• Nenhum resultado encontrado

Comunicado de Imprensa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comunicado de Imprensa"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Comunicado

de Imprensa

1 MARÇO 2016

NOVO SCÉNIC, A RENAULT REDEFINE O MONOVOLUME

Em 1996, a Renault inventava o monovolume compacto, com a primeira geração do Scénic. Vinte anos depois, a Renault redefine o conceito.

O Novo SCÉNIC é um monovolume com design moderno e uma forte personalidade, que proporciona um enorme prazer a quem o compra, bem como conforto a toda a família.

O design do Novo Renault SCÉNIC, extremamente sedutor, rompe com os códigos convencionais dos monovolumes: proporções inéditas, com rodas de 20 polegadas exclusivas e uma carroçaria bicolor que se destaca no segmento. Fiel ao seu ADN, o Novo SCÉNIC responde às expetativas das famílias e reforça a modularidade responsável pelo sucesso das gerações anteriores. O sistema One Touch Folding proporciona ainda mais facilidade no dia-a-dia.

O Novo SCÉNIC também dispõe de equipamentos dignos do segmento superior, como a tecnologia MULTI-SENSE, o R-LINK 2 com um grande ecrã de 8,7 polegadas e o head-up display a cores.

Adicionalmente, esta quarta geração propõe uma oferta Diesel elétrica, com o Hybrid Assist.

O Novo SCÉNIC também estará disponível em versão longa, a revelar antes do verão. Estes novos monovolumes começarão a ser comercializados, na Europa, até ao fim do ano.

(2)

Novo SCÉNIC: a Renault redefine o monovolume

Um design revolucionário, para um efeito mais sedutor

Proporções surpreendentes, rodas extraordinárias

"Com o Novo SCÉNIC, optámos pela rutura. É um monovolume mais moderno, mais sedutor,

sem abdicar da modularidade que tem feito o sucesso das três primeiras gerações, desde há 20 anos. Procurámos proporções novas, com rodas grandes, inspiradas no concept-car R-Space".

Laurens van den Acker - Diretor do Design Industrial

O Novo SCÉNIC propõe uma nova interpretação do monovolume, muito inspirada pelo concept-car R-Space, apresentado no Salão de Genebra 2011. Proporções renovadas, bem como perceção de qualidade elevada no exterior e no interior.

O design do Novo SCÉNIC reinventa-se, com as suas proporções inéditas. Oferece um equilíbrio harmonioso, graças às grandes rodas de 20 polegadas de série, à altura do automóvel, à maior distância entre eixos e à reduzida distância do eixo traseiro até à traseira. A fluidez da

silhueta, a cintura de carroçaria inclinada para a frente e, os flancos bem definidos, conferem

um novo dinamismo. As vias mais largas, à frente e atrás, posicionam as rodas de forma ideal, nos quatro cantos do automóvel, para uma excelente ligação à estrada.

Dimensões Novo SCÉNIC (em mm) Comparado com o Scénic 3 (em mm) Altura 1653 + 13

Distância ao solo 170 + 40 Comprimento 4406 + 40 Largura 1865 +20 Distância entre eixos 2734 + 32

Vias dianteiras 1594 + 49 Vias traseiras 1583 + 36 Distância eixo traseiro/traseira 741 - 16

O para-brisas inclinado do Novo SCÉNIC, associado a um capô curto, reforça a sua silhueta

monocorpo, no espírito do concept-car R-Space. Pela primeira vez no Scénic, o para-brisas

tríptico, como no Novo Espace, oferece uma visão panorâmica e melhora a visibilidade lateral. A face dianteira distingue-se e ganha maior expressividade.

O Novo SCÉNIC exibe uma assinatura luminosa distinta. Na dianteira, os faróis em forma de C podem dispor, consoante as versões, da tecnologia LED Pure Vision. Na traseira, as luzes proporcionam um efeito 3D com a tecnologia Edge Light.

