• Nenhum resultado encontrado

Nome da Instituição: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC SÃO PAULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nome da Instituição: SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC SÃO PAULO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CNPJ: 03.709.814/0001-98 Data: 21 de agosto de 2006 Número do Plano: 99

Área do Plano: Gestão

Áreas Secundárias: Comércio, Comunicação, Design, Imagem Pessoal, Informática, Saúde, Turismo e Hospitalidade.

Plano de Curso para:

01. Especialização Técnica de Nível Médio em Gestão de Empresas Comerciais e de Serviços

Carga Horária: 200 horas

Este plano de curso é válido para turmas iniciadas a partir de 22/09/2006, autorizado pela Portaria CEE/GP-386 de 22/09/2006.

(2)

1. JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS

A Especialização Técnica de Nível Médio em Gestão de Empresas Comerciais e de Serviços compõe o itinerário de profissionalização da Habilitação Técnica de Nível Médio de Técnico em Gestão Empresarial - Área de Gestão com interface nas demais áreas do Setor Terciário e atende ao disposto na Lei Federal n º 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; no Decreto Federal n º 5.154/04; no Parecer CNE/CEB n º 16/99 e Resolução CNE/CEB n º 04/99; na Indicação CEE/SP n º 08/2000; no Regimento das Unidades Educacionais Senac São Paulo e demais normas do sistema de ensino.

A digitalização e a desregulamentação progressiva tornam os mercados cada vez mais “estreitos”, em grande parte como resultado da integração crescente do Brasil no âmbito mundial, que tem provocado o aumento da concorrência entre as empresas.

As rápidas e imprevisíveis mudanças têm aumentado o número de solicitações ao setor industrial conduzindo-o a produzir inovações e aperfeiçoar as suas linhas de produção, com vista a que os produtos de sua manufatura sejam competitivos nos mercados. Não é de se estranhar que muitas empresas industriais, sobretudo as de pequena e média dimensão tenham procurado se especializar na produção, deixando a comercialização entregue a outras com características mais focadas na distribuição e logística.

Os últimos dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE1, referentes a 2003, indicam que existiam 1.365.136 empresas comerciais empregando 6.270.780 trabalhadores com uma receita total de 699.685 milhões de reais; já as empresas de serviços eram 922.748 empregando 6.757.581 pessoas com uma receita de 326.629 milhões de reais. Constate-se que de um total de 63.595.325 pessoas ocupadas naquele ano em atividades não-agrícola, 9,8% trabalhavam em comércio e 10,6 % em serviços.

Neste cenário que envolve constantes e bruscas mudanças sobressai o papel das empresas comerciais e de serviços, como facilitadoras do processo de distribuição e também como prestadoras de serviços tão necessários à diferenciação empresarial.

A necessidade de profissionalização das diversas funções da empresa comercial, adaptando-as ao objeto da sua atividade – comercializar – é fator crítico do sucesso para este setor de atividade. Deverá ser encarada de modo específico, pois tem sido na função de compra e venda que as empresas estão garantindo o seu diferencial. Produtos certos, no local certo, na ocasião certa é a principal demanda do consumidor moderno. O mesmo pode-se dizer das empresas de serviços em franca expansão.

Na atualidade observa-se uma forte penetração de empresas estrangeiras nos circuitos de comercialização para os produtos brasileiros. Muitas empresas têm optado mais por deixarem-se comprar (os produtos) do que vender (os produtos), colocando deixarem-seus empreendimentos em situações de grande dependência, tornando-se necessário que as empresas, estejam munidas com profissionais especializados que possam garantir o controle dos seus produtos para executarem os seus serviços, desde a fabricação até ao consumidor, sem perderem a competitividade.

Ao oferecer este curso, o Senac SP tem como objetivo preparar especialistas em Gestão de Empresas Comerciais e de Serviços que, acima de tudo, conheçam e saibam aplicar os princípios e as técnicas de gestão empresarial especialmente para esses segmentos, pretensamente suprindo. Pretende, assim, suprir uma lacuna importante no contexto da evolução econômica brasileira, pois abre perspectivas para essas empresas encararem a nova economia, no que diz respeito à globalização de mercados, de forma agressiva, possibilitando

(3)

3

maneira, estabilizar o seu crescimento de forma sustentável.

