• Nenhum resultado encontrado

Nos dias 01 e 02 de abril, o presidente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nos dias 01 e 02 de abril, o presidente"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Nos dias 01 e 02 de abril, o pre-sidente do Corecon/MS, Volmir Mene-guzzo participou do Seminário Nacional de Fortalecimento Institucional e Valori-zação Profissional: Discutindo o Futuro da Profissão do Economista, que acon-teceu no Corecon do Pará.

Durante o evento, Volmir fez a apresen-tação do XIX Congresso Brasileiro de Economia, que acontecerá de 07 a 09 de setembro, em Bonito (MS).

Com a presença de economistas renomados e representantes de todo o país, o seminário contou com palestras, reuniões, mesas-redondas e grupos de trabalhos, que abordaram vários temas, como a Reforma na Legislação Profissio-nal do Economista, a Problemática Fe-derativa e o Desenvolvimento dos Esta-dos.

Ainda foi proposta a inclusão no Projeto de Lei da profissão, que designa um representante por Estado, e um re-presentante adicional por cada grupo de 3 mil economistas registrados por

Esta-do.

O presidente Volmir, voltou entusiasmado com o evento e com a oportunidade de, em contato com ou-tros economistas, debater sobre a pro-fissão que completa 60 anos em 2011.

“O seminários foi oportuno pa-ra falarmos sobre o fortalecimento da profissão e a representatividade dos estados dentro do Conselho Federal”, destacou.

Volmir participa de Seminário de valorização profissional no Pará

Fo to s: C o re co n Pa rá

DE 07 a 09 de

SETEMBRO

Acesse:

www.

coreconms.

org.br

(2)

Na segunda-feira (28), o presidente do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso do Sul (Corecon/MS), Volmir Mene-guzzo, esteve presente na Aula Magna do Curso de Ciências Econômicas da UFMS de Campo Grande, para prestigiar a palestra do senador Delcídio do Amaral e apresentar o XIX Congresso Brasileiro de Economia (CBE) aos acadêmicos.

Volmir entregou pessoalmente o convite do CBE ao senador Delcídio do

A-maral. Este ano, Mato Grosso do Sul, irá sediar pela primeira vez o congresso de economia, que vai acontecer de 07 a 09 de setembro, em Bonito.

Na aula magna para alunos do 1° ao 4° ano, Delcídio falou sobre a Conjuntura Econômica atual, citando as crises econômicas de 2008 e a Depressão de 1929, ainda explicou sobre juros, inflação e PIB.

Presente na palestra, a Reitora Célia Maria da Silva Oliveira parabenizou a coordenação do curso e os acadêmicos pela escolha do senador, e ressaltou que a experiência demonstrada durante a palestra acrescentará conhecimento aos alunos.

A coordenadora do curso de Ciências Econômicas, professora Mayra Bitencourt e o Con-selheiro Federal por MS, Paulo Ponzini também participaram do evento. (Com informações da Assessoria da UFMS)

Presidente do Corecon entrega convite do CBE ao Senador Delcídio

Vice-presidente do Corecon/MS faz parte do instituto Fecomércio

teve presente na oportunida-de.

Na ocasião foi firma-do termo de parceria com a Fundação Manoel de Barros, por meio da Universidade Anhanguera-Uniderp. Os tra-balhos do Instituto também se darão em conjunto com o Sebrae de Mato Grosso do Sul.

O instituto ainda terá o objetivo de intensificar as pesquisas sazonais, com as expectativas de compra em datas comemorativas. Os

levantamentos possibilitarão aos em-presários identificar as principais de-mandas do setor e traçar estratégias de atuação para minimizar prejuízos, corrigir rumos, se for o caso, e fomen-tar os negócios. (Com informações da Assessoria da Fecomércio)

Na sexta-feira (01), foi lançado o Instituto Fecomércio MS (IF), o quarto braço do Sis-tema Fecomércio MS, que vai referenciar o mercado e terá papel fundamental para orien-tar os passos dos empresários do setor terciário de Mato Grosso do Sul. O IF também confere ao Sistema maior cre-dibilidade e força política.

O vice-presidente do Conselho Regional de Economi-a de MS, ThEconomi-ales de SouzEconomi-a CEconomi-am- Cam-pos é superintendente do Insti-tuto Fecomércio e Assessor

Econômico da Federação e es- Foto: A

ss es so ri a Fe co m ér ci o

(3)

Quantos anos têm o curso de Economia da Faculdade Salesia-na de Santa Tereza? Quais as principais áreas para o profissio-nal em Corumbá?