(3)

Rodas de 20 polegadas inéditas

Esta grande rutura é fruto da oferta exclusiva das rodas de 20 polegadas, de série, no Novo SCÉNIC.

Estas rodas, de largura contida (195 mm), representam uma verdadeira inovação em termos

tecnológicos e de design.

Com uma altura de flanco de 107 mm, equivalente à das rodas de 17 polegadas do Scénic 3, as rodas do Novo SCÉNIC preservam um conforto de condução entre os melhores do mercado. Esta forte opção de design orientou o projeto desde o início. Estas grandes rodas conferem ao automóvel as proporções ideais. Podem ser personalizadas ao gosto de cada um, graças a uma oferta completa de jantes e de elementos decorativos de jantes, denominados "add-on". Os elementos decorativos e as jantes foram criados para proporcionar leveza e aerodinamismo, melhorando os consumos. As grandes rodas oferecem uma resistência ao rolamento ao melhor nível, graças a um tamanho único* e ao desenvolvimento específico dos pneus, o que reduz o consumo de energia. O trabalho global aplicado ao aerodinamismo do automóvel beneficia disto: o SCx global do automóvel melhora 65 milésimos relativamente ao Scénic 3 (0,775 vs 0,840). *195/55 R20

Um interior requintado, com duas configurações de condução

No interior espaçoso, a continuidade entre o painel de bordo e os painéis das portas, bem como a harmonia dos materiais (materiais macios, frisos cromados), reforçam a sensação de volume. O design do painel de bordo é sofisticado e recentra-se no condutor, quando comparado com o Scénic 3.

O quadro de instrumentos, realçado por uma pala bem delineada, retoma o seu lugar em frente ao condutor e integra o head-up display a cores, o que possibilita uma postura dedicada ao prazer de condução. O teto panorâmico de vidro fixo, proposto em opção, oferece uma ótima

luminosidade, graças à abertura sem travessa central.

A consola central corrediça permite que o condutor configure o seu habitáculo:

• Quando a consola central está em posição avançada, incorpora o painel de bordo, posicionando-se sob o grande ecrã vertical. Desta forma, permite ao condutor desfrutar de um habitáculo semelhante ao de uma berlina, embora conservando a posição de condução elevada de um monovolume.

• Quando a consola é posicionada para trás, a configuração do Novo SCÉNIC é orientada para a partilha entre condutor e passageiros.

Carroçaria bicolor: única no segmento

O Novo SCÉNIC propõe uma carroçaria bicolor, única no segmento dos monovolumes compactos. Esta confere distinção e modernidade, realçando as proporções dinâmicas do

(4)

automóvel. A oferta bicolor é proposta, em opção, a partir do segundo nível de equipamento e, de série, nas versões topo de gama (consoante o país).

São propostas duas cores de tejadilho, em função da cor da carroçaria:

• Um tejadilho Preto Estrela para as seguintes nove cores de carroçaria: Amarelo Mel, Branco Glaciar, Branco Nacarado, Cinzento Platina, Cinzento Cassiopeia, Bege Dune, Azul Celeste, Azul Cosmos e Vermelho Carmim.

• Um tejadilho Cinzento Cassiopeia para a cor de carroçaria Preto Estrela.

A cor das estruturas de retrovisores e do montante de para-brisas condiz com a do tejadilho.

Novo SCÉNIC: todo o espírito do concept-car R-Space

No dia 1 de março de 2011, no Salão Automóvel de Genebra, a Renault revela o seu concept-car R-Space. Visão moderna do automóvel ao ritmo da vida, o R-Space é um monovolume sedutor, capaz de reunir elementos há muito considerados incompatíveis: família e estilo

desportivo, funcionalidade e sensualidade. Reflexo das evoluções da sociedade, o R-Space

tem como objetivo ser a imagem de uma família moderna, simultaneamente desportivo e caloroso, musculado e acolhedor, inovador e preocupado com o seu ambiente. As linhas são tensas e os vidros esguios.

