• Nenhum resultado encontrado

Iris+ Manual do operador

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Iris+ Manual do operador"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)
(2)

Conteúdos

Conheça o seu Iris+ Componentes Carregar a bateria Colocar as hélices Segurança Aprender a voar Modos de voo

Retorno ao ponto inicial Zona virtual de proteção Primeiro voo

(3)

Conheça o Iris+

Iris é uma plataforma de captação de imagens aéreas suportada por hardware, firmware e software em código aberto. Por favor, ler este manual

cuidadosamente antes do seu primeiro voo e tenha sempre muita atenção à informação relativa à segurança.

Importante: se usar uma GoPro em conjunto com o IRIS+, certifique-se sempre que o WiFi da GoPro está desligado.

(4)
(5)

Componentes

…...

Controlador

A sua ligação direta ao Iris+

…...

Rádio – Estação terrestre

Com USB e adaptadores para dispositivos Android

…...

Kit de bateria

Inclui bateria, saco protetor e adaptadores de viagem internacionais.

…...

Conjunto de hélices + chaves

Quatro hélices com chave de aperto e três chaves hexagonais (1,5mm, 2mm e 3mm)

…...

Conjunto de pernas longas

Mude para pernas longas se usar uma “Gimbal”.

Use a chave pequena (1,5mm) Deslize a perna para a retirar e substitua-a pela grande. para desapertar o parafuso Aperte o parafuso até este ficar alinhado com a superfície na parte inferior da perna.

(6)

Carregar a bateria

O Iris+ é alimentado por uma bateria de iões de lítio. É aconselhável guardar a bateria apenas com meia carga e carregá-la totalmente antes de voar. As baterias têm, por razões de segurança, que ser enviadas com a sua carga pela metade. Por isso, carregue a sua bateria antes do seu primeiro voo. Cada bateria carregada fornece carga suficiente para voos de até 22 minutos de voo sem “Gimbal” e até 16 minutos com “Gimbal”.

…... Ligue o carregador a Conecte o cabo vermelho ao porto

uma tomada. Positivo (+) e o preto ao negativo (-)

…... Ajuste o carregador para funcionar

no modo “Lipo” a 3A.

…... Ligue o conector branco ao

porto 3S e ligue os conectores amarelos entre si.

(7)

Coloque a bateria no interior do saco protetor enquanto estiver a carregar. Carregar até que o Led indicador mude verde.

Segurança

Proteja a bateria do calor extremo, frio extremo, roturas e superfícies inflamáveis. Transporte, carregue e armazene sempre a bateria no interior do saco protetor.

Carregue sempre a bateria com carregadores apropriados para baterias de iões de lítio. Vigie sempre a bateria enquanto esta estiver a carregar. Voar com a bateria com pouca carga é perigoso e pode inutilizar a bateria. Interrompa o voo sempre que receber a notificação de bateria descarregada. Inicie sempre os seus voos com a bateria completamente carregada.

Inspecione a bateria antes e depois de cada voo. * O tempo de voo varia com a carga, condições climatéricas, altura, temperatura, humidade, estilo de pilotagem e perícia do piloto.

(8)

Colocar as hélices

O Iris+ usa 4 hélices: dois com parafusos pretos e dois com parafusos

prateados. Aperte as hélices com parafusos pretos nos motores com os topos de cor preta e aperte as hélices com parafusos prateados nos motores com os topos de cor prateada.

Cada hélice tem símbolos que indicam o sentido de rotação para apertar e desapertar. Para apertar, rode a hélice no sentido indicado para apertar. As hélices apertar-se-ão automaticamente assim que o Iris+ for armado pela primeira vez antes de voar.

Para remover mantenha o motor estático usando a chave adequada e rode a hélice no sentido indicado pelo símbolo de

(9)

Segurança

O Iris+ tem motores potentes e hélices de velocidade elevada. Nunca coloque as mãos perto das hélices enquanto o Iris+ estiver armado ou o botão de segurança apresentar cor vermelha fixa.