Raul: O curso de Ciências Econômicas da Faculdade Salesiana de Santa Teresa tem mais de 10 anos de existência. O econo-mista que opta pelo mercado corumbaense tem a oportunida-de oportunida-de atuar em dois granoportunida-des segmentos, o privado e o público. No mercado privado a atuação se dá principalmente na ativida-de extrativa mineral e pelo setor ativida-de serviços. Por termos uma posição geográfica que compreende três cidades a poucos qui-lômetros de distância, o setor público local começa a despontar como uma grande oportunidade para o economista.

Como coordenador do curso pela primeira vez, quais são as impressões dos futuros economistas de Corumbá? Principais dúvidas? O que esperam da profissão?

Raul: Vejo que existem inúmeras oportunidades de atuação na região, mas que devem ser estimuladas pelos próprios econo-mistas. Muitos campos de atuação que hoje já são destaques em grandes centros ainda não se desenvolveram na região, o que pode demandar a nossa mão de obra.

As dúvidas surgem a todo o momento, mas que aos poucos vão sendo esclarecidas com a ajuda de muitos profissionais. Hoje, estamos criando a cultura de formarmos profissionais que te-nham rápida entrada no mercado de trabalho, fomentando e colaborando para o crescimento sustentado não somente de Corumbá, mas também das cidades vizinhas.

Qual a principal diferença da época em que você se formou e de hoje?

Raul: Hoje temos maiores oportunidades. Começamos a esti-mular e esclarecer a entrada do economista em áreas antes não exploradas em Corumbá conforme dito anteriormente, o que tende a valorizar a profissão regionalmente. Percebo ainda que as atenções começam a se voltar para o interior do estado, contribuindo assim para um novo horizonte de aplicabilidade dos nossos conhecimentos, melhorando o cenário ao qual

vive-Entrevista: Economista Raul Assef Castelão

Raul é conselheiro suplente do Corecon/MS e reside em Co-rumbá. Possui MBA em finan-ças pela EAESP-FGV e atual-mente coordena o curso de Eco-nomia na FSST. É consultor eco-nômico-financeiro.

(4)

Aconteceu em Brasília, nos dias 26 e 27 de março, a primeira Oficina de Planejamento Estratégico realizada pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). O Conselheiro Federal por Mato Grosso do Sul, Paulo Salvatore Ponzini e o vice-presidente do Corecon/MS, Thales de Souza Campos, participaram da reunião.

A reunião foi baseada em uma oficina de elaboração da agen-da estratégica para o sistema COFE-CON/CORECON, com base na tabu-lação de formulários encaminhados anteriormente, sendo 70 ao todo e 23 escolhidos e respondidos para os ‘stakeholders’, que são grupos de interesse ou segmentos sociais que se beneficiam, utilizam ou são im-pactados pela ação organizacional.

Dentre os escolhidos estão Conselheiros Federais en-volvidos na Comissão Temática, CORECONs, Servidores do COFE-CON, recrutadores de RH das empresas, Associação Nacional dos Cursos de Economia (ANGE), Associação Nacional dos Servido-res Economistas e Estatísticos do Poder Executivo Federal – (ANSSEFE), Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia (ANPEC) e econo-mistas em geral.

Segundo o conselheiro Paulo Ponzini, sob a coordenação do Profissional Fernando de Pau-la, os participantes começaram a desenhar a missão e a visão do sistema COFECON para os próxi-mos cinco anos. “Feito isso,

parti-mos para as perspectivas futuras considerando quatro perspecti-vas, iniciando-se pelo crescimen-to e aprendizagem, processos internos, beneficiários, finalizan-do-se na sociedade”, destaca.

Todo o material resul-tante dessa Oficina teve de ser sistematizado pelo seu coorde-nador. A Comissão temática res-ponsável é a de Planejamento Estratégico e Gestão, composta pelo seu Coordenador – Paulo Roberto Lucho e demais mem-bros – Jin Whan Oh, Wellington Leonardo, Paulo Brasil, Paulo Ponzini, Marcelo Martinovich, Carlos Safatle e Carlos Roberto Castro.

Conselheiros participam de oficina de planejamentos estratégicos

Avisos e Eventos

No dia 19 de abril, às 19h, acontece em Cam-po Grande a 3° Reunião anual Consecutiva , realiza-da pelo ciclo Apimec 2011— Itaú Unibanco.

O evento acontece no Hotel Jantadaia. Mais informações pelo tel.: 0800 -773-0158.

Na sexta-feira (15) será realizada a eleição da ACICG (Associação Co-mercial e Industrial de Campo Grande), para a gestão 2011 – 2014.

