• Nenhum resultado encontrado

Simp.TCC/Sem.IC.2017(12);

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Simp.TCC/Sem.IC.2017(12);"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

BIOMEDICINA

IMPORTÂNCIA DO EXAME DE TOQUE RETAL E

DOSAGEM DE PSA PARA O DIAGNOSTICO DO

CÂNCER DE PRÓSTATA

IMPORTANCE OF RETAL TOUCH AND PSA

DOSAGE FOR THE DIAGNOSIS OF PROSTATE

CANCER

WLISSES SILVA GONÇALVES

MARIA RITA VIEGAS COUTINHO

ALEXANDRE SOARES

Resumo

Introdução: O câncer de próstata é uma patologia de crescimento lento porém, quando apresenta sintomas geralmente o prognóstico é ruim. Apesar de ser um tipo de câncer que pode ser prevenido, a sua incidência tem aumentado muito por conta da falta de conhecimento e por preconceito por parte de alguns homens. O câncer de próstata é o é a segundo mais prevalente entre homens pendendo apenas para o câncer de pulmão. Objetivo: Demonstrar importância dos exames de Toque Retal e PSA para o diagnostico do câncer de próstata. E mostrar os benefícios destes exames para a saúde do homem, apesar dos preconceitos. Metodologia A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi uma revisão bibliográfica descritiva, utilizando bases de dados científicos Scielo, Lilacs, além da plataforma de periódicos CAPES. Foram utilizados os descritores: câncer de próstata, PSA, toque retal. Revisão: O exame de do PSA- Antígeno Prostático Específico indica alterações na próstata porém não possui muita especificidade para diagnóstico de câncer, sendo que o toque retal é o exame mais indicado para um diagnóstico eficaz, porém vários homens deixam de fazer este exame por preconceito, e isso põe em risco a vida de milhares de pessoas, pois o câncer de próstata é extremamente agressivo. É necessário um esclarecimento para a população masculina para que essa doença seja prevenida de forma eficaz.

Palavras-Chave: PSA, Toque Retal, Câncer de Próstata Abstract

Introduction: Prostate cancer is a slow-growing condition, but when it usually has symptoms, the prognosis is poor. Although it is a preventable type of cancer, its incidence has increased greatly due to the lack of knowledge and prejudice on the part of some men. Prostate cancer is the second most prevalent among men hanging only for lung cancer. Objective: To demonstrate the importance of retinal and PSA tests for the diagnosis of prostate cancer. And show the benefits of these tests for the health of man, despite the prejudices. Methodology: The methodology used for the elaboration of this article was a descriptive bibliographical review, using scientific databases Scielo, Lilacs, in addition to the CAPES journal platform. The descriptors were: prostate cancer, PSA, rectal examination. Review: Examination of the prostate-specific antigen PSA indicates changes in the prostate but does not have much specificity for cancer diagnosis, and rectal examination is the most appropriate test for an effective diagnosis, but several men fail to do this exam due to prejudice, and this puts the lives of thousands of people at risk because prostate cancer is extremely aggressive. Clarification is needed for the male population to prevent this disease effectively.

Key Words: PSA, Rectal Touch, Prostate Cancer INTRODUÇÃO

O câncer de próstata, é uma doença que tem aumentado nos últimos anos, por vários fatores como: falta de conhecimento e falta de cuidados preventivos.A melhor opção para lidar com esta patologia é a prevenção, pois através dos exames de toque retal e PSA (antígeno prostático específico) pode-se chegar a um diagnóstico precoce e até

mesmo um tratamento menos

agressivo.(MIGOWSKI,SILVA 2010)

Hoje em dia o câncer de próstata é muito frequente em homens entre 45 e 70 anos de idade, e não apresenta sintomas no estágio inicial porem podem ocorrer alterações hormonais que podem ser diagnosticadas através de exames específicos Porém, a maioria dos homens não tem acesso ao serviço publico ou ate mesmo orientações sobre prevenção de doenças como no caso o câncer de próstata e além disso muitos homens tem preconceito por conta do exame de Toque Retal.( VIEIRA et al 2008 )

