• Nenhum resultado encontrado

ENCONTRO EM BENTO GONÇALVES/RS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ENCONTRO EM BENTO GONÇALVES/RS"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Informativo da UNAFISCO NACIONAL - nº 72 - Novembro de 2014 - Venda Proibida

ENCONTRO EM

BENTO GONÇALVES/RS

Saiba como foi o 9º Encontro Regional da Unafisco

Nacional, realizado de 17 a 19/10. Pág. 5

Jurídico |

Gifa 95%: STJ mantém decisão favorável do TRF-3.

Pág. 7

(2)

NOVO PROJETO GRÁFICO

PROJETO

COMUNICANDO

A mesma qualidade e credibilidade nas informações

com um design desenvolvido para você.

(3)

Conteúdo

DIRETORIA - Triênio 2013/2016

Presidente

Amilton Paulo Lemos

1° Vice-Presidente

Kleber Cabral

2° Vice-Presidente

Paulo Fernandes Bouças

Secretário-Geral

Eduardo Artur Neves Moreira

1° Secretário

César Urbano Corrêa

Diretora de Finanças e Contabilidade

Massumi Takeishi

Diretora-Adjunta de Finanças e Contabilidade

Edith Ascenção Pereira Benvindo

Diretor de Administração

José Ricardo Alves Pinto

Diretor de Assuntos Jurídicos

Luiz Henrique Behrens Franca

Diretor-Adjunto de Assuntos Jurídicos

Luiz Antonio Benedito

Diretor de Defesa Profissional e Assuntos Técnicos

Narayan de Souza Duque

Diretor de Comunicação Social

Alcebíades Ferreira Filho

Diretor-Adjunto de Comunicação Social

Francisco Paulo Favilla

Diretora de Assuntos de Aposentadoria, Pensões e Assistência Social

Icléa Camargo Lima

Diretor-Adjunto de Assuntos de

Aposentadoria,Pensões e Assistência Social

José Aloísio Barroso Nunes

Diretora de Eventos Associativos, Recreativos e Culturais

Nélia Cruvinel Resende

Diretor de Convênios e Serviços

Carlos Alberto Ramos G. Pacheco

Diretora-Adjunta de Convênios e Serviços

Tânia Regina Coutinho Lourenço

Diretor de Coordenação das Representações Regionais

Marco Aurélio Baumgarten de Azevedo

1º Diretor Suplente – Ivaldo Helvio Pinto Rêgo

2º Diretor Suplente – Fredson Leça Viana

3º Diretor Suplente – Wilson Meira

CONSELHO FISCAL

Efetivos:

Ivone Marques Monte Marilena Fonseca Fernandino Hans Raimund Klug

Suplentes:

Luiz Marcello Abrantes Escobar Jorge do Carmo Sant’Anna Nilton Pêss

Encontro em Bento Gonçalves/RS

Tema da Aduana abre este novo espaço

Associados aprovam

prestação de contas da Unafisco

Diretoria se reúne em São Paulo

Assembleia do Fonacate trata

sobre PEC 555/06

Gifa 95%: STJ mantém decisão

favorável do TRF-3

Parcerias, benefícios e vantagens

Comemoração do Dia da Criança no DF

Palavra do Associado

Unafisco visita colegas de Salvador/BA

Palestra sobre Redes Sociais

Confraternização da DS em Londrina/PR

Causas jurídicas extrafuncionais

Desempenho de nossos associados

nas eleições 2014

Palestra sobre Aposentadoria

STF julga RE 573232

www.unafiscoassociacao.org.br

Destaque

Editorial

Pelo País

Jurídico

Convênios

05

04

10

11

12

07

13 a 15

06

04

10

11

12

07

10

11

08

NOVO PROJETO GRÁFICO

PROJETO

COMUNICANDO

A mesma qualidade e credibilidade nas informações

com um design desenvolvido para você.

(4)

Editorial

4

- Novembro de 2014

PALAVRA DO ASSOCIADO

A partir desta edição, o Unafisco Informa ganha formato de revista, para facilitar a comunicação entre a entidade e seus as-sociados, conforme as diretrizes do diretor de Comunicação da Unafisco Nacional, Alcebíades Ferreira Filho, ex-diretor de Comuni-cação da DEN do Sindifisco Nacional. As notícias estão mais sele-cionadas, ampliando o espaço das fotos, imagens e infográficos.

Como tema de abertura deste editorial, aproveitan-do o clima de modernização vindo com o novo projeto gráfico, enfatizamos que as iniciativas voltadas para a promoção de uma Aduana forte e eficiente são apoiadas pela Unafisco Nacional.