Voe sempre em áreas abertas longe de pessoas e edifícios; não tente voar em espaços interiores ou em locais apertados. Não voe diretamente por cima de pessoas, perto de aeroportos ou em qualquer espaço que possa colocar a sua segurança e/ou a de terceiros em risco. Mantenha sempre contacto visual com o Iris+ e cumpra sempre a legislação em vigor. O Iris+ não tem meios de deteção de obstáculos. É sua responsabilidade como operador reconhecer e evitar obstáculos durante o voo. Cumpra sempre os passos pré-voo e pós-voo descritos neste manual e permaneça sempre atento durante o voo.

Fatores ambientais, como vento ou irregularidades relacionadas com o sinal GPS, podem provocar instabilidade durante o voo. O Iris+ tentará compensar estes fatores entrando em modo de segurança se detetar condições de voo inseguras devido à perda de sinal com o controlador, perda de sinal GPS ou nível baixo de bateria (ver detalhes abaixo). Para evitar potenciais riscos, conheça sempre os limites da área de voo antes de levantar voo e recupere manualmente o controlo do Iris+ mudando para o modo de voo Standard (STD) se este se afastar da zona de voo designada. Se observar algum comportamento inconsistente, aterre e contacte-nos.

Falhas de segurança

Perda de sinal RC (Controlador)

Use sempre o controlador como principal sistema de controlo durante o voo. Certifique-se que o controlador se mantém sempre ligado durante o voo. Se a comunicação com o controlador for interrompida durante o voo, o Iris+ irá apresentar um sinal amarelo intermitente no seu LED traseiro e aterra. Se o Iris+ estiver a uma distância superior a 2 metros do ponto onde foi armado retornará ao ponto de partida (RTL – Return to Launch) – ver pág. 13 para mais informações acerca desta funcionalidade.

Perda de sinal GPS

O Iris+ necessita de um sinal GPS ativo antes de levantar voo. Se o Iris+ perder o sinal GPS durante o voo entra em modo de segurança indicado por um sinal intermitente amarelo e azul acompanhado de um sinal sonoro e muda para o modo de voo Standard. Esteja sempre preparado para recuperar o controlo manual do Iris+ e escolha sempre locais desobstruídos para melhorar a qualidade do sinal GPS.

Nível baixo de bateria

Se o nível da bateria atingir os 25% de carga o Iris+ aterra e apresenta um sinal amarelo intermitente no seu LED traseiro acompanhado de um sinal sonoro. Se o Iris+ atingir o nível crítico de bateria durante uma missão retorno ao ponto de partida antes de aterrar. Tradução livre de http://www.timeblocks.pt/

(10)

Aprender a voar

Manobrar o Iris+ usando os “sticks” de controlo.

Acelerador

Movimente o stick do lado esquerdo para cima e para baixo para controlar a altura.

Stick esq.

…... Para levantar voo e ganhar

altitude movimente o acelerador ligeiramente acima da posição central.

…... Coloque o stick na posição

central para estabilizar a altitude.

…... Movimente o stick abaixo da

posição central para diminuir altitude.

…... Movimente o stick

totalmente para baixo assim que o Iris+ estiver ligeiramente acima do solo para aterrar.

(11)

Rotação

Movimente o “stick” do lado esquerdo horizontalmente para rodar o Iris+ e assim mudar a sua orientação. Para uma rotação lenta movimente o stick ligeiramente para um dos lados. Mover o stick horizontalmente para longe da posição central provoca rotações mais rápidas.

Stick esq.

…... Movimente para o lado

esquerdo para rodar contra o sentido do ponteiro dos relógios.

…... Movimente para o lado

direito para rodar no sentido do ponteiro dos relógios.

…... Liberte o stick para que

o Iris+ deixe de rodar.

…...

(12)

Controlo direcional

O “stick” do lado direito permite controlar a posição do Iris+ no ar. Movimente o stick do lado direito para ordenar os seguintes tipos de movimento: frente (no sentido dos braços azuis), trás (no sentido dos braços pretos), esquerda e direita. A distância a que coloca o stick do centro determina a velocidade a que o Iris+ se desloca.

