• Nenhum resultado encontrado

O que aconteceu? ANÁPOLIS-GO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O que aconteceu? ANÁPOLIS-GO"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

SETEMBR

SETEMBR

SETEMBR

SETEMBROOOO 201

201

201

2015555

O que aconteceu?

ANÁPOLIS-GO

• Dias 11 a 13 - JUNIFRAN: Aconteceu no Seminário Regina Minorum o Encontro de Junioristas Franciscanos para

estudar com Frei Antônio Corniatti sobre o Voto de Obediência à Luz do

Franciscanismo.

• Dia 20 - Na Comunidade Alverne, recebemos o grupo do CEBI (Comunidade Eclesial de Base), para um encontro de reflexão e partilha da Palavra de Deus, levando em consideração sua ação transformadora em nossas vidas. Foi um momento de gesto concreto do grupo, e para nós uma oportunidade de conhecermos sobre a vida de cada um e a participação na vida eclesial e na comunidade. Ficamos felizes com a visita e o estreitar dos laços nos faz confiar ainda mais na construção do Reino. – Eloenia Soares (Aspirante)

(2)

• Dia 22 a 24 - Irmã Maria Helena Santos, a Postulante Suzanne Alves e as Apirantes Cleise Canté e Eloenia Soares estiveram em um retiro na Comunidade Nova Aliança de Anápolis (Discipulado). O assessor foi o Padre Edson, que refletiu sobre temas que ajudaram entender nossa história de vida e Intimidade com Deus através da oração.

“Foi muito bom e produtivo fazer essa experiência com Deus. Gostei da acolhida da comunidade, pois me ajudou a rezar com mais tranquilidade. O lugar é excelente e propício para estar na intimidade com Deus!” - Cleise Canté

“Foram momentos onde tive a oportunidade de estar na presença de Deus e a partir das reflexões pude fazer descobertas sobre minha história levando-me a conhecer um pouco mais sobre quem sou. Também foi um período de graça porque passei momentos memoráveis e de profunda intimidade com Deus. Classifico esse retiro como um dos melhores e significativos até o momento. O Assessor com sua disponibilidade ajudou-me bastante a rezar, destaco também o local que apresenta a natureza como cenário magnífico e contemplativo”. - Eloenia Soares

• Durante dois dias, o Hospital de Urgências de Anápolis passou por uma avaliação realizada pelo Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS), promovida pelo Ministério da Saúde. O objetivo do PNASS é fazer em todos os estabelecimentos de saúde, um Roteiro de Itens de Verificação, onde serão avaliadas as seguintes dimensões: estrutura, processos de trabalho, resultados relacionados ao risco e satisfação dos usuários em relação ao atendimento recebido. No total 2.589 estabelecimentos que atenderam aos critérios de inclusão e

exclusão do programa serão avaliados. Ainda sem data prevista de divulgação, os resultados visam verificar a satisfação dos usuários do SUS, identificar oportunidades e possibilidades de melhoria, conhecer a percepção dos profissionais sobre as condições e relações do trabalho e disponibilizar os resultados para conhecimento público.

(3)

• A equipe de enfermagem (chefes e enfermeiros) da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis recebeu um treinamento da To Life – empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras para a área da saúde. Buscando melhorar cada vez mais o atendimento público, os pacientes da Santa Casa serão atendidos pela Classificação de Riscos, metodologia que define as prioridades clínicas nos serviços imediatos da saúde. Devido á mudança, funcionários de outros setores também passaram por treinamento.

Veja como vai funcionar:

Ao dar entrada em uma Unidade de Saúde, o paciente é avaliado de acordo com critérios baseados em sua condição e nos sintomas apresentados. A partir da avaliação inicial, é gerado um relatório de estratificação, que indica para qual especialidade médica o paciente deve ser encaminhado e em quanto tempo. O que vai proporcionar rapidez, redução de falhas, além de ampliar o atendimento de Urgência e Emergência.

• Dia 29 - Santa Casa renova contrato de participação do programa Renda Cidadã: Irmã Rita Cecília Coelho, participou do evento de cooperação técnica promovido pela Secretaria Estadual da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial, dos Direitos Humanos e do Trabalho (SEMIRA), onde mais um vez foi assinado o contrato de inclusão da instituição no programa Renda Cidadã. Na solenidade estavam presentes a titular da Secretaria Cidadã, Leda Borges, o superintendente executivo Edgar Lourencini, a superintendente dos direitos humanos Onaide Santillo e o coordenador do programa Juraci Junqueira. Por mais um ano, a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis receberá auxílio financeiro mensal para para pagamento de contas de consumo de energia elétrica e de água.

