• Nenhum resultado encontrado

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA SUB-BACIA DO CÓRREGO TAQUARAL, GOIÂNIA/GO 1.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA SUB-BACIA DO CÓRREGO TAQUARAL, GOIÂNIA/GO 1."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA SUB-BACIA DO CÓRREGO TAQUARAL, GOIÂNIA/GO1.

Lorena Silva - Técnica Gerência de Contenção e Recuperação de Erosões e Afins – Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia - Goiás lorenasgeo@yahoo.com.br

Ana Paula Pereira Nunes - Técnica Gerência de Contenção e Recuperação de Erosões e Afins – Agência Municipal de Meio Ambiente Goiânia - Goiás anapaula.engamb@gmail.com

Hérica Ozana da Silva - Técnica Gerência de Contenção e Recuperação de Erosões e Afins – Agência Municipal de Meio Ambiente Goiânia - Goiás hericaozana@yahoo.com.br

Maurício José F. M. A. Nardini - Estagiário em Geografia - Gerência de Contenção e Recuperação de Erosões e Afins – Agência Municipal de Meio Ambiente Goiânia - Goiás mauricionardini@gmail.com

Karla Maria Silva de Faria – Doutoranda em Geografia – Universidade Federal de Goiás – Goiânia - Goiás karlaairam@gmail.com

RESUMO

Diante da necessidade de contribuir para a recuperação de áreas degradadas no município de Goiânia e fornecer subsídios para o planejamento da cidade a Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia através da Gerência de Contenção e Recuperação de Erosões e Afins propôs-se a realizar diagnósticos ambientais das bacias hidrográficas existentes no município. Os primeiros estudos foram realizados em sub-bacias que se encontram na área de expansão urbana, como a sub-bacia do córrego Taquaral, localizado na região sudoeste do município. O presente trabalho teve então como objetivo identificar os principais impactos ambientais presentes nesta área, além de propor medidas mitigatórias para tais impactos. A metodologia baseou-se em revisão bibliográfica sobre o tema proposto, levantamento e caracterização do meio físico da sub-bacia, elaboração de roteiros para as vistorias, após definição dos trechos de maior relevância através de imagem aérea, entre outros. As vistorias foram realizadas por equipe técnica multidisciplinar. Os impactos de maior relevância identificados no diagnóstico foram os processos erosivos fluviais e lineares, desde sulcos até voçorocas, assoreamento da calha do curso hídrico, ausência de vegetação ciliar e em muitos casos a sua substituição por produção de hortaliças, derivação de água do córrego sem devida outorga para fins particulares e diversos, e utilização das áreas marginais para atividades agropastoris. As principais causas que desencadearam os impactos foram relacionadas à ação da urbanização acelerada e desordenada que está ocorrendo na região, como a ocupação do solo, retirada da vegetação em áreas de preservação permanente, além da impermeabilização do solo e consequentemente aumento exagerado da vazão dos cursos hídricos acarretando em erosões fluviais. A identificação desses impactos foi de suma importância para a proposição de medidas de controle ambiental e de correção de obras de drenagem urbana.

Palavras Chave: diagnóstico ambiental, sub-bacia do córrego Taquaral, efeitos da urbanização. ABSTRACT

Given the need to contribute to the recovery of degraded areas in the district of Goiânia and provide support for planning the city, the Municipal Agency for the Environment, through Contention Management and Recovery of Erosions and Allies, proposed to carry out environment diagnoses of the basins in the township. The first studies were conducted in sub-basins that are in the area of urban expansion, as the Taquaral stram’s sub-basin, located in the southwestern municipal district. This work was so, as subject, to identify the main environmental impacts in this area, and propose measures to soften these impacts. The methodology was based

1

Trabalho desenvolvido na Agência Municipal de Meio Ambiente de Goiânia (GO), na Diretoria de Gestão Ambiental pela Gerência de Contenção e Recuperações de Erosões e Afins (GECRE).

(2)

on literature review on theme, characterization and mapping the sub-basin physical environment, development of routes for surveys, after defining the most relevant portions through satellite images, among others.The surveys were conducted by multidisciplinary technique team. The impacts of greatest relevance were identified in the diagnosis as linear and river erosions, since ridges until voçorocas, siltation of the course water pipeline, lack of riparian vegetation and in many cases, its replace by vegetables cultivation, derivation of the water stream without due sanction to private and others purposes, and use of marginal areas for agropastoris activities. The main causes that triggered off the impacts were related to the action of rapid and chaotic urbanization occurring in the region, as the occupation of land, remove of vegetation in areas of permanent preservation, and sealing of the soil and thus great increase of the flow of water leading to river erosion. The identification of these impacts was of great importance to the proposal of measures for environmental control and to repair works of urban drainage.