Todas as empresas associadas da entidade, com filiação, de no míni-mo um ano e que estejam em dia com a mensalida-de, estão convocadas a participar.

O setor do fiscaliza-ção do Corecon/MS informa que os economistas que es-tão em débito com a institu-ição terão descontos para regularização de anuidades em aberto.

O CORECON/MS ainda informa que nos dias 14 e 15 de abril não haverá expediente, pois os funcionários estarão re-alizando cursos de capacitação.

No dia 28 de março, a portaria n° 014 do Conselho Federal de Econom ia (Cofecon), designou o conse-lheiro Federal por MS, Paulo Ponzini para participar como membro da comissão organiza-dora do XIX Congresso Brasilei-ro de Economia, que acontece-rá de 07 a 09 de setembro, em Bonito/MS

Já fazem parte da co-missão, o presidente do Corec-on/MS Volmir Meneguzzo, o vice-presidente do Corecon/ MS Thales de Souza Campos, a conselheira Lídia Maria ribas e conselheiro federal por São Paulo Antônio Luiz Queiroz.

(5)

Em nome do presidente Volmir Meneguzzo, o Corecon/MS comunica que está a-ceitando indicações para as comendas ‘Guaicurus de Economia MS’ e’ Adam Smith’ que serão entregues durante a Semana de Economia pelo Conselho Regional de Economia de Mato Grosso do Sul.

Ainda solicitamos nomes indicados ao ‘Economista do ano’, que será premiado nas festividades do XIX Congresso Brasileiro de Economia 2011 (CBE).

A comenda Guaicurus de Economia MS é entregue a uma personalidade que tenha prestados serviços relevantes à sociedade sul-mato-grossense, sendo do setor público ou privado, independente de formação profissional ou segmento econômico onde atue.

Com esta comenda já foram premidos, Ramez Tebet (2007), André Puccinelli (2008), Ueze Zahran (2009) e Odilon de Oliveira (2010).

A comenda Adam Smith de Economia MS é concedida a um economista de ótima reputação e que tenha contribuído para o aprimoramento de técnicas de Economia seja no setor público ou privado, alcançando destaque no estado.

Os economistas agraciados com essa comenda são Jaime Elias Verruck (2008), Cláudio George Mendonça (2009) e Wagner Bertoli (2010).

Nestas duas comendas os nomes indicados serão apreciados em sessão plenário do CORECON/MS e, um nome será indicado para receber a premiação. A indicação se da-rá através de voto e/ou aclamação pelos conselheiros.

A premiação do “Economista do Ano 2011” contempla todos os anos, um econo-mista graduado de destaque no país. Neste ano, a participação de econoecono-mistas no cená-rio público é de suma importância, diante da situação externa, e dos riscos de inflação. Nesta comenda os nomes indicados serão apreciados em sessão plenário do COFECON.

Os interessados em indicar nomes para alguma das premiações acima menciona-das, devem entrar em contato com o Corecon/MS para informar o nome indicado junto com uma breve justificativa dos motivos que o levaram a indicar o profissional, através dos e-mails: coreconms@cofecon.org.br ou imprensa.coreconms@gmail.com. Ou ainda pelos telefones, 3356-4796 e 3356-7405.

As indicações podem ser feitas até o dia 30 de abril de 2011. Contamos com a sua colaboração.

Premiações: Indique um Economista

Adam Smith foi o Teórico mais influente da Eco-nomia A comenda Guaicurus de Economia será entregue pela quarta vez

(6)

Rua Dr. Arthur Jorge, 2437—Bairro Monte Castelo — Cep: 79010-210 - Campo Grande/MS. Horário de Atendimento: 2° a 6° das 13h às 18h

Tel: (67) 3356-4796/ 3356-7405 Informe Corecon/MS: Produção e elaboração: Priscilla Peres

Referências

Documentos relacionados

2 Utilize os botões apontadores  para seleccionar o item pretendido e, em seguida, prima o botão SELECT para visualizar a caixa de diálogo de ajuste.. Utilize os

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on

O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sobre as estratégias fisioterapêuticas utilizadas no tratamento da lesão de LLA - labrum acetabular, relacionada à traumas

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

Para comprovar essa hipótese, adota-se como objetivo deste trabalho a análise da Teoria do Capital Humano e suas implicações para a captura da subjetividade dos indivíduos

Aqui são propostas ações que visam a estimulação da Rede de Apoio para a promoção da inclusão educacional. Dentre todas, esta é considerada a mais ambiciosa,

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Ao mesmo tempo ameaçando e reforçando a solidariedade social, a “exclusão” que é de ordem cultural e moral (mais do que material) põe em risco os laços que conectam