• Nenhum resultado encontrado

Cicely Saunders. Velai comigo. «Watch with me» Inspiração para uma vida em Cuidados Paliativos. Tradução Francisco Galriça Neto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cicely Saunders. Velai comigo. «Watch with me» Inspiração para uma vida em Cuidados Paliativos. Tradução Francisco Galriça Neto"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Tradução Francisco Galriça Neto

Revisão e Prefácio Isabel Galriça Neto

Velai comigo

«Watch with me»

Inspiração para

uma vida em Cuidados Paliativos

Cicely Saunders

UNIVERSIDADE CATÓLICA EDITORA LISBOA 2013

(2)

Índice

Prefácio da edição portuguesa 7

Prefácio da edição inglesa 11

Velai comigo 19

Fé 29

Enfrentando a morte 41

Uma viagem terapêutica pessoal 55

Olhai para Ele 63

(3)

7

Prefácio da edição portuguesa

Isabel Galriça Neto*

Vejo este meu texto introdutório à obra de Cicely Saunders

Velai comigo – tradução da coletânea original Watch with me – como um complemento ao excelente prefácio da edição

original britânica, escrito pelo Professor David Clark, cuja leitura não se dispensa. Ele privou com a autora e, melhor que ninguém, fornece-nos detalhes sobre a sua vida e sobre as particularidades em torno desta coletânea. Nessa medida, não acrescentarei muito mais informação sobre o enquadramento global deste conjunto de textos.

Esta coletânea de Dame Cicely Saunders, pioneira do movi-mento moderno dos Cuidados Paliativos, é uma referência para os que querem saber mais sobre essa temática, mas mais do que isso: creio que posso apelidá-la de «pequeno tesouro».

Corresponde a um documento histórico que nos faz compreen-der melhor as razões que levaram esta grande Mulher – primeiro assistente social, depois enfermeira e finalmente médica – a ousar fazer diferente no que se referia aos cuidados de saúde então prestados às pessoas que estão em fim de vida. Através deste conjunto de textos podemos conhecer a fundo os primórdios do movimento moderno dos Cuidados Paliativos. Vale a pena reter

(4)

velai comigo – inspiração para uma vida em cuidados paliativos

que, se ainda hoje persistem dúvidas e preconceitos, dificuldades e incompreensões face a esta área, se adivinha o que foi preciso batalhar nessa altura, há mais de 50 anos, em que se apresentava uma forma completamente nova de tratar doentes terminais e em fim de vida.

É também uma viagem pelo rico mundo interior da autora, em que nos é dado o privilégio de entrar na sua intimidade, parti-lhando as suas inquietações e receios, as suas reflexões. Ela fá-las à luz da razão e fé, e estão bem patentes os pilares em que assen-tou o seu arrojado percurso de mudança na saúde: a proximidade efetiva dos que sofrem por doenças incuráveis, com uma pro-funda compreensão e respeito pela sua realidade, um desejo de rigor que não pusesse em causa as bases científicas que pretendia conferir a esta área dos cuidados de saúde, e uma fé que ajudava a dar razão de ser ao seu caminho e era o instrumento maior em que se apoiava. Falamos «daquilo que está na tua mente e no teu coração», como disse um dia David Pasma, um paciente que ins-pirou Dame Cicely a lutar por mais Dignidade e Qualidade de vida para os que sofrem de doenças graves e incuráveis.

Uma leitura atenta desta obra revela-nos uma Mulher de fibra e forte carácter, que é hoje um marco na história dos cuidados de saúde, uma Mulher de grande humanidade, que tinha angústias e dúvidas, que encontrou muitas incompreensões, mas que não deixou de lutar por aquilo que acreditava. Enfim, um exemplo de superação, de luta pelo bem comum e de crença em valores.

Recomendo-vos, pois, uma leitura atenta, não enjeitando a densidade de alguns dos trechos, que transbordam inevitável emoção, e que merecem uma reflexão especial.

A temática religiosa é central nesta obra, numa vivência pes-soal genuína e sem tibiezas – em meu entender, sem se apresen-tar de um modo panfletário e rígido – mas deixando claro que, apesar da visão de fé da autora, os Cuidados Paliativos não são uma abordagem religiosa dos cuidados às pessoas em fim de vida.

(5)

p r e fá c i o d a e d i ç ã o p o r t u g u e s a

9

Não se pense, no entanto, que o interesse deste livro se restringe apenas àqueles que partilham uma dimensão de fé sobre as ques-tões do fim de vida. Interessa a todos e amplia seguramente os horizontes de quem o ler.

Por tudo isto, e a todos os títulos, não tenho dúvida de que a leitura destas linhas constituirá um enorme privilégio.

Desejo que esta obra continue a honrar a sua autora e, sobre-tudo, que a sua publicação possa contribuir para que no nosso país – onde muito já se fez no âmbito dos Cuidados Paliativos e onde, no entanto, tanto há ainda por fazer –, estes cuidados de saúde se tornem um direito pleno de todos aqueles que têm doenças graves, avançadas e incuráveis, através da integração cabal no sistema nacional de saúde.

É imprescindível deixar aqui alguns agradecimentos.

Gostaria de agradecer, em primeiro lugar, a Dame Cicely Saun-ders, pelo seu exemplo inspirador de Audácia, Resiliência e Fé.

Ao Professor David Clark, que gentilmente nos cedeu os direi-tos de publicação deste texto, e ao Professor Carlos Centeno, um muito obrigada pelo incentivo e apoio paciente de ambos para que esta edição pudesse acontecer.

Um obrigada especial ao padre Tolentino por me ter confiado a tarefa deste prefácio e à Universidade Católica Editora, pela opor-tunidade desta publicação finalmente acontecer.

Para o meu filho, Francisco Galriça Neto, um obrigada muito sentido, por ter correspondido a este desafio e pelo seu empenho nos resultados.

Um agradecimento muito particular a todos os profissionais que em Portugal, «contra ventos e marés», se dedicam empe-nhadamente aos Cuidados Paliativos e, sobretudo, aos Doentes e Famílias, exemplo encorajador e razão última de uma persistên-cia absolutamente necessária.

Referências

Documentos relacionados