• Nenhum resultado encontrado

Para usar no Desafio 3. Para usar no Desafio 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Para usar no Desafio 3. Para usar no Desafio 3"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Para usar no Desafio 3

(2)

Para quem é

Para as pessoas curiosas.

este caderno?

Para as pessoas que acreditam que o mundo

é um lugar cheio de coisas legais para aprender.

Para as pessoas que se interessam em fazer

desse mundo um lugar melhor para todos.

Se você é uma dessas pessoas,

este caderno é para

VOCÊ.

Tudo, MAS TUDO MESMO, que acontece com você, no mundo, no universo, é acompanhado

por uma transformação de energia. A energia pode existir numa variedade de

formas - como a elétrica, química, cinética, térmica, luminosa, nuclear - e pode ser

transformada de uma forma em outra. A energia não pode ser criada nem destruída,

mas pode ser transformada e transferida.

Coisas para você

descobrir

O QUE TEM

NEStE CADERNO?

Coisas para

você saber

Um jeito de mudar

o mundo

Um jeito de aprender

coisas novas

No universo, nada acontece sem que uma quantidade de energia mude de uma forma para outra. A energia pode ser encontrada em todos os lugares, todos mesmo.

Nosso corpo tem energia química, que é aquela que a gente consegue dos alimentos. E é parte dessa energia química que se transforma em energia térmica, mantendo nosso corpo aquecido a 36 °C.

Você pode até experimentar transformar um pouco da energia de seu corpo: é só esfregar as mãos uma na outra, rapidamente e por algum tempo – pronto! Parte da energia química de seu corpo se transformou em energia cinética (ou energia de movimento) das suas mãos e braços, e a fricção das mãos transformou parte da energia cinética em energia térmica, que deixou suas mãos quentinhas.

Quando pegamos uma pedra no chão e a elevamos até a altura do queixo, por exemplo, a pedra ganha uma energia, que se chama energia potencial gravitacional. Potencial porque está armazenada na pedra, e gravitacional porque ela existe por causa da força de atração que ocorre entre a pedra e o planeta Terra. Se soltarmos a pedra, ela cai. Durante a

queda, a energia armazenada, que é a energia potencial gravitacional, se transforma em energia cinética.

E de onde vem a energia potencial que se acumula na pedra quando ela é elevada do chão para a altura do queixo? Vem da energia química da pessoa que eleva a pedra. Essa energia, por sua vez, veio dos alimentos que a pessoa comeu: arroz, feijão, bife e salada, por exemplo.

A energia presente na comida está na forma de energia química. No caso do bife, essa energia química veio do animal que comeu uma planta que, por sua vez, usou a energia solar. A energia solar veio dos átomos que formam o próprio Sol. Essa energia do Sol vem de reações nucleares que acontecem em sua região central.

Viu como a energia muda de forma?

A energia que usamos todos os dias para fazer as coisas que fazemos tem origem no Sol. A energia não pode ser criada nem destruída, só muda de forma uma e outra vez. Esse processo em que a energia muda de forma o tempo todo, mas nunca desaparece, nós chamamos de conservação de energia.

COISAS PARA VOCÊ SABER

(3)

VOCÊ SABE CALCULAR QUANTA ENERGIA

CADA UM DOS SEUS EQUIPAMENTOS

ELÉTRICOS CONSOME? É MUITO FÁCIL.

Há aparelhos que precisam de muita energia elétrica para funcionar (chuveiros, ferro de passar roupa), e o consumo é medido pela potência do aparelho multiplicada pelo tempo que ele fica ligado. Então lembre-se: o tempo que você fica com o aparelho ligado é tão importante quanto a potência do aparelho para determinar seu consumo de energia elétrica.