2. REQUISITOS DE ACESSO

Este curso destina-se a candidatos que tenham concluído a habilitação técnica de nível médio de Técnico em Gestão Empresarial e aos demais técnicos da área de Gestão, das áreas de Comércio, de Comunicação, de Design, de Imagem Pessoal, de Informática, de Saúde (Estética e Podologia), de Turismo e Hospitalidade. Excepcionalmente, poderão participar graduados em Ciências Contábeis, Administração, Marketing e Economia tendo como referência o perfil profissional de conclusão descrito neste Plano de Curso.

A matrícula será realizada sempre no Módulo I, exceto nos casos de aproveitamento de estudos.

Documentos necessários:

-

Requerimento de matrícula;

-

Documento de Identidade com validade nacional (cópia);

-

Diploma de Curso Técnico ou de Graduação conforme indicado acima (original e cópia simples);

Caso o candidato, no ato da matrícula, ainda não possua o diploma, poderá apresentar o histórico escolar de conclusão de curso (cópia simples e cópia autenticada). Neste caso, deverá ser comunicado, por escrito, de que a expedição do certificado de conclusão deste curso dependerá da apresentação do diploma requisitado, devidamente registrado.

O aluno que realizou no Senac SP, curso técnico nas áreas pretendidas, está dispensado da apresentação dos documentos acima, exceto do requerimento de matrícula.

As inscrições e as matrículas dos candidatos serão efetuadas de acordo com cronograma estabelecido pela Unidade que oferecer o curso e nos termos regimentais.

3. PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

O profissional especializado em Gestão de Empresas Comerciais e de Serviços atua em qualquer tipo de empresa dessa natureza: atacado, varejo, comerciais exportadoras, importadoras, ou de serviços de setores diversos, ou mesmo em departamentos que se dediquem ao comércio exterior (importação ou exportação) nos seguintes setores:

Compras – acompanhando os processos de compras incluindo a negociação de insumos e

serviços, a logística de entrada, elaborando relatórios e acompanhando os procedimentos administrativos.

Vendas – acompanhando os processos de vendas, incluindo a negociação, interpretando

documentos contábeis, cuidando do arquivamento dos processos em conjunto com o departamento contábil.

Administrativa – acompanhando o processo de seleção de pessoal, determinando

escalonamento de trabalho, acompanhando a elaboração de tributos e executando relatórios de atividades a serem apresentados à direção da empresa.

Espírito empreendedor, atitudes pró-ativas e de liderança, visão sistêmica de mercado, facilidade no relacionamento interpessoal, capacidade de julgar e mediar conflitos e comprometimento com a sociedade são requisitos desse profissional.

(4)

Para atender às demandas específicas da gestão das empresas comerciais e de serviços, este especialista deve constituir as seguintes competências:

− Contribuir para a tomada de decisões empresariais, tendo em vista as opções estratégicas das empresas e o uso de métodos racionais, procurando obter a maior rentabilidade nas operações de compra e venda de mercadorias ou na comercialização de serviços.

− Realizar negociações de mercadorias, de serviços e de transportes nacionais e internacionais, em diferentes ambientes mercadológicos com base em conhecimentos de comportamento de compra dos consumidores, de logística e de rentabilidade empresarial.

− Realizar operações de compra e venda de mercadorias e de serviços entre empresas nacionais ou de diferentes países, tendo em vista os preceitos legais, a estratégia da empresa, o conhecimento da estrutura de custos e a rentabilidade empresarial.

− Supervisionar os procedimentos administrativos, as metodologias e rotinas utilizadas nas diversas áreas funcionais da empresa, com base no conhecimento dos processos de compra e venda e dos processos de pagamento a fornecedores e de arrecadação de tributos.

− Determinar o preço de venda das mercadorias compradas ou de serviços de acordo com a estratégia de posicionamento empresarial e atendendo aos custos, procurando obter, de forma sustentável, a máxima rentabilidade para a empresa.

− Administrar situações conflitantes dentro e fora da empresa, sem prejudicar o planejamento e os objetivos definidos do negócio, tendo como base as técnicas de negociação.

4. ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Este curso está organizado em dois módulos de oferta seqüencial. Porém, um não é pré-requisito do outro. São independentes e sem terminalidade.

A carga horária total de 200 horas e desenho curricular flexível e integrado que permitirão o desenvolvimento das competências previstas no perfil profissional de conclusão.

