• Nenhum resultado encontrado

111 Reunláo do Comite de Fronteira Bernardo de Irigoyen Barracao/Dionísio Cerqueira. Bernardo de Irigoyen, 3 de agosto de 2011 ATA FINAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "111 Reunláo do Comite de Fronteira Bernardo de Irigoyen Barracao/Dionísio Cerqueira. Bernardo de Irigoyen, 3 de agosto de 2011 ATA FINAL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Bernardo de Irigoyen -Barracao/Dionísio Cerqueira

Bernardo de Irigoyen, 3 de agosto de 2011

ATA FINAL

Na cidade de Bernardo de Irigoyen, Província de Misiones, República Argentina, no dia 3 do mes de agosto de 2011, e de conformidade ao disposto pelo Protocolo Nro. 23 Regional Fronteirico e pela Ata de Uruguaiana, de 22 de agosto de 1989, realizou-se reuniáo ordinária do Comité de Fronteira Bernardo de Irigoyen-Barracáo/Dionísio Cerqueira, presidida pelaVice-Cónsul do Brasil em Puerto Iguazú, Neusa Bastos Reis, e co-presidida pelo Cónsul-Geral da Argentina em Foz do Iguacu, Jorge Luis Miranda. Integraram a mesa principal o Sr. Jorge Osc~ Gandulla, Intendente de Bernardo de Irigoyen, o Sr. Erandi Fae, Prefeito

em

exercício

~",j-de Barracáo, o Sr. Joarez Lima Henrichs, Prefeito ~",j-de Barrácáoe~Présidente do Consórcio Intermunicipal da Fronteira, o Sr. Altair Rittes, Prefeito de Dionísio Cerqueira, o Sr. Paulo Deola, Prefeito de Bom Jesus do Sul, o Sr. Flavio Berté, Secretario de Estado de Desenvolvimento Regional de Santa Catarina, o Sr. Angel Gallardo, Comandante Principal do Esquadráo 12 da Gendarmería Nacional Argentina, bem como a Ministra Monica Dinucci, da Direcáo de Limites e Fronteiras do Ministério de Relacóes Exteriores, Comércio Internacional e Culto da Argentina, e o Secretário Lauro Beltráo, da Embaixada do Brasil em Buenos Aires.

A reuniáo contou com a presenca de cerca de 70 assistentes, entre autoridades dos setores públicos do Brasil e da Argentina e representantes dos respectivos setores privados e da sociedade civil, na qualidade de observadores. A lista dos participantes consta do ANEXO 1 da presente Ata.; e a agenda da reuniáo consta do ANEXO II.

As palavras de abertura foram proferidas pela Vice-Cónsul brasileira em Puerto Iguazú, que citou avances como a aprovacáo do Acordo sobre Localidades Fronteiricas Vinculadas no Congresso Nacional do Brasil e as negociacóes para a assinatura de um novo regulamento dos Comités de Fronteira e do Acordo sobre Cooperacáo nos Controles Migratórios Fronteiricos, bem como a instalacáo, em setembro vindouro, da Comissáo de Cooperacáo e Desenvolvimento Fronteirico Brasil-Argentina

(2)

111 Reuniao do Comite de Fronteira Bernardo de lrigoyen -Barracao/Dionísio Cerqueira

Bernardo de Irigoyen, 3 de agosto de 2011

(CODEFRO). Após as palavras proferidas pelo Cónsul-Geral argentino em Foz do Iguacu, foram tratados, emreuniáoplenária, os seguintes temas:

TEMASDE FACILITA<;:ÁO FRONTEIRI<;:A

- Medidas necessárias para a operatividade da Área de Controle Integrado:

o

Coordenador do Passo Fronteirico do lado argentino ressaltou que a Área de Controle de Cargas no lado brasileiro nao conta com recursos humanos suficientes da Policia Federal do Brasil. Destacou, ademais, as iniciativas de construcáo de um Centro de Fronteira, que terá entre seus objetivos a prestacáode informacóesturísticas.