A constante modernização da Aduana é de extrema im-portância para a soberania na-cional. Investimentos em tecno-logia, equipamentos, cursos e

treinamentos são fundamentais para o combate ao contrabando e ao descaminho, entre outros aspectos. Tanto é assim que o reconhe-cimento internacional do órgão é motivo de orgulho aos brasileiros.

É ponto pacífico entre aqueles que, verdadeiramente, se inte-ressam pelo desenvolvimento do Brasil que a Aduana deve per-manecer na Receita Federal. Jamais poderemos abrir mão da impressionante experiência que o órgão adquiriu nessa área. Sem falar que o compromisso da Aduana é com o Estado brasileiro.

Nesse sentido, a brilhante atuação dos Auditores Fiscais da Re-ceita Federal do Brasil chega a impressionar. As ações deles contra o tráfico de armas, contra as drogas ilícitas, bem como nos crescen-tes volumes de apreensão de mercadorias perigosas para a popu-lação, entre outras, precisam ser valorizadas sempre.

Indiscutivelmente, a Receita Federal do Brasil deve continu-ar a investir no fortalecimento e na modernização da Aduana, pelo bem de toda a sociedade brasileira, porque é impossível falar em segurança nacional sem considerar a atuação deste órgão de excelência.

O associado Abrão José Kechfi está de carro novo na garagem. No último mês de setembro, ele adquiriu um Honda Fit pela parceria entre a Unafisco Nacio-nal e a montadora de veículos, com qua-se R$ 5 mil de desconto.

Segundo o colega, o processo para a compra foi simples. “Eu ainda recebi o carro antes do prazo previsto para entre-ga, que era de 30 dias”, contou.

Essa não foi a primeira vez que Abrão usufruiu dos benefícios desse convênio. O Auditor Fiscal aposentado, que é diretor do Plano de Saúde da Delegacia Sindical de São Paulo do Sindifisco Nacional (DS/ SP), também comprou um sedã Honda City por meio da parceria. “Também já adquiri geladeira, pelo convênio com a Fast Shop, e micro-ondas na Electrolux”, ressaltou o colega, que disse ainda usar os convênios para presentear a família.

Automóvel da Honda

com quase R$ 5 mil

de desconto

Tema da Aduana, órgão

de excelência da RFB,

abre este novo espaço

Fo to : A rq ui vo p es so a l

(5)

Destaque

5

- Novembro de 2014

ESPETÁCULO, UNIÃO E VINHOS

FABULOSOS EM BENTO GONÇALVES/RS

Entretenimento

J

á na abertura, notava-se que o

9º Encontro Regional da Unafis-co Nacional, realizado de 17 a 19/10, em Bento Gonçalves/RS, seria extraordinário. Após o jantar temá-tico Noite Italiana, os associados e familiares assistiram a uma belíssima apresentação do Coral do Institu-to Tarcísio Michelon, composInstitu-to por crianças e adolescentes da região em situação de risco social, com a participação do tenor Dirceu Pasto-re e Orquestra Camerata. Tudo isso ocorreu no Dall’Onder Grande Ho-tel, onde os colegas se hospedaram.

No dia seguinte (18/10), passeios e mais passeios. Detalhes da imigra-ção italiana vinham aos borbotões, enquanto as casas construídas no sé-culo 19 eram contempladas. De tão fantásticas, elas atraíram os olhares do pessoal de cinema. Na Casa Stra-pazzon, por exemplo, na qual os asso-ciados conheceram um pouco sobre o processo de elaboração do vinho,

foram gravadas cenas do filme brasi-leiro O Quatrilho. “Este encontro regio-nal foi muito bem-vindo, porque além de apresentar a cultura da região, eu pude acompanhar a evolução do tu-rismo de Bento Gonçalves, porque já tinha visitado a cidade antes”, disse a colega Marilucia Conterato.

Seguindo a programação, o grupo circulou na tradicional vinícola Aurora, que possui corredores de barris de car-valho e tanques de inox, e participou de degustação.

Em 18/10, teve também apresen-tação das diretorias de Convênios e Assuntos Jurídicos da Unafisco Na-cional, além de falas de diretores de outras áreas. A diretora de Eventos, Nélia Resende, fez uso da palavra a fim de parabenizar o 1º secretário da Unafisco Nacional e presidente da Re-presentação/RS da entidade, César Urbano Corrêa, e a funcionária Rosely Avila Barcos, da mesma representa-ção, pela organização do encontro.

Estiveram presentes os superintenden-tes regionais da RFB da 10ª Região Fis-cal, Paulo Renato Silva da Paz (titular) e Ademir Gomes de Oliveira (adjunto).

Após as palestras, chegou a hora do jantar temático Alma Gaúcha. Mas a programação não terminou ali. Houve ainda o espetáculo do gru-po de artes nativas Rastros do Temgru-po. Os colegas simplesmente adoraram a apresentação.

