• Nenhum resultado encontrado

Apresentamos nosso Guia de Educação e Certificação Abaixo você encontra as principais mudanças e algumas dicas que facilitarão seu dia-a-dia.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Apresentamos nosso Guia de Educação e Certificação Abaixo você encontra as principais mudanças e algumas dicas que facilitarão seu dia-a-dia."

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

Prezado Parceiro de Negócios,

Apresentamos nosso Guia de Educação e Certificação 2011. Abaixo você encontra as principais mudanças e algumas dicas que facilitarão seu dia-a-dia.

Recertificação Power Systems: com as mudanças implementadas nos produtos

POWER7, foram anunciadas novas certificações, sendo necessário que todos os Parceiros de Negócios obtenham estas novas versões até 31 de Julho de 2011.

Mais informações na Página 9 Certificações que não serão mais aceitas para contrato com as Brands:

algumas versões antigas das certificações que eram aceitas no Guia de Educação e Certificação 2010, deixarão de ser válidas para manter a regularidade do contrato de revenda dos produtos de Hardware. A mudança será efetiva em 31 de Agosto

de 2011.

Mais informações na Página 10 Requerimento de certificação técnica para System z: todos os Parceiros de

Negócios atualmente autorizados para comercialização de System z deverão obter além da certificação de vendas, uma certificação técnica para atender os novos requerimentos de certificação da Brand até 31 de Dezembro de 2011.

Mais informações na Página 9 Processo de Rescisão Contratual por descumprimento dos requerimentos de certificação: sessão que detalha o processo de rescisão contratual por

descumprimento dos requerimentos de certificação, com todos os prazos, avisos e exigências desde a assinatura do contrato com a Brand.

Mais informações na Página 7 IBM Channel University: a página IBM Channel University disponibiliza a agenda

mais recente de treinamentos presenciais e on-line para que Parceiros de Negócios efetuem suas inscrições.

Mais informações na Página 11

IMPORTANTE:

Mantenha sempre seus dados atualizados no PartnerWorld, pois a IBM utiliza essas informações para o envio de comunicados importantes tais como: informações sobre contratos, treinamentos, lançamentos de produtos e serviços e etc.

Ao obter uma certificação, é necessário reportá-la imediatamente no site do PartnerWorld. A IBM utiliza-se dessa informação para o cumprimento das exigências de contrato e para elevação do nível de parceria dentro do programa PartnerWorld.

(3)

Índice

1. Programa de Educação & Certificação IBM ...4

1.1 O que é o Programa de Educação e Certificação? ...4

1.2 O que é a certificação? ...4

1.3 O que é a qualificação? ...4

1.4 Qual a diferença entre certificação e qualificação? ...4

1.5 Qual a importância da certificação e da qualificação IBM? ...4

1.5.1 Contratos ... 5

1.5.2 Participação no Programa PartnerWorld... 5

2. Quais são os requerimentos de certificação/qualificação? ...5

2.1 Qual a diferença entre requerimento contratual e do Programa PartnerWorld? ...5

2.2 Requerimentos contratuais de certificação/qualificação de domínio ...6

2.3 Processo de Rescisão de Parceria em função do descumprimento dos requerimentos contratuais (Termination) ...7

2.4 Tabela de Certificações/Qualificações válidas para contratos ...8

2.4.1 Requerimentos de recertificação para POWER SYSTEMS ... 9

2.4.2 Requerimentos de certificação técnica para System z... 9

2.5 Certificações/Qualificações que não são mais válidas para contratos ... 10

2.5.1 System x ... 10

2.5.2 Power Systems ... 10

3. Como se preparar para obter uma Certificação IBM ... 11

3.1 Como obter informações sobre os testes e suas exigências ... 11

3.2. Cursos em sala de aula ... 11

3.3. Turmas Fechadas ... 11

3.3.1 Onde participar dos cursos ... 11

3.4. IBM Channel University – Brasil ... 11

3.5. PartnerWorld University – Cursos on-line ... 11

3.6. RedBooks ... 12

4. Como obter Certificações e Qualificações IBM ... 12

5. Reportando Certificações ... 13

5.1 Como assegurar que a certificação de um recurso reflita no Perfil da Empresa ... 13

5.2. Perda de recursos com certificação ou transferência de unidades ... 14

5.3. Como Atualizar Transferências de Funcionários: ... 14

6. Guia Rápido de Links de Educação e Certificação da IBM ... 15

7. Educação Adicional ... 16

7.1. Visão Geral de Valor para o Cliente (Para Parceiros de Negócios) ... 16

(4)

1. Programa de Educação & Certificação IBM

1.1 O que é o Programa de Educação e Certificação?

O Programa de Educação e Certificação IBM é um instrumento que permite distinguir, comprovar e valorizar o parceiro no mercado de tecnologia, através de certificações e/ou qualificações. Ele é composto por treinamentos que capacitam o Parceiro/Profissional para obter certificações ou qualificações, além de habilitá-lo a comercializar, instalar e fornecer suporte às soluções que atendam as necessidades e expectativas dos clientes.