MÓDULOS Componentes Curriculares Horas

I Processo de Tomada de Decisão 84

II

Administração e Controle de Operações Comerciais 116

(5)

5

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS A SEREM DESENVOLVIDAS

MÓDULO I

Processo de Tomada de Decisão

-

Apoiar o processo de tomada de decisão empresarial, com base no reconhecimento das várias formas de gestão das organizações e suas funções, dos tipos de planejamento empresarial, dos aspectos norteadores da organização, das políticas financeiras e da estrutura orçamentária da empresa.

-

Reconhecer o mercado consumidor quanto à expectativa de demanda do produto ou serviço, às vantagens competitivas da empresa e ao ciclo de vida do produto, com base na interpretação de dados de pesquisas mercadológicas.

-

Formar preços e margem de produtos e serviços com base na identificação de custos diretos, indiretos, fixos e variáveis e tendo como referência o posicionamento estratégico da empresa.

-

Administrar situações conflitantes em ambientes empresariais, considerando a importância do trabalho em equipe e o conceito de liderança que permitam analisar o comportamento humano.

-

Avaliar as possibilidades de sucesso de um empreendimento, tendo como base a análise das características do empreendedor, as oportunidades de mercado, a diferenciação do negócio ou dos produtos e serviços ofertados.

MÓDULO II

Administração e controle de operações comerciais

-

Planejar operações de compra e venda; inclusive a pós-venda, atendendo à política de estoques da empresa, ao nível de serviço pretendido, aos objetivos estratégicos e aos parâmetros de rentabilidade adotados.

-

Negociar produtos, serviços, seguros, transportes, embalagens com fornecedores, clientes e prestadores de serviços, tendo em vista os princípios de negociação interpessoal e os aspectos logísticos, como armazenagem de produtos, a disposição de em gôndolas, o tipo de produto, a política de promoção e a legislação de transporte de produtos.

-

Redigir contratos de compra e venda de mercadorias e de serviços entre empresas nacionais ou de diferentes países, tendo em vistas os preceitos legais, a estratégia da empresa, o conhecimento da estrutura de custos da empresa e a relação com a rentabilidade empresarial.

-

Preencher e interpretar documentos comerciais – notas fiscais, romaneios, certificados, etc., documentos financeiros – depósitos, duplicatas etc., de acordo com a legislação em vigor.

-

Executar o acompanhamento (“follow-up”) das operações de compra e venda, visando garantir um ambiente seguro, tendo como base o conhecimento dos processos logísticos, de pagamento e demais disposições legais, inclusive o Código de Defesa do Consumidor.

(6)

-

Indicar soluções de redução do impacto dos tributos no negócio, identificando os fatos geradores, incidência e não incidência de impostos e contribuições, tendo em vista a legislação em vigor.

-

Habilitar a empresa a operar no comércio exterior, com base na legislação em vigor, em conhecimentos sobre a composição de um departamento de comércio exterior empresarial e nas funções de cada um dos seus elementos.

INDICAÇÕES METODOLÓGICAS

As indicações metodológicas que orientam o desenvolvimento deste Plano de Curso, em consonância com a Proposta Pedagógica do Senac São Paulo, pautam-se nos princípios da aprendizagem com autonomia e do desenvolvimento de competências profissionais, entendidas como a “capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores,

conhecimentos e habilidades, visando ao desempenho eficiente e eficaz de atividades ligadas ao mundo do trabalho”. 2

As competências profissionais descritas na organização curricular foram definidas com base no perfil profissional de conclusão, considerando processos de trabalho de complexidade crescente, relacionados com a gestão de empresas comerciais e de serviços. Tais competências desenham um caminho metodológico que privilegia a prática pedagógica contextualizada, colocando o aluno frente a situações problemáticas que possibilitam o exercício contínuo da mobilização e articulação dos saberes necessários para a ação, voltada à solução de problemas inerentes à natureza do trabalho.

A incorporação de tecnologias e práticas pedagógicas inovadoras atende aos processos de produção da área, às constantes transformações que lhe são impostas e às mudanças socioculturais relativas ao mundo do trabalho, pois propicia aos alunos a vivência de situações contextualizadas, gerando desafios que levam a um maior envolvimento, instigando-os a decidir, opinar, debater e construir com autonomia, o seu desenvolvimento profissional. Propicia, ainda, a oportunidade de trabalho em equipe, assim como o exercício da ética, da responsabilidade social e da atitude empreendedora.

