• Nenhum resultado encontrado

O preconceito é uma opinião pré-concebida pelas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O preconceito é uma opinião pré-concebida pelas"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

P

ág

in

a

1

P

arlamento dos Jovens, Básico 2016

Escola Sophia de Mello Breyner, Arcozelo, Porto

R

eportagem por:

Francisco Brito Santos

E

m destaque:

Racismo, preconceito e discriminação

O

programa “Parlamento dos Jovens” é uma iniciativa da Assembleia da República, que visa ensinar aos jovens do nosso país o funcionamento da democracia, fazendo-os representar o papel de deputados ao longo do ano letivo.

E

ste Programa teve início em 1994, tendo sido o primeiro ano em que os jovens portugueses tiveram direito a demonstrar a sua opinião sobre vários temas, de forma mais séria, na Assembleia da República como verdadeiros deputados.

O

Programa é dividido em três fases, que se desenrolam ao longo do ano letivo: a Sessão Escolar, a Sessão Distrital e a Sessão Nacional.

R

acismo, preconceito e discriminação

E

xiste muito preconceito, racismo e discriminação no contexto escolar, mas também a nível nacional e até mesmo mundial e este é um grande problema sobre o qual todos nós deveríamos parar um pouco e refletir sobre ele.

O

preconceito é uma opinião pré-concebida pelas pessoas antes de conhecer realmente o outro. É um julgamento apressado e sobretudo superficial muito perigoso, pois em vez de melhorar a nossa vida em sociedade, acaba por provocar comportamentos complicados e até mesmo violentos.

A

s pessoas que não conseguem deixar de ser preconceituosas poderão vir a apresentar atitudes racistas. Uma pessoa racista acredita que existem raças superiores às outras, o que é, por completo, mentira! Qualquer que seja a raça humana, ela deve ser respeitada da mesma forma, pois trata-se de seres humanos. A cor da pele, a forma do nariz, o tipo do cabelo, o tipo do sangue, o formato e cor dos olhos, a espessura dos lábios são apenas contrastes físicos exteriores que nos diferenciam, mas nada relevantes para estabelecerem marcas de superioridade entre as raças. O racismo é um ato de discriminação relativamente ao outro em que o ofensor pretende valorizar-se a si próprio e diminuir o outro.

S

e combatermos o racismo, o preconceito e a discriminação estaremos a dar um grande passo para a paz do nosso mundo – A Aceitação da “diferença” sem o prejuízo do outro!

Saiba mais

Sessão Escolar 14 janeiro 2016 Escola Sophia, Arcozelo

Sessão Distrital 22 e 23 de fevereiro de 2016

Porto, Fórum da Maia

Sessão Nacional 2 e 3 de maio de 2016 Lisboa, Assembleia República

(2)

P ág in a 2

Sessão Escolar

E

ste ano, tal como nos muitos outros anos em que a nossa escola tem participado neste programa, tudo começou nas eleições escolares que ocorreram a 7 de janeiro de 2016. Participaram 14 listas. Houve um total de 645 votos

e a lista vencedora (lista D) obteve um total de 101 votos.

A

sessão escolar ocorreu precisamente uma semana depois das eleições, dia 14 de janeiro de 2016, pelas 14h na nossa biblioteca escolar. Ao longo desta sessão reparamos que havia divergência nas opiniões em como ajudar a

combater o racismo, o preconceito e a discriminação. Cartaz da lista I (8ºE)

A

pós a discussão dos temas e das medidas das muitas listas, votamos para o projeto de recomendação que iríamos defender na Sessão Distrital e nos deputados que iriam a essa Sessão. Após a votação, Tatiana Moreira e Iolanda Barbosa foram eleitas como deputadas efetivas e eu, Francisco Santos, como suplente.

D

e entre os candidatos à mesa da distrital, a deputada Núria Almeida, seria a eleita candidata. Posteriormente, ficou como Presidente da Mesa da Sessão Distrital do Porto, círculo ao qual pertence a nossa escola.

Sessão Distrital

A

Sessão deste ano realizou-se no Fórum da Maia e foi muito animada.

D

evido ao aumento do número de escolas inscritas (56) no círculo do Porto, a Sessão distrital durou dois dias, dias 22 e 23 de fevereiro, onde uma deputada da minha escola recebeu, devido à sua fotorreportagem do ano passado, o prémio de primeiro lugar.