o

Chefe da Polícia Federal do Brasil informou que o atendimento ao público é feito na delegacia localizada em Dionísio Cerqueira. Esclareceu que, em razáo da escassez de recursos humanos, a Policia Federal nao ocupa a área destinada a instituicáo na ACI de controle vicinal e turístico, localizada no lado argentino.

o

coordenador local da ACI do lado brasileiro esclareceu que já foi escolhida a empresa vencedora da licitacáo para a construcáo de novas instalacóes de controle de cargas na cabeceira brasileira, que viabilizaráo melhor atendimento aos usuários, contando, inclusive, com sistema de monitoramento por cameras. Informou que o contrato a ser firmado entre a Receita Federal do Brasil e a empresa vencedora deverá ser assinado em breve.

Com respeito as obras de construcáo de uma nova ACI do lado argentino, representantes de ambas as delegacóes reiteraram a necessidade de que o projeto seja finalizado com a maior brevidade possível, para permitir o início das obras. Destacou-se que as obras sao fundamentais para melhorar as condicóes de trabalho das autoridades de controle, bem como as condicóes de atendimento aos usuários.

Ressaltou-se que há carencia de recursos humanos argentinos e brasileiros na ACI de controle de cargas, particularmente na área de controle fitossanitário. Reiterou-se pedido para que os órgáos nacionais avaliem a

(3)

Bernardo de Irigoyen -Barracao/Dionísio Cerqueira

Bernardo de Irigoyen, 3 de agosto de 2011

possibilidade de incremento do número de funcionários designados para esse passo fronteirico, Representante dos Despachantes da Aduana da Argentina realizou exposicáo sobre os problemas que os funcionários aduaneiros enfrentam no local de trabalho e apresentou nota aos dois coordenadores locais das ACIs, que consta do ANEXO III. O coordenador local da ACI do lado argentino informou que os pleitos apresentados pelos despachantes aduaneiros já foram encaminhados as autoridades correspondentes.

A delegacáo argentina solicitou que se tenha em consideracáo a Ata n.2/l1/MERCOSUL/CCMlCT n.2 "Assuntos Aduaneiros" STC/COF, de 31 de marco de 2011, que coincide na necessidade de melhorar a infraestrutura da ACI Cargas e ampliar os recursos humanos disponíveis (profissionais e técnicos).

- Carteira de Tránsito Vicinal Fronteirico e tramites migratórios para a circulacao entre cidades vizinhas:

O Sr. Sergio Ríos, representante da "Dirección Nacional de Migraciones", informou que a TVF já foi implementada no lado argentino e vem sendo aceita normalmente pelas autoridades brasileiras.

- Cooperacao entre os órgaos de seguranca em atividade na fronteira e nas vias de acesso (medidas conjuntas e intercambio de informacao):

Representante local da Gendarmería Nacional argentina destacou que há bom relacionamento entre as autoridades de seguranca dos dois países, com a realizacáo de operacñes conjuntas e simultáneas em prevencáo de delitos, de iniciativas de cooperacáo em casos de investigacáo policial em ambos os lados da fronteira, bem como de atividades de prevencáo em matéria de seguranca viária.

TEMAS DE INFRAESTRUTURA - Iniciativas

conjunto:

(4)