Descubra os campeões de consumo na sua casa

Tipo de aparelho Potência média watts (W) AR-CONDICIONADO 7.500 BTU 1000 AR-CONDICIONADO 12.000 BTU 1450 CHUVEIRO ELÉTRICO 3500 ESPREMEDOR DE FRUTAS 65 FERRO ELÉTRICO AUTOMÁTICO 1000 GELADEIRA 2 PORTAS 130 LÂMPADA FLUORESCENTE COMPACTA - 11 W 11 LÂMPADA FLUORESCENTE COMPACTA - 23 W 23 LÂMPADA INCANDESCENTE 100 CAFETEIRA ELÉTRICA 600 SECADOR DE CABELOS PEQUENO 600 LAVADORA DE ROUPAS 500 LIQUIDIFICADOR 300 TV EM CORES - 29” 110 VENTILADOR DE TETO 120 VIDEO GAME 15 VENTILADOR PEQUENO 65 TORNEIRA ELÉTRICA 3500 Prancha (chapinha) 50

COISAS PARA VOCÊ DESCOBRIR

x

=

Fonte: eletrobras.gov.br

POTÊNCIA DO

APARELHO

TEMPO QUE O APARELHO

FICA LIGADO

1000

ENERGIA CONSUMIDA

PELO APARELHO

(horas) (kWh) (W)

Luz é Energia

A luz é uma forma de energia que a gente usa todo o tempo. Durante o dia, nós temos a luz do sol, que é uma forma de energia gratuita. À noite, nós usamos outras formas de energia para produzir luz, como a eletricidade que faz as lâmpadas da sua casa funcionarem.

Calor é Energia

Nós precisamos de calor para manter nossos corpos aquecidos, cozinhar alimentos, tomar banho quentinho. Este calor está na sua casa no fogo que você usa para cozinhar, no ferro de passar roupa, no micro-ondas, no secador de

cabelos e em tudo mais que esquenta.

Para crescer é

preciso Energia

Todos os seres vivos precisam de energia para crescer. Os animais conseguem essa energia com os alimentos que consomem, mas as plantas fazem a coisa mais incrível que existe: elas conseguem

transformar a luz do sol na energia de que precisam para crescer.

Energia faz

coisas se

moverem

Sempre que há movimento, há energia. Isso vale para coisas muito sutis, como o balanço das folhas de uma árvore, que se movem com o vento, e para coisas enormes, como os planetas e tudo mais que existe no universo.

O consumo de energia elétrica

registrado pelo medidor depende da

potência do aparelho

e do

tempo que

ele fica funcionando

.

COISAS PARA VOCÊ SABER

COISAS PARA VOCÊ SABER

Energia faz

máquinas funcionarem

Nós somos uma espécie capaz de construir muitas máquinas diferentes, e todas elas precisam de energia para funcionar. A energia elétrica faz a maior parte das máquinas da sua casa funcionar, como a televisão ou a geladeira. A fechadura da sua casa também é uma máquina que usa a energia que você coloca na chave para abrir ou para fechar.

Recebemos a energia elétrica em nossas casas na

forma de um serviço e todo mês pagamos por ele.

O valor desse serviço (a conta) depende da energia

que os equipamentos elétricos que temos em casa

consumiram. A quantidade de energia que esses

equipamentos consomem fica registrada num aparelho

que é conhecido como “medidor”.

Veja se assim fica mais fácil de entender:

x

=

POTÊNCIA DA TV (EM W) HORAS DE USO NO MÊS

19,8 KWH

110 W 180 HORAS

1000

x

POTÊNCIA DA GELADEIRA (em W) HORAS DE USO NO MÊS QUANTO GASTA NOSSA GELADEIRA?

1000

x

=

POTÊNCIA DO CHUVEIRO (EM W) HORAS DE USO NO MÊS

1000

QUANTO GASTA NOSSOCHUVEIRO ELÉTRICO?

x

POTÊNCIA DO FERRO (EM W) HORAS DE USO NO MÊS

1000

QUANTO GASTA NOSSO FERRO DE PASSAR ROUPA?

kWh

kWh

kWh

5

4

(4)

Biomassa

8%

Eólica

3,5%

Hidráulica

64%

Carvão e Derivados

4,5%

Nuclear

2,4%

Derivados de Petróleo

4,8%

Gás Natural

12,9%

PARA QUEM VAI O DINHEIRO QUE PAGAMOS

PELA ENERGIA ELÉTRICA QUE RECEBEMOS?

São os impostos que

asseguram que os governos federal, estadual e municipal desenvolvam suas atividades em outras áreas que não a de energia elétrica, como saúde e educação. No Brasil, os tributos fazem parte do preço de todos os produtos e serviços oferecidos, incluindo as contas de água, energia e telefone.

COISAS PARA VOCÊ DESCOBRIR

De onde vem a água que abastece

sua casa? De qual reservatório? Sabe dizer qual é

a situação desse reservatório?

