• Nenhum resultado encontrado

GEOGRAFIA. Adaptado de 28/01/2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GEOGRAFIA. Adaptado de 28/01/2011"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

1. O Ministério da Saúde do Haiti informou que 4.030 pessoas morreram até 24 de janeiro de 2011, em decorrência da epidemia de cólera. A situação se agrava, pois o país ainda busca a reconstrução depois do terremoto de 12 de janeiro de 2010, que devastou a capital Porto Príncipe e outras cidades importantes.

Adaptado de http://operamundi.uol.com.br, 28/01/2011

As diferenças entre a reparação dos efeitos das catástofres ocorridas no Japão e no Haiti estão relacionadas, respectivamente, a:

a) desenvolvimento tecnológico − IDH baixo

b) mão de obra qualificada − economia de base agrícola c) centralismo estatal − recursos internacionais escassos d) distribuição equilibrada de renda − criminalidade elevada

2. A visão estratégica dos Estados Unidos da América sobre o Caribe

O mapa mostra a América do Sul e o Caribe na perspectiva do Comando Militar Unificado dos Estados Unidos da América.

Indique dois interesses econômico-estratégicos norte-americanos na região do Caribe. PROFESSOR(A): RICARDO TEIXEIRA

ALUNO(A): Nº

SÉRIE: 8ºANO TURMA: TURNO: TARDE ______/______/2018

(2)

____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Instruções: Para responder às questões a seguir, considere as informações que seguem. O Canal do Panamá, inaugurado em 1914, foi construído pelos Estados Unidos e esteve sob sua administração, até dezembro de 1999, quando foi devolvido ao Estado panamenho.

3. Os Estados Unidos da América construíram o "Canal do Panamá", visando

a) garantir a independência e a autonomia econômica do Panamá, que passou a usufruir dos impostos sobre a circulação de mercadorias.

b) exercer o controle econômico e estratégico da América Central, no contexto da expansão imperialista.

c) perseguir os líderes dos movimentos comunistas e anarquistas nos países da América Central.

d) montar uma base militar no centro da América para proteger os interesses políticos das nações latino-americanas.

e) intensificar os transportes na região, facilitando assim a criação de polos turísticos. 4. Considere as seguintes afirmações sobre Cuba, para assinalar a alternativa correta. I. A visita do Papa João Paulo II a Cuba repercutiu favoravelmente sobre os Estados Unidos, que suspenderam o embargo comercial à ilha de Fidel Castro e marcaram data para desativar a base naval de Guantánamo.

II. Com o fim da União Soviética, Cuba perdeu seu parceiro comercial mais importante,

perdendo posição, frente aos países que constituem centros turísticos e "paraísos fiscais", para as multinacionais localizadas nas Grandes Antilhas. Por essas razões, os índices que medem a qualidade de vida da população (IDH) são bem menores em Cuba que na maior parte de seus países vizinhos.

III. Localizada na América Central Insular, Cuba é o único país latino-americano que durante várias décadas rompeu com o domínio dos Estados Unidos e adotou um sistema

socioeconômico diferente, baseado na propriedade estatal e no planejamento centralizado. Dentre as afirmações acima, apenas

a) I está correta. b) II está correta. c) III está correta. d) I e II estão corretas. e) II e III estão corretas.

5. O Tratado do Canal do Panamá, assinado entre os Estados Unidos e o Panamá em 1977, estabelece que, no dia 31 de dezembro de 1999, aquele Canal passará, definitivamente, para o controle panamenho. Considerando o aspecto geoeconômico, o Canal do Panamá é:

a) um istmo natural, ligando o Oceano Pacífico, o Mar do Caribe e o Lago Titicaca. b) uma obra de engenharia que, diferentemente do Canal de Suez, foi concluída sem muita

dificuldade e em tempo recorde, devido à topografia favorável da região.

c) um conjunto de três eclusas naturais que, conforme o movimento das marés, eleva as embarcações de um nível a outro.

d) uma travessia secundária ligando o Oceano Atlântico ao Pacífico, porque a maior parte dos navios continua utilizando a rota do Cabo Horn para passarem de um oceano a outro.