Existem nódulos palpáveis e os nódulos não palpáveis, com o auxilio do exame de ultra-sono grafia transretal é possível detectar os nódulos não palpáveis e no exame de toque retal é

possível detectar os nódulos

palpáveis.(GONÇALVES et al, 2008 ). Não é muito comum um diagnostico de câncer de próstata em

homens de idade inferior a 45 anos sendo mais comum em homens de idade igual ou maior a 75

anos,, com todo esse problema de saúde publica o

câncer de próstata fica como o segundo câncer que

mais mata e que atinge a população

masculina.( VIEIRA et al 2008 ).

Alguns dos sintomas que indicam que o câncer de próstata são: hematúria e poliúria pela noite, podendo apresentar jato urinário fraco, dor ou queimação ao urinar ( VIEIRA et al 2012). O surgimento do câncer de próstata surge através de alterações das células da próstata, isso é possível por conta de um gene chamado BCI-2 que é um

importante regulador da apoptose (morte

programada das células), esse gene é codificado por uma proteína que é um potente bloqueador da apoptose.

Esse gene é uma oncoproteina que é expressada em epitélio sensível a hormônios, ele é

expresso em vários tecidos epiteliais

principalmente o da próstata. O BCl-2 também é responsável pela progressão do câncer de próstata para um estagio metastático, se tornando insensível a hormônios que levam a uma resposta precária a quimioterapia.( HERING et al 2001 )

O câncer de próstata é classificado em três estágios:

(2)

Grau 1- tem a formação de glândulas e a presença de células com atipias discretas

Grau 2- tem formação de glândulas porém tem anaplasia celular moderada

Grau 3- pode ter ou não a presença de glândula porem terá anaplasia celular intensa

Grau 4- as células perderam totalmente a membrana e características celulares

Grau 5- as células se tornam malignas e de carácter metastático

(CLARO;STOUGI, 2013).

É uma doença de crescimento lento, com poucos relatos de ocorrência antes dos 50 anos de

idade, sendo que 85% dos casos são

diagnosticados em pacientes com idade após os 65 anos. Os principais fatores de risco que existem para este tipo de câncer são: idade, raça\etnia e fatores genéticos. Ainda não existem relatos conclusivos de que a ingestão de gordura, bebidas alcoólicas, tabagismo e vasectomia, sejam fatores que venha interferir no surgimento desta doença. (AMORIM et al. 2011)

A escalaGleason ( é o grau de diferenciação

glandular e a relação entre as glândulas e o estroma prostático), essa escala é muito importante para verificar o nível do câncer. (CLARO;STOUGI, 2013).

A falta de definição do pré-tratamento do câncer de próstata é um problema muito serio da saúde pública, tendo em vista o crescimento da doença comparado ao tratamento utilizado. O tratamento envolve geralmente a prostatectomia radical e por um tratamento agressivo de radioterapia externa, e após cinco anos de tratamento de 80 a 50% dos pacientes podem ficar com disfunção sexual erétil. (MIGOWSKI,SILVA 2010).

Essa disfunção é possível pelo fato da próstata ser um órgão que afeta a sensibilidade masculina, com isso tem o surgimento de depressão e o sentimentos de impotência estão presentes nos pacientes que realizaram a cirurgia de retirada da próstata total e até mesmo aqueles pacientes em que a impotência seja temporária. ( VIEIRA et al 2012).

Os exames de toque retal e PSA são muito

importantes para que seja realizado um

rastreamento eficaz. O toque retal é muito importante, pois ele permite avaliar o tamanho do nódulo sua forma e a consistência da próstata. O exame deve ser realizado por médicos, e é importante concientizar o paciente da importância deste procedimento, pois a maioria dos homens tem certo preconceito a respeito desse tipo de exame. (AMORIM et al.2011).

