• Nenhum resultado encontrado

2014/2015 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2014/2015 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Agrupamento de Escolas Escultor António Fernandes de Sá

2014/2015

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

PRINCÍPIOS

A avaliação na Educação Pré-escolar assenta nos seguintes princípios:

 Coerência entre os processos de avaliação e os princípios subjacentes à organização e gestão do currículo definidos nas orientações curriculares para a educação Pré-escolar e nas Metas de Aprendizagem para a Educação Pré-escolar;

 Utilização de técnicas e instrumentos de observação e registos diversificados;

 Carácter marcadamente formativo da avaliação;

 Valorização dos progressos da criança.

CRITÉRIOS E PROCEDIMENTOS A OBSERVAR AO AVALIAR

 Comportamento da criança face à rotina educativa;

 Interacção da criança com o espaço e materiais;

 Integração da criança nas actividades com o grupo de pares, educador e outros adultos;

 Progresso nas actividades realizadas, individualmente ou em grupo;

 Envolvimento da criança nas actividades e projectos;

 Assiduidade;

 Auto-avaliação.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

 Avaliação Diagnóstica

 Grelhas de registo de competências adquiridas;

 Registos diversos de observação da criança (escritos, fotográficos, gravações áudio /vídeo)

 Análise dos produtos de trabalho da criança;

 Diálogos estabelecidos com o grupo;

 Entrevistas estabelecidas com o grupo

(2)

METAS DE APRENDIZAGEM

Das metas oficialmente definidas, foram selecionadas as seguintes:

CONHECIMENTO DO MUNDO

Meta 1 e 7 - a criança utiliza noções espaciais relativas a partir da sua perspetiva como observador (exemplos: em cima/em baixo, dentro/fora, entre, perto/ longe, atrás/ à frente, à esquerda/à direita.) e distingue unidades de tempo básicas (dia e noite, manhã e tarde, semana, estações do ano, ano)

Meta 13-estabelece semelhanças e diferenças entre materiais e entre materiais e objetos, segundo algumas propriedades simples (exemplos: textura, cor, cheiro, resistência, dureza, som que produzem…).

Meta 19-identifica-se (nome completo, idade, género, nome de familiares mais próximos, localidade onde vive e nacionalidade), reconhecendo as suas características individuais.

Meta 27-reconstrói relatos acerca de situações do presente e do passado, pessoal, local ou outro, e distingue situações reais (épocas antigas e modernas) de ficcionais (exemplos: contos de fadas, homem aranha…).

Meta 28-antecipa ações simples para o seu futuro próximo e mais distante, a partir de contextos presentes (exemplos: o que vou fazer logo, amanhã, o que vou fazer no meu aniversário, quando for grande…).

Meta 31-situa-se socialmente numa família (relacionando graus de parentesco simples) e também noutros grupos sociais de pertença, reconhecendo a sua identidade pessoal e cultural.

Meta 33-manifesta comportamentos de preocupação com a conservação da natureza e respeito pelo ambiente, indicando algumas práticas adequadas (exemplos: não desperdiçar água e eletricidade; não deitar papeis e outros resíduos para o chão). Meta 35-usa e justifica algumas razões de práticas de higiene corporal, alimentar, saúde e segurança (exemplos: lavar as mãos antes das refeições e sempre que necessário, lavar os dentes, lavar os alimentos que se consomem crus, evitar o consumo excessivo de doces e refrigerantes, ir periodicamente ao médico, caminhar pelo passeio, atravessar nas passadeiras, respeitar semáforos, cuidados a ter com produtos perigosos).

Considera-se que a criança atingiu as metas para esta área, quando adquiriu 5 das 9 competências enunciadas.

(3)

EXPRESSÕES

Meta 2- experimenta criar objetos, cenas reais ou imaginadas, em formato tridimensional, utilizando materiais de diferentes texturas, formas e volumes, recorrendo ainda, quando possível, a software educativo.

Meta 4- identifica alguns elementos da Comunicação Visual na observação de formas visuais (obras de arte, natureza, e outros objetos culturais) e utiliza-os nas suas composições plásticas, e.g. cor (cores primárias e secundárias, mistura de cores); textura (mole, rugoso), formas geométricas (quadrado, retângulo, triângulo, circulo), linhas (retas, curvas, zig-zag).

Meta 8- emite juízos sobre os seus trabalhos e sobre as formas visuais (obras de arte, natureza, objetos), indicando alguns critérios da sua avaliação.

Meta 10- interage com outros em atividades de faz-de-conta, espontâneas ou sugeridas, recorrendo também à utilização de formas animadas (marionetas, sombras…) como facilitadoras e/ou intermediárias em situações de comunicação verbal e não verbal.

Meta 23- conta, reconta, inventa e recria histórias e diálogos, oralmente ou desempenhando “papéis”, e elabora guiões cénicos, com recurso a diversificados tipos de registo (ilustração, simbologia inventada, registo escrito pelo adulto…).