Vocês usam a mesma água mais de uma vez

para fazer coisas diferentes? Por exemplo,

a água da máquina de lavar serve para lavar o quintal? A água que você usou para lavar legumes e verduras serve para

regar as plantas? Você sabe o que é uma cisterna? Se a energia produzida nas hidroelétricas é considerada uma energia limpa, por que

há tanta polêmica em torno da construção das grandes hidroelétricas?

Você tem uma opinião sobre isso?

As roupas que você usa, seu telefone celular, sua casa precisaram de muita energia e água para serem fabricados. Isso também é verdade para as coisas que você come, os livros que você lê. A energia e água estão sempre lá.

POR ISSO, LEMBRE-SE: economizar energia elétrica e água não é só desligar a TV quando ninguém está assistindo, apagar as luzes quando você não precisa ou consertar vazamentos de água.

Também é pensar bem para ver se você realmente precisa comprar aquilo que você está querendo. Afinal, na maioria dos produtos que consumimos, há sempre necessidade de energia elétrica e água.

UM JEITO DE MUDAR O MUNDO

COISAS PARA VOCÊ SABER

COISAS PARA VOCÊ SABER

Você já reparou que o valor da sua conta de luz é a soma de 5 itens?

Você sabe como funcionam as

novas bandeiras

tarifárias?

Uma parte do dinheiro vai para cobrir os custos da geração da eletricidade nas usinas elétricas.

Ao mesmo tempo em que a energia é gerada, ela começa a viajar até onde vai ser usada. Essa viagem começa pelas torres de transmissão e chega até perto das cidades. Por isso, parte do dinheiro vai para cobrir os custos com essa etapa.

A viagem até nossas casas continua na etapa da distribuição. A AES Eletropaulo é uma distribuidora. Isso significa que ela é responsável por distribuir a energia das torres de transmissão até nossas casas.

Os encargos são um tipo de imposto para tornar possíveis as atividades do governo para o setor elétrico. Um exemplo de encargo é a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), usada para promover programas de expansão da rede para a energia elétrica chegar para todas as pessoas, nos lugares mais distantes, ou para reduzir o preço para consumidores mais pobres.

Energia

Transmissão

Distribuição

Encargos

Tributos

UMA IDEIA MUITO BONITA

Você certamente já aprendeu sobre o ciclo da água e entendeu que a água muda de forma constantemente, mas está sempre por aqui. Essa ideia é tão bonita, mas tão bonita, que chega a ser emocionante, porque ela significa que parte das

moléculas de água que você vai beber hoje podem ser as mesmas que um grande dinossauro bebeu um dia, há muito tempo, e podem ser, ainda, as mesmas que seu tataratataraneto vai beber num futuro distante.

A água, como a energia, não desaparece, e isso é lindo de se pensar.

Todo gerador elétrico é uma máquina que transforma energia cinética (energia de movimento) em energia elétrica. Dependendo da forma como o gerador é movido, temos um tipo de usina elétrica.

Nas usinas hidroelétricas, o gerador é movido com energia hidráulica, ou seja, energia da água em movimento. Mas quando não é possível construir uma represa para ter energia hidráulica suficiente ou quando há escassez de água, utiliza-se vapor a alta pressão para fazer o gerador se mover. Você já viu uma panela de pressão fervendo e o peso sobre a válvula de saída de vapor girando sem parar? É o mesmo tipo de funcionamento.

Essas são as usinas

termoelétricas (termo = quente). A água fica em uma grande caldeira e é aquecida até ferver. Para aquecer essa água, muitas fontes de energia térmica podem

ser usadas: gás natural - um gás encontrado junto aos poços de petróleo -, carvão mineral, biomassa (lenha, bagaço de cana, carvão vegetal), derivados de petróleo etc.

A água pode ser aquecida também com energia nuclear, daí temos uma usina nucleoelétrica. É o caso da usina de Angra dos Reis.

Veja a Matriz Elétrica Brasileira

OS VÁRIOS TIPOS DE USINAS ELÉTRICAS

Todos os nossos atos de consumo impactam sobre este planeta. Seja inteligente. Cuide do que é de todos nós.

As bandeiras são uma forma que o governo adotou para sabermos se a energia elétrica que recebemos naquele mês está sendo produzida nas hidroelétricas, que produzem energia mais barata, ou nas termoelétricas, que produzem energia mais cara, e aí teremos que pagar um pouco mais na fatura. Para saber mais sobre as bandeiras tarifárias, consulte o site da AES Eletropaulo (aeseletropaulo.com.br).