O programa é composto por certificacões/qualificações IBM, treinamentos presenciais e on-line, que agregam valor e credibilidade ao parceiro frente ao cliente, ao mercado e aos outros Parceiros IBM. Ele reconhece internacionalmente o conhecimento na tecnologia IBM e é chave para o sucesso no mercado de tecnologia.

Ser certificado/qualificado IBM é obter reconhecimento no investimento em Tecnologia IBM.

1.2 O que é a certificação?

A certificação é um recurso que identifica e reconhece o conhecimento do profissional sobre produtos, serviços e soluções IBM. Ela é reconhecida internacionalmente e conta pontos no Programa PartnerWorld, podendo ter foco em conhecimento técnico ou de vendas, padrão para a IBM em todo o mundo.

1.3 O que é a qualificação?

A qualificação (ou mastery skill) é um recurso de educação que fornece conhecimento para o profissional sobre produtos, serviços e soluções IBM. São cursos que aumentam o nível de conhecimento técnico e de vendas do parceiro e pode ser preparatório para se adquirir uma certificação IBM. Algumas qualificações contam pontos no Programa PartnerWorld.

1.4 Qual a diferença entre certificação e qualificação?

A certificação é obtida através de testes realizados em centros aplicativos, enquanto a qualificação é um curso que pode preparar para obter uma certificação ou apenas é utilizada para aumentar o conhecimento dos profissionais sobre produtos, serviços e soluções IBM.

1.5 Qual a importância da certificação e da qualificação IBM?

Ambas são importantes para que o profissional do Parceiro de Negócios IBM tenha conhecimento sobre produtos, serviços e soluções, e possa garantir qualidade de suporte ao pré e pós-venda. São recursos que desenvolvem o conhecimento do profissional e elevam o nível de sua empresa no Programa PartnerWorld, e ainda garantem posicionamento no mercado.

Certificação e Qualificação IBM podem ser requerimentos de contrato de Parceria Comercial IBM, e contribuem para o crescimento no Programa PartnerWorld conforme descrito a seguir:

(5)

1.5.1 Contratos

A certificação/qualificação profissional IBM é um dos itens requeridos para o contrato de parceria IBM. Alguns produtos exigem que o Parceiro de Negócios tenha número mínimo de certificações/qualificações para comercializar produtos IBM.

1.5.2 Participação no Programa PartnerWorld

O PartnerWorld é um programa criado pela unidade de Canais, que avalia e classifica os parceiros em 3 níveis de participação: Premier, Advanced e Member.

Isso acontece de acordo com as certificações/qualificações obtidas, nível de contribuição que agregam ao negócio, investimento, e comprometimento na parceria IBM.

Mais informações sobre o programa podem ser localizados no site: http://www.ibm.com/partnerworld

2. Quais são os requerimentos de certificação/qualificação?

Requerimentos de certificação estão associados aos produtos IBM. Ter uma quantidade mínima de certificações por produto e um número mínimo de recursos certificados definem os requerimentos de certificação/qualificação.

Cada unidade de produto IBM (brand) possui certificações tanto na área técnica, como na área de vendas. As certificações estão associadas a testes identificados por um código. Este código permite sua rápida identificação no momento da realização do teste em um dos centros aplicativos da Prometric (www.prometric.com)

As diferentes certificações e os códigos dos testes associados às certificações estão listados nesse documento. É importante ressaltar que as informações contidas nestas tabelas servem apenas como referência e, portanto, podem ser modificadas a

qualquer momento.

2.1 Qual a diferença entre requerimento contratual e do Programa PartnerWorld?

Os requerimentos contratuais correspondem ao número mínimo de certificações/qualificações que um Parceiro de Negócios deve ter para manter um contrato com a IBM.

Os requerimentos do Programa PartnerWorld correspondem à quantidade de certificações/qualificações necessárias para elevar o nível do Parceiro de Negócios dentro do Programa PartnerWorld.

