• Nenhum resultado encontrado

A) Briefing do Evento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A) Briefing do Evento"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

A) Briefing do Evento

1. Há cerca de 2 anos, iniciamos uma árdua jornada para provar que o Texas Hold’em é praticado em toda a nossa sociedade, por pessoas dotadas de boa índole, de capacidade de raciocínio lógico e com participação ativa em suas camadas sociais. Esse propósito, com o objetivo principal de demonstrar o Texas Hold’em como um esporte da mente, colocando-o no mesmo patamar de outros jogos, como o gamão e o xadrez, está fundamentado na nossa indubitável certeza de que a habilidade é preponderante para praticarmos e sermos vencedores nessa modalidade, mesmo entendendo que, como em qualquer outra prática esportiva, o fator sorte sempre – ou quase sempre – marcará a sua presença.

2. Assim sendo, em comemoração ao fato de termos alcançado o reconhecimento de que o Texas Hod’em é um esporte, e de que, agora, encontra-se representado por uma Confederação – com nome, razão social e CNPJ – que congrega 12 Federações estaduais, acreditamos que este é o momento de iniciarmos um novo tempo e, assim, mostrarmos a toda sociedade o engajamento, a força de vontade e o cooperativismo que toda a comunidade do Texas Hold’em aprendeu a construir ao longo do tempo.

3. Nesse contexto, por meio deste documento, redigido e validado pelo seu presidente Igor Trafane, a CBTH apresenta o seu primeiro evento social.

4. Esse projeto não visa a qualquer finalidade lucrativa e é a forma encontrada pela Confederação para agradecer à sociedade o seu reconhecimento para com a nossa causa. A íntegra do projeto está consubstanciada neste documento como o 1° Torneio Poker Solidário – CBTH.

5. A nossa intenção é de que o 1° Torneio Poker Solidário – CBTH seja realizado em quatro etapas, sendo três classificatórias e uma a grande final, todas disputadas na modalidade Texas Hold’em. 6. O calendário definido pela CBTH é o seguinte:

7. Para cada um dos três primeiros dias foi instituído um tema, e o rake estipulado pela organização do Evento será a doação de alimentos não perecíveis, para o Evento 1, de brinquedos, para o Evento 2, e de agasalhos, para o Evento 3.

8. Além do rake, está estipulado um valor simbólico de R$100,00 como taxa de inscrição, que serão

totalmente revertidos aos jogadores participantes, conforme as regras específicas contidas neste documento.

(2)

cobrança de quaisquer custos, inclusive administrativos, pois somente dessa forma conseguiríamos tornar o evento beneficente, sem qualquer finalidade lucrativa.

10. Assim sendo, conseguimos as seguintes formas de contribuição junto à comunidade do Texas Hold’em:

Espaço físico do Evento: será disponibilizado pelo H2 Club, por decisão unânime de seus

12 sócios. O clube fornecerá mesas, cadeiras, energia elétrica, água, telefone, serviço de bar, com distribuição gratuita de água, café, e refrigerante em garrafas pet de dois litros, segurança, cozinha especializada – com a cobrança, apenas, dos valores praticados na casa para pedidos de drinks, pratos e lanches –, telão, computador e toda a estrutura de sua equipe de funcionários.

Organização do Evento: estará a cargo da Stack Eventos, com a participação de seus seis

sócios, em parceria com a equipe que organiza os torneios no H2 Club – André Pagnillo, Heriberto Pagnillo, MGP Ferreira e Tom Azevedo. A organização fornecerá baralhos, chip

rack, fichas, card protector, botões de dealers, programa de controle de blinds e toda a

equipe técnica e de campo necessárias para a realização do Evento e para a estruturação do seu regulamento conforme as regras da Associação de Diretores de Torneios de Poker (ADTP).

Divulgação do Evento na Internet e na mídia impressa: será realizada pela empresa que

atende às marcas do Portal Superpoker e da Revista Flop, com abertura de espaço para divulgação do Evento e para a realização de cobertura especializada.

Cobertura do Evento: será realizada pelo site MeBeliska, com divulgação, minuto a minuto,

das principais ações em cada uma das mesas.

Dealers das mesas: serão convidados 15 jogadores profissionais e personalidades do

esporte para abrilhantar os eventos preliminares, totalizando 45 participações, que poderão ser repetidas, caso o convidado tenha disponibilidade para trabalhar pela causa em mais de um dia, e mais três convidados para o Evento Final.

