• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) CENTRO DE LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) CENTRO DE LETRAS E ARTES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

(UNIRIO)

CENTRO DE LETRAS E ARTES

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA

www.unirio.br/ppgm

PPGM

EXAME DE SELEÇÃO 2009 – DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL

(DINTER)

EM

MÚSICA

UNIRIO/UFRN

- EDITAL -

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), de acordo com a resolução No. 2937 de 2 de julho de 2008, torna pública, para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para as provas de seleção para o CURSO DE DOUTORADO do PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM MÚSICA, na modalidade DINTER,tendo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como instituição receptora, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2009, nas condições abaixo assinaladas.

1.DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições serão realizadas de 9 a 13 de fevereiro de 2009, das 8:00 às 12:00

e das 14:00 às 17:00 horas, na Secretaria da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, situada à Rua Passeio dos Girassóis, s/nº, Campus Universitário, Lagoa Nova, Natal-RN, e poderão ser realizadas diretamente pelo candidato ou por seu procurador no endereço indicado acima, com a entrega dos documentos exigidos e autenticados nos itens b), c) e d) do item 1.3;

1.2. Poderão inscrever-se apenas professores e funcionários pertencentes aos

quadros efetivos da instituição receptora (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), que tenham concluído o curso de Mestrado em Música ou áreas afins.

1.3. Documentos exigidos para a inscrição:

a) ficha de inscrição devidamente preenchida, a ser obtida na Secretaria de da Escola de Música da UFRN, ou pela Internet no endereço: http://www.unirio.br/ppgm;

(2)

b) cópia autenticada de diploma ou certificado de curso de Mestrado reconhecido por órgão competente do Ministério da Educação. Não serão aceitas declarações de conclusão futura. No caso de candidato portador de diploma emitido por instituição estrangeira, o diploma deve estar revalidado por instituições nacionais, nos termos da legislação vigente;

c) cópia autenticada de histórico escolar do curso de Mestrado. No caso do candidato ter cursado o Mestrado em instituição estrangeira, deve ser apresentada cópia da tradução juramentada do histórico escolar;

d) cópia da carteira de identidade ou passaporte (para estrangeiros); e) cópia do CIC;

f) cópia do título de eleitor e comprovante das últimas eleições; g) cópia do certificado de reservista;

h) cópia da certidão de nascimento ou casamento; i) 2 fotos ¾ recentes;

j) curriculum vitae, em três vias, que possa ser comprovado caso solicitado; k) projeto de pesquisa, em três vias, no qual o candidato apresente sua área de interesse, delineando o desenvolvimento do tema pretendido de Tese e indicando a linha de pesquisa a que o mesmo estaria vinculado;

m) para os candidatos da linha de pesquisa Teoria e Prática da Interpretação: programa a ser apresentado na prova prática e três cópias das partituras.

2.DA OFERTA DE VAGAS POR LINHAS DE PESQUISA

2.1. Serão oferecidas 10 (dez) vagas a serem distribuídas entre as linhas de pesquisa do Programa, descritas abaixo:

a) DOCUMENTAÇÃO E HISTÓRIA DA MÚSICA - Estudo e pesquisa de questões relativas à musicologia brasileira, incluindo aspectos históricos, teóricos e metodológicos.

b) ETNOGRAFIA DAS PRÁTICAS MUSICAIS - Estudo e pesquisa etnográfica das representações e práticas musicais; reflexão sobre as múltiplas interações entre o fazer musical e suas condições de produção, transmissão e recepção.

c) LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL - Estudo e pesquisa de questões de linguagem, sentido e estilo, processos de análise e estruturação musical, nas perspectivas teóricas e estéticas.

d) TEORIA E PRÁTICA DA INTERPRETAÇÃO - Estudo e pesquisa de questões relativas às práticas interpretativas, incluindo levantamento de repertório, técnica de estudo, soluções interpretativas e avaliação crítica.

e)ENSINO-APRENDIZAGEM EM MÚSICA - Estudo e pesquisa de processos formais e não formais de ensino-aprendizagem em música no Brasil, sob enfoque histórico-crítico e de “reflexão em ação”, considerando aspectos cognitivos,

(3)

estético-culturais e pertinentes à organização de currículos e ao tratamento de programas.

