• Nenhum resultado encontrado

ISSN Revista Funcional, v. 2, n.2, p , dez

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ISSN Revista Funcional, v. 2, n.2, p , dez"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ISSN 0000-0000

Revista Funcional, v. 2, n.2, p. 21-32, dez. 2009 - 21-

Estudo comparativo entre a punctura e galvanopuntura em estrias tegumentares

Estudo comparativo entre a punctura e galvanopuntura em estrias tegumentares

Comparative study between puncture and galvanopuncture in skin striaes

Lage TPI, Santos EWA I, Santos ICSII

Resumo

Introdução: As estrias são lesões cutâneas com redução significativa de colágeno, elastina e fibrilina, que ao proporcionar disfunção estética podem acarretar problemas emocionais. Objetivo: comparar através da percepção dos sujeitos submetidos ao procedimento o efeito da punctura em estrias tegumentares aplicada de forma independente e associada à microcorrente galvânica. Métodos: Dez indivíduos responderam a um roteiro de entrevista inicial; a seguir foram divididos em dois grupos iguais (A e B) onde o primeiro submeteu-se à punctura e o segundo à galvanopuntura. Ao final, responderam a um roteiro de entrevista final. Tais roteiros incitavam o entrevistado a identificar o incômodo que as estrias exerciam e a repercussão em suas vidas pré e pós intervenções, visando comparar satisfação com o resultado obtido. Resultados: Os resultados obtidos indicam que houve uma satisfação de todos os sujeitos. Conclusão: Os resultados não revelaram diferenças significativas entre os dois grupos tratados.

Palavras-chave: Estria, punctura, galvanopuntura, microcorrente galvânica, fisioterapia dermatofuncional Abstract

Background: Striae are skin lesions with significant reduction of colagen, elastin and fibrillin, that provides esthetic disfunction with may carry emotional issues. Objective: compare throught the perception of subjects submmited to the procedure and the effect of puncture in skin striae apllied with and without the association of galvanic microcurrent Methods: Ten individuals responded an initial interview guide, were divided in two equal groups (A and B) where the first was submitted to puncture and the second to galvanopuncture. Finnaly, they responded to a final interview guide. These guides made the individuals identify the nuisance of striae and the repercution in their life before and after the treatment, with the objective to compare the satisfaction with the final result. Results: The results indicate satisfaction of all the subjects. Coclusion: The results do not reveal significative differences between the two groups.

Key-words: Striae, puncture, galvanopuncture, galvanic microcurrent, dermis phisiotherapy

I- Graduanda do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UnilesteMG – Ipatinga/MG, Brasil. II- Docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UnilesteMG – Ipatinga/MG, Brasil. Correspondência para: thaisplage@gmail.com

(2)

ISSN 0000-0000

Revista Funcional, v. 2, n.2, p. 21-33, mar. 2010 - 22-

Introdução

As estrias são lesões cutâneas associadas ao estiramento contínuo e progressivo da pele. Comparadas à pele normal possuem uma redução significativa de colágeno, elastina e fibrilina1,2,3

podendo se apresentar avermelhadas ou esbranquiçadas4,5. A frequência de estrias é elevada, atingindo cerca de três a seis vezes mais o gênero feminino, destacando a faixa dos 14 aos 20 anos 6.

Apesar de sua etiologia ainda controversa, três teorias sugerem seu surgimento. A teoria mecânica aponta o aumento na deposição de gordura no tecido adiposo levando a um estiramento e ruptura das fibras elásticas e colágenas da pele, enquanto a teoria endocrinológica indica a estimulação adrenocortical devido à alterações hormonais como a causa do surgimento das estrias em adolescentes e grávidas. E por último, a teoria infecciosa considera que processos infecciosos e o uso de corticóides danificam as fibras elásticas, propiciando o aparecimento das estrias4.

Desagradáveis aos olhos do ponto de vista estético, as estrias podem acarretar problemas emocionais4.

Considerando a definição da Organização Mundial de Saúde7, na qual saúde não é apenas ausência de doença e

sim o conjunto do bem-estar físico, social e psíquico, ressalta-se a importância do tema, visto que as estrias podem influenciar negativamente na auto-estima do indivíduo.