B) Organização do Evento

(3)

2. O valor do buy-in de cada evento, conforme citado no item A.8, será de R$ 100,00, mais o rake, que será o donativo estabelecido para cada dia.

3. O objetivo é que toda e qualquer movimentação financeira relativa ao valor da inscrição ocorra somente em reais. Dessa forma, não serão aceitos qualquer outro tipo de moeda e cartões de débito e de crédito.

4. O rake estabelecido e arrecadado será sempre entregue, no próprio dia dos eventos, ao representante de cada uma das entidades beneficiadas.

5. As cinco entidades postulantes ao recebimento dos donativos arrecadados, escolhidas entre um total de 85 entidades inicialmente listadas, são:

Associação de Assistência à Criança e ao Adolescente Cardíacos e aos Transplantados do Coração - ACTC

Área de Atuação: organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atende

crianças portadoras de doenças cardíacas graves, acompanhadas de suas mães ou acompanhantes, vindas de todo o Brasil e de países vizinhos, para tratamento no Instituto do Coração – InCor (HC-FMUSP).

Endereço: Rua Oscar Freire, 1.463, Pinheiros, São Paulo, SP.

Telefones: (11) 3088-2286 e (11) 3085-0624

Endereço eletrônico: www.actc.org.br

Associação Cruz Verde

Área de Atuação: entidade particular, filantrópica, sem fins lucrativos, que tem como

objetivo maior prestar assistência adequada e solidariedade a crianças portadoras de paralisia cerebral grave, algumas abandonadas pelas próprias famílias.

Endereço: Rua Dr. Diogo de Faria, 695, Vila Clementino, São Paulo, SP.

Telefone: (11) 5579-7335

Endereço eletrônico: www.cruzverde.org.br

Associação Prato Cheio

Área de Atuação: instituição beneficente que atua no combate ao desperdício de

alimentos e na sua doação para mais de 50 entidades localizadas na Grande São Paulo, beneficiando cerca de 9.000 pessoas.

Endereço: Rua Cel. José Eusébio, 95, Travessa Dona Paula, conjunto 100, casa 3,

Consolação, São Paulo, SP.

Telefone: (11) 3255-3559

(4)

Casa José Eduardo Cavichio

Área de Atuação: instituição beneficente que atua no apoio a crianças e

adolescentes carentes, portadores de câncer e residentes fora da região de São Paulo, e que necessitam de tratamento na cidade de São Paulo, recebendo moradia, vestuário, alimentação, remédios e transporte para hospitais.

Endereço: Rua Preciosa, 86, Parque Monte Alegre, Taboão da Serra.

Telefones: (11) 4788-4190 e (11) 4788-4196

Endereço eletrônico: www.cajec.org.br

Instituição Beneficente Israelita Ten Yad

Área de Atuação: instituição beneficente que atua no combate à fome e à miséria.

Endereço: Rua Ribeiro de Lima, 530, Bom Retiro, SP.

Telefone: (11) 3312-5618

Endereço eletrônico: www.tenyad.org.br

6. Dessas cinco instituições, serão selecionadas três – uma para cada dia do Evento –, as quais deverão se comprometer a retirar os donativos no próprio dia do evento em que serão beneficiadas e a enviar um representante para, junto à comunidade, registrar a formalização da doação.

7. A doação dos produtos arrecadados será formalizada como sendo realizada de entidade (CBTH) para entidade (instituição), com nota de arrecadação de bens para efeito de comprovação perante a sociedade.

8. As despesas das empresas e dos voluntários serão de sua própria responsabilidade e não constituirão motivo de qualquer cobrança junto à CBTH e aos demais organizadores.

9. Caso exista interesse da comunidade de outros Estados em prestigiar o Evento, será utilizada a estrutura hoteleira próxima ao local de realização, disponibilizada pela agência de viagens que atua nos eventos da Stack Eventos e Nutzz. Nesse caso, todo o serviço realizado por aquela empresa será cobrado normalmente, uma vez que não está previsto qualquer orçamento para cobertura de despesas com traslados, hotéis etc.