Bandeira Condições

Verde Condições favoráveis para a geração de energia

Condições mais custosas para a geração de energia Condições menos favoráveis para a geração de energia Vermelha

Amarela

COISAS PARA VOCÊ SABER

Fonte: Balanço Energético Nacional 2016 Empresa de Pesquisa Energética - EPE Ministério de Minas e Energia (ano-base 2015)

No Brasil, a água e a energia elétrica estão quase sempre juntas. Isso acontece porque a maior parte da energia elétrica é gerada em usinas hidroelétricas, que produzem grandes quantidades de eletricidade. Mas nossa energia elétrica não vem só das hidroelétricas.

Quando ocorrem longos períodos de seca, os reservatórios das usinas hidroelétricas se esvaziam e fica cada vez mais difícil gerar grandes quantidades de energia elétrica. É por isso que, por aqui, a crise hídrica sempre tem a ver com crise energética. As usinas termoelétricas, que são mais utilizadas quando ocorrem as secas, usam gás natural para funcionar. Como esse gás é um combustível fóssil, quando ele é queimado polui a atmosfera com gás carbônico, que é um gás de efeito estufa. Então, essas usinas, além de produzirem uma energia elétrica mais cara que

a produzida em hidroelétricas, ainda poluem o ambiente.

(5)

Há muitas maneiras de mudar o mundo, mas a forma mais poderosa de fazer isso é usar palavras e ideias e convencer outras pessoas a mudar o mundo com você.

Essas palavras e ideias que têm o poder de convencer pessoas são chamadas de

ARGUMENTOS.

RESPONDA:

DATA EM QUE VOCÊ PREENCHEU ESTE QUESTIONÁRIO

QUAL FOI O CONSUMO DESTE MÊS DA SUA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA?

CONSUMO EM KILOWATT-HORA (kWh)

SE A SUA FAMÍLIA RECEBE CONTA DE ÁGUA, REGISTRE AQUI SEU CONSUMO (METROS CÚBICOS - m3)

UM JEITO DE MUDAR O MUNDO

UM JEITO DE MUDAR O MUNDO

COISAS PARA VOCÊ SABER

Agora, seu desafio é registrar aqui as coisas que vocês fazem em casa. Depois de 3 meses, faça isso de novo (usando a folha de trás). Ao longo desses três meses, tente convencer as pessoas que vivem com você a usar de maneira ainda mais responsável a energia e a água que abastecem sua casa. Use aqueles argumentos ou outros que você criar.

Pode ser que você não convença as pessoas da primeira vez. Mas insista.

Há coisas que levam tempo para as pessoas entenderem.

OBSERVE E REGISTRE AQUI fazemosSempre Fazemos às vezes fazemosNunca A gente apaga a luz quando sai dos lugares

(sala, quarto, banheiro etc.)

A gente deixa a luz acesa mesmo quando o dia ainda está claro

Nós abrimos a geladeira várias vezes e demoramos para fechar a porta A gente guarda alimentos ainda quentes na geladeira

No verão, a gente deixa os ventiladores ligados todo o tempo Nossa TV fica ligada mesmo quando não tem ninguém assistindo A TV desligada está sempre no modo standby

Nós ligamos vários aparelhos ao mesmo tempo na mesma tomada Nós deixamos o computador ligado mesmo que ninguém esteja usando A gente usa a máquina de lavar mesmo quando tem pouca roupa para lavar A gente toma banhos quentes de mais de 10 minutos

A gente lava nosso carro em casa com água tratada (fornecida pela Sabesp) A gente lava nossa calçada e quintal com água tratada (fornecida pela Sabesp) A gente demora para consertar vazamentos de água em casa

É preciso usar com responsabilidade os recursos que temos hoje para que nossos netos e bisnetos também tenham direito aos mesmos recursos. Argumentos são aquelas

ideias que a gente usa quando quer convencer outra pessoa a fazer ou acreditar em algo. Entretanto, como há muitos tipos de pessoas, há muitos tipos de argumentos, e a gente nunca sabe qual é o argumento que vai convencer uma pessoa ou outra. Por isso, é melhor que você aprenda muitos tipos diferentes de argumentos, assim você poderá usá-los para um número enorme de pessoas.