(6)

2.2 Requerimentos contratuais de certificação/qualificação de domínio

A tabela abaixo mostra os requerimentos mínimos de certificação exigidas por contrato:

Brand Região Tipo de BP Requisitos

RSS LA - BR Todos Nenhum requerimento

Power with i LA - BR 1T, 2T e

Distribuidores 1 Certificação de Vendas + 1 Certificação Técnica

Power with AIX LA - BR 1T, 2T e

Distribuidores 1 Certificação de Vendas + 1 Certificação Técnica

System Storage* LA - BR 1T, 2T e

Distribuidores 1 Certificação de Vendas + 1 Certificação Técnica

System x** LA - BR 1T, 2T e

Distribuidores 1 Certificação de Vendas

System z LA - BR 1T e 2T

Distribuidores 1 Certificação de Vendas + 1 Certificação Técnica * System Storage: Para vender o produto DS 8000 (System Storage) o Parceiro deve ter,

além dos requerimentos acima, uma das certificações técnicas a seguir: - IBM Certified Specialist - High-End Disk for Mainframe. Teste 205. - IBM Certified Specialist - High-End Disk for Open Systems. Teste 206. - IBM Certified Specialist - High-End Disk for Open Systems V2. Teste 968.

Essas certificações podem ser usadas para atingir o requerimento de certificação técnica.

* System Storage: Para vender o Storage XIV, o Parceiro deve ter, além dos

requerimentos acima, uma das certificações técnicas a seguir:

- IBM Certified Specialist - XIV Storage System Technical Solutions. Teste 965. - IBM Certified Specialist - XIV Storage System Technical Solutions V2. Teste 966. Essas certificações não podem ser usadas para atingir o requerimento de certificação técnica.

** System x: Para vender produtos Blade System x, somente os 1T e Distribuidores

deverão ter, além dos requerimentos acima, uma das certificações abaixo:

- IBM Certified Specialist - System x Technical Fundamentals V10. Teste 152. - IBM Certified Specialist - System x Sales V6. Teste 153.

- IBM Certified System Expert - System x and BladeCenter Sales Expert V3. Testes 151 e 153.

** System x: Para vender produtos System x High End (x3755 e acima), somente os 1T e

Distribuidores deverão ter, além das exigências acima, a certificação técnica:

- IBM Certified Specialist - System x Technical Fundamentals V10. Teste 152

Os Parceiros que não atenderem aos requerimentos acima serão incluídos no processo de Termination (Término Contratual). Para novos parceiros e adições de linha produtos no contrato com a IBM, um Período de Carência de 180 dias, a contar da data

de assinatura do contrato, será concedido para que o Parceiro de Negócios tenha tempo

suficiente para obter os requerimentos mínimos de certificação. Se, ao final desse período, o Parceiro de Negócios não cumprir os requerimentos mínimos de certificação, o processo de Termination será iniciado.

(7)

2.3 Processo de Rescisão de Parceria em função do descumprimento dos requerimentos contratuais (Termination)

Se o parceiro não cumprir os requerimentos de certificação dentro dos prazos finais detalhados no subitem 2, ele receberá uma carta de aviso - chamada Aviso de

Descredenciamento (NOD), que concederá um prazo final de 30 dias após o

recebimento do aviso para se ajustar aos requerimentos contratuais.

Ao final desse período, se o parceiro não tiver corrigido sua situação contratual, a IBM enviará uma Carta de Rescisão de Contrato (Termination Letter), informando-o que a comercialização (abertura de novas oportunidades) para o produto para o qual ele recebeu a NOD será bloqueada por um período de 90 dias - esse período deve ser usado pelo parceiro para concluir suas oportunidades já abertas. Se o parceiro corrigir sua situação (obtiver as certificações necessárias) durante esse período, ele deve passar estes 90 dias sem poder comercializar esse produto, mas seu contrato será restabelecido no final desse período.

No entanto, se o parceiro não corrigir sua situação nesses 90 dias, seu contrato será efetivamente rescindido e o parceiro será desqualificado para essas linhas de produtos.

Linha de Tempo do Processo de Rescisão Contratual (Termination)

Contrato Assinado 180 dias Carta de NOD

Período de Carência para obter os requerimentos de certificação

30 dias

Início da Rescisão

90 dias

Período para encerrar oportunidades já abertas Aviso de 30 dias para obter certificações Não atingiu os requerimentos de certificação?

======

Contrato Rescindido Não atingiu os requerimentos de certificação? ======

(8)

2.4 Tabela de Certificações/Qualificações válidas para contratos

De acordo com os requerimentos mínimos contratuais referidos no item 2.2, apresentamos abaixo as certificações válidas para contrato com cada Brand IBM:

Certifications valid for Contract Requirements

Certifications Test

Number Type

PWCert Code Power with i

IBM Certified Sales Specialist - Power Systems with IBM i 977 + 978 Sales 04010111 IBM Certified Technical Sales Specialist - Power Systems with IBM i 106 + 979 Technical 04008402

Power with AIX

IBM Certified Sales Specialist - Power Systems with AIX 977 + 105 Sales 03005907 IBM Certified Technical Sales Specialist - Power Systems with AIX 106 + 107 Technical 03006104

System Storage

IBM Certified Specialist - Storage Sales Combined V1 200 Sales 23001110 IBM Certified Specialist - Storage Sales V2 115 Sales 23001111 IBM Certified Specialist - High-End Disk for Mainframe Version 6 205 Technical 23001008 IBM Certified Specialist - High End Disk for Open Systems Version 1 206 Technical 23002401 IBM Certified Specialist - High End Tape Solutions Version 5 207 Technical 23001207 IBM Certified Specialist - Storage Networking Solutions Version 4 210 Technical 23001504 IBM Certified Specialist - Midrange Storage Technical Support V1 201 Technical 23003201 IBM Certified Specialist - Storage Enterprise Technical Support V1 202 Technical 23003301 IBM Certified Specialist - Midrange Storage Technical Support V2 118 Technical 23003202 IBM Certified Specialist - Enterprise Storage Technical Support V2 119 Technical 23003302 IBM Certified Specialist - High-End Disk for Open Systems V2 968 Technical 23002402 IBM Certified Specialist - High-End Tape V6 969 Technical 23001208

System x

IBM Certified Specialist - System x Sales V5 76 Sales 18005006 IBM Certified Specialist - System x Sales V6 153 Sales 18005007 IBM Certified Systems Expert - System x Sales Expert V3 151 + 153 Sales 18005603

System z

IBM Certified Specialist - System z Sales V3 427 Sales 21002003 IBM Certified Specialist - System z Solution Sales V4 600 Sales 21002004 IBM Certified Specialist - System z Solution Sales V5 601 Sales 21002005 IBM Certified Specialist - System z Technical Support V3 428 Technical 21002103 IBM Certified Specialist - System z Technical Support V4 602 Technical 21002104

* A certificação técnica de Storage (IBM Certified Specialist - High Volume Storage Fundamentals V1) poderá ser utilizada para cumprir com os requerimentos mínimos contratuais somente para os Distribuidores que possuem contrato de Storage Low-Entry.

(9)

*** RECERTIFICAÇÃO POWER SYSTEMS ***

Para os contratos de comercialização da Brand POWER SYSTEMS (System i e

System p), será necessário observar os requerimentos de recertificação descritos no item

a seguir.

2.4.1 Requerimentos de recertificação para POWER SYSTEMS

De acordo com as mudanças implementadas nos produtos POWER7, foram anunciadas novas certificações, sendo necessário que todos os Parceiros de Negócios obtenham estas novas versões (ver tabela abaixo) – processo chamado de recertificação.

Certifications Test

Number Type

PWCert Code Power with i

IBM Certified Sales Specialist - Power Systems with IBM i 977 & 978 Sales 04010111 IBM Certified Technical Sales Specialist - Power Systems with IBM i 106 & 979 Technical 04008402

Power with AIX

IBM Certified Sales Specialist - Power Systems with AIX 977 & 105 Sales 03005907 IBM Certified Technical Sales Specialist - Power Systems with AIX 106 & 107 Technical 03006104

Replacing test 330:

POWER7 Recertification Requirements

Replacing test 973: Replacing test 974:

Replacing test 331:

Em 30 de Junho de 2011 serão enviados os Avisos de Descredenciamento (NODs) a todos os Parceiros de Negócios autorizados para a comercialização de System i e System p que ainda não tenham obtido as novas certificações. Os Parceiros de Negócio que não reportarem as certificações acima exigidas até 31 de Julho de 2011 serão automaticamente descredenciados (Termination).

2.4.2 Requerimentos de certificação técnica para System z

Todos os Parceiros de Negócios atualmente autorizados para comercialização de System z deverão obter além da certificação de vendas, uma certificação técnica (ver tabela 2.4) para atender os novos requerimentos de certificação da Brand até 31 de

Dezembro de 2011.

Se as certificações necessárias não forem obtidas dentro do prazo previsto, os Avisos de Descredenciamento (NOD) serão enviados aos Parceiros que não cumpriram os requerimentos.

(10)

2.5 Certificações/Qualificações que não são mais válidas para contratos 2.5.1 System x

À medida que a IBM publica versões de certificação mais novas, as mais antigas são gradualmente substituídas e não contam mais para conformidade de contrato. A lista abaixo inclui as certificações da Brand de System x que não serão mais válidas, tanto para os requerimentos de certificações mínimas como para os requerimentos adicionais, a

partir de 31 de Agosto de 2011.

Certifications no longer valid for Contract Requirements

Certifications Test Number Type PWCert Code System x

IBM Certified Systems Expert - System x and BladeCenter Sales Expert V2 076 + 083 Sales 18005602 IBM Certified System Expert - System x BladeCenter Technical Support V5

071 + 085 or 081 + 085

Technical

(Blades) 18006503 IBM Certified Specialist - System x Technical Principles V9 81 Technical

(High End) 18002408

Parceiros que dependerem de qualquer uma das certificações listadas acima para conformidade de contrato, devem obter a versão mais nova correspondente (consulte o item 2.4) o mais rápido possível. Se as versões atualmente aceitas das certificações necessárias não forem obtidas dentro do prazo previsto, os Avisos de Descredenciamento (NOD) serão enviados aos Parceiros que não cumpriram os requerimentos.

2.5.2 Power Systems

A lista abaixo inclui as certificações da Brand de Power System que não serão mais válidas para os requerimentos de certificação contratuais, conforme o processo de Recertificação de Power (Ver item 2.4.1. para maiores informações).

Certifications no longer valid for Contract Requirements

Certifications Test Number Type PWCert Code Power with i

IBM Certified Specialist - Power Systems Sales for IBM i Operating System 973 Sales 4010110 IBM Certified Specialist-Power Systems Technical Support for IBM i Operating System 974 Technical 4008401

Power with AIX

IBM Certified Specialist - Power Systems Sales for AIX and Linux 331 Sales 3005906 IBM Certified Specialist - Power Systems Technical Support for AIX and Linux 330 Technical 3006103

Estas certificações deixarão de ser válidas imediatamente em 31 de Julho de 2011.

(11)

3. Como se preparar para obter uma Certificação IBM

3.1 Como obter informações sobre os testes e suas exigências

Para obter informações sobre as certificações e o treinamento recomendado para preparar-se para os testes, acesse o site de certificação profissional da IBM: http://www.ibm.com/certify.

Neste site, é possível acessar informações importantes sobre treinamento e certificação. Inclui simulados, chamados de “Assessment Tests”, informações sobre as principais metas do teste e quais são os requisitos para a certificação.

3.2. Cursos em sala de aula

A Organização de Canais da IBM oferece cursos que treinam profissionais para testes de certificação, em muitas plataformas. Contudo, não são obrigatórios para que se façam os testes. Quando planejados, os cursos/treinamentos são anunciados através de Comunicações de Canais.

3.3. Turmas Fechadas

É uma opção de treinamento customizado para um grupo de pelo menos 8 pessoas que precisam de cursos de Tecnologia da Informação, que não estão listados na programação, ou também para grupos que precisam realizar treinamento programado regular, mas em datas diferentes das agendadas.

3.3.1 Onde participar dos cursos

Treinamentos de TI e outros cursos são fornecidos através de “Provedores de Treinamento” e de Parceiros que também oferecem cursos focados em certificação. Visualize a lista dessas empresas e faça sua escolha em nosso Localizador de Parceiros:

http://www-304.ibm.com/partnerworld/wps/bplocator/search.jsp

É possível limitar a procura por localização geográfica, tipo de Parceiro de Negócios e outros.

3.4. IBM Channel University – Brasil

A página do Channel University oferece a agenda mais recente de treinamentos em capacitação direcionados aos Parceiros de Negócios IBM. É possível efetuar a inscrição para treinamentos Presenciais e On-line diretamente pelo site:

https://www-304.ibm.com/partnerworld/wps/servlet/ContentHandler/pw_com_ben_channelu_face Além da agenda, você encontrará outros conteúdos de capacitação em vídeos

(12)

empresa no Programa PartnerWorld. Fornece acesso a muitos cursos que ajudam a preparar para diversos testes de certificação válidos para o Programa PartnerWorld.

O PartnerWorld University está disponível através do Web site http://www.ibmweblectureservices.ihost.com/pwu e possui sessões de treinamento chamadas de “college (faculdade)” com muitos cursos on-line focados nas seguintes Brands:

HW: Power Systems, Modular Systems, Mainframe e Storage e-business: On Demand Business

SW: Software IBM e Linux

Além disso, há também educação para outras iniciativas, como: Signature Selling Methodology (SSM), treinamento em On Demand Business, entre outras.

Todos os cursos estão disponíveis através da Internet, com apresentações e recursos de áudio que podem ser usados on-line ou através de downloads.

3.6. RedBooks

IBM Redbooks são desenvolvidos e publicados pela IBM International Technical Support Organization: ITSO. A ITSO desenvolve e fornece qualificações, know-how técnico e materiais para profissionais técnicos da IBM, Parceiros de Negócios, clientes e o mercado de trabalho em geral. Redbooks podem ser copiados através do Web site IBM Redbooks, e também podem ser adquiridos no formato de livros ou CDs. É possível encontrar material de estudo para diversos assuntos, tanto de Hardware como de Software (Power Systems, System z, System Storage, e-business, Tivoli, Linux, e outros).

Para permanecer sempre atualizado sobre as novidades relacionadas a RedBooks, Residências e CDs, registre-se no site: http://www.redbooks.ibm.com/ e participe da mala direta dos Redbooks.

4. Como obter Certificações e Qualificações IBM

Os testes para obter certificações da IBM estão disponíveis nos centros de testes Prometric, que está presente em várias localidades do país.

Para obter informações sobre os testes de certificação, registro para fazer os testes, bem como para localizar o centro de testes mais próximo, visite o site:

Prometric - www.prometric.com

NOTA: Para fazer o teste, o próprio candidato deve ir ao centro, onde terá um tempo

médio pré-determinado para ser concluído, dependendo da disciplina. O resultado do teste é fornecido no mesmo dia, pouco tempo após ter sido feito.

Um kit de certificação com o resultado do teste e o certificado devidamente registrado serão enviados diretamente pela Prometric ao profissional aprovado.

(13)

5. Reportando Certificações

O Parceiro deve assegurar que as certificações/qualificações de seus funcionários estejam refletidas no perfil de sua empresa no PartnerWorld.

O Parceiro de Negócios IBM deve designar um responsável por alterar as informações de sua empresa no perfil do PartnerWorld, assim como controlar o acesso ao perfil da empresa por outros usuários. Essa pessoa será identificada na IBM como o APA (Authorized Profile Administrator), e terá autorização e obrigação de reportar todos os IDs de Candidatos (Candidate IDs) dos recursos com certificações, incluir um novo recurso e também remover os usuários que saíram da empresa.

PartnerWorld Profiling System – User Guide

http://www-01.ibm.com/partnerworld/pwhome.nsf/weblook/pwp_ug_index.html

(português)

5.1 Como assegurar que a certificação de um recurso reflita no Perfil da Empresa

As etapas a seguir devem ser seguidas:

1.- O APA (Authorized Profile Administrator – a pessoa autorizada a atualizar dados da Empresa no perfil do PartnerWorld. Caso você desconheça o APA de sua empresa, entre em contato com PWCS) deve visitar: http://www.ibm.com/partnerworld/partnertools (um ID IBM é necessário)

Obtenha um ID IBM acessando: https://www.ibm.com/account/profile/br

2.- Digite seu ID IBM e sua senha -> entrar

3.- O sistema o direcionará à Página Inicial do Centro de Afiliação; 4.- No menu à esquerda de sua tela, selecione a opção "Local";

5.- Uma tela aparecerá mostrando os perfis de sua empresa. Clique no perfil denominado "Local". Caso tenha problemas para visualizar essas informações, entre em contato com o PartnerWorld Contact Services para obter suporte – 0800.7074837 ou pwcsbr@br.ibm.com

6.- Clique na opção "Incluir um Funcionário"

7.- Preencha a opção "ID de candidato para Certificações" -> e preencha todas as informações solicitadas, incluindo o ID do Candidato do recurso que está reportando (somente o ID de candidato dos testes Prometric).

8.- Após preencher o formulário, clique no botão "Continuar".

Assim que o ID do Candidato do recurso for registrado, o sistema atualizará automaticamente todas as certificações registradas do Candidato. Para visualizar todos os detalhes de suas certificações registradas, clique na opção "Funcionário" -> Qualificações e Certificações" e, em seguida, clique no link "Clique aqui para visualizar o resumo das qualificações por pessoa". Assim que estiver preenchido, todas as certificações futuras realizadas com o mesmo ID de candidato fluirão automaticamente para o perfil da empresa no PartnerWorld.

(14)

 É muito importante que o ID da certificação seja informado corretamente para cada funcionário. Ele recebe esse número assim que faz um teste nos centros aplicativos da Prometric.

 Quando houver um funcionário com mais de um ID de Candidato (Candidate ID), envie um e-mail para certify@us.ibm.com para unificá-los. Certifique-se de incluir

as seguintes informações no e-mail: 1) Nome do funcionário; 2) Nome da empresa; 3) Lista de IDs de Candidatos e indicar qual ID de Candidato será o ID principal.

5.2. Perda de recursos com certificação ou transferência de unidades

O APA (Authorized Profile Administrator) de cada empresa deve informar a perda de recursos com certificação no perfil da empresa no PartnerWorld, entrando na seção "Funcionário", no perfil pessoal do recurso perdido, escolhendo "Informações Gerais", e preenchendo o campo "Data de Rescisão do Emprego", no prazo de 30 dias a partir da saída do funcionário da empresa.

O parceiro também deve informar a IBM, através de um e-mail enviado ao PWCS, (pwcsbr@br.ibm.com) informando:

 Nome do Funcionário  Certificações perdidas

 Data de Rescisão do Emprego

Dessa forma, os 90 dias para recuperar essas certificações serão contados da Data de Rescisão do funcionário, de forma que o Parceiro de Negócios não seja afetado.

Lembre-se: Caso a empresa não relate a rescisão do funcionário em até trinta dias, ela perderá o período de carência de 90 dias para substituir esse recurso, o que acarretará na perda do contrato de comercialização, caso seja identificada a falta de um recurso com certificação.

Quando a IBM identifica que um usuário com certificação saiu da empresa sem notificação prévia por parte dessa empresa, a IBM reserva-se o direito de rescindir, mediante notificação, a autorização do Parceiro de Negócios para venda de produtos IBM. A IBM também reserva-se o direito de alterar o nível de associação do Parceiro de Negócios no Programa PartnerWorld.

5.3. Como Atualizar Transferências de Funcionários:

1.- O APA (Authorized Profile Administrator) deve acessar o perfil da empresa no PartnerWorld:http://www.ibm.com/partnerworld/partnertools (o ID IBM será necessário) 2.- Selecione “Atualizar seu perfil”

3.- Selecione “Atualizar o perfil de seu funcionário”

4.- Selecione o Local onde o funcionário perdido trabalhava 5.- Selecione “Lista de funcionário do Local”

6.- Entre no perfil do funcionário escolhido 7.- Selecione “Informações gerais”

8.- Vá até o campo "Data de Rescisão do Emprego" e registre a data de saída do funcionário;

(15)

6. Guia Rápido de Links de Educação e Certificação da IBM

Programa de Certificação da IBM - (em português) – (ID IBM e Senha necessários)

http://www-03.ibm.com/certify/partner/mem/la/pt/ Nesse site você encontra todo o conteúdo sobre Educação e Certificação da IBM. Você encontrará um Guia de Qualificação, Treinamento em Vendas e Marketing, Certificações e Exigências para Certificações, entre outras informações.

Professional Certification Program from IBM - (em inglês)

http://www-1.ibm.com/certify/index.shtml Nesse site você encontrará informações sobre certificações por produto, por código de certificação e por nome. Também poderá encontrar informações sobre testes e descrição do material disponível para preparar-se para fazê-los.

Certificações Elegíveis para o Programa PartnerWorld - (em português) – (ID IBM e Senha necessários)

http://www-03.ibm.com/certify/partner/mem/la/pt/mem_skillsreq.shtml

Nesse site você encontra informações sobre certificações elegíveis para o Programa PartnerWorld. Ele é frequentemente atualizado. Acessando-o, você permanece atualizado a respeito dos itens para manter seu nível no Programa PartnerWorld.

IBM Channel University – Brasil (em português)

https://www-304.ibm.com/partnerworld/wps/servlet/ContentHandler/pw_com_ben_channelu_face

Nesse site você encontra a agenda mais recente de treinamentos em capacitação direcionados aos Parceiros de Negócios IBM. É possível efetuar a inscrição para treinamentos Presenciais e On-line diretamente pelo site.

PartnerWorld University - (em inglês) - (ID IBM e Senha necessários)

http://www.ibm.com/partnerworld/pwu Aqui é possível aprender remotamente. No PartnerWorld University, você encontra cursos que focam diversas Brands, produtos e certificações, com diversas abordagens.

(16)

7. Educação Adicional

7.1. Visão Geral de Valor para o Cliente (Para Parceiros de Negócios)

Visão Geral da Iniciativa de Valor dos Clientes IBM e das áreas que impactam parceiros de Negócios. Incluí a Metodologia de Valor do Cliente, que substituí a Metodologia de Vendas da IBM (SSM – Signature Selling Methodology). Para obter informações adicionais, visite o Web site:

http://www.ibm.com/services/weblectures/dlv/partnerworld/ltu27043 (Necessário IBM ID – Disponível em Português)

(17)

8. Perguntas Mais Frequentes

P1. Como posso obter respostas sobre o Programa de Certificação Profissional da IBM?

R1. Por telefone, enviando um e-mail para seu representante IBM, ou para o

PartnerWorld Contact Services: 0800 707 4837, pwcsbr@br.ibm.com, ou também consultando os sites de educação profissional e certificação.

P2. É suficiente enviar um FAX da certificação para que a IBM a valide?

R2. Não. A IBM não aceita cópias de fax das certificações. Todas as certificações válidas

para o Programa PartnerWorld devem ser reportadas no perfil da empresa no PartnerWorld.

P3. Como posso ver todas as certificações reportadas da minha empresa? R3. Para visualizar todos os detalhes de suas certificações reportadas, clique na opção

"Funcionário" -> selecione o perfil do local e, em seguida, clique no link "Clique aqui para visualizar o resumo de qualificações por pessoa".

P4. Como devo proceder quando um recurso certificado deixa minha empresa? R4. Quando um recurso que possui certificação necessária para o contrato deixa a

empresa, o parceiro deve notificar a IBM através do PartnerWorld (consulte a seção 5.2) no prazo de 30 dias da data da saída do profissional, assegurando, assim, que a empresa terá 90 dias para substituir a certificação. Se a notificação não for fornecida no período definido, a IBM irá desqualificar o Parceiro para essa linha de produto.

P5. Funcionários autônomos e terceirizados podem ser considerados para atender os requerimentos contratuais?

R5. Autônomos e empresas que possuem um contrato de prestação de serviço com um

único parceiro podem ser considerados no atendimento dos requerimentos contratuais, desde que as seguintes condições sejam atendidas:

A empresa prestadora de serviços não tenha um contrato de parceria comercial com a IBM;

Haja um contrato de prestação de serviços assinado entre o parceiro e o profissional autônomo ou a empresa prestadora de serviços, estabelecendo de forma clara o tempo de dedicação dos profissionais terceirizados e as tarefas sob responsabilidade dos mesmos;

Prova de dedicação de pelo menos 70% do tempo desses profissionais terceirizados à empresa do parceiro, tempo dedicado à pré-vendas, vendas e

(18)

portadores de certificações/qualificações IBM devem ser enviadas por fax ao ponto focal de certificação e educação da IBM.

P6. Como posso alterar ou incluir outro Authorized Profile Administrator (APA) R6. Para alterar o APA de sua empresa ou incluir outro, o APA atual deve entrar em contato com o PartnerWorld Contact Services (PWCS) e notificar a IBM quem será o novo APA, informando por telefone ou e-mail o nome do novo APA, seu endereço, telefone, fax e e-mail.

* Informação Legal:

A IBM reserva-se o direito de modificar o Programa de Certificação/Qualificação a qualquer momento, com aviso prévio de 30 dias.

(19)

Referências

Documentos relacionados

que tiver sua condição alterada para Profissional Certificado e passar a exercer a ativi- dade de Gestão de Recursos de Terceiros terá, desde que a certificação não

O profissional certificado tem direito a licença de uso da metodologia, dos materiais e da Pesquisa de Melhores Práticas em Gestão de Mudanças da Prosci, além das ferramentas para

Para compreender melhor a obtenção deste certificado, recomenda-se a leitura do Guia de Rotulagem de Produtos Biológicos da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e

Ao fazer a inscrição para uma determina certificação o candidato pode fazer a impressão da boleta pelo próprio site.. O pagamento deve ser feito somente via boleto

Efetua cadastro online, carrega digitalmente as informações de exportação, juntamente com todos os certificados necessários, Halal, fito sanitário etc, disponibiliza

É nesta perspetiva que se introduz a cartografia como uma estratégia de comunicação e marketing territorial e os mapas como um meio de storytelling.. Esta uti- lização, quantas

A história deste dia prende-se com a do bispo Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras, acreditando que

Google Black Ads Academy O Google Ads usa um sistema de leilão para classificar os anúncios exibidos na página de resultados de pesquisa e determinar o custo de