O objetivo desse estudo foi comparar o efeito da punctura em estrias tegumentares aplicada de forma independente e associada à microcorrente galvânica (galvanopuntura) através da percepção dos sujeitos submetidos ao procedimento. Tal investigação fundamenta-se na existência de literatura, ainda que incipiente, que revela resultados positivos da intervenção fisioterapêutica utilizando a punctura independente8,9 e

outros estudos que revelam a galvanopuntura10,11,12.

A punctura realizada nesse estudo utilizou um eletrodo especial do tipo agulha, com o intuito de atingir parte da derme para posterior reparação tecidual. A punctura foi aplicada em alguns sujeitos de forma independente e em outros sujeitos associada à microcorrente galvânica (galvanopuntura), que possui como objetivo intensificar a resposta inflamatória4,13.

Enfim, a escassez de estudos científicos que apresentem dados substanciais sobre o assunto justificou e impulsionou tal investigação.

(3)

ISSN 0000-0000

Revista Funcional, v. 2, n.2, p. 21-32, dez. 2009 - 23-

Estudo comparativo entre a punctura e galvanopuntura em estrias tegumentares Materiais e Métodos

Essa investigação apresenta-se como estudo qualitativo e quantitativo visto que o estudo qualitativo permite um amplo foco de interesse, no qual são obtidos dados descritivos mediante contato direto e interativo do pesquisador com a situação do objeto de estudo. A seguir procura-se entender os fenômenos, segundo a perspectiva dos participantes da situação estudada, e a partir daí os fenômenos estudados são interpretados14. Atendendo a proposta desse conceito, foram utilizadas algumas questões discursivas sobre o efeito das estrias em suas vidas social e sexual. De forma complementar, como mecanismo de controle do estudo, lançou-se mão da pesquisa quantitativa que se refere ao conjunto geral de procedimentos ordenados e disciplinados para adquirir informações, evitando assim a imposição de condições sobre a situação de pesquisa, minimizando a parcialidade e maximizando a precisão e a validade. Para tal, a informação geralmente é numérica, resultante de mensuração formal e analisada com procedimentos estatísticos15. Empregando este conceito, utilizou-se a

Escala Visual Analógica (EVA) e questões fechadas para obtenção de dados.

Amostra

A amostra foi composta por 10 voluntárias do gênero feminino, cujos critérios de inclusão foram: maiores de 18 anos, portadoras de estrias atróficas tegumentares, considerar-se saudável, assinar o TCLE após esclarecimentos cabíveis e integrar a comunidade acadêmica do UnilesteMG. Já os critérios de exclusão foram mulheres grávidas, portadoras de psoríase e vitiligo, disfunções hormonais, propensão ao surgimento de quelóides e sob efeito de corticóides.

Os sujeitos foram divididos aleatoriamente através de sorteio em dois grupos iguais denominados grupo A e grupo B. O grupo A foi submetido à aplicação apenas da punctura enquanto o grupo B foi submetido à galvanopuntura nas estrias tegumentares.

Roteiro de entrevista inicial

O roteiro de entrevista inicial, composto de seis questões, semi-estruturado, foi elaborado pelas pesquisadoras. A primeira pergunta abordou a compreensão do sujeito sobre a pesquisa, seguido de questões sobre seu

(4)

ISSN 0000-0000

Revista Funcional, v. 2, n.2, p. 21-32, dez. 2009 - 24-

Estudo comparativo entre a punctura e galvanopuntura em estrias tegumentares

estado de saúde, confirmando critérios de inclusão/exclusão.

Outros itens questionavam o entrevistado a identificar o incômodo percebido pela presença de estrias registrando-o através da Escala Visual Analógica (EVA). Ao final, cada sujeito indicou a repercussão das estrias em suas vidas: sexual e social.

Instrumento

Utilizou-se um aparelho gerador de microcorrente galvânica que apresenta dois eletrodos, um passivo do tipo placa acoplado em uma esponja úmida e um eletrodo ativo especial do tipo agulha, descartável, de aproximadamente 19mm de comprimento, sustentado por uma caneta. No grupo A, o aparelho permaneceu desligado à corrente elétrica, enquanto no grupo B o aparelho estava ligado.