10. Cada um dos três eventos preliminares – Eventos 1, 2 e 3 – será realizado no H2 Club, situado na Rua Iguatemi, 236, Itaim, SP, no andar térreo, e estará limitado a 110 jogadores, sentados em 11 mesas, e mais 10 alternates. Dessa forma, o limite de cada dia do Evento será de 120 jogadores.

11. Ao alcançar esse número de jogadores, não serão mais aceitas inscrições, sob qualquer hipótese.

(5)

12. As inscrições serão realizadas no local do evento 1h antes do início de cada torneio.

13. Um mesmo jogador poderá participar dos três eventos preliminares, não ficando inviabilizada, dessa forma, a sua presença em outro evento, em caso de participação em evento anterior. 14. Caso um jogador se qualifique mais de uma vez para o Evento Final, ele poderá repassar a sua

vaga a outro jogador, desde que as informações sobre o substituto sejam transmitidas à organização do Evento, em até 24 horas antes da realização do Evento Final.

15. Cada um dos três eventos preliminares qualificará 10 jogadores para o Evento Final. Assim, o Evento Final terá a participação de 30 jogadores e não terá presença adquirida por inscrição, pois é requisito que o jogador tenha sido qualificado em um dos três eventos preliminares realizados.

16. Assim sendo, quando a disputa chegar a 10 jogadores – a formação da mesa final –, o evento será dado como encerrado.

17. Em todos os dias dos eventos preliminares, as posições dos jogadores à mesa serão determinadas por sorteio eletrônico, realizado por programa específico, e não manualmente como ocorre nos torneios semanais regulares do H2 Club.

18. Diferentemente dos Eventos 1, 2 e 3, o cronograma do Evento Final será o seguinte:

19. No dia do Evento Final, os 30 classificados começarão um novo torneio, com a mesma quantidade de fichas e com os blinds iniciando em 25-50. Assim, a posição do dia anterior não dará vantagem, ou desvantagem, a qualquer dos jogadores classificados. Ainda no Evento Final, as posições serão sorteadas, e os 30 jogadores serão divididos seguindo os preceitos de aleatoriedade indicados no tem 18 deste documento.

20. A estrutura de premiação será montada de forma a premiar todos os jogadores qualificados para o Evento Final.

21. Além disto, a CBTH entregará, aos três primeiros colocados, troféus estilizados, com a marca do Evento.

22. Para efeito de análise da premiação aos jogadores, em caso de preenchimento da totalidade de vagas nos três dias iniciais do Evento, será avaliada a quantidade de 360 inscrições e de R$36.000,00, a serem distribuídos entre os 30 jogadores participantes do Evento Final.

(6)

23. Dessa forma, cada entidade beneficiada, respeitada a escolha de cada tema, será contemplada com, no mínimo, 120 agasalhos, 120 kg de alimentos não perecíveis e 120 brinquedos, não avaliada, para tanto, qualquer outra doação que venha ser realizada por pessoa física nos dias dos eventos.

C) Estrutura do Evento

1. No ato da inscrição, estará disponível, em versão impressa e em página na Web, o regulamento geral do Evento, contemplando os quatro dias da sua realização, para conhecimento de todos os participantes.

2. Durante os quatro primeiros níveis de blinds, que equivalem a 100 minutos, serão aceitas inscrições em caráter de late registration, caso não tenha sido atingido o limite máximo de inscrições.

3. Os jogadores serão divididos em mesas com 10 posições cada, sendo os eventos realizados em estilo freezout, com remanejamento de jogadores entre as mesas, à medida que ocorrer a eliminação de jogadores.

4. Em razão do valor do buy-in, não haverá grade de satélites on-line e live.

5. A estrutura de blinds dos quatro dias do Evento, descrita no item E, será jogada com subidas a cada 20 minutos.

6. No caso de um jogador realizar a sua inscrição e não vier a participar de um dos dias preliminares do Evento, não lhe será permitido o reagendamento de data, caso o torneio já esteja em curso. Nesse caso, serão distribuídas cartas e realizados os devidos blinds, durante todas as jogadas pertinentes, até que aquele jogador seja eliminado por falta de fichas, ou por jogo menor daquele de qualquer adversário, sendo a sua colocação publicada e divulgada a todos os jogadores que participarem do Evento.

7. O Evento será jogado no formato freezout, com os jogadores iniciando a disputa com 10.000 pontos em fichas, sem direito a realizar rebuy ou add-on.

