• Nenhum resultado encontrado

A PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DIANTE DOS EDUCANDOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DIANTE DOS EDUCANDOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) RESUMO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

A PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DIANTE DOS EDUCANDOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)

AUTORA: MOREIRA, I. M. RESUMO

O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas e apresenta um conjunto de sintomas que abrange inquietação e falta de atenção. O diagnóstico é feito por meio de uma avaliação com entrevista com a criança que apresenta os sintomas, os pais e com a equipe pedagógica da escola, feita exclusivamente por profissionais qualificados: neurologista e/ou psicólogo. De acordo com os estudos, é o educador que percebe os primeiros sintomas da síndrome, dessa forma é de extrema importância que a equipe pedagógica esteja em constante aprendizado e informado para melhorar o aprendizado do aluno TDAH. Muitos diagnósticos hipotéticos e equivocados rotulam a criança devido ao desconhecimento do educador sobre distúrbios na aprendizagem causando consequências desastrosas para o educando. Este trabalho de pesquisa investiga a atuação e percepção dos educadores diante dos educandos com TDAH, e se justifica em auxiliar/melhorar o conhecimento do docente e como criar estratégias para lidar com os alunos. A investigação acontecerá através da aplicação de um questionário composto de perguntas que identificarão o conhecimento do educador sobre o TDAH. Após a análise dos questionários, observa-se que os educadores estão informados sobre o TDAH, mas não completamente, contudo os resultados são parciais. Chegando ao final à conclusão de que os educadores sabem sobre a síndrome, porém ocorrem dúvidas o que lhes causam inseguranças.

Palavras-chave: TDAH, inclusão, atuação professor/aluno. ABSTRACT

ADHD is a neurobiological disorder, genetic causes, and presents a set of symptoms that includes restlessness and inattention. Diagnosis is made through an assessment interview with the child who presents with symptoms, parents and the teaching staff of the school, made exclusively by qualified professionals: Neurologist and / or psychologist. According to studies, it is the educator who notices the first symptoms of the syndrome, so it is extremely important that the teaching staff is constantly learning and informed to improve student learning ADHD. Many hypothetical diagnoses and mistaken label the child due to the lack of educators on learning disorders causing disastrous consequences for the student. This research investigates the performance and perception of teachers on the students with ADHD, and is justified in assist/improve the knowledge of teachers and how they can develop strategies to deal with students. The research will take place through the application of a questionnaire consisting of questions which identify the educator's knowledge about ADHD. After analyzing the questionnaires, it is observed that educators are informed about ADHD, but not completely, however the results are biased .

(2)

Towards the end the conclusion that educators know about the syndrome, but the doubts occur that cause insecurities.

Keywords: ADHD, inclusion, acting teacher / student. INTRODUÇÃO

O TDA vem sendo objeto de preocupação devido a grande quantidade de encaminhamentos de crianças com queixa escolar para serviços psicológicos e neurológicos. Torna-se necessário a compreensão do transtorno e suas causas, indicar alternativas de trabalho e discuti-las com profissionais do contexto. É comum o encaminhamento de crianças por problemas escolares relacionado com o comportamento e dificuldade na aprendizagem.

De acordo com a Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA), “o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida”. Apresenta um conjunto de sintomas que abrange inquietação física e motora, expondo instabilidade emocional e desorganização, e estão relacionadas a irregularidades funcionais de diferentes áreas cerebrais, que trazem danos as funções administrativas do cérebro.

O diagnóstico é feito por meio de uma avaliação com entrevista com a criança que apresenta os sintomas, os pais e com a equipe pedagógica da escola, feita exclusivamente por profissionais qualificados: neurologista e/ou psicólogo.

Posto que alguns sinais apareçam no começo da vida, alguns sinais somente são percebidos nitidamente na escola, local onde apresentam-se agitadas, desorganizadas, com dificuldades na aprendizagem de relacionamento de amizade.

Em geral, o educador é quem percebe os sintomas que o educando apresenta observando seu comportamento. Para que os sintomas sejam observados corretamente o educador e a equipe devem estar entendidos sobre o TDAH.

Tendo em vista o número de educandos com as características de TDAH e encaminhamentos para avaliação nas escolas ser cada vez maior,

(3)

este trabalho se justifica em auxiliar/melhorar o conhecimento dos educadores sobre o TDAH e como podem lidar com os mesmos em sala de aula.

Neste sentido o atual trabalho tem o objetivo de compreender qual a percepção do educador diante do educando com TDAH.

Diante disso, pretende-se observar se os educares estão informados sobre o TDAH; identificar características apresentadas pelos educando diagnosticados com TDAH.

REFERENCIAIS TEÓRICO-METODOLÓGICO

O Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH) é um transtorno neurobiológico que afeta o comportamento. É caracterizado pela falta de atenção, inquietação, distração e impulsividade e não tem cura, porém os sintomas podem diminuir quando tratados corretamente.