Stick dir.

…... Movimente o stick para

a frente para que o Iris + se movimente para a frente.

…... Movimente o stick para

trás para que o Iris + se movimente para trás.

…... Movimente o stick para

a esquerda para que o Iris + se movimente para a esquerda.

…... Movimente o stick para

a direita para que o Iris + se movimente para a direita.

(13)

Modos de voo

O Iris+ tem 3 modos de voo: modo manual (STD – altitude hold), assistido por sinal GPS (LTR - Loiter) e modo autónomo (AUTO).

Modo manual (Standard - STD)

Comece o voo em modo Standard para voar em modo manual e voe manualmente usando o controlador de voo.

Assistido por sinal GPS (Loiter – LTR)

Selecione este modo de voo para que o Iris+ paire no ar automaticamente. Use o controlador para ajustar a posição do Iris+ e liberte os sticks para manter essa posição. Este modo de voo é o mais indicado se ainda é um piloto inexperiente. Se ainda é inexperiente comece o seu primeiro voo em modo Loiter em vez de Standard.

(14)

Modo autónomo (AUTO)

Selecione o modo autónomo para executar uma missão automática. O Iris+ irá percorrer uma série de pontos no espaço gravados no sistema de piloto automático inserido no Iris+.

Controlo da Gimbal (Tilt – ângulo da GoPro)

Conecte uma Gimbal Tarot e use o potenciómetro no controlador para ajustar o ângulo da câmera.

Aterragem automática (CH7)

Aterra na posição atual.

Coloque o interruptor CH7 a On para terminar o voo e aterrar o Iris+ na sua posição atual. Uma vez ativada a aterragem automática movimente o acelerador

totalmente para baixo para que o Iris+ desarme automaticamente após a aterragem.

Ajuste da posição: no decorrer da aterragem

automática pode reajustar a posição do Iris+ com o “stick” do lado direito.

(15)

Retorno ao ponto de partida (RTL)

Aterra no ponto de partida.

Coloque o interruptor RTL a On para terminar o voo e aterrar automaticamente no local onde levantou voo. Certifique-se que o interruptor RTL está desligado (OFF) antes de levantar voo.

1 Sobe para os 15 metros ou mantém altitude se estiver acima dos 15 metros.

2 Desloca-se em linha recta para o ponto de partida. 3 Aterra automaticamente no local de partida.

Ajuste da posição: no decorrer da aterragem

automática pode reajustar a posição do Iris+ com o “stick” do lado direito.

Zona virtual de proteção

Uma zona de proteção restringe o Iris+ ao funcionamento numa zona com 300 metros de raio a partir do local de partida e abaixo dos 100 metros de altura.

´

(16)

Primeiro voo

Selecione uma área desobstruída, longe de pessoas e edifícios e leve consigo uma lista dos procedimentos pré e pós voo assim como de uma bateria

totalmente carregada. Escolha um área nivelada e desobstruída como local de partida. Pré-voo Iris+

Coloque a antena do controlador virada para cima e a antena do Iris+ virada para baixo.

Selecione o modo de voo Standard (STD). Se não tiver experiência de voo coloque no modo LTR.

Certifique-se que o interruptor RTL se encontra na posição OFF.

Controlador

Certifique-se que o controlador se encontra ligado se o Iris+ estiver também ligado. Se o Iris+ perder a comunicação com o

controlador durante o voo o Iris+ iniciará um retorno automático ao ponto de lançamento

(17)

Pressione o botão DN (Down) e mantenha-o pressionado até que surja a informação relativa ao Iris+.

Bateria

Aperte os lados Insira a bateria do comparti- e conecte os mento da bate- cabos amarelos ria e rode-o entre si.

para baixo.