Na manhã de 19/10, a Unafisco pre-parou um passeio na Maria Fumaça, trem a vapor que é uma memorável atração na Serra Gaúcha. Nos vagões, atores trouxeram diferentes aspectos da região, com bastante música típi-ca italiana. Geni, a esposa do colega José R. Razera, disse que gostaria de ver mais eventos como este de Bento Gonçalves. Sim, certamente haverá outros com a mesma qualidade. Que continuarão sendo um sucesso, pois a presença maciça de nossos associa-dos torna os encontros inesquecíveis.

Fo to s: J ul io S ca rp a ro

(6)

Destaque

6

- Novembro de 2014

COMEMORAÇÃO DO DIA DA CRIANÇA

REÚNE 230 CONVIDADOS

D

uzentos e trinta convidados, entre eles associados,

fi-lhos e netos, prestigiaram a festa em comemoração do Dia da Criança, promovida em 4/10 pela Repre-sentação Brasília/DF da Unafisco Nacional, em conjunto com a Delegacia do Sindifisco Nacional na localidade.

O representante da Unafisco na capital federal, José Raimundo Melo e Leite, ressaltou o ambiente de alegria e descontração do evento, que proporcionou muitas brin-cadeiras para as crianças. Futebol de sabão, pula-pula, cama elástica, piscina de bolinhas e brinquedoteca fo-ram algumas atrações.

O cardápio, preparado especialmente para a fes-ta, agradou a criançada e também os adultos. Entre as guloseimas, havia algodão-doce, pipoca, mini-ham-búrguer, mini pizza, churros, cachorro-quente, picolé e refrigerante. Ainda como parte da programação do evento, a Representação Brasília/DF sorteou ingressos para filmes em 3D da rede Cinemark, que é parceira da Unafisco Nacional.

Além de Melo, marcaram presença os representantes da Unafisco na região, Maria Aparecida Sousa Gomes Silva e Wilson Meira, que é também terceiro diretor suplente da Unafisco Nacional. Pela DS local, participaram da confra-ternização João Nóbrega (presidente) e Helder Luís Gon-dim Rocha (Comunicação Social).

Fo to s: Va nd e r Va re la

Brasília

(7)

7

Jurídico

- Novembro de 2014

STJ mantém decisão favorável do TRF-3

Causas jurídicas extrafuncionais: Renegociação da parceria

Gifa 95%

Apoio

Em decisão publicada em 9/10/14, o ministro Sérgio Kukina, da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou seguimento ao Recurso Especial da União na ação que tra-ta da Gratificação de Incremento da Fiscalização e da Arrecadação, Gifa 95%. Com essa decisão, fica manti-do o acórdão favorável obtimanti-do pela Unafisco no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3).

A Gifa foi criada pela Lei 10.910/04, inicialmente no percentual de até 45% sobre o maior vencimento bási-co do cargo, sendo que até um ter-ço desse valor era em decorrência de avaliação individual e dois terços, no mínimo, em função da avaliação institucional no cumprimento de me-tas de arrecadação. Posteriormente, o percentual da Gifa foi aumentado para 95% sobre o maior vencimento básico do cargo, pela Lei 11.356/06.

Contudo, o art. 10 dessa lei estabe-lecia que o percentual a que fariam jus os aposentados e pensionistas cor-respondia a 30% (no caso da Gifa 45) ou 50% (no caso da Gifa 95) sobre o

A Unafisco Nacional possui con-vênio com o escritório de advocacia Jairo Candido Advogados, com uni-dades espalhadas em todo o território nacional, para os associados que ne-cessitarem de apoio jurídico no tocan-te a assuntos extrafuncionais, no âmbi-to consultivo e contencioso, nos ramos do Direito Civil, Direito Penal, Direito do Trabalho, Direito Constitucional e Direi-to do Consumidor.

Esse convênio já existe desde janeiro de 2000 e é aberto a todos os associados que tiverem interes-se em fazer adesão para utilização dos referidos serviços. Além disso, os dependentes dos associados (em

valor máximo a que o servidor faria jus se estivesse em atividade. Portanto, foi contra essa quebra na paridade que a Unafisco ajuizou as ações, objetivan-do que os associaobjetivan-dos aposentaobjetivan-dos ou pensionistas viessem a receber a Gifa em sua integralidade, e não nos per-centuais reduzidos que foram pagos entre 2004 e 2008.