As causas do TDAH ainda não estão bem constituídas. As pesquisas mostram uma origem multifatorial, sendo o fator mais significante a influência genética, de acordo com o que foi referido por Teixeira (2006).

Os sinais e sintomas do TDAH são divididos em: 1) sintomas de desatenção e 2) sintomas de hiperatividade/impulsividade e estão presentes em dois ou mais contextos (escola, casa e meio social) causando danos ao indivíduo. Nos sintomas de desatenção as crianças têm um limite momentâneo de atenção e dificuldade em se concentrar (pois prestam atenção em vários eventos ao mesmo tempo), cansando-se e chateando-se facilmente de tarefas e atividades.

O grande obstáculo enfrentado pela escola e para os educandos com TDAH, é a má formação de educadores e sua má capacitação para atuarem em escolas inclusivas. À necessidade de investimento na formação e capacitação dos educadores para que ocorram resultados de aprendizagem esperados e que são direitos de todos. Além disso, deve-se investir em um ambiente escolar adequado e qualificação da equipe pedagógica que se constitui em: educadores, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais.

(4)

Caberá ao educador se preparar, se informar, ler, fazer cursos, aplicar novas metodologias para que os educandos possam ter uma aprendizagem significativa.

Com adaptações corretas o educador ajuda, e muito, a criança com TDAH. Contudo, se o educador ficar sem informação e souber sobre a síndrome a criança pode ter grandes dificuldades em sua futura aprendizagem escolar e acadêmica.

O atual artigo abordar uma pesquisa qualitativa, analítica e descritiva, sendo uma revisão metódica e baseada em referencial bibliográfico, e uma abordagem direta a um grupo de entrevistados, visando informações sobre o TDAH e a escola.

Sabendo-se que a “Metodologia é uma palavra composta por três vocábulos gregos: metà (“para além de”), odòs (“caminho”) e logos (“estudo”),” entende-se que metodologia é um processo investigativo de estudo para se chegar a um conhecimento.

A pesquisa será realisada em três escolas diferentes situadas ao norte do estado do Paraná. Participará da coleta de dados educadores que trabalham ou não com educandos diagnosticados com TDAH. Será utilizado para a coleta de dados um questionário composto por perguntas relacionadas com TDAH.

Com base em algumas coletas de dados conclui-se que os educadores sabem sobre a síndrome, porém ocorrem dúvidas o que lhes causam inseguranças (resultados parciais).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

TEIXEIRA, Gustavo. Transtornos Comportamentais na Infância e na Adolescência, 2006 – Editora Rubio Ltda. 1 reimpressão, pg. 31-43.

ASSUMPÇÃO Jr., Francisco B., CURÁTOLO, Eliana. Psiquiatria Infantil: Guia Prático, 2009 – Editora Manole Ltda, pg. 93-97.

WILLIAMS & WILKINS, Inc., U.S.A. Psychiatric Nursing Made Incredibly Easy. First Edition, 2004.

.____________ Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na

(5)

<http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf> Acesso em: 30 de maio de 2013.

.____________ Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA). Disponível em: <http://www.tdah.org.br>. Acessado em: 09 de abril de 2013. QUARTARONE, F. G. TDAH e a Escola. 2005. Monografia (pós-graduação). Pontifícia Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2005.

LOPES, Maria da Luz Curado. Inclusão, ensino e aprendizagem do aluno com TDAH. 2011. Monografia (pós-graduação). Pontifícia Universidade de Brasília. Brasília, 2011.

_____________. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. CAPÍTULO III DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO Seção I DA EDUCAÇÃO. Art. 205. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acessado em: 02 de junho de 2013.

Referências

Documentos relacionados

Tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Narcolepsia..

O transtorno ou síndrome de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), também conhecido como distúrbio do déficit de atenção (DDA) ou transtorno

O transtorno ou síndrome de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), também conhecido como distúrbio do déficit de atenção (DDA) ou transtorno

- Para montar o cardan, levante o implemento até que a caixa de transmissão fique na altura da tomada de potência do trator. - Coloque uma metade do cardan do lado da caixa

Raramente um portador de TDAH não é depressivo por algumas vezes no ano, muitas crianças e adolescentes TDAH são birrentos, desafiadores dos pais e dos professores, de pavio

Já sabemos que o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é provocado pela quantidade insuficiente de neurotransmissores ligados à atenção

Por outro lado, toda pessoa com TDAH é desatenta (embora exista desatenção em vários outros transtornos, como a depressão e a ansiedade). Na maioria das vezes a pessoa com TDAH

Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão dos métodos de síntese de nanopartículas de prata existentes e mais utilizados, assim como avaliar as abordagens