Desde logo, o R-Space foi uma enorme inspiração para os designers do Novo SCÉNIC, começando pelas grandes rodas de 20 polegadas, que rapidamente se impuseram no projeto, o para-brisas avançado, a silhueta monocorpo e o teto panorâmico de vidro.

A vida a bordo é a essência do Novo SCÉNIC

Um automóvel que alia conforto a espaço de vida

Há 20 anos que o Scénic acompanha as famílias e preserva os princípios fundamentais da

vida a bordo.

Assim, o Novo SCÉNIC propõe um habitáculo espaçoso, confortável e com uma engenhosa

modularidade:

• Os bancos dianteiros apresentam a estrutura dos bancos do Novo Espace (com espuma de dupla densidade) e dispõem de regulação elétrica de oito modos, função de massagem e aquecimento nas versões topo de gama.

As versões topo de gama também são dotadas de regulação lombar elétrica.

• Em alguns níveis de equipamento, o "One Touch Folding" permite, com um único toque no R-LINK 2, ou num comando situado no porta-bagagens, rebater automaticamente os bancos

(5)

traseiros, de modo a obter um piso plano. Com um simples gesto, beneficia-se de um volume de carga otimizado.

• Como no Scénic 3, o banco do passageiro dianteiro pode ser colocado em posição de mesa, em algumas versões.

• Os bancos da 2.ª fila são corrediços de forma independente (1/3, 2/3) em todas as versões.

• A consola central corrediça, equipamento icónico do Scénic, evolui para responder às novas utilizações dos ocupantes dianteiros e traseiros. Oferece 13 litros de espaços de arrumação. Na dianteira, a consola disponibiliza um espaço de arrumação iluminado e fechado por uma cortina, com apoio de braço integrado, onde estão posicionadas as tomadas para os ocupantes dianteiros. Na traseira, está equipada com duas tomadas USB, uma tomada jack, uma tomada de 12 V e um espaço de arrumação para os ocupantes traseiros.

Um volume de arrumação líder no segmento, equipamentos inteligentes

O porta-bagagens do Novo SCÉNIC, com um volume de 496 dm3 VDA (572 litros), é 26 dm3

VDA mais elevado que o do Scénic 3. Assim, este porta-bagagens está entre os três melhores do segmento dos monovolumes compactos.

Com 63 litros, o Novo SCÉNIC é líder do segmento na capacidade total de espaços de

arrumação adicionais:

• A gaveta Easy Life, herdada do Novo Espace e situada em frente ao banco do passageiro dianteiro, oferece uma capacidade de arrumação de 11,5 litros, ou seja, mais 3 litros que um porta-luvas clássico. Iluminada e climatizada, abre-se, eletricamente, por intermédio de um sensor. A gaveta é trancada, automaticamente, aquando da paragem do automóvel.

• Para além da gaveta Easy Life e da consola central, o Novo SCÉNIC conserva múltiplos

espaços de arrumação engenhosos, com um volume total de 38,5 litros, conservando as

quatro caixas integradas no piso, muito apreciadas pelas famílias.

Na traseira, o Novo SCÉNIC oferece engenhosas prateleiras Easy Life, para acompanhar as famílias nas suas deslocações. Quando se abrem as prateleiras, é revelado um pequeno espaço de arrumação, onde se pode arrumar o telefone, uma consola de jogos ou lápis, bem como um meio de fixação de tablets eletrónicos de diferentes tamanhos. As duas tomadas USB, situadas na traseira da consola central, possibilitam uma utilização prolongada de dispositivos eletrónicos.