Para isso, foram ajuizadas ações de conhecimento para a Gifa 45% (com acórdão favorável no TRF-3, e cujo Recurso Especial foi recen-temente distribuído no STJ) e para a Gifa 95%, que teve, agora, jul-gamento favorável no STJ. Em sua decisão, o ministro, a exemplo do que decidiu o TRF-3, assegurou aos aposentados e pensionistas a Gifa no percentual de 95% sobre o maior vencimento básico, entre 1º de julho de 2006 e 30 de junho de 2008, com juros de mora de 6% ao ano e corre-ção monetária conforme resolucorre-ção do Conselho de Justiça Federal. No mérito, o ministro cita a orientação jurisprudencial firmada no STJ no sentido de que a Gifa deve ser

regra, filhos e cônjuges) também es-tão cobertos, sem custo mensal, e o associado pode indicar quaisquer pessoas como titulares agregados, mediante pagamento mensal no mesmo valor do associado titular.

Há um prazo de carência de três meses para o início do atendimento de novos titulares, exceto em casos emergenciais, cujo prazo é de 48 ho-ras após a adesão. Todas essas con-dições e definições constam expres-samente no contrato.

Porém, tendo em vista que o con-trato celebrado com o referido escritó-rio de advocacia nunca sofreu reajuste no tocante aos preços, em

renegocia-ção feita pela Diretoria Jurídica ficou acordado que, para os atuais usuários do convênio, o valor mensal pago a título de honorários advocatícios por cada usuário Titular e Titular Agregado será majorado para R$ 60,00 mensais, a partir de dezembro de 2014.

Já para os novos aderentes, o pre-ço de R$ 60,00 mensais tem incidên-cia para todas as adesões a partir de 1º/10/2014.

Mais informações podem ser ob-tidas no Departamento Jurídico da Unafisco, pelo e-mail juridico@unafis-coassociacao.org.br ou telefone (11) 3228-4766, ramal 120.

tendida aos aposentados e pensio-nistas no mesmo percentual conce-dido aos servidores ativos, dada sua natureza genérica.

Além disso, foi mantido o acórdão do TRF-3 no que tange à extensão da decisão em benefício dos atuais e futuros associados da Unafisco. Para aqueles que ainda não são associa-dos, observem a notícia na pág. 8 desta revista, sobre a decisão do STF no RE nº 573232, e a recomendação de que os interessados se associem antes do trânsito em julgado.

Como a AGU ajuizou apenas Recurso Especial ao STJ, e não Recurso Extraordinário ao STF, es-tamos, de fato, nos últimos passos dessa longa jornada em favor dos aposentados e pensionistas que ti-veram o direito à paridade vilipen-diado pelo legislador ordinário.

A Diretoria Jurídica continuará atenta à tramitação do processo e, tão logo ocorra o trânsito em julgado, iniciará os procedimentos para iniciar a execução, informan-do os beneficiários.

(8)

8

Jurídico

- Novembro de 2014

O

STF publicou, em 19/9/14, o acórdão do

julgamen-to do Recurso Extraordinário (RE) nº 573232, que foi tratado como repercussão geral. Nesse julgamento foi discutida a possibilidade de execução de títulos judiciais de associações por quem não era associado quando da propositura da ação de conhecimento.

O caso específico levado a julgamento no STF tratava de uma Associação do Ministério Público de SC (ACMP), que ajuizou uma ação requerendo um determinado reajuste salarial. Essa ação de conhecimento foi julgada favoravel-mente e a petição inicial foi instruída com autorizações indi-viduais dos associados. No momento da execução, alguns promotores públicos que não constavam dessa lista propu-seram a execução e a AGU embargou esses nomes. Em 1ª Instância, a AGU teve sucesso e essas pessoas foram excluí-das; o Tribunal, contudo, modificou essa decisão e assegu-rou que o título era da associação, podendo ser executado por quem não constava da lista, mas pertencia à categoria representada pela ACMP.

Em termos processuais, mas sem descer a muitos deta-lhes, foi uma discussão sobre a natureza das associações como parte em um processo judicial: se atuam como subs-titutas ou representantes dos associados. E, ainda, qual é o limite subjetivo da coisa julgada.

Esse caso específico de petição inicial com autorizações individuais, de certa forma, delimitou o alcance da decisão do STF. Alguns ministros, como Teori Zavascki, Rosa Weber e Luiz Fux chegaram até mesmo a dizer, com outras palavras, que o caso não era adequado à

análise do tema, por não abran-ger toda a controvérsia, confor-me se denota da leitura de seus respectivos votos.