O PSA (Antígeno prostático específico) é um método de rastreamento para câncer de próstata que começou a ser usado nos anos 90.( SANTOS 2014).

O PSA é importante na detecção do câncer de próstata, porém sua especificidade não é muito grande, por isso o seu resultado é comparado

com outros exames como o de toque retal ou uma biopsia. Muitos homens se sujeitam em só fazer o PSA, pois existe ainda muito preconceito com o exame de toque, porém esse tipo de exame serve como diagnostico comprobatório e apesar de todo o preconceito ele deve ser realizado para um diagnóstico mais eficaz.( CASTRO et al. 2011 ).

O câncer de próstata também possui fatores hereditários, esse risco é aumentado se um parente for afetado pela doença. Foi reconhecido que alguns genes são responsáveis pelo surgimento do câncer de próstata, portanto podemos considerar que essa neoplasia é do tipo poligênica. Estudos revelaram a importância de medir os polimorfismos em alguns genes: ELAC2(com um papel na função tubulina), RNASEL (uma endoribonuclease que atua como um gene supressor de tumor), MSR1(mutações neste gene conferem uma predisposição a condições inflamatórias cronicas) para dizer o comportamento do tumor e sua agressividade. (MOLINA, NAVARRO2016).

O epitélio da próstata pode ser diferenciado pelos núcleos de suas células, elas tem núcleos marginados e duplo isso são características de carcinoma maligno, essas diferenças só podem ser visualizada através de uma biopsia ( CRUZ et al 2016).

O câncer de próstata tem uma disseminação muito rápida, devido a ela ocorrer através da corrente sanguínea e vasos linfáticos. Podendo ocorrer metástase óssea que acomete 85% dos pacientes que foram a óbito por conta do câncer, essa disseminação pode acometer também em outras áreas como: coluna lombar, fémur, bacia, coluna torácica, costela e crânio. Podendo atingir também órgão como: pulmão, fígado e glândulas a drenais. 38% dos óbitos foram causados por metástase pulmonar. (CLARO;STOUGI, 2013)

O objetivo deste trabalho: Descrever a importância dos exames de Toque Retal e PSA para o diagnostico do câncer de próstata e discutir os benefícios destes exames para a saúde do homem, apesar dos preconceitos

Metodologia

A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo foi uma revisão bibliográfica descritiva do tipo qualitativa, utilizando bases de dados científicos Scielo, Lilacs, além da plataforma de periódicos CAPES. Foram utilizados os descritores: câncer de próstata, PSA, toque retal. Foram utilizados artigos publicados entre os anos de 1999 a 2017.

Revisão

Para entendermos a importância dos exames PSA( Antigeno Prostático Especifico) e o toque retal no diagnostico do câncer de próstata é necessário

analisarmos as características da próstata.

(SALLES, TAJARA 1999), A próstata é um órgão firme, de consistência fibroelástica, que pesa cerca

(3)

de 20 gramas e apresenta diâmetro máximos de 40 mm. Esta localizada na base da bexiga urinaria e do ponto de vista anatómico, pode ser dividido em lobos laterais, anterior, posterior e mediano. Essa divisão somente é nítida no período embrionário e no órgão adulto, o limite entre os lobos é imprecisos, não existindo septos de tecidos conjuntivos que os separem. Histologicamente, apresenta dois tipos

glandulares, tubuloacinosas compostas e

ramificadas, cuja secreção tem como principal função manter a viabilidade dos espermatozoides. As glândulas externas ou prostáticas propriamente ditas definem a zona periférica, e as internas ou periuretrais definem a zona central.

PSA( Antigeno Prostático Especifico)

O PSA( Antigeno Prostático Especifico) é um dos exames mais utilizados pelos homens porem não é muito eficaz o PSA é um exame sugestivo do câncer de próstata porem a ultra-sonografia e o toque retal são exames que confirma a doença. O PSA( Antigeno Prostático Especifico) tem um valor preditivo de 30%, porém quando seus níveis são alterados nem sempre é por conta do câncer pode ter outros motivos como: prostatite aguda ou cronica, infecção do trato urinário, ter andado de bicicleta ou após ter tido relações sexuais( 24 horas antes do exame ).(VIEIRA et al 2008).