A energia elétrica é essencial no nosso dia a dia. Mas se não for usada com consciência e segurança, ela pode ser perigosa e causar acidentes sérios. Separamos aqui 9 informações bem importantes que você precisa saber para usar a energia com segurança, não só dentro de casa, mas também na rua, no quintal, no parque... Dentro de casa

1. Não ligue muitos aparelhos ao mesmo tempo em uma só tomada (usando benjamins, tês ou réguas). Esse tipo de sobrecarga pode até mesmo causar um incêndio na sua casa!

Existem pessoas que acham que as ideias sobre beleza são importantes

Banhos longos e muito quentes vão estragar a sua pele.

Existem pessoas que acham importante economizar dinheiro Economizar água e energia elétrica é um jeito de economizar dinheiro. Há pessoas que acreditam que cuidar do planeta é importante

Água e energia são recursos essenciais para a vida e temos que usá-los com responsabilidade.

Mãe, vamos economizar energia juntos?

Há pessoas que acreditam que a justiça é muito importante

Não é justo desperdiçar algo que é de todos nós.

Há pessoas que acreditam que é importante pensar no futuro

ARGUMENTOS

2. Quando for tirar um aparelho da tomada, puxe-o pelo plugue, nunca pelo cabo.

3. Nunca use aparelhos elétricos ou troque lâmpadas com os pés descalços ou com os calçados molhados.

4.Mantenha equipamentos elétricos BEM longe da água.

Fora de casa

1. Empine pipa sempre longe de fios da rede elétrica. Se sua pipa ficar presa na rede elétrica, NUNCA tente tirá-la! NUNCA use cerol ou linha chilena. Basta encostar essa linha em um fio da rede elétrica para o choque ser imediato.

2. Nunca suba em muros perto de subestações elétricas. Se você está jogando bola ali perto e a bola ficar presa atrás da cerca, peça ajuda a um adulto para avisar a empresa de energia elétrica.

3. NUNCA suba em uma árvore que fique perto de fios da rede elétrica. 4.Se você encontrar fios da rede elétrica rompidos quando estiver andando pela rua, afaste-se deles. Ligue para a companhia elétrica e informe o endereço para que eles consertem (0800 72 72 196). 5. Se sua casa estiver em reforma, avise os adultos para não

aproximarem nada dos fios de alta tensão. Eles podem dar choque até quando a gente não encosta neles.

Re cor te e de vo lva s ó e sta f olha p ara o n aee.

8

(6)

Bom, agora que já se passaram três meses, preencha o questionário de novo e veja se você conseguiu mudar o mundo um pouquinho. Mesmo que tenha sido só uma mudança bem pequenininha, comemore. Mudanças podem levar tempo. Às vezes, mais tempo do que a gente gostaria.

A energia elétrica é essencial na nossa vida.

E nós já sabemos que toda a energia elétrica

que usamos é gerada em usinas elétricas.

A construção e a manutenção dessas usinas

sempre causam impactos sociais e ambientais.

A construção de grandes usinas hidroelétricas

alaga áreas, desloca populações, altera

o habitat de várias espécies; usinas

termoelétricas usam combustíveis que poluem

o ar; usinas nucleoelétricas usam materiais

radiativos, o que é sempre muito perigoso;

usinas solares precisam de muito espaço sem

árvores; usinas eólicas mudam a paisagem,

afetam o voo de pássaros, fazem barulho.

Ainda assim, as cidades crescem,

mais pessoas nascem todos os dias e todos

precisam de energia elétrica.

A única alternativa, portanto, é que cada

um de nós consuma a energia elétrica

da forma mais eficiente possível!

RECORTE EStA FOLHA E LEVE DE VOLTA PARA A ESCOLA. ENTREGUE AO SEU PROFESSOR OU A UM REPRESENTANTE DO NÚCLEO DE AÇÃO PARA A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA.

UM JEITO DE MUDAR O MUNDO

Por que economizar

energia elétrica?

OBSERVE E REGISTRE AQUI fazemosSempre às vezes Fazemos fazemosNunca

A gente apaga a luz quando sai dos lugares (sala, quarto, banheiro etc.)