Pode-se ver que o alcance desse julgado tem que ser restri-to, e não amplo. A repercussão geral reconhecida nesse pro-cesso só deve valer para os ca-sos análogos, em que a ação de conhecimento foi proposta com autorização

individu-al dos associados,

STF JULGA RE 573232, QUE

TRATA DE EXECUÇÃO DE TÍTULOS

JUDICIAIS DE ASSOCIAÇÕES

atuando a Associação como representante processual desse grupo específico de associados. Esse caso julgado pelo STF é totalmente distinto das ações coletivas propos-tas pela Unafisco, que, em regra, pede a extensão dos jul-gados aos futuros associados, evitando a necessidade de ajuizar outras ações na medida em que novos potenciais beneficiados tornam-se associados. E, nesse aspecto, de-cisões favoráveis foram obtidas, como no caso das ações da GAT e da Gifa (que estão no STJ), e nas ações dos 10% dos TRF e da correção monetária dos exercícios anteriores (que estão no TRF-3), dentre outras. As ações de conheci-mento são ajuizadas com autorização de assembleia, e não com autorizações individuais.

Portanto, essas ações da Unafisco, por decisão de Tribu-nal, beneficiam tanto os que eram associados à época do ajuizamento da ação de conhecimento, como os futuros as-sociados. A Unafisco, então, está claramente na condição de substituta processual, assim como ocorre, por exemplo, com as entidades sindicais, e não como representante pro-cessual, que foi o caso julgado pelo STF.

De qualquer forma, há o risco de que o Judiciário in-terprete que o alcance das decisões da Unafisco que contemplam os futuros associados vai até o trânsito em julgado da ação de conhecimento. Para aqueles que se associarem após o trânsito em julgado da ação de co-nhecimento, é possível que a AGU alegue que esse “não associado” não estava no título judicial, não participou da formação da coisa julgada e estará, na execução, que-rendo pegar carona em título alheio (essa expressão foi usada por um dos ministros).

Embora ainda seja prematuro fazer qualquer previsão, essa decisão do STF tem potencial para causar dificuldades nas ações coletivas das associações e sindicatos, que terão sempre que demonstrar que suas ações não são análogas à apreciada no RE nº 573232, pois atuam como substitutos processuais (e não representantes).

Por isso, a Unafisco entende que quem ainda não é as-sociado e deseja se beneficiar das ações da GAT e da Gifa, dentre outras, cujas decisões contemplam explicitamente a extensão para novos associados, deve se associar à entida-de no curso do processo, antes do trânsito em julgado das ações de conhecimento, evitando, assim, possíveis alega-ções da AGU que possam retardar ou prejudicar o benefício na fase de execução.

(9)

Com o convênio, os associados têm acesso a condições

diferenciadas na compra de passagens aéreas em voos

nacionais e internacionais operados pela companhia, por

meio de hot site exclusivo.

A ESCOLHA CERTA NA

HORA DE VOAR

O sistema disponibilizado pela TAM Linhas Aéreas possibilita pesquisar voos,

reservar e efetivar a compra de passagens aéreas com até 48 horas de

antecedência, com o assento garantido e valor de tarifa inalterado, diminuindo

custos com remarcação e reembolso.

Mais informações em www.unafiscoassociacao.org.br

(10)

Pelo País

10

- Novembro de 2014

Unafisco visita

colegas de

Salvador/BA

Veja o desempenho de nossos

associados nas eleições 2014

Por ampla maioria, associados aprovam

prestação de contas da Unafisco

Apuração

SRRFB/5ª RF

Assembleia

Por entender a importância do voto consciente para o bem da sociedade, a Unafisco Nacional disponibilizou um espaço no site da entidade com a relação de todos os nossos nove associados que foram candidatos nas eleições 2014. Ne-nhum deles foi eleito.

No quadro abaixo, veja como foi o desempenho de cada um.

Em 30/9, os associados aprovaram, por ampla maioria, todos os indicativos da Assembleia-Geral Ordinária, que é realizada pela Unafisco Nacional, anualmente, em conformidade ao Estatuto.

A votação virtual ocorreu por meio do site da Unafisco. Os associados de São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE, Porto Alegre/RS e Cuiabá/MT tiveram a op-ção de votar em assembleia presencial.

Foram aprovados o relatório anual do presidente da Unafisco; a prestação de contas com o parecer do Conselho Fiscal; o orçamento anual; e a ratificação de ações judiciais da entidade.

Abaixo, o resultado total da votação.

A Unafisco Nacional lamenta informar que, apesar da votação expressiva (70.370 votos), o deputado federal João Dado (SDD/SP), não conseguiu se reeleger.

O enunciado de cada indicativo se encontra em nossa seção das assembleias, acessada pelo menu superior do site da entidade, em Institucional.

De 24 a 26/9, a Unafisco Na-cional, representada por Amil-ton Paulo Lemos (presidente) e Paulo Fernandes Bouças (se-gundo vice-presidente), visi-tou os colegas de Salvador/BA para divulgar as iniciativas da entidade, entre elas, as ações judiciais e os convênios ofere-cidos aos associados.