Meta 28- interpreta canções de carácter diferente (de acordo com o texto, o ritmo ou a melodia) e em estilos diversos, controlando elementos expressivos de intensidade e de andamento (rápido, lento, em accelerando e em rallentando).

Meta 37- reconhece auditivamente sons vocais e corporais, sons do meio ambiente próximo (isolados e simultâneos), sons da natureza e sons instrumentais.

Meta 42- experimenta movimentos locomotores e não locomotores básicos e movimenta-se e expressa-se de forma coordenada, utilizando o corpo no espaço, no tempo e com diferentes dinâmicas.

Meta 57- pratica Jogos Infantis, cumprindo as suas regras, selecionando e realizando com intencionalidade e oportunidade as ações características desses jogos, designadamente: posições de equilíbrio; deslocamentos em corrida; combinações de apoios variados; lançamentos de precisão de uma bola; pontapés de precisão.

Considera-se que a criança atingiu as metas para esta área, quando adquiriu 5 das 9 competências enunciadas.

(4)

FORMAÇÃO PESSOAL e SOCIAL

Meta 3- expressa as suas necessidades, emoções e sentimentos de forma adequada. Meta 4- demonstra confiança em experimentar atividades novas, propor ideias e falar num grupo que lhe é familiar.

Meta 7- encarrega-se das tarefas que se comprometeu realizar e executa-as de forma autónoma.

Meta 13- manifesta as suas opiniões, preferências e apreciações críticas, indicando alguns critérios ou razões que as justificam.

Meta 15- aceita algumas frustrações e insucessos (perder ao jogo, dificuldades de realizar atividades e tarefas) sem desanimar, procurando formas de as ultrapassar e de melhorar.

Meta 17- dá oportunidade aos outros de intervirem nas conversas e jogos e espera a sua vez para intervir.

Meta 22- avalia, apreciando criticamente, os seus comportamentos, ações e trabalhos e os dos colegas, dando e pedindo sugestões para melhorar.

Meta 23- contribui para a elaboração das regras de vida em grupo, reconhece a sua razão e necessidade e procura cumpri-las.

Meta 29- reconhece a diversidade de características e hábitos de outras pessoas e grupos, manifestando respeito por crianças e adultos, independentemente de diferenças físicas, de capacidades, de género, etnia, cultura, religião ou outras.

Considera-se que a criança atingiu as metas para esta área, quando adquiriu 5 das 9 competências enunciadas.

LINGUAGEM ORAL E ABORDAGEM À ESCRITA

Meta 16- sabe que a escrita e os desenhos transmitem informação.

Meta 11 e 20 - conhece algumas letras (e.g., do seu nome) e sabe que as letras correspondem a sons (i.e., princípio alfabético).

Meta 18- conhece o sentido direcional da escrita (i.e., da esquerda para a direita e de cima para baixo).

Meta 24- usa o desenho, garatujas ou letras para fins específicos (e.g.: fazer listagens; enviar mensagens; escrever histórias).

Meta 29-descreve acontecimentos, narra histórias com a sequência apropriada, incluindo as principais personagens.

Considera-se que a criança atingiu as metas para esta área, quando adquiriu 3 das 6 competências enunciadas.

(5)

MATEMÁTICA

Meta 13- resolve problemas simples do seu dia a dia recorrendo a contagem e/ou representando a situação através de desenhos, esquemas simples ou símbolos conhecidos das crianças, expressando e explicando as suas ideias.

Meta 18- descreve as posições relativas de objetos usando termos como acima de, abaixo de, ao lado de, em frente de, atrás de, e a seguir a.

Meta 23- conhece a rotina da semana e do dia da sua sala.

Meta 24-compreende que os objetos têm atributos medíveis, como comprimento ou volume ou massa.

Considera-se que a criança atingiu as metas para esta área, quando adquiriu 2 das 4 competências enunciadas.

T I C

Meta 7- utiliza as funcionalidades básicas de algumas ferramentas digitais (e.g. programas de desenho) como forma de expressão livre.

Referências

Documentos relacionados

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

Este equipo genera, usa e irradia energía de radiofrecuencia, y si no se instala y se usa de acuerdo con las instrucciones, puede causar interferencias perjudiciales en

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O Conselho Deliberativo da CELOS decidiu pela aplicação dos novos valores das Contribuições Extraordinárias para o déficit 2016 do Plano Misto e deliberou também sobre o reajuste

Além disso, vale ressaltar a própria solidez dos sistemas administrati- vos na modernidade que, através de um alto nível de organização e de coordenação, são capazes de

44 – Em caso de urna anulada, se o número de votos dessa urna for superior à diferença entre as duas chapas mais votadas, não haverá a proclamação do resultado da chapa

A administração de eserina em ratos tratados com veí- culo e 100 ug/kg de T3, por período de 1 dia não produziu dife- renças significativas no tempo de catalepsia dos dois

Os resultados apresentados demonstram que o jogo UruBurbanos, também apresentado por Souza (2011), é considerado uma ferramenta computacional educativa útil para auxiliar o