelo para implantação de controle de recebimentos e pagamentos

Em resposta ao segundo objetivo específico que visa á coleta de dados de recebimentos e pagamentos, foi implantado o controle de movimento de caixa, que são todos os recebimentos e pagamentos que ocorreram na empresa no mês de Abril de 2018. Desta forma foi montado um controle e disponibilizado um modelo de entradas e saídas através de planilha em Excel para que a sócia possa inserir as informações alimentando com os dados de suas movimentações diárias.

Tabela 2 - Movimento diário do caixa

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

Datado registro Status Pagamento / recebimento Histórioco Prazo Vnecimento Valor Entradas Saídas Saldo

- - -TOTAL

(12)

4.2.3 Modelo para Implantação de controle financeiro por fluxo de caixa

Com base nos dados coletados nos controles de contas a pagar e a receber, se desenvolveu um modelo em Excel de fluxo de caixa, que mostra os recebimentos e pagamentos mensais e ainda prevê os recebimentos de cartão, nota promissória e cheques para o mês seguinte, deduzindo assim as taxas de despesas financeiras com cartão de crédito.

Tabela 3 – Modelo de Fluxo de Caixa implantado

Fonte: Elaborado pela autora (2018).

4.2.4 Fluxo de caixa implantado

Como a empresa de estudo não utilizava controles financeiros formais sobre seu faturamento e o que precisa ser pago para manter a empresa funcionando, foi proposto a implantação do fluxo de caixa mensal com as contas, que em conjunto com a sócia, fazem parte do dia a dia da empresa, para que a mesma tivesse informações que possibilitem análises e visão da saúde financeira de sua empresa. O modelo implantado foi simples, porém permite que a empresa consiga ter uma visão de como foi o mês que se passou e ter uma previsão de

Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Saldo Inicial - - - - - - - -

-Vendas dinheiro Vendas débito Vendas crédito Vendas Nota promisória

Vendas cheque

Total das entradas - - - - - - - - -Aluguel Água Luz Internet Telefone Combustível Despesas bancárias Salários Materias p/ prest. de serviço

Café e lanche Benefícios Despesas com cartão

Bens materiais Cursos Consultorias Outras despesas

Total das saídas - - - - - - - - -Saldo do mês - - - - - - - - -Saldo Acumulado - - - - - - - -

-FLUXO DE CAIXA

Entradas

(13)

como será o próximo, através de seus recebimentos e de suas contas fixas, podendo assim fazer possíveis ajustes e buscar também mais clientes para ajustar a situação.

Tabela 4 – Fluxo de caixa implantado

Fonte: Elaborado pela autora (2018)

Com a implantação, constatou-se que o mês de Abril não foi um mês lucrativo, pois a empresa precisou utilizar de seu capital de giro (saldo inicial) para cobrir algumas despesas, visto que o saldo final do mês de Abril foi de (R$ 860,00) negativo, sendo que os atendimentos realizados com pagamento em nota promissória, cheques e cartão de crédito já foram provisionados para o mês seguinte deduzindo suas taxas. No mês seguinte, a previsão

Abril Maio Saldo Inicial 35.020,00 34.160,00

Vendas dinheiro 4.400,00 Vendas débito 350,00

Vendas crédito 1.456,55 Vendas Nota promisória 570,00 Vendas cheque 560,00 Total das entradas 4.750,00 2.586,55

Aluguel 690,00 690,00 Água Luz 100,00 100,00 Internet Telefone Combustível Despesas bancárias Salários 2.300,00 2.300,00 Materias p/ prest. de serviço 2.275,00

Café e lanche 45,00 Benefícios

Despesas com cartão Bens materiais

Cursos Consultorias

Outras despesas 200,00 200,00 Total das saídas 5.610,00 3.290,00 Saldo do mês - 860,00 - 703,45 Saldo Acumulado 34.160,00 33.456,55

FLUXO DE CAIXA

Entradas

(14)

também é negativa, em função de apuração apenas dos valores que serão recebidos do mês anterior e suas despesas fixas, mas já verifica-se que será preciso buscar mais atendimentos com pagamento a vista para melhorar seu resultado.

No gráfico 1 é possível verificar a representação das entradas da empresa, sem considerar a data de seu efetivo recebimento, então contatou-se que o capital de giro obtém o maior percentual sobre as entradas, vindo em segundo lugar as vendas a vista.

Esse percentual que representa o capital de giro precisa ser analisado mensalmente, para que se mantenha estável nos próximos e seja utilizado em futuros investimentos e não para cobrir as despesas da empresa.

Gráfico 1 – Representação das entradas Fonte: Elaborado pela autora (2018).