111 Reuniao do

Comite de Fronteira

Bernardo de Irigoyen

-Barracao/Dionísio Cerqueira

Bernardo de Iríqoven, 3 de agosto de 2011

Joarez Lima Henrichs, Prefeito de Barracáo e Presidente do Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF), saudou os avances alcancados desde a II Reuniáo deste Comité de Fronteira e deu início a exposicáo sobre projetos de acóes integradas bem-sucedidas adotadas entre as prefeituras de Barracáo, Dionísio Cerqueira e Bernardo de Irigoyen, no ámbito do CIF. O CIF tem o objetivo de encontrar solucóes para problemas comuns por meio da parceria entre os órgáos públicos das tres cidades, com vistas a promover o desenvolvimento regional e coordenar as acóes realizadas por cada autoridade municipal, otimizando o uso dos recursos disponíveis. Os projetos desenvolvidos incluem acóes em quatro eixos: educacáo, turismo, agroecologia e produtos locais. Receberam destaque a construcáo de novo hospital local, a implementacáo de uro Parque Turístico Ambiental Integrado e a instalacáo de uro Centro de Atendimento ao turista, entre outros projetos. Entre os objetivos delineados para os próximos anos, foi mencionada pelo Prefeito de Dionísio Cerqueira a meta de zerar o déficit habitacional na regiáo,

Destacou-se a necessidade de continuar a aprofundar as iniciativas de integracáo desenvolvidas no ámbito do Consórcio, que tém gerado beneficios diretos para a populacáo local. Recomendou-se, ademais, que os órgáos nacionais de ambos os países avaliem a possibilidade de replicar o exemplo dado pelo CIF em outros pontos de fronteira, contribuindo para a solucáo dos problemas locais.

Material relativo ao CIF, bem como listagem de recomendacóes apresentadas pelo Consórcio, constam do ANEXO IV.

TEMAS DE COMÉRCIO E TURISMO - Divulgacao de Informacoes ao Turista:

O Sr. Miguel Scagliotti, representante da Unidade de Coordenacáo de Integracáo Produtiva da Chancelaria Argentina, destacou as atividades realizadas no ámbito do "Grupo de Integración Productiva de las Misiones (GIPM)", que promove a articulacáo de iniciativas de integracáo produtiva em nível regional, com vistas a estabelecer a vinculacáo orgánica entre

(5)

Bernardo de Irigoyen -Barracao/Dionísio Cerqueira

Bernardo de Irigoyen, 3 de agosto de 2011

atores públicos e privados e o "Centro de Asociatividad Empresaria (CAE)", o qual funciona no ámbito do grupo.

Reiterou-se necessidade de que se contemple, no ámbito da implementacáo do Acordo sobre Localidades Fronteiricas Vinculadas, a possibilidade de permitir o fluxo de bens duráveis para consumo familiar, conforme já destacado na Ata da 11 Reuniáo deste Comité, realizada em 2010. Ressaltou-se, ainda, a importancia de promover maior integracáo entre as autoridades dos dois paises, com o propósito de viabilizar maior coordenacáode iniciativas na área do turismo.

TEMAS DE CULTURA, EDUCACAO E SAÚDE

- Cooperacao em matéria educacional:

Representante do Instituto Federal de Santa Catarina realizou apresentacáo sobre atividades desenvolvidas pelo Instituto, com foco na formacáo profissional de jovens e adultos. Manifestou o interesse do Instituto na instalacáo de um campus na cidade de Dionísio Cerqueira, tema que vem sendo negociado entre as autoridades federais, estaduais e locais. O Prefeito de Barracáo recomendou a implementacáo de curso de terceiro grau com a coordenacáo da Universidade de Integracáo Latino-Americana (UNILA), que possa atender

a

demanda educacional dos estados do Paraná e Santa Catarina e da Provincia de Misiones.

Com respeito ao funcionamento das escolas bilingües de fronteira, destacou-se necessidade de retomada das negociacóesbilaterais, com vistas

a

arnpliacáo e ao fortalecimento das atividades desenvolvidas pelas referidas escolas, particularmente no ámbito dos ensinos fundamental e médio.

Representante do Ministério da Educacáo do Brasil realizou breve exposicáo sobre o programa "Escolas Interculturais Bilingües de Fronteira", que tem como objetivo incentivar a integracáo entre as populacñes fronteiricas, contribuindo para a prornocáo da cidadania regional, da cultura de paz e do respeito

a

democracia, aos direitos humanos e ao meio ambiente. Destacou-se necessidade de continuidade das

(6)

111 Reuniao do

Comite de Fronteira

Bernardo de Irigoyen

-Barracao/Dionísio Cerqueira

Bernardo de Irigoyen, 3 de agosto de 2011

negociacóes bilaterais, com vistas

a

ampliacáo e ao fortalecimento das atividades desenvolvidas pelas referidas escolas, bem como

a

solucáo de problemas enfrentados na execucáo do projeto, particularmente quanto ao transito de alunos e de professores entre os dais lados da fronteira.