8. O Evento será disputado na modalidade No-Limit Texas Hold'em, utilizando o baralho completo, sem os curingas (52 cartas).

9. A estrutura de assentos, durante o decorrer dos quatro dias do Evento, será formada por 10 jogadores.

10. A estrutura de assentos da Mesa Final será formada por 10 jogadores, observado ainda que haverá sorteio prévio para essas posições de assento e para a posição do dealer.

(7)

12. As posições iniciais dos jogadores serão definidas por sorteio eletrônico, sendo que os jogadores deverão se sentar respeitados os números estabelecidos. As mesas serão demarcadas, em cada posição, com um cartão de identificação plastificado, indicando a localização de cada jogador à mesa.

13. Para efeito de premiação, os 30 finalistas do Evento Final receberão o seguinte percentual, considerando 360 posições ocupadas ao longo dos três primeiros dias do Evento:

14. Em caso de o número de jogadores não alcançar os 360 jogadores inicialmente previstos, os cálculos de premiação serão proporcionais aos percentuais considerados no item anterior.

15. No Evento Final, poderá ser firmado qualquer tipo de acordo, desde que respeitado o critério de concordância de 100% dos jogadores envolvidos, em cada momento de acordo.

(8)

16. Nesse caso, sempre que solicitado um acordo, será respeitada a regra de ser mantida anônima a decisão. Para tanto, será realizada a entrega de uma carta vermelha e de uma preta a cada jogador, e, ao final de cada rodada de negociação, será apurado pela organização se existe alguma resposta negativa ao acordo, caso em que seja apresentada uma carta vermelha.

17. Será declarado campeão o último jogador que restar com fichas.

D) Distribuição e Controle de Fichas

1. Cada participante receberá o mesmo número de fichas – considerado um máximo de 10.000 pontos –, em fichas de 25 pontos (04 fichas); 100 pontos (04 fichas); 500 pontos (03 fichas); 1.000 pontos (03 fichas) e 5.000 pontos (01 ficha), dispostas nas mesas, ao ingressar no local do Evento.

2. Durante o Evento, a organização se reserva o direito de trocar fichas de valor maior, no processo de chip race de fichas de 25, 100, 500, 1.000, 5.000 e 10.000 pontos, assim que essas não necessitem mais estar em jogo.

3. O processo de chip race adotado será o de retirada de fichas em sua exata contagem.

4. Após esse processo, o número de fichas excedentes entre os jogadores que atuam na mesma mesa será diminuído, através da abertura de carta maior, de 2 até A, sendo que cada ficha dá ao jogador o direito de receber uma carta extra.

5. Após esse processo, as fichas excedentes entre os jogadores que atuam em mesas diferentes serão finalizadas, através de abertura de carta maior, de 2 até A, sendo que cada ficha dá ao jogador o direito de receber uma carta extra, e, nesse último caso, será utilizada a estrutura da mesa final para a abertura dessas cartas.

6. Não poderá sobrar nenhuma ficha de valor menor, ao final de cada processo de chip race.

7. A organização se reserva o direito de realizar a demanda de troca de fichas que julgar necessária, sem que haja qualquer ação impeditiva por parte dos jogadores.

8. Os jogadores não poderão carregar fichas entre as mesas, ficando a critério da organização qualquer outro processo, com a possibilidade de eliminação do jogador que carregar fichas, ou mantê-las, sem o seu consentimento.

9. Se necessário, as fichas serão transportadas entre as mesas por meio de um chip rack, juntamente com o cartão de identificação de cada jogador que tenha o seu lugar alterado.

(9)

10. A organização se reserva o direito de solicitar a contagem de fichas de qualquer jogador em caso de dúvida quanto a uma demanda excessiva de fichas ou quanto a sua procedência.

11. O jogador que for encontrado fora da área reservada ao Evento, com fichas em seu poder, será desqualificado, e as suas fichas serão recolhidas e subtraídas do total de fichas, para efeito de apuração da média.

12. Esse mesmo critério de desqualificação valerá para o caso de serem constatadas fichas guardadas em bolso, mala ou em quaisquer outros objetos de uso pessoal do jogador.

13. As fichas e os cartões de identificação utilizados no Evento serão fornecidos, conjuntamente, pela Stack Eventos e pelos organizadores de torneios regulares do H2 Club.