Roteiro de entrevista final

O roteiro de entrevista final também foi elaborado pelas pesquisadoras, composto de seis perguntas, semi-estruturado. A pergunta inicial permitiu quantificar o incômodo das estrias através da EVA, seguido de questões sobre o resultado obtido, a motivação em dar continuidade ao tratamento, alteração no efeito das estrias sobre sua vida: sexual e

social, finalizando com abordagem comparativa com sua expectativa inicial.

Procedimentos

Antes de iniciar o procedimento, os sujeitos responderam ao roteiro de entrevista inicial, aplicado sob orientação das pesquisadoras a todos os membros da amostra. Em seguida, foi realizado o registro de imagens inicial para posterior comparação dos sujeitos. Seguiram-se então as intervenções propostas pelo estudo.

Atendendo ao critério pré-estabelecido para o grupo A, o aparelho permaneceu desligado permitindo a punctura, enquanto no grupo B o aparelho estava ligado com intensidade entre 60 e 80 microampéres, regulada de acordo com a sensibilidade dos sujeitos possibilitando a galvanopuntura. Cada integrante da amostra foi submetido a quatro intervenções com intervalo aproximado de quatro dias respeitando o período necessário para o desaparecimento dos sinais inflamatórios4.

Os sujeitos desconheciam a qual grupo pertenciam para que não houvesse influência sobre as respostas no roteiro de entrevista final.

Antes de iniciar cada procedimento, era realizada assepsia da pele utilizando

(5)

ISSN 0000-0000

Revista Funcional, v. 2, n.2, p. 21-32, dez. 2009 - 25-

Estudo comparativo entre a punctura e galvanopuntura em estrias tegumentares

álcool 70%, pois se trata de um método invasivo, ainda que superficial.

Punctura

A punctura foi realizada nos constituintes do grupo A através do eletrodo especial do tipo agulha conectado ao aparelho descrito anteriormente ainda que nestas aplicações ele estivesse desligado. São introduzidos sobre toda a extensão da pele estriada aproximadamente 4mm da agulha, de forma paralela à pele. A punctura causa uma ferida classificada como ferida de espessura parcial, atingindo parte da derme, visando posterior reparação tecidual pela reepitelização dos anexos epiteliais ou epitélio derivado da pele adjacente não acometida16.

Galvanopuntura

O grupo B foi submetido a galvanopuntura.

A corrente é indicada devido aos efeitos polares promovidos, intensificando a resposta inflamatória4,13,17, aumentando o

edema promovido pela reação inflamatória aguda através da mobilização da água dos tecidos estimulados e da resposta vasomotora18 o que ocasiona aumento da

migração de fibroblastos e alinhamento de colágeno19.

Após as intervenções propostas pelo estudo e, cessado o processo inflamatório, todos os sujeitos responderam ao roteiro de entrevistas final e foi realizado o registro de imagens final.

Categorias de análise

A categorias de análise foram criadas previamente aos roteiros de entrevista considerando o conceito de imagem corporal como o modo que o corpo se apresenta para o indivíduo envolvido pelas sensações e experiências20; e que essa imagem pode ser alterada devido a fatores sociais, influências socioculturais, pressões da mídia e a busca por um padrão de corpo ideal, associado as realizações e felicidades21 foram elaboradas questões abordando o incômodo resultante das estrias e sobre a interferência das mesmas acerca de sua vida social. O incômodo com a aparência corporal ocorre quando a mesma deixa de ser confortável e causa constrangimento e perturbação22.

Para contemplar a satisfação com a assistência fisioterapêutica realizada, definida como o contentamento e o prazer obtido através do que se espera e deseja22 de tal intervenção, os sujeitos foram interpelados no roteiro final de três formas diferentes sendo elas uma direta sobre o

(6)

ISSN 0000-0000

Revista Funcional, v. 2, n.2, p. 21-32, dez. 2009 - 26-

Estudo comparativo entre a punctura e galvanopuntura em estrias tegumentares

tratamento, onde ele poderia se referir como muito satisfeito, satisfeito, insatisfeito e muito insatisfeito; outra forma foi sobre continuar o tratamento a partir do resultado obtido; e, ainda investigando tal satisfação, os sujeitos relacionaram o resultado obtido à expectativa inicial, optando entre aquém, dentro ou além do esperado.

Análise quantitativa

Estes dados foram extraídos das questões objetivas dos roteiros de entrevista inicial e final e expressos em média e freqüência absoluta registrados nas figuras a seguir.