O antigeno prostático especifico (PSA) é uma glicoproteina do sémen que é produzida na próstata. Este tipo de exame é comum para muitos homens pela sua facilidade, é feita somente uma coleta de sangue para medir a quantidade no sangue, os valores do PSA acima de 2,5ng\ ml em homens entre 40 a 50 anos de idade e de 4,0 ng\ml em homens entre 50 e 60 anos de idade podem indicar alterações na próstata, porem só o antigeno prostático especifico (PSA) não é suficiente para termos um diagnostico preciso, . pois alguns pacientes podem ter PSA menor que 4 ng\ml e ja foram diagnosticado com o câncer de próstata. Os médicos teriam que solicitar um outro exame não muito procurado pelos homens devido os seus preconceito, que é o toque retal.(TONON, SCHOFFER 2009).

TONON SCHOFFER 2009 destacam que

atualmente a hk2, uma glicoproteina glandular

humana que também se expressa

predominantemente na próstata, é o mais novo marcador sérico do câncer de próstata em estudo, ao contrario do PSA, a expressão da hk2 é maior no tecido canceroso que no tecido benigno.

O PSA( antigeno prostático especifico) é considerado um grande marcador especifico do órgão ( próstata) porem não é muito especifico do câncer, a alteração nesse exame é devido a alteração na estrutura do órgão como uma prostatite aguda ( inflamação na próstata ), exercício físico e prostatectomia ( Cirurgia da retirada da próstata ). (MARCELO et al 2007).

O antigeno prostático especifico( PSA ) que é uma proteína exclusivamente produzida pelas

células epiteliais da próstata, foi descoberto e começou a ser usado no final dos anos oitenta, este exame tem de suma importância no diagnostico do câncer de próstata mesmo a sua especificidade sendo mínima, no caso de pacientes a sintomáticos onde o estagio do câncer esta em fase inicial. Podemos considerar um valor de referencia de 0,5 a 4 ng\ml.( SALIRROSAS, DIAZ 2012 )

Toque Retal \ Preconceito

FREITAS et al 2015 diz que a próstata pode ser manualmente examinada por meio de um toque retal, no qual um dedo é colocado no canal e a glândula é palpada através da parede anterior do reto. O exame de toque retal é parte essencial do exame físico realizado com homens que procuram o serviço de saúde para diagnóstico precoce do câncer de próstata. Possibilita ao examinador conhecer as dimensões, o formato e os limites do órgão, bem como anormalidades, abaulamentos, alterações da consistência e mobilidade.Vivemos em um pais aonde o preconceito existe e faz parte do nosso dia a dia, seja de raça\ cor, género e não seria diferente com um exame que pode salvar a vida de um homem.

Esse exame é o toque retal um exame que é um pouco delicado porem que salva e que sua especificidade é bem maior do que a do PSA ( antigeno especifico prostático ), sendo que a maioria dos homens prefere realizar somente o PSA ao invés do toque retal.

Como diz o autora VIEIRA et al 2008 o toque retal é uma medida preventiva de baixo custo. No entanto, é um procedimento que mexe com o