14. No decorrer dos quatro dias do Evento, serão utilizadas sempre as mesmas fichas, com conferência ao fim de cada dia, de forma a serem mantidos o controle total e a lisura sobre a quantidade de fichas impressas e em uso.

15. Caso sejam identificados quaisquer desvios ou o desaparecimento de fichas, será utilizado um segundo jogo de fichas, diferente do primeiro adotado nos demais dias do Evento.

(10)

E) Controle de blinds

1. Durante todos os dias do Evento, serão utilizados os seguintes critérios para definição da estrutura de blinds, lembrando que esses sofrerão aumento a cada 20 minutos de jogo, conforme a tabela abaixo:

(11)

2. Estima-se, considerando a participação de 120 jogadores de desempenho médio, que cada dia do Evento tenha sua mesa final formada nos blinds 8.000/16.000, com ante de 1.000.

3. Dessa forma, a duração de cada dia do Evento está estimada em sete horas, considerando três

breaks, de 10 minutos cada.

4. Mesmo assim, será considerada uma estrutura com níveis de blinds superiores (100.000/200.000, com ante de 20.000), se necessária qualquer adequação em razão de alguma situação não prevista.

5. Será de responsabilidade da Direção Técnica do Evento readequar, adiantando, repetindo ou atrasando níveis de blinds, em caso de qualquer necessidade extraordinária.

F) Conduta e Comportamento

1. O jogador deverá manter as suas cartas de forma visível, durante todo o tempo, e sempre localizadas a sua frente, de modo que todos os demais jogadores à mesa possam ter conhecimento de quem está participando da jogada.

2. As cartas deverão ficar obrigatoriamente sobre a mesa, e não seguras na mão, e à frente das fichas. Qualquer outra disposição dará a qualquer participante à mesa o direito de contestar a mão, caso seja demonstrado que não era possível perceber que o jogador ainda estava em jogo. 3. O jogador deverá manter suas fichas visíveis durante todo o tempo, mantendo-as organizadas

por cores, e não deverá esconder fichas de maior valor, com vistas a iludir os demais jogadores quanto à quantidade de fichas que possui.

4. O jogador que for indagado, durante uma mão, sobre a quantidade de fichas que possui, deverá anunciar essa quantidade em voz alta, para auxiliar as tomadas de decisão, tantas vezes quantas lhe for perguntado.

5. Caso uma carta seja revelada por erro de distribuição do dealer, essa deverá ser mostrada a todos os presentes à mesa, e, em seguida, será descartada. A distribuição deverá prosseguir, a partir do ponto em que havia sido interrompida.

6. Caso um erro do dealer venha a revelar antecipadamente uma carta comunitária, essa deverá retornar ao baralho, que será reembaralhado e cortado, e a distribuição das cartas comunitárias deverá prosseguir do ponto em que havia sido interrompida.

7. As cartas comunitárias, previamente distribuídas, devem permanecer válidas, e não devem ser novamente embaralhadas, procedimento que também deverá ser aplicado aos descartes.

8. Cada jogador, quando for sua vez, poderá apostar qualquer quantidade de fichas, inclusive a sua totalidade (all-in), porém uma aposta e os seus eventuais aumentos não poderão ser inferiores ao valor do Big Blind.

(12)

9. Após as rodadas de apostas, será considerado ganhador da mão e das fichas em jogo o jogador que não tiver sua aposta paga por nenhum outro jogador à mesa, ou tiver o maior jogo entre os jogadores que pagaram a última aposta feita, considerando duas cartas abertas.

10. Para efeito de conclusão da mão, os jogos deverão ser mostrados, no sentido da mesa, começando pelo jogador que realizou a última aposta na rodada. O primeiro deverá mostrar seu jogo, e os jogadores seguintes poderão decidir se mostram, ou não, para contestar. Caso essa ordem seja quebrada por algum motivo, qualquer outro jogador à mesa poderá pedir para ver as cartas do apostador inicial.

11. Se qualquer jogador, ao longo da mão, jogar suas cartas fora, a sua mão estará anulada.

12. Se houver empate entre jogos, ou seja, se os jogadores possuírem as mesmas cinco cartas, independentemente de classe (naipe), o montante de fichas em jogo será dividido entre os vencedores.

