• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) CENTRO DE LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) CENTRO DE LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

(UNIRIO)

CENTRO DE LETRAS E ARTES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA

www.unirio.br/ppgm

PPGM

EXAME DE SELEÇÃO 2010 – MESTRADO EM MÚSICA

EDITAL

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), de acordo com o anexo à resolução No. 2095 de 26 de agosto de 1999, torna pública, para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para as provas de seleção para o CURSO DE MESTRADO do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM MÚSICA para ingresso no primeiro semestre letivo de 2010, nas condições abaixo assinaladas.

1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições serão realizadas de 31 de agosto a 11 de setembro de 2009, de segunda à quinta-feira, das 10:00 às 15:00 horas, na Secretaria de Ensino de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes, situada na Avenida Pasteur, 436 fundos, andar térreo, Urca, CEP 22290-240 Rio de Janeiro RJ, e poderão ser realizadas das seguintes formas:

a) diretamente pelo candidato ou por procuração simples, no momento da entrega dos documentos exigidos, no endereço acima indicado, devendo ser autenticadas apenas as cópias de documentos listados nos itens b) e c) do item 1.3;

b) via correio, mediante correspondência SEDEX, encaminhada ao endereço acima mencionado e postado até o dia 13 de setembro, devendo ser autenticadas todas as cópias de documentos.

1.2. Poderão se inscrever aqueles que concluíram curso de graduação plena em quaisquer áreas do conhecimento.

1.3. Documentos exigidos para a inscrição:

a) ficha de inscrição devidamente preenchida, a ser obtida na Secretaria de Ensino do PPGM ou pela Internet no endereço: http://www.unirio.br/ppgm;

(2)

b) cópia autenticada de diploma ou certificado de curso de graduação plena, reconhecido por órgão competente do Ministério da Educação. No caso de candidato portador de diploma emitido por instituição estrangeira, o diploma deve estar revalidado por instituições nacionais, nos termos da legislação vigente;

c) cópia autenticada de histórico escolar do curso de graduação plena. No caso do candidato ter cursado a graduação em instituição estrangeira, deve ser apresentada cópia da tradução juramentada do histórico escolar;

d) cópia da carteira de identidade ou passaporte (para estrangeiro); e) cópia do CIC;

f) cópia do título de eleitor e comprovante das últimas eleições; g) cópia do certificado de reservista;

h) cópia da certidão de nascimento ou casamento; i) 2 fotos ¾ recentes;

j) curriculum vitae, em três vias, que possa ser comprovado, caso solicitado; k) pré-projeto de pesquisa, em três vias, no qual o candidato apresente sua área de interesse, delineando o desenvolvimento de um possível tema de dissertação e indicando a área de concentração e/ou linha de pesquisa a que o mesmo estaria vinculado;

l) para os candidatos da área de concentração Práticas Interpretativas: programa a ser apresentado na prova prática e três cópias das partituras;

m) para os candidatos da área de concentração Composição: port-folio de obras musicais compostas nos últimos três anos.

2. DA OFERTA DE VAGAS

2.1.O total de vagas oferecidas é em número de 10 (dez), nas diferentes áreas de concentração do Curso:

A) MUSICOLOGIA– Estudos sincrônicos e diacrônicos de música e culturas musicais nas perspectivas da musicologia histórica, da análise e teoria musicais e da etnomusicologia.

B) PRÁTICAS INTERPRETATIVAS – Pesquisa, execução e análise de obras do

repertório brasileiro

C) COMPOSIÇÃO – Reconhecimento das principais técnicas composicionais dos últimos cem anos e sua aplicação em projetos composicionais com diferentes linguagens estéticas; estudo do repertório do mesmo período, usando diferentes ferramentas de análise musical.

PARÁGRAFO ÚNICO: Não serão oferecidas vagas para a linha de pesquisa Música e Informática.

(3)

II - ETAPAS DA SELEÇÃO

O Exame de Seleção ocorrerá em duas fases:

PRIMEIRA FASE: SELEÇÃO DOS PRÉ-PROJETOS

Os Pré-Projetos apresentados pelos candidatos passarão por uma seleção inicial, levando-se em consideração seu mérito (originalidade, clareza de objetivos, bibliografia condizente, clareza e correção de escrita) e viabilidade, bem como a compatibilidade com pelo menos uma das áreas de concentração ou linhas de pesquisa do Programa. Esta fase inclui também a avaliação de histórico escolar e curriculum vitae dos candidatos.

O resultado desta primeira fase estará disponível a partir de 5 de outubro de 2009, na página do PPGM e nos quadros de avisos do Centro de Letras e Artes.

Apenas os candidatos selecionados nesta primeira fase farão as Provas da segunda fase.

SEGUNDA FASE: PROVAS

DAS PROVAS:

As provas serão realizadas de 4 a 7 de novembro de 2009, no Centro de Letras e Artes, Av. Pasteur, 436 fundos, Urca, Rio de Janeiro, e constarão de:

1) Prova de compreensão em língua estrangeira, podendo o candidato optar entre inglês, francês ou alemão, no ato da inscrição.

Os critérios de avaliação para esta prova são:

a) capacidade de compreensão dos textos apresentados em língua estrangeira; b) capacidade de traduzir os textos, exprimindo com clareza e correção, na língua

portuguesa, todo o conteúdo dos textos apresentados na língua estrangeira.

2) Prova dissertativa (em duas etapas)

Prova de escuta e apreciação de repertório. Os critérios de avaliação para esta prova são:

a) capacidade de reconhecimento de características estilísticas, funcionalidade, instrumentação, localização temporal e geográfica das obras musicais apresentadas;

b) capacidade de exprimir-se de maneira clara e correta.

Prova dissertativa sobre temas baseados na bibliografia recomendada. Os critérios de avaliação para esta prova são:

a) demonstração de conhecimento dos textos da bibliografia recomendada; b) capacidade de exprimir-se de maneira clara e correta.

(4)

3) Prova de análise musical abrangendo aspectos formais, estilísticos, estruturais e expressivos.

Os critérios de avaliação para esta prova são:

a) demonstração de compreensão dos vários parâmetros na obra apresentada; b) capacidade de exprimir-se de maneira clara e correta.

4) Prova prática de execução na modalidade do candidato (instrumento, voz, regência).

Para a área de concentração Práticas Interpretativas a prova será de 30 minutos, sendo 50% de obras de compositor(es) brasileiro(s). Os candidatos deverão tecer breves comentários sobre aspectos históricos, interpretativos e analíticos das obras executadas.

Os critérios de avaliação para esta prova são:

a) demonstração de proficiência interpretativa e técnica no repertório executado;

b) conhecimento acerca do repertório executado;

c) capacidade de expor oralmente seus comentários sobre as obras executadas.

Para os candidatos das outras áreas esta prova será de 15 minutos, incluindo em média 50% do repertório de compositor(es) brasileiro(s).

Os critérios de avaliação para esta prova são:

a) demonstração de proficiência interpretativa e técnica no repertório executado.

PARÁGRAFO ÚNICO: Os candidatos deverão trazer seu acompanhador e seus grupos corais ou instrumentos, quando for o caso. Não serão aceitas a execução de obras do próprio candidato nem a apresentação em formações instrumentais ou vocais com mais de cinco membros, exceto para a modalidade de regência.

5) Prova específica para os candidatos da área Composição: Criação musical. Os critérios de avaliação para esta prova são:

a) domínio da utilização de técnicas composicionais;

b) inventividade no manuseio dos materiais propostos ou criados.

TERCEIRA FASE: AVALIAÇÃO ORAL (CLASSIFICATÓRIA)

Os critérios da avaliação oral são:

a) capacidade do candidato de expor seu pré-projeto com clareza;

b) capacidade do candidato de responder com clareza os questionamentos da banca examinadora.

O resultado final estará disponível, em data a ser fixada, na página do PPGM e nos quadros de avisos do Centro de Letras e Artes.

(5)

PARÁGRAFO ÚNICO: Os seguintes critérios serão levados em consideração final:

a) estabelecimento de média aritmética das notas obtidas nas provas da segunda fase; b) classificação por média até o limite das vagas oferecidas;

c) o preenchimento de todas as vagas oferecidas não é obrigatório. III) OBSERVAÇÕES GERAIS

a) este edital está sendo divulgado na página do PPGM, nos quadros de aviso da UNIRIO e no Diário Oficial da União;

b) o candidato poderá interpor recurso administrativo em, no máximo, cinco dias, a partir da divulgação dos resultados de cada fase da seleção;

c) fica eleito o Foro da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, para dirimir questões relativas ao processo de seleção.

4. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

4.1. Para aprovação, os candidatos deverão ter média final igual ou superior a 7 (sete) e, notas igual ou superior a 5 (cinco) em todas as provas do processo de seleção, com exceção da Prova Oral que é de caráter classificatório.

4.2. Os candidatos aprovados serão ordenados de forma decrescente de acordo com a média aritmética das notas obtidas nas mencionadas fases do processo de seleção.

4.3. Serão classificados os primeiros candidatos até o preenchimento da quantidade de vagas.

4.4. Fica reservado ao Programa o direito do não preenchimento de todas as vagas.

4.5. Será levada em consideração final a disponibilidade de orientação por parte do corpo docente. A atribuição de orientação é de exclusiva responsabilidade do Colegiado do Programa.

4.6. A ausência do candidato em qualquer uma das etapas do processo seletivo elimina-o do processo.

5. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

5.1. O calendário com horário e local (salas) das provas será divulgado no dia 19 de outubro de 2009, no mural da Secretaria de Ensino do Programa e no site http://www.unirio.br/ppgm.

5.2. Os candidatos devem comparecer ao local das provas sempre com 30 (trinta) minutos de antecedência, munidos do original da carteira de identidade.

(6)

5.3. Os resultados serão divulgados até o dia 4 de dezembro de 2009 no mural da Secretaria de Ensino do Programa e no site http://www.unirio.br/ppgm. Não serão divulgados resultados por telefone ou e-mail.

5.4. A Comissão Examinadora, constituída por docentes do Programa, é soberana

quanto à aplicação das normas do processo de seleção definidas pelo Colegiado do Programa, de acordo com o anexo à resolução No. 2095 de 26 de agosto de 1999.

5.5. Após a divulgação do resultado o interessado poderá, no prazo de até 72 horas, impetrar recurso à Comissão de Seleção do PPGM/UNIRIO, constituída pelo Colegiado do PPGM/UNIRIO, apresentando objetivamente suas razões.

5.6. À Comissão de Seleção do PPGM/UNIRIO caberá decidir sobre as questões não previstas no presente edital.

5.7. Os candidatos não selecionados poderão retirar seus documentos na Secretaria do Programa até 31 de janeiro de 2010.

5.8. A aprovação na seleção não garantirá a obtenção de bolsa de estudo, que

dependerá das cotas recebidas pelo Programa das agências de fomento, das normas dessas agências e do próprio Programa.

5.9. Será considerado desistente o candidato aprovado e classificado que não efetuar a matrícula para o primeiro semestre letivo de 2010, em período a ser determinado pela Coordenação do Programa. Neste caso, dependendo da disponibilidade de orientação, será chamado o candidato aprovado, constante na lista final, logo a seguir do último classificado e assim sucessivamente.

5.10. A validade do concurso expira quando concluído o preenchimento das vagas,

de acordo com item anterior, 5.8, deste edital.

5.11. O Calendário para as provas da 2ª Etapa da seleção é o seguinte:

- Prova de Análise Musical será realizada na quarta-feira, dia 04/11/2009 das 9:00 às 12:00;

- Prova de Compreensão em Língua estrangeira será realizada na quarta-feira, dia 04/11/2009 das 13:00 às 15:00;

- Avaliação Oral e Prova Prática serão realizadas na quarta-feira, dia 04/11/2009 das 15:00 às 19:00, quinta-feira, dia 05/11/2009 das 15:00 às 19:00 e sexta-feira 06/11/09 das 8:30 às 12:30;

- Prova Dissertativa será realizada na quinta-feira, dia 05/11/2009 das 9:00 às 12:00; - Prova de Escuta e Apreciação será realizada na quinta-feira, dia 05/11/2009 das 13:00 às 14:00.

5.12. Para maiores informações, dirigir-se à Secretaria de Ensino de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes, situada na Avenida Pasteur, 436 fundos,

(7)

andar térreo, Urca, Rio de Janeiro RJ, telefone (21) 2542-2554, E-mail: secensinoppgm@unirio.br

IV) BIBLIOGRAFIA PARA A PROVA DISSERTATIVA

A) GERAL (para todos os candidatos)

GRIFFITHS, Paul. A música moderna. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.

NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. São Paulo: Ricordi,1981.

B) ESPECÍFICA (dependendo da linha de pesquisa do candidato)

1)MUSICOLOGIA

WISNIK, José Miguel. "Machado maxixe: o caso Pestana", Teresa, Revista de Literatura Brasileira, 4-5, 2003, p. 13-80.

2)PRÁTICAS INTERPRETATIVAS

LAWSON, Colin. Performing through history, In: Musical Performance: a Guide to Understanding. John Rink ed.Cambridge: Cambridge University Press, 2002, p. 3-16.

COOK, Nicholas. Entre o processo e o produto: música e/enquanto performance. Per Musi, Belo Horizonte, n.14, 2006, p.05-22.

3)COMPOSIÇÃO

DEBATES, Cadernos do Programa de Pós Graduação em Música do Centro de Letras

e Artes da UNIRIO, no 9.

Secretaria de Ensino de Pós-Graduação em Música Av. Pasteur, 436, Urca – Rio de Janeiro

CEP. 22.290-240

Tel. (0XX21) 2542-2554

End. Eletrônico: www.unirio.br/ppgm E-mail: secensinoppgm@unirio.br Rio de Janeiro, 1º de julho de 2009.

(8)

Prof. Dr. Silvio Augusto Merhy

COORDENADOR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA CENTRO DE LETRAS E ARTES - UNIRIO

Referências

Documentos relacionados

Riscos de explosão: o produto não corre o risco de explosão Propriedades oxidantes: não existem informações disponíveis.. ESTABILIDADE

A Entidade não revê anualmente a vida útil de cada ativo, assim como o seu respetivo valor residual quando este exista. As mais ou menos valias provenientes da venda de

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

GRÁFICO DO PONTO DE EQUILÍBRIO Ponto de equilíbrio Custos Variáveis Custos Fixos Custos e Despesas Totais Receitas Totais Volume $ MC = pv – cv ... MC = pv –

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator