• Nenhum resultado encontrado

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO ROQUE 148- (11) E-

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO ROQUE 148- (11) E-"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SÃO ROQUE

Av. Tiradentes, 148- Centro – São Roque-SP. Fone: (11)4719-9200

E-mail: desrq@educacao.sp.gov.br

CIRCULAR Nº 37/2020

➢ COMUNICADO: Atribuição De Aulas na SED

➢ Boletim COPED n° 35-2020

Informação nº 1: Informes PNLD

Informação nº 3: Educação das Relações

Étnico-Raciais - Novembro é o mês da Consciência Negra!

Informação nº 4: 6º Concurso de Redação da

Defensoria Pública da União – Prorrogação do prazo

de entrega das redações

➢ Boletim 38 | 1º Processo de Indicação de Livros

SEDUC: levantamento pelas Unidades escolares

➢ COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA

/ CISE 2020 - Nº 180 - REDE DE SUPRIMENTOS

➢ COMUNICADO

EXTERNO

CONJUNTO

SUBSECRETARIA/CISE 2020- Nº 181 - Reforça e orienta as

(2)

Centralizada e Centro Estadual Paula Souza, acerca da 3ª

Entrega de Kits e autoriza a DOAÇÃO de alimentos

excedentes à Alunos matriculados nas Escolas Estaduais

Centralizadas - MENSAGEM 162/2020

➢ BOLETIM COPED EXTRAORDINÁRIO 2020 - 09 a

13-11-2020.pdf

➢ BOLETIM 21 | Etapa 2: “Gerente de Organização

Escolar – Transformando o Hoje!” da 1ª Edição: Prazo

para Acesso ao Curso!

➢ COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA

/ CITEM - Nº 187 - Data corte para ingresso de estudantes

na Educação Infantil e Ensino Fundamental

(3)

➢ COMUNICADO: Atribuição De Aulas na SED

COMUNICADO: ATRIBUIÇÃO DE AULAS ONLINE SED

DATA: 20/10/2020

ASSUNTO: ATRIBUIÇÃO DE AULAS ONLINE

A Diretoria de Ensino Região de São Roque, tendo em vista o Processo de Atribuição de Aulas Online, encaminha orientações sobre as ações que o Docente com uso de senha pessoal, deverá executar na SED para manifestar interesse nas aulas a serem atribuídas.

Poderão participar do processo de Atribuição de Aulas Online:

✓ Docente Titular de Cargo (efetivo) ✓ Docente Categoria “F”

✓ Docente Categoria “O” ✓ Candidatos à Contratação

Instruções para manifestação de Interesse (vídeo) CLIQUE AQUI

CRONOGRAMA

De terça-feira às 14h até quinta-feira às 22h - Fase de MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE – o docente manifesta interesse pelas aulas disponíveis.

Os docentes da própria unidade escolar também deverão demonstrar interesse pelas aulas por meio da SED e terão prioridade na classificação/atribuição.

Sexta- Feira - Fase de ATRIBUIÇÃO – O Diretor de Escola realizará a Atribuição aos

docentes que manifestaram interesse conforme a ordem de classificação.

Imediatamente, após atribuídas as aulas, o docente atendido será comunicado por telefone e/ou e-mail.

Comissão Regional de Atribuição de Aulas DER SÃO ROQUE

(4)

➢ Boletim COPED n° 35-2020

Informação nº 1: Informes PNLD

Nova resolução PNLD:

o Conselho Deliberativo do FNDE a 7 de outubro de 2020 aprovou nova resolução que dispõe sobre o programa. Convidamos a todos para que leiam e divulguem o documento constante do linkhttps://drive.google.com/file/d/1AROJGQkX0-GhLQO59fEEg6AOB687IkY8/view?usp=sharing

Entrega nas Escolas Rurais:

lembramos que o FNDE se utiliza de dados do Censo Escolar e, portanto, se uma escola se identifica como rural no censo assim será considerada pelo Ministério da Educação, independe da classificação que a Seduc SP possa adotar. De acordo com o contrato entre o FNDE e a Empresa de Correios e Telégrafos – Correios, as entregas nas escolas rurais podem ocorrer nas Secretaria Municipais de Educação/Prefeituras (para destinatários da esfera municipal) ou Diretorias de Ensino (para destinatários das esferas estadual e federal). Por isso,solicitamos às DE que recebam os livros e de comum acordo com a escola distribuam-nos aos alunos.