A gente deixa a luz acesa mesmo quando o dia ainda está claro

Nós abrimos a geladeira várias vezes e demoramos para fechar a porta A gente guarda alimentos ainda quentes na geladeira

No verão, a gente deixa os ventiladores ligados todo o tempo Nossa TV fica ligada mesmo quando não tem ninguém assistindo A TV sempre está no modo standby

Nós ligamos vários aparelhos ao mesmo tempo na mesma tomada Nós deixamos o computador ligado mesmo que ninguém esteja usando A gente usa a máquina de lavar mesmo quando tem pouca roupa para lavar A gente toma banhos quentes de mais de 10 minutos

A gente lava nosso carro em casa com água tratada (fornecida pela Sabesp) A gente lava nossa calçada e quintal com água potável (fornecida pela Sabesp) A gente demora para consertar vazamentos de água em casa

RESPONDA:

DATA EM QUE VOCÊ PREENCHEU ESTE QUESTIONÁRIO

QUAL FOI O CONSUMO DESTE MÊS DA SUA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA?

CONSUMO EM KILOWATT-HORA (kWh)

SE A SUA FAMÍLIA RECEBE CONTA DE ÁGUA, REGISTRE AQUI SEU CONSUMO (METROS CÚBICOS - m3) Histórico de Consumo Veja seu consumo em kWh nos últimos 12 meses Número de Instalação Este número é só da sua casa MEU NOME É

NOME DA MINHA ESCOLA

MEU ENDEREÇO É

NÚMERO CIDADE

CEP NA MINHA CASA VIVEM PESSOAS NÚMERO DE INSTALAÇÃO DA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA

(7)

Nós, da AES Eletropaulo, sabemos da importância e responsabilidade que temos em fornecer energia confiável, segura e sustentável para o bem-estar de milhões de pessoas

que moram, estudam e trabalham em 24 cidades da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital – um dos principais

centros econômico-financeiros do Brasil e do mundo. Somos incansáveis na dedicação diária para fazer nosso trabalho sempre melhor e mais rápido. Estamos atentos a ouvir nossos clientes e demais públicos de relacionamento, promovendo

um diálogo aberto e transparente. E também somos conscientes do nosso papel no desenvolvimento coletivo e na relação de equilíbrio com o meio ambiente do qual todos nós dependemos.

Diante de tamanho desafio, entendemos que investir na educação de cidadãos mais conscientes e atentos a questões tão

relevantes para a subsistência da humanidade, como é o caso da energia e da água, é a forma mais inteligente e eficaz de contribuirmos para o desenvolvimento sustentável da sociedade. E queremos que você seja o protagonista dessa história que será

escrita com a ajuda de alunos e professores competentes, que entendem e acreditam que toda transformação começa em nós

mesmos. Obrigada por participar.

Este caderno é parte integrante de AES Eletropaulo nas Escolas – Núcleos de Ação para a Eficiência Energética, uma iniciativa da AES Eletropaulo alinhada aos objetivos e ideais do Procel Educação.

aeseletropaulonasescolas.com.br

Referências

Documentos relacionados

Em todo objeto moral distinguem-se um meio e dois extremos. Decorre daí que, sendo a ação dramática um objeto moral, deveria haver um gênero médio e dois

Se fizermos uma conexão entre a proposta do “Transpersonal Cinema” de Kaplan (que procura na experiência cinematográfica momentos de transcendência dos limi- tes do Eu, do mundo e

NO(A)EC - Concentração máxima que não éobservado nenhum efeito (adverso); NO(A)EL - Nivel máximo que não é observado nenhum efeito (adverso); NOELR - Taxa

Esse resultado positivo na comparação com os demais fatores reflete o desempenho do Brasil no subfator Disponibilidade de mão de obra, sobretudo, seu melhor posicionamento na

Silva (2010), também concluiu que, a maior parte desses adolescentes que fazia a intervenção urbana não autorizada na cidade de Porto Alegre é oriunda dos bairros

Assim diante dos resultados foi possível verificar correlações positivas, porém não foi possível estabelecer nenhuma significância para a presente amostra, devido

• Avaliação da situação (desempenho) atual : primeiro passo para manutenção, melhoria ou mudança;. • Etapas subsequentes do processo de gestão de desempenho depende

Quando se trata de um homem pouco evoluído, êste corpo não pode, durante a vida terrestre, funcionar separadamente como um veículo da consciência no seu próprio plano, e quando