Os membros da Diretoria da Associação se reuniram com o superintendente da SRRFB/5ªRF, Carlos Romeu Silva Queiroz, e o superinten-dente-adjunto, José Arman-do Ribeiro. Eles também vi-sitaram colegas lotados em outras unidades da RFB na re-gião, como o titular da Dele-gacia da Receita Federal do Brasil em Salvador, Raimun-do Pires de Santana Filho; o inspetor-chefe da Alfândega do Aeroporto Internacional de Salvador, Rodrigo da Silva Salles Nascimento; o titular da DRJ, Cássio Rodolfo Menezes Silva, e o titular da Alfândega do Porto de Salvador, Luciano Freitas Maciel, entre outros. Os diretores ainda estiveram no Escritório da Corregedo-ria, Escritório de Pesquisa e In-vestigação e no Terminal de Logística de Carga do aero-porto da cidade.

De acordo com o pre-sidente Amilton, a visita foi muito bem-sucedida. Tanto os administradores quanto os demais colegas foram bas-tante receptivos. No decorrer das visitas feitas pela Unafisco, 13 Auditores Fiscais se associa-ram à entidade.

Nome na Urna Partido Candidatura Votos % de Votos Válidos

Benvindo PSDC Deputado Federal/SP 162 0,01% Carlos Wienke PSDB Deputado Federal/RS 2823 0,05% Cesar Haiachi PDT Deputado Estadual/SP 2064 0,01% Jefferson Gizzi PSOL Deputado Estadual/SC 98 0,01% Pedro Delarue PSB Deputado Federal/RJ 5174 0,07% Rubens Nakano SDD Deputado Federal/SP 6486 0,03% Sebastião Reis PSB 2º suplente de senador/GO (Aguimar Jesuíno) 80120 2,97% Sérgio Artur PEN Deputado Estadual/RJ 3191 0,04% Walter Miranda PSTU Deputado Estadual/SP 1234 0,01%

Sim Não Abstenções

Indicativo Nº1 121 92,40% 2 1,50% 8 6,10% Indicativo Nº2 121 92,40% 3 2,30% 7 5,30% Indicativo Nº3 120 91,60% 4 3,10% 7 5,30% Indicativo Nº4 119 90,80% 6 4,60% 6 4,60% Indicativo Nº5 119 90,80% 3 2,30% 9 6,90% Indicativo Nº6 114 87,00% 4 3,10% 13 9,90%

(11)

Pelo País

11

- Novembro de 2014

Palestra sobre

aposentadoria

é ministrada na

Sede Social/SP

da Unafisco

A criação de uma nova linguagem, a partir das redes sociais contemporâneas, e os desafios para a comunica-ção entre gerações foram o enfoque da palestra promo-vida pela Unafisco Nacio-nal, intitulada Comunicação

Intergeracional e Redes So-ciais, ministrada pelo

psicó-logo José Osmir Fiorelli, em 22/9, na Sede Social da enti-dade, na capital paulista.

Fiorelli disse que as redes sociais evoluíram do ambiente físico para o on-line. “As redes sociais nada mais são do que grupos com objetivos comuns, mesmo que sejam objetivos transitórios.” Ele também comentou a respeito da ampliação de significado de vários vocábulos existentes, como “curtir, “baixar” e “torpedo.”

Sobre o poder das redes sociais

A importância de planejar e con-cretizar novos projetos pessoais e pro-fissionais na aposentadoria foi o tema da palestra Aposentadoria pode ser

a melhor fase da vida, ministrada

pelo colega Luiz Monteiro e sua filha, a psicóloga e psicopedagoga Cristi-na Monteiro, dia 14/10, Cristi-na Sede Social da Unafisco Nacional, em SP.

Entre outros pontos, os palestran-tes abordaram a dificuldade de o indivíduo aceitar que é preciso dedi-car-se a outros planos, quando che-ga o momento da aposentadoria, e estimularam os participantes a re-fletir sobre a necessidade de mudar conceitos e atitudes, de acordo com as circunstâncias.

“Gostei bastante da palestra e pretendo participar de outras promo-vidas pela Associação”, contou a as-sociada Florinda P. de Almeida. Outro colega que aprovou a iniciativa da Unafisco de promover o evento foi o aposentado Ciro A. de Moura. “Vou comentar as experiências comparti-lhadas aqui com amigos e familiares.” Por fim, foi servido um café da tar-de aos presentes. Pela Unafisco Nacio-nal participaram as diretoras Massumi Takeishi (Finanças), Edith Benvindo (adjunta de Finanças) e Icléa Camar-go Lima (Assuntos de Aposentadoria). contemporâneas, destacou que elas

influenciam o comportamento, o es-tilo de vida e a religião das pessoas, entre outros aspectos.