imaginário masculino, podendo até afastar

inúmeros homens da prevenção do câncer de próstata. Essa recusa não ocorre necessariamente por conta da da falta de informação acerca da efetividade dessa medida preventiva. Quando arrebatados pelo senso comum, homens bem informados, no mínimo, resistem a se prevenirem dessa forma. VIEIRA et al 2012 diz que a resistência dos homens em fazer esse tipo de exame esta ligado ao medo pelo fato de surgir a ereção no momento do exame de toque retal e podendo ser vista como indicador de prazer. Na mente dos homens a ereção pode estar ligada tão fortemente ao prazer que não se consegue imagina-la apenas como uma ereção fisiológica. SOUZA, SILVA e PINHEIRO(2011) apontaram que o exame de toque retal permite ao medico avaliar o tamanho, o formato e a consistência da próstata, embora não em sua total abrangência, porem esse exame desafia a masculinidade dos homens do Rio Grande do Sul (RS), porem esses homens acham que o exame de toque retal “viola” a sua masculinidade, porem no RS o tradicionalismo é uma das causas para a não realização do exame de toque retal, isso não é uma questão de conhecimento ou de escolaridade ou ate mesmo de campanhas de prevenção, isso é uma questão de

(4)

costumes com isso o estado do RS aparece com um dos que tem a maior incidência de câncer de

próstata do país.

A figura a cima demonstra como o exame de toque retal é realizado

https://hippodrs.com.br/blog/wp- content/uploads/2016/04/o-que-e-cancer-de-prostata.jpg

Gene BCL2

HERING et al ( 2001) afirma que o gene BCL2 é uma proteína potente de supressão de apoptose. Esta proteína tem um papel bem conhecido no desenvolvimento de alguns linfomas e talvez na progressão do câncer de mama e de próstata, mantendo a longevidade das células através da supressão da morte programada, porem a sua expressão é mais comum em tumores com comportamento invasivo, alta taxa de proliferação e características anormais de diferenciação celular.

Escore de Gleason

O escore de Gleason é uma variação da progressão do câncer de próstata, esse método foi descoberto na década de sessenta essa variação só é possível quando se tira uma fragmento do câncer e é feito o exame histopatologico, com isso podemos saber qual o grau do câncer pela analise celular.( MOREIRA, ARAYA 2017 )

1) Células ordenadas e com forma.

2) Células se espalhando e perdendo a sua

característica

3) Células apresentando diferentes tipos de

característica

4) Células sem membrana e desordenadas

5) Células metastáticas

https://i2.wp.com/jeffreydachmd.com/wp-content

/uploads/2013/03/Gleason_Drawing.gif

Conclusão

Concluiu-se que o câncer de próstata pode ser muito agressivo se não for diagnosticado precocemente, com isso os exames citados nesse trabalho ajudam no diagnostico precoce e eficaz.

O preconceito para com o exame de toque retal é fator muito preocupante com isso o numero de homens com câncer de próstata desenvolvido é muito grande, e encontramos pessoas esclarecidas com bom nível de escolaridade que mesmo assim tem resistência em realizar este exame.

É necessário que haja um maior

esclarecimento para os homens se conscientizarem da importância de se prevenirem contra esta doença tão séria

Agradecimentos

Primeiramente a Deus por ter nos dado

sabedoria para escrever esse trabalho,

agradecemos também a nossa família e amigos

que sempre estiveram ao nosso lado,

agradecemos também ao nosso orientador pela paciência e dedicação durante o trabalho.

Referências

AMORIM et al, Cad Saúde Pública, Rio de

Janeiro, 27(2):347-356, fev, 2011 Fatores

associados à realização dos exames de

rastreamento para o câncer de próstata: um estudo de base populacional.

CASTRO et al, Radiol Bras. 2011

Jul\Ago;44(4):205-209 Contribuição da densidade

do PSA para predizer o câncer de próstata em paciente com valores de PSA entre 2,6 e 10,0 ng\ml. CLARO, SROUGI, Moreira Jr Editora RBM

Revista Brasileira de Medicina 2013 câncer de

próstata.

CRUZ et al J. Bras. Patol. Med. Lab. Vol.52 no.2

Rio de Janeiro Mar\Apr. 2016 Epub Apr 26, 2016,

Frequência dos critérios morfológicos do

adenocarcinoma da próstata em 387 biopsias consecutivas de agulha prostática: ênfase na localização e número de nucléolos.

DIAZ, SALIRROSAS, Rev. Peru. Med. Exp. Saúde

v.29 pública n.4 out\dez Lima. 2012, Cancro da

próstata metastático associado com baixo níveis de antigéno especifico da próstata.