O programa Renda Cidadã auxilia financeiramente 42 entidades filantrópicas só em Anápolis. Mensalmente são repassados 243 mil reais, sendo que 10 % é destinado a Santa Casa de Misericórdia de Anápolis. De acordo com o superintendente executivo Edgar Lourencini, a crise não afetou em nada o programa. “Sabemos que muito mais ainda deve ser feito. Por isso estamos sempre usando a criatividade e em busca de soluções para que o trabalho não pare”, diz. Durante o evento, a titular Leda Borges ressaltou que são poucos os estados que tem programas sociais estaduais e que o programa Renda Cidadã tem alcançado milhares de pessoas. “Enquanto estivermos trabalhando juntos, pela mesma causa, todos serão beneficiados. O nosso próximo passo é realizar capacitações, disponibilizar técnicos e regularizar todas as entidades, para que nada saia errado,” ressaltou. No auditório da Antiga LBA, estavam presentes diversas entidades filantrópicas

Anapolinas. Emocionada com mais essa conquista, a irmã Rita Cecília Coelho finalizou: “Todos aqui são pessoas dedicadas que prestam serviços aos que mais necessitam. São pessoas de coração bom. Que a gente sempre lute pela vida e pelos direitos humanos”.

(4)

• A preocupação com a qualidade na prestação de serviços de saúde não é recente. Pensando nisso, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e Coordenação de Enfermagem da Santa Casa se reuniram e aprovaram a implementação do POP’s – Procedimentos Operacionais Padrão de Enfermagem. Para que o paciente possa usufruir de serviço de é necessário sistema gerencial que reconheça as suas necessidades, estabeleça padrões e busque mantê-los para assegurar a sua satisfação. O Procedimento Operacional Padrão (POP), é um planejamento de trabalho que descreve o trabalho de enfermagem e tem como objetivo padronizar e minimizar problemas na realização da atividade. O operador do POP deve garantir o resultado esperado da tarefa, independente do profissional executante ou de qualquer outro fator envolvido no processo. Além de relacionar-se à técnica, palavra de origem grega que se refere à “disposição pela qual fazemos coisas com a ajuda de uma regra verdadeira”.

• Dia 30 – Novena em Louvor a São Francisco de Assis, nosso seráfico Pai. Tema: “Francisco, contemplação e compaixão”. Fonte de Inspiração: Encíclica Laudato Sí, do Papa Francisco. No 6º dia da Novena, a Missa foi presidida por Frei Livino, OFMCap com a reflexão “Francisco de Assis: homem do diálogo e instrumento de Paz”. Participaram da Coordenação e do Corpo Litúrgico: Juventude Paroquial e as Irmãs Franciscanas de Allegany. Durante as preces, na Celebração Eucarística, foram plantadas cinco sementes na Terra da Esperança:

1. A semente pelo diálogo entre os países;

2. A semente pelo diálogo entre as políticas e a sociedade; 3. A semente pelo diálogo nos processos de decisão; 4. A semente pelo diálogo entre a política e a economia; e 5. A semente pelo diálogo entre as religiões e as ciências.

Paz e Bem!

Paz e Bem!

Paz e Bem!

(5)

ARAGUACEMA-TO

• Dia 22 - Missa da FAMÍLIA E DO DÍZIMO - Com a participação do Ministro Provincial dos Frades Menores, Frei Marco Aurélio Cruz, que presidiu a Missa na Igreja São Francisco na Semana da Família e do Dízimo.

• Dia 03 – Momento de Oração no Espaço Ecológico em ocasião do Dia de Oração pela Criação. Irmã Mariana Barbosa conduziu o momento e nos ajudou a rezar e compreender que devemos ser cuidadoras de nossa casa comum.

“Tudo o que existe e respira Te louva,

“Tudo o que existe e respira Te louva,

“Tudo o que existe e respira Te louva,

“Tudo o que existe e respira Te louva,

Senhor!”

Senhor!”

Senhor!”

Senhor!”

• Dias 18 a 20 – Irmã Maria Donizete de Freitas Rabelo representou a Fraternidade na Assembleia Geral Eletiva da CRB (Confederação dos Religiosos do Brasil) Regional.

• Dias 21 a 27 – Semana Nacional da Família e do Dízimo na Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência. Foram dias de muita oração, Adoração, reflexão, animação e muita diversão. Enfim, uma chuva de bênçãos. Para encerrar houve Feira de alimentação e Bingo.

• Dia 24 – A comunidade recebeu a visita do Provincial dos Frades Menores, Frei Marco Aurélio, e dos Freis Jaime e Marcos Tavares. Momento agradável de convivência fraterna.

• Dia 25 - aconteceu mais uma reunião com o Grupo de Associados para a preparação da Festa de São Francisco.