(3)

e) uma ligação estratégica entre os Oceanos Atlântico e o Pacífico, de vital importância econômica para os EUA, à medida que, por ela, passam 70% de suas exportações e importações.

6. Em relação ao território mexicano, é correto afirmar que

a) os climas desérticos localizam-se no setor norte e os climas quentes e úmidos localizam-se nos setores sul e sudeste do país.

b) está livre de terremotos, pois situa-se em zona de grande estabilidade tectônica. c) a área aproveitável para a agricultura representa mais de 70% de seu território. d) a proximidade com os Estados Unidos da América favoreceu sua expansão territorial. e) a atividade industrial apresenta-se bem distribuída e desconcentrada, coerente com uma

rede urbana equilibrada. 7. Pertencem às Grandes Antilhas: a) Cuba, Panamá e Honduras. b) Cuba, Barbados e Panamá. c) Cuba, Haiti e Jamaica.

d) Porto Rico, Costa Rica e Barbados. e) Cuba, Haiti e Honduras.

8. Situado nas Antilhas, com mais de 90% de população de origem negra, com cerca de 75% de mão de obra concentrada na agricultura e baixíssimo padrão de vida. O texto fez referência: a) a Cuba.

b) a Porto Rico. c) ao Haiti. d) à Jamaica. e) às Bahamas.

9. A inserção da região caribenha na economia-mundo atribui novos papéis a determinados territórios, entre eles, os assinalados no mapa:

Acerca do papel desses territórios na economia-mundo é correto afirmar que são:

a) Complexos petroquímicos onde as corporações transnacionais refinam o petróleo extraído da Venezuela. e reexportam seus derivados para a Europa.

b) Economias primo-exportadoras especializadas na produção de bens agrícolas destinados ao mercado consumidor norte-americano.

c) Enclaves geopolíticos onde estão localizadas bases militares norte-americanas que controlam o fluxo naval e aéreo no Caribe.

d) Paraísos fiscais onde legislações muito permissivas em relação às atividades financeiras, permitem o livre fluxo de capitais entre os circuitos "legais e ilegais" da economia. e) Zonas especiais de exportação onde se localizam estações de trabalho da indústria

eletroeletrônica japonesa e norte-americana

10. O fim da ajuda da ex-URSS e o bloqueio econômico imposto pelos EUA são, em parte, responsáveis pela crise econômica atravessada por:

(4)

a) Cuba. b) Albânia. c) Haiti. d) Ruanda. e) Polônia.

11. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a economia da América Central. a) Vários países do Caribe têm o turismo como principal fonte de renda.

b) O açúcar de cana foi o responsável pela entrada do Caribe na economia dos séculos XVII e XVIII.

c) Embora situados em regiões de clima quente, seus países não participaram do comércio mundial de frutas tropicais.

d) Algumas de suas ilhas se transformaram em "paraísos fiscais" com legislação ultraliberal. e) A bauxita é a grande exportação da Jamaica, colocando o país nos primeiros lugares do

mundo. 12.

Fidel Castro tornou-se uma figura incômoda aos interesses norte-americanos na América Latina. Seu carisma pessoal e seu poder de comando foram fatores primordiais para que o socialismo em Cuba se consolidasse e para que, mais recentemente, tivesse forças para implantar medidas que permitissem a Cuba suportar os impactos sócio-econômicos da desintegração da URSS e do embargo econômico norte-americano.

Essas medidas passam pela redução da dependência da economia cubana ao seguinte fator: a) produção de cana-de-açúcar e de tabaco com vistas ao mercado externo

b) entrada de divisas e de valores culturais estrangeiros decorrentes do turismo c) refino e posterior exportação do petróleo importado de outras nações do Caribe

d) importação de produtos manufaturados e de tecnologia dos antigos países socialistas do leste asiático

13. "Você está sozinho como eu? Quer alguém para conversar? Ligue 1 – 800

CAMARADINHAS! As telefonistas o esperam. Ligue já!". A Charge do "USA Today" ironiza o isolamento do presidente Fidel Castro na figura a seguir.