Espere 10 segundos

antes de fechar o Para fechar, aperte o compartimento da bateria compartimento da ou mexer no Iris+ bateria e rode para enquanto os sensores cima até encaixar no estiverem a calibrar e o Iris+. Certifique-se LED tiver as cores que os cabos não vermelho ou azul. Interferem com o LED.

Se verificar que o Led se encon- Coloque o Iris+ no tra amarelo intermitente, é pro- ponto de partida vável que a calibração dos sen- com os braços sores tenha falhado. Conecte pretos virados para novamente a bateria e certifique- si.

-se de que o Iris+ permanece imóvel enquanto os Leds tiverem a cor vermelho ou azul.

Estação terrestre (opcional).

Existe uma aplicação que permite visualizar dados em tempo real. Para fazer o download da aplicação consulte o endereço

(18)

Botão de segurança

Pressione o botão de segurança até fixar o vermelho.

Não manusear o Iris+ enquanto o LED tiver a cor vermelha fixa. Pressione o botão de segurança até que o LED fique vermelho intermitente.

Motores inactivos, seguro Motores activos, perigoso

LED

Espere até que o LED do Iris+ fixe a cor verde antes de tentar voar.

A inicializar. Mantenha o Iris+ completamente imóvel. A adquirir sinal GPS. Por favor espere.

Sinal GPS adquirido. Piloto automático preparado.

Erro ao inicializar. Desligar e ligar novamente a bateria.

Armar os motores

Para activar os motores mantenha o stick do lado direito no canto inferior direito até que as hélices comecem a rodar.

Está agora pronto a levantar voo.

(19)

Voar

Levante voo e ganhe

altitude movimentando o stick do lado esquerdo ligeiramente acima da posição central

Coloque o stick do Rode contra e a lado esquerdo na favor dos ponteiros posição central para do relógio

estabilizar a altitude. Movimentando o stick para a esquerda e para a direita.

Voe para a frente, para trás, para a direita, para a esquerda movendo o stick do lado direito na direcção que quer voar.

Liberte o stick do Movimente o stick lado direito para lado esquerdo para nivelar o Iris+. Uma posição abaixo da posição central baixar o Iris+

Coloque o stick do lado esquerdo totalmente em baixo quando Iris+ estiver próximo do chão para aterrar.

(20)

Pós-voo

Desarme os motores Pressione o botão de segurança Depois de aterrar Pressione o botão coloque o stick de segurança até do lado esquerdo que o led

no canto inferior vermelho fique esquerdo para que intermitente. as hélices parem

rodar.

Retire a bateria Desligue o controlador

O seu voo está completo!!

Tradução livre de http://www.timeblocks.pt/

Referências

Documentos relacionados

4 Abaixo, segue gráfico comparativo da quantidade de manifestações recebidas por unidade hospitalar do GHC, UPA, Gerência de Saúde Comunitária e Gerências da Holding, entre

Pode-se argumentar que quando Skinner trata das ques- tões relacionadas com a sobrevivência da cultura, ele percorre dois principais argumentos: 1) a sobrevivência de uma cultura

Foi verificado por meio de marcadores ISSR, a existência de variabilidade genética entre os acessos de bacurizeiro do BAG da Embrapa Amazônia Oriental. Isolation of

O pepino (Cucumis sativus L.) é uma olerícola que tem crescido em importância comercial e o manejo da irrigação exerce fundamental importância de modo a garantir um

Idealmente, a melhor comparação para as UC tratadas viria do grupo de UC tratadas, ou seja, o grupo que receberam as ações de EE, mas na situação em que eles não tivessem

No que se refere à matéria constituinte da imagem, a relação entre enunciador e coenunciador – que na perspectiva da AD é um elemento fundamental do fenômeno das

▪ Se o seu plano de voo atual ainda está ativo e você quer escolher o próximo plano, clique no botão “Fechar e arquivar.” Dessa forma, o plano de voo selecionado

Portanto, dada a importˆ ancia e a necessidade de gerar imagens com boa qualidade radiom´ etrica, este trabalho tem como objetivo implementar e avaliar um m´ etodo de calibra¸c˜