A

sessão foi dirigida pela presidente de mesa Núria Almeida, pelo vice-presidente Francisco Pereira e pelo secretário Carlos Costa. Começamos pelo período de perguntas ao deputado. Infelizmente, houve pouco tempo e muitas escolas não conseguiram interpelar o Deputado.

A

sessão decorreu normalmente, notou-se que havia escolas mais bem preparadas que outras, pois apresentaram deputados experientes, sobretudo as que eram já “veteranas” na participação deste programa.

H

ouve alguns deputados com pouca consciência do tempo que teriam para apresentar os seus projetos de recomendação, mas outros coordenaram melhor o seu tempo e conseguiram ter tempo para responder às perguntas que lhes foram posteriormente colocadas.

D

epois do período de perguntas, a Sessão decorreu como a da escolar, decidimos as propostas de aditamento, redação e eliminação.

J

á no final da Sessão, procedemos à votação das escolas que iriam representar o círculo eleitoral do Porto na Sessão Nacional. Assim, passámos à Sessão Nacional juntamente com mais quatro escolas. Uma das escolas que passou juntamente com a nossa foi a Escola Secundária Tomaz Pelayo, da qual foi escolhida a porta-voz do distrito do Porto, Carlota Pereira.

Abertura da sessão com o representante do IPDJ, Presidente da Câmara, Delegado Regional de Educação e a Presidente da mesa.

(3)

P ág in a 3

Sessão Nacional

F

inalmente, a Sessão Nacional chegou. No dia 2 de maio, estávamos nós já a caminho, muito animados por irmos passar dois dias à capital portuguesa. No autocarro onde viajamos, encontravam-se vários círculos como o de Braga e de Santarém. Durante a viagem, criamos muitas amizades.

N

este autocarro, poucos eram os jovens que já tinham participado na Sessão Nacional, daí a curiosidade demonstrada.

P

or fim, chegamos à Assembleia da República. O edifício é sem dúvida

espantoso, é um palácio de estilo neoclássico, o exterior é constituído por várias colunas e por dezenas de janelas, uma vez lá dentro, tivemos pouco tempo para admirar a arquitetura, pois tivemos de nos dirigir de imediato às comissões.

O

s vários círculos dividiram-se pelas quatro comissões. A comissão a que eu maioritariamente assisti foi a segunda porque era onde estava representada a minha escola.

O

porta-voz do círculo do Porto estava na primeira comissão à qual assisti parte dela. Nestas várias comissões foram discutidos o tema deste ano e aprovado um projeto de recomendação por cada comissão, para que no dia seguinte fosse discutido na Sessão Plenária.

A

pós algum tempo nas várias comissões, todos os jornalistas foram à visita guiada. Durante esta, foi-nos falado um pouco sobre a “Sala dos Passos Perdidos” - espaço esse onde, antigamente, os jornalistas ou até algumas pessoas que quisessem falar com um deputado ou com qualquer outra personalidade do governo esperavam.

D

epois da visita à “Sala dos Passos Perdidos”, fomos para a Sala das Sessões onde no dia seguinte teríamos a Sessão plenária realizada pela primeira vez nessa mesma sala.

D

e seguida, fomos todos lanchar porque precisávamos de “recarregar energias” para voltarmos às reuniões nas várias comissões. Quando o trabalho nas sessões finalizou fomos conduzidos para a Sala do Senado para assistir ao programa cultural no qual estava planeado uma dança, mas que infelizmente não ocorreu como previsto devido a um problema técnico nas colunas de som. Mas sinceramente, o momento que estivemos com os dançarinos foi muito divertido.

Círculo eleitoral do Porto na 2ª comissão – deputados Hugo Costa, Alberto Martins, Iolanda Barbosa e Tatiana Moreira

Círculo eleitoral do Porto na 2ª comissão com a deputada Margarida Lopes (PSD)

(4)

ág

in

a

4

A

pós um dia muito divertido, mas extremamente cansativo, fomos finalmente jantar. Durante o jantar, podíamos servir-nos várias vezes o que nos deu a oportunidade de falar e de conviver com os membros dos outros distritos.

J

á à noite, fomos para o hotel. Apesar da hora tardia a que chegamos lá, quase toda a gente foi dar uma volta perto do hotel Inatel Oeiras, juntamente com a maioria dos membros do meu círculo.