Keywords: environmental diagnosis, Taquaral stream sub-basin, urbanization effects. INTRODUÇÃO

Uma das primeiras cidades planejadas no Brasil, Goiânia apresentou desde sua fundação, na década de 1930, crescimento acelerado que ocorreu de maneira desordenada e contribuiu de forma definitiva para a descaracterização do projeto inicial da capital. Tal expansão ocasionou reflexos que se expressam em vários problemas de ordem socioeconômica e ambiental especialmente aos cursos de água do município.

O crescimento trouxe consigo as irregularidades que acarretaram à capital problemas típicos de cidades originalmente não planejadas, com inúmeras transformações, no meio natural.

A ocupação de localidades marginais aos cursos d’água, na maioria das vezes com completa degradação da área é um fato comum verificado no uso da terra na capital goiana. O desenvolvimento de atividades humanas nos pontos marginais dos leitos de drenagens altera a dinâmica natural do ciclo hidrológico causando desequilíbrio no sistema fluvial.

Dentre os inúmeros problemas ambientais enfrentados no município de Goiânia, os processos erosivos podem ser considerados como um dos principais impactos negativos em ambientes urbanos, e contribuem para a evolução de outros problemas como assoreamento dos leitos e desvios nos cursos naturais. Geralmente os processos erosivos ocorrem em áreas periféricas, onde normalmente faltam sistemas de drenagem pluvial eficiente ou mesmo inexistem; e a ocupação é feita em áreas instáveis do ponto de vista geotécnico.

Diante tais fatos constatados a respeito do uso e ocupação do solo em Goiânia, e devido à demanda por estudos que possam subsidiar o planejamento para a ocupação das áreas em expansão no município e direcionar as medidas mitigadoras necessárias à recuperação das áreas já degradadas pela ocupação irregular, propõe-se neste trabalho diagnosticar o Córrego Taquaral visando contribuir para uma cidade que priorize o desenvolvimento humano associado à sustentabilidade ambiental.

(3)

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Os procedimentos metodológicos para elaboração deste trabalho partiram da identificação da área drenada pela sub-bacia do córrego Taquaral em mapas e imagens digitais, seguida da sua divisão em trechos de maior relevância; caracterização ambiental do local com base em informações do Diagnóstico Hidrogeológico de Goiânia, Carta de Risco de Goiânia de 2006 – Revisão e Detalhamento, Ortofoto digital 2006 e base geomorfológica proposta por CASSETI, 1992; realização de vistorias por equipe multidisciplinar; desenvolvimento de mapas de localização e temáticos (solos, geologia, geomorfologia e vegetação remanescente) utilizando o software arcview 3.2. e sugestões de mitigação dos impactos.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A ocupação urbana na área da sub-bacia situada na região sudoeste do município de Goiânia (Figura 01), iniciou-se na década de 1950 de forma bastante pontual, a maioria dos setores inseridos total ou parcialmente na sub-bacia originou nas décadas de 1980 e 1990.

Figura 01: Localização da sub-bacia do córrego Taquaral.

Alguns loteamentos, especialmente ao sul e sudeste da sub-bacia, ainda não contam com infra-estrutura instalada, como pavimentação, rede de esgoto, água tratada e drenagem pluvial. Em muitos casos utilizam-se poços de captação e cisternas para abastecimento de água e fossas,

(4)

nem sempre adequadas para despejo de efluentes. Trata-se de uma área urbanizada com infra-estrutura precária coexistindo com pequenas propriedades rurais que exercem atividades agropastoris de subsistência, e fazem o uso da APP.

Os principais impactos identificados podem ser atribuídos à ocupação desordenada do solo, dentre as quais se destacam ao longo da sub-bacia córrego Taquaral: descaracterização e ocupação da APP, solo exposto (erosões lineares e fluviais), derivação clandestina de água, escoamento concentrado e ausência ou subdimensionamento da rede de drenagem.

A área total drenada pela sub-bacia em questão é de 29,4 Km². O córrego Taquaral e seus afluentes são os destinos de lançamentos de águas pluviais dos setores adjacentes as suas áreas, mas possuem estrutura de dissipação inadequada e subdimensionamento, além de, em diversos casos apresentarem indícios de má conservação e ausência de manutenções.

Foram contabilizados expressivos processos erosivos fluviais provocados principalmente em decorrência da falta de adequação das atividades humanas, como ocupação de APP, lançamentos pluviais inadequados, e desvio do leito e o depósito de sedimentos, acarretando assoreamentos que se apresentam em toda a extensão do manancial.

Constatou-se ainda presença considerável de chacareiros nas margens dos córregos sendo identificadas atividades agropastoris e práticas de represamento de águas do córrego para usos particulares como abastecimento doméstico, de piscinas, e para formação de tanques de piscicultura, além de cultura de hortaliças em um número considerável destas chácaras.

Ao longo da drenagem a Área de Preservação Permanente encontra-se descaracterizada e por vezes ocupada. A vegetação remanescente apresenta-se de forma esparsa e fragmentada, com presença de várias espécies exóticas e oportunistas.

Figura 02 - Processo erosivo às margens da BR-060, com comprometimento da galeria pluvial. NARDINI, 2008.

Figura 03 - Acúmulo de sedimentos e erosão fluvial na margem esquerda. RIBEIRO, 2008.

(5)

CONCLUSÕES

O processo de urbanização é a transformação irreversível de um meio natural para a ocupação urbana, são inseridos nesse espaço elementos da infra-estrutura considerados importantes para a população local, tais como pavimentação, rede coletora de água pluvial e rede de esgoto, entre outros. A ocupação inadequada conforme tem ocorrido nas proximidades da sub-bacia em tela, com ocupação das cotas de inundação dos cursos d’água, é o fator mais comum e grave na área, pois é responsável por desencadear diversos impactos.

Os processos erosivos fluviais apresentam-se em estágio evolutivo avançado em vários pontos, especialmente nas áreas onde a APP não apresenta vegetação, configurando, então áreas de risco de deslizamento de terras. A calha do manancial encontra-se com assoreamentos provocados por depósito de sedimentos oriundos do deslizamento dos taludes marginais além dos sedimentos urbanos trazidos pela água de chuva. O sistema de micro-drenagem do município está comprometido pela falta de manutenção e subdimensionamento da rede.

Como medidas de correção e mitigação dos impactos foram sugeridas a revegetação da mata ciliar; a suavização dos taludes e o retaludamento das margens erodidas, a aplicação de técnicas de bioengenharia como estacas vivas, muro arrimo vegetado ao longo da encosta, para a recuperação das margens erodidas; adequação do sistema de galerias pluviais com redimensionamento e construção de dissipadores de energia adequados e a devida manutenção das áreas recuperadas.

A sub-bacia do córrego Taquaral requer, além de amplos estudos, o monitoramento da ocupação e uso do solo por parte dos órgãos municipais.

O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de contribuir para a melhoria dos aspectos identificados e listados anteriormente, embora em estágio preliminar configura como o primeiro passo para amenizar os impactos gerados pela urbanização da área, pois se faz necessário obter maiores estudos em escala de detalhe sobre o processo de sedimentação do leito do córrego; caracterização do meio físico da sub-bacia em que se encontra inserido; análise geotécnica dos processos erosivos, dentre outros.

REFERÊNCIAS

CASSETI. V. Geomorfologia do município de Goiânia. In: Boletim Goiano de Geografia, UFG, Goiânia, v. 12, n. 1, p.64-85, 1992.

SGM/SIC. SUPERINTENDÊNCIA DE GEOLOGIA E MINERAÇÃO. Diagnóstico Hidrogeológico da Região de Goiânia. Goiânia, 2003.

AMMA. AGÊNCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE. Diagnóstico Ambiental Preliminar do Córrego Baliza Goiânia – Goiás, 2008.

Referências

Documentos relacionados

10.1.2 Serão corrigidos os Cadernos de Soluções e as Redações apenas dos candidatos melhores classificados na parte de questões de múltipla escolha das provas, em

encapsulados com bomba dosadora de secante opcional para uso em máquinas lava-louças.. Um dosador compacto e integrado, de instalação simplificada e com legítimo controle

Esta dificuldade dos professores se aplica perfeitamente aos alunos surdos, pois sobre a surdez os professores geralmente nada sabem ou possuem poucas informações e

Habitat use, trophic, and occurrence patterns of Inpaichthys kerri and Hyphessobrycon vilmae (Pisces: Characidae) in Amazonian streams..

Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e

Hoje o mundo oferece muitas coisas e existem preocupações de como devemos conduzir essas informações.(E-2). Não só como professora desta escola, mas também como profissional da

In the absence of a source of phosphorus applied to the soil (Level 1), that is, without the application of the sources of rock phosphate and super triple phosphate, the

A matéria que eu mais me identifico é matemática. Ela é uma das disci- plinas que eu aprendo mais rápido desde pequena, por envolver cálculos, en- volvendo letras e números nas