Nesta perspectiva, as situações de aprendizagem previstas no curso têm como eixo condutor um projeto que resulta na construção de um plano de desenvolvimento empresarial, ou seja, um plano que parta da empresa já constituída e a reestruture preparando-a para atingir um determinado objetivo. As situações devem abranger diferentes estratégias, definidas previamente com base em mercados diferenciados, contextualizando situações reais de trabalho relacionadas com as áreas de atuação dos participantes do curso e permitindo a sua participação ativa na resolução dos problemas e desafios emergentes das atividades de gestão de empresas comerciais e de serviços para as quais estejam habilitados. Estudos de caso, proposição de problemas, pesquisas em diferentes fontes, contato com empresas e especialistas da área, visitas técnicas, trabalho de campo e simulações de cenários devem compor o repertório de atividades do trabalho por projeto.

Na mediação dessas atividades o docente deve atuar no sentido de possibilitar a identificação de problemas diversificados e desafiadores, orientando os alunos na busca de informações, estimulando o uso do raciocínio lógico e da criatividade, incentivando respostas inovadoras, criando estratégias que propiciem avanços, tendo sempre em vista que a competência é formada pela prática e que se dá em situações concretas.

2

(7)

7

final ou como um componente curricular à parte, mas orienta a definição das situações de aprendizagem que serão especificadas no plano de trabalho dos docentes, elaborado sob a coordenação da Área Técnica e registrado em documento próprio.

No final do curso os alunos deverão apresentar o projeto construído em seu decorrer.

5. APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS ANTERIORES

As competências anteriormente adquiridas pelos alunos, relacionadas com o perfil profissional de conclusão do Especialista em Gestão de Empresas Comerciais poderão ser avaliadas para aproveitamento de estudos, no todo ou em parte, nos termos da legislação vigente.

Assim, podem ser aproveitados no curso, os conhecimentos e experiências adquiridos:

- Em cursos, módulos, etapas ou certificação profissional técnica de nível médio, mediante comprovação e análise da adequação ao perfil profissional de conclusão e, se necessário, com avaliação do aluno.

- Em cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores, no trabalho ou por outros meios informais, mediante avaliação do aluno.

O aproveitamento, em qualquer condição, deverá ser requerido antes do início do módulo correspondente e, em tempo hábil para o deferimento pela direção da Unidade e devida análise por parte dos docentes, aos quais caberá a avaliação das competências e a indicação de eventuais complementações.

Os docentes que participarem do processo de avaliação de competências apresentarão relatório com indicação das atividades e do resultado da avaliação, que será arquivado no prontuário individual do aluno, juntamente com os documentos que instruíram esse processo. 6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem será contínua, priorizando aspectos qualitativos relacionados com o processo de aprendizagem e o desenvolvimento do aluno observado durante a realização das atividades propostas, individualmente e/ou em grupo, tais como pesquisas, relatórios de atividades e visitas técnicas, estudos de caso, diagnóstico ou prognóstico sobre situações de trabalho, simulações em laboratório e, ainda, os produtos gerados pelos projetos desenvolvidos. A forma de apresentação dos projetos será definida, a critério da unidade, e integrará o processo de avaliação, juntamente com as demais atividades.

A observação deve se pautar em critérios e indicadores de desempenho, pois se considera que cada competência traz em si determinado grau de experiência cognitiva, valorativa e comportamental que pode ser traduzido por desempenhos. Assim, pode-se dizer que o aluno adquiriu determinada competência, quando seu desempenho expressar esse patamar de exigência qualitativa.

Para orientar o processo de avaliação, torná-lo transparente e capaz de contribuir para a promoção e a regulação da aprendizagem é necessário que os indicadores de desempenho sejam definidos no plano de trabalho docente, explicitados e negociados com os alunos desde o início do curso, visando direcionar todos os esforços da equipe técnica, docente e do próprio aluno para que este alcance o desempenho desejado.

Desse modo, espera-se potencializar a aprendizagem e reduzir ou eliminar o insucesso. Isto porque a educação por competência implica em assegurar condições para que o aluno supere dificuldades de aprendizagem diagnosticadas durante o processo educacional.

(8)

A auto-avaliação será estimulada e desenvolvida por meio de procedimentos que permitam o acompanhamento pelo aluno do seu progresso, assim como, a identificação de pontos a serem aprimorados, considerando ser esta prática imprescindível à aprendizagem com autonomia.