13. Caso ocorra empate e o valor do montante seja indivisível pelo número de vencedores, esse valor ficará para o jogador mais próximo ao dealer, na ordem de apostas.

14. A ordem de grandeza dos jogos é a seguida internacionalmente, de Royal Streat Flush até a carta de maior valor, sendo a menor carta do jogo o 2 e a maior o A, independentemente da classe (naipe).

15. As regras de jogo, de distribuição de cartas e de descartes respeitam, também, as regras de No- -Limit Texas Hold'em, regulamentadas internacionalmente pela Tournament Director Association (TDA) e validadas nacionalmente pela ADTP.

16. As regras básicas não serão citadas neste documento, mas estarão especificadas em regulamento, disponível on-line e em versão impressa, para conhecimento dos jogadores e dos próprios organizadores e diretores técnicos.

17. A regra de dead button existirá após qualquer eliminação.

18. O jogador que venha a agredir outro jogador, física ou verbalmente, poderá ser excluído do Evento.

19. Dessa forma, a organização se reserva o direito de punir com advertência, ou expulsão, qualquer jogador que prejudique o bom andamento do Evento.

20. Em caso de ausência temporária de algum jogador durante a distribuição de cartas, essas serão descartadas imediatamente após a distribuição da última carta.

21. Em caso de algum jogador deixar sua posição no momento de qualquer ação, a jogada será considerada como fold, e o jogador estará automaticamente fora da jogada. No caso de all in, será considerada essa mesma situação e o jogador estará eliminado.

22. Qualquer manifestação de jogadores junto ao dealer e fiscais de mesa será interpretada como infração e será punida com as penalidades previstas no regulamento.

(13)

23. Fica estabelecido o seguinte critério de punição ao jogador que não cumprir as regras, bem como àquele que venha a interferir negativamente, com condutas inapropriadas, no normal desenvolvimento do Evento:

1. Advertência verbal.

2. Uma volta completa de ausência na mesa (com as fichas em jogo). 3. Três voltas completas de ausência na mesa (com as fichas em jogo).

4. Desclassificação da etapa do Evento (com perda da premiação alcançada até o momento). 5. Desclassificação de qualquer etapa do Evento.

24. A única instância que poderá alterar a ordem de qualquer punição será a Direção Técnica do Evento, ficando sob a sua definição se a pena será sequencial ou, face a sua gravidade, se será aplicada fora de qualquer ordem.

25. Em caso de qualquer problema ou dúvida que surgirem durante a realização do Evento, o Diretor Técnico será a única pessoa com poderes para solucioná-los e também para indicar qual ação deverá ser adotada para o bom andamento das etapas do Evento, sem que haja contestação por parte dos jogadores que estiverem jogando, sob pena de aplicação das punições estabelecidas. 26. É consensual que existem situações que fogem à normalidade e, assim sendo, não estarão

definidas em qualquer regulamento. Para esses casos, caberá ao Diretor Técnico tomar a decisão que julgar mais adequada, de forma a minimizar o seu impacto sobre a menor quantidade de jogadores ao curso de cada mão. Para essas decisões, não caberá contestação por parte dos jogadores.

Referências

Documentos relacionados

tinha atingido Pretérito mais-que-perfeito composto Indicativo 1ª ou 3.ª Singular consultaras Pretérito mais-que-perfeito simples Indicativo 2.ª Singular. ripostou Pretérito

Indica as funções sintáticas das expressões sublinhadas nas seguintes frases, retiradas da obra “Por onde tens andado, Roberto?” de Hans Magnus Enzensberger.. 1-

No mesmo instante e sem importar onde: à mesa, nas aulas, na praia… Quando deixo de existir para os outros, prefiro o sono.. Ao menos ele toma-me nos braços e oferece-me, só para mim,

Jorge, Madalena, Maria, Miranda e Manuel de Sousa, entrando com vários Criados que o seguem, alguns com brandões acesos. Já, sem mais detença! Não apaguem esses brandões;

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

MADALENA (Repetindo maquinalmente e devagar o que acabava de ler.) – “Naquele engano d’alma ledo e cego / Que a fortuna não deixa durar muito...” Com a paz e a alegria de

“As fadas boas regam as flores com orvalho, acendem o lume dos velhos, seguram pelo bibe as crianças que vão cair ao rio, encantam os jardins, dançam no ar, inventam sonhos

[r]