Sobre Recolhimento de Livros do PNLD:

ao final do ano letivo é prática corrente do programa recolher os livros reutilizáveis em posse dos alunos. Campanhas de preservação dos livros para que sejam reutilizados nos anosseguintes por novos alunos deve serrotineira pelas escolas. Nesse sentido abaixo seguem orientações específicas:

1. Anos Iniciais: neste final de ano letivo todas as escolas de Ensino Fundamental Anos

Iniciais poderão deixar com seus alunos os exemplares que receberam no início do primeiro semestre, pois os livros didáticos desse segmento são todos consumíveis. No entanto, frisamos que os pais/responsáveis devem ser orientados a não descartar os livros pois eles poderão ser requisitados pelo professor para eventual reposição de conteúdos em defasagem pelo aluno;

2. Anos Finais: todos os livros deverão ser recolhidos, pois são reutilizáveis, o controle da

devolução dos livros didáticos deve ser realizado à medida que os alunos entregam os exemplares à escola para reutilização no ano seguinte;

(5)

3. Ensino Médio: o prazo de validade dos atuais livros do Ensino Médio foi estendido,

portanto, serão reutilizados em 2021 o que implica promover o devido recolhimento das obras das três 4 séries para utilização no próximo ano letivo. Exceção para os títulos de Sociologia, Filosofia e Arte;

4. PNLD Literário: os livros do aluno enviados são reutilizáveis, portanto, deverão ser

recolhidos para reutilização de novos alunos em 2021;

5. Manual do Professor: tanto dos livros didáticos como do literário deverão ser recolhidos

para que os regentes das novas turmas de 2021 possam reutilizá-los;

6. Braille: Os livros didáticos adaptados para Braille são materiais reutilizáveis. Dessa

forma, os livros em posse de alunos e professores deverão ser devolvidos às escolas ao final do ano letivo.

Ao replicar a mensagem às unidades escolares, sugerimos que ela seja identificada por servidor ou órgão da própria diretoria. Considerando o regime de cooperação dos entes federados e propositura de colaboração do Plano Estadual de Educação, esta informação deverá ser encaminhada também aos municípios circunscritos em cada Diretoria de Ensino.

Em casos de dúvidas, entrar em contato por meio do e-mail: pnld@educacao.sp.gov.br.

COPED/DECEGEP/CEFAF

Informação nº 3: Educação das Relações Étnico-Raciais -

Novembro é o mês da Consciência Negra!

Estamos em novembro, o mês da Consciência Negra, um momento em que precisamos debater e refletir sobre o sentido de 20 de novembro ser a data escolhida pelo Movimento Negro como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Tópicos como a violência contra negros, o que foi a escravidão e suas consequências, a inserção do negro na sociedade brasileira, o reconhecimento dos descendentes africanos e seu protagonismo na construção da sociedade brasileira, entre outros temas, são pontos de discussão que integram as diversas atividades culturais e de debates que compõem o dia e a semana de 20 de novembro, bem como todo o mês, de modo a promover a consciência negra e beneficiar a convivência entre todos.

Considerando a importância de que todos os componentes curriculares garantam o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira durante todo o ano letivo, em cumprimento à Lei n° 10.639/2003, as ações escolares que integram a programação nesse período se caracterizam como espaços de culminância, momento no qual os estudantes terão a oportunidade de compartilhar com toda a escola os resultados obtidos e experiências

(6)

vividas durante os trabalhos por eles desenvolvidos no decorrer do ano escolar, com o objetivo de suscitar a consciência negra dentro de sua comunidade.

Dessa forma, esperamos que a apresentação das atuações voltadas para ERER em sua escola celebrem as atividades do mês da Consciência Negra de modo que este seja um momento de diálogo e reflexão sobre racismo, discriminação, igualdade social e cultura afro-brasileira, promovendo fóruns, debates, oficinas e mostras artísticas que busquem valorizar a cultura africana.

As unidades escolares que desenvolveram ações relacionadas à Educação das Relações Étnico-Raciais e que gostariam de ter suas práticas amplamente divulgadas, poderão enviar o material para o seguinte e-mail: marianamaria@prof.educacao.sp.gov.br .

Atenciosamente Mariana M. De Maria (PCNP - História).

Ana Lúcia

Diretor Núcleo Pedagógico - NPE DERSRQ

F. (11) 4719-9614

Informação nº 4: 6º Concurso de Redação da Defensoria

Pública da União – Prorrogação do prazo de entrega das

redações

O Centro de Inclusão Educacional (CINC), da Secretaria de Educação (SEDUC), em articulação com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) e FUNAP, comunica a todas as Diretorias de Ensino e Unidades Escolares da rede estadual a prorrogação do prazo de entrega das redações do concurso até o dia 12 de dezembro de 2020. Informamos que os resultados serão divulgados até o dia 21 de março de 2021. E as premiações serão entregues entre os meses de maio e junho de 2021.

O Edital e as informações estão disponíveis no Link.https://drive.google.com/file/d/194qnD0GeoqV9zqUOJVJLrDEuEtbkELz4/view?usp=s haring

(7)

➢ Boletim 38 | 1º Processo de Indicação de Livros

SEDUC: levantamento pelas Unidades escolares

1º Processo de Indicação de Livros SEDUC: levantamento pelas Unidades escolares

Caro(a) gestor(a) escolar,

Está disponível o formulário para a realização do 1º Processo de Indicação de Livros da SEDUC para indicação das obras. Esse processo tem o objetivo de possibilitar aos estudantes e aos professores indicarem os livros que poderão compor o acervo das Salas e Ambientes de Leitura das Escolas Públicas do Estado de São Paulo. Esta participação será facultativa, e deverá ser realizada em conjunto com os corpos discente e docente da escola.

Alertamos que poderá ocorrer de as Unidades Escolares não receberem exatamente os títulos que indicaram, pois as listas serão ranqueadas em todo o Estado. A sua lista final poderá ser utilizada para aquisição de acervo nos próximos meses, e estará válida até outra pesquisa ser realizada.

O escopo da indicação será para os Anos Iniciais de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e acervo do professor. Não realizaremos indicações para os Anos Finais do Ensino Fundamental, uma vez que foram atendidas pelo PNLD Literário.

O processo de indicação dos livros será mais detalhadamente explicado em documento específico, em análise pelo DECEGEP. No entanto, antecipamos que as indicações serão realizadas com o título do livro, nome do autor e número de ISBN da obra.

O preenchimento do formulário poderá ser realizado pelo Diretor de Escola,

Vice-Diretor, Professor Coordenador e Professor de Sala de Leitura, até o dia 16 de novembro de 2020.

As informações de acesso e as orientações para utilização do formulário estão disponíveis no “Tutorial Programa de Leitura”.

Desejamos que este seja um momento construtivo para a comunidade escolar. Ficamos à disposição para esclarecimentos no e-mail saladeleitura@educacao.sp.gov.br.

Atenciosamente,

Coordenadoria Pedagógica

Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo

(8)

➢ COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA

/ CISE 2020 - Nº 180 - REDE DE SUPRIMENTOS

Prezados,

Segue Comunicado acerca da abertura da Rede de Suprimentos. Lembrando que a Diretoria de São Roque é componente do Polo 4.

Para maiores esclarecimentos, o Núcleo de Compras e Serviços está à disposição através do telefone (11) 4719-9236 ou via e-mail: desrqcaf@educacao.sp.gov.br.

Atenciosamente

Camila Domingues Antunes Zarboch Diretor II CAF

DER SRQ

Assunto: REDE DE SUPRIMENTOS

Prezados (as) Dirigentes, Supervisores, e Diretores de CAF e Diretores de Escolas.

Por meio do presente comunicado, temos a informar o que segue:

1. A Rede de Suprimentos estará aberta para todas as escolas e diretorias. 2. Segue abaixo as datas de abertura por LOTE/POLO:

PERÍODO DE COMPRAS

Novembro/2020

LOTE / POLO

PERIODO DOS PEDIDOS

Lote 1, 2

09 a 14/11/2020

Polo 1, 2, 3 Lote 1-A,

16 a 21/11/2020

Polo 4, 5-B, 6 Lote 2A,

23 a 28/11/2020

Polos 5-A, 7, 8 e 9.

3. As famílias disponíveis para compra são: Papelaria, alimentício, higiene e limpeza;

Posto isto, as dúvidas deverão ser encaminhadas ao e-mail

RedeSuprimentos@fde.sp.gov.br

Atenciosamente,

(9)

➢ COMUNICADO

EXTERNO

CONJUNTO

SUBSECRETARIA/CISE 2020- Nº 181 - Reforça e orienta as

Diretorias

de

Ensino

com

Alimentação

Escolar

Centralizada e Centro Estadual Paula Souza, acerca da 3ª

Entrega de Kits e autoriza a DOAÇÃO de alimentos

excedentes à Alunos matriculados nas Escolas Estaduais

Centralizadas- MENSAGEM 162/2020

Prezados,

Em relação ao parágrafo abaixo:

Após a finalização das montagens com complementação de todos os Kits de Alimentação aos alunos, se ainda assim restarem alimentos em estoque, e que não serão utilizados em novembro e dezembro/2020 fica autorizada a Doação de gêneros não perecíveis com vencimento até o dia 31/01/2021 e não perecíveis com vencimento até o dia 28/02/2021, obedecendo os seguintes critérios:

CONSIDERAR A SEGUINTE ORIENTAÇÃO:

Após a finalização das montagens com complementação de todos os Kits de Alimentação aos alunos, se ainda assim restarem alimentos em estoque, e que não serão utilizados em novembro e dezembro/2020 fica autorizada a Doação de gêneros não perecíveis com vencimento até o dia 31/01/2021 e perecíveis com vencimento até o dia 28/02/2021, obedecendo os seguintes critérios:

Atenciosamente

Gleice

Centro de Supervisão e Controle do PNAE- CEPAE

COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA/CISE 2020- Nº 181

São Paulo, 09 de novembro de 2020.

Assunto: Reforça e orienta as Diretorias de Ensino com Alimentação Escolar

Centralizada e Centro Estadual Paula Souza, acerca da 3ª Entrega de Kits e autoriza a DOAÇÃO de alimentos excedentes à Alunos matriculados nas Escolas Estaduais Centralizadas

(10)

Prezados Dirigentes de Ensino, Supervisores de Ensino e equipes dos núcleos pedagógicos,

A Coordenadoria de Infraestrutura Escolares, vem através deste reforçar e orientar as Diretorias de Ensino “CENTRALIZADAS” e as ETECs CENTRALIZADAS através

do “CENTRO ESTADUAL PAULA SOUZA”, acerca do atendimento com Entrega de Kit

de Alimentação Escolar.

Salientamos que, para confecção dos kits foi empregado como critério principal, seguindo as recomendações dadas pelo FNDE em sua cartilha de orientações, a utilização dos itens disponíveis nos estoques, priorizando as datas de validade para que não haja desperdício de alimentos sendo elaborados exclusivamente para os alunos e os itens suficientes para o atendimento no período de até 60 dias.

A composição do kit, (por aluno), deve seguir o constante no Protocolo de Entregas – Diretoria de Ensino com Gestão Centralizada.

A Diretoria de Ensino e o Centro Estadual Paula Souza deverão auxiliar as Unidades Escolares e ETECs no quesito dos remanejamentos e entrega dos kits.

Considerando o kit alimentação proposto no Protocolo, reafirmamos que tais alimentos devem ser entregues aos alunos constantes na planilha, excetuando-se os alunos que estejam recebendo o benefício do Programa Merenda em Casa.

Fica a Escola e ETEC autorizadas a distribuir o kit a alunos que possam estar em situação de vulnerabilidade e que deseje receber, mas não esteja na planilha, desde que, o mesmo esteja devidamente matriculado em uma unidade escolar estadual, não receba o benefício do Programa Merenda em Casa, devendo a unidade escolar documentar e justificar o atendimento inclusive seguir os Protocolos e orientações já enviados. Neste caso a Diretoria de Ensino e o Centro Estadual Paula Souza deverão encaminhar ao e-mail kit.alimentacao@educacao.sp.gov.br até o dia 13 de novembro de 2020, planilha com os seguintes dados: nome completo do aluno, RA, nome da unidade escolar e código CIE para que as informações sejam cadastradas no sistema Secretaria Escolar Digital. Reforçamos que, este atendimento “extra” deve ocorrer somente nos casos em que as unidades escolares, possuírem gêneros suficientes em estoque.

Após a montagem do Kit básico, as escolas poderão complementar com os gêneros alimentícios estocáveis, que possuam a data de validade até o dia 31/01/2021 e que estejam disponíveis nos estoques das unidades escolares. É importante avaliar se a Unidade Escolar terá atividades em novembro e dezembro, pois, caso tenha, não deverão ser disponibilizados todos os gêneros em estoque para COMPLEMENTO DOS KITS. Os Kits também poderão ser complementados com gêneros alimentícios perecíveis (congelados) excedentes e que possuam vencimento até o dia 28/02/2021 e que não foram doados conforme orientações do COMUNICADO EXTERNO SUBSECRETARIA/CISE 2020 - Nº 144 de 08 de outubro de 2020, encaminhado às Diretorias Regionais de Ensino de atendimendimento centralizado, e ao Centro Estadual Paula Souza.