Ao término da palestra, a Unafis-co ofereceu um café da tarde aos colegas. Marcaram presença as dire-toras da Unafisco Nacional Massumi Takeishi (Finanças) e Icléa Camargo Lima (Assuntos de Aposentadoria).

Linguagem

Reflexão

Redes sociais e comunicação entre

gerações são tema de palestra em SP

Fo to : B ru na S e rr a Fo to : B ru na S e rr a Mensalmente, a Direto-ria da Unafisco Nacional se reúne para tratar de as-suntos do interesse de seus associados. Em outubro, a reunião ocorreu no dia 2, na Sede Administrativa da entidade, localizada em São Paulo/SP.

Os diretores realizaram um balanço das últimas atividades desenvolvidas pela Asso-ciação, como a Assembleia-Geral Ordinária, de 30/9 (ver pág. 10), e o 4º Encontro Nacional de Aposentados e Pensionistas da Unafisco, promovido no início de setembro.

Sede Administrativa

Diretoria da Unafisco Nacional se

reúne na capital paulista

Outras iniciativas da Unafisco que estão por vir também entraram na pauta, como as Festas de Fim de Ano. Além disso, houve momento para dis-correr acerca de temas administrati-vos e gerais. Fo to : J ul io S ca rp a ro

(12)

Pelo País

12

- Novembro de 2014

Paraná

Fonacate

Unafisco Nacional prestigia confraternização da DS/Londrina

Em Assembleia-Geral, entidades tratam da PEC

555/06 com dep. Vicentinho

A Unafisco Nacional participou de Assembleia-Geral do Fórum Nacio-nal Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), realizada dia 14/10, em Brasília. Marcou presença o deputado federal e líder da banca-da do PT na Câmara, Vicentinho.

Um dos assuntos tratados foi so-bre a PEC 555/06, que busca extin-guir a cobrança de contribuição previdenciária para aposentados e pensionistas. O Fonacate questionou o parlamentar sobre a possibilidade de votação da matéria, ainda neste ano. Vicentinho afirmou que “acha muito difícil, pois existem outros pro-jetos de lei e vetos presidenciais tran-cando a pauta.” Pela Unafisco esteve presente o secretário-geral, Eduardo Artur Neves Moreira.

Berzoini

Em 15/10, a Associação, repre-sentada por Eduardo Moreira, e outras entidades filiadas ao Fona-cate se reuniram com o ministro da Secretaria de Relações

Institucio-A Unafisco Nacional, representada pelo presidente Amilton Paulo Lemos, prestigiou a confraternização orga-nizada pela Delegacia Sindical de Londrina do Sindifisco Nacional, em 19/9, no salão principal do Iate Clube, situa-do na mesma cidade paranaense.

O evento, denominado Festival do Bacalhau, teve a presença de 215 convidados, aproximadamente. Como parte da programação, a DS/Londrina entregou placas de homenagem para colegas aposentados.

Pela DS/Londrina participaram, entre outros, Dalcrouze Luiz Canezin (presidente) e Jesus Luiz Brandão (vice-presi-dente), que também ocupa a função de representante da Unafisco Nacional na cidade. Ainda prestigiou o evento o outro representante da Associação no município, Luiz Arnal-do Prazeres. Fo to : D iv ul g ão

nais, Ricardo Berzoini. Entre outros temas, a votação e aprovação da PEC 555/06 estiveram em pauta durante o encontro. Na ocasião, o ministro ainda recebeu do Fórum, em nome da então candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, carta com pleitos das carreiras tí-picas de Estado.

Trabalho parlamentar

O secretário-geral da Associação, Eduardo Moreira, e o 1º diretor suplen-te da Unafisco Nacional e represen-tante em Alagoas, Ivaldo Pinto Rêgo, participaram de trabalho parlamen-tar em favor da PEC 555/06, nos dias 14 e 15/10, realizado em harmonia com o Sindifisco Nacional.

Fo to : A sc om /F ona ca te

(13)

Convênios

13

- Novembro de 2014

RESORTS

VEÍCULOS

HOT SITE

ALUGUEL DE CARROS

BEM-ESTAR

Condição especial para os associados que desejam se hospedar no hotel

Rio Quente Cristal Resorts, em Goiás.

O abatimento varia de acordo com o modelo

de automóvel escolhido.

Por meio da parceria, os

colegas têm 15% de desconto.

Confira a tabela de desconto

em nosso site.

Uma ótima alternativa aos associados que

buscam sair da correria do dia a dia.