No gráfico 2 é possível verificar a representação das entradas da empresa sem considerar seu efetivo recebimento, considerando suas formas de recebimentos e desconsiderando o capital de giro da mesma. Constatou-se que os recebimentos a vista obtém o maior percentual de entradas no mês de Abril de 2018, representando 59% dos recebimentos no período. 83% 10% 4% 1% 1% 1% Entradas

Saldo inicial ou disponível Vendas dinheiro

Vendas crédito

Vendas Nota promisória Vendas cheque

(15)

Gráfico 2 - Formas de recebimentos do mês de Abril 2018. Fonte: Elaborado pela autora (2018).

No gráfico 3 é possível verificar a representação das saídas da empresa, considerando as despesas do mês de Abril, constatou-se que suas maiores despesas são os salários e materiais para uso nos atendimentos.

Gráfico 3 - Representação das saídas Fonte: Elaborado pela autora (2018).

No gráfico 4 é possível verificar que ainda que a maior parte dos recebimentos da empresa sejam a vista, suas despesas também são pagas desta forma e no mês de abril de 2018 são maiores que seus recebimentos a vista.

59% 5%

20% 8%

8%

Formas de recebimento - Abril 2018

Vendas dinheiro Vendas débito Vendas crédito

Vendas Nota promisória Vendas cheque 41% 40% 12% 3% 2% 1% 1% Saídas Salários

Materias p/ prest. de serviço Aluguel

Outras despesas Luz

Despesas com cartão Café e lanche

(16)

Gráfico 4 – Comparativo de recebimentos e pagamentos do mês de Abril de 2018 Fonte: Elaborado pela autora (2018).

Percebe-se de uma maneira geral que a empresa está com o resultado positivo por conta de seu capital de giro significativo, mas em relação ao mês de implantação do fluxo de caixa, seu resultado é negativo, e essa situação precisa ser monitorada e ajustada para que não se repita nos próximos meses.

4.3 VISÃO SISTÊMICA APLICADA AO CASO

De acordo com Marion (2008), a contabilidade é o instrumento que tem o objetivo de fornecer o máximo de informações para auxiliar na tomada de decisões, pois todas as movimentações monetárias são registradas por ela e em seguida resume os dados em forma de relatórios e demonstrações contábeis que auxiliam os interessados.

Acredita-se que o fluxo de caixa seja uma ferramenta essencial para a análise da saúde financeira da empresa, pois através dela verifica-se se os recebimentos da empresa são superiores as suas obrigações, se isto for afirmativo mostra que ela irá conseguir honrar suas obrigações, caso contrário será preciso analisar os processos para saber onde pode-se fazer ajustes para reverter a situação.

O fluxo de caixa permite análises para que a empresa possa cuidar de seu patrimônio financeiro, desta forma sua ligação com a contabilidade é forte visto que esse é seu grande objetivo, manter o patrimônio financeiro da empresa saudável e gerando lucros.

4,200.00 4,400.00 4,600.00 4,800.00 5,000.00 5,200.00 5,400.00 5,600.00 5,800.00 Comparativo Entradas Saídas

(17)

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Considerando o conteúdo apresentado neste artigo, conclui-se que através do fluxo de caixa é possível analisar de forma precisa a situação financeira de disponibilidade de dinheiro da empresa e verificar se as atividades da mesma estão gerando o retorno desejado. O principal objetivo deste estudo foi implantar a ferramenta fluxo de caixa na empresa Kariely Albino Estética Avançada, no mês de abril de 2018, gerando dados que permitissem uma análise sobre a movimentação financeira referente a este período.

O objetivo proposto foi alcançado, pois através do estudo foi implantado o controle de contas a pagar e contas a receber e as informações foram coletadas de forma transparente e seguras. Através desse controle foi possível fazer a implantação do fluxo de caixa mensal mostrando o real resultado de disponibilidade de caixa no mês de abril de 2018, visto que a empresa não tinha nenhum controle sobre suas finanças, a mesma verificou os bons resultados a título de informações fornecidas por essa implantação e irá dar continuidade a sua utilização no dia a dia da gestão do negócio.

O grande benefício obtido pela empresa através da implantação do fluxo de caixa foi a visualização de seus recebimentos e pagamentos mensais e qual o resultado apurado no final de cada mês. Visto que a mesma não possuía ferramentas para possíveis análises, todas as ferramentas implantadas foram utilizadas para este fim e através dos resultados pode-se propor algumas melhorias.