3.ETAPAS DA SELEÇÃO

O Exame de Seleção ocorrerá em duas fases:

3.1PRIMEIRA FASE:SELEÇÃO DOS PROJETOS

Os Projetos apresentados pelos candidatos serão examinados pelo corpo docente do Programa e passarão por uma seleção inicial, levando-se em consideração seu mérito (bibliografia condizente, clareza de objetivos e de escrita) e viabilidade, bem como a compatibilidade com pelo menos uma das linhas de pesquisa do Programa. Nesta fase o corpo docente avaliará também os históricos escolares e curriculum

vitae dos candidatos.

O resultado desta primeira fase estará disponível a partir de 25 de fevereiro de 2009, na página do PPGM e nos quadros de aviso da Escola de Música da UFRN.

Apenas os candidatos selecionados nesta primeira fase farão as provas da segunda fase.

3.2SEGUNDA FASE:PROVAS

O processo seletivo será realizado de 2 a 6 de março de 2009, na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rua Passeio dos Girassóis s/n, Lagoa Nova, Natal-RN e constará das seguintes fases, todas de caráter classificatório:

A) Prova dissertativa, que será realizada sem consulta, constando de:

- Escuta e apreciação de repertório.

- Questões baseadas na bibliografia recomendada, como consta no item 6 deste edital.

B)Prova de proficiência em inglês e em uma segunda língua estrangeira escolhida pelo candidato, no ato da inscrição, entre francês e alemão. Esta prova avaliará a competência do candidato na compreensão de texto escrito, não sendo permitida a consulta a dicionário.

C) Avaliação de entrevista, do projeto de pesquisa, do curriculum vitae e do histórico escolar. Na entrevista o candidato deve estar preparado para, entre outros aspectos, defender seu projeto de pesquisa, comentar sua trajetória curricular e seu interesse e disponibilidade em cursar o Curso de Doutorado pretendido.

D) Os candidatos cujos projetos se inserem na linha de pesquisa Teoria e Prática da Interpretação farão uma prova prática de 35 a 45 minutos, incluindo execução de

(4)

repertório vinculado ao projeto proposto, com breves comentários sobre aspectos históricos, interpretativos e analíticos das obras apresentadas.

4. DA SELEÇÃO E CLASSIFICAÇÃO

4.1.Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 7 (sete), sendo que não poderão obter nenhuma nota menor do que 5 (cinco) em qualquer das provas do processo de seleção, com exceção da Entrevista que é de caráter classificatório.

4.2. Os candidatos aprovados serão classificados em ordem decrescente de acordo

com a média aritmética das notas obtidas nas fases descritas no item 3.

4.3. A classificação final será limitada ao número de vagas oferecidas pelo

Programa, conforme descrito no item 2.1. Serão desclassificados os candidatos sem vaga de orientação garantida.

4.4. Fica reservado ao Programa o direito do não preenchimento de todas as vagas

ofertadas, como descrito no item 2.1.

4.5. Será levado em consideração final a disponibilidade de orientação por parte do

corpo docente. A atribuição de orientação é de exclusiva responsabilidade do Colegiado do Programa.

4.6. A ausência do candidato em qualquer uma das etapas descritas nos itens 3.a a

3.d o elimina do processo.

5.INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

5.1. O calendário com horário e distribuição de salas das provas será divulgado no

dia 26 de fevereiro de 2009, no mural da Escola de Música da UFRN e no site http://www.unirio.br/ppgm.

5.2. Os candidatos devem comparecer ao local das provas sempre com 30 (trinta)

minutos de antecedência, munidos do original da carteira de identidade.

5.3. Os resultados serão divulgados até o dia 16 de março de 2009 no mural da

Escola de Música da UFRN e no site http://www.unirio.br/ppgm. Não serão divulgados resultados por telefone ou e-mail.

5.4. A Comissão Examinadora, constituída por docentes do Programa, é soberana

quanto à aplicação das normas do processo de seleção, definidas pelo Colegiado do Programa de acordo com o anexo à resolução No. 1297 de 29 de agosto de 1994.

5.5. Após a divulgação do resultado o interessado poderá, no prazo de até 72 horas,

(5)

5.6. À Comissão Examinadora caberá decidir sobre as questões não previstas no

presente edital.

5.7. Os candidatos aprovados devem efetuar a matrícula de 17 a 19 de março de

2009, na Secretaria da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, situada à Rua Passeio dos Girassóis, s/nº, Campus Universitário, Lagoa Nova, Natal-RN. Os candidatos não selecionados poderão retirar seus documentos na Secretaria da Escola de Música da UFRN até 30 de março de 2009.

5.8. A aprovação na seleção não garantirá a obtenção de bolsa de estudo, que

dependerá das cotas recebidas pelo Programa das agências de fomento, das normas dessas agências e do próprio Programa.

5.9. Será considerado desistente o candidato selecionado que não efetuar a matrícula

para a turma do DINTER - UNIRIO/UFRN dentro do período previsto, estabelecido no item 5.7. Neste caso, dependendo da disponibilidade de orientação, será chamado o candidato selecionado, constante na lista final, logo a seguir do último classificado e assim sucessivamente.

5.10. A validade do concurso expira quando concluído o preenchimento das vagas,

de acordo com item anterior, 5.9, deste edital.

5.11. Para maiores informações, dirigir-se à Secretaria de Ensino de Pós-Graduação

em Música do Centro de Letras e Artes, situada na Avenida Pasteur, 436 fundos, andar térreo, Urca, Rio de Janeiro RJ, telefone (21) 2542-2554, E-mail: secensinoppgm@unirio.br, ou à Secretaria da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, situada à Rua Passeio dos Girassois, s/nº, Campus Universitário, Lagoa Nova, Natal-RN.

5.12. O presente edital tem como meio de publicação a página da Unirio.

6.DA BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA POR LINHA DE PESQUISA:

6.1. DOCUMENTAÇÃO E HISTÓRIA DA MÚSICA

NATTIEZ, Jean-Jacques. O Combate entre Cronos e Orfeu. Trad. Luiz Paulo Sampaio. São Paulo, Via Lettera, 2005.

6.2.ETNOGRAFIA DAS PRÁTICAS MUSICAIS

SEEGER, Anthony. Why Suyá sing: a musical Anthropology of an Amazonian people. Cambridge: Cambridge university Press, 1987.

(6)

LIGETI, Gyorgy. (Excerto de) Metamorphoses of Musical Form. In: Source Readings in Music History - The Twentieth Century (Volume 7). Revised Edition. Leo Treitler (General Editor). Edited By Robert P. Morgan. New York, W.W. Norton & Company, 198, pp.106-114.

REICH, Steve. (Excerto de) Writings About Music. In: Source Readings in Music Histoy - The Twentieth Century (Volume 7). Revised Edition. Leo Treitler (General Editor). Edited By Robert P. Morgan. New York, W.W. Norton & Company, 1998, pp.115-120.

VARÈSE, Edgard. (Excerto de) The Liberation of Sound. In: Source Readings in Music History -The Twentieth Century (Volume 7). Revised Edition. Leo Treitler (General Editor). Edited By Robert P. Morgan. New York, W.W. Norton & Company, 1998, pp.69 – 76.

6.4. TEORIA E PRÁTICA DA INTERPRETAÇÃO

HOWAT, Roy. "What do we perform?" In: The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation, ed. John Rink (Cambridge: Cambridge University Press, 1995), p. 3-20.

LESTER, Joel. "Perfromance and analisis: interaction and interpretation". In: The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation, ed. John Rink (Cambridge: Cambridge University Press, 1995), p. 197-216.

6.5.ENSINO-APRENDIZAGEM EM MÚSICA

DEBATES, Cadernos do Programa de Pós Graduação em Música do Centro de Letras e Artes da UNIRIO, no 4.

Revista da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM)- Nºs. 11 a 15.

Porto Alegre: ABEM.

Rio de Janeiro, 30 de janeiro de 2009.

Profª Drª Carole Gubernikoff

COORDENADORA DO DINTER /PPGM / UNIRIO

Prof. Dr. André Luiz Muniz Oliveira

COORDENADOR OPERACIONAL DO DINTER / EMUFRN

Prof. Dr. Silvio Augusto Merhy

Referências

Documentos relacionados

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Exercendo essa função, notei que apesar do acompanhamento, do monitoramento e da implementação do planejamento estratégico proposto pela Secretaria de Educação do

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

Para solucionar ou pelo menos minimizar a falta ou infrequência dos alunos dos anos finais inscritos no PME, essa proposta de intervenção pedagógica para o desenvolvimento

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Para Azevedo (2013), o planejamento dos gastos das entidades públicas é de suma importância para que se obtenha a implantação das políticas públicas, mas apenas

No universo infantil, os conhecimentos prévios podem ser considerados como o resultado das concepções de mundo das crianças, estruturado a partir das interações sensoriais, afetivas e