Os kits são montados obedecendo os valores nutricionais preconizados pela legislação vigente, ficando a critério da família/responsável optar pela retirada ou não, de todos os itens propostos.

Os Kits não devem ser entregues, aos alunos ou responsáveis, sem o devido registro e assinatura no Termo de Recebimento.

(11)

Ao final do dia deve ser registrado no sistema SED as baixas dos kits e suas retiradas sendo que os termos de recebimentos devem ser anexos via upload, conforme manuais explicativos, em anexo.

Após a finalização das montagens com complementação de todos os Kits de Alimentação aos alunos, se ainda assim restarem alimentos em estoque, e que não serão utilizados em novembro e dezembro/2020 fica autorizada a Doação de gêneros não perecíveis com vencimento até o dia 31/01/2021 e não perecíveis com vencimento até o dia 28/02/2021, obedecendo os seguintes critérios:

Os alimentos (gêneros alimentícios) poderão ser doados, prioritariamente a alunos matriculados, desde que estejam adequados, dentro da validade e seguros para o consumo humano.

·

Orientamos que seja priorizado a doação a alunos matriculados em unidade escolar estadual e ETECs ;

·

Orientamos que no momento do recebimento dos alimentos os responsáveis legais dos alunos, instituições, representantes legais das municipalidades destinatárias (estes como última opção de Doação), sejam responsáveis por conferir a qualidade dos alimentos doados.

Para os casos de DOAÇÂO a Escola deve efetuar controle da Doação, conforme abaixo e realizar alteração de Estoque:

Diretoria de Ensino Unidade Escolar Produto (discriminação) Peso (KG ou unidade) Valor (R$) Total (R$) nome nome Data da Doação___/___/___

Entidade ou Responsável pelo aluno: (Nome) CNPJ ou RG (em caso de aluno matriculado): RA do aluno:

Assinatura do responsável pela retirada______________________

Ao final de todo o Procedimento o sistema de alimentação escolar deverá estar devidamente atualizado!

Atenciosamente,

SUBSECRETARIA/CISE

Camila Domingues Antunes Zarboch Diretor II CAF

(12)

➢ BOLETIM COPED EXTRAORDINÁRIO 2020 - 09 a

13-11-2020.pdf

Informação nº 1: Chamada COPED/EFAPE - Banco de Talentos Técnico do Acompanhamento Pedagógico (TAP) e Técnico do Acompanhamento Formativo (TAF)

Informamos que a Coordenadoria Pedagógica e a Escola de Formação de Profissionais da Educação Paulo Renato Costa Souza – EFAPE estão selecionando profissionais do quadro do magistério da Rede Estadual para compor suas equipes e, com isso, constituir um Banco de Talentos da Educação.

Com o objetivo de reconhecer o mérito das equipes pedagógicas que trabalham na EFAPE e COPED, ressaltamos que foi restituída a concessão da Gratificação de Atividade Pedagógica que conferirá o valor adicional de R$1.552,50 aos candidatos selecionados e alocados.

No link:

https://drive.google.com/file/d/1WDkYt5oOJruYyNfq1-zg2xj3dv01AZyP/view?usp=sharing constam mais informações sobre a Chamada COPED/EFAPE - Banco de Talentos - Técnico do Acompanhamento Pedagógico (TAP) e Técnico do Acompanhamento Formativo (TAF).

(13)

➢ BOLETIM 21 | Etapa 2: “Gerente de Organização

Escolar – Transformando o Hoje!” da 1ª Edição: Prazo

para Acesso ao Curso!

Etapa 2: “Gerente de Organização Escolar – Transformando o Hoje!” da 1ª Edição: Prazo para Acesso ao Curso!

Prezado(a) Servidor(a),

Lembramos que a Etapa 2: “Gerente de Organização Escolar – Transformando o Hoje!” do Curso de Formação para Gerente de Organização Escolar – 1ª Edição/2020 iniciou em 13 de outubro de 2020, e terminará em 13 de dezembro de 2020.