(5)

Diante da difícil situação, desde 1991, quando o governo russo resolveu suspender os

compromissos assumidos embargando as importações, e diante da necessidade de adaptar o país à nova realidade mundial o governo cubano

a) abre suas portas para o capital internacional em vários setores, inclusive no das

telecomunicações, do petróleo, da indústria automobilística, e eleva o turismo à condição de maior atividade econômica.

b) ameaça o governo americano com a abertura da emigração, o que poderia levar milhões de cubanos, empobrecidos pelas condições do embargo econômico, às cidades americanas, agravando os problemas sociais dessas cidades.

c) continua resistindo às pressões internacionais, utilizando como argumento sua localização geográfica estratégica, passagem obrigatória para navios vindos do Atlântico, que queiram atingir o canal do Panamá e o Golfo do México.

d) está diversificando suas atividades e exportações, sem prejudicar seus projetos sociais, principalmente nas áreas de saúde e educação, pelos quais Cuba se destaca na América Latina.

e) já admite uma adesão ao neoliberalismo, uma abertura política, com direito a partidos políticos de oposição, à livre imprensa e à convocação para eleições democráticas, a exemplo da maioria dos países latino-americanos.

14. A charge ridiculariza as condições econômicas da Ilha de Cuba.

Sobre o assunto é correto afirmar que:

1- A Revolução Cubana significou a luta pela implantação da propriedade coletiva, formas socialistas de produção e de repartição e por, aí, eliminar a pobreza e o subdesenvolvimento. No entanto, a democracia popular concretizou-se de modo visivelmente incompleto e

imperfeito.

2- Atualmente, a maior parte do PIB cubano provém da indústria, comércio e dos serviços, e a população ativa empregada no setor primário é menor que a empregada do setor secundário. Contudo a agricultura continua a cumprir papel decisivo na economia do país.

(6)

4- Cuba exibe os indicadores vitais mais altos em toda a América Central, com 13% e 60%, de mortalidade infantil e analfabetismo, respectivamente. Esses dados refletem a distribuição de renda muito equitativa vigente na ilha.

8- A agricultura continua a ocupar papel crucial na economia cubana porque contribui com a maior parcela das exportações do país, funcionando como instrumento básico para o ingresso de divisas.

16- O fim da ajuda soviética e o bloqueio comercial norte-americano tornam ainda mais importantes, do ponto de vista estratégico, as divisas obtidas através das exportações do setor agrícola.

Somando os números das alternativas, a resposta correta é: a) 3

b) 7 c) 24 d) 12 e) 27

15. A economia dos países representados no mapa a seguir fundamenta-se:

a) na agropecuária, cujo rebanho de bovinos sustenta a próspera indústria de laticínios. b) na agricultura destacando-se o café, o cacau, a banana e o algodão como os seus principais

produtos.

c) no extrativismo mineral que encontra ricas jazidas de carvão e bauxita, produtos de grande aceitação internacional.

d) tradicionalmente na indústria têxtil e no artesanato indígena.

e) na agroindústria resultante dos antigos centros industriais montados pela metrópole. 16.Os países que estão no istmo que liga a América do Norte com a América do Sul são: a) Guatemala, Belize, El Salvador, Honduras, Nicarágua, Costa Rica e Panamá.

b) Venezuela, Colômbia, Panamá, Cuba, Honduras e Haiti. c) México, Guatemala, Equador, El Salvador, Costa Rica.

d) Panamá, Nicarágua, Honduras, Porto Rico, Belize e Guatemala. e) Nicarágua, Cuba, Jamaica, Panamá, México e Chile.

17. Cuba vive atualmente uma profunda crise econômica. Esta situação tem provocado a elevação do número de "balseros", fugitivos cubanos que tentam, com grande risco, a travessia para chegar aos EUA. O volume destes refugiados amplia-se a cada dia, tendo superado, nos últimos meses, a cifra de 50 mil.