Resultados e Discussão

A avaliação dos sujeitos ocorreu através de sua percepção de imagem corporal, que resulta da vida social20 e

abrange os níveis físico, emocional e mental23.

Na figura 1, o gráfico revela os registros dos indivíduos na EVA sobre o incômodo causado pelas estrias pré e pós intervenções. Após os procedimentos, independente da forma utilizada, a média do incômodo que as estrias exerciam em suas vidas, que ao início era de 6,58 reduziu para 2,23. 6,58 2,23 0 1 2 3 4 5 6 7 Antes Depois M éd ia d os p on to s

Figura 1 – Média do incômodo dos sujeitos antes e após o procedimento através da EVA

Já na figura 2, o gráfico registra de forma independente a média do incômodo que as estrias exerciam nos sujeitos dos grupos A e B obtida nos roteiros de entrevista inicial e final, antes e após a realização do procedimento. Após aglutinar os dados, percebeu-se inicialmente uma média de 6,56 na EVA para indivíduos que compuseram o grupo A e 6,6 para indivíduos do grupo B. O incômodo foi confirmado em suas falas: “Quando eu coloco biquini, determinadas

roupas me causam um

constrangimento.”(Sujeito A-7); e

“Quando vou vestir roupa de banho

(biquíni) ou ao vestir alguma calça mais baixa, diminuindo minha auto-estima deixo de sair, de freqüentar clube”(Sujeito B-8);

pertinentes à literatura que afirma que não estar bonita na sociedade atual pode constituir-se de fracasso, levando à insegurança23. Essa imagem corporal negativa pode determinar o aparecimento

(7)

ISSN 0000-0000

Revista Funcional, v. 2, n.2, p. 21-32, dez. 2009 - 27-

Estudo comparativo entre a punctura e galvanopuntura em estrias tegumentares

de baixa auto-estima e depressão, ou seja, sofrimento24. 6,56 2,14 6,6 2,32 0 1 2 3 4 5 6 7

Grupo A Inicial Grupo A Final Grupo B Inicial Grupo B Final

M éd ia d o s p o nt o s

Figura 2 – Média do incômodo inicial e final nos dois grupos obtida através da EVA

Após os procedimentos, os registros na EVA sobre este mesmo incômodo indicou 2,14 para o grupo A e 2,32 para o grupo B. A proximidade do resultado contradiz uma hipótese inicial das pesquisadoras, que o incômodo seria menor nos sujeitos do grupo B (com o aparelho ligado), fundamentada em estudo que relata os efeitos intrínsecos da microcorrente galvânica como fator de melhora no aspecto da pele com estrias quando comparado com a punctura aplicada de forma independente após quatro sessões25.

Os relatos dos sujeitos após o procedimento confirmam a diminuição do incômodo com as estrias nos dois grupos: “Já ando com camisetinhas sem a mania

que tinha de ficar puxando a blusa para tampar para que os outros não vejam”

(Sujeito A-3) e “Certos tipos de roupa não

incomodam mais” (Sujeito B-6) e “Me

sinto mais a vontade para usar biquíni e roupas decotadas” (Sujeito A-7) vão de

encontro à literatura que demonstra sobre a relação entre as roupas que usamos e a imagem corporal, pois ambas estão ligadas à atitude, e todas as transformações encontradas na imagem corporal também existem nas roupas20. Três sujeitos que relataram a melhora pertenciam ao grupo A, dois desses sujeitos atribuíram a alteração totalmente ao tratamento e um sujeito relatou que o tratamento contribuiu parcialmente. Os dois sujeitos restantes pertenciam ao grupo B e atribuíram a melhora totalmente ao tratamento realizado.

Durante apuração dos dados, observou-se que dois sujeitos relataram que as estrias interferem negativamente em sua vida sexual: “Me sinto menos

atraente” (Sujeito B-6) e “Não me sinto à vontade com o meu corpo” (Sujeito A-4)

confirmando achados na literatura que relatam que o interesse estético se relaciona intimamente com o interesse pelo sexo20. Porém, após os procedimentos, dois

sujeitos relataram mudanças positivas na vida sexual, sendo um sujeito pertencente ao grupo A e um ao grupo B, sendo que este último relatou o incômodo antes do procedimento. O sujeito do grupo A atribuiu a alteração parcialmente ao

(8)

ISSN 0000-0000

Revista Funcional, v. 2, n.2, p. 21-32, dez. 2009 - 28-

Estudo comparativo entre a punctura e galvanopuntura em estrias tegumentares

tratamento, relatando: “Recebimento de

elogios” (Sujeito A-5), e o sujeito do

grupo B atribuiu totalmente a alteração ao tratamento, relatando: “Aumento da

auto-estima” (Sujeito B-6).