Para participar desta etapa do curso, você terá até o dia 6 de dezembro de 2020 para dar o aceite no “Termo de Ciência” e realizar o seu primeiro acesso ao conteúdo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAPE), que confirmará sua participação enquanto servidor(a) no curso.

Atenção!

Essa etapa é continuidade do Processo de Certificação Ocupacional para a função de GOE. Para certificação, o(a) profissional deverá concluí-lo com Aproveitamento Satisfatório e a Frequência estabelecida, conforme Regulamento.

O conteúdo da Etapa 2 está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da EFAPE (AVA-EAFPE).

Para isso, clique neste link: https://avaefape.educacao.sp.gov.br.

Se você ainda não acessou o curso, não perca o prazo para acesso, e garanta a sua participação!

Se você já iniciou as atividades, programe-se para realizá-las dentro do cronograma estabelecido no Regulamento!

Atenciosamente,

Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo

(14)

➢ COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA

/ CITEM - Nº 187 - Data corte para ingresso de estudantes

na Educação Infantil e Ensino Fundamenta

COMUNICADO EXTERNO CONJUNTO SUBSECRETARIA /CITEM - Nº 187

São Paulo, 10 de novembro de 2020.

Assunto: Data corte para ingresso de estudantes na Educação Infantil e Ensino

Fundamental

Prezados Dirigentes de Ensino e Diretor, Supervisor de Ensino e Diretor do CIE e NRM Considerando as dúvidas oriundas do período de pandemia de COVID-19, que impactou diretamente na permanência de estudantes na educação infantil, e com isso, influenciando nas matrículas destes estudantes para o ano letivo de 2021, causando dúvidas não contempladas pelas normativas vigentes em relação ao reingresso de estudantes.

Vimos, por meio do presente, informar acerca do Parecer n° 310/2020 de 04-11-2020, emitido pelo Conselho Pleno do Conselho Estadual de Educação, relatado pelo Conselheiro, Hubert Alquéres, que passa a vigorar enquanto orientação para as instituições de ensino vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo (rede pública e privada), o que segue:

Quanto aos estudantes em situação de reingresso, com matrícula ativa ou não, neste ano letivo de 2020, que, portanto, já possuem um percurso escolar iniciado, estes terão sua continuidade de ensino garantida para o próximo ano letivo de 2021, sem necessidade de refazer a série já cursada (2020).

Ainda é facultado aos responsáveis, juntamente com a unidade escolar, definir pela permanência do estudante na mesma série que cursou e/ou deveria ter cursado no ano letivo de 2020, exclusivamente em relação a modalidade de Educação Infantil e Ensino Fundamental nos dois primeiros anos. Conforme entendimento do CEE:

Dessa forma, todos os alunos da Educação Infantil e dos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, ativos ou não, no sistema de informática do Centro de Matrícula - CEMAT, do Departamento de Planejamento e Gestão da Rede Escolar e Matrícula -

(15)

DGREM, da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, terão assegurada a

continuidade automática para o próximo ano, ou seja, não será necessário que refaçam, em 2021, o ano que estavam cursando em 2020.

Caso escola e família julguem que o melhor para o aluno em 2021 seja permanecer na mesma etapa da Educação Infantil e nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental em que se encontrava em 2020, a matrícula também poderá ser aceita desde que respeitada a adequação ao corte etário.

No mais, destacamos que, em relação ao ingresso, ou seja, primeira matrícula do estudante na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental, permanecem vigentes os entendimentos presentes nas seguintes legislações:

1. Resolução CNE/CEB nº 2, de 09/10/2018; 2. Deliberação CEE 166/19;

3. Indicação CEE 173/19; e,

4. Parecer CEE 137/19, que alteram as diretrizes estabelecidas pela Deliberação nº 73/2008 do CEE.

Atenciosamente, SUBSECRETARIA /CITEM

Thiago Vinícius Pedroso Conti Diretor II CIE

(16)

Referências

Documentos relacionados

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

O Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, de 2007, e a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, instituída em 2009 foram a base

O capítulo I apresenta a política implantada pelo Choque de Gestão em Minas Gerais para a gestão do desempenho na Administração Pública estadual, descreve os tipos de

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Desse modo, tomando como base a estrutura organizacional implantada nas SREs do Estado de Minas Gerais, com a criação da Diretoria de Pessoal, esta pesquisa permitirá

O Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), criado em 2000, em Minas Gerais, foi o primeiro programa a fornecer os subsídios necessários para que