O resultado do processo de avaliação será expresso em menções:

-

Ótimo: capaz de desempenhar, com destaque, as competências exigidas pelo perfil

profissional de conclusão.

-

Bom: capaz de desempenhar, a contento, as competências exigidas pelo perfil profissional

de conclusão.

-

Insuficiente: ainda não capaz de desempenhar, no mínimo, as competências exigidas

pelo perfil profissional de conclusão.

Será considerado aprovado aquele que obtiver, no final de cada módulo, as menções: Ótimo ou Bom e a freqüência mínima de 75% do total de horas de efetivo trabalho educacional. Ter-se-á como reprovado aquele que obtiver a menção Insuficiente em qualquer um dos módulos, mesmo após as oportunidades de recuperação, ou tiver freqüência inferior a 75% do total de horas de efetivo trabalho educacional.

A atribuição da menção Insuficiente no Módulo I não implicará em impedimento para continuidade no curso podendo-se considerar a possibilidade de recuperação no módulo seguinte e de reavaliação das competências desenvolvidas.

Ao aluno com freqüência mínima de 75% e menção Insuficiente, será oferecida oportunidade de recuperação de aprendizagem, organizada em diferentes formatos e desenvolvida de maneira contínua, no decorrer do módulo ou, quando couber, no final do processo.

O aluno com menção Ótimo ou Bom, mas com freqüência entre 75% e igual ou superior a 60%, por motivos justificados, poderá ter sua situação apreciada pelo Conselho Pedagógico, para fins de promoção.

Os alunos deverão ter pleno conhecimento dos procedimentos a serem adotados para o desenvolvimento do curso, bem como sobre as normas regimentais e os critérios de avaliação, recuperação, freqüência e promoção.

7. INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS Instalações:

-

Sala de aula adequadamente mobiliada, com cadeiras móveis que possibilitem a composição de diferentes ambientes para a realização das atividades.

-

Laboratório de informática, equipados com microcomputadores com acesso à Internet e aplicativos para processamento de textos, elaboração de planilhas eletrônicas e apresentações.

Equipamentos:

(9)

9

Acervo bibliográfico contendo, no mínimo:

ANDRADE, R.O.; ALYRIO, R.D.; MACEDO M.A. Princípios de Negociação. São Paulo, Ed. Atlas, 2004.

CHING, H.Y. Contabilidade e Finanças para não especialistas. São Paulo: Ed Atlas, 2002. KOTLER, P.; KELLER, K.L. Administração de Marketing 12ª ed. São Paulo: Pearson, 2006. LAS CASAS, A.L. Marketing de Serviços 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MARRAS, J.P. Gestão de Pessoas em Empresas Inovadoras. Rio de Janeiro, Editora: Futura, 2005.

SOUSA, J.M. Tendências Contemporâneas de Gestão. São Paulo: PcEditorial, 2003.

Literatura técnica especializada e atualizada (livros e documentos normativos), relativa à administração e marketing.

Periódicos (revistas, catálogos, etc.) especializados em administração e marketing. 8. PESSOAL DOCENTE E TÉCNICO

Para atuar neste curso, os docentes devem possuir formação em nível superior em Administração ou Economia e experiência profissional na área, além de sólida relação com esta especialização. Para as situações de aprendizagem, que envolvam gestão de conflitos poderão ter formação em Psicologia, com especialização no segmento organizacional.

Desejável que possuam formação e experiência docente.

A área técnica da Unidade conta com profissionais graduados e experiência profissional compatível com as necessidades do cargo.

9. CERTIFICAÇÃO

Àquele que concluir os dois Módulos que compõem a estrutura curricular deste Plano de Curso será conferido o certificado de Especialização Técnica de Nível Médio em Gestão de Empresas Comerciais e de Serviços – Área Profissional de Gestão, registrado com validade nacional.

Referências

Documentos relacionados

Analisaram-se 15 diferentes ovários em cada estágio, com exceção do estágio IV (desovado), no qual foram observadas apenas quatro fêmeas.. As medidas foram tomadas sempre no

Não tem informações sobre a sua modificação química e, pelo exposto acima, no presente trabalho tem-se estudado a modificação química deste amido variando a concentração

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Em média, a Vivo forneceu a melhor velocidade de download para os seus clientes em 2020... A Vivo progrediu em especial a partir de abril

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha