• Nenhum resultado encontrado

OBRAS PASTORAIS E DOUTRINÁRIAS DO MUNDO - LIVRO DA VERTUOSA BENFEYTORIA (LVB) - IBÉRICO. Para citação e referência:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OBRAS PASTORAIS E DOUTRINÁRIAS DO MUNDO - LIVRO DA VERTUOSA BENFEYTORIA (LVB) - IBÉRICO. Para citação e referência:"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

O

BRAS

P

ASTORAIS

E

DOUTRINÁRIAS

DO

MUNDO

IBÉRICO

- L

IVRO

DA

V

ERTUOSA

B

ENFEYTORIA

(LVB) -

Para citação e referência:

NUNES, Ariadne. Livro da Vertuosa Benfeytoria (LVB). In: TEODORO, Leandro Alves (Org.). ​Obras pastorais e doutrinárias do mundo ibérico​. Banco de dados (Online). 2019. Disponível em:

<https://umahistoriadapeninsula.com/livro-da-vertuosa-benfeytoria-lvb/>. Consulta em: XX/XX/XXXX.

(2)

VERBETE

Tratado político-moral escrito pelo infante D. Pedro e pelo seu confessor Frei João Verba, resultado de ampliação da tradução do ​De Beneficiis ​de Séneca. Pode considerar-se

que integra o género ​espelho de príncipes​, obras didácticas que pretendem orientar o homem de acordo com a moral. É constituído por seis partes, e trata do modo como o benefício – ou benfeitoria – estrutura o funcionamento de uma sociedade. Obedece a uma estrutura circular, marcada pelas frases de abertura e fecho da obra, mostrando-se como ilustração da tese que defende: D. Pedro pede a graça de fazer o tratado, obtém-na e termina agradecendo (“Deo gracias”, p. 352).

A escrita do livro terá ocorrido entre 1418, data das cortes de Santarém referidas no prólogo-dedicatória, e 1433 (data da morte de D. João I, e da subida ao trono de D. Duarte, que passaria, a partir daí, a ser designado por “elrei”, e não já por “Muy alto principe”, como acontece na dedicatória). A data mais provável para a sua conclusão será 1429, o que significa que teria sido a primeira das obras que integram a literatura doutrinária de Avis a ser terminada. Isto pode, aliás, ajudar a explicar a angústia autoral especialmente patente nos capítulos finais – D. Pedro considera-se incapaz de concluir o tratado ao imaginar as críticas de que pode vir a ser alvo. Só a aparição das seis donzelas alegóricas (correspondentes a cada uma das partes do tratado) lhe permite pôr termo ao projecto.

Com base no prólogo, é possível distinguir pelo menos duas fases na escrita do livro: a primeira, em que D. Pedro, por sugestão de D. Duarte, traduz o ​De Beneficiis​, de Séneca; e uma segunda, em que D. Pedro, vendo que não tem tempo para corrigir e ampliar a obra como gostaria, encarrega disso o seu confessor, Frei João Verba. O material entregue pelo infante D. Pedro a Frei João Verba não seria apenas uma tradução do ​De beneficiis​, mas antes uma obra que o infante escrevera baseado naquele livro de Séneca.

De um livro que começa por ser concebido como doméstico – encomendado por D. Duarte e feito por D. Pedro principalmente para o seu irmão –, passa-se a um livro público, para ser lido de modo mais amplo. Um tratado de educação de príncipes não deveria ser lido e destinado apenas a estes, mas também aos súbditos, para que soubessem como obedecer. O género ​espelho de príncipes é compatível com este entendimento: não é só aos governantes que são dados conselhos, mas também aos súbditos, que têm de ser ensinados a obedecer. O

(3)

exercício das funções de governação pressupõe uma sabedoria “que se adquire particularmente no estudo da ciência jurídica e no convívio dos bons autores” (Soares, 1993, p. 293). Um livro, como o ​LVB​, em que não apenas se propõe um modelo educacional e social como simultaneamente se activa o conhecimento dos autores clássicos, escolásticos e patrísticos, procura contribuir tanto para a instalação do modelo de governo, como para demonstrar a legitimidade dos autores, e da sua linhagem, para o exercício do poder. Não deve ser esquecido que a Dinastia de Avis chegara à cabeça do reino por eleição nas cortes de Coimbra, sem legitimação hierárquica inequívoca. A escrita e a cultura da corte surgem, assim, como modo de sustentar a legitimidade do exercício do poder por esta linhagem. A formação cultural e científica da elite, para a qual contribuiriam tanto as universidades como os livros, instrumentos de divulgação da cultura, era um objectivo, já exposto pelo infante D. Pedro na ​Carta de Bruges​, enviada a D. Duarte em 1426, e reafirmado em passos diversos do

LVB​.

Em termos substantivos, o primeiro Livro trata do que é a virtuosa benfeitoria em termos genéricos, com uma introdução meta-reflexiva constituída pelos seis capítulos iniciais, com uma função introdutória. O segundo reflecte sobre o acto de conceder a benfeitoria, modos de a dar e quem o pode fazer e, simetricamente, quem pode ser beneficiado, os tipos de benefícios e as circunstâncias da concessão – Paulo Sodré descreve este Livro como um “manual de boas maneiras” (Sodré, 2001, p. 356). O Livro III refere o modo como a benfeitoria deve ser pedida, partindo da ideia da sua necessidade geral em virtude da queda original, que tornou o homem necessariamente maculado. Explica a quem pedir, o quê e com que fim. O tema do Livro IV é o modo como a benfeitoria deve ser recebida, e o do V como deve ser agradecida. Por fim, o último Livro explica como a benfeitoria pode ser perdida e como se pode evitar a perda. O tema é tratado exaustivamente, mostrando a concessão do benefício como um dos pilares da boa governação (Sodré, 2001, p. 315).

Assim como a organização dos Livros é sistemática e regular, também o desenvolvimento dos capítulos obedece a um esquema fixo: começa por uma sentença de abertura, por vezes apoiada em citação; segue-se o desenvolvimento da tese e argumentação, formulando hipóteses contrárias, analisadas cuidadosamente para serem descartadas; por fim, as conclusões, por ordem também metódica e muitas vezes numeradas, terminando com uma ponte para a matéria do capítulo seguinte (Calado, 1994, p. XLVII; Martins de Carvalho, 1925, p. 22).

(4)

Este modo de exposição é essencialmente escolástico, e pode ser reflexo da intervenção de Frei João Verba. De acordo com a filosofia tomista, a lógica é a disciplina fundamental, sendo a ordenação e o encadeamento na exposição das matérias uma característica do pensamento escolástico – de acordo com São Tomás, o que é “próprio do sábio é ordenar”.

Há, ainda, um constante recurso ao ​exemplum​, à figura e a alegorias, com dois desideratos: por um lado, ainda expressão do raciocínio escolástico, uma vez que a capacidade de produzir juízos abstractos depende da apreensão de dados sensíveis e a expressão de conceitos através de imagens permitiria, pelo regresso ao concreto, a sua melhor compreensão; por outro, como expressão do tópico saber / sabor, que significa que, através da inclusão de elementos estéticos no texto, se possibilita uma apreensão mais fácil do seu conteúdo. Segue-se o preceito horaciano do ​prodesse e ​delectare​, segundo o qual a obra deve não apenas ser útil mas também bela para dar prazer ao leitor – e deste modo facilitar a compreensão.

A alegoria final seria a expressão máxima desta técnica, conferindo aos três capítulos finais do​LVB um carácter excepcional relativamente à estrutura da obra. Serão, como refere Martins de Carvalho, apenas “uma forma atraente de dizer o que já estava dito” (1925, p. 19), expressão do tópico saber / sabor e reflexo da concepção da importância do sabor mesmo num texto didáctico, para que melhor se produzam os efeitos pretendidos no comportamento dos leitores.

A distinção entre o que poderá ser atribuído a cada um dos autores não pode ser marcada com exactidão, mas podem traçar-se algumas fronteiras. Ao infante D. Pedro é atribuível a autoria do prólogo-dedicatória e dos seis primeiros capítulos do Livro I, dos capítulos finais, dos casos em que se faz uso da primeira pessoa do singular, e de todas as passagens que refiram episódios da infância, ou, ainda, que mostrem um pensamento próximo do afirmado na ​Carta de Bruges​. Também as passagens em que o sabor da obra se afirme, em que haja utilização de figuras retóricas de forma a contribuir para a explicação da doutrina exposta, são, provavelmente, da autoria do infante. É ainda admissível uma diferença quanto ao tipo de fontes citadas por um e outro: ao infante dever-se-iam as passagens com citações de autores pagãos, enquanto Frei João Verba teria adicionado os autores patrísticos, assim como a sabedoria escolástica, ou seja, as construções sistemáticas, lógicas, silogísticas, em que a conclusão decorre da premissa enunciada.

(5)

O traço distintivo mais relevante entre ambos será uma consciência autoral e meta-reflexiva mais própria do infante, expressa como expoente na alegoria final, mostrando uma reflexão sobre a entrada da obra num circuito de comunicação que nenhum autor consegue dominar

Deste tratado medieval, chegaram até nós três testemunhos quatrocentistas: (i) o testemunho na Biblioteca Pública de Viseu, identificado como o oferecido por D. Pedro ao infante D. Duarte (cota ​Cofre, n.º ​12, identificado por ​V​); (ii) o testemunho existente na biblioteca da Real Academia de História, em Madrid, provavelmente o do próprio infante D. Pedro (cota​9/5487​, identificado ​M​); e (iii) um testemunho existente na Bodleian Library, em Oxford, cota ​Lyell ​86, de ora em diante ​B​.

Enquanto ​V e ​M são manuscritos pergamináceos, o testemunho ​B é um manuscrito em papel, escrito de modo muito legível, em letra cursiva do século XV, numa única coluna. Este testemunho não contém o prólogo-dedicatória, a “távoa” ou os capítulos finais da obra. Na medida em que os cadernos parecem estar completos e íntegros, e que existem fólios em branco tanto no princípio como no fim do códice, a falta destes textos será resultado de uma opção deliberada do copista de ​B​, que decidiu não os copiar, e reflectirá uma ideia própria deste copista sobre o que é o ​LVB – um texto didáctico, doutrinário, que pretende expor o modo como o governo deve ser exercido e respeitado.

Referências

INFANTE D. PEDRO; FREI JOÃO VERBA. ​Livro da Vertuosa Benfeytoria​. Edição crítica,

introdução e notas de Adelino Almeida Calado. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1994. CALADO, Adelino de Almeida. Introdução. In: ​Livro da Vertuosa Benfeytoria​. Edição crítica, introdução e notas de Adelino de Almeida Calado. Coimbra: Universidade, 1994. p. VII-CVII.

CARVALHO, Martins de. O Livro da Virtuosa Benfeitoria ​. Esbôço de estudo. Separata do Arquivo de História e Bibliografia. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1925.

(6)

FERREIRA, Luís Afonso. ​O Livro de Virtuosa Bemfeyturia do infante Dom Pedro com a

colaboração do licenciado fr. João verba ​. Esboço de edição crítica do primeiro livro com

introdução histórico-literária, restituição do texto, comentário paleográfico e ortográfico e pequeno glossário. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1948. 2 v. (dissertação de licenciatura).

Ferreira, Luís Afonso. “[Um artigo inacabado”].​eHumanista​. Journal of Iberian Studies. Vol.

8. 2007: 73-105. Disponível em:

<<http://www.ehumanista.ucsb.edu/sites/secure.lsit.ucsb.edu.span.d7_eh/files/sitefiles/ehuma nista/volume8/4%20Luis%20Afonso%20Ferreira.pdf>>. Consultado: 22/02/2019.

SOARES, Nair de Castro. A Virtuosa Benfeitoria, primeiro tratado de educação de príncipes em português. ​Biblos​, p. 289-314, 1993.

SODRÉ, Paulo Roberto. A vertuosa compilaçom do Infante D. Pedro e Frei João Verba. In: MONGELLI, Lênia Márcia (coord.). A literatura doutrinária na Corte de Avis. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 307-84.

Palavras-chave: Espelho de príncipes; ​exemplum​; literatura doutrinária de Avis; governo;

escolástica; Sêneca.

Ariadne Nunes  IELT – Nova Lisboa 

 

Trecho traduzido e modernizado

Começa o livro da Virtuosa Benfeitoria Cap.º Primeiro do requerimento da graça

Deus que é o começo e o fim de tudo, estabelecendo diferentes graus nas coisas que fez, ordenou de tal modo os homens por estados, que em cada um ele encontrava sua miséria,

(7)

porque nenhuma condição é tão isenta que não tenha sua parte de padecimento. E para se manter tal ordenamento, teve por bem criar afeição natural para que suas criaturas se ajudassem e ligou espiritualmente a nobreza dos príncipes à obediência daqueles que os haviam de bem servir com doce e necessária cadeia de benfeitoria, pela qual os senhores fazem e aprovam favores agradáveis e graciosos, e os súditos oferecem serviços alegres e voluntários àqueles a quem por natureza estão sujeitos e são obrigados pelo bem que recebem. Deos que he geerall começo e fim poendo graaos em as cousas que fez hordenou per tall guysa o estado dos homẽes que em cada hũ he achada myngua // e nenhũua condiçom he tanto ysenta que em falliçimẽto nom aja sua par​te // E por se manteer tall hordenança // puguelhe de

poer naturall afeiçam per que se ajudasem as suas cri​aturas e lliou espalmente

(espiritualmente) a nobreza dos p r​ncipes e a obedeenca daqlles que os bem ham de servir com

doçe e forçosa cadea de bem feitoria // per a qll os senhores dam e outorgam graadas e graçiosas merçees // e os sobdictos ofereçem ledos e vultariosos serviços aqlles a que per natureza vivem sojeitos e sam hobrigados por o bem que rreçebem.

Autor: Infante D. Pedro e Frei João Verba Nome da obra: Livro da Vertuosa Benfeytoria Data: 1418 - 1433

Local: Portugal

Imagem da capa:​ ​Biblioteca Bodleian, Oxford (Lyell, 86)

Referências

Documentos relacionados

Nome Concelho Pista SNIRB Data Nasc.. WINDBROOK CA 7175738

Para tanto, iremos ao longo deste artigo explicar pragmaticamente o que é a deficiência visual pontuando os tipos e as suas características; informar o que é o sistema de escrita

Promover a gestão da inovação 12.1 Taxa de implementação do programa de inovação Relação entre o número de entregas realizadas e o total de entregas planejadas do

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

Esta pesquisa discorre de uma situação pontual recorrente de um processo produtivo, onde se verifica as técnicas padronizadas e estudo dos indicadores em uma observação sistêmica

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

c) um acordo entre a Prússia e a Dinamarca.. Das correntes marítimas da América citadas abaixo, assinale a que for quente. Das correntes marítimas citadas abaixo, assinale a que

A campanha Dia da Independência no Facebook criou perfis reais para alguns dos personagens que participaram da independência do país, como Dom Pedro I, Dom João VI,