D

urante a noite, respeitamos as pessoas que pretendiam dormir e não fizemos barulho, mas

conversamos entre nós e partilhámos conversas muito engraçadas. Foi uma noite espetacular.

A

manheceu e tivemos de nos preparar para regressarmos. Iremos recordar sempre os momentos que por aqui passámos.

N

esse mesmo dia, ocorreu a sessão plenária há tanto tempo esperada pelos deputados e pelos jornalistas, presidida por Pedro Marques (Braga), vice-presidente Núria Almeida (Porto) e como secretários Mariana Correia (Faro) e Renata Gaspar (Vila Real). Houve um período de perguntas aos vários representantes e deputados.

E

stavam presentes na mesa de abertura da sessão plenária, o Presidente da Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha e os deputados: Pedro Pimpão, Rita Rato, Porfírio Silva, Abel Batista e José Luís Ferreira.

E

stes deputados da Assembleia da República, puderam dar as suas opiniões sobre os temas abordados nestas questões levantadas.

Q

uanto à questão dos refugiados e à sua entrada na Europa, o deputado José Luís Ferreira afirmou que “A Europa deveria ser mais solidária quanto à entrada dos refugiados”.

D

epois do tempo dedicado às questões, os jornalistas retiraram-se da sala e dirigiram-se à conferência de imprensa na qual foram feitas perguntas aos deputados Pedro Pimpão e Alexandre Quintanilha. Pedro Pimpão brincou com o facto de Alexandre Quintanilha divagar muito nas suas respostas, mas não deixando de concordar com elas.

Programa Cultural na Sala do Senado

(5)

P

ág

in

a

5

O

s refugiados vêm de uma situação crítica em ambos os territórios e por isso têm um estatuto especial [...] temos subsídios para os ajudar [...] e como País que tem cidadãos espalhados por todo o mundo, acho que devíamos de acolher os refugiados.” -respondeu Pedro Pimpão interpelado pelo circulo de Aveiro relativamente à mudança na mentalidade dos portugueses devido à entrada de refugiados no nosso país, pois teme que a discriminação poderá vir a aumentar.

H

ouve várias perguntas que acabaram por não ser respondidas, ou por falta de conhecimento ou por falta de tempo,

mas penso que todos os jornalistas ficaram elucidados sobre os vários temas abordados.

D

epois desta fase, dirigimo-nos para o átrio onde fomos almoçar. Conversámos com os novos amigos, trocámos opiniões sobre a primeira parte do dia, e ainda partilhámos ideias sobre as informações recolhidas.

N

a parte da tarde, aprovámos o Projeto de Recomendação que foi do agrado de todos. O círculo do Porto achou que participou de formas ativa e assertiva e gostámos do resultado do projeto de recomendação. Os deputados da minha escola, Sophia de Mello Breyner, afirmaram que não se arrependeram de ter participado este ano novamente no programa. Colaboraram em tudo o que podiam, desde a ajuda ao porta-voz do distrito do Porto às amizades que lá criaram.

F

rancisco Santos

clique aqui

J

unho 2016

E

scola Sophia de Mello Breyner, Arcozelo

Deputados do círculo do Porto com o deputado, Pedro Pimpão (PSD)

Referências

Documentos relacionados

RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: Quantidade de profissionais matriculados nas especialidades oferecidas no Hospital Universitário Walter Cantídio, por especialidade.. Clínica Médica

A Pró-reitora de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) convida os docentes dos Cursos de Graduação a apresentarem candidatura para

SE1 - “Daí na universidade que eu estava tinha do nível 1 até o nível 6, eu fui pro nível 6 porque eu já tinha feito dois anos de inglês aqui então eu acho que eu poderia ter

[r]

Diariamente, a atuação efetiva das áreas, envol- vendo todos os funcionários, que são os maiores responsáveis pela evolução deste programa, com o apoio do Setor de Segurança e

No CPA-DD v.2 não é apresentado uma avaliação completa dos riscos naturais e antropogênicos esperados ao clima, comunidades e biodiversidade ao longo do projeto,

Acresce que a aplicação da regra de competência residual da instância local (cf. a), da LOSJ) depara-se com uma dificuldade no domínio da distribuição de processos nas hipóteses

particular, para fins de licença para o servidor tratar da própria saúde, não necessita de homologação do setor de assistência à saúde do respectivo