Na figura 3, o gráfico ilustra a resposta dos sujeitos sobre a satisfação após os procedimentos, obtidos no item 2 do roteiro de entrevista final. Seis sujeitos se mostraram muito satisfeitos com os resultados, sendo três do grupo A e três do grupo B; enquanto quatro sujeitos disseram estar satisfeitos, sendo dois do grupo A e dois do grupo B. Não houve resultado insatisfatório ou muito insatisfatório.

3 2 3 2 0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 Muito satisfeito -Grupo A Satisfeito -Grupo A Muito satisfeito -Grupo B Satisfeito -Grupo b Q ua nt id ad e

Figura 3 – Sujeitos dos grupos A e B que se mostraram muito satisfeitos e satisfeitos com o procedimento

A figura 4 ilustra a motivação dos sujeitos em dar continuidade ao tratamento realizado durante a pesquisa, extraído no item 3 do roteiro de entrevista final. Oito sujeitos se mostraram muito motivados a continuarem com o tratamento, sendo cinco do grupo A e três do grupo B; enquanto dois sujeitos do grupo B se

consideraram motivados a continuar o tratamento. Não houve sujeitos pouco motivados ou desmotivados. 5 0 3 2 0 1 2 3 4 5 6 Muito motivado -Grupo A Motivado -Grupo A Muito motivado -Grupo B Motivado -Grupo B Q u an ti da de

Figura 4 – Sujeitos dos grupos A e B que se mostraram muito motivados e motivados a continuarem o tratamento

Na figura 5, o gráfico ilustra a percepção dos sujeitos com o resultado do tratamento de acordo com sua expectativa inicial, correspondente ao item 6 do roteiro de entrevista final. Cinco sujeitos consideraram o resultado além do esperado, sendo dois sujeitos do grupo A e três do grupo B. O mesmo número de sujeitos considerou o resultado dentro do esperado, porém três sujeitos pertenciam ao grupo A enquanto dois pertenciam ao grupo B. Não houve resultado aquém do esperado. 3 2 2 3 Dentro do esperado -Grupo A Além do esperado -Grupo A Dentro do esperado -Grupo B Além do esperado -Grupo B

(9)

ISSN 0000-0000

Revista Funcional, v. 2, n.2, p. 21-32, dez. 2009 - 29-

Estudo comparativo entre a punctura e galvanopuntura em estrias tegumentares

Figura 5 – Resultado de acordo com a expectativa inicial dos sujeitos dos grupos A e B

Dentre os sujeitos, houve apenas um que, ao mensurar através da EVA o incômodo exercido pelas estrias antes e após o procedimento, assinalou um valor maior que o avaliado inicialmente, porém esta mesma pessoa registrou satisfação com o procedimento e motivação na continuidade ao tratamento.

Os resultados obtidos através da EVA nos fazem refletir sobre a eficiência do método eleito para avaliação dos métodos de intervenção, visto que os registros estampam o ponto de vista individual.

Previamente acreditava-se que as intervenções proporcionariam uma melhora no aspecto da pele estriada, mais evidente no grupo B quando comparado ao grupo A, o que resultaria em satisfação, e com isso teríamos indivíduos motivados a continuarem tal tratamento. A investigação sobre a motivação foi uma forma encontrada para reiterar a satisfação daquelas pessoas, pois a motivação está relacionada à estima e realização26 bem

como à recompensa22 tendo em vista o desconforto durante o procedimento.

Ainda que a satisfação de ambos os grupos se assemelhe, pode-se questionar o método avaliativo utilizado nesse estudo,

pois se trata da avaliação em um aspecto subjetivo. Sugere-se a avaliação num ponto de vista científico, através de análise histológica, baseado em estudo25 que comprova uma diferença significativa na região acometida por estria com a galvanopuntura, respaldando o seu uso.