(6)

• Estamos em constante cuidado com Mãe Terra e cuidando dos nossos cantinho ecológicos...

• Nosso Convento Nossa Senhora da Divina Providência está em Reforma... Tudo para o nosso bem!

CRISTALÂNDIA – TO

• Dia 02 – Encerramento do Mês Vocacional

"A vocação é um dom de Deus plantado no coração da gente".

O mês de agosto chegou ao fim e com ele encerramos nossa reflexão sobre vocação humana, que tem como base a experiência cristã de ser, de amar e de servir. Tivemos a oportunidade de rezar por cada tipo de vocação e ministério presentes e atuantes na Igreja de Jesus Cristo e aprofundarmos nosso

conhecimento cristão no que diz respeito à vocação. Os alunos do 5º ano deixaram-nos uma reflexão através de uma encenação das diversas vocações.

"Faz

"Faz

"Faz

(7)

• Abertura do mês da Bíblia

"A palavra de Deus, mais que lida, precisa ser

vivida"

Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Setembro é o mês dedicado à Bíblia,e não quer dizer que devamos ler a Sagrada Escritura somente nesse mês, mas diariamente para tomarmos consciência mais aflorada da importância da leitura e da vivência da Palavra de Deus que é segundo o cântico, tão caro a nós: "Lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos". No primeiro dia do mês de Setembro, foi feito a abertura do mês da Bíblia com um singelo momento.

• Semana da Pátria: Participação dos alunos da Escola São Francisco de Assis na Abertura da Semana da Pátria realizada pela Secretaria Municipal de Educação. Uma das funções da educação é contribuir para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade, e isso acontece a partir do momento em que vivencia-se a prática diária de valores, costumes e conhecimentos que levam o aluno a construir condições para efetivar tal formação.

(8)

Turma do 5ºano representando a escola Pe. Luís ministrando o momento orante

• DiaS 12 a 16 – Semana da Matemática

Com o objetivo de fazer acontecer a Semana da Matemática, que é uma das ações do PPP(Projeto Político Pedagógico), a Escola promoveu a Gincana da Matemática com o tema: "A Matemática pode mudar o seu mundo e o mundo de todo mundo", com a preocupação de incentivar os alunos a participar,visando assim a melhorar as dificuldades do alunado em resolver situações problemas e questões que exigem raciocínio lógico e também de divulgar a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, junto a clientela escolar desta Unidade Escolar - 2º ao 5º ano, bem como oportunizar diversidade de atividades lúdicas no ensino e aprendizagem de Matemática.

No dia 12 do corrente mês, houve a culminância das ações através da Gincana Matemática (jogos, tabuada, oficinas, competições,entre outras.). Foi uma manhã proveitosa com realização de atividades lúdicas e um show de participação e atuação por parte dos alunos. Parabéns aos alunos e professores pelo trabalho realizado com tanta dedicação!

(9)

Figura Abertura da gincana Mesa de jurados: Mães de alunos da escola

Mascotes das equipes

Desfile de formas geométricas: Equipe

verde Desfile de formas geométricas: Equipe vermelha

Jogo da pizza: frações

HIDROLÂNDIA-GO

• Dias 14 a 17 – As Irmãs Maria do Socorro Rosal e Irmã Nara Maria participaram do III Novinter, promovido pela CRB, com o tema: “Aprofundar os Evangelhos, com enfoque no Evangelho de São João”e assessorado por Frei Moacir Casagrande, OFMCap. Participaram do Encontro, 12 noviços e noviças e 3 formadores. Foram dias intensos de estudos, partilhas e muitas reflexões. Frei Moacir fez um apanhado geral perpassando as características e enfoques de cada Evangelista, ressaltando o olhar de cada um acerca da Palavra de Deus. Meditamos e refletimos sobre cada narrativa, porém aprofundamos o Texto segundo São João, texto esse escrito no final dos anos 90 d.C. O Evangelho que retoma o livro do Gênesis, começando com a pré-existência e terminando com a Encarnação. O foco do Evangelho segundo São João é voltado para a vontade do Pai. O texto traz 113 vezes a palavra PAI . Refletimos sobre alguns textos marcantes do Evangelho e algumas informações importantes foram partilhadas. O encontro foi todo marcado em retomar as cenas vividas no Evangelho, através de encenações, partilhas em grupos e plenários.

Tivemos a graça de participarmos da Santa Missa todos os dias. Os momentos de orações foram muito bem preparados. Na Quarta-feira tivemos nossa confraternização com o tem: Festa da Primavera, com um churrasco, muita alegria, amigo oculto e o que não nos faltou foi a boa convivência.