OFERECE PACOTE

ATÉ 10% DE DESCONTO

DESCONTO ESPECIAL

Zero-quilômetro com

nas tarifas do Spa em São Paulo

Empresa concede tarifas

diferenciadas no Brasil e

no exterior

Até 10% de desconto

nas compras

Churrascaria em São Paulo

com 20% de desconto

ESPECIAL

RODÍZIO

No cardápio, carnes, massas,

risotos e frutos do mar.

(14)

Convênios

14

- Novembro de 2014

ELETRÔNICOS

ON-LINE

Associados têm condições especiais para

adquirir produtos da marca.

AUTOMÓVEL

SAÚDE BUCAL

Preços especiais, assistência 24 horas e garantia

de três anos, sem limite de quilometragem.

Parceria com a maior operadora de assistência

odontológica da América Latina.

MINAS GERAIS

ÓTICA

DIVERSÃO

Benefício válido para

associa-dos e seus dependentes.

Associados têm vantagens

na loja on-line.

Entradas para peças de teatro,

parques, entre outras atrações.

DESCONTOS EXCLUSIVOS

COM QUALIDADE

nas compras na Samsung Store

Hospedagem com até

15% de desconto

Ingressos com até

60% de desconto

10% de desconto na

compra de óculos e 5%

em lentes de contato

VANTAGENS EXCLUSIVAS

Unafisco e Honda com

BAIXO CUSTO

Pela parceria, associados adquirem livros, entre

outros itens, com 5% de desconto.

(15)

Convênios

Jornalista Responsável: Julio Scarparo (MTB-SP 45.245) – Jornalistas: Bruna Serra (MTB-SP 65.487) e Bruno Cha-gas (MTB-SP 59.596) – Diagramação: Núcleo Cinco – Tiragem: 11.000 exemplares – Sedes próprias da Unafisco Nacional: Administrativa – Av. Ipiranga, 1.267, 14º andar – República – São Paulo, SP – CEP 01039-907 – Tel. (11) 3228-4766 | Social – Av. Prestes Maia, 748 – Luz – São Paulo, SP – CEP 01031-000 – Tel. (11) 3229-3374 |Regional RJ – Rua Anfilófio de Carvalho, 29, 13º andar, salas 1.301/1.310 – Bairro Castelo – Rio de Janeiro, RJ – CEP 20030-060 – Tel. (21) 2220-7811 | Regional PE – Praça do Carmo, 30, 2º andar, salas 203/204 – Bairro Santo Antônio – Recife, PE – CEP 50010-180 – Tel. (81) 3224-3286 | Regional Brasília – Setor de Rádio e Televisão, Conjunto P, Asa Norte, Quadra 702, Edifício Brasília Rádio Center, 2º andar, Sala 2.148, DF – CEP 70719-900 – Tel. (61) 3041-5633. E-mail:

comunicacao@unafiscoassociacao.org.br – Site: www.unafiscoassociacao.org.br.

UNAFISCOINFORMA

- Publicação da UNAFISCO NACIONAL — Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.

AGÊNCIA

SERVIÇOS

Pacotes nacionais e internacionais e hotéis

por meio de hot site exclusivo.

Cerca de 20 mil cirurgiões-dentistas coope-

rados em todo o País.

PROTEÇÃO

CURSOS

ENSINO

Apólices são da Porto Seguro,

no ramo desde 1945.

On-line ou presencial em São

Paulo, Rio de janeiro e Distrito

Federal.

Programa de ensino desenvolvido

pela AVM Faculdade Integrada.

VIAGENS E HOSPEDAGEM

DE QUALIDADE

com 5% de desconto

Seguro de automóvel com

até 25% de desconto

Descontos podem chegar

a mais de 50%

Pós-graduação e outros

cursos com 10% de desconto

(16)

PRESENTE NOS MELHORES

MOMENTOS DA FAMÍLIA

A Unafisco Nacional firmou convênio com a Panasonic,

fabricante multinacional de eletrônicos. Pela parceria,

associados e seus dependentes têm descontos especiais

e ofertas exclusivas em produtos.

A linha de produtos Panasonic possui televisões, câmeras,

eletrodomésticos, rádios, home theater, telefones e outros.

Mais informações em www.unafiscoassociacao.org.br

Referências

Documentos relacionados

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

4 Este processo foi discutido de maneira mais detalhada no subtópico 4.2.2... o desvio estequiométrico de lítio provoca mudanças na intensidade, assim como, um pequeno deslocamento

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito das variáveis doses de resíduos de culturas de inverno uniformemente distribuídos no solo, profundidades de atuação do sulcador de adubo

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

responsabilizam por todo e qualquer dano ou conseqüência causada pelo uso ou manuseio do produto que não esteja de acordo com as informações desta ficha e as instruções de