FREITAS et al. Rev Enferm UFPI. 2015

Oct-Dec;4(4):8-13.Exame de toque retal: a percepção

de homens quanto à sua realização.

GONÇALVES IR,Padovani C, Popim RC, Ciência

(5)

Caracterização epidemiológica e demográfica de homens com câncer de próstata.

HERING, SROUGI et al, São Paulo Med. J. vol 119

no.4 São Paulo Junho de 2001, Comparação da

frequencia de positividade da expressão de bcl-2 no adenocarcinoma da próstata com pontuação Gleason baixa e alta.

MARCELO et al, Acta Urológica 2007. 24; 1:39-44, Avaliação comparativa dos valores de PSA

total, PSA livre e PSA complexo na detecção do cancro de próstata.

MOLINA, NAVARRO, Saúde Pública Méx vol.58

no.2 Cuernavaca mar\abr 2016 Câncer de

Próstata.

MOREIRA, ARAYA, Med. Perna.Heredia Costa

Rica vol.34 n.1 Jan\Mar. 2017, Cancro da próstata

Gleason pontuação patológico e suas alterações.

MIGOWSKI, SILVA Rev Saúde Pública

2010;44(2):344-52 Sobrevida e fatores

prognósticos de pacientes com câncer de próstata clinicamente localizado.

SALLES, TAJARA, Arq Bras Endocrinol Metab

vol 43 n 3 Junho 1999, Fatores Hormonais e

Genéticos na Próstata Normal e Neoplásica. SOUZA, SILVA, PINHEIRO, Rev Gaúcha Enferm.

Porto Alegre(RS) 2011 mar;32(1):151-8. Um

toque na masculinidade: a prevenção do câncer de próstata em gaúchos tradicionalista .

TONON, SCHOFFER, Revista Saúde e Pesquisa,

v.2, n. 3, p. 403-410, set\dez. 2009 - ISSN 1983-1870, Câncer de Próstata: Uma revisão de literatura.

VIEIRA et al, Ciência e Saúde Coletiva, vol 13,

núm. 1, Janeiro-Fevereiro, 2008, pp. 145-152

Associação Brasileira de Pós-Graduação em

Saúde Coletiva Rio de Janeiro, Prevenção do

Câncer de Próstata na ótica do usuário portador de hipertensão e diabetes.

VIEIRA et al, Revista Cientifica do ITPAC,

Araguaina, v.5, n.1, Pub.3, Janeiro 2012, O

homem e o câncer de próstata: Prováveis reações diante de um possível diagnostico.

Referências

Documentos relacionados

Considerando os fatores de risco envolvidos com a prevalência deste câncer foi aplicado questionários e realizado a dosagem do Antígeno Prostático Específico (PSA) com o

A fim de minimizar o número de óbitos ocasionados por esta patologia, desde a última década vem sendo realizada anualmente a campanha denominada Novembro Azul, onde são

As fissuras são manifestações patológicas freqüentes nas estruturas de concreto. Quando estas aparecem servem para chamar a atenção dos usuários para o fato de que algo

São discussões apresentadas e referenciadas no III Simpósio Ibero-Afro-Americano de Riscos, realizado na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, no

A tooltip do diagrama cordal, na figura 4.11, permite obter um conjunto de informações mais completo e com mais clareza, isto é, de forma mais intuitiva para o

Trata-se de um ministério que acolhe, orienta e encaminha as mães interessadas em abrir um novo grupo vinculado ao movimento mães que oram pelos filhos

Portanto, este trabalho tem como objetivos discutir métodos simples para minimizar a contaminação por metais em laboratório comum; demonstrar a necessidade de observar alguns

O Diretor da Escola Marista Santa Marta entrega o estandarte ao Animador da Comunidade Marista Santa Marta. 6/9 a 7/9 Residência Marista do Cerrito Um Irmão de Santa Maria que