Analise as afirmações a seguir:

1 - A situação econômica de Cuba agravou-se decisivamente com a dissolução dos regimes socialistas na Europa Oriental e da URSS, pois estes países compravam o açúcar cubano, seu principal produto, a preços acima do mercado.

(7)

isolamento em relação ao mercado mundial. Este fato prejudica imensamente Cuba, já que na economia moderna nenhum país pode viver isolado.

3 - O fato de o território cubano distribuir-se num arquipélago de pequena dimensão explica sua inviabilidade econômica, já que existe sempre uma relação direta entre tamanho do território e desenvolvimento econômico.

4 - Os "balseros" são refugiados políticos, única e exclusivamente. São pessoas descontentes com o regime político e com a falta de perspectiva de abertura democrática. Nesse caso, a motivação econômica-material não tem tanta importância.

5 - A escassez de recursos naturais em Cuba, em especial o petróleo, compromete o futuro cubano, caso não haja imediatamente a suspensão do embargo econômico promovido pela EUA.

Assinale a alternativa que contenha o conjunto de afirmações verdadeiras: a) 2 - 3 - 4 - 5

b) 2 - 4 - 5 c) 1 - 2 - 5 d) 1 - 2 - 3 - 5 e) 3 - 4 - 5

18. Identifique a região pontilhada e comente a importância da hidrovia assinalada.

(8)

Gabarito:

Resposta da questão 1: [A]

A reconstrução do Japão após o terremoto se deve ao elevado nível tecnológico do país que responde de forma imediata ao repor a infraestrutura destruída, ao contrário do Haiti cujo subdesenvolvimento crônico amplia os efeitos do desastre em nível humano eclipsando suas consequências sobre a estrutura física do país, como citado corretamente na alternativa [A]. Estão incorretas as alternativas [B] e [D] porque fazem referências genéricas a características que levam à classificação do Japão e de do Haiti respectivamente como países desenvolvido e subdesenvolvido; e a alternativa [C] porque centralismo estatal é característica do sistema socialista, o que não é o caso do Japão, além do fato de que os recursos internacionais para o Haiti no período que se seguiu aos tremores não foram escassos.

Resposta da questão 2:

Os principais interesses econômicos e estratégicos norte-americanos na região do Caribe se referem: ao combate à guerrilha e a produção de coca-cocaína na Colômbia; ao controle do suprimento de petróleo venezuelano para os Estados Unidos; à importância do canal do Panamá; à presença de um governo socialista em Cuba.

Resposta da questão 3: [B] Resposta da questão 4: [C] Resposta da questão 5: [E] Resposta da questão 6: [A] Resposta da questão 7: [C] Resposta da questão 8: [C] Resposta da questão 9: [D] Resposta da questão 10: [A] Resposta da questão 11: [C] Resposta da questão 12: [A] Resposta da questão 13: [A]

(9)

Resposta da questão 14: [E] Resposta da questão 15: [B] Resposta da questão 16: [A] Resposta da questão 17: [C] Resposta da questão 18:

- América Central insular e continental.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

interessados, que estarão abertas, entre os dias 20 de novembro de 2020 e 25 de fevereiro de 2021, as inscrições para o processo de seleção ao Curso de Mestrado em Economia e

O objetivo secundário consistiu em comparar os resultados obtidos através da análise visual de fotografias intraorais, entre incisivos centrais, incisivos laterais

Nessa medida, procedeu-se inicialmente à revisão da literatura disponível sobre a resiliência, com especial ênfase na sua relação com a prática desportiva e o suporte social,

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

O objetivo é explo- rar os enunciados empregados no livro didático, abordando o léxico relevante na construção do diálogo no âmbito da Pragmática, ou seja, na situação real

E é mais eficaz porque ao permitir que as empresas evitem a responsabilidade penal mediante uma organização correta e uma cultura de cumprimento da lei, estas