- Iniciativas conjuntas de prevencao e combate a enfermidades e de vigiHincia epidemiológica e sanitária:

Representante da Secretaria de Saúde de Barracáo informou haver problemas no atendimento aos cidadáos, em razáo da falta de histórico de pacientes e da falta de instalacñes adequadas.

o

Secretário de Saúde de Dionísio Cerqueira destacou a importancia de que haja maior coordenacáo entre as autoridades de saúde dos dois paises, com vistas a obter maiorcoordenacáo de acóes e alcancar maior efetividade nas políticas de prevencáo executadas na regiáo. Relatou, ainda, dificuldades enfrentadas pelos municipios de fronteira brasileiros para a contratacáo de médicos, sugerindo, como solucáo, o reconhecimento de diplomas em nivel de MERCOSUL.

Representante do Ministério da Saúde do Brasil sugeriu aplicar

a

cooperacáo com a Argentina os mecanismos de cooperacáo previstos no Ajuste Complementar ao Acordo para Permissáo de Residencia, Estudo e Trabalho relativos

a

prestacáo de servicos de saúde, firmado entre Brasil e Uruguai, em 28 de novembro de 2008. Nesse sentido, comprometeu-se a iniciar diálogo com a contraparte argentina sobre o tema. Com relacáo ao reconhecimento de diplomas, destacou que o tema já vem sendo tratado no ámbitodo MERCOSUL.

OUTROS TEMAS

Em razáo da impossibilidade de designar representantes para participar da III Reuniáo do Comité de FronteiraBarracáo/Dionísio Cerqueira-Bemardo de Irigoyen, a Prefeitura de Porto Mauá, em conjunto com a Municipalidade de Alba Posse, e a Prefeitura de Porto Vera Cruz apresentaram oficio contendo pleitos locais, com o pedido de que sejam objeto de consideracáo por ocasiño da Reuniáo da Comissáo de

(7)

Bernardo de Irigoyen

-Barracao/Dionísio Cerqueira

Bernardo de Irigoyen, 3 de agosto de 2011

Cooperacáo e Desenvolvimento Fronteirico (CODEFRO), a realizar-se em setembro vindouro, em Brasília. Os oficios constam do ANEXO V.

CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO

Durante a cerimónia de encerramento, foi lida esta Ata Final. Destacou-se que caberá

a

Vice-Cónsul do Brasil em Puerto Iguazú, na qualidade de Presidente deste Comité, realizar o trabalho de seguimento dos temas tratados e das propostas formuladas no encontro.

As delegacñes brasileira e argentina agradeceram

a

Gendarmería Nacional Argentina por abrigar a reuniáo do Comité. A reuniáo do próximo ano será realizada na cidade de Dionísio Cerqueira, em data a ser definida pelas Chancelarias.

Referências

Documentos relacionados

Tendo em vista essas considerações, o presente estudo visa descrever o processo de avaliação da precisão e validade de um levantamento de cárie dentária realizado na cidade de

analysis of different compounds essential to control the p roduct quality, as an alte rn at i ve to several independent traditional re fe rence methods, is of

Entretanto, como a Unidade não contém um computador específico para este setor e pensando-se em facilitar o processo de gerenciamento do acervo pelas funcionárias que

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Figura A.164 – Custos de Exploração por metro cúbico de água faturada em função do número médio de trabalhadores para EG de gestão direta por grau de fiabilidade dos dados.

Médias seguidas da mesma letra minúscula, em cada agrupamento de colunas, não diferem entre si pelo teste de Tukey 5% de probabilidade.. Médias mm do teste de comprimento das

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão