• Nenhum resultado encontrado

GEOGRAFIA Iº BIMESTRE 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO PROFESSOR(A): JOZINALDO GOMES EXERCÍCIOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GEOGRAFIA Iº BIMESTRE 2ª SÉRIE ENSINO MÉDIO PROFESSOR(A): JOZINALDO GOMES EXERCÍCIOS"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ATIVIDADE ON LINE 1

EXERCÍCIOS

01. (ENEM 2013 - 2ª aplicação)

Os eventos ocorridos no dia 11 de setembro de 2001 geraram mudanças sociais nos Estados Unidos.

A) Que ampliaram o isolacionismo e autossuficiência da economia norte-americana. B) Mitigaram o patriotismo e os laços familiares em razão das mortes causadas.

C) Atenuaram o xenofobismo e a tensão política entre os países do Oriente e Ocidente. D) Aumentaram o preconceito contra os indivíduos de origem árabe e religião islâmica.

E) Diminuíram a popularidade e legitimidade imediata do chefe de Estado para lidar com o evento.

02. (ENEM 2008) Na América do SuI, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lutam, há décadas, para impor um regime de inspiração marxista no país. Hoje, são acusadas de envolvimento com o narcotráfico, o qual supostamente financia suas ações, que incluem ataques diversos, assassinatos e sequestros. Na Ásia, a AI Qaeda, criada por Osama bin Laden, defende o fundamentalismo islâmico e vê nos Estados Unidos da América (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trégua. A mais conhecida de suas ações terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentágono e as torres do World Trade Center.

Ficha nº 1 (25/03)

GEOGRAFIA

Iº BIMESTRE

2ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO

(2)

ATIVIDADE ON LINE 2

A partir das informações, conclui-se que

A) As ações guerrilheiras e terroristas no mundo contemporâneo usam métodos idênticos para alcançar os mesmos propósitos.

B) O apoio internacional recebido pelas Farc decorre do desconhecimento, pela maioria das nações, das práticas violentas dessa organização.

C) Os EUA, mesmo sendo a maior potência do planeta, foram, teoricamente, surpreendidos com ataques terroristas que atingiram alvos de grande importância simbólica.

D) As organizações mencionadas identificam-se quanta aos princípios religiosos que defendem. E) Tanto as Farc quanto a AI Qaeda restringem sua atuação à área geográfica em que se localizam, respectivamente, América do Sul e Ásia.

03. (Enem 2016)

Texto I – Mais de mil refugiados entraram no território húngaro apenas no primeiro semestre de 2015. Budapeste lançou os “trabalhos preparatórios” para a construção de um muro de quatro metros de altura e ao longo de sua fronteira com a Sérvia, informou o ministro húngaro das Relações Exteriores. “Uma resposta comum da União Europeia a este desafio da imigração é muito demorada, e a Hungria não pode esperar. Temos que agir”, justificou o ministro.

Disponível em: http://www.portugues.rfi.fr. Acesso em: 19 jun. 2015 (adaptado).

Texto II – O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) critica as manifestações de xenofobia adotadas pelo governo da Hungria. O país foi invadido por cartazes nos quais o chefe do executivo insta os imigrantes a respeitarem as leis e a não “roubarem” os empregos dos húngaros. Para o ACNUR, a medida é surpreendente, pois a xenofobia costuma ser instigada por pequenos grupos radicais e não pelo próprio governo do país.

Disponível em: http://pt.euronews.com. Acesso em: 19 jun. 2015 (adaptado).

O posicionamento governamental citado nos textos é criticado pelo ACNUR por ser considerado um caminho para o(a):

A) Alteração do regime político.

B) Fragilização da supremacia nacional. C) Expansão dos domínios geográficos.

D) Cerceamento da liberdade de expressão. E) Fortalecimento das práticas de discriminação.

04. Na esteira da discórdia entre judeus e palestinos nos territórios por eles disputados está o movimento sionista, apontado por muitos como um dos principais elementos relacionados com o aumento das tensões entre ambos os lados da questão. De toda forma, o sionismo não é a causa do problema em si, mas um de seus fatores históricos mais importantes.

(3)

ATIVIDADE ON LINE 3

Entende-se por sionismo:

A) A intenção proeminente dos povos árabes de tentar erradicar os judeus do Oriente Médio.

B) A crença religiosa de que judeus e muçulmanos são povos excludentes e que jamais entrarão em paz. C) A busca dos judeus pela Terra Prometida, nos arredores de Jerusalém, com a consequente criação de seu Estado-Nação.

D) O movimento de resistência dos judeus frente às constantes ameaças árabes promovidas em todo o mundo.

05. (Jozinaldo) Com quase 20 mil mortos, é a maior vala comum do planeta. As revoltas populares do norte da África e a guerra na Líbia colocaram o Mar Mediterrâneo de novo no centro do mundo, como foi nos séculos passados, mas transformando-o também no túmulo de africanos desesperados.