O conjunto de equipamentos dedicados à família do Novo SCÉNIC fica completo com as

(6)

Tecnologias de ponta para uma condução serena

Sistema de travagem ativa de emergência, com deteção de peões, de série, único no segmento

Inédito no segmento dos monovolumes compactos, o Novo SCÉNIC está equipado, de série,

com o sistema de travagem ativa de emergência com deteção de peões (AEBS/Active

Emergency Braking System), um dispositivo de ajuda à condução que permite a travagem ativa de emergência, caso seja detetado um peão. Esta funcionalidade está disponível entre 7 e 60 km/h. O sistema de travagem ativa de emergência com deteção de peões permite:

• analisar a zona envolvente do automóvel, detetando os peões, parados ou em movimento, e estimando a sua trajetória,

• alertar (alerta visual e sonoro) o condutor, em caso de risco de colisão entre o automóvel e o peão,

• acionar, automaticamente, o sistema de travagem até à paragem total do automóvel, em caso de colisão iminente com um peão, se os alertas ao condutor não forem suficientes.

O sistema opera com base em dados provenientes de dois sensores com diferentes tecnologias:

uma câmara frontal e um radar, reunidos numa mesma caixa, situada sob o para-brisas, por trás do retrovisor interior.

Em estreia num automóvel Renault, o Novo SCÉNIC propõe, para além do sistema de travagem ativa de emergência com deteção de peões:

• o assistente de manutenção de via (LKA/Lane Keeping Assist): ativo entre 70 e 160 km/h, este sistema atua sobre a direção em caso de transposição da linha e ajuda a manter o automóvel na via, se necessário.

• alerta de deteção de fadiga (Fatigue detection warning)

O Novo SCÉNIC também beneficia do conjunto dos principais sistemas de ajuda à

condução presentes no Novo Espace, no Talisman e no Novo MÉGANE. O conjunto destes

sistemas de ajuda à condução, acessível e ativável a partir do tablet R-Link 2, permite:

• proteger: regulador de velocidade adaptativo (ACC, 50 a 160 km/h), travagem ativa de emergência (AEBS). No Novo SCÉNIC, o AEBS também funciona a baixa velocidade, propondo um sistema de travagem ativa de emergência operacional entre 7 e 160 km/h,

(7)

• alertar: alerta de transposição involuntária de via (LDW), que se torna háptico (vibração do volante em vez de um alerta sonoro) no Novo SCÉNIC, alerta de distância de segurança (DW), alerta de excesso de velocidade com reconhecimento dos sinais de trânsito (OSP com TSR), aviso de ângulo morto (BSW),

• facilitar: câmara de marcha-atrás, comutação automática dos faróis de máximos para médios (AHL), ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro, lateral e Easy Park Assist (estacionamento em mãos livres).

Hybrid Assist para o Novo SCÉNIC

Até ao final de 2016, o Novo SCÉNIC estará disponível com uma oferta Diesel elétrica, denominada Hybrid Assist, com o motor Diesel Energy dCi 110 associado a uma caixa manual de 6 velocidades. Os baixos consumos e o prazer de condução estarão sempre presentes: o sistema permitirá aumentar a força de aceleração em determinadas fases de utilização, particularmente a baixo regime.

Com este sistema, que permite a recuperação de energia nas fases de desaceleração e de travagem, a Renault procura, no Novo SCÉNIC, conquistar a liderança do segmento em

termos de consumo.

No Hybrid Assist, que funciona com uma bateria de 48 V, o motor elétrico auxilia o motor térmico, que se mantém em funcionamento contínuo.

O Novo SCÉNIC propõe seis motores Diesel e dois motores a gasolina:

• Energy dCi 95, com caixa manual de 6 velocidades • Energy dCi 110, com caixa manual de 6 velocidades

• Energy dCi 110 Hybrid Assist, com caixa manual de 6 velocidades

• Energy dCi 110, com caixa automática EDC, de dupla embraiagem, de 7 velocidades • Energy dCi 130, com caixa manual de 6 velocidades

• Energy dCi 160, com caixa automática EDC, de dupla embraiagem, de 6 velocidades • Energy TCe 115, com caixa manual de 6 velocidades

• Energy TCe 130, com caixa manual de 6 velocidades

Tecnologias provenientes do segmento superior

O Novo SCÉNIC beneficia da arquitetura modular CMF C/D (Common Module Family), dispondo por isso de numerosas prestações do segmento superior (Novo Espace e Talisman) e do Novo MÉGANE.