Ao final do encontro na sexta-feira, fizemos nossa avaliação e demos sugestões para o próximo ano. “Eu não preciso ter o melhor para fazer o melhor. Eu preciso querer ser o melhor para que eu possa fazer o melhor”. Que o Senhor continue cuidando da vocação de cada formando(a), para que não nos esqueçamos que nossa consagração é uma entrega total a Deus. - Irmã Nara Maria Jaime

(10)

MACAJUBA-BA

• Projeto Cisternas: em celebração aos 25 anos da presença das Irmãs Franciscanas de Allegany em Macajuba-BA foram doadas algumas cisternas para comunidades carentes. As famílias ficaram muito contentes e escreveram seus agradecimentos às Irmãs.

(11)

PALMAS-TO

• Dia 29 – Agraciadas com vozes potentes e afinadas, Irmã Edir de Freitas e Irmã Dayanne Rodrigues lança em Palmas seu CD, intitulado "Imenso Amor". Nesta obra elas fazem sua primeira parceria. Há mais de dez anos servindo a Deus na Congregação das Irmãs Franciscanas de Alleganny, as religiosas sonhavam em poder contar com mais este instrumento de Evangelização e transmissão da cultura do amor, do respeito e da paz pregados por São Francisco de Assis. As composições que estão nesse CD, “transmitem nossa experiência com um Deus amoroso e cuidadoso que espera de braços abertos para acolher”, salienta Ir. Dayanne autora de quatro musicas da obra que conta com doze faixas. Atuando no Centro Educacional São Francisco ela acredita que a música é uma forma de levar através da cultura, valores cristãos muito necessários em nossa sociedade. “Nossa missão é formar cidadãos de paz”, diz. No repertório do disco, destaque para as faixas "Imenso Amor" e “Em prol da vida”, a segunda um remake do canto de Pe. Zezinho e ainda “Por uma grande missão”, de autoria de Dom Pedro Brito, bispo de Palmas. É daqueles discos para se ouvir com o coração!

SAV EM AÇÃO

• Serviço de Animação Vocacional: Durante o mês de setembro a Irmã Ana Cristina Vieira esteve em Poragantu-GO e Araguacema-TO em visitação aos jovens nas escolas e suas famílias. Apresentando o Projeto de Discernimento Vocacional e despertando os jovens sobre as vocações. Ela agradece a hospitalidade da senhora Elza em Porangatu e da~Comunidade das Irmãs em Araguacema.

CELEBRAÇÃO DOS 50 ANOS DA PRESENÇA DAS IRMÃS FRANCISCANAS DE ALLEGANY NA BOLÍVIA

• Dias 23 a 30 – As Irmãs Maria Abadia da Silva, Maria da Paz de Jesus e Marinêz Arantes da Silva da Região Brasil, estiveram em Laz Paz

juntamente com Irmãs da Jamaica e Estados Unidos ao encontro das Irmãs Elvira e Maria na Bolívia, para a comemoração.

“Estamos todas muito gratas por estarmos aqui para celebrar este 50º aniversário da nossa Missão e Ministério com Maria, Elvira e com o Povo da Bolívia”.

(12)

50

50

50

(13)

O que acontecerá?

AAAAniversariante

niversariante

niversariante

niversariantessss do Mês

do Mês

do Mês

do Mês

Dia 01. Ir. Edir de Freitas Pereira

Dia 04. Ir. Lílian Cristina Pinheiro

Dia 12. Ir. Maria do Socorro Rosal

Dia 23. Ir. Goianira Silva

Referências

Documentos relacionados

Esse estudo objetiva demonstrar a relação entre o diagnóstico genético pré-implantação e seu uso para verificar os erros inatos do metabolismo, considerando a sua efetividade quanto

Acreditamos que a Hering Kids possui o maior potencial de crescimento dentre o portfólio de marcas da empresa, com todas as ferramentas necessárias para repetir o

Mova a alavanca de acionamento para frente para elevação e depois para traz para descida do garfo certificando se o mesmo encontrasse normal.. Depois desta inspeção, se não

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Definido o problema e determinados os objetivos da simulação, formulou-se a partir da análise do fluxo de pacientes o modelo conceitual, cujo escopo compreende o setor de pronto

Apesar do grande crescimento da nuvem de LOD, as formas representar dados estatísticos ainda não estão bem sedimentadas, bem como técnicas de visualização que

L4 – Senhor, por intercessão de Nossa Senhora que tem um amor de predileção por todos os sacerdotes, abençoai os cinco novos sacerdotes de nossa diocese, e também os dois novos

Pensando em médio e grande prazo, caso ocorra a falta de água de qualidade para consumo e a oferta não atenda a demanda, o reuso da água vem sendo um assunto bastante discutido como