Entre as alternativas seguintes a que melhor associa os fatores repulsivos africanos e atrativos europeus que impulsionam milhares de desesperados a arriscarem suas vidas na tentativa de atravessar o Mar Mediterrâneo em embarcações precárias são:

(4)

ATIVIDADE ON LINE 4

06. O movimento sionista surgiu no final do século XIX, movido pelo apelo religioso de retorno à 'Terra Prometida', em referência à colina de Sion em Jerusalém. A proposta era construir colônias judaicas na Palestina, que então já contava com 600 mil habitantes. Ou seja, não se tratava de uma terra despovoada, mas de um povo lá estabelecido há mais de 12 séculos.

BOULOS, G. A Palestina apagada do mapa. Folha de S. Paulo. 31 jul. 2014. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/colunas/guilhermeboulos>. Acesso em 14 ago. 2015.

O episódio histórico acima mencionado reverberou em uma das mais intensas disputas geopolíticas atuais. A origem dessa disputa deve-se:

A) À eclosão da Guerra dos Seis dias, na década de 1960.

B) À fundação da organização militar Al Fatah, na década de 1950. C) À criação do Estado de Israel, na década de 1940.

D) À ofensiva dos países árabes na Guerra do Yom Kippur, na década de 1970.

E) À elaboração do plano de partilha da Palestina por EUA e URSS, na década de 1930.

07. (PUC-SP) Observe a manchete e o subtítulo de um artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo:

GAME OF DRONES

(As ferramentas de guerra estão se transformando e, com elas, as perguntas feitas pelos estrategistas da ordem geopolítica mundial)

(O Estado de S. Paulo. Suplemento Aliás, 27/10/2013. p. E10)

Tendo em vista as chamadas do artigo publicado, é coerente concluir que

A) Armamentos sem tripulação tornam as ações militares mais precisas e oferecem mais segurança às

populações civis, vítimas frequentes das guerras.

B) A associação entre geopolítica e estratégia militar (guerra) mantém-se vinculada na mente dos analistas, quando o assunto é a ordem mundial.

C) Armamentos teleguiados são mais seguros para os civis, pois são muito caros, logo, acessíveis apenas às forças militares legais e nacionais.

D) Com os novos armamentos, pergunta-se se esse poder concentrado nas mãos de alguns países não criará uma nova ordem mais pacífica.

E) Com esses novos armamentos, a ideia de ordem geopolítica mundial vai se desatualizar, pois o poder militar será mais igualitário entre as nações.

(5)

ATIVIDADE ON LINE 5

08. O conceito de nação, por levar em conta aspectos considerados subjetivos, como identidade e sensação de pertencimento, possui uma variedade de análises, com enfoques e características distintas. A alternativa que não se encaixa na concepção de nação é:

A) Nem sempre uma nação equivale a um Estado ou a um país ou, até mesmo, a um território, podendo haver, então, muitas nações sem território e sem uma soberania territorial constituída.

B) Dentro do território espanhol existem várias nações, como a nação basca, catalã, navarra, andaluz e galega.

C) Um exemplo conhecido de nação sem território definido são os curdos, que habitam vários países ao longo do Oriente Médio.

D) As nações que não possuem território soberano delimitado, como os curdos e os bascos, não almejam o reconhecimento de territórios. Historicamente foram construindo uma trajetória de identificação e pertencimento ao Estado que os acolheu.

E) O conceito de nação foi utilizado muitas vezes como estratégia ideológica de manipulação de uma população. Exemplo disso é a tentativa de construção do nacionalismo, em que governos tentam criar entre os seus habitantes um sentimento nacional, ou seja, a ideia de que aquele país equivale a uma nação geral.

→Observe as imagens e responda as duas questões seguintes.

09. As imagens nos remetem a noção de:

A) Território. B) País C) Nação. D) Estado. E) Lugar.

(6)

ATIVIDADE ON LINE 6

10. Justifique sua resposta na questão anterior.

---

Referências

Documentos relacionados

a) centralização do poder no reino português só ocorreu após a vitória contra os muçulmanos na guerra de Reconquista, o que garantiu o estabelecimento de alianças

Após a explicação inicial sobre as divi- sões da História da Filosofia e a pesquisa, você pode pedir aos alunos que se dividam em grupos, sorteando entre eles o nome de um

atividades, em termos de sua postura em relação aos colegas e ao professor, e de seu envolvimento na realização e análise dos experimentos; avaliar sua compreensão dos procedimentos

Esta atividade pode ser realizada com os materiais necessários para cada grupo ou, ain- da, caso não seja possível obter estes materiais para cada grupo, você pode realizar a

Procure discutir o conceito de tempera- tura como agitação das moléculas, fazendo com que os alunos compreendam o calor como a energia que faz esse movimento va- riar, de forma

2. O que você entende da afirmação de John Rawls, segundo a qual, em uma socieda­ de democrática justa, o poder coercitivo do Estado nunca precisará ser acionado, porque as

A única libertação possível das mulheres virá da política, isto é, da união das próprias mulheres. Elas precisam se encontrar, reco- nhecer seus problemas, partilhar ideias, o que

A principal área de conhecimento que es- tuda outras culturas chama-se Antropologia. Para que isso ocorra e reduzam-se as tensões entre diferentes culturas, temos de dar o passo