(8)

Uma condução conectada, graças ao tablet de 8,7 polegadas R-LINK 2

O Novo SCÉNIC propõe, nas versões superiores, o R-LINK 2 com ecrã vertical de 8,7

polegadas (22 cm), idêntico ao do Novo Espace e do Talisman. Único no segmento dos

monovolumes compactos, é dotado de um ecrã capacitivo, que oferece uma sensação muito agradável ao toque, semelhante à de um smartphone ou tablet.

O R-LINK 2 está equipado com comando de voz para a navegação, telefone, aplicações e rádio, para que o acesso às diversas funcionalidades seja fácil e seguro.

O R-LINK 2 oferece:

• intuitividade, com gestos tão naturais como se fosse um tablet ou um smartphone: deslocação dos ícones com um simples tocar-arrastar, leitura por deslizamento das páginas, zoom…

• personalização, graças às três páginas iniciais que podem ser personalizadas com widgets (ícones funcionais) e até seis perfis de condução, para que encontre facilmente as suas regulações preferidas de condução e de vida a bordo,

• um centro de controlo, que permite ativar ou desativar a maioria das funções, incluindo as ajudas à condução,

• conectividade, com uma oferta que lhe permite beneficiar, gratuitamente, durante um ano, da aplicação TomTom Traffic, de acesso à R-LINK Store e do mapa da Europa atualizado (consoante o país).

Uma condução personalizável, graças à tecnologia MULTI-SENSE

A tecnologia MULTI-SENSE permite personalizar a experiência de condução, modificando a resposta do pedal de acelerador e do motor, o tempo entre mudanças de velocidade com uma caixa automática EDC, a rigidez da direção, o ambiente luminoso do habitáculo e ainda a função de massagem do banco do condutor, quando o automóvel dispõe desta opção.

Um comando MULTI-SENSE, posicionado na consola suspensa, permite aceder, diretamente, aos cinco modos de condução indicados no ecrã R-LINK 2: Neutro, Sport, Confort, Personalizado e Eco.

Cinco ambientes luminosos estão associados a estes modos de condução: sépia, vermelho,

azul, violeta e verde. O ambiente escolhido prolonga-se pela consola e pelos painéis das portas dianteiras e traseiras, nas versões topo de gama. A tonalidade de iluminação do habitáculo está

(9)

em perfeita harmonia com a cor de exibição do ecrã TFT do quadro de instrumentos e do ecrã multimédia vertical.

Head-up display a cores

O head-up display a cores, retrátil, melhora a segurança e o conforto do condutor, oferecendo uma clara legibilidade das informações e uma utilização fácil dos sistemas de ajuda à condução (ADAS). Sem desviar os olhos da estrada, o ecrã permite-lhe visualizar informações úteis, para que a condução seja realmente serena: velocidade instantânea, navegação, ajudas à condução.

Sistema BOSE® Surround

O Novo SCÉNIC propõe um sistema BOSE® Surround, inovação lançada nas propostas do segmento superior, Novo Espace e Talisman. Novamente, os engenheiros da BOSE® e da Renault trabalharam em estreita colaboração para criar um som à medida, configurado especialmente para o Novo SCÉNIC, graças à implantação otimizada de onze altifalantes de grande potência: um altifalante central à frente, para um som equilibrado, dez altifalantes de alto desempenho distribuídos pelo habitáculo, para um som nítido e preciso, bem como um subwoofer integrado no porta-bagagens, para reproduzir a música com genuína profundidade. Este conjunto permite oferecer a cada ocupante uma experiência sonora imersiva e autêntica.

Contacto Assessora de Imprensa: Ana Gil: +351 21 836 10 12 Sites Internet: www.renault.pt - www.media.renault.com

Referências

Documentos relacionados

Métodos: Onze corredores treinados e doze bem treinados completaram dois testes de corrida em esteira: primeiramente, um teste máximo de lactato com incremento para calcular o OBLA

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,

Combinaram encontrar-se às 21h

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e