A primeira sugestão é a contratação de um funcionário para realizar o controle das contas a pagar e a receber, atualização e elaboração das análises a partir do fluxo de caixa e ainda auxiliar a sócia em outras atividades que hoje são feitas por ela, e assim fazer com a mesma possa se dedicar mais aos atendimentos e verificação das análises.

A segunda sugestão é continuar com a análise mensal do fluxo implantado, para que a empresa possa buscar mais atendimentos caso o mesmo esteja negativo e tentar manter seu capital de giro alto.

A última sugestão é elaborar uma análise dos fornecedores, visto que os materiais usados para execução dos atendimentos tem uma grande representatividade nas saídas da empresa e verificar se os valores pagos aos fornecedores atuais são realmente os mais vantajosos, ou a empresa ainda pode diminuir este custo fazendo a troca dos mesmos.

Através do fluxo de caixa apresentado no estudo, foi possível verificar que a empresa possui um bom capital de giro, mas seu resultado do mês de Abril não foi positivo, porém neste período não foi avaliado o valor de cartões, cheques e notas promissórias recebidas do

(18)

mês anterior e compensados no mês de estudo, devido à dificuldade da empresa em encontrar e organizar essas informações, de forma fidedigna, para se estabelecer o lançamento correto no estudo realizado. De uma maneira geral a empresa apresenta bons resultados devido a maior parte de seus recebimentos ser a vista, gerando um bom movimento de recebimentos de curto prazo associados ao saldo de caixa acumulado, garantindo uma fluidez nós pagamentos em dia.

As análises apresentadas mostraram que através do fluxo de caixa é possível ter mais clareza dos valores que realmente foram recebidos no mês e qual foi o destino dessas receitas, assim auxiliando a sócia em futuras decisões a serem tomadas.

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução á metodologia do trabalho científico. 10 ed. São Paulo: ATLAS, 2010.

BEUREN, Ilse Maria. Como Elaborar Trabalhos Monográficos em Contabilidade: Teoria e Pratica. São Paulo: Atlas, 2008.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade gerencial: Teoria e prática. 5 ed. São Paulo: ATLAS, 2011.

FRANCO, Hilário. Contabilidade geral. 23 ed. São Paulo: ATLAS, 1997.

FREZATTI, Fábio. Gestão do fluxo de caixa. 2 ed. São Paulo: ATLAS, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: ATLAS, 2008.

HOOG, Wilson Alberto Zappa. Escrituração contábil: aspectos essenciais á sua validação. 4 ed. Curitiba: JURUÁ, 2015.

IUDÍCIBUS Sergio de, et al. Introdução a teoria da contabilidade. 5 ed. São Paulo, ATLAS 2009.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia Cientifica. São Paulo: Atlas, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisas. 5 ed. São Paulo: ATLAS, 2002.

MARION, José Carlos. Contabilidade Básica. 8 ed. São Paulo: ATLAS, 2008.

SANTOS, Antonio Sebastião dos. Contabilidade gerencial. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

(19)

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: CORTEZ, 2012.

SILVA, Edson Cordeiro da;SILVA, Lino Martins. Como administrar fluxo de caixa das empresas. 8. Ed. São Paulo: ATLAS, 2014.

SOUZA, Acilon Batista de. Contabilidade de empresas comerciais. São Paulo: ATLAS, 2002.

WERNKE, Rodney. Gestão financeira: ênfase em aplicações e casos nacionais. Rio de Janeiro: SARAIVA, 2008.

Referências

Documentos relacionados

Para a escolha do tema, o aluno poderá optar por uma das cinco áreas contidas no manual do TCC da UFPB a) Contabilidade Financeira, que tem por finalidade o

Desde que o DISPOSITIVO continue a cumprir os termos do parágrafo Funcionalidade Restringida incluído em baixo, sem limitação do número de computadores ou outros dispositivos

Para que este programa se torne ainda mais completo, também é importante o tratamento de sementes com CropStar (em fase de registro para extensão à cultura da soja), que exerce

Feitas as análises dos regimes tributários para se saber se o Lucro Real é realmente o mais vantajoso para a empresa, chega-se à conclusão que o melhor

Conforme demonstrado neste estudo os pontos de monitoramento são localizados próximo ao lançamento do esgoto, em distância máxima de 400 metros, entretanto a

Este trabalho teve por objetivo o estudo da dimensão das doenças crônicas, especificamente o diabetes mellitus, visando à elaboração de um modelo de processo

O SECRETARIO EXECUTIVO DE GESTAO INTERNA, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE conceder férias de 30 (trinta) dias, referente ao período aquisitivo 2018/2019, ao

Versão definitiva da monografia - a versão final da monografia deverá ser entregue ao coordenador do curso com a assinatura de todos os membros da banca examinadora em