Conclusão

Confrontando as respostas das 3 perguntas que nos remetem à satisfação, os resultados obtidos indicam que houve uma satisfação de todos os sujeitos, com uma significativa redução de incômodo pelas estrias após o procedimento, confirmando achados científicos que relatam grande eficácia da punctura, associada ou não à microcorrente galvânica de baixa intensidade 4,9.

Ainda que estudo histológico25

evidencie uma diferença significante entre o resultado obtido após quatro sessões de punctura e galvanopuntura; neste estudo, visualmente e de acordo com a percepção dos sujeitos submetidos ao procedimento, não houve diferença. Acredita-se, porém, que com um número maior de sessões seja possível notar um resultado mais satisfatório em pessoas tratadas com a galvanopuntura.

(10)

ISSN 0000-0000

Revista Funcional, v. 2, n.2, p. 21-32, dez. 2009 - 30-

Estudo comparativo entre a punctura e galvanopuntura em estrias tegumentares Referências Bibliográficas

1. VIENNET, C; BRIDE, J; AUBIN, VAF; GABIOT, AC; HUMBERT, TGP.

Contractile forces generated by striae distensae fibroblasts embedded in collagen lattices. Arch Dermatol Res,

n.297, p.10-17, 2005. Disponível em <http://www.springerlink.com/content/k51 h71057311x861/fulltext.pdf>.Acesso em: 26 mar. 2009.

2. GOLDBERG, JD; MARMUR, ES; SCHMULTS, C; HUSSAIN, M; PJELPS, R. Histologic and ultrastructural analysis of ultraviolet B Laser and light source treatment of leukoderma in striae distensae. American Society for Dermatology Surgery. Published by BC Decker Inc., abril, 2005. v.31, p.385-387. 3. SINGH, G; KUMAR LP. Striae distensae. Indian J Dermatol Venereol

Leprol, n.71 p.370-372, 2005.Disponível em

<http://www.ijdvl.com/text.asp?2005/71/5/ 370/16800> . Acesso em: 16 out. 2008 4. GUIRRO, ECO.; GUIRRO, RRJ.

Fisioterapia Dermato-Funcional

Fundamentos Recursos e Patologias, 3. ed. São Paulo: Manole, 2002.

5. NIGAM, PK. Striae Cútis Ditensae.

Internationale Journal of Dermatology, v.28, p.426-428, 1989.

6. KEDE, MPV; SABATOVICH, O. (Ed.) Dermatologia Estética. São Paulo: Atheneu, 2004. 795p.

7. WHO – World Health Organization

<http://www.who.int/suggestions/faq/en/in dex.html>

8. MENDES, ÉC; SANTOS, ICS; CAIXEIRO, AP. Alteração tecidual pós escarificação em tecido acometido por estrias (estudo de caso). Trabalho de Conclusão de Curso, Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – UnilesteMG, Ipatinga –MG, 2007.

9. LIMA, KS; PRESSI, L. O uso da microgalvanopuntura no tratamento de estrias atróficas: análise comparativa do trauma mecânico e da microcorrente. Monografia da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, 2005.

10. GUIRRO, EC. Manual de Operação Striat. 4ª edição. 2007

11. SANTOS, CM; SIMOES, NDP. Tratamento estético da estria através da microgalvanopuntura. Fisiobrasil, n.62, p.15-17, 2003.

12. VENTURA, DS; SIMÕES, NDP. O uso da corrente galvânica filtrada em estrias atróficas. Fisiobrasil, n.62, p.7-9, 2003.

13. OSÓRIO, ACR. Estudo comparativo do tratamento de estrias atróficas em

(11)

ISSN 0000-0000

Revista Funcional, v. 2, n.2, p. 21-32, dez. 2009 - 31-

Estudo comparativo entre a punctura e galvanopuntura em estrias tegumentares

duas pacientes tratadas com o eletrolifting. Trabalho de conclusão de curso, Faculdade Assis Gurgacz, Cascavel, 2005.

14. NEVES, JL. Pesquisa qualitativa – Características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, V.1, N°3, 2° SEM/1996.

Disponível em

<http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/C03-art06.pdf>. Acesso em 09 jun, 2009.

15. POLIT, DF.; BECK, CT; HUNGLER, BP.. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. 487 p.

16. MANDELBAUM, SH; DI SANTIS,

ÉP; MANDELBAUM, MHS.

Cicatrização: conceitos atuais e recursos auxiliares - Parte I. An bras Dermatol, Rio de Janeiro, 78(4):393-410, jul./ago.

2003. Disponível em

<http://www.scielo.br/pdf/abd/v78n4/1689 6.pdf > .Acesso em 14 abr. 2009.

17. MONDO, Patricia K S; ROSAS, Ralph F. Efeitos da corrente galvânica no tratamento das estrias atróficas. Trabalho de conclusão de curso, Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL, Tubarão – SC, 2004. Disponível

em:

<www.fisio-tb.unisul.br/Tccs/04b/patricia/artigopatricia kochsavimondo.pdf> .Acesso em: 30 mar. 2009.

18. BRAVIM, ARM; KIMURA, EM. Uso

da eletroacupuntura nas estrias

atróficas: uma revisão bibliográfica. Trabalho de conclusão de curso (Especialista em Acupuntura) – Unisaúde (Brasília). Disponível em: <http://www.portalunisaude.com.br/downl oads/eletroacupuntura_nas_estrias.pdf> .Acesso em 13 abr. 2009.

19. ROBINSON, AJ.; MACKLER, LS. Eletrofisiologia clínica: eletroterapia e teste eletrofisiológico. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 426p

20. SCHILDER, P. A imagem do corpo: as energias construtivas da psique. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 405p 21. CONTI, MA. Imagem corporal e estado nutricional de estudantes de uma escola particular. 2002. 84 f. Dissertação (Mestrado em Nutrição) - Departamento de Nutrição, Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo,

2002. Disponível em:

<http://www.boletimef.org/biblioteca/1261 /Imagem-corporal-e-estado-nutricional-de-estudantes-de-uma-escola-particular >. Acesso em 22/10/2008.

(12)

ISSN 0000-0000

Revista Funcional, v. 2, n.2, p. 21-32, dez. 2009 - 32-

Estudo comparativo entre a punctura e galvanopuntura em estrias tegumentares

22. HOUAISS, A. Dicionário eletrônico. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. 1 CD-ROM.

23. SECCHI, K; CAMARGO, BV; BERTOLDO, RB. Percepção da imagem corporal e representações sociais do corpo. Psicologia: Teoria e pesquisa. V.25, p.229-236, 2009.

24. RUSSO, R. Imagem corporal: construção através da cultura do belo. Movimento e percepção, v.5, n.6, p.80-90, 2005.

25. CONSULIN, M. O uso da microcorrente galvânica em estrias albas. 5ª mostra acadêmica UNIMEP. Universidade Metodista de Piracicaba, 2007.

26. BATISTA, AAV; VIEIRA, MJ; CARDOSO, NCS; CARVALHO, GSP. Fatores de motivação e insatisfação no trabalho do enfermeiro. Rev. Esc. Enferm USP. v.39, p.85-91, 2005.

Referências

Documentos relacionados

8850 FITA ADESIVA EM POLIPROPILENO MARROM PARA EMPACOTAMENTE MEDINDO 50MM

2) Criar um vetor vc[i] de dimensão 5, para guardar a quantidade de cada conceito. Assim vc[0] vai guardar quantos conceitos A tem na turma, vc[1] vai guardar quantos conceitos B

Mensalmente, coleta e processa aproximadamente 12.000 bolsas de sangue destinadas para o atendimento de mais de 100 instituições públicas de saúde da rede estadual, entre

EBOOK - TUDO SOBRE O HO'OPONOPONO / POTENCIAL MÁXIMO.. Ele elimina crenças limitantes e cura informações que estão no seu campo energético e mental.. Sendo assim,

Professor assistente doutor do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

A decisão de inscrição cabe à direção de cada escola, em articulação com o conselho pedagógico, formalizando-se com o envio do formulário de inscrição eletrónico até à data

Quando um laboratório compra um sistema IMMULITE 1000, ele não está apenas comprando um sistema de imunoensaio e reagentes, ele está se tornando um parceiro valioso da Siemens em

no registro C100 (Nota Fiscal, modelo 1 ou 1-A, Nota Fiscal Avulsa, Nota Fiscal de Produtor, mo- delo 4, e NF-e, modelo 55), por exemplo: nota fiscal de remessa de